Luiz Flávio Gomes: A explosão de violência em São Paulo

Tempo de leitura: 3 min

Não tem pra Karachi (reprodução de jornal paquistanês)

Colunistas| 22/01/2013 | Copyleft

Nível de insegurança em SP explodiu

Pesquisa revela que 91% dos entrevistados acham a cidade pouco ou nada segura para se viver (em 2011, eram 89%). Para a redução do medo e da insegurança só existe um caminho adequado: estender os direitos das pessoas e conferir maior vitalidade aos laços sociais e familiares, com mais igualdade e democracia.

por Luiz Flávio Gomes, na Carta Maior, via MVMeireles

A quarta pesquisa dos Indicadores de Referência de Bem-Estar no Município de São Paulo (IRBEM), encomendada pela Rede Nossa São Paulo e divulgada pelo Ibope, revela que 91% dos entrevistados acham a cidade pouco ou nada segura para se viver (em 2011, eram 89%). Entre 24 de novembro e 8 de dezembro de 2012, 1.512 paulistanos foram ouvidos. A implicação política dessa realidade é mais do que evidente.

Geraldo Alckmin, pelo que se tem noticiado, pretende sua reeleição. Mas quem governa por meio do delito, ou seja, quem governa tendo o item segurança como indicador máximo da sua performance, corre alto risco de ser afastado do poder quando 9 em cada 10 pessoas se sente insegura numa determinada cidade (sobretudo quando esta cidade conta com vários milhões de habitantes).

A que se deve essa sensação explosiva de insegurança em São Paulo? Desde logo, ao aumento brutal dos assassinatos em 2012. O governo de São Paulo fez uma opção consciente (“quem não reagiu, está vivo”), desde o começo do ano passado, pelo combate violento contra o PCC. Escalou a Rota para esse sanguinário papel. A retaliação foi imediata contra os policiais (mais de 100 mortos no ano passado). Ou seja: mais de 100 famílias de policiais estão até agora chorando seus desaparecidos.

A política de “mexicanização da segurança” não deu certo nem no México (60 mil mortos em 6 anos), nem em São Paulo. Uma quantidade enorme de jovens, geralmente negros ou pardos, sem nenhum vínculo com qualquer crime (ou, pelo menos, com o crime organizado), começou a ser trucidada nas periferias de São Paulo. Massacre indiscriminado.

O nível de violência, tanto privada quanto pública, concretizada inclusive por meio de chacinas, atingiu patamares assustadores ou epidêmicos (como diz a Organização Mundial de Saúde). Com o toque de recolher, vários bairros de São Paulo ficaram praticamente intransitáveis no período noturno. A insatisfação e a ira da população são infinitas.

A violência foi o item mais citado pelos entrevistados (71%, contra 67% em 2011) como fonte de medo. O risco de ser assaltado ou roubado (63%) e sair à noite (41%) também foram mencionados. A nota dada a São Paulo foi 4,7 (de um máximo de 10). Ou seja: a cidade de São Paulo está reprovada pelos seus moradores! Tanto a polícia militar quanto a polícia civil foram não são confiáveis (60%).

O que fazer? Dizem os entrevistados: combater a corrupção na polícia e nos presídios (42%), criação de oportunidades de trabalho para jovens de baixa renda, aumento do número de policiais, investimento em educação de qualidade, diminuição da desigualdade etc.

Para a redução do medo e da insegurança só existe um caminho adequado: estender os direitos das pessoas, conferir maior vitalidade aos laços sociais e familiares, ou seja, fazer o que outros países menos abestados (Canadá, por exemplo) fizeram: mais igualdade e mais democracia. Esse é o único caminho que viabiliza a evolução segura da “besta humana”, rumo à construção de uma cidade composta de “animais domesticados” (Nietzsche), que são os únicos que sabem o quanto vale uma polis civilizada.

Luiz Flávio Gomes é jurista e diretor-presidente do Instituto Avante Brasil  (www. institutoavantebrasil.com.br).

PS do Viomundo: Para vocês terem uma ideia, Karachi, no Paquistão, que vive uma guerra étnica e religiosa, além dos ataques do crime organizado, teve 1 mil homicídios entre janeiro e setembro de 2012; no mesmo período, na Grande São Paulo, com população equivalente, foram 1.715.

Leia também:

Juíza Vera Müller: “No Brasil, pensamos que só a cadeia resolve”


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Altamiro Borges: Tucanos castram Legislativo de São Paulo « Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Luiz Flávio Gomes: A explosão de violência em São Paulo […]

abolicionista

Parece bastante óbvio que a política de extermínio colocada em prática pelo PSDB deu com os burros n’água. Contudo, o governo federal também tem sua parcela de responsabilidade. É preciso unificar as polícias civil e militar, investir em tecnologia (mais qualidade e menos quantidade) e acabar com a política de repressão. Para assuntos de ordem militar (não é simples mobilizar o exército), pode-se criar uma guarda nacional. O que ninguém mais agüenta é polícia fazendo política de repressão.

    abolicionista

    A propósito, tudo o que eu afirmei nesse comentário já era proposta do Brizola.

    Gerhard Erich Boehme

    Muito se fala em misturar as polícias, a que atua no campo da prevenção, que atua de forma ostensiva e fardada, que atua de forma subsidiaria à sociedade, pois embora a prevenção ao crime deva ser de responsabilidade do cidadão, é ele que coloca a tranca em casa, que assume comportamento de risco, e nem todos podem ter uma arma ou contratar serviços de vigilância, segurança patrimonial, escolta, proteção de autoridades, etc. Com a integração das polícias deixaríamos de ter a pluralidade dos órgãos púbicos voltados à justiça (Polícia Judiciária – Polícia Civil e Polícia Técnico-científica) e a segurança voltada à prevenção ao crime, pois a pluralidade retira sua força de pressão interna, já que, como temos, separadas se estabelece um sistema de vasos comunicantes que permite um melhor sigilo das investigações e uma barreira eficaz à corrupção, sempre possível e temível com os políticos que temos e também no serviço policial. Evita-se a subjugação ao político de plantão e a sobreposição de processos voltados à justiça – os realizados pela polícia judiciária – com os processos de ordem pública e de prevenção, que são subsidiários ao cidadão e à iniciativa privada.

    Recomendo que veja com atenção: http://www.youtube.com/watch?v=nxYBDljmB2U é um vídeo que nos traz de forma clara a nossa realidade e determina onde devemos e podemos atuar.

    O que temos que fazer não é integrar as entidades que atuam antes e depois do crime, mas saber integrar processos e fornecer os recursos necessários.

    Gerhard Erich Boehme

    E não deixe de ver também: http://www.youtube.com/watch?NR=1&v=IT9OYtgEBHk

Rafael

Se São Paulo está com número de assassinatos maior que Karachi, imaginem a situação na Bahia, Alagoas e Pernambuco onde as taxas de homicídios são várias vezes maiores que em São Paulo… devem ser comparáveis à Faixa de Gaza.
Não compreendo porque a imprensa em geral (grande imprensa e blogosfera) batem tanto a tecla sobre a violência em SP e não escrevem uma linha sequer sobre a situação calamitosa de insegurança que vivem alguns estados do nordeste. De alguns até podemos supor que é por conveniência e conivência, mas não esperaria a mesma atitude da chamada imprensa progressista.

Guanabara

Vão botar a culpa no Lula, na Dilma, no PT, e já vão enfiar essa conta no Haddad. Vai sobrar até pra Marta e pra Erundina. Um amestradinho aí já entrou na cantilena.

Se Haddad não tivesse levado, será que essa pesquisa teria sido divulgada?

FrancoAtirador

.
.
TUCANALHAS, PEGUEM O CONTROLE REMOTO E TROQUEM DE CANAL!
.
.
CONFIRMADO: CONTA DE LUZ CAIRÁ MAIS QUE O ANUNCIADO !

BR247, via ContrapontoPIG

A presidente Dilma Rousseff vai anunciar hoje à noite, em pronunciamento em rede nacional, que a redução no preço da energia para os consumidores brasileiros deve ser de até 18% para as residências e de até 32% para as indústrias, confirma o diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Romeu Rufino.

Os valores são maiores do que o anunciado pela própria presidente em setembro de 2012

(http://contrapontopig.blogspot.com.br/2013/01/contraponto-10300-confirmado-conta-de.html)
.
.
Conta de luz irá cair mais que o anunciado pelo governo, diz diretor da Aneel

Por Sabrina Craide, repórter da Agência Brasil

Brasília – A presidenta Dilma Rousseff deve anunciar hoje (23) à noite, em pronunciamento em rede nacional, que a redução no preço da energia para os consumidores brasileiros deve ser de até 18% para as residências e de até 32% para as indústrias. A informação é do diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Romeu Rufino, que chegou para reunião no Ministério de Minas e Energia.

Em setembro do ano passado, também em pronunciamento à nação, a presidenta havia anunciado uma redução de 16,2% para os consumidores residenciais e 28% para as indústrias. As novas tarifas começam a valer no dia 5 de fevereiro.

Segundo Rufino, o corte maior no preço da energia será possível por causa de um aumento do aporte de recursos do Tesouro Nacional. O Ministério da Fazenda já tinha anunciado que o Tesouro Nacional gastará de R$ 2 bilhões a R$ 3 bilhões adicionais para assegurar a redução nas tarifas de energia.

Amanhã (24), a Aneel irá fazer uma reunião extraordinária para revisar as tarifas de distribuição, que serão aplicadas a partir do mês que vem.

Edição: Carolina Pimentel

http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-01-23/conta-de-luz-ira-cair-mais-que-anunciado-pelo-governo-diz-diretor-da-aneel

Marcelo de Matos

(Parte 2) Todo esse discurso da democracia e dos direitos humanos é inoperante. É um programa para ser implementado em longo prazo e o problema ronda as nossas portas. Recebi, recentemente, um e-mail em que se expunham as características do indivíduo de direita e do de esquerda. Diante de uma situação como essa, o direitista muda para uma cidade mais tranquila; vende a casa e muda para um apartamento, ou um condomínio fechado; o de esquerda prefere fazer uma passeata pedindo mais segurança. Estou entrando naquela turma do “cansei”. Durante décadas minha família teve uma casa de praia. Hoje estou pensando em vendê-la para construir outra em um condomínio fechado. O pessoal do crack invade sua casa, rouba tudo e a polícia diz que “nesses casos não há o que fazer”. O que mais se pode esperar do estado? Cada um tem de procurar se proteger, individualmente. Aí sim, diria, não há o que esperar do governo.

Marcelo de Matos

(Parte 1) “Para a redução do medo e da insegurança só existe um caminho adequado: estender os direitos das pessoas e conferir maior vitalidade aos laços sociais e familiares, com mais igualdade e democracia”. Sobre essa fórmula eu diria o mesmo que um presidente da Itália disse outrora sobre a nossa “correção monetária” – Muito bonita, mas, não funciona. Dizem que a classe média oscila entre a direita e a esquerda, conforme as circunstâncias. Nessa questão vou bandear para a direita. Mais eficaz que “conferir maior vitalidade aos laços sociais e familiares”, ou buscar mais igualdade e democracia, é acabar com a impunidade. Seria o mesmo que seguir o exemplo de um Bric, a China, já que sempre nos comparam com os outros brics. Lá não se expandiu a democracia, mas, se minimizou a impunidade. Penas severas e eficazes: é disso que necessitamos. Na prática já temos a pena de morte, aplicada pela bandidagem e sei lá por quem mais. Acontece que são mortos culpados e inocentes, quando só deveria ser punido quem é regularmente julgado e condenado.

Apavorado por Vírus e Bactérias

As coisas vão começar a melhorar quando o PSDB sair do desgoverno de SP. Foi assim com o Brasil, vai ser assim com SP, Minas e Paraná. PSDB está agonizando. E com isso, toda violência, toda trapaça, toda corrupção é possível.

Urbano

Só que o anormal disse que isso é normal…

Julio Silveira

Mas o Brasil está em guerra civil a anos. Os governos dos diversos estados trocam informações sobre tecnicas de desvios de foco. Trabalham mudando indices, falseando dados, manipulando estatisticas tudo para aparecerem bem na foto. Chega ser vergonhoso. Neste quesito São Paulo está gritando mais alto por que os paulistas tem mais “garganta”.

Preocupado-rj

Está claro que as causas da violência nas nossas cidades e no campo são o “descaso social” que durantes dezenas de anos a nossa população vem recebendo cotidiananmente. Frei Caneca,em 1820 aproximadamente, sempre disse:”…quem morre todo dia,não tem medo da morte”.Por causa disso está explicado que estamos vivendo um vandalismo desenfreado.Não será nunca com polícia, exército, bomba atômica etc que se solicionará está mazela cuidadosamente planejada pelos donos do Poder.Só existe uma solução e única através da Educação Integral das nossas gerações.cujos resultados se aplicados serão sentidas imediatamente no nosso cotidiano. Se abaixo o texto por mim escrito, mas quea imprensa não quiz publicar:A Instituição Polícia Militar e a “Bendita Geni !!! …”.
A Polícia Militar desde a sua criação como Guarda Real da Corte sempre foi “massa de manobras” politiqueiras dos “políticos”, que sabedores do grande potencial institucional que Ela tem em todos os setores sociais da nossa sociedade e que nenhuma outra Instituição possui igual, descobriram que através de “manobras” sórdidas ordinâriamente obteriam ganhos nas “urnas” e de fato obtêem proporcionados por Ela a favor da maioria dos “governantes” sob os quais está subordinada. Esta realidade é absolutamente incontestável em toda a nossa história e principalmente na nossa República. Os exemplos são incontáveis dentre eles sobressaem: -sob o Comando do Capitão PM Miguel Costa da Força Pública de São Paulo e seu companheiro Luiz Carlos Prestes lideraram a famosa Coluna Prestes/Miguel Costa; na Revolução de 30 com Vargas, os brigadianos PM amarraram os seus cavalos no Obelisco da Av. Rio Branco, vitoriosamentes; a posse de JK, também Cel PM, foi garantida pela Polícia Militar Mineira com seus 40.000 PMs (vide livro do Ministro de JK Carlos Murilo, cujo título é “JK contra o golpe no Brasil”, hoje nas livrarias); em 1961 e sob o Comando do Governador do R.Grande do Sul, Leonel Brizola, Ela deu apoio à chamada “Cadeia da Legalidade” frustando o “Golpe Constitucional” de triste memória.Outros fatos históricos poderiam ser citados às mãos cheias. Mas a maior constatação também inquestionável é a de que dentre todas as Instituições brasileiras a Polícia Militar é a única verdadeiramente Republicana. Todas as outras fingem ser republicanas. Qual é a Instituição que atende prontamente qualquer cidadão brasileiro nãio importando o lugar do país, ao mais desclassificado socialmente como um simples mendigo que nem imposto paga, ou alguém acometido de um “AVC” ou mesmo um mal-súbito de qualquer tipo, bastando solicitar uma “Rádio-Patrulha” por qualquer meio de comunicação, um simples aceno ou o número 190 de qualquer telefone, todos eles são atendidos prontamente por uma “Rádio-Patrulha da PM” com dois funcionários públicos uniformizados, armado, com o “poder de polícia”, sem questionamento ou exigência alguma de qualquer espécie ou tipo? Outro exemplo também simples:- uma família que sai de carro pela estrada e se envolve em uma colisão com um ou vários veículos, de maneira trágica ou não e não importando o local e horário, é primeiramente na Polícia Militar (Rádio-Patrulha) que os envolvidos encontram imediatamente garantia de atendimento rápido com todos os registros nos BRTs, documentos com fé pública em todo o território brasileiro. As vítimas são imediatamente socorridas com uma simples solicitação de ambulâncias, caso necessário, pelos mesmos policiais-militares que assumiram a ocorrência citada. O brasileiro de um modo geral não encontra em nenhuma outra Instituição atendimento republicano tão pronta e rapidamente sem nenhuma despesa, desperdício de tempo, acesso imediato e sem exigência alguma de qualquer tipo, incluindo as financeiras e perdas de tempo preciosos. A Polícia Militar é a “Geni”, personagem criado pelo genial compositor Chico Buarque de Holanda, cujo final dos versos da canção termina com a célebre frase, ovacionada : ….Bendita Geni!!! após Ela ter salvo o seu Povo definitivamente do domínio de um Conquistador poderoso e cruel que teve que se render aos poderes Dela.
Coadjuvante.
Os problemas sociais de qualquer Comunidade não podem e nem poderão ser resolvidos com “Polícia Militar” ou “Polícia” em qualquer lugar do Planeta.Ela é uma Instituição de preservação da ordem pública insubstituível em qualquer Sociedade. Quando ela é chamada a atuar em uma Comunidade tem que ser sòmente como “Coadjuvante” das outras Instiuições encarregadas de prestar os serviços básicos indispensáveis a qualquer Comunidade como:Saúde, Educação, Saneamento Básico, Moradia, Justiça, Segurança etc. Fora desta realidade os desdobramentos serão imprevisíveis e incontroláveis para a preservação do equilíbrio social.
P.S.:- O “Policial-militar fardado” é o único servidor público que em sua atividade operacional tem que exerces os três poderes da República simultâneamente: ao enfrentar uma ocorrência, não importando qual. Ele tem que legislar, julgar e executar os seus procedimentos num átimo. Se falhar será também uma vítima*(Mario F.do Nascimento).

lulipe

Será que o LFG sabe que, segundo levantamento feito pela ONG Contas Abertas, dos 3,1 bilhões de reais previstos em orçamento para a segurança pública em 2012, o Governo Federal aplicou apenas 738 milhões de reais – 23,8% do total????Que o Estado de SP, apesar do aumento da violência, ocorrido em quase todos os estados, tem um dos menores índices de homicídios/hab???Eis os números…Contra fatos não há argumentos, mesmo os mais apaixonados e partidarizados!!!

http://mapadaviolencia.org.br/mapa2012.php

Rodrigo Leme

“PS do Viomundo: Para vocês terem uma ideia, Karachi, no Paquistão, que vive uma guerra étnica e religiosa, além dos ataques do crime organizado, teve 1 mil homicídios entre janeiro e setembro de 2012; no mesmo período, na Grande São Paulo, com população equivalente, foram 1.715.”

O que o S não fala: no RJ essa quantidade de homicidios foi maior. Em termos de homicídio por habitante, SP não fica entre os 10 do país. O entorno do DF, com 25% da população da Grande São Paulo, teve 50% dos homicidios na cidade no mesmo período.

Números sem contexto dizem o que a gente quiser. Inclusive “vote X”.

Isso pq nem levantei o estranhamento que me causa toda vez que o progressismo refere-se à Rede Nossa São Paulo sem ao menos mencionar o nome de Oded Grajew, nem sua filiação partidária nem sua atuação referente a esss atuação partidária.

É o homem que conseguiu usar 4% do orçamento municipal para dizer que a prefeitura gastava mais nas áreas nobres que na periferia.

Essa curiosidade da procedência de quem traz críticas ou fatos (supostamente) desabonadores só coça no progressismo quando há protesto contra o PT, quando um colunista fala mal do PT…qdo não, deixa quieto e tome número fora de contexto.

LEANDRO

Poxa, e olha que SP nem é a capital mais violenta do país. Pra falar a verdade nem tá no “top 10” da violência de 2012 no Brasil. Imagina o nível de insegurança que devem sentir em Alagoas, Espírito Santo e Pernambuco? Os primeiros colocados? Mas, falar se SP, onde o governo é de oposição, pega bem entre os progressistas.

“Entre os Estados, Alagoas (59,3), Espírito Santo (56,9) e Pernambuco (44,9) atingiram os maiores índices de mortes. As menores taxas foram registradas no Piauí (12,4), Santa Catarina (13,4) e São Paulo (15,8).”

dados de 2012

Marisa Cantão

Vocês vão precisar mais do que o PCC para vencer de Geraldo.

Desde quando uma ONG petista tem alguma credibilidade? vocês são manjados, vão levar outra surra de Geraldo.

FrancoAtirador

.
.
TAGs: DESUMANIZAÇÃO DO SER HUMANO & CAOS URBANO

METRÓPOLE INVIABILIZADA PELOS “TELHADOS”

O dado da pesquisa que mais impressiona:

56% dos moradores de São Paulo,
se tivessem condições materiais,
iriam embora para outra cidade.
.
.

Deixe seu comentário

Leia também