Lucas Gondim, em defesa de Ciro: “Com o erro, não há compromisso”

Tempo de leitura: 7 min
Reprodução You Tube

Com o erro, não há compromisso: resposta ao artigo de Victor Moreto

por Lucas Gondim

Escrevo em apreço à verdade dos fatos. Escrevo em justiça aos milhões de companheiros ciristas, que, sozinhos e sem grandes estruturas, depois de 16 anos sem seu candidato disputar uma eleição, desbancaram Marina, Alckmin e o PMDB.

Victor Moreto escreveu para o Viomundo com um objetivo claro: diante da derrota moral do petismo no debate político entre os blogs não-catequizados, lança mão de comparações indevidas, insinuações covardes e injustas, com o tom próprio de quem acredita que Lula é o início, o fim e o meio.

A relação PT x PSOL

Insinua Moreto que o comportamento exemplar, a ser seguido por siglas como PDT, PSB e REDE, é o do PSOL ou o do constrangido PCdoB.

Afirma que o PSOL procedeu, de modo desinteressado, à ruptura com sua origem crítica ao modelo petista, sendo, assim, o exemplo infalível das benesses da unidade progressista.

Ignora Moreto elementos cristalinos: a) o PSOL não virou “puxadinho do PT” por solidariedade, mas por interesse eleitoral, principalmente no Rio de Janeiro; b) há rotunda cisão interna no PSOL, com uma ala minoritária, representada, entre outros, por Nildo Ouriques, que denuncia a submissão cega de seu partido aos anseios lulopetistas. É só procurar no YouTube.

A identidade entre PT e PDT

“Nos verbetes “aliança política”, “política econômica”, PT e PDT aparecem como sinônimos. Não seria diferente. E nisso precisamos ser honestos com a história. Ambos os partidos percorreram suas trajetórias no pós-ditadura e precisaram se coligar com uma miríade de siglas para que pudessem jogar o jogo da democracia que surgia em meados da década de 1980.”.

Seu objetivo é colocar no mesmo patamar moral e ideológico PT e PDT, para, logo em seguida, diminuir qualquer crítica às opções de governo lulopetistas. Temos aqui duas falácias.

Em primeiro lugar, PT e PDT têm bases ideológicas substancialmente díspares. O PT não tem uma identidade programática clara.

Tomando emprestadas as palavras do Presidente Lula em sua entrevista ao El País, “não precisa de programa”.

E é exatamente isso: basta colocar em seu guia eleitoral apelos genéricos a “fazer a economia girar”, “congelar o preço do gás em R$ 49,00”, enquanto, nos bastidores, promete ao mercado a independência do Banco Central.

O PT é uma moldura para a figura do Lula. O sustentáculo do PT é a doença do mundo subdesenvolvido e da democracia ocidental tardia: o populismo carismático rasteiro.

Aproveita-se da fraca cultura política das massas desorganizadas para conquistar seu voto através do carisma, enquanto aparelha as minorias organizadas, ostentando bandeiras de uma esquerda pré-1989.

Obriga jovens militantes a defender o interesse de corporações que não os representam, ou a relativizar a corrupção sistêmica. 

O PT não tem compromisso com o desenvolvimento de um modelo sustentável e alternativo ao neoliberalismo.

Não tem compromisso em educar sua base política da urgência de temas como a reforma da previdência (prefere defender o interesse das corporações de funcionários públicos que o rodeiam, negando a necessidade de qualquer reforma), o déficit fiscal, a reforma tributária, a divida pública.

Ciro Gomes, por outro lado, luta pela reconstrução de um Estado de Bem-estar social estável desde a década de 1990.

Bate de frente com os barões da mídia no combate aos dogmas da ortodoxia liberal. E não faz isto com a respeitável ingenuidade emotiva de Guilherme Boulos, mas com a honestidade técnica que o tema exige.

Seu plano de governo foi o mais detalhado, franco e ousado de toda a campanha eleitoral.

Alguma das duas estratégias é ilegítima? Não. Mas não tem direito o Sr. Victor Moreto de equiparar PT e PDT.

Ao cabo, ainda se contradiz. Começa o artigo afirmando que os conchavos e alianças incoerentes fazem parte da política.

Ao rabo, critica o apoio de PDT e PCdoB a Rodrigo Maia e a busca de apoio do Centrão (como se o PT não tivesse feito nada disso nos últimos anos). É escárnio.

A falácia do carteiro

“Hoje, Ciro se autoproclama – está na moda o termo – uma vestal da moral brasileira.

Bate literalmente no peito para dizer que não existe uma única ação contra ele, mesmo para absolvê-lo. Como se “ação judicial”, ou “assassinato” – moral ou de fato – na América Latina nunca tivessem sido sinônimos de “perseguição política quando incomoda os donos do poder” no dicionário do século XX.”

Perceba a estratégia de Moreto: matar o carteiro para não ler a carta.

O PDT é um partido repleto de incoerências e infidelidades. Trabalha, contudo, para combatê-las. Expulsa membros quando pode.

Ciro Gomes, por outro lado, tem 38 anos de vida pública e nenhum processo criminal sobre corrupção aberto contra ele.

O que qualquer destes fatos muda nas críticas feitas ao hegemonismo cego e raso do PT? Substancialmente nada. Nem é preciso gastar muita letra com isso. Desviar do mérito é a especialidade desta turma.

A falácia do Coronel

“Como político “local”, Ciro comanda o clã dos Gomes no Ceará. A família manda e desmanda e não deixa qualquer outro sem o sobrenome ocupar o seu espaço.”.

Ciro Gomes foi governador do Ceará entre 1991 e 1994. Cid Gomes foi governador entre 2007 e 2014. O atual governador, reeleito, é Camilo SANTANA (note o sobrenome), do Partido dos Trabalhadores, apoiado pelo PDT.

Ciro Gomes foi prefeito de Fortaleza até 1990; desde lá, nenhum outro parente seu assumiu o comando da capital.

O comentário de Moreto, além de desrespeitoso com a Terra da Luz, representa uma omissão voluntária da verdade dos fatos. Deseja passar a imagem (estereotipada) de um curral eleitoral nordestino, miserável, comandado por um arrogante líder autocrático.

Desconsidera toda a revolução pela qual passou o Ceará nas últimas décadas, na mão de gestores exemplares como Tasso, Ciro, Cid e Camilo, a qual tantas vezes deve ter aplaudido.

O vitimismo lulista

“Como se “ação judicial”, ou “assassinato” – moral ou de fato – na América Latina nunca tivessem sido sinônimos de “perseguição política quando incomoda os donos do poder” no dicionário do século XX. Estão aí Getúlio, Juscelino, Perón, Dilma, Mujica, Lula e Cristina Kirchner que não nos deixam mentir. Isso para ficar em pouquíssimos exemplos.”

O próximo truque é amenizar a culpa de Lula. Lula não é penalmente condenável pelo que lhe imputa.

Mas é, sem dúvidas, moralmente condenável pela relação promíscua que manteve com a alta burguesia nacional, mesmo proclamando um líder das massas.

É blasfêmia compará-lo a Getúlio, Juscelino, Mujica ou mesmo Dilma.

A “pecha” de tucano

Sempre que alguém lhe incomoda na centro-esquerda, o PT empurra para a direita. Faz-se menção à desastrosa vida partidária de Ciro Gomes como se sua linha ideológica tivesse mudado radicalmente.

Victor, leia o que Ciro produziu na década de 1990 e o que diz hoje: a linha é praticamente a mesma. Agora compare o Lula de 1989 ao Lula de 2002.

Não foi preciso mudar de partido para que Lula vendesse sua alma. Ciro, por outro lado, precisou mudar de partido para que não a vendesse.

Fundou o PSDB como social-democrata. Apoiou parte das privatizações. (Claro! Privatizar não é necessariamente ruim. Um Estado Social eficiente não precisa deter o monopólio de todos os serviços públicos! Pergunte ao Rui Costa, Victor, certeza que ele lhe pode bem responder.).

Saiu do PSDB quando FHC se rendeu ao PFL.

Saiu do PPS quando este resolveu se aliar ao tucanato e fazer oposição rasteira o Lulismo. Esteve na dianteira para blindar o Presidente Lula da Crise do Mensalão.

Defendeu, com paixão, unhas e dentes, o projeto mais popular do lulismo para o Nordeste: a Transposição do São Francisco.

Não adiantou. Em 2010, foi trocado por Michel Temer. Mesmo assim, permaneceu no apoio à Dilma, até que: pimba!

Dudu Campos rompe com o PT e resolve seguir carreira solo. Ciro Gomes mantém-se fiel, e sai do PSB para que possa manter seu apoio à honrada Dilma Rousseff.

2015. Cid Gomes vs. Eduardo Cunha. Adivinha quem a Dilma resolveu proteger?

2016. Impeachment. Adivinha de que lado o Ciro ficou?

2017 e 2018. Prisão do Lula. Ciro foi um dos primeiros a levantar a voz. Não é obrigado, contudo, a render uma agenda nacional e eleger como prioridade a liberdade de um homem. Recomendou, sabendo de todo o impacto negativo de seu comentário, que Lula fosse a uma embaixada.

Por que fiz toda essa retrospectiva? Para mostrar o quão simplista e desonesto intelectualmente o artigo o foi. Digo o artigo, não a pessoa, posto que não a conheço.

A falácia do apelo à maioria

Ao final, o trágico artigo nos dá um diagnóstico torto e sedutor do pleito de 2018. Ciro Gomes é um fracassado, o qual nunca conseguirá ser presidente, derrotado facilmente por um poste. Lula sabotou Ciro, admite Victor. Mas Ciro tentou o apoio do Centrão, então não pode reclamar de nada!

Orgulha-se do desempenho eleitoral de seu “poste”. Ciro é tão minúsculo, tão menor que um “poste”, que seu dever moral é render-se.

Pergunto: e quem disse que “poste” ter voto é boa coisa? “Poste” tem voto em país terceiromundista, paciente da doença do populismo, da deseducação política.

“Poste” tem voto quando lideranças políticas abdicam de sua responsabilidade com o progressismo e com a nação para abusar da gratidão dos mais pobres.

Fatos, nobre Victor: o PDT já é maior que o PT entre a classe média. Venceu no Rio de Janeiro, por exemplo. O capital político restante do PT advém dos grotões do Bolsa Família.

É na gratidão legítima das populações mais carentes. É no populismo carismático, desconstruidor, que não dá frutos, que se alimenta da deseducação política.

Me acusarão de preconceituoso, sem perceber a tragédia moral que é um “Haddad é Lula”.

Se somos progressistas, se lutamos pela emancipação material e intelectual do indivíduo, não podemos nos privar de, continuamente, desviar das tentações do populismo personalista, que é coisa que nasceu na direita.

A esquerda precisa ser melhor que isso. A esquerda precisa ser melhor do que trucidar Tabata Amaral injustamente.

A esquerda precisa ser melhor do que malversar termos como “defunto eleitoral”, desconectando-o do contexto em que foi utilizado.

A esquerda precisa ser melhor do que passar a mão na cabeça de uma verdadeira quadrilha, assaltante dos cofres públicos e da própria democracia.

“Cobra autocrítica de um preso político em sua cela, mas é incapaz de fazer a sua quando, solto, largou o país no segundo turno e foi para Paris. Mesmo dizendo – com razão – que estávamos à beira do abismo.”

Diante do desespero, a preocupação com a coerência cai por terra. Começa-se o artigo exaltando Lula e o PT como forças políticas gigantes, e Ciro como um nanico.

Depois exigem a autocrítica do ‘nanico’, do ‘12%’? Grandes poderes trazem consigo grandes responsabilidades.

Vencer não é sempre o primordial. Talvez nisto esteja uma importante distinção entre “nós e eles”.

Ciro poderia ter assumido o papel de Haddad. Poderia ter tornado o PDT outro “puxadinho do PT”.

Isso o deixaria mais próximo da presidência, e a política nacional bem mais perto das trevas.

Não ache que queiramos, contudo, a eterna desunião da Esquerda. Mas nem toda união vale seu preço.

Qual o objetivo deles? Calar Ciro Gomes e o PDT. Pura e simplesmente. Calar é ocultar, é omitir. Omitir é mentir. Mentir pra vencer.

Preferimos perder. Com a mentira, não há acordo; e, evocando JK, com o erro não há compromisso!


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Patrícia Rodrigues

Você estava inspirado ao escrever esse texto. Muito bom!

Eu parei de ler o texto. Só queria que o autor me respondesse uma coisa simples. O PT foi vítima de um golpeachment. Lula está preso. Foi condenado em processo sem crime antes das eleições, quando estava em primeiro lugar nas intenções de votos dos brasileiros… Com o que exatamente Ciro Gomes está pretendendo exatamente com esses ataques bolsomínicos à Lula, mesmo? Confrontar banqueiros ? Fazer reformas estruturais? Transformar, por processos alquímicos, metal em ouro? A quem ele está se dirigindo, nesse contexto recrudescimento do arbítrio e do autoritarismo institucional, com essa história de que “nunca fui processado nem para ser absolvido” e de que Lula, um preso político, é ” cadáver politico”. Esse desrespeito brutal, esse moralismo enojante, esse linguajar de bolsominion não combinam com a postura de Estadista, que num autoengano rídiculo, Ciro pensa ser. Ciro parece ter compromisso com Ciro Presidente, mas é um péssimo assessor de si mesmo, na minha modestíssima opinião.

HENRIQUE ANDRADE

Parabéns pelo texto! E continue firme e forte, mesmo com tantas críticas falaciosas, saiba que seu trabalho inspira aqueles que enxergam em Ciro uma alternativa realista e preparada.

Junior

Os petistas não tem culpa. A cúpula do PT sim. A verdade é uma só Lula é defunto eleitoral não pode mais se candidatar a nada. E agora quem vai liderar o campo progressista? Um poste ou alguém com personalidade e filosofia política? Não deixem que a infantilidade tome conta do debate, pragmatismo e racionalidade devem estar a frente. Não falar sobre os erros incorre na criança mimada que nunca recebeu limites. Ser crítico e reconhecer fatos inegáveis mostra maturidade… Quem não caiu na real e quer viver na bolha tem todo esse direito. Lamento, mas o sofrimento o seguirá por muito tempo. Está na hora de renovar o campo progressista com menos utopia e mais inteligência. E por essa sanha de poder e hegemonismo que o PT trouxe o ódio contra si. Não me confundam fui PT até 2010, mas quando preferiram manter Zé Dirceu ao invés de dar um exemplo saí fora. Se ficasse seria um Minion esquizofrênico ou um bolsominion moralista de goela em meio a sujeira com o nariz tapado. Afinal qual a diferença?

Filipe

Perfeito o texto. Respondeu pontualmente cada besteira que foi dita.

Precisamos de união das esquerdas, não precisa ngm pensar igual, mas usar desinformação para destruição de um dos nossos é coisa de cretinos.

Seguimos adiante.

Jorge Vieira

Toda essa choradeira de magoas do sr. Lucas Gondim nao existiria se o Partido com o maior numero de votos, o PT, cedesse a cabeca de chapa ao PDT e jogasse todo o seu peso político para eleger o Ciro. Ora, qualquer inocente útil sabe que isto é um absurdo total em política. Mesmo assim, Lula ofereceu a Ciro a possibilidade de ser o cabeça de uma chapa com Haddad, caso ele (Lula) não fosse liberado pela Justiça Eleitoral para concorrer, desde que Ciro aceitasse compor chapa com o próprio Lula (Vide depoimento de Mangabeira Unger). Ciro não aceitou porque é um pequeno burguês de carteirinha: ficou com receio de associar a pureza de seu nome a um presidiário (preso político obvio). Hoje poderia ser o Presidente da República. Após o 1o turno, magoado com o resultado das urnas, resolveu se vingar não do PT, mas dos eleitores e resolveu abandona-los. Mesmo assim, a parte racional dos seus eleitores votou na chapa PT/PCdoB. Depois de ler o artigo do sr. Lucas Gondim, eu fiquei me perguntando: por que o Ciro não cresce, faz autocrítica pelos 2 fatais erros cometidos e deixa de mímimi ?. A hora é de unir a esquerda para livrar o povo brasileiro e o país do maior desastre da nossa história, pois o negócio do Lula agora é casar. O homem tá com os hormônios de um adolescente, pronto pata passar o bastão da política para, quem sabe, o próprio Ciro.

    Márcio

    Qual é o peso político do PT? Perder a reeleição com mais de 70 por cento de votos no maior colégio eleitoral do Brasil, ou ser o partido mais de 40% de rejeição nas eleições nacionais. Tao caindo ano a ano e não baixam a crista. O populismo de vocês já era! Não vão herdar a simpatia dos brasileiros com o desgoverno do Bolsonaro. Acordem! O Brasil mudou seu paradigma partidário.

    Ricardo Brandão

    PT deveria ter se retirado da corrida presidencial pois sabia que o anti petismo era mais forte e venceria se não se unisse forças com outros partidos. Lula e Dilma cometeram vários erros, mas o maior de todos foi não ter apoiado o Ciro, por pura arrogância e vaidade. Aqui em MG a Dilma levou uma surra nas urnas. O povão está todo envenenado e intoxicado com a campanha anti-PT da Globo e afins. Quiseram dar o passo maior que as pernas e levaram um grande tombo e levaram o Brasil junto.

    Jules

    Resumindo: Você (Joginho Testa-de-Ferra do PT) acredita que só a submissão completa do Ciro ao São Lula o tornaria um candidato digno.
    Entrantado, quando o Ciro foi digno o bastante pra não subir no palanque do Poste, o PT ficou histérico e mando toda a militância analfabeta ir atrás do Ciro “traidor do povo”. A sua cegueira em perceber a estratégia imunda de chantagem do PT é assombrosa, mas já vi muitos assim…

Frank

Belo texto. Esse trecho resume tudo:

“Em primeiro lugar, PT e PDT têm bases ideológicas substancialmente díspares. O PT não tem uma identidade programática clara.

Tomando emprestadas as palavras do Presidente Lula em sua entrevista ao El País, “não precisa de programa”.

E é exatamente isso: basta colocar em seu guia eleitoral apelos genéricos a “fazer a economia girar”, “congelar o preço do gás em R$ 49,00”, enquanto, nos bastidores, promete ao mercado a independência do Banco Central.

O PT é uma moldura para a figura do Lula. O sustentáculo do PT é a doença do mundo subdesenvolvido e da democracia ocidental tardia: o populismo carismático rasteiro.”

Sendo bem realista de forma resumida: alguém que coloca Meirelles e Levy no comando da economia não pode ter projeto de país.

Fernando

quem defende o ciro é tão maluco quanto o bolsonaro!!!

    Só lembrando que isso é sua opinião.
    Na minha opinião alguns petistas/lulistas se assemelham muito a bolsominions quando fecham os olhos para as incoerências do PT/Lula e atacam os adversários políticos que cobram respostas desqualificando-os.

Aquino

Aos iludidos com o Coroné…. não digam que não avisei.

    Jonathan S.

    Tu leu o mesmo texto que eu li? Principalmente aquela parte: A Falácia do Coronel?

Zé Maria

Extemporâneo Rescaldo da Campanha Eleitoral de 2018,
diante da inexistência do Debate na época oportuna.
.
Ora, o Social-Liberalismo dos EUA, nos moldes pretendidos
pelo gringo Mangabeira Unger, é inaplicável ao Brasil.
Porque o tempo das Reformas de Base passou em branco
e não há mais condições políticas para sua implementação.
Aliás, a Ditadura Militar e seus subseqüentes Sarney e Collor,
para não falar no Entreguista FHC, atrasaram o País em Décadas.
Ao menos, uma Geração inteira de analfabetos funcionais – as
pesquisas falam em 30% da População – originou-se do período.

A Luta agora é para, pelo menos, salvar o Patrimônio Nacional
libertando a Petrobras das Garras da Águia do Norte e reverter
a Destruição da infraestrutura da Produção e Refino do Petróleo
que esse (des)Governo de “terra arrasada” da dupla Jair/Mourão
vem promovendo, assolando a Soberania do País e, portanto,
impedindo o Desenvolvimento Científico-Tecnológico Local.
Pesquisadores e Cientistas Brasileir@s estão ‘fugindo’ daqui.

https://epoca.globo.com/guilherme-amado/mangabeira-unger-mourao-23645659

JOSÉ CARLOS DE SOUZA MAIA FILHO

Resposta nervosinha e inconsistente; todo mundo é nervosinho na “entourage” do coronel. O PDT surfou triunfalmente, até o fim, enquanto pode, até o osso, o ciclo virtuoso dos governos petistas. Fechou questão contra o Golpe de 2016 e avisou que expulsaria infratores. Expulsou algum apoiador do Golpe? houve vários. Mesmo agora, há pedetistas importantes apoiando o Bozo. Ciro Gomes é um coronel empavonado. Não foi ao segundo turno porque não teve voto. É tão simples quanto isso. O Moreto apenas relatou fatos de conhecimento público. Insinuação COVARDE FAZ VOCÊ, Gondim, quando afirma que Lula não é culpado dos crimes que lhe imputam, mas é “moralmente culpado” pela “relação promíscua que manteve com a alta burguesia”. O coroné também gosta de dizer que “o Lula sabia da corrupção porque EU avisei a ele”. Ora, porra, denunciou ao Ministério Público?! mais covarde, impossível; e, depois disso tudo, quando o pau comeu, onde estava Ciro Gomes? estava em Paris, seu babaca.

    Guilherme Vieira

    Burro: quem faz denuncia eh o MP e quem investiga eh a policia. Como vai denunciar sem provas, mesmo sabendo dos ocorridos. O presidente lula recebeu a informacao, ele deveria abrir uma auditoria, no minimo

Francisco Caninde Bezerra da Silva

Ciro, só não supera, seu próprio ego!

Jair de Souza

Vou fazer este comentário, mas acredito que nem deveria. Não devemos nos desviar de nossa enorme e difícil luta, a de pôr fim ao regime nefasto que foi instalado no Brasil com a eleição de Bolsonaro. O dia em que Ciro Gomes vier para a luta unitária de verdade, vamos recebe-lo de braços abertos. Fora desta hipótese, não deveríamos perder tempo e fomentar divisionismos.

Francisco de Assis

O Viomundo podia, antes de entregar aos seus leitores um material tão desqualificado, ter dado uma olhada no perfil do twitter https://twitter.com/lucasgondim98, que – tudo indica – pertence ao autor da matéria. A foto de cabeçalho do perfil já diz tudo do sujeito.

    Jonathan S.

    Falácia Ad Hominem, próximo.

    Jules

    Analfabetismo funcional dá nisso.
    Você ——————————————————————– Ironia

Alexandre Tambelli

O PT NO PODER

Um pequeno lembrete antes de argumentar sobre o PT no Poder (como enxergo).

Poderia lembrar o articulista que em 2016 na votação do Impeachment parte dos deputados do partido dele votaram a favor do Golpe de Estado, mas o PDT não tem uma identidade programática clara? Como foi possível, então, esta aceitação de convivência no mesmo partido de gente a favor e contra o Golpe de 2016, afinal, tratamos aqui de partidos programáticos e de esquerda e que sabiam o que se estava articulando com a derrubada de Dilma, certo? Uma destruição de todas as políticas sociais de emancipação econômica-social da classe trabalhadora e dos pobres e do Estado brasileiro em prol do Império e dos neoliberais. Qualquer político de esquerda sabia.

E seria bom colocar que a Política se realiza a partir da correlação de forças na sociedade e nos poderes instituídos, ou seja, no Parlamento e no Judiciário.

Não se governa unitariamente, vide o caos dos bolsonaros, que acreditam Poder governar segundo seus próprios desejos, só porque foram eleitos, e colocar em prática um plano de Governo que a maioria da população brasileira repudia.

E, lembremos, a sociedade brasileira é plural, é cheia de contradições e de opostos que não se atraem sem que a Política e o diálogo avancem e haja um mínimo consenso, para avanços sociais acontecerem; é um jogo político de equilíbrio entre interesses do Capital e o da população, neste que é um dos países mais desiguais economicamente do Mundo.

E o PT no Poder.

Devemos sair do simplismo das análises puristas de que o PT não rompeu com o Neoliberalismo. É falácia. O PT foi golpeado do Poder porque buscou um Capitalismo mais humano, onde, a inclusão social e a ascensão social fizeram parte do modelo de desenvolvimento do Brasil, que previa uma disputa mais equilibrada para a mobilidade social, onde todos poderiam, com o tempo, disputar espaços na sociedade, qualificação profissional, para chegar ao topo da pirâmide social.
O PT não é um partido socialista. A sigla já diz: Partido dos Trabalhadores. E dentro desta afirmação cabe dizer que o PT fez nos 13 anos e meio de Governo uma administração voltada para os trabalhadores e indicadores econômicos, leis trabalhistas mostram isto, vejamos:

1) Política de aumento real do salário mínimo, chegando aos 300 dólares;
2) Criação de diversos novos direitos trabalhistas (hoje revogados na famigerada reforma trabalhista do Temer;
3) Criação de mais de 20 milhões de empregos com carteira assinada;
4) Criação de 14 universidades federais + inúmeros campis de universidades federais, interiorizando o ensino universitário público e gratuito, sem contar as inúmeras escolas técnicas criadas e os cursos profissionalizantes do PRONATEC;
5) E lembrando da taxa de desemprego em final de 2014: 4,3%, a menor taxa de desemprego da nossa História e considerada pleno emprego, etc.

2015 para frente, bem sabemos, houve o equívoco Levy, mas o que nos trouxe até aqui foi a não aceitação da derrota pela direita em 2014 com Aécio, as pautas bombas do Eduardo Cunha no Congresso, A Lava-Jato e a perseguição implacável ao PT, o Impeachment sem crime de responsabilidade de Dilma e a prisão de Lula sem provas.

Estes dados, entre tantos outros, mostram que os governos petistas não foram neoliberais, o neoliberalismo não incentiva a produção de empregos nem investe na classe trabalhadora, ele defende o mercado, o dinheiro fictício, que não gera emprego, que não é produtivo. E no Brasil do PT o PIB brasileiro aumentou quase 5 vezes em relação ao que existia no final do mandato de FHC.

O PT no Poder não foi anti-establishment, ele foi um Governo voltado para a classe trabalhadora e os pobres, sem, contudo, perder de vista, como bem frisa Lula, que quem é eleito governa para todos, elegendo suas prioridades, no caso do PT: os menos favorecidos socialmente. E, claro, sabendo que não se pode romper com uma estrutura de 503 anos de domínio de uma Elite escravocrata, protecionista e excludente de uma vez, numa canetada nem em 13 anos e meio.

Não se faz Política com autoritarismo nem com a máxima de que meu programa de governo será cumprido à risca. A sociedade é diversa, saiamos da superfície, a realidade do mundo é muito mais complexa do que o que se escreve em um papel. No Poder o PT foi exitoso, por isto fizeram de tudo e conseguiram derrubá-lo do Poder central. Nenhum mega capitalista ou neoliberal iria financiar a sua derrubada, se ele estivesse apoiado no neoliberalismo, vamos falar as coisas como elas são no mundo real, não dá para fugir da realidade. Lula é um prisioneiro do Imperialismo, Lula é refém do Neoliberalismo, seu maior refém.

Quanto ao Ciro. Vejamos quantos votos ele teve no 1° turno. Se ele fosse tão capaz assim, como explicar que ele tinha 18% de votos nas pesquisas eleitorais, antes de Haddad se tornar candidato, e terminou com 12%. E Haddad que iniciou com 3% acabou com quase 30% em 1° turno?

O problema está no PT ou no próprio Ciro esta capacidade de ter 6 vezes mais intenções de votos que o Haddad e terminar o 1° turno com cerca de 1/3 dos votos de Haddad ao se apurarem as urnas?

Lula é um gigante mundial da Política. Ciro é apenas um provinciano e que tem se mostrado uma biruta de aeroporto, dando depoimentos distintos para públicos distintos. Na Eleição se encontrava sindicalistas falava bem de Lula, se encontrava empresários falava mal de Lula.

Hoje, tenta ser uma alternativa para as elites e os neoliberais. Finge não ter identidade com as esquerdas e nem com Governo posto, tentando cacifar o pós-Bolsonaro em um projeto personalista do candidato que se coloca como o único honesto e o único sabedor do que fazer e, até que me provem o contrário, me dá mais medo que o Bolsonaro, porque é um autoritarismo personalista ilustrado.

A máquina de assassinato de reputações das mídias e do judiciário do Sistema a quem ousa um Capitalismo mais humano não perdoa. Lula sabe que é um preso político do Sistema, o mais importante preso político da atualidade. Ele está preso porque ousou um Capitalismo menos perverso, ousou criar um Mundo sem pobres e com Justiça Social e trabalho para todos. Fugir dessa constatação é fugir da realidade, é se prender ao desejo e não à realidade concreta.

    Rico

    Quem fugiu bastante da realidade foi você. Do governo PT eu lembro de pobres sendo expulsos das suas casas para fazer a copa do mundo, lembro de tanques de guerra ocupando as favelas,Professores apanhando sem ganhar quase nada, e muita pobreza. Seria bom andar um pouco pelo país e sair do mundo da fantasia utópica.

Luiz

Porque toda vez que se fala de Ciro, é preciso demonizar Lula? Esse texto está parecendo um discurso evangélico, onde o diabo é a sustentação das igrejas, pois, sem ele, não precisaria de salvação. Sem o diabo, esses pastores estariam sem emprego. Pois bem, porque Ciro não se apresenta como estadista e como político comprometido com o país? Porque não se apresenta como ele é de verdade, sem precisar demonizar Lula ou o PT? A resposta é simples: na mente doentia de Ciro, o PT é o mal a ser combatido e sua votação pífia em 2018 é culpa do PT. Ora, vamos dar os nomes aos bois. Ciro não tem plataforma político, posto que já passou por 7 partidos de ideologias distintas, ou seja, seu projeto é de poder e não de país, portanto, não me venha com esse discurso logo e vazio. Ciro se autodestruiu em 2018 e não terá mais chances. Se tornou uma Marina. E a culpa é só dele e de mais ninguém. Se tivesse compromisso com o país, teria cerrado fileiras com Haddad e vencido as eleições, então, teria moral e estofo para negociar sua vez nos próximo pleito, mas, como menino mimado que é, saiu da brincadeira, mas esqueceu de levar a bola.

    Rico

    É por causa de idiotas como você que eu nunca mais votarei em nenhum candidato do PT ao executivo. Seu texto evidencia como são pessoas tóxicas e manipuladoras, maliciosas.

emerson57

Não é Ciro, favor corrigir.
O correcto é Çiro.
Igual à ÇERRA, bolçonaro, etc.

Emerson Sousa

A eleição de Ciro Gomes, em 2018, teria sido uma correção de 54 anos na história do Brasil.

    JOSÉ CARLOS DE SOUZA MAIA FILHO

    Resposta nervosinha e inconsistente; todo mundo é nervosinho na “entourage” do coronel. O PDT surfou triunfalmente, até o fim, enquanto pode, até o osso, o ciclo virtuoso dos governos petistas. Fechou questão contra o Golpe de 2016 e avisou que expulsaria infratores. Expulsou algum apoiador do Golpe? houve vários. Mesmo agora, há pedetistas importantes apoiando o Bozo. Ciro Gomes é um coronel empavonado. Não foi ao segundo turno porque não teve voto. É tão simples quanto isso. O Moreto apenas relatou fatos de conhecimento público. Insinuação COVARDE FAZ VOCÊ, Gondim, quando afirma que Lula não é culpado dos crimes que lhe imputam, mas é “moralmente culpado” pela “relação promíscua que manteve com a alta burguesia”. O coroné também gosta de dizer que “o Lula sabia da corrupção porque EU avisei a ele”. Ora, porra, denunciou ao Ministério Público?! mais covarde, impossível; e, depois disso tudo, quando o pau comeu, onde estava Ciro Gomes? estava em Paris, seu babaca.

    Jules

    “Fechou questão contra o Golpe de 2016 e avisou que expulsaria infratores. Expulsou algum apoiador do Golpe? houve vários. Mesmo agora, há pedetistas importantes apoiando o Bozo.”
    Que malabarismo pra não dizer porra nenhum, amigo. Tudo isso pra tentar sujar o partido? E mesmo que o PDT não fosse perfeito, está muito bem para a média. Especialmente se comparar com os “Outros” no nosso campo (Sabe de quem eu falo).

    “Insinuação COVARDE FAZ VOCÊ, Gondim, quando afirma que Lula não é culpado dos crimes que lhe imputam, mas é “moralmente culpado” pela “relação promíscua que manteve com a alta burguesia”.”
    Quem desceu do salto agora foi você, Emerson. Sabe que ele disse a verdade. O PSOL também sabia disso (Ao menos aquele PSOL do Plínio), mas preferiu ir na onda ano passado e servir de satélite.

    “Ora, porra, denunciou ao Ministério Público?! “.
    Ué. Com que prova? Tu parece que não conhece o país em que vive. Deixa de ser tapado, rapaz!

    “e, depois disso tudo, quando o pau comeu, onde estava Ciro Gomes? estava em Paris, seu babaca.”
    Mais uma demosntração de jumentice da sua parte. Não entendeu a estratégia do PT. Nessa onda de “Ciro Nanico”, o PT sabe que a desmoralização da derrota iminente daria força pra movimentos dissindentes na esquerda. A mais forte da eleição foi o Ciro, que tinha potencial enorme pra crescer até 2022. Eles, SABENDO (Inclusive o Lula) que iriam perder a eleição, resolveram chantagear os outros. “Vem pro palanque do poste, vem!”. Quem foi, tipo o Boulosta, caiu de boca. O Ciro, que ficou em terceiro, não desceu o nível e se isentou, como deveria. Desde então a militancia analfabeta vem botando a conta da derrota no Ciro! Não é de lascar? O Ciro, “o nanico”, é culpado pela derrota do poste! Logo, culpado pela “vitória do fascismo”! Entendeu agora o que o PT fez? “Ciro nos traiu!”, “Luta contra o Fascismo”, “União das Esquerdas”… não é possível que tu seja tão avoado!
    A menos, é claro, que essas estratégias sejam consideradas válidas, porque o PT é moralmente blindado. Se o PT faz joguinho sujo pra cooptar = Luta pela Democracia. Se o PDT fizesse o mesmo = Traição! Jogo sujo!
    Nesse caso, nem adianta conversar.

Deixe seu comentário

Leia também