Lelê Teles: PT vai ter que engolir esse chuchuzinho, sim. E se fizer birra, a mamãe faz aviãozinho pra enfiá-lo goela abaixo

Tempo de leitura: 3 min
Arte: Cláudia Santiago

AH, MEU CHUCHUZINHO!

Por Lelê Teles*

“Em Aracaju a gente come charque, em Recife é o shark que come a gente”. Mestre Cafuna

Com mil diabos!, o maldito algoritmo, que reflete meu comportamento internético, não para de me mandar mensagens enigmáticas.

Além dos reels de tiktokers de bikini hipercavados, fazendo a dancinha da xereca, agora passaram a estourar pop ups no meu écran com fotos de chuchus.

Assim, no plural, chuchus.

Cozidos, crus, em picles, o diabo.

Ao mesmo tempo, explodem referências a um certo Geraldo Alckmin, tido como um cadáver político desde o fragoroso fracasso nas eleições presidenciais de dezoito.

The Alckmin is dead, mancheteavam, à época, triunfantes canhotos fatalistas, urubuzando a carniça.

Foi aí que me dei conta de que o morto-vivo de Pindamonhangaba atendia pela alcunha de picolé de chuchu.

“Captei”, gritei comigo mesmo, interpretando a pose performática de Rolando Lero.

Voltei à manchete do dia: “Lula convida Alckmin para ser seu vice”.

Saltei para o Twitter.

Qual não foi a minha surpresa, a grita era geral na minha bolha.

É que a esquerda namastê, a esquerda cirandeira, os esquedormachos, ciristas ex-querdistas, pretistas engajados e esquerdistas de aifone (grupo do qual faço parte), batem boca, butecamente, discutindo politicologia.

Claro que eu não daria ouvidos a esses maquiavéis de araque.

Peguei o celular e mandei um áudio para o oráculo da floresta, o sapientíssimo Cacique Papaku: “salve, grande cacique, aquele que não tiver pelado que atire a primeira flecha”.

Fiz a saudação habitual dos papaku, plagiada pelo cabeludo da Galileia numa paráfrase antimachista.

E contei, tagarela que sou, as últimas notícias do mundo civilizado ao polímata que veste uma tanga de penachos.

“Agora eu entendi, agora eu saquei, agora tudo faz sentido”, disse-me o sábio seminu, imitando um meme.

No áudio enviado pelo selvagem, dava pra ouvir o grasnar de araras ao fundo, e o inconfundível picar de um pica-pau em um pé de pequi.

Papaku, mordendo uma goiaba madura, perguntou-me se os mesmos que gritam agora contra Alckmin gritaram outrora contra o outro vice de Lula, o rico empresário José de Alencar, filiado ao mesmo PL que hoje abraça Bolsonaro.

Eu disse que não, que na verdade estão com medo do Chuchu porque, ao contrário de Alencar, este é político e pode dar uma rasteira em Lula, como Temer fez com Dilma.

“Lula não é Dilma”, cortou-me o selvagem, “e pra dar uma rasteira no Lula, meu camarada, o cabra tem que ser capoeirista da escola de mestre Bimba”.

Pedi que ele terminasse seu lanche e me explicasse o que significa, de facto, essa aliança Lulalckmin.

Papaku leu toda a obra Mitológicas do antropólogo Claude Lévi-Strauss, e usou o tomo O Cru e O Cozido para explicar-me o que ninguém parece querer compreender.

Depois de muito mastigar ele me disse que, entre outras coisas, o cru e o cozido representam uma passagem da natureza para a cultura, lembrando também que o elemento de uma cultura só pode ser interpretado quando contrastado com elementos de uma outra cultura.

E usou uma metáfora gastronômica na sua análise.

Disse que o Chuchu é tido como insípido por aqueles que nada sabem sobre sabor.

“Entre o povo papaku, o chuchu não é um alimento, é um complemento alimentar”, explicou-me.

E disse que, em seu estado de natureza, cru, o chuchu não tem gosto nem de chuchu.

Porém, uma vez transformado, ensopado, guisado ou vaporizado, o chuchu pode ser delicioso como salada, suflês, refogados e cai bem até mesmo em bolos e tortas.

“Com Lula, por exemplo, fica maravilhoso”, disse o gastrônomo da floresta.

“Por que o Psol foi um dos primeiros a gritar contra o Chuchu?”, perguntou-me, respondendo em seguida: “porque o chuchu, rico em flavonoides, combate os radicais livres”.

Saquei tudo.

É preciso a formação de uma Federação de Partidos, como o Petê vem sabiamente construindo, para fazer o confronto, no Congresso Nacional, da civilização contra a barbárie.

E precisamos de todos os democratas juntos.

Ora, não se pode fazer omeletes de chuchu sem quebrar ovos.

Alckmin não está com Lula para lhe dar votos, porque todos sabemos que votos o narigudo tem pouco.

Alckmin partiu do seu partido depois que este se partiu a partir das fuleiragens golpistas de aécio (grafemos sempre em minúsculas).

Se Alckmin não morreu abraçado a aécio, claro que ele é um democrata.

Alckmin é o produto de uma relação tokenista, a gente pega uns caras do lado de lá e trás pra cá, assim eles passam a nos enxergar como estando do lado deles, e é aí que entra a rasteira.

Na hora de encarar um Congresso formado por empresários, fazendeiros, empresários da fé e rentistas, quem não cair na lábia do Barba vai acabar lambendo um picolé de chuchu.

Conclusão, o Psol nasce pra todos, mas não dura mais que um dia, como diria Gregório de Matos, o Boca do Inferno.

O Petê não nasceu ontem e é uma estrela que brilha tanto de noite quanto de dia.

Vai ter que engolir esse chuchuzinho, sim.

E se fizer birra a mamãe faz aviãozinho pra enfiá-lo goela abaixo.

Palavra da salvação.

*Lelê Teles é jornalista, publicitário e roteirista.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Lima Silva

O Alckmin deve ter alguns processos na justiça. Talvez aí seja o calcanhar de Aquiles do PT na eleição de 2022.
No PSDB ele estava blindado, mas fora do PSDB será que ele continuará blindado. Eu acredito que não.
É por essa brecha que poderão vir os ataques contra o pt.
É capaz da justiça sacrificar o santo e não sacrificar o PSDB.
Essa aliança deveria ser melhor pensada e ver essa possibilidade de ataques contra o pt tb.
Atacar o vice com processos na justiça.
Poupam somente o PSDB e os políticos que estão no PSDB, mas se saiu de lá acho que a justiça não vai poupar o chuchu.
Quais processos o chuchu tem na justiça ?

    Lelê Teles

    – mas esses processos têm a ver com o cargo de vice-presidente?
    – não.
    – vão julgar um presidente pelo que o seu vice fez qd era vereador em pindamonhangaba?
    – bem, isso não me parece razoável.
    – bem, é o que temos pra hoje!

João de Paiva Andrade

O papel e os meios eletrônicos de comunicação (blogs, sítios na web, redes “sociais” e quejandos) aceitam tudo. Você pode dizer ou escrever qualquer bobagem e se meter a entendido e especialista em tudo, como se tivesse descoberto a pólvora. Pode se fazer de engraçadinho, usar linguagem popularesca, emulando ser um escritor “modernista” ou um reinventor da língua portuguesa e/ou da mistura dela com línguas indígenas e outras vindas da Europa e do Oriente.

Mas como diz o Romulus Maya, editor do Duplo Expresso, assim como os diamantes, os “prints” são eternos. Para quem costuma baixar áudios e vídeos reveladores, esses registros também permanecem. O festival de bobagens escritos pelo articulista, tentando justificar o enfiamento do sempre tucano, golpista, privatista, entreguista, espancador de professores, o senhor opus dei, Geraldo Alckmin, goela abaixo da militância e dos eleitores de Lula e do PT, está devidamente registrado. É certo que alguns mais atilados gravarão essas besteiras, para desmascarar o “analista político” em futuro breve.

O problema desses “analistas políticos” que consideram idiotas os leitores e espectadores é que muitos de nós temos memória e sabemos o que eles escreveram e disseram em verões passados. Não esquecemos 1989, 1994 e 2018. Sabemos quem é o principal quinta-coluna no PT e quem organizou o “jantar” com Alckmin.

A “tancredização” de Lula continua em marcha batida. Quem viver verá.

    Lelê Teles

    vejo que temos aqui um futurólogo fatalista e pessimista, di tipo q coloca o cotovelo sobre o balcão e diz por seu interlocutor: “eu avisei pra dilma que ia dar merda…”

abelardo

Imagino que Alckmin será uma porta aberta, no governo de Lula, para que a imprensa golpista possa circular e espalhar todas as armadilhas que dispuser, para infernizar o governo futuro de Lula. Penso que o Chuchu pode ser tudo que os serviçais golpistas, da apodrecida oligarquia brasileira, precisa para manter acesa a chama das intrigas e crises fabricadas. Avalio que farão todo o possível para controlar, exaltar e usar Alckmin como a sombra que ofuscará o brilho de Lula, e também para desqualuficar os sucessos futuros dos grandes feitos que Lula possivelmente irá realizar. Tentarão usar os holofotes, microfones e câmeras para iluminar e alimentar o ego do possível futuro vice-presidente e criarem um farto ambiente para explodiremo fake news, mentiras pré fabricadas e tempestades políticas criadas em copo d’água, com o intuito único e óbvio de desgastar o governo, depreciar, reduzir e omitir tudo que puderem, das boas realizações que forem produzidas pelo governo de Lula, que não será o mesmo de Alckmin. Estão exumando e reanimado um falecido politico,que poderá ser o tiro no pé e/ou a dor de cabeça constante de Lula, até o final de seu novo 1º mandato.

    Cacique Papaku

    Fico aqui pensando, abelardo, o barba ficou 580 dias na tranca, só maquinando o que faria após provar sua inocência e sair candidato novamente.
    o sacana pensou, pensou e chegou a essa solução.
    vc, arguto farejador de maracutaias e fuleiragens, chegou a conclusões que aquele torneiro mecânico foi incapaz de chegar.
    uma figura como vc fez falta no acampamento de curitiba, seria a pessoa certa a gritar por 580 dias: bom dia, presidente lula, alckmin como vice nem pensar, hein!

    acho que foi por falta de aviso.

Luiz Mattos

VAI NADA ! VAI É PERDER MEU VOTO E MINHA MILITÂNCIA DESDE O SION.

baader

já q nos provocaram…
“Se Alckmin não morreu abraçado a aécio, claro que ele é um democrata.”, q puta silogismo! se Papaku anda pelado e come goiaba, só pode ser índio. mas eu posso estar num campo de nudismo e comer a fruta, então sou índio? eu posso ser democrata e não nacionalizar a Petrobrás, como põe Bercovici com facilidades jurídicas, certo? posso ser democrata e não acabar com da tal “Agência de Desenvolvimento da Atenção Básica” (tá demorando aparecer os escândalos dessa tal agência, ao contrário das O.S. [hoje foi em Embu das Artes…] – trabalho para Conceição Lemos).
engolir esse chuchu será andar 4 anos sem digerí-lo, na iminência de uma bela diarreia: ou Lula tem garantia de mais 4 anos de vida/saúde? nem Papaku a tem, na sua sabedoria.
caso alguma coisa aconteça com Lula – inclusive acidentes de percursos aéreos – e o chuchu pindamonhagaba assuma, o brilho dessa estrela diuturna não passará de uma chama de vela na floresta.
e nós aqui embaixo, bem, com tanto flavonoide, não veremos um país de novo, em 50, 100 anos. (nem vamos repetir, chocados, “puxa, como a vida é frágil!” qdo. sabemos da morte repentina e impensável de alguém.)
_Sr.Papaku, nem precisa vir para o PSOL, mas consulte de novo suas araras e abra a cabeça desses imortais, por favor!

Zé Maria

Que Josemaría Escrivá de Balaguer nos proteja, amém.

cleverson

O nobre escritor pode me GARANTIR que nao haverá uma traiçao de Alkimin?
Pode me garantir que Lula eleito vai VIVER e governar o Brasil por mais 4 anos?
Olhando pelo histórico brasileiro dos vice-presidentes, eu diria que é melhor PREVENIR do que NAO ter como REMEDIAR.
Requiao é que está certo. O boçal vai derreter ainda mais, pra que por um TUCANO (que o povo brasileiro RECHAÇOU por duas vezes) na linha de sucessao?
Esse chuchu depois que enterrou o Covas, quase que se perpetuou “governando” o Tucanistao.
Colega, esse cara fechou escolas, construiu universidade em terreno tóxico, despejou e MATOU no pinheirinho , etc..
Se voce (espero que sinceramente só voce) nao tem memória , isso é um problema seu. Eu e o povo brasileiro nao tem que pagar por isso (e sim, corremos um risco muito grande).
Cara, até um mes atras eu estava temeroso por Lula, por causa da CIA, de nossas Forças Amadas, PF, Judiciario, etc.. Agora eu estou temeroso do Lula. Pelo que ele pode nos enfiar por goela abaixo.
Nao é possivel que um sujeito possa ser tao IDIOTA assim.
Que ele tenha um mínimo de respeito por essa naçao que rechaçou este infeliz que fez mal a tantas pessoas (paulistas).
Sei que meu voto nao faz diferença, mas, com Alkmin na chapa vai ser a primeira vez que eu me nego a sair de casa para votar. Nunca votei em tucano, e nao vai ser agora que vou fazer isso.
Sim, o chuchu só saiu do PSDB porque levou a rasteira de um mauricinho. Se nao estaria lá até hoje, amanha, depois de amanha, etc…
Fala sério!

    Cacique papaku

    ora, ora, meu caro cleverson, filho do homem inteligente (é a tradução do seu nome, clever son), entendo seu descontentamento, mas vc vai ficar muito mal se sua profecia não se confirmar e vc simplesmente ter abdicado de dar o seu voto para reconstruir o brasil.

    um conselho, é botar uma sofrência pra tocar na vitrola no dia da eleição, tomar duas talagadas de rabo-de-galo, botar o título no bolso, a bandeira vermelha no ombro e ir votar.

    vamos ter que aceitar esse foie gras de chuchu, sim.

Zinda Vasconcellos

Haja cegueira. O problema em pôr Alckmin como vice nao é de “purismo ideológico”, é questao de segurança mínima. No país em que vivemos, se puserem um vice que agrade à Direita é o mesmo que encomendar o assassinato de Lula. Lembrem de Tancredo, de Ulisses Guimaraes, e até daquele ministro do STF que atrapalhou a Lava Jato, Teori nao sei do quê.

    Mestre Cafuna

    john lennon foi morto por um fã.
    é mais fácil lula ser alvejado por um petista fundamentalista, revoltado com a escolha do chuchu, do que alckmin puxar o gatilho.

Carlos Zupp

Tenho a impressão que Lelê acredita na revolução molecular.

    Cacique Papaku

    não zombe da fé alheia, frank zappa, homem de pô café.

Deixe seu comentário

Leia também