Leitor detona PT por ter lançado João Paulo candidato

Tempo de leitura: 3 min

por Darcy Rodrigues, em comentário neste blog

Bem, nenhuma surpresa. Estranho mesmo foi o lançamento da candidatura de João Paulo à prefeitura de Osasco. A possibilidade de condenação deste réu sempre me pareceu considerável.

A auto-confiança do pessoal do PT em uma blindagem quase sobrenatural por parte de um “ethos” que existiria na sociedade “fechando o corpo” de seus representantes políticos comprometeu as suas chances de disputar uma importante prefeitura, invertendo a relação partido-militância (sendo o militante, no caso, João Paulo).

Certo que , do ponto de vista jurídico, deveria sempre prevalecer a “presunção da inocência”; porém, do ponto de vista eleitoral, deveria ter prevalecido o critério da “possibilidade de ser condenado”. Além do que, o que esperavam os coordenadores de campanha de João Paulo?

Será que criam que uma inocentação de Cunha compensaria o desgaste político que sua imagem teria (e realmente conheceu) junto à população de Osasco durante o período em que durasse o seu julgamento?

O PT está cada vez mais se tornando um partido de “caciques” o que explica esse apego a um “nome” (fulanização da política) à falta de um outro, mesmo que o suposto carismático local corra o risco de sucumbir condenado em um julgamento transmitido em rede nacional.

***

qua, 29/08/2012 – 16:54

Alexandro Rodrigues

29 de agosto de 2012 às 16:54

Não sei se o mensalão existiu. Isso a Justiça dirá! Vale lembrar que dos atuais 11 membros do Supremo Curral Federal, 8 foram nomeados pelo PT.

Falar em perseguição ao PT é coisa de cordeirinho domesticado, que pensa da forma como o chefe barbudo manda. A única certeza que tenho é que a elite do PT ficou deslumbrada com o poder e com a chave do cofre. Desvios aconteceram, que sejam julgados e paguem pelo que fizeram.

O fim dessa história de mensalão pode ser encarada como uma nova chance ao PT. Uma chance de fazer uma mea culpa e recolocar-se na sua histórica trajetória. O PT foi e ainda é (apesar dos desvios de conduta e práticas políticas que adotou ao chegar ao poder) a maior força política capaz de transformar o país por meio de um projeto de desenvolvimento inclusivo e soberano.

E é por isso, além do fato de não existir nenhum outro partido no momento em que eu enxergue estas características, que continuo votando no PT desde que me tornei um eleitor.

Isso, ao contrário do que os idiotas hipnotizados que volta e meia classificam minhas críticas aqui como sendo de um tucano, de uma viúva do FHC, de um psolista sanguinário, não me deixa cego! Não concordo em tudo que o Lula diz ou faz. Não concordo em tudo que a Dilma diz ou faz. Não concordo em tudo que o PT defende ou faz. Assim é democracia!

Que o PT a partir de agora de revigore, se refunde e retome o seu posto de grande força transformadora criada e apoiada por milhões de brasileiros.

***
qua, 29/08/2012 – 17:42

Darcy Brasil Rodrigues da Silva

29 de agosto de 2012 às 17:42

A sua análise é válida ANDRÉ, mas há um equívoco cometido por ela que decorre, a meu ver, da insistência com que se tenta, ora descolar Lula de seu partido, ora opô-lo à Dilma, ora convertê-lo em dono do PT.

Trata-se de visão política deturpada pelo vício de considerar qualquer partido como de fato o foram sempre os partidos burgueses de direita, e mesmo no caso de partidos progressistas existentes no passado, como o PTB de Brizola e Jango.

O que faz Lula se impor sobre o PT é, guardadas as suas proporções, o que faz Fidel se destacar no PCC, ou seja, suas notáveis capacidades de clarevidência política.

Em Lula existe algo que os cientistas políticos designam por capacidade artística de fazer política, que difere da ciências políticas.

Seus “palpites” não são instruções ditatoriais, como a mídia deturpadora sugere, mas pontos-de-vista sempre levados à sério pelos membros do PT ( entre eles muitos intelectuais com formação em Ciências Políticas), pois a experiência comprovou a força de sua intuição política ( lógico que essa “intuição” de 1982 para cá se armou de todo um arcabouço conceitual teórico que, no caso de Lula, foi se acumulando com a experiência política vivenciada em cada caso particular.

Desse modo, ao tempo de sua atuação como dirigente sindical, dada a grande capacidade intelectual de Lula, ele dever ter passado a dominar uma parte substantiva do Direito Trabalhista, valendo-se do conhecimento de seus assessores jurídicos, e por aí vai…

Lula não é um populista, mas um democrata.

O seu partido é que perdeu contato com as suas bases, convertendo-se paulatinamente em um “partido de caciques”. Lula não tem nenhuma divergência com Dilma (a não ser de gostos pessoais que nos diferem cada um do outro). Isso não passa de “intriga da oposição”.

Leia também:

Leitor do Viomundo já tinha “condenado” João Paulo e outros


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Marilena Chauí: A classe média paulistana é uma coisa sinistra « Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Leitor detona PT por ter lançado João Paulo candidato […]

mariazinha

Como suportar uma justiça tão partidária, suscetível à cooptações? A justiça brasileira é a culpada por todos os sofrimentos brasileiros; não é respeitável nem confiável em qqer. de suas instâncias. É preciso abrir essa caixa preta.

http://epocaestadobrasil.wordpress.com/2012/03/05/o-candidato-da-midia-bandida-jose-serra-tem-tem-17-processos-nas-costas-pelo-menos-3-deles-por-corrupcao-impobridade-administrativa/
http://altamiroborges.blogspot.com.br/2010/10/serra-ficha-suja-17-processos-na.html

Luana

Quem precisa do PIG se tem o “Viomundo” e o PSOL?

José Mário Comini

Um julgamento político, a mando da imprensa e da elite que nunca engoliu o Governo Popular do Presidente Lula e da Presidenta Dilma. O Brasil todo já sabe da manobra do suposto “mensalão”. Agora, absurdo é ver uma corte suprema chegar a tão baixo nível de condernar alguém por pressões e sem provas substanciais. UM PERIGO Á NOSSA DEMOCRACIA” porque fere de morte os direitos básicos dos cidadãos. Agora, quanto ao PARTIDO DOS TRABALHADORES, estas falácias ai de cima de que o partido irá sofrer derrotas nas principais cidades do país, ao meu ver estas pessoas estão equivocadas e não acompanham o dia a dia da nossa política, o PT vai muito bem sim e obrigado. Venceremos em várias cidades grandes e continuaremos crescendo nos municípios menores, porque o PT é e vai ser por um longo período o melhor partido do BRASIL.

    LEANDRO

    Isso mesmo..sem provas. A filmagem da esposa dele na boca do caixa e a assinatura dela sacando a verba não é prova. Ah, ela foi ao banco pagar a tv..esqueci.

José Mário Comini

Um julgamento político, a mando da imprensa e da elite que nunca engoliu o Governo Popular do Presidente Lula e da Presidenta Dilma. O Brasil todo já sabe da manobra do suposto “mensalão”. Agora, absurdo é ver uma corte suprema chegar a tão baixo nível de condernar alguém por pressões e sem provas substanciais. UM PERIGO Á NOSSA DEMOCRACIA”

mariazinha

Azenha: pq a globo não foi chamada para explicar o recebimento do seu mensalão? Esse mistério nunca será revelado; é o lado obscuro e trevoso do BRASIL, a caixa preta da justiça brasileira. A mídia alienígena e venal trabalha nas trevas, cooptando e chantageando. São demoníacos e possuem uma espionagem dígna de um mossad; D. Dilma que se cuide! Eles não gostam do PT nem da massa que os elege.
http://www.youtube.com/watch?v=tlR8Wm8lSMk

“Voto de Peluso deixa um furo: quem decidiu pagar R$ 2,7 milhões do mensalão à TV Globo?”
http://www.osamigosdopresidentelula.blogspot.com.br/2012/08/voto-de-peluso-deixa-um-furo-quem.html

Bertold

Concordo com o missivista que Jão Paulo nunca deveria ter saído candidato na condição de réu em processo político no STF. Ele errou no seus atos como homem público e umas das lideranças petista durante o governo Lula e deve pagar por isso. Agora quanto ao resto, considero o restante totalmente equivocado. O passado na política é uma coisa que não se veste mais no presente pois são contextos históricos diferentes. Se alguém me provar o contrário aceito ser crucificado na cruz.

Narr

Alguém já percebeu que nas principais capitais do Brasil (principais no sentido de PIB e tamanho da população), o PT vai ser derrotado nas eleições? A maior surra (e primeira) que o partido levou desde que começou a crescer eleitoralmente no país? Alguém já se deu ao trabalho de perceber que a campanha “PT é o partido mensaleiro” finalmente ganhou o (des)gosto popular? E agora, o que resta? Dirceu vai ser eleito presidente do partido para logo a seguir cair de novo na clandestinidade porque será condenado ao regime fechado? Comento isso com angústia, haja vista que sou eleitor do PT desde o surgimento, e militante empenhado na juventude. Vamos lá, com sinceridade, quando a imprensa (e nisso incluo a própria Veja) denuncia esquema de corrupção do PT, nós ainda achamos que “é obvio que é mentira” ou nossa reação madura agora é “pqp, fizeram merda de novo”?

barreto

Calcula-se que hoje existam meio trilhão de reais, desviados do Brasil, em paraísos fiscais. Uma boa parte deste dinheiro foi oriundo da privataria e de outros “esquemas” dos últimos 20 anos.
Não há esperanças de retorno deste dinheiro ( 1/3 de nossa dívida) e muito menos da condenação da maioria dos culpados.
A mídia (e alguns políticos) jamais irá falar sobre este problema, pois pertence justamente a este pessoal que desviou dinheiro e enriqueceu as custas do erário.

Ivonete

Acho que o PT é um partido perseguido sim, e tenho certeza que o STF agiria completamente diferente se estivesse julgando políticos do PSDB e similares. Ainda assim concordo que essa não era hora de lançar um candidato que estivesse respondendo a um processo e às portas de um julgamento cujo desfecho já era esperado, haja vista a correlação de forças desfavoráveis à esse julgamento. Por isso louvo os movimentos que Lula vem fazendo para renovar o partido com personalidades como Dilma e Haddad.

    Jose Mario HRP

    Os ricos, os financistas e o agronegocio jamais “engoliram” Lula e sua turma, ou seja , o povo pobre brasileiro!
    A direita pelo contrário, está bem vivinha, e mostra suas garras sempre, o exemplo claro foram os votos pouco embasados em provas de Peluso, Gilmar, Weber e Fux( representante da colonia judaica do Rio e do Brasil no STF!)
    Votos conservadores e pela elite.
    Foi e será um julgamento politico!
    E VIVA que o PELUSO já passou!
    E o resto vai passar!
    VOLTA LULA!!!!
    Pelo amor de Deus!

Mardones Ferreira

O PT se torunou um partido de caciques quando participou daquela reunião em Washington para garantir as regras do jogo aos investidores (especuladores) internacionais. O que se materializou na chamada “Carta ao Povo Brasileiro”. A qual eu chamo de carta aos banqueiros.

O caso de Osasco, com a indicação de um réu do ”mensalão”, seguida da imposição do nome do Humberto Costa em Recife (rumo a uma derrota certeira!) e da aliança com Maluf deixa claro que o PT tornou-se personalista e um feudo, sem diferir das outras organizações partidárias brasileiras.

Aliás, a expulsão de políticos que discordavam da nova roupagem do PT mostrou que o antigo partido das convenções, da aliança com movimentos populares tinha, infelizmente, morrido.

Agora, é preciso gerir a máquina aos moldes do FMI: com superávits, aumento da participação da iniciativa privada via concessões, fluxos intermináveis para exportadores de minerais, grãos, montadores de carro e lucros inimagináveis para bancos.

Bonifa

À medida em que o julgamento avança, opiniões se modificam e convencimentos se firmam. Os comentários por vezes podem parecer contraditórios, mas estão dentro da lógica de um processo dialético, em busca de melhor compreensão dos acontecimentos que se sucedem em confusão que, por parecer inextricável, fica em mãos da imprensa política conservadora traduzir sua única versão inteligível. Aí está toda a diferença do blogueiro independente para com o jornalista que exerce sua função nos limites de marcos dos interesses políticos, ideológicos e outros, impostos pela empresa para a qual trabalha. Sobre João Paulo, as notícias da época deixaram patente sua conduta inadmissível. Mas depois, sobrevieram explicações que pareciam bem fundadas, e assim foram admitidas no Congresso e aperfeiçoadas pela excelente defesa do advogado Toron. Contra esta defesa a peça acusatória do ministro Joaquim Barbosa parecia inteiramente vergada. Independentemente do método de julgamento adotado, onde o fatiamento decepou um aparente cordão umbilical entre a performance de João Paulo e as dos demais políticos do processo, para o julgamento dos quais não poderá ser ignorada a questão do Caixa Dois de Campanhas Políticas, Barbosa cometeu dois erros: Primeiro, mesmo que tenha aprofundado mil razões no interior de seu voto, o que delas trouxe para resumir suas convicções pareceu a todos insuficiente e precário. Segundo, formou sua peça na mesma profusão midiática e espetaculosa do discurso da Procuradoria, por si só repugnante. Afinal, nos parece que foi Shakespeare que disse que os exageros são uma delícia para os tolos e um insulto para os inteligentes. Isto fazia falecer suas argumentações, ainda mais que sustentadas com certa dificuldade pessoal de expressão, ante as razões expostas com habilidade pela defesa. O ministro Celso de Melo teve o poder de, pela estrutura e pela fundamentação de seu voto, que tangenciou detalhes importantes não destacados antes, dirimir dúvidas substanciais que volteavam pela cabeça da população. É incrível como os votos dos ministros mais novos são os que menos levam em conta que o povo está a acompanhar o desenlace através da própria televisão do Supremo, e que o povo não é tolo. Merece a consideração de uma explanação clara. Aliás, em seu voto, o ilustre ministro Celso de Melo fez uma afirmação que deveria ser reproduzida em bronze e afixada na entrada de todas as casas de poder público, bem como em todas as repartições públicas por menores que sejam e ainda, e principalmente, no hall de todas as associações e congregações empresariais e financeiras do país. A afirmação é mais ou menos esta: “Quem pratica o crime de corrupção, seja patrício ou seja plebeu, merece ser exemplarmente punido, para que se preserve a ética e a moralidade no trato com a coisa pública.” Seja patrício ou seja plebeu, isto é, seja das oligarquias ou seja da gentalha trabalhista.

josaphat

O PT ainda tem os melhores quadros dentro das representações partidárias relevantes na política nacional. Mas qualquer um com bom senso e intuição percebe que a legenda já subiu no telhado e está em declínio acentuado.
Não sei como, mas a gente vai ter de nos reinventar novamente.

Arthur Schieck

O caso de João Paulo me parece singular. Eu ouvi até o fim os argumentos do Roberto Gurgel e as acusações contra João Paulo Cunha foram as únicas que me deixaram de cabelo em pé.
Com Zé Dirceu, por exemplo, o procurador repetia igual disco arranhado que ele era chefe da quadrilha mas não mostrava uma só evidência.
Enfim, é preciso parar com essa torcida besta pela condenação ou pela absolvição. É preciso julgar caso a caso.

Jose Mario HRP

oão Paulo Cunha, condenado com base no “achometro”, com base em indicios, o que é algo bastante perigoso para nós em geral, pois esse precedente perigoso vai contra tudo o que caracteriza a boa prática do direito!
Na dúvida agora implica em condenação!
Meus parabens a esses agente do direito “fazendo” jurisprudencia explosiva e nos nivelando aos legisladores que criaram “Guantanamo” e mantem o marinheiro norte americano, amigo do Assange, preso há dois anos sem sequer uma acusação ou apresentação de provas incriminadoras!
Viva a ficha limpa e Robespierre!

    Newton

    Os unicos q concordaram com o Sr foram os ministros petistas q “acharam” q o fato da mulher de JP Cunha ter sacodo dinheiro vivo com um cheque da agencia de Marcos Valério era “prova de boa fé”…

    Os outros 9 ministros, acharam q era propina!

Ronald

Muita cara de pau querer dizer que este processo não está sendo julgado a toque de caixa, até o ministro M.A.Mello citou isso. Dizer que este processo não passou à frente de outros mais antigos, inclusive do mensalão tucano com vários destes personagens que aí estão, é outra piada. Pq o mensalão tucano foi desmembrado e este não? Não vi ninguém explicando isso ainda. Outra palhaçada deste processo é o número de 40 réus. Que se punam os culpados, mas a todos, não só os do PT. O brasileiro foi acostumado a depender de ídolos e se esquecem que o PT, o Senna,o Ronaldo , etcc…, são seres humanos ou formado por estes. A hipocrisia do PT é a mesma dos brasileiros, principalmente desta classe média enfadonha.

    Newton

    O Sr confunde as coisas!

    O MENSALÃO mineiro foi cometido antes, mas como ação penal foi denunciado depois do MENSALÃO petista…

    Sendo assim, está absolutamente correta a ordem do julgamento petista antes do mineiro

    ps: digo Mensalão mineiro pq vários partidos (inclusive candidatos do PT) estiveram envolvidos.

Darcy Brasil Rodrigues da Silva

Primeiro, gostaria de dizer que fiquei profundamente honrado em ter um simples comentário,escrito apenas com a intenção de contribuir para o debate nesse prestigioso blog de um admirável jornalista e seus generosos colaboradores; lembrando sempre que pertenço ao campo da esquerda. Segundo, meu nome é DARCY, sendo eu do sexo masculino. Pelo que me contaram, Darcy, que é também o nome de meu pai e de meu avô gaúchos( eu sou carioca), entre outros nomes “masculinos” era um dos que se davam aos filhos de maragatos no RGS. Esses nomes os diferenciavam, desde o berço, dos chimangos. Bem, não sinto necessidade de rebater comentários. Prefiro refletir o mais humildemente possível sobre as discordâncias e congruências. Porém,para mim,sobretudo nas regiões densamente povoadas por trabalhadores, um partido não pode depender de uma única liderança. Quanto à tese correta de que “falar depois do ocorrido é fácil”, ela só pode ser considerada como tal ( ou seja, correta) do ponto de vista de um indivíduo. Do ponto de vista de um partido político, portanto de um coletivo de pessoas, hipoteticamente se guiando pelas experiências e ciências políticas, falar “antes” é que importa. É lógico que , ao se considerar o nome de João Paulo Cunha para concorrer à prefeitura de Osasco, alguém, pelo menos um, deve ter chamado a atenção para dois pontos que me parecem importantes: primeiro: o julgamento do “mensalão” ocorreria simultaneamente ao início da campanha eleitoral e ,certamente, o bombardeio midiático repercutiria durante essa fase negativamente sobre a candidatura de Cunha. Segundo: o caso de Cunha recomendava prudência quanto a possibilidade de sua condenação. Em algum lugar do passado, há mais de 3 meses , comentei que para mim alguns réus seriam condenados e que, entre os aliados, justamente João Paulo Cunha me parecia ser o mais vulnerável. Naquele comentário, eu “falei antes” também o que considero mais provável ainda ( o que pode parecer engraçado para muitos que estão se sentindo derrotados): que José Dirceu será inocentado. Pode parecer absurdo, mas eu confio nesse STF. Para mim, é um tribunal diferente dos que conhecíamos em sua composição. Lamentavelmente, João Paulo foi condenado.Mas não o foi porque os juízes se venderam ( não vamos praticar contra os juízes calúnias só porque suas decisões nos contrariaram). Para a maioria deles, os cinquenta mil foi realmente um objeto de propina. Tratou-se de uma decisão questionável, que feriu o chamado “devido processo legal”. Ocorre que decisões subjetivas ( políticas) tomadas no âmbito daquele tribunal não constituem novidade. Eu desisti de tentar influenciar as decisões daquele tribunal. Em minha opinião há 8 juízes que não serão pautados por ninguém. Nem por nós, nem pela mídia. É besteira ficar fechado nesse maniqueísmo. Aquele tribunal tem vontade própria. Se hoje a direita comemora uma vitória, supondo tê-lo domado, amanhã , seremos nós que receberemos a nossa parte.E, em ambos os casos, o resultado se dará por conta de uma tendência política reinante no STF que expressa muito mais um sentimento legítimo presente na sociedade, sobretudo entre os intelectuais progressistas não organizados em partidos, do que o predomínio do PT ou do PSDB/PIG sobre aqueles ministros. A leitura serena que faço da condenação de Cunha pelo STF é a de que esse tribunal buscará ,de fato, colaborar ativamente para combater a corrupção. Assim sendo, a tática neoudenista que parece estar prevalecendo, posto que o condenado é um “petralha”, se verá frustrada quando chegar a vez dos réus do “mensalão tucano”, dos réus que certamente, agora mais do que nunca, serão indiciados pela CPI de Cachoeira e, finalmente, e também certamente, dos réus mais esperados do que nunca que serão indiciados na futura CPI da Privataria Tucana que conquistaremos instalar. MUITO OBRIGADO PELOS COMENTÁRIOS E PELA HONRA!

jaime silva

Peraí, como falar agora é fácil, mas prever essa situação antes era difícil? Qualquer analfabeto político pensaria mil vezes antes de votar no João Paulo Cunha, principalmente porque ele estaria no olho do furação do STF em todo os período eleitoral.
Na verdade, esse lamentável episódio deixa claro o seguinte: a direção do PT (e aí incluo o Lula) infelizmente é corajosa para peitar bagrinhos, mas se acovarda para enfrentar tubarões (como o João Paulo).
Por implicância da direção, perdemos apoios importantes em SP (o que pode comprometer a eleição do Hadad), vimos um cara como o pernambucano Maurício Rands (um dos maiores defensores do governo na CPI do mensalão)abandonar o PT e a política, estamos vendo a disputa sangrenta com o PSB em várias cidades do Nordeste (onde, aliás, o PT corre o risco de perder administrações importantes), apoiamos uma parceria desastrosa com o PSDB em Belo Horizonte. Enfim, burradas e mais burradas, muitas delas patrocinadas (infelizmente) pelo Lula.
A militância foi simplesmente alijada das discussões importantes do partido e aí fica fácil entender porque chegamos a esse ponto de total frustração. Sinceramente, falar agora ficou fácil porque a direção do PT não enxerga e não ouve mais a militância há muito tempo.

José X.

Comentários ridículos, não sei como o Azenha colocu em destaque. Acho que simplesmente ninguém acreditava na condenação do João Paulo, já que simplesmente não existem provas. Mas isso não tem importância para nosso STF paraguaio, onde o que importa é a vontade do PIG. É impressionante a rasteirice e a má-fé desses ministros, que simplesmente ignoram os autos e se põem de quatro perante o PIG…tá me parecendo que tudo isso é preliminar para a prévia condenação do Zé Dirceu, mesmo não havendo absolutamente nenhuma prova contra ele. Agora, é o seguinte, nas próximas indicações para o STF a Dilma deve agir com muito cuidado, para colocar gente que contrabalance o lixo paraguaio que tomou conta desse tribunal.

    Alexandro Rodrigues

    “Falar em perseguição ao PT é coisa de cordeirinho domesticado, que pensa da forma como o chefe barbudo manda. A única certeza que tenho é que a elite do PT ficou deslumbrada com o poder e com a chave do cofre. Desvios aconteceram, que sejam julgados e paguem pelo que fizeram.”.

    Acho que não preciso dizer mais nada…

    roberto vianna

    o teu comentário é na mesma linha que venho colocando com amigos meus.É isso aí,há de se aprender com os erros,e bola para frente.

    LEANDRO

    Tá bom, a esposa dele é filmada no caixa do banco no dia do saque de 50.000, ele diz que ela foi pagar a conta da tv, depois aparece a assinatura dela sacando o cheque e ele conta outra versão, Realmente não existem provas.

dino

refundar…. refundar…. como se fosse facil refundar alguma coisa, por favor, vamos refundar o PT, vcs lembram da refundação do psdbo… refundou com o çerra e o fhgaga, o pfl que refundou como demoniocratas… ah, vamos refundar o Brasil… como o paraguai do Presidente Lugo, que os deputados colorados e o alvaro dias refundam… refundar a alemanha… que saiu hitler, que f.. com os eslavos e balcanicos e entra angela merkadel que, surpresa, f… com os eslavos e balcanicos… que bando de mané que vcs são, não existe refundação, existe REVOLUÇÃO, a destruição da ordem vigente , para substituir por uma nova e purificada ordem.

    Caracol

    Concordo com Dino. Refundar é a mesma coisa que reafundar.

mariazinha

Só quem não quer enxergar ou deleita-se com os acontecimentos não nota que os crimes do PT sempre serão mais graves para a justiça brasileira; até bandidão ligado aos cheirosos recebe melhor tratamento. daniel mendes, roriz e cachoeira que o digam. Outro dia assassinaram um PF ligado à investigação do cachoeira; não o culparam de nada nem aos seus amiguinhos e a cpmi corre insossa. O JP foi pego com uma quantia irrisória e provou de onde veio e que tinha destino; mesmo assim, foi condenado por supremos de frases empoladas e com suas capas de vampiro com narizes empinados para ficarem bem na fita e nos holofotes. Conclui-se que o PT sempre será ppp para a justiça; será sempre culpado. LULA sofreu esse preconceito, na carne. Venceu por ser inteligente e por nosso apoio. Mas a corja de sanguessugas cheirosinhos não desiste. Sabemos bem que acabado o julgamento mais vil da história brasileira, obsceno pela mediocridade dos pareceres de frases empoladas, os iluminados supremos cheirosinhos estarão comemorando ao lado das elites, junto a seus pares branquinhos e cheirosos onde vivem e resfestelam-se nababescamente. Cheirosos nunca vão ser julgados ou condenados mesmo que tenham uma alma demoníaca, cafajeste ou que tenham feito todas as safadezas da privatização tucana: fhc, serra, etc, etc….Um golpe pode estar em suas aspirações, logo em seguida.

    Pimon

    João Paulo não foi julgado, mas SENTENCIADO!

    Fazer um contrato com Valerius para receber 0,5% de comissão?

    Nunca vi, quer em compras, importação, desvio de gasolina, Decex, Petrobrás, BC.

    E isso eu vivi!

sergio a b

Observo que fazer previsões sobre coisas passadas é muito facil.
Para mim e para qualquer um, era inimaginável que o Supremo considerasse auditores do TCU como mais importantes que o relatorio final do TCU. E foi isto o que derrubou João Paulo. Assim , agora é facil falar. Dificil era prever isto antes.
Também para mim era inimaginável outra surpresa. O Supremo até agora desclassificava provas concretas em processos penais,envolvendo reus importantes, se estas provas tivessem sido obtidas de forma ilegal, agora anuncie como teoria moderna em outros paises, que hipótees são mais importantes do que ausencia de provas nos crimes de colarinho.
branco.O que fazer?
Querem outro coelho saido da cartola do Supremo? Tortura é imprescritivel em qualquer tratado internacional, não como uma teoria moderna , mas como fundamento antigo, universal. Para o nosso Supremo sempre havido de teorias modernas no Direito em outras paragens, aqui não se aplica, aqui não vinga. E dái?
A par disto tudo não desculpo o PT. Eu também o recrimino por ser imprudente com a candidatura de João Paulo em Osasco. Infantilidade!!!

pedro – bahia

Os comentários são pertinentes e a possibilidade de condenação era evidente. A direção do PT deveria ter mais cuidado e aguardar o resultado para depois promover a volta do JP à política. Tenho certeza que no partido tem outros nomes capazes. No mais, não adianta chorar o leite derramado e o recebimento de 50 mil pela esposa do político não pode ser negado. A coincidência com o contrato de prestação de serviço com a Câmara de Deputados, também. Não podia colar mesmo a alegação de pagamento de despesas de campanha dois anos antes.
O que surpreende, entretanto, é que o “mensalão tucano” ocorreu primeiro e nem tem data para julgamento. Sem contar que já foi alvo de tratamento diferenciado.

    mariazinha

    Mas caro! Quem não deve, não teme… Talvez ao invés de ser um desmiolado sua consciência poderia estar tranquila; só que as dos supremos não estavam. Ao contrário, tinham suas almas cheias de vaidades e usura, queriam estar bem na foto e nos holofotes da mídia alienígena e com seus pares: as elites cheirosinhas.

paulo Sergio

Esse Dary ou desce … é um ingênuo , querendo se passar por honesto . Que papo é esse , diante desta imensa estrutura pol†ico-partidária , incluindo a mídia . Por favor né ? …

lulipe

Talvez o PT ache que o João Paulo Cunha, primeiro mensaleiro petista condenado,tenha cometido apenas alguns “malfeitos” ou então não sabiam, não viram nada…

    mariazinha

    Não, querido. Poderia apenas ter a consciência tranquila…

    Newton

    Dificilmente JP Cunha teria consciencia tranquila depois das coisas q ele fez…

    Ele poderia, isso sim, apostar na impunidade e na influencia dos ministros petistas no resultado do julgamento.

Marcelo de Matos

Meu caro Darcy. Em primeiro lugar, desculpe por chamá-lo de caro, já que nem o conheço. Em segundo lugar, nem sei se acertei seu sexo, já que Darcy é um substantivo próprio comum de dois gêneros. Eu mesmo tenho uma prima chamada Darcy. Isso, porém, nem vai ao caso. O que quero dizer é que o PT fez muito bem em lançar João Paulo Cunha. Não há, em Osasco, outro candidato do partido com o seu prestígio. O fato de ter sido alvo de investigação não quer dizer nada. Joaquim Roriz foi chamado por alguns jornalistas de “o maior freguês da Justiça brasileira”. Nem por isso deixou de se eleger a vários cargos públicos. Todos os partidos utilizam caixa dois para financiar as campanhas políticas, embora o PIG e os conservadores queiram criminalizar, apenas, as ações do PT. Especialistas em Direito Eleitoral já disseram que, mesmo condenado pelo STF, João Paulo Cunha não será considerado “ficha suja”, vez que sua candidatura já está registrada.

Marcelo de Matos

Diz o comentarista Alexandro Rodrigues: “Vale lembrar que dos atuais 11 membros do Supremo Curral Federal, 8 foram nomeados pelo PT”. O Viomundo deveria tomar mais cuidado em endossar assertivas desse naipe. Partido algum nomeia os ministros do STF que bem entender. A nomeação é um ato administrativo complexo (me ajuda aí: deixei os bancos escolares há muitos anos). Diz o art. 87, inciso XIV da CF: “Compete privativamente ao Presidente da República: nomear, após aprovação pelo Senado Federal, os Ministros do Supremo Tribunal Federal”. Portanto, quem de fato escolhe é o Senado: a nomeação pelo Presidente da República é um ato meramente formal. Lula teve a brilhante ideia de indicar uma mulher e um afrodescendente. Achou que estava fazendo a coisa certa, ou o politicamente correto. Deu no que deu: Dona Rosa e Seu Joaquim são dois teleguiados do PIG. Ele os indicou e o Senado, após sabatiná-los, percebeu que seriam muito bem acolhidos pelo sistema, inclusive pelo PIG.

    Alexandro Rodrigues

    É Marcelo de Matos…

    O Sr. Dias Toffoli foi para o Supremo Curral Federal graças ao seu, como é mesmo… “notório saber jurídico”! Tão notório que nem conseguiu passar para um concurso de juiz federal

    E de Gilmar Mendes, o que dizer? De Adgvogado Geral da União foi catapultado para membro do Supremo por FHC e sua turma, para ser o cão de guarda, o braço jurídico da direta golpista!

    Não sei em qual país você vive. Eu vivo no Brasil…

Francisco

O colega ai faz uma avaliação correta. Os partidos socialistas (trabalhistas, stalinistas, trotskistas, etc.) são, desde sempre, classificados como sendo “de massa” em oposição aos partidos burgueses, em seus vários tipos, como sendo “de quadros”.

No entanto, quando chegam ao poder, os partidos de massas vivem uma paulatina transformação. Sem deixar de ser de massas, adquirem caracteristicas “de quadros”. É um fenômeno politico a ser estudado, até porque, esta na origem do stalinismo (Stalin era, nada mais que um “quadro”, “insubstituivel”, Mao, “grande timoneiro”, etc.

Lula não desviou à direita ou esquerda de onde sempre esteve. Lula (e Dilma) desviaram “para a frente”. A intolerância irritada de Dilma com os grevistas do serviço público é a prova de que, certa ou errada, ela compreende que o tecido é mais complexo do que o xiita petista pensava a quinze, vinte anos. Andou para a frente (concordemos ou não…).

E o PT? ACM diria a João Paulo Cunha: “- Pode ser errado você estar sendo condenado por ser culpado, mas, com certeza o STF estar certissimo de te condenar por não ser um inocente convincente!”. Ou o PT ainda não entendeu que precisa ser vinte vezes mais inocente E CONVINCENTE que a direita?

Ele é culpado de não ser uma esquerda eficaz. E agora? Agora é comer as visceras dos tucanos. Se 50 mil dão seis anos de cadeia, a Privataria tem de dar pena de morte.

    Cesar

    Historicamente, este fenômeno aconteceu por toda a Europa. Basta ver o que eram os partidos social-democrata alemão (fundado por Rosa Luxemburgo) e o trablahista britânico (fubndado por socialistas fabianos) no final do século XIX e o que são estes partidos hoje. O jogo político-partidário é um jogo essencialmente burguês. O partido que se dispoem a participar dele com vistas a eleger parlamentares está, necessariamente, aceitando e endossando o regime polítco burguês.

paulão

A elite achou uma oportunidade para acertar as contas com o PT, a elite não perdoará jamais a eleição de Lula, o PT será punido mais por causa de seus erros do que devido aos erros

carlos dias

Também acho… Se voce está envolvido, ainda que injustamente, deve adotar a prática prudente de esperar ser inocentado para depois se lançar de voltaa vida pública.. Mas creio que no caso do JPC isso foi atenuado pelo fato dele ter sido inocentado pelos pares na câmara..

Leonardo Meireles Câmara

Sem dúvida nenhuma, trata-se de discussão de alto nível (a despeito de certas ironias chulas). Talvez isto ajude alguns a acordar.

Jairo Beraldo

Podem dizer o que quiserem, mas existe uma grande diferença entre a direita e a esquerda: a direita(ou a elite, como queiram), mesmo tendo ódio mortal ao seu par, o acoberta, o acolhe, não o deixa sangrando na beira da estrada; já a esquerda(ou o povão, como queiram),quer puxar o tapete, mata se preciso for, deixa seu par sangrando na beira da estrada(vide caso Celso Daniel e Toninho do PT) ou se esquivam dos pares(vide Zé Caridozo Dantas no inicio do caso mensalão e Tony Malocci como chefe da casa civil, onde dava um no cravo e outra na ferradura). Questão sóciocultural, eu diria.

    Malu Busis

    Estranho imputar ao PT s morte do Celso Daniel e do Toninho. Nada se conseguiu provar das loucuras acusatórias do Ministério Público nesse sentido. Todos os dias pessoas são sequestradas e mortas neste país e em outros também, sem que necessariamente haja motivação política. Recentemente, político do PSDB de uma cidade paulista foi cruelmente assassinado e os fatos, vejam, os fatos – não elucubraçoes, divagações e meras suspeitas – indicam seriamente ter sido mando político e mesmo assim, não vejo mais ninguém falando sobre isso. Agora, sobre os mortos do PT, mesmo, com investigação até da PF, nada se conseguiu provar, mas fica essa perseguição difamatória. “É dose pra elefante”!

    Jairo Beraldo

    Eu não IMPUTEI ao PT a morte de ambos petista, mas IMPUTEI a covardia de não ser cobrada uma elucidação mais consistente dos dois casos pela cúpula petista…um muleque matou Daniel(SIC)…e o Tonin(????). Onde estão os cunpanherus??? Coloquei isto!

Julio Silveira

A primeira opinião do Darci é coincidente com a minha, a opinião do alexandre parece com a minha em alguns pontos, já com a replica do Darci concordo muito pouco.

vinicius

Darcy, seu texto é ímpar.
Parabéns.

Deixe seu comentário

Leia também