Lassance: Hora de mandar para o espaço o presidente da Câmara

Tempo de leitura: 4 min

Lassance: Henrique Alves, o pior presidente da Câmara desde Severino

Hora de mandar presidente da Câmara para o espaço

por Antonio Lassance, em Carta Maior

Desde que o primeiro astronauta brasileiro se aposentou, já passou da hora de arranjarmos um substituto. Minha sugestão é o atual presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves. Ele já parece bastante treinado para a tarefa, na medida em que a noção de gravidade já não faz mais efeito sobre as coisas que faz e fala.

Na semana em que o Brasil se despedia de 2013, Alves fez um pronunciamento em rede nacional de rádio e TV para falar do que a Câmara fez e do que pretende fazer em 2014.

Em seu pacote de Natal, Alves colocou como prioridade a sua reforma política.

Quem diria? Em ano eleitoral, com esforço concentrado e recesso prolongado para que os parlamentares façam campanha, Alves fez uma aposta ousadíssima. A reforma anunciada tem como pontos prioritários:

– O financiamento das campanhas;

– A reeleição do Executivo;

– O fim do voto obrigatório.

No pronunciamento, essas questões vieram empacotadas sob o slogan “o poder dos brasileiros”, possivelmente para aproveitar o período natalino, quando as pessoas ficam um pouco mais propensas a acreditar em Papai Noel.

O financiamento de campanha de Alves é a defesa intransigente e apaixonada de que os políticos continuem autorizados a receber grandes somas de dinheiro vindas de empresas.

Tanto Henrique Eduardo Alves quanto Renan Calheiros, outro que gosta de voar e também poderia ser posto na fila de nosso programa espacial, indignaram-se com o fato de o Supremo Tribunal Federal (STF) estar prestes a proibir o financiamento de empresas a campanhas políticas. Dos 11 ministros do Supremo,  quatro já encaminharam a favor da proibição. A decisão final do STF pode ter um grande impacto na sorte (ou azar) de muitos candidatos. Tomara.

O tópico que pretende proibir a reeleição para cargos do Poder Executivo (presidente da República, governadores e prefeitos), deixa a pergunta no ar: e por que não para o Legislativo? A reeleição no Executivo é limitada a uma única vez consecutiva. Nem isso o Legislativo cogita para si próprio?

Será que esse bloqueio mental do presidente da Câmara para uma proposta dessa natureza tem algo a ver com o fato de ser ele deputado federal há quatro décadas (desde 1971), ininterruptamente? Se houvesse limitação aos mandatos parlamentares, o grau de renovação congressual seria maior. Contribuiria em parte com o desejo de muitos brasileiros de mandar uma parte da política tradicional para outros planetas – nem que fosse por um intervalo de quatro anos.

A defesa do voto facultativo virou o atalho pelo qual os políticos mais tradicionais querem transformar a revolta popular em apatia, trocando manifestação nas ruas por abstenção eleitoral.

Enfim, o fato é que vem aí um pacotão de reforma política, a ser levado a plenário entre março e abril de 2014. Prepare o seu coração. O pacotão preparado sob a batuta da pior presidência da Câmara desde Severino Cavalcante coloca a política na contramão do bom senso e tende a torná-la menos participativa e ainda mais dependente do poder do dinheiro do que já é.

A única defesa contra o rolo compressor que vem por aí depende de se levar a disputa na Câmara às últimas consequências. Significa manter a Casa, sob a presidência de Alves, como tem sido nos últimos meses, tal e qual uma mula empacada.

Dilma usou, para isso, o poder que a presidência da República tem de pedir urgência na tramitação parlamentar de projetos do Executivo. É o caso do projeto do marco civil da internet. Sem acordo, o projeto empaca as votações do Congresso. É ruim, pois questões importantes, a começar da própria regulamentação da internet no Brasil, ficam sem decisão.

Mas é melhor do que projetos que piorem o que já não está bom. Até as eleições, a presidência vai ter que se virar mais com decretos do que com medidas provisórias e projetos de lei. A não ser para sinalizar sua agenda, mas deixando tudo para votar, com segurança, em 2015, com uma nova correlação de forças. Essa agenda também funcionaria como parte do próprio programa eleitoral de Dilma.

Sobre reforma política, uma grande responsabilidade recai sobre o PT, que é o maior partido da Câmara. O PT precisaria fazer maioria para derrotar a pauta-bomba de Alves ou, pelo menos, mobilizar outros partidos e rachar o PMDB para obstruir votações. Teria que começar enquadrando seus parlamentares, como Cândido Vaccarezza (PT-SP), que preside de bom grado a comissão que é a menina dos olhos do presidente da Câmara. De bem com Alves e às turras com o PT, Vaccarezza é justamente o encarregado de embrulhar o pacotão do presidente da Câmara .

Ou seja, o ano começa de cabeça para baixo. O PT, que tem no PMDB seu principal aliado e passou 2013 reclamando do STF, terá que derrotar o PMDB na Câmara, sem dó nem piedade, e defender o STF, com unhas e dentes, por fazer aquilo que o Legislativo se mostrou incapaz: colocar fim ao enrosco de gafieira em que se meteram os partidos e seus políticos, em seus ternos engomados, com as empreiteiras, os bancos e as grandes empresas concessionárias de serviço público, que usam minissaias convidativas, espartilhos cheios de dinheiro e desfilam  de salto alto pelos corredores e lobbies do poder.

 Antonio Lassance é doutor em Ciência Política.

Leia também:

Hildegard Angel: ‘Não estou vendo fantasmas; o Projeto do Mal de 64 ganha corpo’


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Gabriel

Interessante o texto. Mas o que mantém os políticos tradicionais no poder é justamente o voto obrigatório, infelizmente. Saiba mais sobre o assunto em http://www.ronaldobrasileiro.com.br

Robynson

A todos do blog,

FELIZ 2014!!

Robynson

Azenha e Conceição,

Que tal após TSE regulamentar todos os candidatos à eleição 2014 o blog elaborar uma planilha destes com seus dados: biografia, quantos projetos em pró do povo ou da elite/PIG, procesos judiciais e etc. Assim os internautas terão como votar consciente.

    Conceição Lemes

    Otima ideia, Robynson. Valeu. Abs e Feliz 2014

Bernardino

Nao se faz reforma politica com VOTINHOS em uma democracia Chula dessa que temos.REforma se faz com Processo Politico revolucionario e apoio de um povo consciente.Acontece que a Cultura POrtuguesa ja esta exaustivamente comprovada que nao tem futuro pq é fruxa,Corrupta e antipatriota

Quem nasceu pra Lagartixa nunca chega a JACARÉ!!!!!

Aproveito pra desejar ao BLOG,Azenha,Conceiçao e CIA BELA os votos de um prospero 2014 com muita independencia sem as cores do Chapa Branquismo e puxa saquismo presentes em outros BLOGS. Sinceros VOTOS!!!!!!!

Apolônio

Esses políticos tem que ser tirados através do voto. Temos que usar a internet para alertar o povo eleitor sobre determinados políticos. Esse pessoal governa com qualquer partido, só tem um detalhe com o PT, eles aderem. mas quem governa é o PT. Se não fosse assim eles não teriam aprovados vários projetos de interesse da população e contrários muitas vezes aos seus que o governo manda para o Congresso. Infelizmente eles estão aí, depende do eleitor para tirá-los. Vamos fazer nossa parte, a internet está aí. Quanto ao voto facultativo, eu já fui favorável, hoje, eu mudei de ideia. O voto facultativo em minha opinião, vai favorecer a corrupção do eleitor. Já que ele não é obrigado a votar, ele só o fará, mediante alguma recompensa. Com o voto obrigatório ele tem que ir mesmo, pode até pedir alguma coisa, mas isso vem mudando paulatinamente. Com o voto facultativo, a coisa muda. Num feriado, num dia chuvoso, o cara não vai querer sair para exercer seu direito de cidadania, ai, teremos eleições com poucas presenças, mas com presença mais marcante da classe mais abastada que vai querer influir no cenário eleitoral de maneira mais incisiva. No Chile os legisladores já querem mexer no voto facultativo, isto é, voltar ao que era.

arissio

faltou eleicao no stf e tira o cherife da direita o barbosinha dela

JACÓ

LULA é o DEUS VIVO da politica mundial e psdb é a ameba da politica regional. Tenho dito…

Bonifa

É óbvio que não queremos a Reforma Política de Henrique Alves. Ele vai ter que engolir uma reforma séria, poderá ser a reforma proposta pelo PT. Mas será necessária também, talvez não agora, uma profunda reforma do judiciário. E quem lá está não terá o privilégio de dizer como quer esta reforma, assim como Henrique Alves não tem o mínimo direito de impor sua reforma política.

Elias

Foi contra esse tipo de político, “deputado federal há quatro décadas”, parasitas da nação, que os jovens saíram às ruas em junho de 2013. Está mais do que tarde para fazer o que o Antonio Lassance sugere: “mandar para o espaço o presidente da Câmara” e junto o presidente do Senado e mais “300 picaretas” de vários partidos, inclusive do PT.

Francisco

O pequeno-burguês, pensa que se parar de votar o Brasil vai virar a Califórnia.

Esse é o grau de profundidade sociológica da nossa intelligentsia “moderninha”…

Quando à burguesia (a de verdade, que anda de “helipóptero”), digo e repito há anos o seguinte alerta:

Se o voto no Brasil for facultativo, o primeiro presidente eleito será Stédille do MST.

O MST é a única agremiação no Brasil com disciplina para ir em peso às urnas.

Por mim, tudo bem, mas depois não reclame…

    assalariado.

    Conceição/ Azenha cade meu comentário resposta para o Francisco.

    As 9: 05 hs da manha.

    Obrigado.

    Conceição Lemes

    Assalariado,não chegou até aqui. Pesquisei no spam. Nada. Desculpe-nos pelo transtorno. Seria possivel vc enviá-lo novamente? abs e Feliz Ano Novo

    assalariado.

    Francisco, mesmo que, o voto seja facultativo, mesmo que, o MST seja o movimento social ‘mais’ organizado, fico cá eu pensando.

    Ora, seu comentário é contraditório, visto que, se o MST, fosse do tamanho que você diz, a bancada ruralista/ agronegócio não teria por volta de 117 parlamentares, no congresso.

    Minha parceira é nordestina. Sempre comenta que, nos latifúndios da vida, quem manda mesmo na hora do voto é o latifundiário e seu gerente da vez.

    Então, de repente, está mais do que na hora do MST, esquerdas e movimentos sociais (COMEÇARMOS) a trabalhar melhor, nas bases e na sociedade, esta questão de (HEGEMONIA) politica, não é mesmo?

    Abraços, e muita saúde pra todos nós. Feliz Ano novo!

Rodrigo Lima

Nosso Legislativo é abaixo da crítica. Nosso Judiciário é aquele que distorce o ordenamento jurídico a seu bel prazer. E nosso Legislativo é medíocre. Mesmo eu tendo votado em Dilma, devo confessar que ela tem dedo podre para escolher quem a assessore. Ministros inoperantes e/ou deslumbrados com a mídia minam qualquer tentativa de um bom trabalho.

    Rodrigo Lima

    Consertando, nosso EXECUTIVO é medíocre.

assalariado.

Esta é a ficha corrida desse sujeito. Teremos que mostrar para o povão, quem é ele e, a que classe social defende politicamente no congresso.

O nome deputado Henrique Alves é apenas o nome fantasia mas, na vida real, atua e trabalha pelos interesses imediatos da burguesia das comunicações e da burguesia do latifúndio/ Agronegócio. Isso mesmo, pertence a classe dos exploradores dos assalariados, não é mesmo?

Aqui está:

(Detém concessão de radiodifusão e é proprietário rural).

Mais informações eleitorais sobre Henrique Eduardo Alves:

http://www.excelencias.org.br/@parl.php?id=416&cs=1&est=0&part=0

É a (HEGEMONIA), na luta de classes, estúpidos!

lulipe

Não é esse que tem tem o apoio do PT???

    renato

    Se o PT apoia, você tem que perguntar se LULA apoia.
    Se LULA apoia, tá apoiado…entendeu.
    E você não é PT, não se envolva.

    Gronba

    Não é só o Vacareza que namora com o pig, Lula assistiu palestra de setor do pig que é contra a Petrobras e a favor dos juros 45 %.

FrancoAtirador

.
.
Sonho Meu
(Dona Ivone Lara/Délcio Carvalho)

Sonho meu, sonho meu
Vai buscar quem mora longe
Sonho meu
Vai mostrar esta saudade
Sonho meu
Com a sua liberdade
Sonho meu
No meu céu a estrela guia
se perdeu
A madrugada fria
só me traz melancolia
Sonho meu

Sinto o canto da noite
Na boca do vento
Fazer a dança das flores
No meu pensamento
Traz a pureza de um samba
Sentido, marcado de mágoas de amor
Um samba que mexe o corpo da gente
E o vento vadio embalando a flor

Sonho meu, sonho meu
Vai buscar quem mora longe
Sonho meu
Vai mostrar esta saudade
Sonho meu
Com a sua liberdade
Sonho meu
No meu céu a estrela guia se perdeu
A madrugada fria só me traz melancolia
Sonho meu

(http://www.youtube.com/watch?v=bxDKAsny76A)
(http://www.youtube.com/watch?v=GTKhvj-ZeUE)
.
.

    renato

    Meu pai naquela época, cantava assim…
    SÓ NO MEU…SÓ NO MEU…

Urbano

De onde saiu há mais, muito mais alvissareiros…

Zilda

Fora Vacarezza! Quinta coluna encarregado de fazer o serviço sujo para o Pemba- apelido do PMDB no Tocantins. O Pt precisa agir contra esse Vacarezza para o pArtido não bagunçar de vez.

João Ghidetti

Que “legal” vai ficar essa reforma. É muita cara de pau desse “defensor dos direitos” dos pobres políticos, é por culpa de políticos desse naipe que o PIG deita e rola.

    leandro

    Esse aí tem o apoio total do PT. Não reclame.

Deixe seu comentário

Leia também