Kotscho, sobre a entrevista de Lula ao Uol: ‘Banho de esperança num país em depressão profunda. Há luz no final do túnel’; vídeo

Tempo de leitura: 2 min

Da Redação

Na manhã dessa quarta-feira, 27/07, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva concedeu ao Uol a sua primeira entrevista exclusiva após ser confirmado candidato oficial do PT.

Os jornalistas Kennedy Alencar, Alberto Bombig e Carla Araújo foram os entrevistadores.  

“Tudo foi perguntado, e nada ficou sem resposta”, observa o jornalista Ricardo Kotscho, colunista do Uol.

“Foi acima de tudo uma declaração de amor ao Brasil e uma profissão de fé no seu povo, um banho de esperança num país em depressão profunda”, resumiu no Balaio do Kotscho os 100 minutos da sabatina. 

Com o olhar privilegiado de quem acompanha trajetória de Lula há mais de quatro décadas, Kotscho avalia que “há luz no final do túnel”.

Lula não falou nada de muito diferente do que já dizia no estádio de Vila Euclides, em São Bernardo, antes da criação do PT, durante as greves dos metalúrgicos, nos anos 1970, quando reivindicava melhores condições de vida para os trabalhadores num país rico de povo pobre.

Hoje, como na sua primeira campanha para presidente, em 1989, ele quer garantir três refeições por dia para os brasileiros, com direito a trabalho e renda decente para todos, que é o que não temos mais. Não é pedir muito, convenhamos.

Com os pés no chão, ele sabe que o desafio agora é muito maior, porque quem se habituou a comer carne boa, viajar de avião, andar de carro e botar filho na faculdade não se conforma com o retrocesso dos últimos anos, e se criou uma expectativa muito grande com a volta de Lula. Vai demorar um bocado para o Brasil voltar a viver como no início dos anos 2000, quando havia esperança de um futuro melhor.

Devolver a esperança para esse povo não será fácil, e a campanha eleitoral de 2022 tem que servir principalmente para isso: o brasileiro voltar a confiar no próprio taco e ter novamente orgulho do Brasil.

Para quem anda desanimado da vida e acha que o Brasil não tem mais jeito, como tantos amigos meus, recomendo  assistir a essa entrevista no UOL. Há luz no final do túnel.

Não se trata mais de uma disputa entre centro-esquerda e extrema-direita, o bem e o mal, civilização e barbárie, mas de uma questão de sobrevivência do país como Nação independente, dos seus habitantes e da democracia.

Leia também:

Grupo Práxis: Manifesto em defesa da educação, do ensino e da pesquisa pública no Brasil

‘Carta aos Brasileiros’ em defesa da democracia e respeito ao resultado das eleições. Leia a íntegra, você pode assinar

 


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Zé Maria

Excerto

“Lula não falou nada de muito diferente do que já dizia … nos anos 1970,
quando reivindicava melhores condições de vida para os trabalhadores
num País Rico de Povo Pobre.”

.
Comentário

“País Rico de Povo Pobre”:
Na época da Ditadura Militar
como no tempo do Bolsolão.

Zé Maria

https://pbs.twimg.com/media/FYnzVRYX0AA11CU?format=jpg

https://pbs.twimg.com/media/FYnzVRYXoAAEyBQ?format=jpg

“Emocionante encontro de @LulaOficial
com a Vice Presidenta da Colômbia
Francia Márquez.
Foi histórico presenciar o diálogo do
Maior Líder Popular da América Latina
com uma Jovem Mulher Negra q ascende
na Liderança Política!”

Deputada Federal Gleisi Hoffman (PT/PR)
Presidenta do Partido dos Trabalhadores (PT)

https://twitter.com/Gleisi/status/1552039101012054016

Deixe seu comentário

Leia também