Kennedy Alencar: Os ‘legalistas’ da cúpula militar ficaram na moita, dando tempo para que Bolsonaro e seus fascistas consumassem o golpe

Tempo de leitura: 2 min
Kennedy Alencar: ''Volta a circular na praça a tese de que o golpe de Bolsonaro não se consumou devido à recusa de parte da cúpula das Forças Armadas. É mentira! Foto: Reprodução

Kennedy Alencar (@Kennedy Alencar)*, no X, sugestão de Julian Rodrigues

Operação da PF derruba tese de militares legalistas. Omissos e covardes, não deram voz de prisão a golpistas nem denunciaram trama contra democracia. Investigação de hoje [ontem] aproxima ainda mais Bolsonaro da cadeia. Democracia não pode tolerar quem deseja destruí-la.

***

Volta a circular na praça a tese de que o golpe de Bolsonaro não se consumou devido à recusa de parte da cúpula das Forças Armadas. É mentira.

Convidados e pressionados a dar um golpe, os “legalistas” do Alto Comando do Exército não deram voz de prisão aos golpistas nem denunciaram a tramoia. Ficaram na moita. Aguardando exatamente o quê?

Na verdade, traíram a Constituição naquele momento, dando tempo para que Bolsonaro e seus fascistas civis e militares tentassem consumar o golpe.

Ao mesmo tempo, protegeram e toleraram acampamentos golpistas até 08/01/22, apesar do resultado cristalino do segundo turno em 30/10/22.

Que o Brasil não se engane. O golpismo continua vivo nas Forças Armadas.

Lula erra ao bancar a estratégia acomodatícia de Múcio. No momento, tentam vender como um “avanço” a ordem do comandante do Exército, Tomás Paiva, para que o golpe de 64 não seja celebrado nos quartéis. Ora, celebrar um golpe contra a democracia seria crime.

Nos 60 anos do golpe de 64, o governo Lula deveria cobrar uma autocrítica e um pedido de desculpas dos militares. A operação da PF de hoje aproxima Bolsonaro e seus golpistas da cadeia. As provas estão sendo fortalecidas para mandar todos eles para o xadrez. Isso é ótimo.

A democracia não pode tolerar quem ameaça destruí-la. O Genocida tem de ir para a cadeia para que nunca mais um presidente, usando todos os instrumentos do seu cargo, trame contra a democracia. Por último, nada de passada de pano para os militares.

O golpe não aconteceu porque não havia condições objetivas.

O Brasil de 2022 não aceitaria. Tampouco havia apoio internacional, como em 64.

Logo, a vitória da democracia não foi uma concessão de supostos legalistas, pois estes se comportaram com covardia e omissão.

*Kennedy Alencar é jornalista dedicado principalmente aos assuntos políticos e econômicos.  Tem 30 anos de profissão, com passagens pela Folha de S.Paulo, SBT e CBN. Atualmente, está no UOL e na RedeTV!

Leia também

Manuel Domingos Neto: As Forças Armadas e a preservação das corporações

Jeferson Miola: O primeiro degrau da responsabilização dos militares

Valter Pomar: Hamilton Mourão não é uma vaca fardada


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

marcio gaúcho

Os azeitonas verdes e gordos não enganam mais ninguém! São conspiradores, sim senhor! E os “kids pretos”? Que palhaçada! Só podiam ter brotado de mentes imbecis e doentes!

Zé Maria

É Evidente – e até Óbvio – que Bolsonaro não daria um Golpe Sozinho.

Zé Maria

Tanto que os Comandantes dos Quartéis
não expulsaram os Golpistas Reacionários
Acampados em Frente aos QGs em Várias
das Principais Cidades do País.

Zé Maria

Tal como em Março/Abril de 1964.

Deixe seu comentário

Leia também