Jeferson Miola: Oligarquia descobriu no antipetismo o elixir de sua longevidade

Tempo de leitura: 3 min
Foto: Alan Santos/PR

A eleição e o período de derrota popular

Por Jeferson Miola, em seu blog

É preciso ir além da conjuntura eleitoral e emoldurar a análise da eleição municipal dentro deste que é um período histórico de profunda e brutal derrota popular no Brasil.

A análise periodizada é uma chave para se apreender os elementos estruturais que contribuíram para mais um episódio eleitoral desfavorável à esquerda e ao campo progressista.

Este período histórico se caracteriza pela derrota não só do campo progressista e popular, mas da democracia e do Estado de Direito.

Esta derrota se iniciou no processo coordenado de desestabilização dos governos petistas e de conturbação do ambiente político a partir de 2012/2013, quando houve o julgamento midiático do chamado “mensalão” [2012] pelo STF e, na sequência, as “jornadas de junho” [2013] incensadas pela Globo.

O lançamento da Lava Jato [2014], o impeachment fraudulento da Dilma [2016] e a condenação e prisão ilegais do Lula [2018] ditaram de modo irreversível o avanço autoritário e conservador no país.

Hoje não há democracia efetiva no Brasil.

O sistema de justiça foi metodicamente corrompido por dentro por agentes inescrupulosos a serviço de interesses estrangeiros, antinacionais e, naturalmente, também partidários e pessoais.

Segue vigente um regime de Exceção no qual as instituições legislativas, políticas e judiciais “funcionam normalmente”, sob tutela militar, e atendem a diretrizes de reprodução endógena da ordem fascista numa dinâmica de golpe continuado; de golpe dentro do golpe.

A omissão do TSE em relação à fraude eleitoral que elegeu Bolsonaro e Mourão; a conivência do Congresso com os crimes do Bolsonaro; a blindagem do clã miliciano e a letargia do STF acerca da suspeição do Sérgio Moro, são algumas das evidências mais vistosas deste regime.

Profundamente frustrada com a derrota do tucano Aécio Neves em 2014, no pleito de 2016 a oligarquia mobilizou sua artilharia de guerra [Lava Jato + aceleração do impeachment] para combater o PT e a esquerda.

Com a missão cumprida, avançou perpetrando novas fraudes e ilegalidades – como a prisão do Lula 2 anos depois – para colocar em marcha o plano de tomada de poder, finalmente concretizado com Bolsonaro por meio da farsa eleitoral de 2018.

O gangsterismo político surtiu efeito. A votação do PT em 2016 despencou de 17,2 milhões de votos obtidos em 2012, para 6,7 milhões.

De 630 prefeituras conquistadas pelo Partido em 2012, o PT baixou para menos da metade [255] em 2016.

E agora, no 1º turno de 2020, o PT reduziu em 32% o número de cidades que passará a administrar [174], em que pese ter aumentado em cerca de 200 mil votos a votação na legenda em relação a 2016.

Os partidos de centro-esquerda [PDT, PSB e REDE], que em 2016 ficaram imunes ao tsunami, nesta eleição de 2020, contudo, sofreram o efeito tardio, e perderam 1/3 dos votos feitos em 2016, respondendo pela maior derrota eleitoral específica no campo progressista.

O deslocamento de bases progressistas para a direita tradicional e, inclusive, para a extrema-direita, teve seu ápice na eleição geral de 2018, quando foram eleitos, além do Bolsonaro, governadores, senadores e deputados fascistas e ultra-reacionários, estabelecendo a atual correlação de forças notoriamente desfavorável ao campo popular.

Nesta eleição de 2020, quase todos candidatos apoiados pelo Bolsonaro perderam. O cenário resultante, assim, é de [1] derrota do Bolsonaro, [2] fortalecimento da direita tradicional, [3] desempenho estacionário da esquerda em relação a 2016, e [4] queda da centro-esquerda.

A derrota pessoal do Bolsonaro não significa, entretanto, a derrota da agenda bolsonarista ultraliberal, que é unanimemente aprovada pelo Congresso no contexto do pacto oligárquico de dominação racista, antipopular e antinacional que une todas frações da classe dominante num inaudito processo de devastação da soberania nacional.

O elemento estratégico comum da pregação conservadora e reacionária continua sendo, fortemente, o antipetismo.

Antipetismo já não significa apenas destilar ódio contra o PT; se tornou uma designação genérica para anticomunismo, racismo, misoginia, machismo, LGBTQ+fobia etc.

É uma arma genérica que serve para atacar qualquer pessoa com uma visão de mundo democrática, plural, justa, e que defende valores civilizatórios e humanistas.

A oligarquia dominante descobriu no antipetismo, no preconceito e na estigmatização fascista dos seus inimigos de classe o elixir para sua longevidade.

Quando o adversário/inimigo é progressista, o código de guerra antipetista é o remédio eficaz.

Até mesmo para a centro-esquerda, como fez o jovem candidato peessebista do Recife, que não hesitou em se servir do cardápio fascista para desconstruir a oponente petista com um método imundo e vomitável.

Segmentos extremistas da oligarquia se refugiam no subterrâneo das igrejas neopentecostais, do sectarismo religioso, dos grupos fechados de estilo maçônico e nas redes sociais, de onde promovem uma guerra antipetista virulenta e suja todo dia, 24 horas por dia.

Esta ação permanente e sistemática, operada em conexão com agentes da extrema-direita internacional, tem sido notavelmente eficaz no Brasil.

A eleição municipal de 2020 fortaleceu a oligarquia que executa a agenda destrutiva em curso no país.

A tarefa prioritária das direções partidárias e dos movimentos progressistas é juntar-se numa Mesa Política comum para decifrar a mecânica do atual período e colocar em prática, urgentemente, uma atuação unitária para enfrentar e deter o fascismo e sua agenda destrutiva, que avançou e se fortaleceu ainda mais na eleição.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Henrique Martins

https://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/dois-dias-depois-da-eleicao-doria-acaba-com-o-jantar-para-pobres-no-bom-prato/

Elementar meu caro Watson. Pobre, preto e mulher nesse país só serve para votar, na direita, é claro.

Henrique Martins

https://www.brasil247.com/brasil/apos-reacao-de-reitores-mec-recua-e-desiste-de-retorno-das-aulas-em-janeiro

Isso é uma imposição bizarra do chefão dele.
Essa turma não tem uma grama de colhões para contrariar esse genocida.
Nenhum genocida chega a esse status se não tiver homens fracos para sustentarem seu poder ajoelhando no milho ou talvez até no arame farpado.
Tenho pena da alma daqueles que ajudam a destruir um país por causa de um cargo, seja ele qual for.

Henrique Martins

https://www.brasil247.com/brasil/doria-diz-que-psdb-esta-na-mesa-principal-para-enfrentar-bolsonaro-e-a-esquerda-em-2022-viwj3wvb

Então tá Doria. O chefão mor do PSDB acha que temos que ter paciência com Bolsonaro e é contra um impeachment dele. Que diabo de oposição é essa do PSDB? O homem está destruindo o país e vocês não fazem nada. Enquanto Guedes estiver fazendo o trabalho sujo está tudo bem não é?
A propósito, se o PSDB for com o senhor de candidato podem ter certeza que vocês já perderam as eleições.

Henrique Martins

https://www.diariodocentrodomundo.com.br/eurodeputado-conservador-preso-em-orgia-estava-com-24-homens-e-tentou-fugir-pela-janela/

Não me surpreende que o sujeito seja conservador. Essa turma é toda hipócrita. Usam o falso moralismo na sustentação da politicalha deles. O filho do presidente que o diga. Enquanto o PT era o ladrão, o Flávio fazia rachadinhas surrupiando os cofres públicos. Ordinários.

Henrique Martins

https://www.brasil247.com/coronavirus/pazuello-diz-que-brasil-tera-no-maximo-tres-opcoes-de-vacinas-contra-a-covid-19-0xzpwf0j

Isso aqui é para ter uma justificativa para não adotar a vacina chinesa conforme seu chefe quer Pazuelo?
Vai continuar como ministro de fachada apenas recebendo salário acumulado com o salário de general?

Romeu

Lula teve a oportunidade de esmagar a cabeça da serpente que domina o Brasil. Não fez. Pensou que usando a democracia teria o domínio da situação. A Globo o colocou na cadeia. Agora com a esquerda ainda mais dividida por seus caciques, teremos mais 40 anos de dominação e entrega do Brasil.

Sandra Rezende

Antipetismo é luta de classes

Henrique Martins

https://noticias.uol.com.br/colunas/rubens-valente/2020/12/01/lista-monitoramento-redes-sociais-governo-bolsonaro.htm

De duas uma: ou os caras são tão incompetentes que não conseguem fazer nem uma lista de detratores ou essa lista foi vazada pelo próprio governo para aterrorizar alguns deles. Afinal, faltou o mais inteligente. Daí eu pergunto: Quem tem medo de Reinaldo Azevedo?

Zé Maria

“Construamos a Nova Justiça Social,
assumindo que a Tradição Cristã
nunca reconheceu como Absoluto
e Intocável o Direito à Propriedade
Privada.”
Jorge Mario Bergoglio,
Papa Franciscus
http://www.vatican.va/content/francesco/pt.html

A Caridade Cristã inclui a Divisão e a
Repartição da Propriedade Privada.
Sagrada é a Solidariedade Humana.

Zé Maria

Não adianta o Boi Lerdo do TSE vir dizer ‘foi tudo bem’.
Ao menos, em Porto Alegre, em São Paulo e no Recife
foi a vitória da Anti-Ética, da Imoralidade e da Infâmia,
como aconteceu no Pleito de 2018 em Nível Nacional.

Zé Maria

Analisando a História do Brasil, verifica-se que
um Partido de Centro-Esquerda, como é o PT,
eleger @ Presidente da República por quatro
mandatos consecutivos, foi um ponto fora da
curva, porque no País das Oligarquias e Cartéis,
dos currais eleitorais e da compra de votos, a
regra em eleições é: Trabalhador vota em patrão,
Mulher vota em homem, Negro vota em branco
e Pobre vota em rico.
As 630 Prefeituras Conquistadas pelo PT em 2012
foram por causa das Boas Administrações que os
Governos Petistas, de Lula e Dilma, vinham fazendo
desde 2003. Isso foi inadmissível às Oligarquias que
foram desbancadas do domínio político no País.
Três Mandatos Consecutivos da Centro-Esquerda
foi o máximo que a Direita conseguiu suportar.
Direita, aliás, que nunca teve escrúpulos em usar
como armas eleitorais a Mentira, a Perseguição,
a Calúnia, a Difamação e o Golpe à Democracia.

Que a Esquerda não espere para 2022 que essa
Corja de Inescrupulosos que detém o Poder
Político, Econômico, Religioso, Militar e Judicial
vá entregar a Rapadura. Eles já ficaram 40 anos
sem largar o osso. E mesmo assim, depois disso,
estiveram infiltrados nos Governos Populares que
foram golpeados pelos facínoras de sempre.

Zé Maria

Nem o Jorge Bornhausen, do PFL hoje DEM,
no auge do desgoverno FHC, imaginaria
um quadro como esse para a Esquerda.

Zé Maria

Excerto

“O elemento estratégico comum da pregação conservadora
e reacionária continua sendo, fortemente, o antipetismo.

Antipetismo já não significa apenas destilar ódio contra o PT;
se tornou uma designação genérica para anticomunismo,
racismo, misoginia, machismo, LGBTQ+fobia etc.

É uma arma genérica que serve para atacar qualquer pessoa
com uma visão de mundo democrática, plural, justa,
e que defende valores civilizatórios e humanistas.

A oligarquia dominante descobriu no antipetismo, no preconceito
e na estigmatização fascista dos seus inimigos de classe
o elixir para sua longevidade.”
.
.
Sob esse aspecto, o DD, o Moro e os Empresários de Comunicação
foram os grandes vencedores das Eleições Municipais.

Henrique Martins

https://www.facebook.com/100002071596341/posts/3592587164153635/

Enquanto isso o processo de suspeição do dito cujo está na gaveta.

baader

1. acabar com guardas minucipais é tarefa da esquerda. bando de covardes que se arvoram o direito de tocar o terror fascista nas cidades. e o 247 toca no assunto como demérito do prerfeito de Criciuma ter feito exatamente isso: acabar com tal milícia. como se fossem enfrentar os criminosos assaltantes de ontem. (se não forem os mesmos demitidos…). com uma imprensa “progressista” assim… não vamos além do brejo.

Deixe seu comentário

Leia também