Janio de Freitas: A conivência de Michel Temer com degradação promovida por Eduardo Cunha

Tempo de leitura: 3 min

temer-e-cunha

 Eduardo Cunha no Planalto

Janio de Freitas, na Folha de S. Paulo

A responsabilidade é em tudo idêntica: também Michel Temer liberou verbas pela modalidade das ditas “pedaladas fiscais”, que os advogados Hélio Bicudo, Miguel Reale Jr. e Janaina Paschoal invocaram para a proposta de impeachment de Dilma –e, sem o saber, puseram o vice-presidente sob a mesma ameaça que quiseram criar para a presidente. Logo, se as tais “pedaladas” forem motivo para destituir Dilma, o mesmo destino estará aberto a Temer. E o presidente da Câmara será o seguinte, na hierarquia constitucional das sucessões, a receber a Presidência da República. Você já sabe um pouco de quem se trata.

As “pedaladas” do vice, reveladas pelo jornal “O Estado de S. Paulo” anteontem, têm três agravantes que negam a alegada ingenuidade de Temer ao assinar os créditos suplementares. São pelo menos sete atos, não um ato ocasional. O montante não é coisa que um presidente, apesar de interino, devesse assinar sem noção do que faria: R$ 10,8 bilhões. Se “pedaladas” deste ano agravam para Dilma, também o fazem para Temer, que as assinou em 2014 e 2015.

Vê-se que Temer, o decorativo, não o é na medida em que diz. O que não impediria seu sentimento de suscitar em Dilma “absoluta desconfiança”. Se assim foi “sempre”, como diz sua carta à presidente, autoriza uma pergunta e uma dedução: por que, então, candidatou-se à reeleição de vice de Dilma e se mostrou um candidato tão empolgado? Inclusive na posse, em que se fez acompanhar do seu lado de fato decorativo. Ou foi um candidato hipócrita ou é inverdadeiro agora. Duas hipóteses que recomendam economia de confiança.

Agora mesmo, como presidente do PMDB, Michel Temer tem óbvia conivência com as atitudes do seu subordinado partidário que, também com contribuição sua, detém a presidência da Câmara. Temer, o fisiológico, que só se mostrou interessado em cargos –seu método também quando “coordenador político” do governo–, não é isento de responsabilidade na criação e no prolongamento da crise política que agrava a crise econômica. E desmoraliza mais o país.

Sem uma só palavra do presidente do PMDB contra a degradação da Câmara e da Constituição, o Conselho de Ética fez nesta quarta (9) a sexta tentativa de decidir entre aceitação ou recusa de “investigação” sobre Eduardo Cunha, o imperador da Câmara. Na manhã desta quinta (10) fará a sétima, se sua alteza não a impedir. Na sessão suspensa com intervenção da Mesa Diretora da Câmara, sob chefia do próprio personagem a ser avaliado, estreou o novo líder do PMDB. O anterior foi destituído, com a conivência do presidente peemedebista Michel Temer, por cumprir o regimento e indicar, como é próprio dos líderes, os nomes do PMDB na comissão de 65 que sugerirá ou recusará o processo de impeachment.

A inexperiência do (ex) líder Leonardo Picciani foi onerosa não só para ele. Ao escolher oito prováveis votantes contra o impeachment, desagradou a outra banda do partido. Ao fazer as indicações com antecedência, ainda na semana passada, deu tempo a Eduardo Cunha, e outros, de transformar o desagrado em rebelião da bancada e desordem geral. Mas houve também um resultado positivo.

A baderna regimental, física e ética do que seria uma votação na Câmara foi levada ao Supremo Tribunal Federal, em busca ao menos de alguma compostura jurídica e constitucional nos procedimentos e decisões dos deputados. Ainda não deu para saber se as marés do Supremo também dependem da Lua, da fartura dos lanches na Casa, ou da concepção ideológica de cada magistrado. O fato é que não se sabe quanto o STF derrubará ou manterá das vigarices na Câmara contra o regimento e contra a Constituição, em torno do impeachment e da cassação de Eduardo Cunha.

Bem, se você pensa na hipótese de que a Lava Jato, se pegou um senador, pegue Eduardo Cunha antes que chegasse à Presidência: é possível. Mas vale lembrar que Delcídio do Amaral não é do PMDB do vice. E tinha relações com Lula, o que é sempre perigoso no Brasil atual.

 Leia também:

BBC: Todos os homens do presidente Eduardo Cunha


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

FrancoAtirador

.
.
Desde a Eleição Presidencial em 2010, foi Aceita uma Indevida Circunstância Política,
.
uma Incongruência de Caráter Institucional, que envolve o Vice-Presidente da República
.
e foi desprezada pela Maioria: Têmer sempre acumulou o Cargo de Presidente do PMDB.
.
.

    FrancoAtirador

    .
    .
    E, infelizmente, testemunhamos nesta semana que Têmer abdicou do Cargo
    .
    de Vice-Presidente da República do Brasil, para permanecer na Presidência
    .
    do Partido da Merda Degradada braZilêrra que exala Fedôr por toda parte.
    .
    .

    FrancoAtirador

    .
    .
    Em Entrevista Coletiva, hoje, a Presidente da República
    .
    deixou bem evidente que o Vice está fora do Governo.
    .
    Isto é: agora póde dizer que é Mera Figura Decorativa.
    .
    (https://youtu.be/awGOank3Lto)
    .
    .

Luís CPPrudente

Michel Temer tem algo a esconder, não foi por acaso que o Delcídio sugeriu procurar ele para cobrar um favorzinho.

Michel também está na Lava-Jato?

Dilma Coelho

Coitado do Janot. Pobre figura. E muitos apostando nele. Lembro dele na sabatina do senado, talvez uma farsa, depois cumprimentando a Dilma, parecia uma pessoa confiável e agora trai a presidente, deixa o cunha infernizar o pais e fica com aquela cara de paisagem. Medo ou compromisso assumido? Que vergonha o judiciário…
*** Entrem no processo que o Eduardo Guimarães vai abrir contra o cunha. De o seu apoio.
http://www.blogdacidadania.com.br/

FrancoAtirador

.
.
Cabo Daciolo pede Impíxi de Constitucionalista da Globo
.
(http://tijolaco.com.br/blog/deputado-pede-im)
.
.

Esmael Leite da Silva

O tempo da Lava Jato, e tempo politico, o tempo do STF

Caro Janine sua reflexões sobre o tempo e os acontecimentos que afligem o povo brasileiro, me evocaram sábias palavras do Padre Antônio Vieira e que agora destino:

Aos Ministros do STF
Sermão da primeira Dominga do Advento.
Padre Antônio Vieira.
A respeito do que Eduardo Cunha está fazendo na Presidência da Câmara dos Deputados e do que esta acontecendo em relação ao destino das Leis, da Segurança Jurídica, da Democracia e do Brasil.

A omissão é o pecado que com mais facilidade se comete e com mais dificuldade se conhece; e o que facilmente se comete e dificultosamente se conhece, raramente se emenda. A omissão é um pecado que se faz não fazendo; e pecado que nunca é má obra, e algumas vezes pode ser obra boa, ainda os muito escrupulosos vivem muito arriscados em este pecado. Estava o Profeta Elias em um deserto metido em uma cova, aparece-lhe Deus e diz-lhe: Quid hic agis, Elia? « E bem Elias, vós aqui? » — Aqui, Senhor! Pois aonde estou eu? Não estou metido em uma cova? Não estou retirado do Mundo? Não estou sepultado em vida? Quid hic agis? E que faço eu? Não me estou disciplinando, não estou jejuando, não estou contemplando e orando a Deus?—Assim era. Pois se Elias estava fazendo penitência em uma cova, como o repreende Deus e lho estranha tanto? Porque ainda que eram boas obras as que fazia, eram melhores as que deixava de fazer. O que fazia era devoção, o que deixava de fazer era obrigação. Tinha Deus feito a Elias profeta do povo de Israel, tinha-lhe dado ofício público; e estar Elias no deserto quando havia de andar na corte; estar metido em uma cova, quando havia de aparecer na praça; estar contemplando no Céu, quando havia de estar emendando a terra, era muito grande culpa.
A razão é fácil, porque no que fazia Elias salvava a sua alma; no que deixava de fazer perdiam-se muitas. Não digo bem: no que fazia Elias, parecia que salvava a sua alma; no que deixava de fazer, perdia a sua e as dos outros: as dos outros, porque faltava à doutrina; a sua, porque faltava à obrigação. É muito bom exemplo este para a corte e para os ministros que tomam a ocupação por escusa da salvação. Dizem que não tratam de suas almas, porque se não podem retirar. Retirado estava Elias e perdia se; mandam-no vir para a corte para que se salve. Não deixe o ministro de fazer o que tem de obrigação, e pode ser que se salve melhor em um conselho, que em um deserto. Tome por disciplina a diligência, tome por cilício o zelo, tome por contempla,cão o cuidado e tome por abstinência o não tomar, e ele se salvará.
Mas porque se perdem tantos? Os menos maus perdem-se pelo que fazem, que estes são os menos maus; os piores perdem-se pelo que deixam de fazer, que estes são os piores: por omissões, por negligências, por descuidos, por desatenções, por divertimentos, por vagares, por dilações, por eternidades. Eis aqui um pecado de que não fazem escrúpulo os ministros, e um pecado por que se perdem muitos. Mas percam-se eles embora, já que assim o querem; o mal é que se perdem a si e perdem a todos, mas de todos hão-de dar conta a Deus.
Uma das cousas de que se devem acusar e fazer grande escrúpulo os ministros, é dos pecados do tempo. Porque fizeram no mês que vem o que se havia de fazer no passado; porque fizeram amanhã o que se havia de fazer hoje; porque fizeram depois,.o que se havia de fazer agora; porque fizeram logo, o que se havia de fazer já. Tão delicadas como isto hão-de ser as consciências dos que governam, em matérias de momento. O ministro que não faz grande escrúpulo de momentos não anda em bom estado: a fazenda pode-se restituir; a fama, ainda que mal, também se restitui, o tempo não tem restituição alguma.
E a que mandamento pertencem estes pecados do tempo? Pertencem ao sétimo; porque ao sétimo mandamento pertencem os danos que se fazem ao próximo e à república, e a uma república não se lhe pode fazer maior dano que furtar-lhe instantes. Ah omissões, ah vagares, ladrões do tempo! Não haverá uma justiça exemplar para estes ladrões? Não haverá quem ponha um libelo contra os vagares? Não haverá quem enforque estes ladrões do tempo, estes salteadores da ocasião, estes destruidores da república? Mas porque na Ordenação não há pena contra estes delinquentes e porque eles às vezes se acolhem a sagrado, por isso a sentença do Dia do Juízo há de cair principalmente sobre as omissões.

Julio Silveira

Esse já está com o currículo manchado como um solerte e insidioso golpista.

FrancoAtirador

.
.
Mercados Financeiros e Corporações Multinacionais
.
estão destruindo as Instituições da República do Brasil.
.
A Paralisação Política e a Estagnação Econômica do País
.
são os Dois Principais Pilares da Rapinação do Estado.
.
No dia em que tivermos aqui um #OcupaMídiaJabáculê
.
é provável que se inicie a Libertação de todas as Pessoas
.
que estão sendo Espoliadas pelos Bilionários Abutres.
.
.

    FrancoAtirador

    .
    .
    #NãoéSóPorUmCunha
    #OcupaMídiaJabáculê
    #OcupaBancosPrivados
    #OcupaCongressoTransnacional
    .
    .

    FrancoAtirador

    .
    .
    NETA DE LULA REVELA QUE ESTÁ SENDO ASSEDIADA E AMEAÇADA PELA REDE GLOBO
    .
    http://www.diariodocentrodomundo.com.br/wp-content/uploads/2015/12/Captura-de-Tela-2015-12-10-%C3%A0s-09.14.16.png
    .
    “Não devo satisfações da minha vida
    e não devo nada a ninguém,
    quem deve é o Grupo Globo
    .
    Venho publicamente relatar o que vem acontecendo comigo nos últimos dias, e de tão indignada, resolvi compartilhar com vocês que venho sendo incomodada, da maneira inconveniente e porque não dizer, assediada pela repórter Fernanda Krakovics, do Jornal O Globo, que diz que irá publicar uma matéria a meu respeito, eu querendo ou não.
    .
    Quero deixar claro que o Grupo Globo não me pauta, e que não vai fazer comigo o que tem feito com minha mãe, desde as eleições de 89, e com os meus tios, diariamente difamados e caluniados pela imprensa golpista.
    .
    Sem contar o que fazem com o maior amor da minha vida e o melhor Presidente que este País já teve, meu avô, Luiz Inácio Lula da Silva.
    .
    Sim, meu nome é Bia Lula e tenho SIM, o maior orgulho de toda sua trajetória de vida.
    .
    Meu avô, minha liderança, tirou milhões de brasileiros do mapa da FOME e da MISÉRIA, e milita em nível mundial na erradicação da FOME e da POBREZA.
    .
    Mas ok, na verdade, o que incomoda essa gente, é o fato dele ser um retirante nordestino, que sobreviveu à fome, uma liderança que surgiu do chão da fábrica, um verdadeiro BRASILEIRO.
    .
    Não me venham com este procedimento baixo e truculento.
    .
    Não devo satisfações da minha vida e não devo nada a ninguém, quem deve é o Grupo Globo, que nada mais é que uma concessão pública que subestima e tenta manipular a inteligência do nosso povo
    .
    Sei me defender, esta prática mesquinha de terrorismo midiático não me mete medo, se querem conhecer minha militância, aÍ vai.
    .
    ‪#‎FORAGLOBO‬
    ‪#‎FORACUNHA‬
    ‪#‎DILMAFICA‬
    .
    (http://jornalggn.com.br/noticia/neta-de-lula-denuncia-assedio-de-reporter-da-rede-globo)
    .
    .

Deixe seu comentário

Leia também