Jair de Souza: O legal e o justo na defesa de Cachoeira

Tempo de leitura: 3 min

Como pode Márcio Thomaz Bastos atuar como defensor de Carlinhos Cachoeira?

por Jair de Souza

Muita gente não consegue entender certos casos na área jurídica. Por exemplo, todos conhecíamos a trajetória de Luiz Eduardo Greenhalgh como um militante progressista, totalmente envolvido com a luta de nosso povo por conquistar uma sociedade mais justa. Greenhalgh se destacava na defesa dos perseguidos políticos vítimas da ditadura militar, dos camponeses sem terra, e de muitos outros lutadores do campo popular. De repente, nos deparamos com Luiz Eduardo Greenhalgh como advogado de defesa de ninguém menos que Daniel Dantas. É possível isso?

Trajetória algo parecida (não tão comprometida com o campo popular como a de Greenhalgh, é verdade) encontramos em Márcio Thomaz Bastos. O ex-Ministro da Justiça do governo de Lula costuma ser mencionado como um paradigma da correção judicial em nosso país. E agora, eis que nos deparamos com o mesmo Márcio Thomaz Bastos empenhado na defesa do bandido e editor da Veja, Carlinhos Cachoeira. Outra vez, vem-nos a pergunta: é possível tal coisa?

Para começar a responder a tal indagação, devemos deixar muito claro que, em qualquer país que queira considerar-se minimamente democrático, o direito de defesa para todo e qualquer cidadão que esteja sendo acusado de algum delito deve ser respeitado e garantido por todas as instituições do Estado. Isto não deveria jamais ser questionado por ninguém que queira considerar-se democrata.

Sendo assim, não há nenhum impedimento legal para que Luiz Eduardo Greenhalgh atue como defensor do poderoso banqueiro Daniel Dantas, e nem para que Márcio Thomaz Bastos apareça como o arquiteto da defesa jurídica do bandido e editor da revista Veja, Carlinhos Cachoeira.

Então, se não há nada a questionar em termos legais, esses advogados não deveriam manter junto a nós o prestígio e o respeito que tinham até pouco tempo atrás? Bem, esta é outra história completamente diferente. Quando esses profissionais do direito aceitam tais incumbências voluntariamente (eles não são defensores públicos que estão obrigados legalmente a prestar assistência jurídica a qualquer acusado que não disponha de defensor particular), via de regra, eles não as estão assumindo por uma questão de convicção na inocência do acusado ou por solidariedade ao mesmo em razão da justeza da causa em que estão envolvidos.

Durante o período da ditadura militar, vários advogados corajosos atuavam sem descanso para tentar pôr em liberdade ou suavizar as penas dos perseguidos políticos. Muitas vezes, eles tinham de se esforçar para provar que os acusados não tinham feito o que de fato tinham feito. Por exemplo, a lei da ditadura proibia que as pessoas se reunissem para fins de organização de partidos políticos, e várias pessoas foram detidas e acusadas desse delito. Todos sabíamos (especialmente os advogados defensores) que a acusação era verdadeira, mas nós defendíamos a atuação dos advogados e ficávamos felizes quando alguma vitória era conseguida, ou seja, quando conseguiam provar que o acontecido não tinha acontecido. E por que nos comportávamos assim? Simplesmente, porque considerávamos que a causa era justa e o condenável era a lei e não o que haviam feito os acusados. Ou seja, fazíamos a diferença entre o legal e o justo. Agora, eu me pergunto, os feitos de Daniel Dantas ou os do bandido editor da Veja, Carlinhos Cachoeira, podem ser considerados como moralmente justos, sendo a lei com a qual eles estão sendo acusados a verdadeira condenável?

Eu estou seguro (e creio que todo mundo está) de que tanto Luiz Eduardo Greenhalgh como Márcio Thomaz Bastos sabiam/sabem que seus defendidos realmente praticaram as ofensas legais pelas quais estavam/estão sendo acusados. Sendo assim, a única justificativa para que eles assumam a tarefa que decidiram assumir é o pagamento que receberiam como recompensa, ou seja, o dinheiro. Em outras palavras, eles estão agindo plenamente dentro da lei, mas motivados tão somente pelo dinheiro. Dedicaram/dedicam seus esforços para impedir que poderosos exploradores do povo brasileiro sejam punidos.  Não há como negar que eles têm este direito. A condenação aqui é moral, não legal. Pessoas que se dispõem a fazer uso de sua habilidade e de seu conhecimento voluntariamente para defender verdadeiros inimigos do povo não podem merecer nenhum apreço e boa consideração por parte daqueles que almejam alcançar uma sociedade onde impere a justiça e a igualdade. Agem dentro da lei, mas contra os interesses do povo. Devemos deixar que os elogios e alabações a esses profissionais do direito venham daqueles a quem eles estão servindo.

Leia também:

Safatle: Esquerda sem medo de dizer seu nome


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Causídico: Qual é o motivo para entristecer? « Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] forma, fico ressentido com leitores deste site, como o Jair de Souza, que perguntou se meu trabalho é legal E justo. Por 15 milhões de reais, justíssimo! Madelise, Taques, Gil Rocha… como diria Ricardo […]

Madelise

Ética de Advogado é uma coisa muito estranha.

Vejam este recorte do noticiário de hoje:

………………………………………………………………

12/05/2012 12h07 – Atualizado em 12/05/2012 15h48

Justiça do DF quebra sigilo e bloqueia bens de Cachoeira
Construtora Delta também teve sigilo bancário e fiscal quebrado.
Advogado de Cachoeira considerou decisão ‘descabida’.

Do G1, em Brasília

Decisão ‘descabida’, diz advogado

O advogado de Cachoeira, Márcio Thomaz Bastos, considerou a decisão da Justiça como “descabida”. “É uma decisão absolutamente descabida e ilegal. Eu tenho até dúvidas com relação à competência judicial […] Não achei justa a decisão”, afirmou o advogado ao G1.
……………………………………………………………

Concordo com Jair de Souza:

“Pessoas que se dispõem a fazer uso de sua habilidade e de seu conhecimento voluntariamente para defender verdadeiros inimigos do povo não podem merecer nenhum apreço e boa consideração por parte daqueles que almejam alcançar uma sociedade onde impere a justiça e a igualdade. Agem dentro da lei, mas contra os interesses do povo. Devemos deixar que os elogios e alabações a esses profissionais do direito venham daqueles a quem eles estão servindo.”

Gil Rocha

Que sinuca de bico hein pessoal?
É bem difícil explicar moral e imoral.
Mas podem ter certeza que além de bom
para o bolso do Márcio Thomaz Bastos,
pode ser bem melhor para o PT ele aconselhando
o Cachoeira.

Eliseu Pinto Teixeira

Jair de Souza.Sou Socialista radical, embora não mais materialista.Mas,
continuo radical. Continuo achando que a mais valia é o trabalho.A demo-cracia capitalista é o caminho dos Cachoeiras, dos Demostenes, destes si- tados por si acima,dos FHC e seu psdb junto aos democratas.Admiro Her-
mann Hesse que disse:todo dinheiro é roubo. Um socialista e que também não Cristão, era Butista.
Os maiores defensores da constituição são os DEMs e o PSDB. mas…quando se trata de arruínar os “Pequenos”(reforma nela).Vejam o fator previden-
ciário.E…eles pensam que todo eleitor esquesse.

Candide

O mais engraçado de tudo é distinção que procuram fazer entre bons e maus advogados…muito tosco. Todos são parasitas do crime, todo tipo de crime, sócios parasitários que só ganham com o produto do delito e não correm nenhum risco. Gigolôs do diabo….

Gilberto

Acho que faltou aí um entendimento do que é a profissão de um advogado. O autor fala como se fosse um imperativo moral: só tem direito à defesa quem tem uma causa justa ou quem pode ser considerado inocente diante dos fatos. Não. Advogar é, DENTRO DA LEI, de modo transparente, defender seu cliente AINDA que ele seja culpado, pois até um criminoso confesso tem o direito de tentar conseguir uma pena mais branda, provada sua culpa. Ele está lutando por si, contrata o advogado para isso. O Estado, em geral, ou a outra parte, luta igualmente pelo que acredita, na figura do promotor ou de outro advogado. Eliminar essa possibilidade de defesa, em qualquer caso, é nos arrogarmos o poder autoritário, inquisitorial, como se soubéssemos tudo, plenipotentes, e tivéssemos o direito de determinar a pena mais grave para qualquer crime cometido. Não sabemos, somos falhos, somos humanos. Por isso o direito assegura a defesa, em qualquer caso, mesmo daquele que todas as evidências apontam como culpado, mesmo nos crimes aparentemente mais cruéis. Todos tem que ter direito a defesa de sua causa, e essa causa inclui não apenas provar sua inocência como, mesmo que isso seja impossível, assegurar a menor condenação. Marcio Thomaz Bastos, antes de ser ministro, já era um dos maiores advogados do Brasil. Largou a advocacia para cumprir um papel importante à frente do MJ, quando deu carta branca e aparelhou a PF para que pudesse passar a investigar grandes escândalos de corrupção, tb, além do reme-reme do tráfico de drogas em que estava até então. De uma tal forma que podemos dizer que há a PF ANTES de MTB e Paulo Lacerda, e há a PF DEPOIS deles. MTB atuou tb na constituição do CNJ e deu ampla contribuição na reforma do judiciário e de nossas leis penais, com toda sua experiência. Ao sair do governo, cumpriu sua “quarentena” e voltou a assumir sua profissão de advogado, sem qualquer conflito. Querem impedi-lo de ganhar dinheiro, agora?

    Candido, o inocente

    pq a turma que se declara contra o enunciado do artigo não se assume como advogado? vergonha? e quem sabe isso não sirva de motivo de reflexão que o faça deixar essa atividade tenebrosa e buscar um meio de vida honesto e digno?

    José Diniz dos Santos

    Honra e Carater não se adquire em faculdade ou na fortuna, mas sim,
    nos ensinamentos verdadeiros de nossos passados, onde a palavra valia
    mais que o ouro.Tomaz Bastos é simplesmente mais um senhor de idade que
    deixou de entrar para a historia para se tornar uma vergonha.Olha que sou apenas um mestre de obra que se envergonha dos Superiores sem vergonha.

Vinicius Garcia

Pior que um advogado, só um viciado em crack. Por dinheiro (advogado) ou pela pedra (viciado), são capazes de coisas incríveis.

Rogerio

Defender é uma coisa. Fazer com que o crime compense para o criminoso é outra! Esse limpador de fossa moral, defendeu a gangue envolvida na operação castelo de areia? Não! Ele anulou a operação, o processo e isso não é defesa, isso é fazer com que a lei sirva ao crime e à impunidade. Esse texto é no minimo cínico!

abolicionista

Advogados são muito úteis, ouvi dizer que estão até sendo usados em laboratórios, por cientistas: há coisas que nem os ratos fazem…

    Lord Jim

    verdade: são os advoratos

Roberto

Ele já é resolvido financeiramente também. Será se o faz por ganância? Por mais dinheiro?

lulipe

O texto é de uma hipocrisia sem tamanho.Sem comentários!!!

Tiago

Quer dizer então que Dantas e Cacheira têm direito a uma defesa, mas não à melhor defesa?

Hccoelho

Vai faltar advogado para o civita.

Messias Franca de Macedo

A voz da Veja e do Cachoeira:
Robert(o) [Civita] na porta da cadeia
em http://www.conversaafiada – jornalista Paulo Henrique Amorim
“E você deve *ver TAMBÉÉÉÉMMM!” [RISOS]
*vídeo histórico!…

#######################

ATÉ A VITÓRIA, SEMPRE, ‘MATUTADA’! TREMEIS INÍQUOS E ÍMPIOS!

… Deus é misericordioso! Enfim, esses BANDIDOS/TERRORISTAS/FASCISTAS de meia-tigela… Vão conhecer o xilindró!…

CPI DO PIG Já! [incluindo, óbvio, os “barões” da MÉRDIA nacional! De agora em diante, vocês forjarão a opinião pública do caralho, seus imbecis abjetos!…]

República Destes Bananas Inadjetiváveis dos Estados Unidos do Brasil, parodiando um dos mais “ilustres” leitores – e beneficiários – do folhetim criminoso, [José] (S)erra, não à toa, o presidente eleito por esta organização criminosa, o PIG!…

(Não existem “barões” e/ou jornalistas criminosos! Ou são “barões” e/ou jornalistas ou são CRIMINOSOS!)

Em tempo – (re)convoquemos o egrégio e brioso Franklin Martins: Ley dos Medios já passou da hora! BRASIL (QUASE-)NAÇÃO!

Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

lck

Mais grave é que fazem defesa atacando e desmoralizando as instituições brasileiras. Paulo Lacerda que o diga.

Marcelo

Na minha opinião nossas ações definem quem somos .Eles defendem bandidos .

Lord Jim

Na pequena cidade do interior o matuto entra esbaforido no escritório do único advogado do lugar…”doutor, vc tem de me ajudar, matei minha mulher..” ao que o causídico responde….”pode parar..pode parar…volta lá fora, entra de novo e diz: doutor, dizem que matei minha mulher…”

mello

Quer dizer que um médico pode recusar operar um paciente por razões ideológicas? Os dois são advogados pela metade, só podem defender pessoas que comungam do seu ideário, ou aliás, do ideário do autor da “denúncia” ?
Iá esquisito !

Genital Lacerda

Esse debate sempre me faz pensar no que aconteceria se fossem juízes brasileiros em Nuremberg..diante de todos aqueles réus primários (foi seu primeiro genocídio), possuidores de profissão digna (a maioria médicos e arquitetos), endereço – nobre – certo, e com a cor dos olhos e dos cabelos certinhas..ahhhh..se tivessem de pagar mais que meia duzia de cestas básicas seria excesso de rigor…os nosso juízes são muito compreensivos com aquele tipo de gente.

    Lord Jim

    mas isso aconteceu, realmente, ao menos no caso de Joseph Mengele…foi preso em São Paulo depois de localizado pelo Mossad e entregue a policia brasileira em 1979, na pessoa de Romeu Tuma..o juiz não teve dúvidas, mandou soltar imediatamente, certamente por bom comportamento..Aí o Mossad não teve dúvidas e foi la em Praia Grande/SP e aplicou a “solução final”
    ao Anjo da Morte…

Virginia Langley

quando o debate ficar serio mesmo os rábulas vão acusar todos de ignorância, que nada sabem da separação de poderes, que quem faz as leis é o legislativo, que deixa muitas brechas das quais eles inocentemente se aproveitam e coisa e loisa…safadamente escondem que congressistas em sua maioria são absolutas cavalgaduras, energúmenos que se cairem de quatro nunca mais levantam e quem dá o arcabouço das leis é a OAB justamente pra fazer a fortuna dos membros da quadrilha, opssssss, dos seus associados que assim, manipulando as leis a seu bel-prazer garantem a impunidade absoluta de quem pode pagar. Os juizes ajudam muito tambem, é obvio.

tião medonho

O advogado que defende o miliardário Claus Von Bulow (o magistral Jeremy Irons) em O Reverso da Fortuna, acusado de envenenar a mulher, (Alan M. Dershowitz, faz o advogado), quando tem de confrontar os piripaques de uma assistente que tem uma crise de consciência pq supõe que o réu seja culpado…”fulana, se advogado fosse pra defender inocente, um ou dois seriam suficientes para todo o país, não precisava mais..).
e se alguém quiser outro filme bacana sobre advogados pega “Justiça para Todos” do Norman Jewinson com Al Pacino..aprende muito.
-para quem gosta de pequenas curiosidades dos filmes: em O Reverso da Fortuna Jeremy Irons repete uma mesma frase respondendo a uma mesma inquirição, que diz (quando é somente a voz, naturalmente) como Scar em O Rei Leão. Alguém sabe qual?

Candido, o inocente

dizem que dois amigos estão pensativos andado por entre as lápides do cemitério e lendo os epitáfios…acham que contemplar a morte é sempre um bom caminho para valorizar a vida. Aí notam uma inscrição particularmente curiosa…”aqui jaz um grande advogado e um homem honesto”…um deles não contém o espanto e exclama..”mas já estão enterrando duas pessoas na mesma sepultura???”..tá feia a coisa.

damastor dagobé

pq a turma que se declara contra o enunciado do artigo não se assume como advogado? vergonha? e quem sabe isso não sirva de motivo de reflexão que o faça deixar essa atividade e buscar um meio de vida honesto e digno?

strupicio

advogado é gigolô de bandido…

Jacó do B

Na minha opinião é legal, porém imoral, esta prestação de serviço por parte de advogados sérios. Tem advogado que defende até criminoso que atentou contra familiar seu. Pagando bem….. Pelo menos a lei devia obrigar o réu a declarar e provar a fonte dos recursos que ele vai usar para pagar os honorários do dito advogado. Senão o crime vai sempre compensar para os corruptos!

José Ricardo Romero

Falar sobre o direito à defesa é chover no molhado. Chega. Eu afirmo apenas que não aceitaria um cheque do Greenhald ou do Thomas Bastos.

evando

Eles não têm esse direito. Principalmente no caso do Márcio Thomaz Bastos. Ele foi ministro de Estado e não poderia usar o poder, a visibilidade, a credibilidade e outras projeções adquiridas pela passagem pelo cargo para advogar contra a sociedade brasileira, em favor de um bandido que se dedica (exclusivamente) a lesar essa mesma sociedade, por meio de injunções que colocam as instituições (do Estado) à reboque dos de interesses criminosos.

    Roberto

    Caro Evando, vejo de forma extremamente positiva esse tipo de contratação:
    significa que em caso de condenação, o inquérito foi muito bem “tocado” e as provas eram irrefutáveis pois nem o “melhor” advogado do País conseguiu inocentá-lo!

    evando

    Que seja o melhor advogado do país (há grande oferta no mercado), mas não um que tenha sido indicado para alto cargo da República, para servir à sociedade brasileira, e depois venha a utilizar o cacife ali adquirido para servir aos que atuam de forma criminosa, contra a sociedade. A condição de ex-ministro da Justiça serve não só “valorização” da defesa em si, mas também à valorização monetária da causa. É um absurdo ex-ministro da Justiça advogar em casos escabrosos como este. Não há teoria do direito que possa explicar tal disparate.

marcelo arruda

eu acho que esso modo de enxergar as coisas é míope. a lógica do articulista nos leva a uma e única conclusão: dantas e cachoeira não poderão ser defendidos por nenhum advogado, a não ser por um advogado imoral. Não acho que seja por aí. E aquele papo, lá no início do texto, do direito de defesa que tem todo cidadão em qualquer estado democrático de direito que se preze?
um médico que trate do serra será imoral porque o serra é um político obtuso e reacionário e pode causar grandes prejuízos ao povo se for eleito?

    Attila Louzada

    Marcelo, nada a ver. Mesmo no caso de Serra, viver não e imoral. Um medico no PS faz tudo para salvar o bandido ferido, para que a sociedade o puna. Muito outra coisa.

    Attila Louzada

    Marcelo, mesmo no caso de Serra, viver não e imoral. Um medico no PS faz tudo para salvar o bandido ferido, para que a sociedade o puna. Muito outra coisa.

TANCHIM

Uma Pergunta! Advogado que recebe dinheiro oriundo de crime,pode ser acusado de receptador?

    Luiz Rogerio

    Boa, Tanchim,

    Se eles forem condenados e na condenação ficar comprovado que o dim dim veio de meio ilícito, como ficam os “devogados” deles??? Receberam por sua “consultoria” dinheiro ganho ilegalmente e aí???? na minha humilde opinião a lei teria que ser essa: Qualquer indivíduo que for acusado de enriquecimento ilícito teria que ter assistência de advogados públicos, aí a giripoca ia piar…

    evando

    Muito boa essa de prever eu lei que acusados de enriquecimento ilícito seja atendido apenas por defensores públicos. Bastaria que o MP fosse chamado a se pronunciar sobre os indícios do enriquecimento ilícito. Em caso de manifestação positiva do MP, a causa passaria a ser exclusividade dos defensores públicos.

    Marcio H Silva

    Dificil isto acontecer. O cara só foi acusado, mas não julgado e condenado. obrigá-lo a utilizar defensoria pública é condena-lo antes de julga-lo, cxon corda?

    Willian

    E mensaleiro que recebeu “recursos não-contabilizados” para pagar dívida de campanha também pode ser considerado receptador?

assalariado.

Outro dia, numa conversa, um amigo questionou como uma advogada(o), tem a coragem de defender certas causas. Na nossa culta ignorância jurídica (mas não ideológica das leis), chegamos a conclusão que, advogacia em geral é, e tem que ser, um legalista burgues, explico: Sim, as leis são burguesas, porque são idealizadas e feitas pelo legislativo burgues, julgado por um tribunal de burgueses, sob a canga do Estado burguês. Ou seja, as leis burguesas são justas e legais somente do seu ponto de partida econômico/ politico dos nossos exploradores.

Portanto, as leis não são para julgar os de bem e os do mal (isto mesmo, sem falso moralismo). É sim, um argumento jurídico ideológico que os donos do capital, em sua trincheira ideológica, que é o Estado(e nas suas amplas instâncias)- é usado como status financeiro, para esconder as falcatruas das elites, para condenar pobres e absolver os ricos. Ou seja, esta situação dúbia das advogacias não é apenas uma contradição, como alguns internautas falam. Porém, não sou tolo, a ponto de dizer que, os advogados/ juízes são inocentes ideológicos. Longe disso!

Saudações Socialistas.

fatimacoelho

Um artigo excelente,para quem sabe ler um pingo é letra.abraçoJair de SOUZA

ODAIR MARTINI

Meus caros!
Advogar para presos politicos na época da ditadura era dificil e exigia coragem, o Marcio e o Luiz fizeram isso e muito bem, sem ganhar nada ou muito poco.
Hoje, advogar para cacheira, demóstenes et caterva, é dificil, exige coragem e acima de tudo competencia, que ambos tem, só que ganhando honorários equivalentes ao trabalho e a repeercussão negativa ou positiva que o caso tem.
Portanto, pelo código de ética da advocacia, pelo Estatuto da OAB e seu regulamento, amos estão rspeldados. E, profissionalmente não tem que seguir nenhuma outra orientação.
No mais, é tudo balela.
Um abraço a todos.
ODAIR MARTINI – ADVOGADO OAB/RO 30-B

    Julio

    “Portanto, pelo código de ética da advocacia, pelo Estatuto da OAB e seu regulamento, amos estão rspeldados. E, profissionalmente não tem que seguir nenhuma outra orientação.
    No mais, é tudo balela.
    Um abraço a todos.
    ODAIR MARTINI – ADVOGADO OAB/RO 30-B”…………….NÃO IMPORTA A SUA CONVICÇÃO, NÃO IMPORTA A SUA HONRA, NÃO IMPORTA SEU PRINCIPIO, NÃO IMPORTA DEFENDER BANDIDO QUE DESGRAÇA A VIDA DE MILHARES DE PESSOAS, NADA IMPORTA………………………. A NÃO SER O DINHEIRO, meus parabens.

    Maria Libia

    É por isso que nem o diabo quer advogado no inferno. Esses advogados que defendem os bandidos, cujos atos MATARAM muitos dos brasileiros, porque dinheiros foram desvirtuados, estudaram em faculdades públicas, ou seja, TODOS NÓS PAGAMOS SEUS ESTUDOS. Honra, moral, dignidade não são exemplos da justiça brasileira, pois não há um SÓ CASO de lavagem de dinheiro. crime que não raro, envolve gente de colarinho branco, condenado. Rico no Brasil, não comete crime, não puxa cadeia, não sofre torturas nem humilhações, porque a nossa (in)JUSTIÇA E VERGONHOSAMENTE HOSTIL a classe médio e pobre. A JUSTIÇA que não pune um crime, ordena que ele seja feito. Defender crimonosos, corruptos, equivale a ser tão corrupto e criminoso quanto os defendidos.

Regina Braga

Bom ,o Marcio foi Ministro da Justiça.O que torna a situação ainda pior.No caso dele,é ser imoral ao quadrado.Aqui jaz um ex-idealista e companheiro.Vencido pela ganância.

    Willian

    Regina, antes de integrar o governo do PT, qual era sua opinião sobre Márcio Tomaz Bastos? Ele já era idealista? Como ele se transformou num dos advogados mais caros do Brasil? Sendo idealista?

joão33

basta ver o resultado da ação deles nos dois lados , infiltrados que mostram a verdadeira cara , depois de seus objetivos atingidos . espiões traíras do povo , nunca tiveram resultados expressivos a favor do povo quando atuaram .

Willian

O autor não deixou claro em seu texto, por isto tento explicar. O problema não é Greenhalgh e Márcio Tomaz Bastos defenderem bandidos que sabidamente cometeram crimes, mas sim bandidos que estão no campo oposto do partido. Quando Greenhalgh defendeu os sequestradores de Abílio Diniz sabia que tinham cometido o crime de sequestro; quando Márcio Tomaz Bastos defendeu os réus do mensalão também sabia que tinham ofendido a lei.Mas em ambos os casos os réus ou eram do partido ou tinham a simpatia do partido, então tal defesa seria uma atitude até “revolucionária”, sempre naquelea dicotomia “nós” contra “eles”. Não veríamos texto tão contundente se cometendo os mesmíssimos crimes estivessem empresários ligados ao partido. Haveria um silêncio obsequioso do autor e de toda a esquerda. Só estou esclarencendo isto para que o autor não seja injustamente acusado de ético.

Remindo Sauim

Pô, Jair, este julgamento moral que pedes contra os advogados do Cachoeira são o mesmo que os a direita propunha contra os advogados que defendiam os presos do regime político. A democracia se apóia num aparato legal em que todos devem ter o direito da defesa. A moral e a éica mudam de governo para governo de pessoa para pessoa. Pensando do teu jeito não somos melhores que a turma golpista de 1964. Os crimes do Cachoeira são absolutamente menores que os de Policarpo Júnior, Eurípedes Alcântara e Roberto Civita.

josimar

R$ 15.000.000,00 de razões.

Luciano Santos

“Sendo assim, a única justificativa para que eles assumam a tarefa que decidiram assumir é o pagamento que receberiam como recompensa, ou seja, o dinheiro. Em outras palavras, eles estão agindo plenamente dentro da lei, mas motivados tão somente pelo dinheiro.” Dinheiro sujo, é bom frisar. Acumulado ilegalmente.

Mari

Perfeito! Perfeitíssimo! Além do que advogados de criminosos não são necessariamente criminosos.

    tião medonho

    concordo: são bem piores que os criminosos pq pegam a parte do leão do produto do crime e não correm nenhum risco que o bandido corre…são sócios parasitários da atividade criminosa.

WBrito

Que beleza de artigo. Parabéns ao Jair de Souza.

Julio Silveira

Concordo, em genero, numero e graú.
Esses caras são oportunistas e comprados.

RicardãoCarioca

Eu não conseguiria pegar em dinheiro sujo de bandido. Não conseguiria durmir à noite e nem usá-lo no dia a dia.

Riri Farinha

Excelente aula! Parabéns, Jair de Souza. Abs, Riri.

Marcelo de Matos

Meu caro Jair: a advocacia é uma profissão como outra qualquer. O doutor tem uma banca e atende quem aparece pedindo assistência. O médico também não pergunta sobre a vida pessoal do paciente. Se os dois advogados citados não aceitassem defender Daniel Dantas e Carlinhos Cachoeira, haveria uma legião de doutores interessados em fazê-lo. Não só pelo dinheiro que iriam receber, mas, pela visibilidade que esses personagens dariam a suas bancas. O cavalo encilhado não passa duas vezes na frente da sua casa. Se você não montar logo que o vê, babau. Se você recusa trabalho, como vai comprar o feijão no dia seguinte? O site 247 publicou: “Dono do Piantella, em Brasília, Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, é um dos advogados mais demandados do País; seu rol de clientes passa pelo governador Perillo, pelo senador Demóstenes e pela atriz Dieckmann; por trás de tudo, cenas que expõem a nu políticos e celebridades.” Está vendo? Precisamos abandonar essa visão romântica da advocacia. Ou, essa mania de criticar o PT.

    Maria Libia

    “… não é pelo dinheiro…”. Puxa, R$15.ooo.ooo,oo, por que, é muito pouco? Dinheiro este, que esses advogados sabem de onde vieram, de assassinatos, de venda de drogas, de compra de donos de impensa, de falta de dinheiro para a educação e saúde, de prostituição, etc., etc. Defender esta canalhice é se compactuar com os canalhas.

Romanelli

ahh ,vc tb reparou nisso ?

Elton

Foi se o tempo em que advogados e juízes advogavam em favor da maioria, ou seja, do povo. Talvez seja preciso dizer que em favor do povo realmente somente existe os governos trabalhistas. Infelizmente muitos advogados, juízes e políticos são exímios atores. Fatos como esse o comprovam, infelizmente parte da população brasileira é partidária do “pagando bem que mal tem”.
“Há tempos o encanto esta ausente, e há ferrugem nos sorrisos, só o acaso estende os braços a quem procura abrigo e proteção”(Legião Urbana)

    tião medonho

    “Foi se o tempo???????????” quando foi esse tempo???

    assalariado.

    Tião Medonho, sua pergunta é ótima!

    Quem terá coragem de responder?

    Abraços.

Antonio Morais

Concordo que é moralmente reprovável, além disso, tanto Luiz Eduardo Greenhalgh como Márcio Thomaz Bastos já tem muito dinheiro.

Adilson

Tangensiando um o assunto é dever dizer: A TV Record quer fazer, no meu sentir já está fazendo, história na cobertura jornalística, pois o trabalho do jornalista Afonso Mônaco foi simplemesmente Espetacular, observem que o jornalista Afonso Mônoco apenas deixou o sol entrar na sua matéria, leiam a matéria a seguir:
“A reportagem do Domingo Espetacular ouviu especialistas, que registraram grave problema ético no tipo de jornalismo praticado pela Veja diante de tantas ligações criminosas.

O professor Laurindo Leal Filho, da USP, avalia que o controle da publicação não pode ser da fonte.

— O jornalista pode e deve falar com qualquer tipo de fonte desde que tenha o controle sobre a publicação e a matéria que ele está fazendo. Quando ele oferece à fonte o controle (…), ele rompe os limites éticos.

O presidente da Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas), Celso Schroder, critica o envolvimento da Veja no escândalo do Cachoeira.

— Nesse caso, houve uma relação promíscua muito intensa, unilateral.

O deputado federal Fernando Ferro (PT-PE) acredita que a CPI do Cachoeira, que começou os trabalhos na semana passada em Brasília, deve convocar não apenas o jornalista Policarpo Júnior, mas também o responsável pela editora que publica Veja, Roberto Civita.

— Na minha opinião, ele é o principal responsável. Ele é o dono dessa revista, e ele operou com vontade”.

Eis aqui a íntegra do vídeo completo do brilhante trabalho realizado pela TV Record: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=7QWXmBWl0DI

Adilson

Cada profissão tem seu ônus, há gente que ganha muito dinheiro criando porcos, outros ganham dinheiro cantando…outros advogando para bandidos que flagrantemente cometeram crimes de lesa-pátria. E segundo a nossa Constituição deve ser assim, ou seja, todo acusado tem direito do devido processo legal, que trilha o caminho da ampla defesa e do contraditório. Eis que em hipótese alguma queremos, como o PIG faz, linchamento em praça pública. Todavia todo criminoso deve receber os rigores da lei em curso, independentemente, de ser rico ou pobre.
Portanto, o Magistrado ao se deparar numa audiência com a figura do Márcio Thomas, Ives Granda, Luis Flávio Gomes, dentre outros, renomados advogados deve agir da mesma maneira que agiria com um advogado sem renome nacional. Aí, não se ouviria o pejorativo jargão no meio jurídico de que o bom advogado é o que conhece as leis, mas, o melhor advogado é aquele que conhece o juiz.

FrancoAtirador

.
.
O processo judicial nada mais é do que uma peça teatral de dramaturgia realista, em que o advogado é um ator que interpreta um personagem real que é, a um só tempo, o autor e o protagonista da história, ainda que, no julgamento, seja réu.
Na composição dramática, o inquérito policial e a denúncia do Ministério Público são o roteiro.
As audiências são atos.
Fazem parte do elenco as testemunhas, como figurantes, e os jurados, como atores coadjuvantes.
E o Juiz que encerra a obra com um monólogo, a sentença, no gran finale. .
.

    Lord Jim

    resumindo: uma farsa

Sherlock

O problema é que, todo criminoso para ser condenado tem, necessariamente, e ser assistido por um defensor, no caso brasileiro, um advogado. Por outro lado, se determinado advogado sentir-se impedido, por qualquer motivo, em defender certo criminoso, certamente outro profissional o fará. Nenhum acusado, rico ou pobre, é condenado sem a assistência de um advogado. Nos casos citados, como os valores cobrados são altos, os advogados citados acabam abraçando a causa, o que acho perfeitamente aceitável. O que pode ser censurável é, em qualquer caso, o advogado usar de seu prestígio para se favorecer, e a seu cliente, durante o julgamento. Por outro lado, o advogado pode e deve atuar, também, durante o julgamento, para que seu cliente, já ciente de sua culpa, não receba pena maior ou diversa daquela prevista em lei. O que texto tenta atribuir aos advogados citados seria o mesmo conflito, em tese, que um médico de pronto-socorro tivesse em atender um seu desafeto que ali chegasse necessitando de seus cuidados profissionais.

spin

Penso que todos os blogs deveriam repercutir
http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/a-reportagem-de-domingo-espetacular-sobre-cachoeira

Adão

Nem o Eduardo, tampouco o Dr. Márcio são comprometidos ideologicamente com o PT. Fala-se também que o Kakai (advogado do Cachoeira) é petista, mas ele mesmo diz que não é filiado, apenas eleitor do PT. Menos mal. A pergunta fatídica é: Por que esse pessoal ligado à oposição foi buscar defensores ligados à situação politica. A direita não tem bons advogados?

Deixe seu comentário

Leia também