Ivone Gebara: Seria o bispo um privilegiado “bem-amado”?

Tempo de leitura: 4 min

Gerar vida  e gerar morte

por Ivone Gebara, editorial de fevereiro das  Católicas pelo Direito de Decidir

Espanta-me a facilidade com que alguns clérigos e bispos afirmam poder distinguir com clareza as forças que geram vida e as que geram morte. Discorrem como se estivessem num campo de certezas. Nem percebem que o próprio uso dessas duas palavras, principalmente nos seus discursos acalorados sobre a importância de escolhermos a vida, conduz quase necessariamente a defender armadilhas de morte e provocar formas sutis de violência. O que é vida? O que é morte? É possível que a morte se sustente fora da vida e a vida fora da morte? Não somos nós vida e morte ao mesmo tempo? Não somos sempre aprendizes, caminhando trôpegos, dando um passo depois do outro nas escolhas diárias que tentamos fazer?

Faz algum tempo que a Igreja Católica no Brasil vem desenvolvendo uma linha equivoca de defesa da vida. Quando falam da defesa da vida reduzem o termo vida à vida do feto humano e, assegurados da vida do feto, esquecem-se de todos os outros aspectos e personagens reais da complexa teia da vida. Fico me perguntando de novo porque insistem nesse erro e nesse limite lógico, condenado também de muitas maneiras pelos muitos filósofos e teólogos da Tradição Cristã. Distanciam-se até das últimas reflexões de Bento XVI que, com justeza, discorre sobre a complexidade da vida no universo, incluindo-se a vida humana.

Espanta-me constatar mais uma vez a pouca formação filosófica e teológica de parte do episcopado e de muitos clérigos que se arvoram a defender a vida, mas atiram pedras em pessoas que consideram “mal-amadas” só por defenderem um ideário diferente do seu. Por que “mal-amada” ou “mal-amado” seria uma forma de menosprezar ou diminuir as pessoas? O que de fato querem dizer com isso?

Não somos todos nós necessitados de amor? Não é o amor a missão cristã? Não é para os desprezados, esquecidos e mal-amados que o Cristianismo diz manter sua missão a exemplo de Jesus? É desconcertante perceber que usam expressões desse tipo e instrumentalizam a mensagem cristã para afirmar desacordos de posições, como o fez D. Benedito Simão, bispo de Assis e Presidente da Comissão pela vida da Regional sul I da CNBB. Em entrevista ao Grupo Estado de S. Paulo, na semana passada, por ocasião da escolha da Professora e Doutora Eleonora Menicucci como ministra da Secretaria de Políticas para Mulheres, o referido bispo classificou a nova ministra de “mal-amada” e, com isso, desrespeitou-a e incitou ao desrespeito e à falta de diálogo em relação à responsabilidade pública de enfrentar os sérios problemas sociais.

Seria o bispo então um privilegiado “bem-amado”? A partir de que critérios?

O desrespeito às histórias e escolhas pessoais, às muitas dores e razões de muitas mulheres torna-se moeda corrente em muitas Igrejas cristãs que se armam para uma chamada “guerra santa”, sem a preocupação de aproximar-se das pessoas envolvidas em situações de desespero.  Usam sua autoridade junto ao povo para gritar palavras de ordem e, em nome de seu deus, confundir as mentes e os corações.

Perdeu-se a civilidade. Perdeu-se o desejo de consagração à sabedoria e ao bom senso. Perdeu-se a escuta aos acontecimentos e à aproximação respeitosa das dores alheias. Apenas se responde a partir de PRINCÍPIOS e de pretensa autoridade. Mas o que são os princípios fora da vida cotidiana das pessoas de carne e osso? Qual é o teto dos princípios? Quem os estabelece? Onde vivem eles? Como se conjugam nas diferentes situações da vida? O convite ao pensamento se faz absolutamente necessário quando as trevas da ignorância obscurecem as mentes e os corações.

Nesse momento crítico de descrença em relação a muitos valores humanos, as atitudes policialescas de um ou mais bispos, de clérigos e pastores assim como de alguns fiéis nos apavoram. A ignorância das próprias fontes do Evangelho e a instrumentalização da fé dos mais simples nos espantam. A democracia real está em risco. A liberdade está ameaçada pelo obscurantismo religioso.

De nada servem palavras como diálogo, escuta, conversão, solidariedade, respeito à vida quando, na prática, é a violência e a defesa de idéias pré-concebidas que parecem nortear alguns comportamentos religiosos públicos. Seguem esquecendo que não se deve tomar Deus em vão. Não apenas seu nome, pois isso já o fazem. Tomar Deus em vão é tomar as criaturas em vão, selecionando-as, desrespeitando-as e julgando-as de antemão. Nós todas/os temos palhas e traves em nossos olhos e eu sou a primeira. Por isso, cada pessoa ou grupo apenas consegue ver algo da realidade, que é sempre maior do que nós. Entretanto, se quisermos enxergar um pouco mais, somos convidadas a nos aproximar de forma desarmada dos outros. Somos desafiadas a ouvir, olhar, sentir, acolher, perguntar, conversar como se o corpo do outro ou da outra pudesse ser meu próprio corpo, como se os olhos e ouvidos dos outros pudessem completar minha visão e audição. E mais, como se as dores alheias pudessem ser de fato minhas próprias dores e suas histórias de vida, minhas mestras. Só assim poderemos ter um pouco de autoridade com dignidade. Só assim nossa belas palavras não serão ocas. E, talvez, nessa abertura a cada dia renovada, poderemos acreditar na necessidade vital de carregar os fardos uns dos outros e esperar que a fraternidade e a sororidade sejam possíveis em nossas relações.

* Ivone Gebara é doutora em Filosofia e em Ciências Religosas. Integra o Conselho Consultivo de Católicas  pelo  Direito de Decidir

Leia também:

Comissão de Cidadania e Reprodução saúda escolha de Eleonora Menicucci

Eleonora Menicucci: As relações de gênero entre mães e filhas/os na solidão

Jurema Werneck: “O governo Dilma está chocando o ovo da serpente”

Nascituro: Ninguém assume a sua paternidade nem maternidade na MP 557


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Jotage

O bispote, creio que acha que o pessoal do Pinheirinho não tinha alma, pois não vi o bispo defendê-los.
Só os que tem alma merecem defesa. Com certeza para o bispote o alckmim e a juíza são bem-amados.

PedroAurelioZabaleta

Dando uma passada geral pelos comentários/respostas, contei aproximadamente 4 manifestações de homens para cada manifestação feminina.
Elas tem só 20% das manifestações.
Algo está muito errado.
Aí Viomundo, quem sabe uma rodada didática só com manifestações femininas?
(reservada para entrevistadas, entrevistadoras e comentaristas)
Para mim seria muito esclarecedor.
abraço

VLO

Esses senhores que se alvoroçam todos quando se fala de aborto e de homossexualidade, que andam com seus "carrinhos" cobertos de adesivos religiosos, são os mesmos que cometem barbaridades no trânsito, desrespeitam os pedrestes, desrespeitam o meio ambiente, cobiçam a vida do vizinho, maltratam os empregados domésticos e, na calada da noite, vão às ruas à procura de sexo. São, de fato, uns fariseus que vão à igreja dizer a Deus, "olha, eu sou bom, meu vizinho é ruim, me dê muito dinheiro, carros …".

_Rorschach_

Amigos

Leio constantemente neste blog ferozes críticas à Igreja Católica e a um ou outro padre ou bispo. Penso, por vezes, que tais críticas são exageradas em relação ao motivo da irresignação. Explico.

A igreja católica fala bobagem há milênios. Não é novidade. Mas não é bem a isso que me atenho. A questão principal é: as opiniões do bispo de Guarulhos, do cura de Arapiraca ou do frade de Não-Me-Toques são tão relevantes assim?? Moldam a mentalidade de tantas pessoas???

O católico sempre foi um religioso meio “sem vergonha”. Todo mundo é católico, mas ninguém vai à missa…O tal do “católico não praticante” é um eufemismo para “desinteressados pela Igreja”.

Alguém ainda liga para o que o Papa fala? Mormente esse papa de hoje????

Ninguém deixa de usar preservativos porque o papa condena. Ou deixa de assistir a tal filme porque o Vaticano determinou boicote.

_Rorschach_

Acho que por isso o Brasil, até hoje, não entrou naquela religiosidade atiçada, belicosa, fundamentalista. Porque o católico típico é aquela pessoa sossegada que, por vias das dúvidas, diz-se seguidor de tal igreja, sem muita convicção.

Católicos fervorosos são velhinhos que em breve estarão mortos.

Porém (ai, porém…) vem uma turma por aí, como bem diria o Gilberto Carvalho, que vai dar problema.

Essa turma não é muito chegada num debate e tampouco admite contestação sobre seus credos. Essa turma é grande, cresce a cada dia numa velocidade absurda, proporcional à miséria intelectual que o Brasil enfrenta há décadas.

_Rorschach_

Mistura coisas do céu e da terra e é a mesma turma que está transformou os EUA num País fundamentalista.

E em breve, quando tais pessoas forem a maioria, também, ditarão as regras de nosso Estado.

Mas o que fazer? Vivemos em democracia, de forma que todos os setores devem ter voz (espero que amanhã eles também ouçam a nossa voz).

Vou vaticinar :

1) Hadad perde a eleição se ficar associado ao kit-gay

2) Vocês ainda sentirão saudade do Bispo de Guarulhos

Carlos Lima

Essa desculpa da discussão do aborto passado por religião e com cunho ideológico é muito esfarrapada, essa ministra está no mundo da lua, não seia se ela fez, faz ou esta fazendo aborto, más no mínimo está tornando algo que é crime na constituição brasileira algo apológico. Não podemos pensar nossa sociedade sem levar em conta a sua diversidade, religiosa, cultural e política. Aborto é algo asqueroso do ponto vista humano e não religioso, A ética da vida deve ser respeitada, indepedente de religião, quase todos que fizeram comentários no blog são a favor do aborto por causa do bispo e sua frase mal falada, é um exercicio de ignorância e subestimar a inteligência humana. Toda fez que se fala em aborto a opnião da igreja é centro e não o problema, Bispo não aborto, igrejas não fazem aborto, religião não faz aborto, elas só emitem uma opnião de acordo com seus dogmas. Agredir as religiões e os religiosos é tão grosso como o bispo agredir a ministra. Agora sinceramente lea não tem nenhuma condição ética de ocupar o gargo, pois fomentar blogs para impor suas idéias pode até ser esperteza más não é ético. A vida deve ser sempre defendia e as pessoas devem ser sempre responsabilizadas por aquilo que fazem. jogar essa manobra abortista toda nas costa da igreja é uma tremenda idiotice. Que fazer aborto, faça más saiba que é crime e a ministra ao defender um crime não está agindo correto. Se os ministros não seguem a orientação das leis, não podem cobrar dos outros cidadãos comuns. A ministra é uma negação e tentou impor seu feminismo na cabeça da presidenta. O governo Dilma se tornou um governo fraco, não existe uma democracia no mundo em que as minorias ditam as regras do governo, o governo é refém da mídia, das minorias e da propaganda. E confio na presidenta ainda, más seu governo a começar por essa ministra tem o mesmo valor do aboro, Eu não defendo religião, eu defendo a vida. E ética da perpetuação a ética sem a utopia em que o pensamento único atrofia o mais sublime do ser humano, que é continuar a sua especie. Chega de monstros o povo do Brasil é solidário e crente em algo maior que a imoralidade de usar do cargo para proveito somente de seus sonhos de destruir a vida.

Maria Thereza

É um privilégio poder ler o texto da Ivone. Agora, quanto à discussão paralela. Nenhuma igreja ou religião (nem sei se uma existe sem a outra) tem que dar pitaco em assuntos laicos. Da mesma forma que a ideia de plebiscito é bastante estapafúrdia, uma vez que a questão do aborto não é de interesse da sociedade como um todo, nem sua realização atinge outras pessoas que não sejam as diretamente envolvidas. Esse assunto não é mais tema de debate em quase lugar nenhum, mesmo em países considerados extremamente católicos. Os bispos e assemelhados deviam era cuidar de seus filhos, espalhados pelo mundo e deixar a vida dos outros em paz. Apesar da insistência das igrejas em querer mostrar que ainda tem força, tem uma pesquisa sobre o aborto (leila adesse) em que a maioria das mulheres que fizeram aborto dizem professar alguma religião, daí é mesmo uma questão de saúde, de livre arbítrio, de decisão individual (no máximo consultar o pai, caso não tenha fugido).

    Oxaguiam

    Não existe igreja sem religião, mas religião sem igreja existe. Inclusive religiões como o cristianismo e o islamismo são anteriores às diversas igrejas e seitas que dizem interpretá-las, dogmatizando-as. Sou um exemplo disso, pois sou cristão, mas, graças a Deus, não milito em nenhuma igreja que diz agir em Seu nome. Minha congregação é minha família e meu Deus é amor. Só amor.

Alexandre Bitencourt

O termo "mal-amada" é um tanto preconceituoso. Lembrou-me uma passagem bíblica:

“…virá tempo em que os homens já não suportarão a sã doutrina da salvação. Levados pelas próprias paixões e pelo prurido de escutar novidades, ajuntarão mestres para si.” (2Tm 4,3)

Entenda-se "levado pelas próprias paixões" o ódio ao PT que faz com que se justifique qualquer grosseria ou intolerância.

" … O desrespeito às histórias e escolhas pessoais, às muitas dores e razões de muitas mulheres torna-se moeda corrente em muitas Igrejas cristãs que se armam para uma chamada “guerra santa”, sem a preocupação de aproximar-se das pessoas envolvidas em situações de desespero … "

De fato, muitas igrejas cristãs, não todas. Pessoas envolvidas em situações de desespero são acompanhadas de perto, e não largadas e condenadas. É importante a discussão, mas é inevitável o ataque por ambas as partes. "Escolhas pessoais" como dito acima não se enquadram como pessoas em "situação de desespero", existe uma enorme diferença. Repito o que eu já disse anteriormente: No passado o direito ao voto era negado as mulheres, e as leis mudaram porque era uma forma injusta de tratá-las, hoje a lei nega o "direito" ao nascituro, mas acredito que um dia a sociedade poderá mudar as leis para que possa escolher pelo que é mais justo, sem polarizações de direita ou esquerda.

GilTeixeira

Sr Bispo, devo inferir que és bem amado… me explica como um sujeito que é membro de um ministério que é virtualmente castrado saber o que é bem ou mal amado? Não venha com esse papo qde que é amado por Jesus que ele mesmo disse: "Amai ao próximo como a ti mesmo!" Portanto ele a ama tanto quanto a você, goste ou não!
Aliás se seguissem estritamente o que disse aquele em nome de quem fundaram uma igreja não teriam promovido os assassinatos de mulheres e homens que apenas tomavam ou receitavam um chá para uma dor qualquer; ou teriam apoiado e mesmo se locupletado com a escravatura do povo da Africa; e nem milhões de homossexuais, ciganos e judeus não teriam sofrido o que sofreram nas mãos dos nazistas. Se ao menos entendessem o que Jesus quiz dizer com "A casa de meu pai tem diversas moradas!" saberia que a Ele tanto faz que lhe orem de um templo católico, budista, mulçumano, judeu, espírita, ameríndio, cigano… Já pensou, seu Bispo, se todo mundo fizesse sexo apenas pra procriar? Eu mesmo só teria feito cinco vezes nos meus 54 anos de vida, e hoje em dia poucos são os que tem mais de dois filhos, credo! Portanto é quase crime de lesa humanidade vocês serem contra aos métodos preservativos, essa briga você também, perderam e daqui uns quatro ou cinco séculos talvez venham a pedir descupas aos milhares de HIVs positivos, a milhões de crianças sem lar por terem sido tão intransigente ao uso da camisinha, assim como fizeram com Galileu no final do século vinte o perdoando de 'crime' cometido 300 anos antes ao afirmar que a terra gira em torno do sol…
Como dizem os policiais: "Perdeu, mermão!"
Sr Bispo já que não conseguem segir os ensinamentos de Jesus no que tange amor ao próximo e respeito à diversidadee podiam ao menos seguir sua lição política: "A César o que é de César; A Deus o que é de Deus!"
E deixa o governo gorvernar e vá se preocupar com suas ovelhas que cada dia estão em menor número.

    Manuela

    Amém!

Luiz

Se querem saber as pretenções que minam a cabeça de um clérigo, gente que nunca teve família e fez a vida assexuada, só ler o livro "Onde a religião termina?" do ex-frade de Marcelo da Luz. Assistam os vídeos. Duvido que alguém queira adotar uma religião depois de ler. Vamos lá pessoal, aregem suas mentes, joguem fora todas as maneiras de verem a vida através de mitos e crenças. Sejam livres para pensar e escolher. Ninguém nasceu para morar dentro de um cural, ainda mais se por um ser pensante.

    Alexandre Bitencourt

    Sugiro antes livros do Frei Betto ou do Leonardo Boff.

Eduardo Di Lascio

A questão do aborto deve ser objeto de plebiscito, com data marcada e precedida de um debate longo, onde todos os aspectos sejam enfocados, aí vota-se e pronto, acabou, ganhe a maioria, seguimos a partir daí.

Eduardo Di Lascio

A ciência não explica tudo, a religião não explica nada.

Roberto Leão

Mais um texto pró-aborto. Muito bem escrito e filosófico. Mas pró-aborto.
A questão é a seguinte. Entre a vida da mãe e a do feto, deve-se decidir pela vida da mãe. Mas isso nos casos em que a mãe possa vir a falecer ou ter grandes problemas de saúde. Então… a mãe decide pelo aborto sem problemas. Uma vez que a vida da mãe é mais importante daquela que irá nascer. Essa mãe não vai contra as leis de Deus.
Se a decisão é simplesmente pela vaidade (egoismo), porque não quer (não fizésse), não tem condições financeiras (coloque para adoção ou peça ajuda), é muito jovem (mas soube fazer). Aí…. não tem desculpa. A decisão tem que partir antes. Devemos prevenir e combater a causa (gravidez) e não o efeito (feto).
Será que o blog não vai colocar isso para reflexão?
Será que em pleno ano de 2012 ainda tem gente que tem filho "sem querer"?

    Eduardo Di Lascio

    Tem, é claro que tem.

    Roberto Leão

    Sim. Nos casos de estupro tem. Mas a lei já permite o aborto.
    Nos outros casos não tem não. É falta de informação ou irresponsábilidade. O que pode ser combatido com prevenção e educação.
    Então… não tem porque lutar. Lutem por prevenção, educação e informação.
    Grande abraço

    Alvaro Tadeu Silva

    Roberto Leão, seu texto é de outro bicho. Ninguém pode obrigar a mulher a ter um filho que não quer. O feto, para viver, depende do corpo da mãe. Ninguém pode ser obrigada a carregar uma vida que não quer só porque, na sua filosofice, isso é crime.

    Roberto Leão

    Não é na minha filosofia. É no contexto como um todo. Entendo seu ponto de vista. Mas e se pensarmos que a prevenção é o melhor caminho?
    E em nesse caso a vida foi gerada de maneira irresponsável. Não se resolve um erro praticando outro.
    Um grande abraço

    internauta

    E os casos de estupro, por exemplo? E o caso de sedução de menor/incapaz? uma criança de 13 a 15 anos engravidada por chefes de tráfico ou por filhos de dono/diretores de canais de retransmissão de televisão? Há (muitos) casos de "gente que tem filho sem querer", com certeza!

    Roberto Leão

    Em caso de estupro o aborto já é liberado. Por isso inclui o "sem querer", uma vez que não são esses motivos que as feministas batalham incansavelmente.
    Um grande abraço

    ana

    sim, pró-aborto, e daí? eu sou a favor de que as mulheres tenham total poder sobre seus corpos e ninguém, NINGUÉM, tem direito de dizer o que podemos ou não fazer baseado em algo tão hipócrita como a religião.

    Roberto Leão

    Total poder sobre o seus corpos as mulheres já tem. Aliás, quem tem poder sobre seu corpo? A partir do momento que morre o corpo fica, e aí… qualquer um pode fazer o que quiser (enterrar, cremar, etc).
    Então, enquanto estiver vivo, é necessário que cuide do seu corpo. E que saiba usá-lo corretamente. A partir do momento que tem uma vida sendo gerada nele, a mulher deixa de ter todo o controle desse corpo.
    A religão pode até ser hipócrita como você diz. Mas… depois da morte não saberemos o que encontraremos, então… talvez nos arrependeremos pós-morte de algo que fizémos em vida.

    M. S. Romares

    "O medo de coisas invisiveis é a semente natural daquilo que todo mundo, em seu íntimo, chama de religião" (Hobbes, 1651). Tão antigo e tão verdade.

    Abraço.

    Orlando

    Ana
    As mulheres têm total poder sobre seus corpos. No entanto, ao compartilharem seus corpos com um homem e se, desse ato altruísta e solene, surgir um feto/criança/gravidez – a partir desse momento – o corpo da mulher – faz parte de um consorciado onde o pai da criança tem o direito de ser consultado sobre o que se fazer com a gravidez. Isto é, o corpo é da mulher, mas, o que leva leva dentro [feto] pertence à ela e ao pai.

    M. S. Romares

    Assim fica dificil argumentar. A igreja católica, na figura do papa, é também contrária ao uso de preservativos e da pílula. Sabe o que acho? Essa igreja (e as outras também) já deu nas tampas e durante séculos de terror e pilhagem tem tornado o mundo bem pior. Mas esperar o que de um papa que se aliou ao nazismo? E ele não foi o único colaboracionista, tornando ainda piores as coisas para se pretender ser levada a sério.

    Roberto Leão

    Aí o problema realmente é a religião. Mas concorda comigo que é muito melhor resolver a questão da prevenção do que do aborto?
    Não seria então o caso da igreja liberar o uso do preservativo?
    Um grande abraço

    M. S. Romares

    Roberto, o problema envolvendo a igreja é sempre religioso, como deve ser. Até aí nada de novo. A novidade é por conta de seus representantes: eles se superam em criar fantasmas e se portarem como defensores de não sei bem o que. Concordo sim com voce que SERIA menos traumático resolver da forma que voce coloca mas não concordo que caiba solução única: a da liberação dos contraceptivos. Entendo que a igreja não possa liberar nada: já está liberado e a saude pública deve sim cuidar de assistir a quem precise. Acho que a discussão não passa pela anuencia de qualquer igreja ou da vontade e da idiosincrasia de qualquer bispo com elevada taxa de santa ignorancia. Com esses tipos de representantes a esfera celeste tá muito mal das pernas.

    Abraço cordial.

Charles Lamounier

Esse bispo é um infeliz!

Caracol

Ih, rapaz! Que diferença, do Bispo pra Cristo!

gilberto

Este bispo é defensor de amar bem , só que ele com ceretza sabe de algun padre que ama demais pricipalmente os meninos que são coroinhas.
Ele deveria se preoculpar com isso , isso é pior que o aborto e é uma coisa que não é de Deus.
O bispo deveria se preoculpar com a evasão de fiéis, a população brasileira não quer saber da opinião dele , se ele quiser ele as dê na igreja de seus padres , não num dos jornais do PIG.

Carlos Lima

Qual a diferença do crime de um maniaco que chuta uma barriga de uma mulher grávida e mata o feto, para uma mulher que faz o mesmo? Todos os preceitos para tipifica um crime, passa pelo principio que se não o cometer não será um crime. Não existe ética numa espécie "escolha de sofia" quem vive e quem morre, religião existe aos montes lá tem padre bom, padre ruim pedófilo, bispo louco, pastor ladrão, pastor prestativo, pastor pedófilo, macumbeiro de toda extipe e existe também ministro que não defende a vida e se torna extirpadora de feto, é incapaz de ter o mais nobre dos sentimentos o de ser mãe ou avó. A discussão passoa para o lado ideológico e religioso, é uma mesmisse esse confrontamento, tornou o governo Dilma, um governo fraco, refém de idéias e de pequenos grupos. Deve haver a discussão, más nos parametros que está sendo imposta a sociedade é um erro e tem mais, vamos nos tornar um país de miseráveis e de abortados. Defender a ética da vida é a lógica humana, os animais selvagens defenden isso, o homen e sua pseudo racionalidade e intelectualidade ignora essa lógica. O mundo está sendo se diluindo de idéias que não respeita mais a lógica humana, Aborto não vai resolver a saúde pública e nem o problema de escolha. É bom fazer sexo, todo mundo gosta, e a responsabilidade pessoal perante o país, esa ética tem racionalidade politica, más ignora a ética da vida, o principio de todos, de quem não faz aborto, de quem faz aborto, de quem é responsavél em suas realções, veja um caso moderno e avvassalador da humanidade a AIDS, veja quantos homossexuais foram infectados e morreram, e quanto os governos gastaram para pelo menos amenizar a situação, O dinheiro gasto para isso, em pesquisas e coqueteis acabariam com a fome no mundo. Porque é etico defender a vida. Sem essa de religião, o Bispo disse uma frase mal falada, O certo seria a ministra pode até ser amada, más não ama niguém, pois não ama a vida. Isso ´pe ética humana e não religião, essa discussão no simplismo religioso é coisa de tolo.

Mari

Fiquei emocionada que até chorei. Ivone Gebara nunca falta e nunca erra

Luiz Carlos

A igreja católica, tem essa mania de discutir o que é crime, o que é vida e o que é morte.
Esquece ela que a mesma foi a responsável por uma das maiores carnificinas da História, a Inquisição!
Sem contar com as Cruzadas,

Moacir Moreira

Se o aborto não é boa coisa de se fazer, a Igreja devia contribuir com a educação sexual do povo já que possui uma rede de ensino particular que cobra bem caro pelo serviço. Por que não orientam os alunos sobre as melhores e mais eficientes técnicas de contracepção?

Yarus

"Igreja excomunga responsáveis por aborto de menina de 9 anos

04 de março de 2009

O (ex) arcebispo de Olinda e Recife, d. José Cardoso Sobrinho, condenou a interrupção da gravidez da menina de 9 anos que teria sido estuprada pelo padrasto, na cidade de Alagoinha, no agreste de Pernambuco. Segundo d. José, os responsáveis (e mãe) pelo aborto estão excomungados da Igreja Católica.
Durante a madrugada de hoje, os advogados da arquediocese de Olinda e Recife haviam preparado uma denúncia que deveria ser encaminhada ao Ministério Público, mas desistiram da medida depois da divulgação do aborto.
A menina, que estava internada no Instituto Materno e Infantil de Pernambuco (Imip), recebeu alta na noite de ontem, quando foi novamente internada no Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam), no bairro da Encruzilhada. Lá, a garota tomou medicamentos para começar o processo. Na manhã de hoje, os dois fetos foram expelidos. O Cisam não informou quem integrou a equipe responsável pelo aborto e o arcebispo não citou nomes dos excomungados.
Por volta das 16h30 da tarde de hoje, os médicos do Cisam realizaram uma curetagem (raspagem) para retirar o material placentário do útero da menina. O estado de saúde dela é estável. A garota não corre risco de vida e se encontra na sala de recuperação da unidade. Após a se recuperar da anestesia, ela será levada para a enfermaria. A previsão de alta é de 24 a 48 horas após a curetagem.

No próximo dia 7, quando será lançada a campanha da fraternidade da CNBB em Pernambuco, em uma missa na Basílica de Nossa Senhora do Carmo, d. José fará um manifesto público contra a interrupção da gravidez da menina estuprada pelo padrasto." http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,O…

Laura Antunes

O cara ainda é do tempo que bispo era autoridade praticamente única (Vá se quixar ao bispo!) Foi desrespeitoso, arrogante e sem senso de ridículo. Ivone Gebara foi divina e maravilhosa.
IVONE GEBARA
nascida em 1944, é doutora em Filosofia pela Universidade Católica de São Paulo e doutora em Ciências Religiosas pela Universidade Católica de Lovânia (Bélgica). Pertence à Congregação das Irmãs de Nossa Senhora – Cônegas de Santo Agostinho e vive há décadas no Nordeste, numa vida de “inserção” no meio popular, atualmente em Camaragibe (PE). Lecionou durante 17 anos no Instituto de Teologia do Recife, até sua dissolução decretada pelo Vaticano em 1999. Desde então dedica seu tempo principalmente a escritos, cursos e palestras sobre hermenêuticas feministas, novas referências éticas e antropológicas e os fundamentos filosóficos e teológicos do discurso religioso.

PedroAurelioZabaleta

Eles adoram cercear a mulher.
Até excluíram a mulher da divindade: para eles existe deus pai e deus filho, mas não existe a deusa mãe.
Eles tem um medo de mulher, que se borram todos, daí a agressividade.

    Morvan

    Boa noite.

    Muito bem lembrado, PedroAurelioZabaleta. A religião patriarcal usurpou não só o Poder da mulher; usurpou-lhe também o direito de parir. Na religião patriarcal, a mulher vem do homem (?). Adão gerou Eva a partir de uma das suas costelas; esta é a lenda; e muitos acreditam.

    :-)

    Morvan, Usuário Linux #433640.

    Alexandre Bitencourt

    Morvan,

    Mas assim como a mulher foi gerada de Adão, o próprio Deus (Jesus) foi gerado no útero de uma simples mulher humana (Maria). Lembrando que Deus, antes, pediu-lhe permissão.

    Morvan

    Bom dia.

    Obrigado pelo retorno, Alexandre Bitencourt.

    :-)

    Morvan, Usuário Linux #433640.

Francisco

Eu, modestamente, acho que o bispo deveria ensinar aos filhos e filhas dele que o melhor, se ela fizer sexo, é usar camisinha e se não quiser usá-la (por considera-la talvez abortiva), não fazer sexo, pois sexo tem forte tendencia a gerar filhos.

Para mim, isso é tudo, absolutamente tudo, que precisa ser dito sobre aborto. Eduque seus filhos de acordo com as suas convicções.

Bonifa

Trata-se de um xingamento. Um sacerdote xingar alguém já é um absurdo inexplicável, mas usar xingamento chulo de dondocas que se esbofeteiam através de revistas de fofocas, é o cúmulo.

Zé Carlos

Impressiona a tal igreja católica ainda ter a cara de pau para intrometer-se em assuntos que não lhe dizem respeito.Ou ainda não perceberam isso ? AINDA?! Que tem a ver essas igrejas (católicas e demais denominações) com o que ocorre no mundo REAL? Essa gente vive em outro mundo e deveriam ficar nele. Ah, nem tenho muita paciência para tratar de hipocrisias como esta. Já me bastam as hiprocrisias no mundo da política. Foram mal acostumados. Igrejas, seu tempo já passou e vocês foram incompetentes. Todas vocês. Hoje não passam de gente querendo se dar bem. Como não deram conta dos seus "rebanhos" insistem em se intrometer. Quem são vocês, aifnal ? Não contribuíram em nada para esse caos. São uns incompetentes e deveriam se recolher à sua insignificância. Querem um conselho líderes religiosos? Façam com fez Jim Jones. Mas só vocês. Deixem o resto em paz. Tem muita gente inocente ,dentro dos milhares de hipócritas, que não mereceriam o seu destino. Nem sei porque estou perdendo tempo com isso.

Wildner Arcanjo

Um pouco fora do tópico mas interessante. Quando a justiça realmente está a defender o lado mais fraco:
http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noti

Monica

Obrigada,Ivone Gebara,estou embevecida! Texto excelente! D'une finesse! E que tiremos lições. Um abraço caloroso.

Lu_Witovisk

SENHORRRRRR!!! e o cara é bispo! ai ai… bem se vê há quantas anda a Igreja Católica. Parabéns a Ivone, ótima abordagem da situação.

Regina Braga

Tadinho do bispo de Assis…revelando seus traumas em público.Ficou muito feio.

marcosomag

O obscurantismo de certas seitas protestantes e católicas (Carismáticos, Opus Dei…) só deixará de ter a influência decisiva que têm nas mentes dos brasileiros quando as crianças tiveram acesso ao aprendizado filosófico desde a mais tenra idade. Os fundamentalistas incluem questões complexas da religião em joguinhos infantis, revistas em quadrinhos, cancionetas ("corinhos") aos pequenos. Não será difícil para professores bem preparados usar os mesmos métodos para introduzir Sócrates, Nietzsche ou Adorno às crianças.

Carlos Lima

O Bispo pode até ter sido grosso com a ministra, agora essa questão do aborto está passando para o lado ideológico e na vitrine dos grupos auto-dependentes do sexismo. A igreja é contra o aborto e contra o casamento gay, ai esses grupos são colocados como chaves dos ministérios. e passam a usar blog para massacrar quem tem opnião ética diferente, em tudo há problemas inclusive nos blogs com há na grande mídia dinossauro, agora crussificar o bispo pela palavras mal faladas é duvidar da inteligência das pessoas, aborto é uma questão de saúde pública até o ponto da irresponsabilidade pessoal de cada um, da falta de informação, e do velho modelo, primeiro o gozo depois o arrependimento e depois o crime. Quem defende o aborto talvez não seja "mal amada", é que simplesmente não ama nem a si própria, pois poderia nem existir. Gente a vida tem que ser defendida desde de amor de quem a pode tornar possível. Isso não é funçaõ de governo em apoiar o aborto, esse negócio de machismo, feminismo é coisa do passado, é coisa do atraso. Essa ministra não tem capacidade ética de subjulgar a vida, saúde pública e defender a vida. O que a ministra esta fazendo e se tornando um anjo da morte, uma especie de extirpadora de embriões ou de quase feto. Não é possível que com o advento da internet um governo defenda quem mata embriões. O governo Dilma tem uns cabeças de bagre que faz dó, agora se é a Dilma quem está autorizando esse movimento pró aborto, para mim é uma decepção pois não acreditei quando na campanha a massacrarm com este tema sem graça e pervesso, acreditei na sua força de mãe e depois de avó e ao vela com seu neto imaginei sendo ela uma pessoa que tenha amor a vida e as crianças. O estado brasileiro não pode inventar leis pela sua incapacidade de delegar responsabilidades a quem erra ao manter relações fora dos parametros éticos. Professores são muito bons para explicar, más muitos na prática só querem impor suas idéias mesmo aquelas que levam a morte.

    Alberto

    Primeiro, aprenda a escreve. ! Não é assim: crussificar

    Diniz

    Carlos Lima, vou lhe dizer algo que certamente vai lhe deixar estarrecido. Existe a chance de 25% de você já ter cometido um homicídio, pior, um fratricídio !! Explico, ou melhor, a biologia explica: o que pouca gente sabe é que em uma concepção 1 em cada 4 casos o óvulo fecundado se divide e produz mais de um embrião. Ora, direis vc, porque há então tão poucos gêmeos ? Simplesmente, pasme, porque na maioria dos casos um dos embriões "mata" seu irmão-gêmeo e o absorve inteiramente não deixando qualquer rastro. Em alguns casos raríssimos esta absorção é incompleta e o gêmeo passa a se desenvolver dentro do outro embrião!! É o chamado "fetus in fetus" . Procure no google sobre este tema, inclusive um caso recente em que um menino peruano que desenvolvia em seu abdomem o feto de seu irmão e que seria submetido a uma cirurgia para extraí-lo. Para vc, seria um aborto esta cirurgia ? Como vê a realidade (ciência, medicina) é bem mais complexa que condicionamentos morais sobre o que é vida (dogma, religião).

    carlos

    Isso é distorcer as coisas, uma coisa é apopitose natural outra é assassinato! acho que realmente as mulheres tem o direito de decidir mas, direito de decidir sobre o seu corpo e não sobre o corpo do feto.O feto NÃO é um prolongamento do corpo da mulher. São vidas distintas. Acho que precisamos parar de distorcer as coisas para adaptá-las a nossa vontade.

    Miguel

    outra coisa que precisa parar de ser distorcida e' chamar feto de ser humano. amontoado de celulas sem criacao humana NAO e' humano. Ovo e' galinha? Fruta e' arvore?

    Eduardo Di Lascio

    Dá sim.

    ana

    o feto ESTÁ no corpo da mulher. depende dele para sobreviver.

    Gabriel Braga

    Carlos Lima,

    Meu caro essa é a sua opinião.Mas me impressiona que as religiões,em pleno século XXI ainda queiram impor seus valores ao estado na condução de sua políticas.O estado não pode levar em consideração na hora de governar uma determinada moral religiosa,pois deve governar para todos e não apenas aos religiosos.Religião é assunto de foro íntimo.
    Ora bolas,cabe apenas as mulheres decidirem se abortam ou não.Porque impedir uma mulher que não professa religião alguma,ou mesmo professa,de exercer seu direito de decisão?Mesmo com uma eventual descriminalização do aborto as mulheres não serão obrigadas a praticá-lo,mas apenas terão a liberdade de escolher livremente se querem continuar a gravidez ou não.
    A ministra defende o DIREITO ao aborto e não o aborto em si.Será que é tão difícil de entender?

    Sandro

    O governo não defende o aborto e sim que as pessoas possam legislar sobre suas vidas no que diz respeito a seu corpo e se futuro, ou seja, é a favor de que o aborto seja tratado como saúde pública, e tendo a paciente acompanhamento médico e psicológico, também sou a favor.

    Miguel

    O que o estado nao pode fazer e' uimpor a pessoas que nao tem amiguinho invisivel valores religiosos que nao estao dispostas a admitir. Assim funciona o Estado democratico: o que nao e' assunto publico e nao interfere na individualidade de terceiros, nao tem porque ser controlado. Legalizar o aborto nao obriga crentes a realiza-lo, apenas libera nao crentes de penalidades por faze-lo. Por que o pessoal do obscurantismo nao pode admitir isso?

    Eduardo Di Lascio

    Quanto menos religião no mundo, melhor para o mundo.

    Orlando

    Eduardo
    O aborto é algo complexo e, sua solução, está muito longe da leitura feminista e simplista da ministra.

    1. GRAVIDEZ NÃO É DOENÇA! LOGO, NÃO DEVERIA SER TRATADA COMO TAL!

    2. Fazer sexo é uma opção. Caso haja estupro/problemas com o feto/risco de saúde da mulher a lei já contempla a possibilidade de aborto/interrupção da gravidez;

    3. Existem contraceptivos, inclusive de graça, de vários tipos e formatos – inclusive femininos [pílula ou camisinha etc.];

    4. O feto não é algo que pertença, exclusivamente, à mulher – esse feto tem um pai. Esse pai, por direito, tem que ser consultado sobre a interrupção da gravidez, pois, o filho, é também dele;

    5. Usar o aborto como pós-contraceptivo é lesar o erário público [HÁ PROBLEMAS DE SAÚDE MUITO MAIS GRAVES], isto é, muito dinheiro seria gasto para resolver problemas de logística de sexo que não deu certo;

    6. Não há nenhum programa de prevenção de câncer na próstata [milhares de homens morrem todo o ano à espera de vagas/leitos e datas para operação], – é extremamente difícil se fazer exame preventivo de câncer de próstata nas redes públicas. Só restando hospitais/médicos particulares, e isso, para aqueles que têm convênio. INFELIZMENTE, CANCER DE PROSTATA NÃO É UMA OPÇÃO!.

    7. A REDE DE SAÚDE PÚBLICA JÁ ESTA ABARROTADA DE PROBLEMAS MAIS GRAVES E, NÃO RARO, GENTE MORRE EM CORREDORES DE HOSPITAIS E PRONTO SOCORROS SEM CONSEGUIREM SER ATENDIDAS. ISSO QUANDO CONSEGUEM UM LOCAL QUE AS ACEITE!

    ENFIM, SEXO É UMA OPÇÃO E DEVE SER FEITO COM RESPONSABILIDADE, SOBRETUDO, NÃO TERCEIRIZANDO EVENTUAIS FALHAS DE PREVENSÃO/CONTRACEPTIVOS E ONERANDO TODOS POR NEGLIGÊNCIA PESSOAL.

liz maria

É sempre a mesma hipocrisia de sempre da d.Mônica Serra não fez aborto? mais os bispos de sampa de Aparecida deram a ela o premio de segurar a santa e louvar no dia da padroeira?…pode fróide um negócio desse ter algum sentido? ela pode? e uma pobre tem que queimar nos infernos?…

    luiz antonio

    Oi Liz Maria, bem lembrada sua referencia à D. Mônica.
    Faz sentido e podemos imaginar que, em caso de Serra algum dia chegar onde chegaram Lula e Dilma, que Dona Monica, apesar do confessado aborto em sua terra natal, quebraria lanças arrastando apoios políticos dos parlamentares do tipo "alvaros dias, bolsonaros e que tais" para fazer do Bispo de Assis o futuro ocupante do Ministério da Cruzada Contra o Aborto, um dos novos 50 ministérios introduzidos pelo Presidente Zé Chirico.

Miguel de Matos

Esse grupo deveria se chamar "Católicas pelo Direito de Decidir Matar ou Não".

Ramalho

A ICAR já teve melhores quadros, embora nela houvesse, também, pedófilos, torturadores, aproveitadores, radicais, grosseiros, arrogantes, ignorantes, mentirosos, manipuladores e presepeiros. Hoje, os melhores quadros não há mais.

liz maria

È tanta hipocrisia, falso moralismo principalmente por parte de religiosos?cristãos? se o sábio e sereno mestre Jesus nunca condenou,julgou e criminalizou ninguém, foi amigo de prostitutas,ladrões etc…onde sempre os procurava levar para ter uma vida livre e feliz libertando-os dos caminhos tortuosos sem levantar um dedo para os condenar e ai vem esses fariseus hipócritas que praticam a pedofilia contra crianças inocentes será que isso não é também um aborto contra a vida que ficará marcada na alma por resto da vida? e quando se faz um transplante de órgão não se está fazendo também um ato abortivo? tirando muitas vezes órgãos de pessoas que ainda não estão mortas? e muitas deles sendo até comercializados favorecendo aos poderosos?…é tudo muito relativo só uma questão de tempo e tudo muda…são tantas formas de abortos que essa sociedade moralista cometem todos os dias e as mulheres ricas fazem em clinicas poderosas e as igrejas se calam principalmente quando recebem donativos bem generosos pagando assim sua entrada para o paraíso eterno…

Diniz

Para responder a pergunta "Seria o bispo um privilegiado “bem-amado”?" teríamos que nos informar junto aos coroinhas do bispo D. Benedito Simão. A julgar pelos precedentes históricos de padres e bispos da Igreja Católica envolvidos com "amores" infantis e adolescentes a resposta só pode ser um sonoro e vergonhoso SIM !!

Diniz

Dúvida cruel: A Religião inventou o Diabo ou foi o Diabo que inventou a Religião ?

    Lu_Witovisk

    ahahhaha o Cristianismo inventou o Diabo, antes esta dicotomia tosca e irreal não existia. Irreal, pq não há nada 100% bom ou mau. E pensar o mal que esta dicotomia já causou a humanidade… credo!

    claudio rodrigues

    Prezado, Saramago colocou esta questão, ainda que de uma forma ambígua, no magistral "O Evangelho Segundo Jesus Cristo", para mim, o ápice de sua obra.
    Quanto a questão do post, a Dra. Ivone foi precisa como o bisturi de um cirurgião. O Rev. Bispo teve e tem uma ótima oportunidade de revelar todo o seu amor pelos seres humanos velando e defendendo a dignidade humana da Comunidade flagelada do Pinheirinho. Lá há um espaço fértil para estas emanações de amor, solidariedade e compaixão.

    Eduardo Di Lascio

    Nós inventamos ambos. Incluindo deus.

    M. S. Romares

    Uma invenção bastante conveniente. Um deus terrivel, vingativo, que pune, que tripudia em cima da raça. E ai daquele que duvidar: queimará eternamente no fogo do inferno!!! Quem precisa de um deus sacana assim, que faz terrorismo 24h por dia? Melhor ser ateu praticante do que acreditar nessas bobagens.

    M. S. Romares

    Não sei!! Mas ambos se merecem.

Rios

"reduzem o termo vida à vida do feto humano" – a vida do feto não é uma vida humana?

    edu marcondes

    Não!

    Miguel

    Nao. uma laranja e' uma laranjeira? o ovo e' um frango?

    Fabio Barros

    Rios,

    sugiro que você leia mais: você não entendeu o texto…

    M. S. Romares

    Nem a sarah palin teria uma dúvida desas. Ë….o nivel tá baixo mesmo.

Cancão de Fogo

Posições radicias como a igreja católica vem abraçando, são iguais as posições de algums facções religiosas que conflitam no grupo islâmico. Ao invés de procurarem analisar as complexas relações entre seres humanos, partem para o radicalismo e somente escutam o eco do que dizem. Parecem donos da verdade. Para defender os dogmas da igreja fazem e dizem coisas absurdas e totalmente desconexas. Todos sabemos que o radicalismo leva, mais dia menos dia, ao abismo. É preciso, antes de sair apregoando aos quatro ventos, fazer um estudo sério do assunto sub examine. Somente uma mente livre de preconceitos está habilitada a discernir e transmitir sabedoria.

dukrai

emociona pelo chamado à razão e à fraternidade, vale para os espíritos abertos e almas solidárias, não pra esse bispo e essa igreja.

Pereira

Assino em baixo

Creuza Maciel

Parabens Ivone,
Voce sempre trazendo luz aas mentes obscuras….

Morvan

Boa tarde.

"… bispo classificou a nova ministra de “mal-amada” e, com isso, desrespeitou-a e incitou ao desrespeito e à falta de diálogo em relação à responsabilidade pública de enfrentar os sérios problemas sociais.".

Bom, de início, chamar a uma pessoa que enfrentou a tortura, toda a forma de opressão e dor [in]imagináveis de "mal-amada", sendo que esta mesma pessoa, invés de se fechar por dentro, de se anular como pessoa, de se tornar mais um não-eu, estudou, se especializou, concluiu os mais altos estudos e tenta reverter todo o conhecimento acumulado em prol das pessoas e também, claro, de suas ideias; um dos dois não está conhecendo o outro: o amor ou o sr. Benedito. Aposto que é o sr. Benedito que não está conhecendo o primeiro. Porque o amor é mais do que a soma das partes (Gestaltiano) e se pode até apontar o amor. Circunscrevê-lo é bem mais difícil. Dizer que o outro não é bem-amado, mesmo que possível, só através do conceito de amor de quem afirma. Filtro.
Estas duas mulheres, a D. Ivone e a D. Menecucci são amor puro (ainda, sob meu prisma – lembre-se de que eu afirmo que é sempre via "filtro" da noção do amor do outro – do observador). Uma, como eu disse, deixou o ódio que poderia lhe empanzinar o cérebro de ressentimento e de sentimentos [ainda] menores e partiu para a luta e se tornou Ministra (com toda a justeza) e a outra, grande profissional, certamente tem ideias diferentes de Menecucci, o que lhe não impede de ver, na outra, méritos – e muitos.
Sei que amo quando não condiciono o meu amor. Se o condiciono, qualquer que a configure, não é amor. É expectativa.

:-)

Morvan, Usuário Linux #433640.

    Morvan

    Boa tarde.

    Onde se lê: Menecucci, por favor, leia Menicucci. Não foi "Tipo". Foi erro na grafia do nome, mesmo. Só percebi após a publicação do Post.

    :-)

    Morvan, Usuário Linux #433640.

    GilTeixeira

    Comentário simples, exato e eficiente.
    Boa, Morvan!

    Morvan

    Boa tarde.

    Obrigado pelo retorno, GilTeixeira. Pelo que esta senhora Menicucci está incomodando, devemos ficar felizes.

    :-)

    Morvan, Usuário Linux #433640.

    dukrai

    Boa tarde, Morvan rs
    Navegar é preciso, no sentido da exatidão dos instrumentos e dos conceitos, assim obrigado pela sua contribuição. Viver, segundo o poeta, não é preciso, daí acontece de surgir das trevas uma alma penada dessas fantasiada de bispo affffffffffe

    Morvan

    Boa noite.

    Obrigado, Dukrai.

    É muito bom contar sempre com a postura abalizada e com o companheirismo de vocês, como eu falei à Lu_Witowisk. Ainda mais, quando você acrescenta [tão bem] lirismo à minha fala.
    Obrigado.

    :-)

    Morvan, Usuário Linux #433640.

    Lu_Witovisk

    Na mosca! :D

    Morvan

    Boa noite.

    Obrigado, Lu_Witovisk.

    É muito bom contar sempre com a postura abalizada e com o companheirismo de vocês.

    :-)

    Morvan, Usuário Linux #433640.

    renatp

    Meu Deus, alguém que explica, obrigado aí.Morvam

    Morvan

    Bom dia.

    Obrigado pelo retorno, Renatp.
    Estamos aqui para debater.

    :-)

    Morvan, Usuário Linux #433640.

Ivonete

Texto maravilhoso! nenhum reparo, nenhum retoque.

Jeferson Damascena

Embora para mim seja completamente insignificante a opinião de qualquer igreja sobre o tema, sempre me causou curiosidade a condenação absoluta do aborto por muitas pessoas que conheço e que professam uma orientação religiosa qualquer. Porém quando questionadas sobre sua posição em relação ao aborto em caso de estupro, a grande maioria é a favor. Pois bem, então eu pergunto: a questão não é o "respeito à vida acima de tudo", mas sim de "como se deu a concepção , não é mesmo? Se o raciocínio for esse, como me parece, só me resta concluir o óbvio: tudo não passa de hipocrisia.

    Maria Thereza

    As igrejas, especialmente a católica, têm uma fixação neurótica em relação à sexualidade de modo geral. E são adeptos fervorosos do "faça o que eu digo e não o que faço", estando aí milhares de casos de pedofilia e filhos/as de padres e que tais, desde o início. A história da igreja católica é muito vergonhosa, em inúmeros episódios ao longo do tempo e não sei de onde tira tanta cara de pau para se posicionar como guardiã do bem.

Carlos Marques

Que belo artigo ! Que clareza ! Que elegância ! É uma admirável lição, com a ciência e arte que faltaram ao bispo grosseiro de Assis, exemplo acabado do "sepulcro caiado" de que fala o Evangelho. É um golpe na hipocrisia e no cinismo, infelizmente tão presentes nessas religiões institucionalizadas e em seus ministros, muitos deles com sérios desvios de conduta, como mostram as notícias de pedofilia na Igreja Católica.

Gilda Aranha

Ivone Gebara nunca nos deixa a pé. E não tem dizer o que deve ser dito

Celso

Numa democracia mais madura não teríamos na TV aberta brasileira uma gama tão grande e desproporcional à outras manifestações de espiritualidade, de programas/cultos Pastor-Cristo, Padre-Cristo, Christ Show. É um oligopólio religioso com forte presença no mais popular, barato e tradicional meio de comunicação de massa brasileiro.

Renato

Infelizmente a religião ainda é conforme bem destacou Karl Marx o ópio do povo. Baluarte do atraso, do obscurantismo, do conservadorismo e sobretudo da alienação das massas e também de incautos "letrados". Com honrosas exceções boa parte dos bispos brasileiros – tornaram-se bispos no pontificado do reacionário João Paulo II – apoia políticos de direita e têm uma visão anacrônica e medievalesca sobre a condição feminina. Por que mulheres não podem ser ordenadas? Quantas mulheres participaram da escolha do papa Bento XVI? A satanização do sexo é tão hipócrita quanto o voto de pobreza. O mais triste é perceber como uma instituição decrépita consegue se sustentar por tanto tempo. a Igreja Católica tem perdido adeptos, contudo não devemos comemorar, pois tem perdido fiéis para as Igrejas Pentecostais, cujos líderes não passam de estelionatários que enganam multidões de desperados. Mudar através da educação? Alguns pois a maioria continuará mergulhada nas trevas da ignorância…

Marcelo de Matos

Sim. Com certeza esse bispo é um privilegiado. Assis é um dos poucos municípios em que ainda existem “enfiteutas”, ou seja, aquelas pessoas que residem em terrenos pertencentes à Igreja católica. O bispado cobra, anualmente, o dízimo, que é uma espécie de IPTU. É um cenário de Idade Média em pleno século 21, ou XXI, ou terceiro milênio. Não é um privilégio viver em tempo assim tão tranquilo como a Idade Média?

Roberval

Parabéns pelo artigo professora.
Espero que o citado Bispo possa lê-lo e refletir um pouco sobre seus atos e comportamentos a fim de poder elevá-los a um nível mais altruísta.

    rosa

    Impossível! Para ele ler, mesmo que para discordar, o artigo deveria ter sido escrito por um professor teólogo.

    Eduardo Di Lascio

    Professor teólogo é um oximoro.

Deixe seu comentário

Leia também