Guilherme Scalzilli: A maldição de Rosemary

Tempo de leitura: 2 min

por Guilherme Scalzilli, no seu blog

Inquérito recém-nascido, personagens caricaturados, violações de privacidade, fariseus babando regras morais: já vimos esse filme tantas vezes que podemos antever seus desdobramentos. O noticiário gastará o tema até o limite da idiotia, alimentado por informantes obscuros e “apurações” de bastidores. A Veja excretará falsas entrevistas e difamações, que a imprensa dita “séria” reproduzirá como se tivessem mínima credibilidade. Propagadores involuntários desses veículos, alguns blogueiros progressistas, contribuirão para legitimar fofocas e imbecilidades.

As mentiras receberão desculpas e correções discretas, num futuro longínquo, mas os prejuízos causados a inocentes restarão impunes e irremediáveis. Alguém talvez encontre um conveniente uso do foro privilegiado para que o STF desempenhe de novo seu teatro saneador de mão única.

No final, pouco importará se a administração demotucana de São Paulo perpetua milhares de cargos políticos e esquemas de apadrinhamento semelhantes aos orquestrados por Rosemary Noronha, ou ainda mais obscuros e lesivos do que eles. Pouco importará, aliás, discutir uma rotina da vida política brasileira característica até dos menores municípios. A questão é transformá-la em marca exclusiva do PT, como o chamado “mensalão” e outras novidades que há uma década ninguém ousava enxergar, por exemplo, nos lídimos e transparentes governos FHC.

Depois das bebedeiras e da ameaça de violência sexual, Lula agora recebe a pecha de adúltero safado. Esse tipo de baixaria não o atinge por acaso. É a reprodução de uma imagem vulgar que o preconceito elitista associa à própria gentalha que forma a sua base eleitoral. E é vulgaridade conveniente a salas de espera e balcões de botequim, onde qualquer sinal de astúcia pode insinuar perigosas ambigüidades estadistas à figura do tosco líder operário.

Mas convém desconfiar da versão de que o núcleo do governo foi pego de surpresa com a iniciativa “secreta” da Polícia Federal. O desabamento do esquema de Rosemary Noronha teve beneficiários no próprio PT, para não citar uma administração preocupada com sua imagem pública e lideranças empenhadas em estabelecer rupturas com as redes de influência herdadas da era Lula. Ademais, Dilma e o ministro José Eduardo Cardoso não se encaixam com facilidade na fantasia de mandatários que perdem o controle dos subordinados. Acontece que a indicação de sagacidade proibida a Lula, no caso da sua sucessora, periga denotar lisura e respeito pelas instituições.

Leia também:

Marco Maia: Respeitar o Legislativo é defender a democracia

Marco Maia: Câmara pode não cumprir decisão do STF

Lúcio Flávio Pinto: Ocupação da Amazônia ainda segue diretriz da ditadura

Lucro privado, prejuízo público: Um exemplo do capitalismo à brasileira

Cláudio Puty: Celpa, um caso clássico de Privataria Tucana

Exportação em Carajás é crime lesa Pátria

Ildo Sauer: O ato mais entreguista da história

Celio Bermann: Belo Monte serve a Sarney e às mineradoras

Wanderlei Pignati: O que tem na água que você bebe


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Valmont

O poder absoluto e ilimitado dessa SECRETÁRIA DO ESCRITÓRIO DA PR EM SÃO PAULO que, segundo o mais novo relato da Época [do grupo Globo], seria capaz até de INFLUIR NO JULGAMENTO DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (!), parece conto da carochinha, mas é recebido pela unanimidade burra do PIG como se fosse uma verdade bombástica.
Ora! se nem a Presidente da República, cargo máximo do Poder Executivo, tem ingerência no julgamento da AP 470, como é que podem me fazer crer que uma SECRETÁRIA MEQUETREFE possa interfeir nesse julgamento?!
Senhores! Os autores desse panfleto da GLOBO passaram dos limites da idiotia! E tentam fazer milhões de brasileiros de IDIOTAS.
Como é que as pessoas ainda dão dinheiro por um LIXO desse?!!!

Willian

Mais um tentando tapar o sol com a peneira. A relação Lula / Rose só veio a tona por causa da atuação dela no recente caso de corrupção. Daí, perguntou-se porque a chefe do gabinete da presidência em São Paulo tinha tanto poder. O caso (se houve ou se continua) ficou oculto durante 20 anos, e não foi usado em nenhuma das eleições de que Lula disputou. Nunca vi qualquer comentário sobre ele, diferentemente sobre as insinuações do Serra com a Soninha por aqui, lembram-se? Ou sobre a se Kassab era casado ou se tinha filhos.

Macaco senta no próprio rabo e ri do rabo do vizinho.

    prova de bala

    A única chance dos demotucanos ganharem a eleição é apelar para o “tapetão”
    continuem assim, vocês estão no caminho certo… porque administração publica não é o forte de vocês, quem o diga o PCC, esse jeito de governar achando que o povo é lixo, e burro, olha a surra que vocês levaram na periferia na ultima eleição para prefeito de sp. La todo mundo sabe como a policia ” tucana” trata os pobres.

Maria Rita

Essa é a elite brasileira, de direita, surfa sem esforço pela riqueza conseguida com o esforço de muitos, menos dela. Em suma, os direitosos não passam de meretrizes burguesas

Joerge Sted MST

Realmente, companheiro. O PIG tenta, novamente, mas é em vão. Como todos nós sabemos, o Presidente Lula é inimputável.

    Mário SF Alves

    Inim… o quê? Putável? É. O nosso Lula é tudo isso, iclusive, isso. Pô! Chega de repetir esse discursinho rolabosta do PiG, meu. Chega de empoderar besouros.

    ___________________________________________

    “Brasil Um País de Todos”: eis a raiz reginoduarteana do medo; eis a razão da difamação, da calúnia e destempero da mídia oposicionista; eis a razão STeFeana do “tudo (só!) contra o PT”.

    Joerge Sted MST

    Que é isso, cumpanheiro? Lula foi traído, apunhalado pelas costas e está sendo esquartejado pelo PIG. Mas, o nosso querido prezidemte Lula resistirá. Repito: Lula é inimputável! Até a vitóra!

Deixe seu comentário

Leia também