Gleisi diz que Lula é o candidato, mas Wagner pede conversas com Ciro Gomes e Joaquim Barbosa

Tempo de leitura: 2 min

No evento em Curitiba, a presidenta do PT, Gleisi Hoffmann, reafirmou que a militância não deve acreditar em especulações feitas pela mídia e que o candidato do partido ao Planalto é Lula (ver vídeo acima)

Para Jaques Wagner, PT pode ser vice de Ciro Gomes

do Jornal do Brasil

Apontado como uma das alternativas do PT para a disputa da Presidência da República, o ex-ministro e ex-governador da Bahia Jaques Wagner admitiu nesta terça-feira, 1º, que o partido pode aceitar ser vice de Ciro Gomes (PDT) e defendeu a inclusão de Joaquim Barbosa (PSB) no diálogo com os demais partidos de esquerda.

Wagner, no entanto, ressaltou que é favorável à estratégia petista de manter o nome do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso em Curitiba, até a última instância.

Ele desautorizou a inclusão de seu nome entre os prováveis planos B do PT enquanto a candidatura do ex-presidente estiver colocada e admitiu quer a prisão de Lula dificulta a aceitação de outras alternativas pela cúpula petista.

“Não coloco meu nome em hipótese alguma à disposição neste momento”, disse.

Ao chegar ao ato de 1º de Maio organizado pelas seis centrais sindicais na tarde desta terça-feira, em Curitiba, Wagner foi indagado por jornalistas sobre a possibilidade de o PT aceitar ser vice de Ciro e respondeu: “Pode. Sempre defendi que, após 16 anos, estava na hora de ceder a precedência. Sempre achei isso. Não conheço na democracia ninguém que fica 30 anos. Em geral fica 12, 16, 20 anos. Defendi isso quando o Eduardo Campos ainda era vivo. Estou à vontade neste território”.

Wagner defendeu as articulações feitas pelo ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad, que também é citado como alternativa do PT a Lula, e já se reuniu duas vezes com Ciro neste ano.

“O Haddad teve uma conversa sobre a economia brasileira e acharam que era sobre política eleitoral no estrito senso. Esse é o caminho. Eu continuo na minha posição. O PT vai sustentar a candidatura do Lula até que alguém diga que ele está interditado definitivamente. Ninguém traça uma estratégia já pensando em plano B”, afirmou.

Nessa linha, Wagner disse que o PT deve estar aberto para conversar com todas as forças do campo progressista, inclusive Barbosa, algoz de líderes petistas como José Dirceu e José Genoíno no julgamento do mensalão.

“Acho que tem que conversar com todo mundo. Não só pensando na questão eleitoral mas pensando em como retomar um processo de crescimento sustentável com distribuição de renda no Brasil. Então acho que conversar com Ciro, Manuela (D’Avila, do PC do B) e Joaquim (PSB), faz parte da política.”

Indagado especificamente sobre Barbosa, Wagner disse que se trata de um outsider e que suas ideias e propostas ainda não estão claras.

“O Ciro eu sei mais ou menos o pensamento, a Manuela eu sei mais ou menos o pensamento, o Joaquim está começando a apresentar o seu pensamento. De todos que falei, Joaquim é o mais outsider. Nunca foi uma pessoa dedicada propriamente à política”, afirmou o ex-ministro.

Ele admitiu que a prisão de Lula dificulta o avanço do diálogo com as outras forças de esquerda já que coloca o PT em uma posição defensiva.

“O problema é que a prisão do Lula nos coloca numa posição de resistência. Não posso dizer hoje que estou abrindo para qualquer um. É dizer o que? ‘Lula, tchau e bênção?’ A situação é complicada”, afirmou.

Leia também:

Em mensagem do Dia do Trabalhador, Lula enfatiza desmanche da economia


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Mauricio

O cheiro de enxofre está forte aqui no blog, dada a presença fétida dos fascistas nos comentários. Uma pena que o blog não adote o sistema disqus para bloquear esses excrementos humanos.

    RONALD

    Maurício, esse pessoal da direita cagada poderia ficar lá naqueles sites e revistas de ódio e infâmia. Mas, lá não têm importância nenhuma, são só mais um coxinha fascista vomitando veneno.
    Aqui, eles não prosperam; nem cosquinha fazem, coitados !!!!

    RONALD

    É como vomitar para cima. Os dejetos caem em suas fuças…

Eulalio Brasil da Silvs

Na vida, temos que dar um paço a frente para dar 2 pacos para tras.
Acho melhor irmos de Adad, continuando a bataliar por Lula.
ADAD presidente.
Abc
EULÁLIO LULA BRASIL -RN

Marina

Vixe Maria! O Viomundo está sendo tomado de assalto pelos coxinhas. Esse tipo de postagens é pura cartilha do MBL.

    RONALD

    Também estou achando isto. No DCM, o filtro de dejetos é mais eficiente !!!

Jairo Bahia

Gleisi diz que Lula é o candidato, mas Wagner pode conversar com Ciro ou com J. Barbosa?
Então o PT vai ter um candidato a presidente e outro a vice numa outra chapa?
Só um típico petista de carteirinha acredita nesse tipo de engodo.
Dissimulação, mentira e enganação são as maiores armas dessa gente.
Acorda petista, vc está sendo enganado por que quer ou por que é da sua natureza ser enganado?

Jairo Bahia

Militância tola, a quem vocês pensam que estão enganando? Só aos ignorantes dependentes do bolsa família, que o PT fez questao que continuassem ignorantes e sem educação para continuar dono de seus votos, e aos pelegos encostados que se beneficiam do suor alheio para se manter.
Fora esses aí, todos sabem da estratégia de ficar dizendo que Lula é o candidato e que não vai ter outro, so para segurar o cabresto dos que idolatram Lula, e não deixar que migrem o voto, na ausência do seu “salvador”, mal sabem como estão perdidos.
Eu sei, tu sabes e todos sabem que Lula não vai ser candidato, mas os ignorantes não sabem, não é mesmo? E como sempre, vocês mais uma vez vão continuar os enganado até o último momento.
A esquerda não tem nenhum escrúpulo!

    ari

    Chamar 65 milhões de brasileiros de ignorantes é muita arrogância. Ignorância vc demonstra em relação ao bolsa família e seus beneficiários. Vivo no meio deles e vários tem consciência política muito desenvolvida. Não confunda educação formal com consciência política. Numa certa mesa em Berlim, a maioria dos presentes tinham doutorado. E discutia-se ali…a solução final

Julio

ia me esquecendo sou muito mais Hadad,no nordeste o povão já e’ Lula e em São Paulo o povão de arrependeu de ter votado naquela porcaria, agora ele vai voltar muito mais forte,por Bulos ou a Manú de você e o lula faz o resto, queremos pt de novo, e’ a hora da vingança

Julio

Fico triste com a declaração de Wagner de ser o pt você de Ciro,vamos ser realistas,Ciro abandonou lula e foi discursar nos EUA,se isso acontecer será uma traição a lula.
Esse j.wagnet tem merda na cabeça, primeiro temos que saber se Ciro e j.barbosa querem papo com o pt já que parecem achar que vão pegar alguma doença ficando ao lado do pt

fernando

ta caindo a máscara do wagner!!! outro da turminha do plano b!!!

    Jairo Bahia

    Então vc realmente acha que a cúpula do PT acredita que Lula vai ser candidato? Vc deve ser um típico petista de carteirinha que acredita na honestidade dessa gente sem caráter e sem escrúpulos que comanda a esquerda, não só no Brasil, mas no mundo todo.
    A mentira, a enganação e a dissimulação são suas maiores armas.
    Lula não é candidato coisa nenhuma, a enganação só é mantida para segurar os votos, na última hora eles reconhecem a impossibilidade e apresentam outro candidato, transferindo todos os votos que so foram mantidos em função da falsa candidatura de Lula.
    Acorda petista.

Dori

O maior erro do Lula foi ter enchido o partido de políticos eleitoreiros.

    Jairo Bahia

    Kkkkkk, se o bolsa família não é um programa eleitoreiro, nada mais é.
    Se Lula realmente se preocupa com os pobres, por que nao deu a eles uma boa educação? Por que não deu um sistema de saúde eficiente? Porque não deu emprego e qualificação para não ficarem a vida toda dependendo da ajuda do governo?
    Porque não abriu as portas das escolas do ensino médio para uma educação digna que desse ao pobre condições de concorrer com dignidade por uma vaga nas Universidades, ao invez de abrir a janela para que entrassem de forma indígna e se sentirem humilhados por não terem capacidade de cursar por absoluta falta de conhecimento e de aprendizagem?
    Acorda petiista!

a.ali

mais essa… começaram os “casamentos” que dão os frutos que já conhecemos… parece que as lições, ainda, não foram aprendidas

Daniela

Vai conversar com Joaquim Barbosa? Prá quê?
Se o PT aceitar conversar com este homem, é o mesmo que dizer que o que Joaquim Barbosa fez com José Genoíno e José Dirceu foi justiça.

    Julio Silveira

    Quando a gente vê um politico importante na sigla como o Wagner cogitar um J. Barbosa como opção fica facil entender o porque do partido estar nessa situação. Rsrsrs. A “inteligencia” petista é burra e sem vergonha.

FrancoAtirador

Se o Wagner tivesse ficado quieto,
teria colaborado mais com o PT.

    FrancoAtirador

    .
    É #LulaLivre
    #LulaPresidente
    Ou Nada.
    .

João Lourenço

Primeiramente Lula está condenado ao Corredor do Esquecimento pois tudo que surgiu até agora é verdade e todos no PT sabem disso.Segundo,desde de Ciro Gomes surgiu eu sabia que ele era o Plano C do Lula que sabia muito bem que seria preso .Lula já tinha escolhido Haddad e já havia acontecido até um encontro entre Ciro e Haddad ,todos no Pt sabiam disse e quem vnão soube era a turma dombaixo clero petista .Existiu um plano A mas era só um delírio e logo abafado.
Terceiro, a Gleisi e os que aplaudem ela estãomdestruido uma grande oportunidade de salvar valores pessoais de alguns membros do PT mas que está indo pelo chorume do esgoto e que não mereciam.uma grande pena no que se transformou o “pequeno Partido dos Trabalhadores”que um dia foi grande e forte .Pena !

    Jairo Bahia

    Estou impressionado, finalmente um petista/militante de esquerda que pensa.
    Não imaginava que um dia viria isso.
    Talvez vc esteja do lado errado da força. Não se iluda, não ja uma luz no fundo desse tunel, a escuridão é total.

Deixe seu comentário

Leia também