O futuro da esquerda, depois da prisão de Lula

Tempo de leitura: 2 min

Foto Ricardo Stuckert

Não sou puxadinho do PT e não serei jamais. Nos últimos 16 anos eu apoiei o Lula sem faltar um dia. Gera uma instabilidade grave na sociedade brasileira, e, portanto, também em um dos seus aspectos que é a vida econômica. Ciro Gomes, sobre não participar de um evento multipartidário no Rio e sobre a incerteza quanto ao futuro da candidatura de Lula

O FIM, APARENTEMENTE, JÁ FOI

Por Wanderlei Guilherme dos Santos, 9 de março, no Segunda Opinião

A candidatura Ciro Gomes conquistou lugar estratégico na antevéspera do desbaratamento provocado pela tragédia política de Luiz Inácio Lula da Silva.

A fraternidade real das boas intenções dará lugar à virulência dos conflitos sectários.

Provavelmente, a direita assistirá boquiaberta a delações gratuitas de um movimento popular contra outro, a um líder repelindo com veemência a quem, ainda ontem, era seu irmão em armas, e à transformação de amantes da humanidade em ciumentos leões de chácara de sua legenda exclusiva.

Não será muito diferente o dia seguinte ao dia em que, Lula e PT, anunciarem que, enfim, chegaram ao fim da atual estratégia dilatadora e de frustrações sucessivas.

Nem Lula nem o PT têm esclarecido aos apoiadores de sua luta por justiça em que consiste esse “fim”.

Mantendo as forças populares em ininterrupta ansiedade, a dura verdade é que, se mal sucedida, a estratégia petista e de seu líder se encaminha para épico naufrágio: après Lula, le déluge.

Depois de Lula, cada um por si.

Com o passar do tempo e a multiplicação das protocandidaturas, provavelmente decrescerá o potencial de votos transferíveis por Lula para alguém por ele indicado.

A falta de uma estratégia flexível durante o atual processo inviabilizará a unidade depois do “fim”, seja este qual for.

Antes de tudo isso, a candidatura Ciro Gomes venceu a intimidação do grande totem, postou-se a seu lado, solidária mas individualizada, e deu ponto de referência preciso à centro-esquerda.

Outros, possivelmente, surgirão.

Mas uma esquerda acaso implodida pelo malogro final da estratégia petista não estará sem norte.

Na difícil peregrinação das forças populares, talvez tenha sido a decisão democrática mais delicada, inevitavelmente exposta às precipitadas excomunhões disparadas a partir de seu ventre de origem.

Essencial, contudo, é que se não se vislumbra claramente o que ocorrerá com o conjunto atual da esquerda, algo já é absolutamente certo: a direita continuará à beira do abismo.

Partidos populares não podem distribuir franquias à esquerda como as cliques mafiosas vendem proteção à direita.

Solidariedade ou é voluntária ou é submissão – algema desterrada pelas multidões de assalariados.

O mínimo a que um partido progressista está obrigado a oferecer a um ser humano vulnerável é a liberdade de escolher em quem votar.

De outro modo, seria avassalamento.

Os milhões de vulneráveis brasileiros são, desde Getulio Vargas, leais, mas não vassalos.

PS do Viomundo: Republicamos este artigo quase um mês depois da publicação original, por ser uma reflexão interessante sobre o que vem por aí, depois da prisão de Lula.

Leia também:

Sérgio Sérvulo da Cunha: O mito de Lula fará parte da saga do povo brasileiro


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Paulo César

Não entendo a insistência daqueles que classificam Ciro com pertencente ao campo da esquerda. É só olhar o espectro partidário dele e ver. Aqui no Ceará, quando governador, cumpriu o receituário neoliberal à risca, até por lealdade canina ao seu mentor senador Tasso Jereissati.
Seu projeto é puramente pessoal, ou seja, é de poder, não de compromissos populares, democráticos e progressistas.
Além disso, não respeita ninguém, tendo um comportamento de intolerância e violência com quem não com ele concorda.

FrancoAtirador

O Fachinho Julgou Inadmissível
e mandou arquivar a Reclamação
Oposta pela Defesa de Lula no STF.

Somente sob a Vigência do AI-5,
no Período Mais Arbitrário,

o Phodêr Judiciário Manteve
Tantos Inocentes na Prisão.

    FrancoAtirador

    O Conselho Federal da OAB nunca teve tanto Mercenário na Direção.
    Querem só ser nomeados Desembargadores ou Ministros de Tribunal
    e entrar pela Porta dos Fundos do Tal de Quinto Constitucional.

Izaías Almada

Hoje, sábado, 07/04, marca-se para a história brasileira nova derrota diante de sua elite predatória e entreguista, mas agora salpicada também de um fascismo caboclo.
A esquerda brasileira, no seu conjunto, demonstra total inabilidade política para enfrentar determinados momentos que história coloca a seu favor para tomadas de posições mais coerentes. Arriscadas, talvez, mas as grandes transformações sociais se fazem com lutas arriscadas.
Formar um líder como Lula, mesmo com seus erros, não se faz de um dia para o outro.
A vaidade, a ingenuidade, a ignorância estratégia e tática para enfrentar os golpistas e seus mentores internos e externos mostra a indigência da esquerda e dos progressistas brasileiros, em alguns momentos beirando à covardia.
Pobre Brasil, mais uma vez condenado a viver como vassalo internacional e regressando à miséria de milhões de seus cidadãos.
Não é por acaso que a prisão de Lula seja comemorada em prostíbulos paulistas.

Beth

Ciro jamais terá meu voto. Cínico, oportunista, mentiroso e boquirroto. Falso da cabeça aos pés e covarde. Faltou a Dilma, a Lula e ao povo brasileiro o tempo todo desde o início do golpe, usando apenas uma fachada fake de esquerda. Pagará o preço da hipocrisia com a eterna derrota.

    Luiz octavio

    Nunca votarei em Ciro, nem mesmo como voto útil para barrar Bolsonaro.

Joao Andrade

Esse texto está com o prognóstico totalmente furado. Tentando defender a estratégia de Ciro, não percebe o espírito de solidariedade q uma tragédia pode despertar. E solidaridade evoca convergência, pucuinhas menlres perdem relevância. A execução da vereadora Marielle mostrou isso, foi quando a esquerda ficou unida – claro, com a honrosa ausência de Ciro Gomes. E agora com a prisão de Lula, os laços frageis tendem a se intensificar. E se Ciro Gomes continuar se isolando em vistas a outubro, vai perder o bonde da história.

Huk

Não sei como um Blog de Esquerda ainda bota a foto de Lula com Ciro:
Esqueçam Ciro:
-Ciro assim como Bolsonaro não assinou o manifesto a favor da Democracia e de Lula
-Ciro não participou do ato contra o Facismo no Rio pra não prestigiar Lula embora fosse um ato em homenagem a Mariele
-Ciro Elogia a Lava Jato com toda Sua Parcialidade contra Lula
-Ciro não vai a São Bernardo em apoio a Lula contra uma prisão ilegal, contra a afronta a Democracia pra não ser “um puxadinho do PT”

Só um Cara ser de Direita pra vim defender um porco Capitalista como Ciro. Toma coragem e assumi de que lado Você e Ciro está. Essa farsa parecer de Esquerda sendo Direita não cola mais.

John

Nesse ciro trairá jamais.

    Luiz Carlos P. Oliveira

    Nunca confiei no Ciro. Para mim ele é um oportunista.

Deixe seu comentário

Leia também