Luiz Felipe Albuquerque: Novo estilo de golpe da direita

Tempo de leitura: 4 min
Foto: Marcelo Camargo/ABr

Foto: Marcelo Camargo/ABr

Novo estilo de golpe: direita busca as ruas e ressuscita inflação

por Luiz Felipe Albuquerque, do setor de comunicação do MST

– Filho, você vai no ato amanhã?

– Claro, mãe. Por quê?

– Olha, realmente não sei nada de política, mas peço que não, porque acho que vai rolar um Golpe de Estado.

Parece absurdo, mas esse diálogo – que de fato ocorreu com um amigo – é sintomático.

No meio da manifestação desta segunda-feira (17), em São Paulo, começou a se falar sobre uma suposta ocupação do Congresso Nacional.

Foi preocupante.

– Sabe como se chama isso?

Disse um companheiro de organização.

– Golpe de Estado.

Felizmente, como sabemos, não foi o que ocorreu. Mas esse momento de tensão nos leva a algumas reflexões.

Logo após a manifestação da última quinta-feira, a linha editorial dos principais meios de comunicação mudou de tom radicalmente.

Se na quinta pela manhã eles inescrupulosamente pediam à Polícia Militar agir com violência, na sexta as principais manchetes repudiavam a ação dos PMs. Se não pode vencê-los, junte-se a eles, e busque cooptá-los.

A mudança de discurso é significativa. Representa um oportunismo da direita para criar um clima de instabilidade nacional. Agora, as manchetes centralizam suas forças principalmente sobre o governo federal.

A preocupação com os megaeventos esportivos, o distanciamento do PT com as massas e sua incapacidade de diálogo, a suposta popularidade da presidência em queda, as vaias na abertura da Copa das Confederações.

A pauta política está dada. Agora, a direita busca a pauta econômica para concretizar seu discurso e desestabilizar o governo. E, com isso, começam a retomar a questão da inflação.

O editorial da Folha desta segunda diz que, com exceção dos beneficiados do novo programa federal Minha Casa Melhor, “todos os outros brasileiros, em contraste, veem sua capacidade de consumo estreitar-se de forma acelerada, sob o golpe duplo do aumento da inflação (que já corrói os salários) e dos juros (que deve onerar as compras a prazo)”.

A história nos ensina que as contra-ofensivas se realizam com mais sucesso se for respaldada de um artefato sólido, ao entrelaçar elementos políticos aos econômicos.

E é o que estão buscando. “Dilma Rousseff resvalará para o autoengano, porém, se desconsiderar que as vaias vieram na semana em que se espalharam pelo país protestos contra altas de preços (tarifas de transportes) e contra o que alguns percebem como mau emprego de verbas públicas (nos eventos esportivos, entre outros)”.

E já atestam como fato dado que, no ano pré-eleitoral, “são fortes os sinais de que se rompe a bolha de otimismo que levou Dilma ao Planalto”.

“O que aflige os brasileiros é a perda de poder aquisitivo, com a inflação, e a incapacidade do Estado de apresentar soluções concretas para a crise nas áreas vitais de saúde, educação, segurança e transportes. Mais consumo e mais futebol não resolvem nada disso”, termina o editorial.

Mentira. Os espasmos inflacionários que a tese dominante tanto aposta evolui pouco perto do estardalhaço. A última nota técnica do Dieese (abril), mostra que entre março de 2012 a março de 2013, o IPCA evoluiu 6,59%, enquanto os preços dos alimentos, 13.49%.

Se não fosse o problema do subgrupo alimento, que ocorre devido a problemas sazonais e estruturais da agricultura brasileira (como bem coloca Gerson Teixeira em seu artigo O agronegócio é ‘negócio’ para o Brasil?), o IPCA teria sido de 5.07%, segundo simulação feita pelo Ministério da Fazenda. A meta central de inflação dentro do intervalo de tolerância é de 6,5%.

Tentam misturar as coisas, confundir e influenciar sobre um movimento ainda bem descentralizado. Soma-se a isso o fato da grande maioria (a redundância aqui é proposital) dos que participaram das manifestações não serem organizados e, ainda, rechaçarem violentamente partidos políticos e não terem uma compreensão clara sobre a necessidade organizativa.

Ao longo da marcha, bandeiras do PSTU foram tomadas por algumas pessoas. A Juventude do PT foi ameaçada por outro grupo e teria apanhado, não fossem outras organizações que estavam por perto e apaziguaram a situação. Boa parte do clima era de ódio com a política, com políticos e com partidos.

O momento é delicado. É necessário que a esquerda tenha isso em mente e, se ainda é possível, também colocar uma responsabilidade e necessidade do PT deixar de ser bundão, ser mais protagonista, polarizar o debate e politizar as massas.

E é o momento das forças de esquerda unificarem a luta, incidirem sobre o debate político ideológico e pressionar o PT a tomar alguma posição. Sempre reforçando a pauta central: diminuição dos preços do transporte público, e não ampliando como a direita pretende.

A direita, longe de ser boba, está se aproveitando. E para capitalizar essa gente e servir a ela como massa de manobra, não é preciso muito devido o grau de despolitização que o período neoliberal nos deixou.

Sem dúvida, as políticas sociais dos governos petistas melhoraram a vida do povo em muito, mas apenas no âmbito do consumo. Sem nunca se preocuparem com o processo de politização da classe trabalhadora. O que nada garante que num momento de polarização do debate e uma ofensiva da direita, as massas saiam às ruas em defesa desse governo ou partido.

Se outrora o trabalho de base pelo PT era uma das prioridades, há muito ele foi abandonado. E esse vazio político deixado tem que ser preenchido e aproveitado por essa aliança de forças dentro da esquerda.

Ainda resta um dilema ao PT: ou o maior partido político que ainda se diz de esquerda vai para a ofensiva, ou corre um sério risco de dar um tiro no próprio pé.

Enfim, de fato, não acredito que as angústias de Golpe de Estado estejam colocados por hora, mas sem dúvida é um importante momento de reflexão para ocasiões futuras.

 Leia também:

Scavone: Explosão jovem cheira mais primavera que pólvora e gasolina

Dilma: “O Brasil acordou mais forte”


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

José X.

É o que não canso de repetir: o máximo que esse tal MPL vai conseguir é ajudar a canalha reacionária contra a Dilma em 2014. Espelho do que aconteceu na Espanha. Esse pessoal arrogante e autoritário se acha grande coisa, mas só vai servir de massa de manobra para a extrema direita brasileira.

mineiro

eu ja venho criticando o pt a muito tempo por ter abandonado o povo e se juntar a elite. é tudo verdade o texto confirma, o pt se tornou um partido covarde , medroso , se alinhou aos meios de comunicaçao , aos poderosos. e ta pagando caro por isso , o pt é um dos principais alvos e com razao , o pt hoje com raras execessoes tucano. o pt tucanizou-se , o pt hoje é da direita e a principal responsavel por isso é essa pres. que esta hoje , todos nos votamos nela , mas ele é a fhc de saias infelizmente. e sobre as manifestaçoes , claro que esses movimentos esta servindo a direita , e alguem acha que a direita iria perder essa oportunidade. eles estao a todo tempo clamando pelo golpe e alguem acha que esses movimentos nao vai servir de massa de manobra. os manifestantes tem que por as coisas as claras e determinar contra o que querem protestar , ta certo em protestar contra o aumento da passagem , mas se nao acabar com a mafia dos transportes nao adianta nada. contra a corrupçao ta certo , mas adianta tem acabar com a corrupçao se o judicirio maldito a defende em massa é guardiao da corrupçao , contra os politicos , mas tem ser contra os politicos corruptos porque os bons nos vamos precisar deles e cobrar , contra a copa tambem ta certo , mas copa vai ser realizada e por isso que existe investigaçao e puniçao , se nao punir as grandes empreiteiras juntos os politicos corruptos , com o judiciario corrupto , os empresarios corruptos e tambem o governo ai sim o governo tem culpa no cartorio por permitir tantos gastos em estadios que custaram tres vezez mais. os manisfestos tem que ter direçao e apoio dos politicos bons , para nao cair nas maos da maldita direita , se nao direcionar isso tudo infelizmente é o que vai acontecer.

Daniela Xavier

Olha, pessoal, eu torci pelo Haddad em SP, mas, segundo matéria do Jornal do Brasil, ele soltou uma pérola que vou te contar. Disse que “baixar as tarifas agora, seria medida ´populista´”!!!!!. CONVENHAMOS, ELE ESTÁ NO MUNDO DA LUA!!!!! O povo querendo comer o fígado dele e ele ainda tem coragem de ficar preocupado com o que a mídia e a oposição (que desejam vê-lo devidamente enforcado), vão pensar ou noticiar??!!! Olha, é a primeira vez que vejo alguém que tem a faca e o queijo nas mãos, morrer politicamente de maneira tão precoce. ISSO É FALTA DE INTELIGÊNCIA! Não aprendeu nada com o Lula.

Daniel Medronha

Eu achei que só eu é que estava vendo isso! gente tem um golpe em andamento como na Venezuela ou em 64 as supostas massas saem as ruas na defesa da moral, pátria e família e no final a democracia será sacrificada no altar da ignorância, 20 centavos nunca tirou a bunda de nenhum Brasileiro do sofá.
Isso é um trabalho de lavagem cerebral muito bem feita pelos inimigos do Brasil que não envolve somente a nossa tradicional elite mas também outros interesses, que usou as redes sociais para formar um ranço contra os políticos desse país para que no final subliminarmente o povo indentificasse o PT como culpado por todas as mazelas do país.

Carlos Manoel da Rocha

Gostaria de saber se é autorizada a publicação dos links das matérias do VIOMUNDO no facebook, já que é remetida imediatamente a fonte da matéria?

    Conceição Lemes

    Sim, Carlos, citando a fonte. abs

Sérgio Ricardo

Um Movimento puro, altamente contaminável. E Já foi.

Sintam o clima que está sendo imposto no país.

Reflitam.

baader

o tiro no pé o PT vem dando ao longo do tempo, desde que chegou ao poder. sua política de alianças não tem limites, tudo em nome de uma tal governabilidade que nao se sustenta enquanto tese tampouco permite ver mais longe. faltou coragem. que esse caldo que agora entorna sirva para alguma coisa. será?

Pedro Cartas

Duvido que o cara corpulento de ontem que trajava camisa branca, calça escura, máscara contra gazes e liderava o quebra-quebra no prédio da prefeitura de SP não era um PM da P2 do governador Alckmin. Providencialmente a PM não estava lá fazendo a segurança como deveria e um pequeno grupo de agitadores bombados e de corte de cabelo zero dois botaram pra quebrar, sem am menos serem importunados por pms que estavam à paisana acompanhando de perto os eventos. É assim que trabalha a conspiração tucana de SP.

Pedro Cartas

Enquanto o país arde em chams, a Rede Globo de Mentiras, Joaquim Barbosa, Gurgel e outros canalhas que criminalizaram a atividade política e seus políticos riem descontroladamente. Soltaram o monstro das ruas mas logo logo o monstro engolirá todos eles.

    Mário SF Alves

    Perfeita a observação. E vão engolir mesmo. Mesmo porque a coisa já cheira à revolução. Se a direita não ceder é isso que vai ser. Lamentável que neste exato instante sejam os “nossos” filhos que estejam na linha de fogo desta batalha. Pena que sejam eles, os de coração puro, se comparados a essa velhacaria toda. Refiro-me à impedernida defensora do radicalismo neoliberal e que hoje, mais do que nunca envergonha e contamina a nobre, imprescindível e civilizadora atividade política. Vide WikiLeaks e saberemos o que tem sido a ação de certos políticos no Brasil.
    Mas, não tenhamos dúvidas, logo, logo será a nossa vez de somar forças ou substituir os jovens. Disso não tenhamos dúvida.
    _________________________________
    Ou consolidamos a democracia no Brasil e garantimos as conquistas destes últimos dez anos ou o Pais vai pegar fogo. Retroceder jamais! Mesmo porque, retrocesso na conjuntura atual pode significar coisa ainda pior do que foi o (des)governo FHC. Retrocesso numa hora desta é, na melhor das hipóteses, a tomada do por um JB do golpe do Mensalão. É o mesmo que pedir pra morrer. E de joelhos.

Luiz Moreira

Comentei no artigo doutro, mas a realidade é a que aqui estão apresentando. A Marcha da FAMILIA e da LIBERDADE desembocou no que? Parece que já foi esquecido tudo de 64! Tem blogs de direita já expondo claramente e dizendo: OS MILICOS DE VOLTA, já!!!

    von Narr

    Pra quem estiver interessado no impeachment da Dilma, ou em vomitar um pouco, recomendo http://www.avaaz.org/po/petition/Impeachment_da_Presidente_Dilma_1/?fTWXPcb&pv=1118 – nesta altura, com mais assinaturas do que o total de manifestantes nas ruas do país. Obviamente, impeachment por vontade popular não está previsto na Constituição.

    Mário SF Alves

    Eu alertei contra esta tal AVAAZ. É a mesmo que colheu apoio para a ONU forçar a Libia a manter os aviões no solo. E deu no que deu. Pedi esclarecimento a eles e… nunca.

Cláudio


“Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma.” Joseph Pulitzer


“Se você não for cuidadoso, os jornais farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” Malcolm X



Ley de Medios Já ! ! !

Marat

Sugestão de roteiro aos baderneiros: Protestos em frente às multinacionais, aos bancos, à FIESP, às casas das pessoas que as incitam pelo Facebook, e em frente a embaixadas de países que se fingem democráticos, mas que fomentam guerras civis!

Jorge Moraes

A mão peluda e troglodita da direita balança o berço. Ela espera que o filho que está por nascer tenha o seu rosto. Há possibilidade? Na hora exata da tormenta, as respostas podem vir respingadas de seus sais enganosos, o que pode nos fazer temer que sim. Contudo, a razão indica que não. A questão da comunicação pública nunca foi tão vital. Precisa ser encarada, mesmo com uma correlação de forças longe da ideal. Não podemos voltar ao tempo do “Brasil-Colônia”, tucanos por todos os lados. A vida nos tempos do capital-cassino exige e exigirá muito do povo.

Assis

A casa caiu. O MPL perdeu o comando, não é mais uma manifestação pelo passe livre. Os garotos eram bem intencionados, esquerdistas, um pouco radicais talvez. Mas, progressistas. O que ganha as ruas agora são reaças de direita. A turma que odeia pobre, bolsa família, esta turma que mandava mensagem via face tá lá na Paulista e postando foto. Perdemos!!!! Que venha o Serra!!!! Até o velhinho Plinio foi vaiado hj, e olha que ele esta desde o primeiro dia na manifestação.

    von Narr

    Em conversa com jovens militantes do PSOL do Rio de Janeiro, todos frustrados porque foram vaiados seguidamente pela multidão que grita “o povo unido não precisa de partido”. E não são os anarquistas, são a multidão. Os partidos de extrema-esquerda vão pra passeata um do lado do outro, pequenininhos, para se sentirem protegidos diante da massa que acha que acha que não há diferença entre direita e esquerda. Todo o campo progressista reclamava dos jovens que hoje são reacionários, e basta eles irem para a rua para terem se tornado de esquerda? Fala sério, esse papo (baseado em falsidade) de que “o governo gasta bilhões com a Copa e não com educação” (na verdade, a conta dos estádios é das construtoras) vocês acham que é contra qual governo? Existe outro? Só porque é multidão na rua não quer dizer que sejam de esquerda. Pensem na Venezuela! Milhões de pessoas de classe média conservadora vão para a rua contra os chavistas. Por que no Brasil seria diferente? Ou agora Ana Maria Braga e todos os comentaristas da Globo, que apoiam escancarado os protestos, se tornaram nossos aliados?

Marat

O curioso é que em frente à Prefeitura só havia uma Van da Record… Não havia polícia, nem vans de outras emissoras… curioso, não?!

Marat

A Prefeitura de São Paulo foi duramente atacada, durante muito tempo, e a Polícia Militar nada fez… Só deram as caras quando os vândalos atacaram um banco e lojas de multinacionais e de empresas nacionais particulares. Isso é apoio velado ao golpismo!

Leonardo Meireles Câmara

Culpa disso é de quem? Quem é que transformou o maior partido de esquerda nessa massa amorfa e paroquial? Quem é que expulsou os que discordavam da postura da cúpula do partido por estar tomando rumo diverso da sua tradição histórica? Quem redigiu a maldita carta aos brasileiros? Quem fica com essa conversa mole de acordão por cima e centralismo democrático? Esse partido tem de refundar e parar de dar ouvidos a certos patifes, que nestas horas críticas ficam caladinhos, caladinhos…

    Simples

    Culpa disso é de quem? Do PT nunca foi
    Quem é que transformou o maior partido de esquerda nessa massa amorfa e paroquial? Isso do que chamas de merdinha tirou milhões da fome absoluta, muitos até estão ricos

    Quem é que expulsou os que discordavam da postura da cúpula do partido por estar tomando rumo diverso da sua tradição histórica? Esses saírem por livre e expotanea vontade

    Quem redigiu a maldita carta aos brasileiros? Foi FHC.

    Quem fica com essa conversa mole de acordão por cima e centralismo democrático? Se todo mundo votasse no petismo, não precisava dos votos de Sarney, Maluf, Renan, etc

    [Esse partido tem de refundar e parar de dar ouvidos a certos patifes, que nestas horas críticas ficam caladinhos, caladinhos…/] como foi pedido, você não será mais ouvido

    Noé

    Do Lula, que escolheu o Barbosão, a Dilma, o Hadadd, o Afif, o Eduardo, etc, para continuarem a obra do PT. Ora, convenhamos, o PT entregou a rapadura aos inimigos faz muito tempo. Hoje no governo tem mais gente da chamada “base aliada” do que do PT. Um governo híbrido majoritariamente de direita. O povo não votou nisso.

Ozzy Gasosa

Desde o primeiro dia o cheiro do Golpe ecoa.
O facebook é a arma da direita retrogada e oportunista e se alastra com rapidez.
É melhor o PT agir rapidamente ou o confronto será inevitável.

    von Narr

    Fascistbook

von Narr

Eliane Catanhede na Globonews acaba de dizer que avalia parte importante dos manifestantes é de DIREITA. Alguém ainda duvida? A Globo tá a favor!

Marat

Estou sentindo o fétido cheiro de 1964! Há muitos carniceiros babando!

Messias Franca de Macedo

… E A ABIN?!…

# é composta por amadores? Ingenuidade?!…
# não conseguiu monitorar “as mãos invisíveis”, que apostaram na entrega dos estádios de futebol somente em 2026, e que, portanto, perderam novamente?!… A ABIN não suspeitou que “o PIBinho do PIG” tem que ser assegurado?! [PIG antinacionalista e rentista] A ABIN não identificou, ao menos rumores, de que a DIREITONA “não deixaria barato” a realização de uma exitosa Copa do Mundo, no Brasil, em ano de eleição?!…
# afinal, o time da ABIN veste mesmo a camisa do time da Dilma?! A camisa do verdadeiro, sapiente e honesto povo trabalhador brasileiro?!…
# ou será que a ABIN teria iniciado “os protestos antes dos protestos”?!…

… Com a palavra a ABIN!…

EM TEMPO: para os de boa-fé que ainda enxergam nesses protestos a expressão da espontaneidade e da natureza apolítica dos movimentos sociais , recomendo ler os adjetivos referenciados em relação ao Lula e à presidente Dilma Rousseff – adjetivos usados – na internete – pelos xiitas da direitona! Muitos e muitas dos(as) mesmos(as) “a engrossar essa revolta popular”! Ah! queiram ver, também, os discursos – e os sorrisos matreiros [e reveladores!] – dos políticos do famigerado e nefasto conluio/consórcio PSDB/DEMo!…

E que país é esse?! República de ‘Nois’ Bananas

Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

niveo campos e souza

O governo não tem canal de comunicação com o povo.
Tudo está nas mãos do PIG.
Governo Dilma precisa acordar urgente e rebater crítica por crítica, uma a uma, todos os dias.

Niveo Campos e Souza

von Narr

Bravo! Enfim, alguém lúcido que percebe que este é um movimento de jovens de classe média de DIREITA! Ou vocês acham a Globo ter aderido abertamente ao movimento, alertando o tempo inteiro que os vândalos são minoria, é por ter aderido à esquerda? Claro que esses jovens não se sentem representados pelos políticos! Para eles, não pode ser uma democracia de verdade quando os eleitos são Dilma e Lula. Fala sério, filhos de amigos, e amigos, todos fora Dilma! foram para as passeatas alegremente.

Malvina Cruela

e a ‘ESQUERDA” por seus analistas continuam operando no único esquema que sabem: como os computadores – mecanicamente – no sistema binário, bipolar;
um/zero, aceso/apagado, esquerda/direita, Lula/Serra, Haddad/Alkcmim..
nada mais difícil que mudar esquemas mentais petrificados…como se essa bobagem antiquada pudesse minimamente dar conta de uma realidade infinitamente mais complexa..enquanto isso a TV so pode transmitir imagens do movimento de helicóptero pq se descer entre os manifestantes vai tomar paulada no lombo..e isso tb não lhes diz nada..enfim…o pior cego é o que vê TV.

    Mário SF Alves

    Malvina,

    Esse influxo de energia no sistema anda pirando mesmo a cabeça de uma certa esquerda esquematizada que ainda insiste em existir por aí. E o que é pior, o bonde tá andando e a direita não está só assistindo de camarote, não. Deixem ela adotar os meninos pra ver. Ou assumimos esse influxo de energia no sistema político ou… a direitona esclerosada e estúpida e tomateira toma conta de tudo novamente.

Juliana

Não desistam companheiros. Não deixam o PIG acabar com o Brasil

nona fernandes

Para mim, essas manifestações já apresentaram um ganho precioso. Desde ontem a Rede Globo tem sido vaiada fortemente, chamada de mentirosa, com cartazes “fora Globo” e muito mais. Quem quiser saber mais, vá ao site Terra, que conta tudo.

Messias Franca de Macedo

“Nos olhos dos outros é refresco!”… ENTENDA

… Nesse exato momento [20h19], o Marcelo Rezende da Record está proferindo uma espécie de, digamos, editorial da emissora. Com um tom híbrido de solene e funesto, o apresentador se refere às imagens que mostram um carro de transmissões da emissora em chamas! Segundo o Marcelo Rezende, o fogo foi ateado por delinquentes e criminosos que participam das manifestações! O Marcelo Rezende – até há pucos minutos (sic) – favorável aos protestos, agora é só revolta! E tome-lhe achincalhe – na “turba de mascarados”(!), segundo o jornalista da Record!…

É A TAL DA COISA: e a liberdade de expressão?! “Nos olhos dos outros é refresco!”…

… E “vamo” protestar! Em Pindorama, motivos não faltam! Contrariamente!…

República de ‘Nois’ Bananas
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

    Malu

    Não fui aos protestos em protesto aos preços das passagens do ABC para SP. Escrevi para todos os blogs e canais. Ninguém divulpa: ao todo, somam-se 25,90. Por onde era mais barato, o Alckmin retirou uma integração ônibus- metrô…e hoje o Marcelo Rezende passou quase 3h achincalhando o Haddad, a Dilma e todo o PT! Escrevi contando isso e pedindo que ele não manipulasse os fatos…apesar de n concordar com a queima do carro, a Record deveria tb ser responsabilizada pelos danos patrimoniais e físicos(CGM) causados no âmbito da prefeitura, pq insuflou a turba direcionando seu discurso…CHEGA DE MANIPULAÇÃO!

renato

Eu não estou entendendo nada!
Não vejo ninguem pedir a menor idade para dessesseeeiiss anos.
Não vi ninguem pedido a liberação da maconha.
Não vi ninguem pedido a liberação dos doze do Corinthians.
Não vi ninguem pedir pelos pobres.
Não vi ninguem pedir pela saude de quem não tem dinheiro.
Não vi ninguem pedir pelas terras dos indios
Não vi ninguem pedir pela prisão do deputados que matou dois em CTBA.
Não vi ninguem pedir pelos Sem Terra, pelos sem teto.
Não vi ninguem pedir pela prisão dos que metem fogo nas favelas.
chega senão ficarei cego.
Não Tô entendendo….Mas quando estes jovens forem na Globo vão se fazer entender. Vão trabalhar na Malhação..

marcosomag

Quaisquer semelhanças com as “revoltas coloridas” contra governos pró-Rússia no Leste Europeu e com os distúrbios no Irã na última vitória de Ahmadihejad não são meras coincidências. Cartilha da CIA, execução, aquí, do Instituto Millenium (mídia).

bete

Quando li a palavra marcha ,fiquei preocupada pois lembrei-me de uma marcha que vi em 1964 .Era uma grande quantidade de gente da classe média que pedia a Deus para livrar o Brasil do comunismo . Na verdade o objetivo da tal marcha era dar um golpe de estado. Deus ,que parece ter ficado zangado por usarem o nome dele para uma coisa que não tinha nada a ver com ele ,atendeu ao pedido e fomos brindados com anos de ditadura. Os estudantes estão fazendo uma marcha pelo transporte mais barato ,espero que este objetivo não seja desviado para golpe nenhum.

Mineirim

“Sem dúvida, as políticas sociais dos governos petistas melhoraram a vida do povo em muito, mas apenas no âmbito do consumo”. Será que foi só no consumo? E a melhoria no acesso à universidade? E as escolas técnicas criadas? E o Minha Casa Minha Vida? Isso é consumo?

Messias Franca de Macedo

CALDOS DE CULTURA PARA A NOVA TENTATIVA DO ‘GOLPISMO SEMPRE EM CURSO’! Ou o que deveria ser um ‘mea culpa’ do governo federal:

# A ausência da Lei dos Meios;
# A judicialização e a criminalização da atividade política;
# A leniência do Ministério da Justiça em episódios recentes, por exemplo: não exigiu que a Polícia Federal divulgasse e punisse exemplarmente as forças (ir)responsáveis pelos boatos relativos à supressão do programa ‘Bolsa Família’…
# A tibieza e a cumplicidade do Ministro das Comunicações: entre outras irresponsabilidades, engavetou o projeto de regulamentação dos Meios de Comunicação, de autoria do eminente e nacionalista Franklin Martins. Projeto modernizante, libertário, democrático e civilizatório… Mesmo porque, os veículos de comunicações são meras concessões públicas do Estado brasileiro…

EM TEMPOS DE MANIFESTAÇÕES: a DIREITONA conseguiu produzir aquilo que pretendia que os “ingrezes” vissem! Pelo menos, fica o aviso: que tal cancelar a Copa do Mundo e as Olimpíadas?!

República de ‘Nois’ Bananas
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Messias Franca de Macedo

EXCELENTE COMENTÁRIO:

Leo 18.06.2013 às 19:37

“Acorda, governo lerdo do PT. É hora de tirar proveito disso tudo, levem à votação o projeto de lei que tributa grandes heranças. Criem um imposto, nos moldes da CPMF, sobre movimentações financeiras acima de 10 mil reais, para financiar transporte público de qualidade.”

Parabéns! E vamos constatar, pelos próprios “manifestantes”, o grau de hipocrisia que caracteriza parte da nossa sociedade!

E MAIS: pela legítima [e LEGAL!] instituição da Lei dos Meios! Considerar como hediondo os crimes de corrupção, os crimes do “colarinho branco”!… Enfim, “vamo” protestar! Em Pindorama, motivos não faltam! Contrariamente! E a liberdade de expressão?! “Nos olhos dos outros é refresco!”… República de ‘Nois’ Bananas Bahia, Feira de Santana Messias Franca de Macedo

Felicidades!

República de ‘Nois’ Bananas
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

    renato

    Sei do que fala, mas seria descaracterizar o que eles estão fazendo, só não sei o que eles estão fazendo, não consegui entender.
    É um monte de coisa nenhuma,com nenhuma coisa de monte.

    Mas tenho certeza que Marina e o Itau estão por traz disto.
    Mas o cara que faz propaganda politica bem em cima do ato.
    Alerta-te PT….ou foi este o movimento que prometeu no dia 1º de maio.

    Lu Witovisk

    Gostei tanto que copiei com os creditos pra reverberar este texto!

Fernando

O PT deixar de ser bundão, diz o articulista. Mas isso é impossível. Agora, ser bundão é ser PT e vice versa. Olhem a cara do Paulo Bernardo. Do Zé Cardozo. Tem cara do quê? De Bunda. E bunda suja. São medíocres, burocratas, sem qualquer tipo de preocupação social. Eu sou PT e não sou bundão. Há muitos e muitos como eu, mas quem manda no PT são os caras de bundão, que contam com milhões e milhões de reais para suas campanhas, inclusive nas campanhas internas do PT. Com oresolver isso? Reforma Política Já!

Messias Franca de Macedo

… A *DIREITONA VOLTOU A SORRIR! E, ATENTEM, A DESGRAÇA PODE ESTAR, APENAS, EM SEUS PRIMÓRDIOS! ENTENDA
*eterna, MENTEcapta e fascista OPOSIÇÃO AO BRASIL! ‘O cheiro dos cavalos ao do povo!’

… Esses manifestantes de araque são os(as) mesmos(as) frequentadores(as) assíduos(as) das baladas, das promiscuidades do funk, das esbórnias regadas a cerveja… Apaixonados(as) pelo futebol! (sic)… Muitos fanáticos pelo Corinthias; muitas são, orgulhosas e declaradamente, ‘Neymarzetes’! Que coisa mais patética, estúpida e grotesca: ‘Neymarzetes’!…

… Pois muito bem: a DIREITONA “achou o discurso”!… Quem será o primeiro progressista(!) a referendar o golpe?!…

… Por outro lado, o Geraldo Alckmin do início das badernas é quem estava certo! Acompanhem as imagens da tentativa insana e aloprada de uma turba tentando invadir a sede da prefeitura de São Paulo!…

[… Enquanto isso o GilMAU Mendes e o ‘Joaquim Coitado do Ruy Barbosa’ assistem, ao vivo, a lambança! Esses protagonistas-mor da [seletiva] criminalização e judicialização do debate político; talvez, agora, colham os frutos putrefatos e miasmáticos do julgamento do MENTIRÃO!…]

EM TEMPO DE “PROTESTANTISMO MILITANTE”: em nome do mínimo de coerência, estamos esperando por alguns manifestos, exemplos:

ABAIXO O FUTEBOL, NO BRASIL!

… Qual o parlamentar brasileiro que, ouvindo as vozes e o clamor das ruas, encaminhará um projeto de Lei – a ser referendado por um plebiscito – determinando a supressão do futebol no Brasil – ‘o país do futebol, da cerveja e do carnaval’!… Tomara que o STF “não bote gosto ruim!” [Risos]…
… E “vamo” protestar! Quem sabe não aparecerá esse ‘fi’ de Deus!…

E mais: OS EMPRESÁRIOS DE PRODUTOS E DE SERVIÇOS EMBUTEM NO PREÇO FINAL AS FORTUNAS PAGAS A NEYMAR & A OUTROS MENOS VOTADOS! E, AÍ, QUANDO E ONDE TEREMOS MANIFESTAÇÕES DE PROTESTOS?!…

… Ah! Quem determina os horários escrotos dos jogos do Brasileirão é a nefasta e mercenária Rede Globo! E, AÍ, QUANDO E ONDE TEREMOS MANIFESTAÇÕES DE PROTESTOS?!…

… E “vamo” protestar! Em Pindorama, motivos não faltam! Contrariamente! E a liberdade de expressão?! “Nos olhos dos outros é refresco!”…

República de ‘Nois’ Bananas
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

filipe petrusch

Há algo de podre no ar, começou com a boataria sobre o bolsa família que causou uma grande agitação, depois o a vaia a Dilma no Mané Garrincha que destoa do contexto político atual e em seguida as marchas por desculpa qualquer e soma-se a isso o mantra da crise repetido a exaustão pela grande mídia. Não acho que isso seja orquestrado pela oposição nem pela globo, isso cheira a fast food podre. Tio Sam tem Know-how de agitações políticas, vide URSS, Leste Europeu, China, Síria, Líbia entre outros. O cheiro de podre vem de fora.

    ELG

    Sem dúvida, Felipe. O Brasil é importante demais pra eles…

Zanchetta

Gozado… é o mesmo argumento que a direita usava quando estava no poder…

Até isso os esquerdistas copiam…

Abel

Sintomático. Sou obrigado a ouvir a JB FM (Rio) no trabalho, e durante todo o dia ouvi falar apenas dos “manifestantes feridos” (três, segundo a rádio). Nenhuma palavra para os 20 PMs espancados pela turba enquanto tentavam impedir a destruição de patrimônio público e privado. Um advogado da OAB (que foi soltar manifestantes presos), ainda disse cinicamente hoje pela manhã na rádio Nacional, que a culpa foi da polícia, que não colocou homens suficientes para proteger prédios históricos. Logo mais, no JN, provavelmente iremos ouvir que a manifestação foi “ordeira e pacífica”, e que os atos de vandalismo ocorridos “nada tiveram que ver com ela” (ou: “foram obra de uma minoria radical” – esquerdista, provavelmente). Olha o incêndio do Reichstag aí, gente!

Wilson Quirino

Concordo com o Luiz Filipa é preciso estar alerto.

Joab Silva

A oportuna união com alguns boçais da direita agora começa a atrapalhar o partido dos trabalhadores a mudar realmente o Brasil.

Marco

Sr.Luis Felipe.Não creio em golpe iminente.Sem alternativa econômicas que aos possíveis golpistas restam o liberalismo,que alguns de forma cúmplice chamam de New,o FMI,e o Banquismo,corrente ideológica antagônica ao populismo,e alternativas políticas onde se incluem o Catão dos Pinhais,o Aluizio 300mil,O Randolphe,e o Freire,dificilmente encontrará eco./Contudo compartilho de seus receios já que sustento ter o Governo Federal meios de intervir no transporte coletivo,como já o fizera com relação a conta de luz,embora com as tentativas dos privatistas de fazer malograr estya iniciativa,tem sim,o Governo Federal,estatizando o transposte coletivo em todo o pais.Pode desagradar empresários do setor mas estes,votam e são direitistas.Quanto a postura do prefeito Haddad,de que o transporte particular pode financiar o transporte coletivo,não agradaria uma população que tem no automóvel,a quem chamam carro,uma de suas mais significativas realizações pessoais.Claro que seria alternativa,contudo mais fácil sera estatizar a frota e negociar com os movimentos a questão da passagem.

Julio Silveira

É bastante oportuna essa colocação. Até já percebi uma movimentação estranha, com a qual discordo veementemente, com certeza movida por oportunismo politico. Lí no site do Terra que um elemento está buscando colher assinaturas com o intuito de provocar o impeachment da presidente Dilma. Maliciosamente tentando colocar no colo dela toda a má representação que temos a décadas, ou século, tido, para infelicidade nossa.
Quase com certeza esse é mais um elemento a serviço dos manutenção das oligarquias. Se não fosse, não seria tão hipócrita além covarde. Por que se o movimento tivesse sido criado para buscarmos impeachments, este deveria ter sido para todos os políticos nacionais. Mas não só o deles, também da maioria dos servidores com prerrogativas de poder, que esquecem suas posições como subordinados que são dá cidadania, logo após alcançarem o tão cobiçado cargo publico. Esse elemento oportunista desvirtua o principio elementar do movimento colocando a prova toda sua hipocrisia e mostra que é apenas um pau mandado, a serviço de algum de nossos desqualificados grupos políticos oposicionistas que querem se fazer de salame, continuar no seu vil trabalho de fazer proselitismo politico ambicionando um lugar, não uma mudança de paradigma.

    ELG

    Elemento das oligarquias nacionais e talvez até internacionais…

Messias Franca de Macedo

DILMA NÃO É GETÚLIO! MAS AS ESQUERDAS CONTINUAM AS MESMAS!…

… A simpática Renata Lo Prete e o previsível Gerson Camaroti apresentaram uma matéria na qual a presidente Dilma Rousseff participa da solenidade de formatura de novos diplomatas. Na cerimônia, a presidente destacou a importância das políticas públicas do seu governo em relação à condição de respeitabilidade do Brasil no cenário mundial. Contudo, o destaque da dupla ‘global’ foi a ênfase sobre o episódio das vaias! Sorrisos marotos [e reveladores!] “levantaram a bola para o Merval”(!): “… O fato é que somente um grau acentuadíssimo de insatisfação popular é capaz de dar vasão concreta a essas articulações desenvolvidas nas redes sociais!…”

… Lamentavelmente, a DIREITONA “deu um banho de cuia” na maioria dos blogues ‘sujos’!… Não emplacando o MENTIRÃO, “a defesa adversária” poderia ser vulnerável a inquietudes “vindas da galera, das arquibancadas”! Ainda que o golpismo sempre em curso mais uma vez não logre êxito pleno, pelo menos a contribuição para o ‘PIBinho’ garantiu um *golzinho para a [eterna] OPOSIÇÃO AO BRASIL!…

… [Portanto] DILMA NÃO É GETÚLIO! MAS AS ESQUERDAS CONTINUAM AS MESMAS!…

Resta saber para quem o povo dobrará os sinos!…

República de ‘Nois’ Bananas
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Maria Izabel L Silva

O MST tem toda legitimidade para avaliar essa coisa. É um movimento de verdade, com foco, discurso e organização. Não so a direita tomou o MPL de assalto, como “passe livre” ja não é o foco da questão. Eles não dizem abertamente onde querem chegar. Não ousam. Seria canalhice demais.

Karley

Ótima reflexão Luiz.
Da mesma forma que você ouviu isso de sua mãe, eu ouço desde a semana passada.
Golpe enviesado de marcha democrática.
Semana passada o PT poderia ter acabado com isso, mas foi bundão.

    ELG

    Isso é verdade. E geralmente se paga caro por ser bundão… O problema é que nós também podemos pagar.

Fernando

o PT tem que fazer que nem na Venezuela..ir pra cima da direita brasileira…se tiver que tacar fogo neste país para destruir a direita façam!!

    Vlad

    O PT é parte da direita, inocente mancebo.

    ELG

    Tudo bem: é só dizer nos “adversários” ou “golpistas”, melhor ainda.

    von Narr

    Bravo!! Até que enfim alguém percebe que essas manifestações da DIREITA. Elas são fora Dilma! Ou quando se protesta contra o governo por causa da Copa é protesto contra quem?

    Firmino

    Evitar um suposto golpe, dando um golpe no País. Muito democrático… PT ja não é esquerda a muito tempo. Não existe Direita e Esquerda no Brasil. Existem oportunistas brigando pelo osso.

    Um programa de amparo social como o bolsa família, apesar dos benefícios, trás a reboque uma massa de oportunistas e salafrários. Isso por que o PT não quer perder votos fazendo uma fiscalização e cadastramento mais eficiente, pra não perder alguns milhares de votos.

    Principalmente nas pequenas cidades do interior, onde políticos totalmente desarticulados de movimentos sociais, mas que se filiaram ao PT pra surfar na popularidade do Ex-Presidente Lula, usam o Bolsa Família e a ameaça do fim do programa ou descadastramento de famílias, pra se manter no poder e eleger seus deputados. Voto de cabresto que o PT tanto criticava.

    Foi isso que eu vi em algumas cidades nas ultimas eleições. Não foi ninguém que me contou.

    Valmont

    Se você tem prova do que alega, denuncie isto ao Ministério Público, em vez de ficar fazendo campanha contra os interesses do povo. Esse papo de desqualificar os programas sociais, alegando fraude, eu já conheço demais. Se você tem conhecimento e provas das fraudes que alega, você tem OBRIGAÇÃO de denunciar. A sua omissão diante do crime faz de você um cúmplice dele. Agora, deixe de papo furado de tucano enrustido.
    “Não existe direita… no Brasil” = analfabeto político detected.

Deixe seu comentário

Leia também