VIOMUNDO

Diário da Resistência


Política

Estadão: Em segundo turno, Russomano venceria Haddad e Serra


26/09/2012 - 09h51

Haddad atinge 18%, Serra tem 17%, e Russomanno, 34%

De acordo com Ibope, petista supera numericamente tucano e acirra disputa por vaga no 2º turno na sucessão em São Paulo

26 de setembro de 2012 | 3h 23

DANIEL BRAMATTI – O Estado de S.Paulo

Empatados tecnicamente, Fernando Haddad (PT) e José Serra (PSDB) disputam voto a voto uma vaga no segundo turno da eleição em São Paulo. A última pesquisa Ibope/TV Globo, divulgada ontem à noite, mostra o petista com 18% das intenções de voto e o tucano com 17%. Celso Russomanno (PRB) permanece na liderança, com 34%.

Em relação à pesquisa Ibope/Estado/TV Globo feita há duas semanas, Haddad oscilou três pontos porcentuais para cima e Serra, dois para baixo. O candidato do PRB aparece agora com um ponto a menos.

A pesquisa mostra que Serra não conseguiu baixar seu índice de rejeição, que passou de 38% para 40% – é o maior entre todos os candidatos.

Em um eventual segundo turno contra Russomanno, o tucano perderia por 51% a 23%. Há duas semanas, o placar nesse tipo de simulação era 52% a 25%.

Em um improvável confronto direto contra o candidato do PT, Serra seria derrotado por 39% a 29%. A desvantagem em relação a Haddad, que agora chega a dez pontos porcentuais, era de apenas quatro há duas semanas.

O gráfico com todas as pesquisas do instituto, exibido nesta página, mostra o candidato do PSDB em tendência de queda desde as vésperas do início da propaganda eleitoral, na primeira quinzena de agosto.

Na semana passada, período em que o Ibope não realizou nenhuma pesquisa, o instituto Datafolha havia mostrado um descolamento entre Serra e Haddad – o tucano abriu seis pontos de vantagem (21% a 15%) e chegou a sair da situação de empate técnico com o adversário – a margem de erro era de dois pontos.

Televisão. O petista também seria derrotado por Russomanno em um eventual segundo turno, se a eleição fosse hoje. O placar, segundo o Ibope, seria de 48% a 24%.

Alvo preferencial dos ataques da campanha de Serra, Haddad não elevou sua taxa de rejeição nas últimas duas semanas – o índice passou de 17% para 16%.

Russomanno praticamente não foi atacado no período em que se consolidou na liderança das pesquisas. Só recentemente ele passou a ser alvo de críticas. Anúncios feitos pelos marqueteiros de Haddad destacam supostas fragilidades do adversário, com ênfase na inexperiência administrativa.

Nos últimos dias, Haddad atacou o candidato do PRB também em eventos de rua e no debate realizado anteontem pela TV Gazeta. Com isso, o objetivo é “esvaziar” Russomanno nos bairros periféricos da cidade – hoje ele tem suas maiores taxas de intenção de voto em tradicionais redutos petistas.

O Ibope ouviu 1.204 pessoas entre os dias 22 e 24. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos porcentuais.





16 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

pedro - bahia

26 de setembro de 2012 às 13h30

Eu acho que os números são bem mais favoráveis ao Haddad, quem sabe até, fora dos índices de empate técnico. Não concordo com comentários sobre o candidato do PT. Esteve no MEC com boa avaliação, é jovem e bem preparado e me parece o melhor indicado para governar a principal cidade brasileira. O fato de ser do quadro do PT, não o desqualifica. Assim como outras agremiações políticas o partido tem, em seus quadros, integrantes que não merecem apoio. Não é portanto, diferente do PSDB, PMDB e DEM.

Responder

Wagner

26 de setembro de 2012 às 13h15

Os ódios recíprocos, fomentados pela grande mídia contra o PT e pela blogosfera contra o PSDB geraram uma terceira via, ou melhor, um Frankenstein: o dileto aprendiz de Maluf e hoje apaniguado de um certo bispo.

Responder

Mariac

26 de setembro de 2012 às 13h07

E já estou votando em Haddad para governador.

Responder

sandro

26 de setembro de 2012 às 11h21

Tenho nítida impressão que o placar atual é haddad 25% e serra 14 %.
Serra vai terminar com 14% e haddad com 27%.Na zona leste (onde moro)
o candidato Serra simplesmente “não existe”.

Responder

    Ana Paula

    26 de setembro de 2012 às 11h41

    Queria eu ter bola de cristal também.

    Daniel -morte a gLobo

    26 de setembro de 2012 às 12h55

    Bolinha de papel, serve? Fala com o serranás.

MARCELO

26 de setembro de 2012 às 11h08

E a Soninha vai apoiar o Haddad no segundo
turno!!!!Ela disse isso no debate da TV
Gazeta.Os milagres acontecem,gente!!!!!!!

Responder

    Mariac

    26 de setembro de 2012 às 13h02

    Oportunista e esperta, ao menos.

Nó Cego

26 de setembro de 2012 às 10h50

Venceria Haddad e Serra. Os dois juntos?

Responder

Vinicius Garcia

26 de setembro de 2012 às 10h46

Pelo que vejo o Globope quer preservar o pouco de credibilidade que ainda sobrou (se é que sobrou) e não embarcou na furada da Datafalha, fica difícil explicar alavancada em pesquisa de candidato campeão de rejeição, aliás 40% é um numero de rejeição que não ví em nenhuma pesquisa até hoje, coisa para tese e estudo, deve ter tucano grogue com a porrada que está levando, mesmo com mensalão e outras “estratégias” o coiso não sobe e não ganha simpatia do eleitor.

Responder

Romanelli

26 de setembro de 2012 às 10h44

nessa, voto em BRANCO, pois jamais votarei no “companheiro Maluf” ..e isso devo ao cacique LULA, este “aminetico” líder

hoje penso que o DIA em que voto em branco representar 40-50 %, com certeza a classe política sentirá o medo pela FACA NA GARGANTA

..e quem sabe a partir dali surjam novos esforços no sentido de nos trazerem mais próximos duma democracia verdadeira, PARTICIPATIVA, e não esta tiririca, representativa, que pra mim, pelas práticas e vícios que vão desde a falta de transparência, comprometimentos e consequência, já NÃO vale mais nada

ps – a propósito, a UNICA senadora que votei no último pleito (que já tava difícil de escolher) tb renunciou e deu sua vaga pra UM outro partido e candidato que sequer ouvi falar ..fala verdade, é ou não brincadeira o que assistimos ?

http://www.youtube.com/watch?v=YIzwv2OtfaM

Responder

eraklito

26 de setembro de 2012 às 10h43

Temos que continuar a ir pra cima desses tucanos.
Não podemos bobear. Eles são safados.

Responder

Rodrigo Leme

26 de setembro de 2012 às 10h31

Interessante ver que a luta PSDB x PT em SP é pelo prêmio de consolação de ao menos chegar no segundo turno. Serve para os dois, vendo um aqventureiro chegar lá por serem entidades incompetentes. Um por empurrar um produto artificial, sem conteúdo na base do cornelismo e outro por empurrar um produto velho e bolorento na base da carteirada.

PS: No segundo turno da eleição presidencial, o Datafolha deu 8 pontos a mais do que Dilma realmente teve na eleição. Desse “erro” ninguém lembra…

Responder

    Mariac

    26 de setembro de 2012 às 13h06

    Haddad é novo, decente,inteligente, mestre, doutor, criativo, transparente, educado, estou com Haddad.Seja qual for o cargo. Ele não carrega nem os eventuais defeitos do PT.

RicardãoCarioca

26 de setembro de 2012 às 10h14

Mas o Datafalha e o Globope, na semana passada, disseram que Serra havia ‘descolado’ do Haddad!!!

O VoxPopuli tinha razão.

Responder

Donizeti

26 de setembro de 2012 às 10h13

Hoje a noite deve ser publicada mais uma pesquisa do instituto DATASERRA, DATATUCANO ou DATAFRAUDE do grupo folha, o único em que o Serra cresce sem parar, apesar de sua rejeição de mais de 40% e onde provavelmente vai vencer em primeiro turno, o único probleminha é que vitória em pesquisa eleitoral não dá posse no cargo de prefeito da capital paulistana.

O Serra deve ter “descolado na margem de picaretagem do datafolha” e disparado nessa nova pesquisa, esse instituto com suas famosas pesquisas “com ponto fora da curva”, curiosamente sempre a favor do tucano Serra, já virou realmente caso de policia, mas da Polícia Federal que está de olho neles.

Responder