VIOMUNDO

Diário da Resistência


Ermínia Maricato, ao negar pedido de entrevista da Globo: “Não quero ser usada para criticar o PT”
Falatório Política

Ermínia Maricato, ao negar pedido de entrevista da Globo: “Não quero ser usada para criticar o PT”


01/07/2018 - 18h04

Foto Facebook da Ermínia Maricato

Urbanista recusa entrevista à Globo: ‘não acredito que terão coragem de criticar especuladores’

Professora Ermínia Maricato divulgou conteúdo de e-mail: ‘Divido com vocês porque não é sempre que a gente sapateia sobre a Globo. Em geral é o contrário. E todos os dias’

Da Rede Brasil Atual

São Paulo – A arquiteta e urbanista Ermínia Maricato, professora aposentada da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU-USP), se recusou a dar entrevista para o programa Fantástico, da Rede Globo, e divulgou o conteúdo de e-mail à emissora no qual nega o pedido de entrevista.

“Não acredito que vocês terão coragem de criticar os especuladores imobiliários, as prefeituras dominadas por interesses de proprietários de imóveis e incorporadores, o judiciário que desconhece a legislação urbanística e a função social da propriedade”, afirma a arquiteta em sua justificativa.

“Não quero ser usada para criticar o PT. Os problemas são bem mais profundos”, diz ainda.

Confira o conteúdo da carta:

Divido com vocês porque não é sempre que a gente sapateia sobre a Globo. Em geral é o contrário. E todos os dias.

Querido ….., se eu tivesse garantia de que vocês iriam divulgar exatamente o que eu disser teria o maior prazer em dar a entrevista, mas infelizmente não acredito que vocês terão coragem de criticar os especuladores imobiliários, as prefeituras dominadas por interesses de proprietários de imóveis e incorporadores, o judiciário que desconhece a legislação urbanística e a função social da propriedade…

Tenho certeza de que vocês vão divulgar: houve um investimento gigantesco, como nunca no país, com muitos subsídios para a população de baixa renda e no entanto o preço da moradia subiu (mais de 200% entre 2009 e 2015), o preço dos aluguéis subiu (hoje mais da metade do déficit é devido ao excesso de comprometimento da renda com aluguéis).

Devido à falta de regulação fundiária e imobiliária e graças ao processo especulativo as cidades explodiram tornando-se mais dispersas. Isso significa que elas estão mais caras e menos sustentáveis. Acontece que a regulação do uso e da ocupação do solo é municipal.

É evidente que o governo federal errou ao apostar apenas no movimento de obras que seguraria o crescimento do PIB e do emprego após a crise de 2008 sem atentar para o que construir e principalmente ONDE CONSTRUIR, mas a especulação generalizada não foi responsabilidade apenas do Governo Federal.

Em período de FLA X FLU não há espaço para reflexões complexas. E na Globo muito menos. É pena.

Quem sofre somos todos nós e principalmente o povo e o meio ambiente.

Não me queira mal. Mas não quero ser usada para criticar o PT. Os problemas são bem mais profundos.

Abraço

Leia também:

Lewandowski: Privataria coloca em risco sobrevivência de futuras gerações





7 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

Sérgio Luiz dos Santos

06 de julho de 2018 às 08h18

Princípios de dignidade, nem tudo como é apresentado faz da Globo a lider da dignidade, contrário disso e com postura colonialesca é que vemos o porque do nosso atraso. Tem mais plantonistas contra que a favor. Parabéns para quase única que se levantou contra “império colonial”.

Responder

Adilson Mota de Araújo

05 de julho de 2018 às 18h36

Gesto louvável, digno e incomum. Parabéns!

Responder

Eu

02 de julho de 2018 às 10h02

O fato é q vc jamais saberá se a Globo levaria ao ar ou não suas palavras na íntegra, pq vc não foi lá dizer o q tinha a dizer, querida. Por esta ridícula mania de ter bandidos de estimação, se acovardou e não deu a cara pra bater. O PT continuará a ser um dos antros de corruptos e a Globo, a ser um gigante das comunicações. Simples assim. Vc está iludida de q “sapateou” na cara deles? Sabe de nada, inocente!!!

Responder

Denise de Alcantara

02 de julho de 2018 às 06h55

Excelente atitude e tapa na cara da mídia golpista! Mas faltou mencionar que Maricato, essa pequena grande mulher, foi entre várias outras coisas, Secretaria Executiva e coordenou a criação do Ministério das Cidades no Governo Lula e isso não é pouco!

Responder

a.ali

01 de julho de 2018 às 22h58

“dasminha” se mais pessoas fizessem o mesmo e SAPATEASSEM na globosta não teríamos marionetes repetindo mentiras

Responder

Julio Silveira

01 de julho de 2018 às 20h30

Quem alimenta a Globo alimenta um monstro que lhe pode devorar.

Responder

Silvano

01 de julho de 2018 às 18h16

Pra que alimenta a máfia da comunicação? Estes mafiosos tem que saber que o povo acordou.

Responder

Deixe uma resposta

Apoie o VIOMUNDO - Crowdfunding