Enquete de Feliciano atinge 320 mil votos — e 19% acham que depressão é coisa do capeta

Tempo de leitura: 2 min
Lula Marques/Agência PT

Da Redação

Uma enquete proposta no Facebook pelo deputado federal Pastor Marco Feliciano já recebeu mais de 320 mil votos.

Ele decidiu perguntar se uma doença, a depressão, é mesmo uma doença ou é causada por “demônios”.

Até agora, 19% dos que votaram dizem que a doença é causada por “demônios”, uma grande desinformação para milhões de brasileiros que sofrem de depressão.

“Você deveria ser processado pela Sociedade Internacional de Psiquiatria”, reagiu a internauta Mariangela Alvarez.

Katia de Paula tentou ser mais didática: “Depressão não é só tristeza. Essa doença tem inúmeros sintomas. Se fosse apenas o inimigo, uma oração funcionaria, mas não é o caso. Hoje é possível diagnosticar depressão até com um exame de sangue, que mostra se a pessoa possui uma inflamação específica. Além disso, é possível encontrar uma alteração no DNA de quem possui depressão, ou seja é provado fisicamente. Se informem melhor, por gentileza”.

O médico Leandro Oliveira opinou: “Uma pena ver uma enquete de tamanho mau gosto na página oficial de um deputado federal num momento em que se luta cada vez mais para combater o estigma sobre uma doença que inúmeros estudos já evidenciaram como de etiologia multifatorial (genética e ambiental). Isso só ajuda a manter o preconceito nas costas de pessoas que já se encontram extremamente vulnerabilizadas. Que tal, ao invés de promover enquetes que vão na contramão das metas da saúde pública, acompanhar UM DIA dos nossos ambulatórios de atendimento psiquiátrico no sistema único de saúde, deputado? Garanto que você não vai ter dúvidas de quais são as causas da depressão”.

Josefa Cumbane votou no Lucifer como causa: “Depressão e tristeza são o resultado da actividade demoníaca. Marcos 5.5 e andava sempre, se dia e de noite, clamando pelos montes e pelos sepulcros e ferindo-se com pedras. O louco de Gedara andava triste e deprimido, esse estado foi causado pela legião de demônios dentro dele. Se Satanás consegui-se você choraria o dia inteiro, o último estágio da depressão é a morte, os demônios induzem a pessoa a cometer suicídio. A Bíblia chama de espírito da angústia em Isaías 61.3”.

Já Nathalia Coutinho não teve piedade do pastor deputado: “Tava até com medo de descobrir o resultado dessa enquete. Até entrei no perfil pra ver se não era um piada. Aparentemente pagamos seu salário pra ficar fazendo enquete imbecil na internet. Que desperdício de dinheiro público e oxigênio”.

Leia também:

Bob Fernandes: Como chegamos a isso?


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Edgar Rocha

Se a depressão é coisa do demônio? Depende de quem pretende usá-la. Depressão é doença. Muita gente tem (eu tenho) e sei da fragilidade emocional que gera. Dependendo do meio que nos cerca, somos susceptíveis a manipulações, sobretudo, se nosso desenvolvimento emocional-intelectual não está amadurecido o suficiente ou se nos falta orientação para lidar com a patologia. Aí, os demônios de cabelo alisado surgem pra manipular, tirar proveito pessoal ou, simplesmente, se divertir às nossas custas.

Fica a pergunta: qual é o verdadeiro mal do século?

Marcus Canesqui

Pois é, cada dia que passa tenho mais convicção de o homem criou deus para atribuir-lhe vitórias, fracassos, alegrias, doenças. E quanto ao câncer? Será que é o demônio? E não pelos agrotóxicos, poluição do ar, das águas, etc?

Jardel

A depressão é causada por doença.
O Marco Feliciano é causado por demônios.
A religião é o ópio do povo.
E a ignorância popular é a ferramenta dos poderosos.

Fernando

Pastor picareta de muita lábia. Virou deputado contando histórias e agora quer enganar o povo da igreja de novo.
Votou em tudo que é contra o pobre. Ele e muitos outros picaretas de igreja, inclusive da igreja católica.
Elias teve depressão, então, Elias era um endemoniado ?
Pastor charlatão, picareta, usa a religião para se eleger e reeleger deputado. Conta histórias fantásticas que não pode provar. Engana pessoas da igreja, nunca fez nada a favor do povo.
Por que um ” homem ” tem que fazer escova no cabelo. Num sei não.

Deixe seu comentário

Leia também