Em editorial, o El País alerta: Golpe baixo no Brasil; fraude lança grave sombra sobre o seu futuro imediato

Tempo de leitura: 2 min

El País-001

‘Golpe baixo no Brasil’: editorial do jornal espanhol El País condena destituição de Dilma

‘Estamos diante de fraude que lança grave sombra sobre futuro imediato do Brasil’, diz publicação, para qual houve uso ‘incorreto’ do impeachment

Do Opera Mundi, 01/09/2016 

O jornal espanhol El País publicou na quarta-feira (31/08) um editorial intitulado “Golpe baixo no Brasil” em que alerta para os danos que a destituição de Dilma Rousseff pelo Senado pode ter para as instituições brasileiras.

“A destituição da presidenta brasileira, Dilma Rousseff, aprovada ontem pelo Senado do país por 61 votos a favor e 20 votos contra constitui um golpe baixo ao funcionamento institucional de um país que, durante décadas e com esforço, se converteu em exemplo de democracia consolidada para toda a região [América Latina]”, diz o veículo.

Para o El País, os partidos políticos de oposição a Dilma “ajustaram a jogos políticos” o procedimento de impeachment, “sem se importar com o dano que causaria à legitimidade democrática”.

O jornal acredita que o impeachment, mecanismo previsto na Constituição brasileira, só pode ser usado em “casos excepcionais” e “extremamente graves”, visto que pode provocar uma “grave crise política e institucional”.

“Mas este não é o caso com Dilma Rousseff”, afirma a publicação. “Ao ser impossível encontrar uma prova de implicação no escândalo da Lava Jato, uma rede de corrupção generalizada na qual estão implicados destacados membros de partidos que ontem votaram contra ela, os legisladores recorreram a um motivo (…) que, ainda que previsto na Constituição, carece de suficiente força política para justificar a destituição de Rousseff e o trauma e divisão que estão caindo sobre o país”.

Segundo o El País, o fato de Dilma ainda estar habilitada a ocupar cargos públicos — justamente o contrário do que prevê o impeachment, isto é, inabilitação política por oito anos — “demonstra que o Congresso brasileiro aplicou as normas sobre destituição com objetivos bem diferentes aos que a norma determina”.

“Estamos diante de uma fraude de lei que lança uma grave sombra sobre o futuro imediato do Brasil, mais necessitado de unidade perante a crise econômica e política do que de divisões irreconciliáveis”, concluiu o jornal espanhol.

Leia também:

Janio de Freitas: Nenhum golpista jamais admitiu ser golpista 


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Torres

Conhecereis a verdade e a VERDADE vos LIBERTARÁ. É mais fácil pegar um mentir oso do que um cocho. Estas duas sentenç ças mostram-nos quem é esse…….que est á na China. Dizer que são 30, 40, 50 bader neiros que não aceitam o golPé no saco é muito cinismo. E tem quem diga que elE ñ sabia dos acontecimentos. Tem um que diz uma sandice: ” É ele mandou lá da Chi na prender, bater e cegar os jovens ?O tal professor deve ser mandado às favas. Ent ão ele educa aplaudindo bárbaros. Ele ens ina oque, tiro ao olho? Esse medíocre é o pior cego. Tirem seus filhos da “escola” q esse ….. trabalha. E por fim o tal Paulo De mchuk. É uma figura, quer fatiar o Brasil, porque Brasília não serve aos seus interes des. Pra ele, lá só tem gente dos outros estados, o dele não é representado. Meu amigo, volta pra tua terra(Rússia). Quando os teus fugiram dela por fome e guerra, fo ram bem recebidos aqui, puderam escol her onde queriam ficar. Você come, danço u, estudou etc com os nossos recursos. Teu sonho é ser presIdente de um novo país ou dar um golpe nele. Brasileiro que não gosta do Brasil e quer dividi-lo deve ir morar longe, outros já o fizeram. Na terra dos teus avoengos ou nos EUA , você esta ria preso ou ….. União é o que queremos.

C.Poivre

ORDEM PARA O GOLPE PARTIU DE WALL STREET. BC E FAZENDA NÃO PODEM FICAR NAS MÃOS DE BRASILEIROS:

https://gz.diarioliberdade.org/artigos-em-destaque/item/60659-chossudovsky-queda-de-dilma-foi-ordenada-por-wall-street.html

John J.

Era uma terra pacata e distante
Sem cerca, sem grade, sem muro
Até que lá chegou um farsante
Que escondia o passado obscuro
Ele falava em ordem e em lei
Ensinando o povo a ter medo
Fizeram então dele o seu rei
Mas o rei tinha um segredo
É que a força do tirano
Não era espada nem cobre
Não era o grito do insano
Era o silêncio do pobre.
(SONETO DA OPRESSÃO)
http://racismoambiental.net.br/?p=225104

Bel

Países com sede de pré-sal (EEUU) podem querer fazer da América Latina um Oriente Médio, onde já esgotou muito do que havia no passado, inclusive o apoio da população por invasões e guerras. Os EEUU sabem que o sonho desses golpistas que estão no governo é fácil de reaizar. É só oferecer uns prêmio$ que logo lambem as botas e entregam nosso petróleo, florestas, riquezas que ainda restam.

enio pires

este governo é curto qual coice de porco!

FrancoAtirador

.
.
Vice-Presidente do Parlamento Europeu

pede que União Européia Não Negocie

com o Governo Ilegítimo de MiShell.

http://www.obrasil.online/politica/vice-presidente-do-parlamento-europeu-pede-que-ue-nao-negocie-com-temer/
.
.

FrancoAtirador

.
.
Imprensa da Alemanha:

“Uma Injustiça Histórica”

Deutsche Welle (DW)
.
https://t.co/8h80LLmGWN
https://twitter.com/dagobertofs/status/771402829185581056
.
.

Deixe seu comentário

Leia também