Eleições mudam a feição do Senado

Tempo de leitura: < 1 min

Base governista elege 40 novos senadores e tem maioria de 52

03 de outubro de 2010 • 23h22 • atualizado em 04 de outubro de 2010 às 00h01

Eliano Jorge, no Terra

Caso seja eleita presidente no segundo turno das eleições, em 31 de outubro, a candidata do PT Dilma Rousseff terá 52 senadores a seu favor contra 26 opositores e três independentes. Ou seja, domínio de 64% das cadeiras.

Neste domingo (3), foram eleitos para um mandato de oito anos no Senado 40 candidatos que apoiam o governo federal, 12 contrários e dois do PSOL. Permanecem até 2014 outros 12 da base governista, 14 adversários e, fora da conta, Pedro Simon, do PMDB gaúcho.

O PMDB acrescenta 16 nomes ao Senado. O PT, 12. O PSDB, cinco. O PP, o PSB e o PR, três, cada. PSOL, PDT e DEM, dois. PRB, PMN, PSC, PPS, PCdoB e PTB, um.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Henrique

Colocar o Tiririca foi a maior sacada de marketing em uma eleição. São Paulo é predominado pelo povão simples, humilde e a maioria é do nordeste do Brasil. Bastou o Tiririca cantar uma musiquinha com uma rima engraçada para conquistar milhoes de votos. E de quebra levar consigo outros deputados do partido para a câmara em Brasilia.

Marcus

Espero que Tiririca surpreenda, sendo muito mais produtivo do que muitos ´malas´ por aí.

Dennys

http://www1.folha.uol.com.br/poder/809674-apos-pe

O fim da carreira política de Jereissati. Será verdade?

    Fábio Venâncio

    Os analistas da falha ,já afirmaram que o congresso ficou mais fraco nessas eleições.
    As viuvas de tasso e cia já começaram a choradeira.

Baixada Carioca

Ficaria tranquilo se o PT tivesse eleito 15 senadores e o PMDB 12. Como ficou a gente fica um tanto refém.

Baixada Carioca

Azenha, eu quero estar errado, mas não consigo contar 12 senadores do PT. Na minha relação tenho:

MARCELO CRIVELLA – PR (1)
BENEDITO DE LIRA, CIRO NOGUEIRA, IVO CASSOL e ANA AMÉLIA LEMOS – PP (4)
CRISTOVAM BUARQUE e PEDRO TAQUES – PDT (2)
WALTER PINHEIRO, HUMBERTO COSTA, WELLINGTON DIAS, GLEISI, LINDBERG, ANGELA PORTELA, PAIM, JORGE VIANA, MARTA SUPLICY, PIMENTEL e DELCÍDIO – PT (11)
ARMANDO MONTEIRO – PTB (1)
RENAN, EUNICIO, LOBÃO, MOKA, WILSON SANTIAGO, REQUIÃO, VALDIR RAUPP, MARCELO MIRANDA, GILVAM BORGES, JOÃO ALBERTO, GARIBALDI ALVES FILHO, EDUARDO BRAGA, VITALZINHO, LUIZ HENRIQUE DA SILVEIRA, RICARDO FERRAÇO, ROMERO JUCÁ – PMDB (16)
eDUARDO AMORIM – psc (1)
JOÃO RIBEIRO, MAGNO MALTA, BLAIRO MAGGI – PR (3)
ITAMAR FRANCO – PPS (1)
DEMOSTENES TORRES e JOSÉ AGRIPINO – DEM (2)
PETECAO – PMN (1)
LIDICE, ROLLEMBERG e VALADARES – PSB (3)
LÚCIA VÂNIA, ALOYSIO NUNES, AÉCIO NEVES, FLEXA RIBEIRO e PAULO BAUER – PSDB (5)
RANDOLFE e MARINOR BRITO – PSOL (2)
VANESSA GRAZZIOTIN – PC do B (1)

Totalizando 54. Alguma coisa errada?

    Sandro Gomes

    Com a Eleição de Casagrande como governador do ES, a suplente dele, Ana Rita(PT) toma posse.

Admar

Paulista vota bem: Tiririca, hehehehehehehehehe.

    MARIA BATISTA

    É E DEPOIS O NORDESTE É Q É ATRASADO. KAKAKAK

El Cid

eu não fiquei com dó nenhuma deste pústula abaixo:

[youtube 4FNQ62p51F4&feature=player_embedded http://www.youtube.com/watch?v=4FNQ62p51F4&feature=player_embedded youtube]

Joana

O Pedro Simin não tá fora de nada, tá dentro do que for corrupção e maldade. Não sei porque acreditam nele. Foi ele, como governador ano RS, que "inaugurou" o costume de jogar polícia encima dos professores. O Ano era 1987. Ele jogou nos professorese professoras, em sua maioria, estaduais a polícia montada, a polícia de choque, o gás lacrimogênio… ele fez e depois foi copiando por gentalhas como o serralho. Ele não é o cordeirinho que aparenta. Depois dessas atrocidades com os professores e professoras, ele retirou os direitos adquiridos. Não se enganem…

vania maria

viva Tiririca viva Protógenes O MEU CANDIDATO!!!!

vera billie jean

a governabilidade é nossa!

    Renato

    Até quando o Pmdb cair fora.

Fefeo

Noticia triste a nãoeleição do Brizola Neto. O Tijolaco tá parado.

    Geloca

    não tô acreditando nisto! eu disse e repito: entre os netos, o brizola dá de dois mil a zero no aécio!

    cesarlaus

    Ele é o primeiro suplente do PDT. Tá fácil assumir com um dos 3 eleitos saindo para um cargo de secretário de Estado, ministro ou diretor de alguma estatal. Além disso, a Dilma não vai deixar ele fora do circuito. E, quem sabe, ele venha a ser candidato à Prefeitura do Rio em 2012.

    Força Brizola.

    Marcílio

    Sou do RN, o Estado mais atrasado do País, e há algum tempo tenho acompanho o Blog Tijolaço do Dep. Brizola Neto, um político que aprendi a admirar. Sinto muito por esse momento, mas sei que ele vai superar – está no sangue.

Lucas França

Para quem critica o tiririca, eu indago: e daí? tem gente que votou no serra…. bem pior!
daqui de minas votei em Paulo Delgado, pois não voto em cabeça de bacalhau… (que logo logo, SOME!)

Henrique Nunes

Por enquanto, a melhor notícia da eleição foi termos nos livrado de um Senado sem: Tasso, Artur, Heráclito, Mão Santa, Heloísa Helena, Abadia, Albano Franco, Rita Camata, Fraga, César Borges, Marco Maciel, Raul Jungmann, Efraim Morais, Cássio Cunha Lima, Gustavo Fruet, Rigotto, César Maia, Aleluia . Ainda tem algumas lástimas, mas melhorou muito.

    Joana

    concordo com vc, Henrique… por que falam mal do Tiririca? vários desses aí de cima são cem vezes piores do que ele. Uns coroneis escravagistas…

    Fernando

    Pior em São Paulo votaram no Roberto Freire e na Bruna Furlan???
    Filha do prefeito de Barueri, o do rolo da tv doada pelo CQC.

CARLOS ZÜRCK CRUZ

APURAÇÃO DOS VOTOS EM TEMPO REAL
http://divulgacao.tse.gov.br/

Anderson

Confesso que estava( e estou) administrando uma série de sentimentos não-positivos pela não eleição de Dilma no 1º turno.Mas, meu humor mudou depois que assisti um trecho da entrevista coletiva dada pelo Artur "dou uma surra no Lula" Virgílio após saber que não foi reeleito.É mto bom!!!!!
http://www.youtube.com/watch?v=4FNQ62p51F4&fe

    GustavoEgito

    Arthur Virgílio em estado de choque, conversando mer** e – ainda – querendo enganar o eleitor dizendo-se simpático ao Lula.

    DEPRIMENTE, velho!
    Arthur, que papel rídiculo!

Josnei Di Carlo

A coisa está feia para o DEM, elegeu tantos senadores quando o PSOL.

Fico feliz pelo PSOL. Eleger dois senadores é uma vitória. No caso do DEM, é uma derrota, pois, mesmo com a caixinha Arruda, o partido está diminuindo.

Marcos

A bala de platina não foi disparada. Será, agora, no segundo turno. O PIG tem interesse direto na vitória de Serra. Sente-se ameaçado porque Dilma, caso eleita, terá uma ampla base de apoio o que lhe permitiria aprovar uma nova lei de imprensa. O jogo sujo começa agora.

    Joana

    Marcos, as balas vieram, sim… e se disseminaram como fogos de artifício. Foram as calúnias, mentiras, os escândalos criados, os padres e pastores espalhando maledicências. O padre marcelo… quem diria aquela carinha lavada… a mim nunca enganou… cinismo é o que se estampa. Ele distribuiu texto demonizando a Dilma e dizendo abertamente para não votarem nela. Por favor, um advogado de plantão para processar esse e outros igrejeiros por difamação e calúnia.

Ramon

Casagrande foi eleito no Espirito Santo e o seu suplente no Senado é petista, foi computado na bancada?

@GriloD

É bom notar que o PMDB não é essencialmente base de apoio. Muito fragmentado, cada facção vota segundo conveniências regionais. Se Quércia tivesse entrado, por exemplo, estaria com Serra. Felizmente, não pode.
Abraços,
Grilo D

Gustavito

O palhaço Tiririca para brincadeira ta bom, éu acho que um serio chamado de atençao ao Sistema Politico Brasileiro, ja imaginan com 50 Tiriricas como senadores e deputados?

    Joana

    Olha esses que ainda estão no senado e na câmara, Gustavito: Tasso, Artur, Heráclito, Mão Santa, Abadia, Albano Franco, Rita Camata, César Borges, Marco Maciel, Raul Jungmann, Efraim Morais, Cássio Cunha Lima, Gustavo Fruet, Rigotto, César Maia, Pedro Simon… isto é a pior escória… e estão lá… o Tiririca é inofensivo e divertido, eles são maldosos, neoliberais, escravocratas…

Moreno

a globonews ontem já estava assombrando: "temos que aguardar o resultado do 2º turno, mas com esse senado o governo já tem maioria até para mudar a constituição…"
fala sério!

    anderson giovanni

    Toda a transmissão foi uma vergonha…se observarmos veremos a comemoração …a torcida e, até mesmo o deboche nos comentários dos colónistas ( referente ao cólon ) .
    Futuramente deverá ser material de estudo..foi um registro histórico da fragilidade da nossa democracia.

ZePovinho

Digite o texto aqui![youtube HK4p35wYgXI http://www.youtube.com/watch?v=HK4p35wYgXI youtube]

    ZePovinho

    Podem criticar o Tiririca,mas ele elegeu o Protógenes!!!!

    Francisco

    Podem criticar o Tiririca,mas ele elegeu o Protógenes!!!! [2]

    Só por isto, ele já fez mais do que muitos políticos, já fez valer a cadeira na Câmara.

    Cícero

    Muito bem lembrado, Francisco. O Tiririca ajudou a eleger Protógenes.

    Joana

    Muito bem analizado, Francisco… dez pra ele…

Marcelo de Matos

Tal como Jarbas Vasconcelos, outro "catão" do PMDB. Ambos atacam violentamente o "companheiro" José Sarney. Simon declarou voto em Marina Silva. Ambos são estranhos no ninho. Se fosse eles, eu pegaria o boné e sairia.

Marat

Nem tudo foi ruim… ao menos o Senado pode ser mais progressista…

alvc

HEHEHEHE!!!!!!
PROTÓGENES eleito na posição 60,
com auxílio dos votos de sua coligação (PR/PT/PCdoB/PRB/PTdoB) – que conta com TIRIRICA (1,35mi de votos) – mas, sem os votos da coligação, ainda teria sido eleito na posição 70 (último lugar entre os eleitos). PS.: Valeu ter cruzado a grande são paulo para votar nele ontem!

    @GriloD

    AÊ! Votei nele também, e fico feliz com o resultado. Claro, Tiririca é lamentável, mas é melhor que Vaz de Lima, por exemplo.
    Abraços,
    Grilo D

Alan

Com o resto do Brasil ta bom demais…

e o Rio Grande do Norte com:
Rosalba (DEM)
Aripino (DEM)
Garibaldi (PMDB)

o coronelismo aqui continua sendo algo muito forte

Fabio

E o Protogenes foi eleito ?

    luiz antonio

    felizmente, foi…graças ao Tiririca

    Alan Tern

    Aparentemente não.

    Helcio

    Com os votos da coligação a resposta é sim. Afinal os votos do Tiririca engrossaram a coligação.

    alvc

    Foi eleito na posição 60, com auxílio dos votos de sua coligação (PR/PT/PCdoB/PRB/PTdoB) – que conta com TIRIRICA (1,35mi de votos) – mas, sem os votos da coligação, ainda teria sido eleito na posição 70 (último lugar entre os eleitos). PS.: Valeu ter cruzado a grande são paulo para votar nele ontem!

    MAURO

    FOI ELEITO

    Marcelo de Matos

    Sim.

    Fabyo

    Protogenes foi eleito. Brizola Neto, infelizmente não. Para mais resultados oficiais: http://divulgacao.tse.gov.br/#

    Gil Teixeira

    foi

Fabio

Alguem sabe se o Brizola Neto se reelegeu?

    luiz antonio

    não se reelegeu, infelizmente…

    mauro

    infelizmente nao conseguiu

    Marcelo de Matos

    Não. Luciana Genro, idem.

    Marta Oliveira

    Infelizmente não. O PDT tem três cadeiras e ele ficou em quarto lugar.

    edisilva64

    Estou no DF, mas acho esta notícia triste. O Neto merecia.

    Henrique Nunes

    De acordo.

    Carlos

    Num governo Dilma, basta que um dos 3 eleitos assuma algum cargo no executivo que ele sobe.

    Jorge Nunes

    Não ele não se elegeu. A maioria das legendas de esquerda não se coligaram no Rio
    PT, PDT e PC do B foram sozinhos para o pleito.

    Felipe

    Não.

ValmontRS

Na Bahia, temos os seguintes números, por coligação, para a bancada federal de 39 deputados:

PT/PCdoB/PSB – 22
PMDB – 9
DEM – 6
PSDB – 2

Finalmente, podemos dizer que a Bahia se libertou do clã malvadeza.

João Meira Santos

A ida de Dilma para o segundo turno deveu-se ao descuido dos aliados nos estados que se dedicaram às campanhas

individuais enquanto a cruzada articulada da difamação ia minando os votos da petista. Em alguns estados a briga intestinais

de aliados trouxeram prejuízos para o resultado do primeiro turno. No RN Dilma tinha dois palanques e meio.

Daniel Neto

Se em SP não foi pro segundo turno e a Dilma não levou no primeiro a culpa é do próprio PT. Todo mundo sabia que viriam baixarias, fabricação de dossies e de denuncias, mas nem um site sequer o PT montou pra desmentir tudo, nem carta de repúdia ou coisa do tipo. A única desmentida incisiva foi a da Dilma contra a FSP. E só. Sentaram nos 80% do Lula confiantes de que só isso seria suficiente.
E os e-mails? Quantos e-mails vcs receberam do PSDB ou contra o PT? Aposto que vários. O PT não precisava nem entrar na baixaria, mas as pessoas que não tem acesso aos "blogs sujos", ao contraponto da mídia, querendo ou não são afetadas por isso tipo de coisa, não tem jeito.
E o Mercadante em SP? Precisou tomar um pito pra acreditar na vitória e perdeu a oportunidade do segundo turno por besteira. Agora serão 20 anos de PSDB. Isso de um governo que tinha N problemas.
O PT que não tome cuidado… A "onda verde" ainda é uma incógnita. O senhor Coimbra, que contava com o primeiro turno, tb não foi capaz de captar isso.
Só espero que o PT acorde.

Marat

Será importantíssima a vitória de Dilma contra o PIG!!! Eu diria, crucial para o Brasil. Se ela perde, o Brasil retrocede 50 anos e caminhará a passos largos a ser colônia de direito dos EEUU e de Israel!

Klaus

Caso Dilma se eleja, o PMDB terá o vice-presidente, as presidências do senado e da câmara e um monte de ministérios; caso vença Serra, será a mesma coisa, menos a vice-presidência.

    Geloca

    ai, gente, não estou aguentando isto…"caso a Dilma seja eleita" , "se a Dilma for eleita" vocês notaram como estas expressões passaram a dominar os posts?

    Marcos

    Caso Dilma seja eleita (e muito provavelmente será eleita, apesar do PIG e de outros lordes das trevas), a presidência da câmara será do PT, porque o PT obteve o maior número de deputados federais nesta eleição. A bancada do PT na Câmara será de 88 deputados federais; já a bancada do PMDB será de 79 deputados federais.

Rodrigo Ferrari

Acho que essa notícia mereceria maior destaque, pois ajuda a desmentir os comentaristas da mídia oficial, que tentar vender ao mundo um peixe podre: que a tal onda vermelha foi marolinha e que o PT saiu chamuscado desse primeiro turno. Graças ao empenho pessoal de Lula, deixaram de ser eleitos: Marco Maciel, Tasso Jereissati, Rita Camata, Germano Rigotto, Heráclito Fortes, Mão Santa, Gustavo Fruet e Artur Virgílio, que agora é um homem sem H. Por sinal, hoje, no Jornal do SBT, o Hermano lamentava profundamente o acontecido. No meio de um de seus comentários raivosos, deixou escapar esta pérola: "Artur Vírgílio e Marco Maciel fora do senado, enquanto Tiririca é eleito com mais de um milhão de votos…"

    Bonifa

    Continuo defendendo o Tiririca. O povão paulista foi deseducado politicamente de maneira sistemática por um esquema de comunicação tão odioso quanto envolvente, destinado a perpetuar no poder uma coligação de interesses onde o que menos conta é o povo. É maravilhoso que o povão fure o cercado do curral e eleja quem mais com ele se identifique, em lugar de dizer amém aos donos do poder. Só espero que o Tiririca não esqueça suas origens. No mais, desejo-lhe serenidade par discernir entre os bons e os ruins, acompanhando-se sempre dos bons. Inteligência e talento ele tem de sobra.

Rodrigo Ferrari

Acho que essa notícia mereceria maior destaque, pois ajuda a desmentir os comentaristas da mídia oficial, que tentar vender ao mundo um peixe podre: que a tal onda vermelha foi marolinha e que o PT saiu chamuscado desse primeiro turno. Graças ao empenho pessoal de Lula, deixaram de ser eleitos: Marco Maciel, Tasso Jereissati, Rita Camata, Germano Rigotto, Heráclito Fortes, Mão Santa, Gustavo Fruet e Artur Virgílio, que agora é um homem sem H. Por sinal, hoje, no Jornal do SBT, o Hermano lamentava profundamente o acontecido. No meio de um de seus comentários raivosos, deixou escapar esta pérola: "Artur Vírgílio e Marco Maciel fora do senado, enquanto Tiririca é eleito com mais de um milhão de votos…"
Segue-se um suspiro profundo de desalento. Sobre Artur sem H, valeria a pena esses jornalistas analisarem como foi sua produção parlamentar (paralamentar ficaria melhor) antes de fazerem qualquer tipo de lamento. Certamente chegariam à conclusão de que, com Tiririca e sem Artur, o país saiu lucrando.

Marcia Costa

Esse é um cenário muito positivo e um motivo a mais pra gente ir à luta pra eleger a Dilma, pois nunca na história deste país um presidente terá tantas chances de governar bem.

Marcio Leandro

Bom para o Serra também, caso se eleja no segundo turno o PMDB inteiro irá para o seu colo e ele terá maioria.

André LB

Pedro "indignação seletiva" Simon já vai tarde.

    Henrique

    Mas ele não foi. Continua no Senado.

    luiz antonio

    e o Collor tb….imagine-se uma sessão do senado com collor e itamar medidndo forças….."aquilo" vai estar tão roxo como nunca esteve…..com aécio tomando as dores de itamar, será mesmo?

    Francisco

    O Collor é senador até 2015!

    Geloca

    credo!

    Antonio Ugá

    É aliado de Dilma/Lula. Tbm são Renan Calheiros (PMDB) com limite de gastos declarados de 6 milhões e, agora, o fazendeiro Benedito de Lira (PP) com limite de gastos declarados de 10 milhões. Nenhum é confiável ou progressista.

    O Benedito, que venceu Heloísa Helena (fato que muita gente do PT comemora) votou contra a PEC 438 quando era Dep. Federal, entre outras coisas. Renan Filho foi eleito dep. federal, Arthur Lira, filho de Benedito de Lira, tbm foi.

    Não é possível entrar nessa cegueira seletiva, são candidatos que representam a oligarquia (alagoana), farinha do mesmo saco dos senadores e deputados do DEM/PSDB, e foram apoiados por Lula. Essa base aliada não é tão aliada assim, com umas trocas de favores e cargos partem p/ o outro lado.

Francisco

Algum deles vai se mover e entrará com o pedido de Impeachment do Gilmar Dantas?
Seria um ótimo início de trabalho para o novo Senado…

Deixe seu comentário

Leia também