Diretor de sindicato diz que o governo vilaniza servidores federais
Tempo de leitura: 2 minManifestação de servidores diante do Maracanã (foto Tânia Rêgo, Agência Brasil)
Um governo medíocre
por Heráclio Mendes de Camargo Neto*, no site do Sinprofaz
Um governo medíocre vilaniza os servidores públicos federais e prioriza o inchaço dos cargos em comissão sem concurso público.
Um governo medíocre sucateia o COAF – Conselho de Controle de Atividades Financeiras, órgão que subsidia com informações relevantes as Carreiras de Estado no combate à lavagem de dinheiro e à corrupção, condenando o órgão a ter apenas dez analistas de informações, enquanto milhares de informações sensíveis são recebidas diariamente e se perdem nos escaninhos cibernéticos da falta de estrutura.
Há mais garçons uniformizados servindo cafezinhos em bandejas de prata nos palácios de Brasília do que analistas de informações no COAF combatendo a lavagem de dinheiro e a corrupção.
As fronteiras brasileiras escancaradas, mas a Policia Federal e Receita Federal do Brasil sem quadros e sem equipamentos suficientes para combater o contrabando de drogas e o descaminho de armas.
A Advocacia Pública Federal sucateada, sem prerrogativas, sem carreira de apoio, sem sistemas informatizados integrados, que já existem, mas são sonegados aos advogados públicos federais.
O IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, sucateado e esvaziado não consegue fiscalizar e combater os desmatamentos e a destruição da Amazônia, do Pantanal, da Mata Atlântica, dos Pampas e do Cerrado.
Apoie o jornalismo independente
De outro lado, a mídia privada e orquestrada faz com que o governo prescinda de porta-vozes palacianos, porque distorce a justa demanda por recomposição do valor de compra dos salários do funcionalismo publico federal confundindo-a com supostos pedidos de aumento de salário.
Tirante os casos isolados em que o fosso salarial é vergonhoso, como no caso dos professores universitários, as demais categorias buscam recomposição das perdas, muito aquém dos dissídios coletivos da iniciativa privada, que contemplam ganhos reais todos os últimos anos.
Distorcem números e querem confundir a vetusta recuperação salarial do governo Lula, que apenas enfrentou os oito anos de trevas e aniquilamento dos servidores públicos federais do governo anterior àquele.
O Estado não é feito de palácios faraônicos, de prédios públicos enfileirados ou de casas civis paralelas.
O Estado brasileiro é constituído fundamentalmente por seus servidores públicos concursados, os quais impedem os oportunistas de plantão de esvaziarem os cofres públicos e ainda prestam os serviços públicos em favor do Povo, nada obstante os governos medíocres de ocasião.
*Diretor de Assuntos Profissionais e Estudos Técnicos do SINPROFAZ (Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional)
Leia também:
Comentários
jaime
Taí, PIG é uma sigla muito versátil, ora é o Partido da Imprensa Golpista, ora é o Partido da Imprensa Governista. Como neste caso.
O que preocupa é que em cada vez menos situações ela está sendo criticada por essa mídia. O alinhamento de interesses tem sido tão rápido que logo, logo, ela estará recebendo o apoio dos eleitores do PSDB/DEM – porque dos caciques como FHC ela já tem. Ainda está faltando chamar os aposentados de vagabundos, mas nada é perfeito, né? Com o Collor fará a parceria dos Caçadores de Maracujás.
E o último passinho dessa dança está para ser dado, segundo o discurso do Senador Requião. Aquele passo que a introduz no clube dos entreguistas, logo que internacionalizar a Embrapa.
Chama-se voto com bônus: vota na Dilma, mas espere, junto você leva também um FHC! e tem mais, você leva também, inteiramente grátis, este belíssimo exemplar do entreguismo, o Serra!
Luiz Bodisatva
Participei do movimento estudantil e vi este filme onde a esquerda louca critica e tem apoio da direita louca (via mídia piguenta). É a velha ala trotskista, que mais ajuda a direita do que a si mesma. Criticar posturas de governo é válido, mas jogar o governo na vala comum é burrice e manipulação. Vejam: são todos farinha do mesmo saco dizem. Comparar Dilma com FHC é risível. Enquanto o almofadinha fugia ela estava presa e sendo torturada pela ditadura. Sai fora oportunista da velha libelu. Te conheço. Faz o seguinte: sai do PSTU e entra no PSDB.
Valdeci Elias
Patrão é tudo igual. Na hora de pagar imposto ou dar aumento a funcionário, é sempre a mesma conversa .
LEANDRO
“Um governo medíocre vilaniza os servidores públicos federais e prioriza o inchaço dos cargos em comissão sem concurso público.” Os fãs do barbudo esquecem que foi ele quem fez o maior inchaço dos cargos de comissão e confiança para a “cumpanheirada”.
Leomar
É inaceitável a greve de muitos servidores federais que ganham aproximadamente 10.000.00, enquanto o povão está lutando para ganhar seu salário mínimo de 600,00 pila, literalmente uma vergonha estes servidores federais. Se eu fosse a Dilma já tinha exonerado todos.
Rodrigo
Não diga besteira cidadão, não seja alienado. Pare de assitir a manipulação da Rede ESGOTO de Televisão, viva a realidade e não julgue os pleitos alheios. Faça os seus!!!!
Daniel Bacellar
Fale isso para o médico que cobra R$300,00 a consulta e continua a aumentar o valor todo ano.
O fato de que alguns ganham mal não justifica congelar o salário dos que ganham bem. O serviço público precisa dos melhores funcionários e faz concursos públicos muito rigorosos e difíceis de passar para consegui-los. Qual a lógica em deixá-los ir depois, em busca de condições melhores na iniciativa privada?
Luciana Arruda
Difícil sentir pena quando também sou funcionária pública e ao contrário deles 940,00 e não 10.000,00 e trabalho todos os dias.
Leo V
Difícil sentir pena de quem ganha 940,00 e trabalha todos os dias em relação aquele sem-teto, sem comida, sem emprego e desnutrido.
E assim vamos no nivelamento dos trabalhadores por aquele mais miserável.
Valmont
As eleições de 2014 se aproximam e os trabalhadores do Brasil precisam buscar uma alternativa, porque o governo “FHC de saia” já mostrou a que veio.
O festival de arrogância e autoritarismo exibido pelos representantes desse governo nas últimas semanas lembrou-me os tempos sombrios de arbítrio da Ditadura Militar.
O absoluto desprezo aos trabalhadores do Serviço Público marca o rompimento desse governo com suas próprias bases. E não me refiro apenas ao fato de que foram os servidores públicos que ajudaram a eleger Dilma Roussef, mas também porque são eles os “braços” do próprio Estado. Sem a colaboração deles, nenhuma ação de governo se realiza, nenhum projeto se concretiza.
Agora, o mal está feito. Um erro gravíssimo foi cometido. E nada fará os servidores públicos esquecerem como foram tratados neste episódio que revelou a absoluta falta de competência política e administrativa desse governo.
Seria melhor receber zero de reajuste salarial ao fim de uma negociação do que ser desrespeitado e tratado de maneira tão ultrajante e injusta.
Nesse episódio, as grandes corporações, incluindo-se aí a grande mídia, estão ao lado desse governo que privilegia o lucro e apregoa o arrocho salarial.
Se esse governo é do PT, este partido precisa mudar urgentemente, porque essas lideranças que aí estão já não podem intitular-se representantes da classe trabalhadora. Ou mudam as lideranças, ou mude-se o nome do partido.
Não sei se o PT será capaz de se reformular de forma tão profunda quanto necessita para sua própria sobrevivência política. Percebo a emergência de um novo partido. As condições estão dadas. Muita gente boa já saiu dos quadros do PT e muitos lá estão insatisfeitos com os rumos do partido.
Na momentânea falta de alternativa, a nossa esperança é que essas lideranças governistas passarão. Daí a necessidade de construir outros caminhos que não passem por um “FHC de saias”.
augusto2
vota no outro lado ou no PSTU no segundo turno entao.
Carlos Cruz
Concordo plenamente com vc. Os que falam mal dos servidores públicos são os mesmos que depois aparecem para reclamar do atendimento no serviço público. Atendimento efetuado sem as condições mínimas exigidas, necessárias. Orgãos sucateados, servidores desmotivados, política de destruição. O PT é pagina virada. Mudou ao assimilar as ideologias de destruição do Estado, precarização de seus orgãos e serviços, privatização de suas funções. Está agora em busca do “capitalista selvagem”, que existiria no empresariado nacional. Parece não entender o que acontece/u na Eurozona, as consequencias do Estado mínimo. A resposta deve vir agora e em 2014. Vamos procurar novos rumos. Mudam eles, mudemos tambem!
Fabio Passos
Um desabafo contundente e cheio de verdades duras.
Toda solidariedade aos trabalhadores.
maria lucia marques
Que bom que ainda temos vozes patriotas! Continue seu bom combate. Solidariedade à luta dos funcionários federais.
Meiriane
Engraçado que essa análise super “elucidativa” não trouxe nem um único dado estatístico sequer para comprovar o que afirma com tanta veemência.
“Há mais garçons uniformizados servindo cafezinhos em bandejas de prata nos palácios de Brasília do que analistas de informações no COAF combatendo a lavagem de dinheiro e a corrupção.”
Cadê os dados que comprovam isso? Sem provas nenhuma afirmação se sustenta.
“As fronteiras brasileiras escancaradas, mas a Policia Federal e Receita Federal do Brasil sem quadros e sem equipamentos suficientes para combater o contrabando de drogas e o descaminho de armas.”
Esse ano mesmo abriram concursos para a PF e para a Receita, coisa que vem acontecendo quase anualmente. Apresente então o número suficiente para que essas categorias comprovadamente impeçam a entrada de armas e drogas para que sua denúncia seja válida. Mas quero estudos que provem que esse aumento acarretaria a extinção do tráfico.
“O Estado brasileiro é constituído fundamentalmente por seus servidores públicos concursados, os quais impedem os oportunistas de plantão de esvaziarem os cofres públicos”
O Estado brasileiro é constituído pelo povo. O povo é a razão e a finalidade da existência do Estado. Os servidores apenas executam as atividades para que o Estado alcance o seu fim, que é garantir os benefícos da coletividade.
E, realmente os servidores estão impedindo mesmo que se esvaziem os cofres públicos, visto que não temos visto nenhum escândalo de corrupção ultimamente.
Caito
Pois, Meiriane, entre no sítio do Coaf e confira com seus próprios olhos. Realmente, inacreditável.
jose marcos
Perfeito Meiriane. O texto esqueceu de dizer tambem que pessoas estão morrendo pela não liberação dos remedios. Esqueceu de dizer tambem que tem professores em greve curtindo praia.Esqueceu de dizer tambem que mesmo com poucos quadros a PRF não policia as estradas, moro em Resende e minha familia no Rio, ando pela Dutra diariamente e nunca, eu disse nunca vejo policiamento nas estradas, estão sempre nos postos vendo TV.
Tem um comentario acima que diz que precisamos de uma terceira via, provavelmente se referindo ao PSOL/PSTU que comandam esta greve hipocrita. Quero ver o PSTU no poder implantando o projeto de estabilidade para todos os trabalhadores, só se fizerem uma revolução. Para terminar podem fazer o patrulhamento ideologico me chamando de tucano, privativista, a favor do desmonte do estado , etc, ja estou acostumado com esta parte da esquerda que usa os metodos da mais nojenta direita.
Angela Liuti
Penso que um governo é medíocre quando que faz comparações por baixo. Conheço o discurso. SE não tem competencia para gerir uma estado do tamanho Brasil dexem os cargos á disposição!Não tenho cargo comissionado para fica defendendo ninguem muito menos politicos que são eleitos para cumprir seu oficio.Quem está mandando no país é o deus mercado – desde o compromisso com o tal superavite primario,o IPI reduzido para as montadores mandarem seus trilhões, ganhos do suor de uma vida dos brasileiros, para o exterior. Subsidios e mais subsidios para o empresariado que esta mandando no pais desde katia abreu aos tratorações e caminhonaços que paralisam estradas tudo orquestrado por setores a quem o governo federal literalmente está comendao nas mãos.Mas quando o cidadão vai ao hospital ou leva o filho para a escola quer profisionais competentes para atendê-los – quer boas condições de atendimento. Quer um filho bem formado numa universidade pública de qualidade. quer qque o dinheiuro p´publicoseja bem aplicado.Um Pais em que governo compara por baixo nunca será alçado à grandeza que merece.
L.F.
Ah meu deus, quanta bobagem (ou má fé?)! Heráclio, ela quer que tu escreva um livro pelo jeito! Vou ver se ajudo:
“Em seis anos, três mil pessoas saíram por aposentadoria ou pedido de demissão, enquanto os concursos só trouxeram 600 novos profissionais nesse período”, relata, no texto, o presidente do Sindicato, Pedro Delarue. O sindicalista lembra que, recentemente, o Ministério do Planejamento autorizou novo concurso para o cargo de Auditor-Fiscal, mas que o número de vagas disponibilizadas (200 vagas) é insuficiente para recompor o quadro de Auditores necessários para atuar na Aduana. (http://www.sindifisconacional.org.br)
Jones Borges Leal, presidente do Sindicato dos Policiais Federais no Distrito Federal (Sindipol-DF), disse que um exemplo da escassez de profissionais é o Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, em Brasília. “São apenas quatro policiais para cuidar de todo o terminal. Além disso, as nossas fronteiras estão desguarnecidas. Há trechos de até 400 quilômetros que não têm sequer um agente de polícia. Hoje, 20 mil servidores na corporação ainda não atenderiam a demanda”, avaliou.
(http://www.fenapef.org.br)
A fiscalização nas rodovias federais em território mineiro tem sido afetada pela carência de efetivo na Polícia Rodoviária Federal (PRF). O estado possui a maior malha rodoviária do país, cerca de 16,4% do total das vias brasileiras, mas tem um déficit de mil policiais para cobrir os quase seis mil quilômetros de estradas.
(http://fenaprf.org.br)
Aduana apresenta balanço de 2011 e destaca aumento da eficiência no desembaraço de mercadorias
No balanço geral de 2011, a Aduana desembaraçou 3,73 milhões de declarações de importação e exportação, realizou o processamento de 50 mil passageiros por dia nos aeroportos brasileiros, apreendeu R$ 1,5 bilhões em mercadorias e veículos e arrecadou R$ 77 bilhões em tributos e direitos vinculados ao comércio exterior. No ano, o órgão da Receita Federal do Brasil fiscalizou ainda 13 milhões de remessas postais internacionais e processou 1,9 milhões de remessas expressas, entre outras atuações.
(www.receita.fazenda.gov.br)
A OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) elaborou relatório em que reconhece a RFB (Receita Federal do Brasil) como referência em integridade institucional no país. A informação foi dada pelo secretário da RFB (Receita Federal do Brasil), Auditor-Fiscal Carlos Alberto Barreto, em ofício encaminhado ao presidente do Sindifisco Nacional, Pedro Delarue. (www.sindifisconacional.org.br)
Ah, me esqueci, essas informações que a grande mídia não repassa, não é interessante.
L.F.
Mais um pouquinho:
”
A participação direta dos Advogados Públicos Federais na Semana de Conciliação, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça, que começou no dia 29 de novembro e que se estende até a próxima sexta, dia 3, pode significar valores superiores a 30 milhões de reais só com acordos nas cobranças determinadas pelo Tribunal de Contas da União. Esses números são esperados apenas como resultado do trabalho que será desenvolvido nesse período pelos Advogados da União do Grupo de Atuação Pró-Ativa da AGU.
Esses processos são resultado de irregularidades cometidas por administradores públicos ou fornecedores da União, Estados e Municípios no uso de verbas federais. Os devedores poderão parcelar suas dívidas em até 30 meses e ficarem isentos do pagamento dos honorários advocatícios. Ao todo foram selecionados 1.984 processos, todos com valor máximo de 100 mil reais.”(unafe.org.br)
AGU
1. R$ 2,308 trilhões economizados/arrecadados aos cofres da União;
2. Arrecadação de 39 bilhões de valores inscritos em Dívida Ativa da União;
3. Arrecadação de R$ 3 bilhões de contribuições sociais na Justiça do Trabalho;
4. Bloqueio e recuperação de R$ 1,3 bilhões desviados por corrupção;
5. Acompanhamento diário de mais 1.000 ações estratégicas, envolvendo o PAC, a Olimpíada, a Copa, concessão e ampliação de aeroportos, leilão de energia, licença para operação de usinas hidrelétricas, obras de mobilidade urbana, entre outras;
6. Recolhimento de aproximadamente R$ 2 bilhões de créditos de autarquias e fundações federais, mediante execuções e parcelamentos;
7. Vitória judicial da tese de incidência da CSLL e da CPMF sobre as receitas decorrentes de exportações, representando uma economia ao Tesouro Nacional no valor de R$ 36 bilhões, no período de 1996 a 2008;
8. Vitória judicial na ação referente ao crédito-prêmio do IPI, resultando em uma economia de 288 bilhões aos cofres públicos.
DPU
1. Atuação na solução judicial e extrajudicial de litígios com mais de 1 milhão e 300 mil atendimentos;
2. Acompanhamento de mais de 300.000 ações judiciais perante a Justiça da União, compreendida Federal, Trabalhista, Eleitoral e Militar;
3. Atuação no Projeto Dourados, destinado a prestação de assistência jurídica integral e gratuita às comunidades indígenas do Município de Dourados/MS, cujo contexto é de completa vulnerabilidade social face aos muitos problemas e conflitos existentes.
4. Projeto Mente Sã em Corpo Livre – O Projeto tem por objetivo o aprimoramento, em âmbito nacional, do arcabouço sócio-jurídico-constitucional inerente aos procedimentos adotados em relação aos
portadores ou possíveis portadores de transtornos mentais que estão sob tutela da Justiça Penal.
5. Projeto Quilombola – A DPU, em parceria com a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), realizaram ações voltadas para a prestação de assistência jurídica integral e gratuita às famílias quilombolas em diversos Estados.
6. Projeto Reabilitação Criminal na Justiça Militar da União – A reabilitação é a declaração judicial do cumprimento ou extinção da pena, devendo desaparecer os efeitos decorrentes da sentença criminal.
7. Projeto Câmara de Conciliação Previdenciária – A missão das Câmaras de Conciliação Previdenciária é qualificar o serviço público federal na área
de Previdência Social e garantir de forma rápida e justa, o recebimento dos benefícios previdenciários aos brasileiros que possuem este direito.
8. Projeto DPU nas Escolas – Este projeto tem o objetivo de promover a cidadania através do conhecimento acerca dos direitos e deveres constitucionais, preparando os jovens do Ensino Fundamental e Médio para a vida como honestos cidadãos, conhecedores de seus direitos e cumpridores de seus deveres. (http://unafe.org.br)
A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional tem se notabilizado pelo trabalho de excelência que vem sendo desenvolvido por seus Procuradores. Em recentes precedentes, a atuação dos Procuradores da Fazenda Nacional foi responsável por economia superior a 300 bilhões aos cofres públicos. A vitória judicial da tese de incidência da CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido) e da CPMF sobre as receitas decorrentes de exportações representou uma economia ao Tesouro Nacional no valor de R$ 36 bilhões, no período de 1996 a 2008. Soma-se a esse montante a procedência da tese do crédito-prêmio do IPI, que resultou em economia de 288 bilhões aos cofres públicos.(http://www.sinprofaz.org.br)
“A entidade entende que o processo seletivo permitiria a escolha de servidores com as características técnicas, psicológicas e comportamentais necessárias aos cargos de liderança, trazendo mais confiabilidade para a gestão pública. No caso do MAPA, mais de um ano após a publicação do decreto 7.127, que indica a necessidade de distribuir cargos comissionados e funções gratificadas exclusivamente entre servidores efetivos do quadro, ainda não foi tomada nenhuma medida efetiva.
Esses técnicos, devidamente qualificados, teriam um mandato pré-determinado, que propiciaria os elementos adequados de administração pública, como a fixação de prazos para o cumprimento de metas e indicadores para a aplicação das ferramentas da gestão moderna e eficiente.”(http://www.anffasindical.org.br)
Ihhh… é tanta coisa. Mas querem nivelar por baixo? Querem desmontar ou ajudar a desmontar órgãos de fiscalização, controle e investigação? Pois bem… Mas saibam que, claro que não vou generalizar, muitos dos servidores que estão reivindicando tem muitas condições de atuar na iniciativa privada, prestaram concursos concorridos, muitos possuem mestrado, doutorado e até pós-doutorado. Querem baixar o nível desses órgãos que citei? É isso mesmo que se espera de um Estado intervencionista? Bom, se quiserem um Estado “a la Hayek” tudo bem, pego minhas coisas e vou para um país onde a sociedade seja mais consciente e menos alienada. Mas até lá vou continuar lutando por uma sociedade que considero mais justa e igual, e não a liberal de Hayek, sem quaisquer controles a interesses particulares.
Porco Rosso
Ué, esperar o que de uma pessoa como FHC… digo, Dilma!
tiago carneiro
ehahaah!! Muito boa… Essa FHC de Saias é uma traidora tão escancarada, que o PIG está todo a favor dela… Seria ela do PT ou do PSDB?
Julio Silveira
Dos dois, já que são a mesma coisa. Com roupagem diferente, para enganar trouxas feito eu, que pensei haver diferenças.
jose marcos
Faz o seguinte na proxima eleição votem no PSDB ou no PSOL/PSTU que é uma maneira indireta de votar no PSDB para voces verem a diferença. Ou esta turma é muito cinica ou tem memória curta.Só um exemplo que é fundamental:com esta crise internacional se fosse o PSDB no poder voces acham que os juros, que ainda são altos, estariam em 8%? E o Banco do Brasil e a CEF, que provavelmente ja teriam sido privatizados, estariam forçando uma redução dos juros???? olha minha gente acho que a Dilma pode e deve ser criticada, mais dizer que ela é igual ao FHC é ridiculo. Vamos fazer uma oposição mais inteligente para a nação, pois o país esta precisando de uma oposição séria tanto à esquerda quanto a direita porque esta oposição que aí esta é brincadeira.
Agência Brasil investiga salários de funcionários públicos « Viomundo – O que você não vê na mídia
[…] Diretor de sindicato diz que governo vilaniza servidores federais […]
Deixe seu comentário