Diogo Fagundes: Como derrotar o fascista inominável

Tempo de leitura: 3 min
Foto Exército Brasileiro/Divulgação

Como derrotar o fascista inominável

por Diogo Fagundes*, via Julian Rodrigues

Virou moda associar esta nova ultra-direita “populista” global, no qual se insere o troglodita líder das pesquisas nas eleições brasileiras, à temática “antissistema”.

Frente ao politicamente correto do mundo liberal-democrático, Trump, Le Pen, os chauvinistas ingleses do Ukip (lideraram a campanha do Brexit e influenciaram  a composição interna dos Tories, com uma crescente tendência anti-liberal, representada principalmente por Boris Johnson), assim como outras lideranças histriônicas do gênero, representariam a rebeldia anti-establishment.

Ou seja:

A Ordem versus o relativismo cultural pós-moderno;

O retorno aos valores tradicionais, seguros e estáveis frente à bagunça hedonista e niilista de sociedades cada vez mais diversificadas e multiculturais;

Os preconceitos tradicionais contra tendências feministas, anti-racistas, pró-LGBT, ambientalistas;

A segurança repressiva e castradora do Pai autoritário sobrepondo-se à libertinagem do mundo pós-68.

O ersatz de Hitler tropical tem este apelo, claro, mas lhe falta algo que é fundamental na ultra-direita do outro lado do Atlântico: ser antissistema também na temática econômico-social!

Le Pen, ao contrário de Bolsonaro, não se restringia apenas ao moralismo e à cultura, deixando o resto para algum sociopata das finanças “posto Ipiranga”.

Grande parte do seu eleitorado popular vinha de antigos redutos da esquerda francesa, pauperizados pelo neoliberalismo e pelas políticas de austeridade fiscal da Troika, nostálgicos do antigo Estado de bem-estar social (claro que este era restrito apenas aos “verdadeiros” franceses, na visão racista do lepenismo).

Toda esta direita chauvinista anti-liberal europeia cresce com o discurso anti-austeridade fiscal e anti-Zona do Euro.

Trump, da mesma forma, usou e abusou da retórica anti-globalização, com a promessa de “trazer os empregos de volta”, associando Hillary Clinton com os grandes tratados de livre-comércio que levavam embora as fábricas norte-americanas para China e México.

Não à toa, muitos analistas concluíram que seria mais fácil derrotar o magnata narcisista com a candidatura de Bernie Sanders, que também apontava para um discurso de superação dos problemas econômicos e sociais.

Ora, aqui, neste terreno, Bolsonaro é justamente o oposto: defende o liberalismo mais agressivo e violento, sendo, na verdade, “ultrassistêmico”.

Isto não é estranho na história da América Latina.

Pinochet aliou liberalismo econômico (os economistas de Chicago utilizaram o Chile como laboratório) com homicídio em massa, assim como Jorge Videla e sua junta de militares gorilas na Argentina.

Trata-se de uma oportunidade única para a esquerda, que está sendo muito mal explorada até aqui.

Em vez de continuarmos jogando no terreno do inimigo, onde infelizmente ele é hegemônico – infelizmente boa parte da população brasileira, inclusive a mais pobre, concorda com ideias conservadoras sobre drogas, sexualidade e segurança pública, por exemplo – devemos centrar fogo na seara em que nós representamos a alternativa antissistêmica em contraposição direta ao seu projeto.

Ou  seja, a continuidade e o aprofundamento do sistema (governo Temer/PSDB), odiado pelo povo:

Corte de gastos sociais;

Fim do 13º salário;

Obrigar o povo a escolher entre “menos direitos ou desemprego”;

Apoio à reforma trabalhista, inclusive com uma proposta de uma carteira de trabalho “alternativa” para legalizar de vez alternativas informais e precárias de ocupação;

Educação à distância desde o fundamental;

Privatização do SUS;

Igualdade de alíquotas do imposto de renda, etc.

Apesar de ser importante continuarmos apostando no senso civilizatório da parcela das pessoas que não se identificam com a esquerda mas que possuem apreço à democracia, não devemos ter ilusão com a disposição democrática do liberalismo tupiniquim.

Alguns deles já preparam o discurso para apoiar de modo envergonhado à extrema-direita no segundo turno, igualando o extremismo de gente que elogia torturador com quem denuncia a prisão de Lula (!!!).

Sabemos que há democratas autênticos que podem ainda ser acordados para a ameaça grave à espreita, mas nosso principal alvo é a galvanização de setores populares, descrentes com o sistema político, que estão comprando gato por lebre por não perceberem ainda o profundo conteúdo anti-popular das propostas de Bolsonaro, escamoteadas sob uma neblina de discurso de “lei e ordem”.

Esta é a única forma segura de derrotar o fascismo: uma esquerda polarizada forte, “populista”, justamente na acepção que a mídia mainstream tem da palavra: retórica para os grandes anseios das massas populares, contra as oligarquias financeiras, e não muito bem comportada.

Os colunistas da Folha de SP vão dar piti, os apresentadores da Globo News farão caras e bocas, mas isto não importa – ganharemos o “centro” (o legítimo, não o fake, aquela maquiagem com a qual a Globo esconde seu direitismo), se tivermos força social e nitidez ideológica para exercer poder gravitacional sobre ele.

Ah, e nada de esperar a iniciativa do lado das lideranças dos partidos de centro, centro-direita e da grande imprensa.

São profundamente vacilantes na luta anti-fascista, como atestam o histórico de colaboração com as atrocidades da ditadura militar, seus fracassos recentes pelo mundo em conter a onda de conservadorismo anti-globalização, pra não falar da postura amistosa para com o nazi-fascismo em sua vertente original no início do século passado.

*Diogo Fagundes é militante do PT e membro do DCE da USP.

Leia também:

Engenheiro aeronáutico alerta: entrega da Embraer devolve o Brasil aos anos 50


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Alexandre

Quando em 2014 a propaganda do PT mostrou na véspera do 2o turno imgens das famílias sem emprego comida na mesa a direita foi derrotada. O golpe estava desenhado e se confirmou. Mostrar que o golpe ainda continua em curso e que todos os golpistas estão com o nazifascista seria bom para acordar os indecisos.

Cleiton do Prado Pereira

Nada está tão ruim que não possa piorar.
Pois é este o risco que estamos correndo e eu debito esta conta para a Dilma, que deixou rolar solto o golpe nela e no país, com a VAZA A JATO a todo vapor e o Zé da Justissa, mais conhecido por Daniel Dantas como Zá Cardoso, assistindo o golpe fluir de camarote, deliciando-se com um caviar. E o que é pior a ala do PT de São Paulo, é culpada também, não ouviram ninguém sobre os alertas de tisunami. Piis bem o tisunami chegou e pode levar de roldão a todos, no domingo. Menosprezaram os golpistas que tem por trás dele nada menos que: NSA, CIA, FBI, PGR, TSE e STF.
Hoje a FUP denuncia que 75% do pré-sal já estão nas mãos de petroleiras estrangeiras na maioria americanas. E eu que cansei de avisar que os americanos até que foram bonzinhos conosco, para ter o petróleo do Oriente Médio, eles despejaram lá milhões de toneladas de bombas, aqui eles despejaram alguns milhões de dólares e resolveram sem dar um só tiro.

    Anderson

    2002 PT venceu.
    2006 PT venceu.
    2010 PT venceu.
    2014 PT venceu.
    2018 PT diz que vai consertar o país que ta destruído.
    Algo de errado não está certo. Se tu quiser estudar um pouco é só checar as informações do vídeo https://www.youtube.com/watch?v=LWHbT6HDvPk&t=10s não consegue, né ?

Joao Mineirim

Deviam fazer uma campanha simples pra convencer as pessoas que os motivos que levaram muitas pessoas a odiarem o PT são fundados em mentiras. A aposentadoria do dedo amputado e de ex-presidente são duas mentiras fáceis de comprovar e terá poder pra fazer as pessoas deduzirem e concluírem que as outras coisas (fazendas, FRIBOI, Oi) também são falsas.

Deixe seu comentário

Leia também