Deltan queria a cabeça de homem forte do PT em plena campanha eleitoral: “É agora ou nunca…”

Tempo de leitura: 2 min
Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Essa atitude é tão perversa quanto a ditadura. A sociedade apoia investigação séria para combater a corrupção mas não apoia um judiciário e um MP em formato de partido político com feições nazistas numa perseguição cruel aos seus adversários por “questão simbólica”. Indignação! Rui Costa, governador da Bahia, no tweeter

Da Redação

Com Lula preso e Fernando Haddad candidato ao Planalto já no segundo turno, o procurador-chefe da Lava Jato, Deltan Dallagnol, aparentemente precisava de uma nova bomba contra o PT para facilitar a vitória eleitoral de Jair Bolsonaro.

Por isso, em outubro de 2018, segundo a repórter Mônica Bergamo, Dallagnol mandou mensagem a colegas: “Caros, Jaques Wagner evoluiu? É agora ou nunca… Temos alguma chance?”.

Eleito para o Senado, Wagner era àquela altura o articulador fundamental nos bastidores da campanha de Haddad.

Além disso, em caso de vitória do petista, poderia ocupar um cargo importante, como o de chefe da Casa Civil.

Wagner tinha, além disso, o papel de garantir uma imensa votação para Haddad na Bahia — o que de fato aconteceu.

No segundo turno, o petista venceu com 72,69% dos votos dos baianos.

Na troca de mensagens recém-revelada, um procurador de nome Athayde, provavelmente Atahyde Ribeiro Costa, respondeu a Dallagnol, na descrição de Mônica Bergamo:

As primeiras quebras [de sigilo] em face dele [Wagner] não foram deferidas [pela Justiça]. Mas novos fatos surgiram e eles iriam pedir reconsideração”.

Deltan foi adiante na conversa: “Isso é urgentíssimo. Tipo agora ou nunca kkkkk”.

Não fica explícito o motivo do chefe da Força Tarefa da Lava Jato em Curitiba gargalhar sobre assunto tão sério.

Na conversa pelo aplicativo Telegram, Athayde lembrou a Deltan que, como senador eleito, Wagner já teria direito a foro privilegiado em Brasília.

Deltan respondeu: “Não impactará, mas só podemos fazer BAs [operações de busca e apreensão] nele antes [da posse]”.

Ou seja, o chefe da Lava Jato de Curitiba buscava oportunidade para fazer um show midiático com Wagner às vésperas do segundo turno.

As mensagens foram trocadas em 24 de outubro, quatro dias antes de Bolsonaro ser eleito presidente.

Na mesma troca de mensagens, uma procuradora lembrou a Deltan que Wagner já havia sido alvo de busca e apreensão.

Em 26 de fevereiro de 2018, a Polícia Federal foi ao apartamento de Jaques Wagner em Salvador, como parte da Operação Cartão Vermelho, que apura desvios de dinheiro público na construção do estádio da Copa do Mundo na capital baiana, a Fonte Nova.

Até aquela data, o governador baiano era um dos nomes cotados para substituir Lula, se o ex-presidente não pudesse concorrer ao Planalto.

De acordo com Mônica Bérgamo, Deltan insistiu com os colegas na troca de mensagens na reta final da eleição: “Acho que se tivermos coisa pra denúncia, vale outra BA [busca e apreensão] até, por questão simbólica. Mas temos que ter um caso forte”.

“Questão simbólica” resume o objetivo de Dallagnol: influenciar a eleição para presidente da República Federativa do Brasil a partir de seu cargo de concursado no Ministério Público Federal.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Alex

Caros, estou preocupado com a cara de “paisagem” dos juízes do topo da Justiça brasileira. Acho que eles vão pagar para ver e segurar o juizinho moro. Esses caras estão cagando e andando para os 80 milhões que não votaram no Bolsonaro. Eles têm apoio do último andar da Justiça, o STF. Eles têm apoio da mídia. A Globo já piscou novamente para o Bolsonaro. Não importa o que ele fale dos Marinhos e seu jornalismo porco. Se o Bolsonaro jogar uma ‘quirelinha’ esse bando vai comer na mão dele e dos filhos. Infelizmente, essa televisão foi engordada pelo PT ainda tem força e grana. Eles têm uma porcaria que ainda é muito assistida: o JN. Já o GloboNews é uma porcaria também. Mas muito menos assistido. Seus jornalistas são profissionais ruins, vendidos, vestais. Acabei (sábado 20h30) de assistir uma entrevista da modelo Andreia Sadi com o juiz Bretas. É nojento o jornalismo praticado por esta moça. Ela não é capaz de perguntar NADA que melindre o entrevistado. É um vazio. Você assiste e pensa: por que perdi meu tempo vendo esta porra! Mas enfim, desculpem o desabafo. Acho que o Intercept está fazendo um baita trabalho. Na África, Bolsonaro e o tal Dallanhol já estavam em casa esperando o julgamento. Aqui, ambos, e mais os procuradores mortos de medos de contrariar a dupla, vão ficar livres. Falando merda. Desmentindo o bom jornalismo. São caras de pau. É isso!

Zé Maria

A 6 dias do primeiro turno das Eleições de 2018, o
juiz Moro vaza parte da delação premiada do Palocci
*(a parte que interessava ao juiz: contra Lula/PT])*

A 4 dias do segundo turno das Eleições de 2018,
o procurador de Curitiba Deltan Dallagnol (Anti-PT),
temendo a vitória do PT para Presidente, propõe
Buscas e Apreensões contra Jaques Wagner (PT/BA),
para obter um impacto simbólico negativo na
Candidatura do PT à Presidência (Fernando Haddad),
que logo no dia 28/10/2018 disputaria a Eleição
com Jair Bolsonaro que já havia prometido a Moro
o cargo de Ministro da Justiça, oferecendo ao juiz, ainda,
uma vaga reservada no Supremo Tribunal Federal (STF).

https://theintercept.com/2018/10/30/sergio-moro-criticas-parcialidade/
*(https://veja.abril.com.br/politica/moro-tira-sigilo-de-parte-da-delacao-de-palocci-que-cita-lula)

https://www1.folha.uol.com.br/colunas/monicabergamo/2019/06/deltan-queria-acelerar-acoes-contra-jacques-wagner-em-2018-mostram-mensagens.shtml

    Ademar Rosa Campos

    Concordo em número e grau com suas colocações , mas uma pequena parcela da população tem a clareza de raciocínio que nem você . Portanto afirmo que nessa eleição a maioria dos brasileiros sofreram um ESTELIONATO ELEITORAL !!!

Zé Maria

E aí, Glenn? Como é que tá o Caso do Gebran? “Já evoluiu?
É agora ou nunca… Temos alguma chance?”

E as Conversas da “juizeca Copia e Cola”?
“Temos alguma coisa em Curitiba?”
“Acho que se tivermos coisa pra denúncia,
vale outra BA até, por questão simbólica”

Roque Cruz Nascimennto

Para executar a BA, com eles chamam ao meu ver tinha que ter uma ordem judicial, quem foi o juiz que assinou isso.

Ou o STF toma partido e acaba com essa farsa ou continuaremos a enterrar nossa pátria na lama.

Herbert

Azenha,
Tantas revelações escandalosas e nenhuma ação concreta até agora para punir esses caras. Lamentavelmente eles, sobretudo o ex-juiz federal Sérgio Moro, ainda tem um apoio imenso da mídia golpista e do próprio Poder Judiciário, com destaque para o STF, onde a maioria dos seus ministros, apoia Moro. É por isso que nada de concreto até agora aconteceu a ele e parece que não vai acontecer.

Paulo Filho

Os bandidos da lava a jato posam com uma expressão de gente de sérias mas na verdades são uns canalhas inescrupulosos!

Maria Terra

PARECE QUE as previsões do MARRECO se confirmam: só conversas de procuradores. É como Nassif diz: a elite junto com intercept e tudo querem Lula preso, Moro nos EUA e Bozzo fora do poder. Um bando de fdps.

Deixe seu comentário

Leia também