Datafolha: Cai apoio à Copa e às manifestações contra a Copa

Tempo de leitura: 2 min

Foto Silvio Cesar

24 de Fevereiro de 2014•14h32 • atualizado às 14h44

Apoio à realização da Copa no Brasil cai para 52%, diz Datafolha

do Terra

A realização da Copa do Mundo deste ano no Brasil tem o apoio de somente 52 por cento dos brasileiros, uma queda acentuada ante os 79 por cento que declaravam ser a favor do evento no país em novembro de 2008, de acordo com pesquisa Datafolha divulgada nesta segunda-feira.

Inicialmente considerada uma oportunidade para melhorar a infraestrutura do país, o Mundial tornou-se sinônimo de obras atrasadas e projetos abandonados. Dos 12 estádios da Copa do Mundo, quatro ainda não estão prontos a menos de quatro meses para o início da competição.

Segundo o levantamento, publicado pelo jornal Folha de S.Paulo, o percentual de pessoas favoráveis à realização da Copa voltou a cair após atingir 65 por cento em junho de 2013, mês em que começou uma onda de protestos no país durante a realização da Copa das Confederações.

Entre outros temas, as manifestações abordaram os altos custos com a organização do torneio e tiveram a Fifa como um dos alvos. Houve protestos nos arredores dos estádios em dias de jogos, causando temor em milhares de torcedores.

Trinta e oito por cento dos entrevistados pelo Datafolha disseram este mês ser contra a realização da Copa no Brasil, ante 10 por cento em novembro de 2008 e 26 por cento em junho do ano passado.

O aumento na rejeição ao evento é motivo de preocupação no governo, que teme o impacto da avaliação negativa da Copa do Mundo sobre a presidente Dilma Rousseff em um ano eleitoral. O Palácio do Planalto estuda inclusive lançar uma ofensiva publicitária para reverter parte das opiniões negativas sobre os investimentos feitos para a competição.

Pesquisa CNT/MDA divulgada na semana passada apontou que 75,8 por cento dos entrevistados consideram “desnecessários” os investimentos realizados pelo governo no Mundial. Outros 80,2 por cento discordam dos gastos com construção e reforma de estádios e preferiam que os recursos fossem aplicados em outras áreas.

A pesquisa Datafolha desta segunda-feira apontou também uma queda no índice de apoio dos brasileiros aos protestos. Segundo o levantamento, 52 por cento dos entrevistados são a favor das manifestações, ante 77 por cento em agosto de 2013 e 81 por cento em junho do mesmo ano.

Aqueles que se declararam contra os protestos subiram de 18 por cento em agosto do ano passado para 42 por cento este mês. Especificamente sobre manifestações durante o Mundial, 63 por cento disseram ser contra, e 32 por cento declararem ser a favor.

Uma manifestação contra a Copa realizada no sábado em São Paulo terminou com sete pessoas feridas e 260 detidas. Agências bancárias foram depredadas e houve confronto entre policiais e manifestantes durante o protesto, que reuniu cerca de mil pessoas, de acordo com a Polícia Militar.

A pesquisa Datafolha entrevistou 2.614 pessoas em 161 municípios do país nos dias 19 e 20 de fevereiro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.

(Por Pedro Fonseca; Edição de Alexandre Caverni)

Leia também:

Bruno Gilga: Tropa do braço viola direito à livre manifestação


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

emerson selymes

boa noite eu nao seria contra a copa se o brasil nao tivesse tantos problemas para realmente ser resolvidos como a saude a seguranca a educacao esse dinheiro que ta sendo gasto com a copa poderia resolver o problema da saude no brasil que ta um verdadeiro caus poderia tambem ser investido na seguranca entre outras prioridades de noz eleitores que colocamos politicos despreparados que nao sabem administrar o nosso dinheiro que ta sendo mau gasto com estadios de futebol como se a copa fosse a solucao de todos os problemas dos brasileiros a copa vai noz benefissiar em que e que lucro teremos quem vcs acham que vai levar beneficio com a copa.e quando precizamos de um hospital publico correremos a um estadio de futebol por que um ex jogador que ja foi pobre e dependia de hospital publico disse o brasil nao preciza de saude e sim de copa hoje ele nao depende mas nos infelismente precisamos,e nao de copa agora.e sim um bom administrador que sabe oque realmente o brasileiro precize saude sim seguranca sim educacao copa agora nao talves daqui uns anos o brasil teje preparado para copa espero que publiquem o meu comentario boa noite sou brasileiro e eleitor e faco parte dos brasileiro que e contra a copa no brasil como brasileiro estou indignado com esses gasto abssurdo sendo que e um gasto sem fundamento oque vou fazer num estadio de futebol sentar e ver os jogadores correndo atraz de uma simples bola e ganhando milhoes e nos brasileiros pagando pra assistir isso e faco parte tamben daqueles brasileiro que fica horas na fila de um hospital essa e a minha opniao copa agora nao

Urbano

Sem contar que o número de meretríssimos (assim mesmo, provável revisor) vem aumentando cada vez mais… E tudo alocado no puxadinho.

david

– Este artigo é parcial, comenta sobre a parte da pesquisa sobre a Copa e apenas apresenta os resultados da queda da aprovação às manifestações.
– O mais importante é o óbvio (certamente a intenção de quem produziu a pesquisa – parabéns ao Datafolha) é a relação entre a aprovação às manifestações e a aprovação à Copa do mundo.
– A aprovação às manifestações caiu de 81% para 52%. Também esta queda é muito maior nos últimos meses do ano passado e início deste – coincidindo com esta bandeira de “NÃO VAI TER COPA”. Não precisa ser um gênio e considerar seriamente que *as manifestações ao se direcionarem ao NÃO A COPA e a própria copa estão perdendo a aprovação*.
– A quem isto interessa?
– ?
– As grandes manifestações só podem existir se estiverem acima de disputas partidárias e se referirem a algo da estrutura diretamente, exemplos:
“Não a copa, fora TV GLOBO” – é anti PT.
“A Copa é nossa, fora TV GLOBO” – é pró PT.
“FORA TV GLOBO”, “FIM DA PM”, “10% PARA EDUCAÇÃO” – se referem diretamente à estrutura.
– Com estas últimas sim, as manifestações agregam e são favoráveis a integridade dos meios de comunicação, do policiamento, do transporte (não aos 20 centavos), etc. Com estas sim podem se tornar grandes, acima da disputas dos partidos exigir mudança em estruturas e não apenas criticar gerenciamentos.

Valetin

Correção: Onde está escrito, quem não a copa do mundo e as olimpiadas no Brasil, LEIA-SE: quem não quer a copa do mundo e as olimpiadas no Brasil,

Valetin

Caros ANA E DIMAS, se efetivamente a população brasileira fosse contra a realização da copa do mundo no Brasil, o que se veria, seriam manifestações monstruosas, quando falo “monstruosa”, digo no sentido de milhões de pessoas nas ruas e praças, se 52% da população é contra, porque vemos apenas uns “GATOS PINGADOS”, que não passam de 10 mil pessoas, se fosse uma multidão igual aquela durante o evento da igreja catolica onde o papa Francisco se fez presente no Rio de Janeiro, aí eu poderia dar alguma credibilidade a tal pesquisa, tenho mais de 60 anos, e nunca fui escolhido para opinar sobre quaisquer pesquisa, ou será que essa pesquisas as pessoas são “ESCOLHIDAS A DEDO”, não torço pela tal seleção brasileira, pois no futebol existe uma podridão enorme (corrupção), eu sou favoravel a realização da copa e das olimpiadoas no Brasil, pois esses eventos ajudam a divulgar o país maravilhoso que é o nosso, e ajudar a atrair mais investimentos para o nosso país, e o turismo terá grande incremento apos a realizações desses eventos, quem não a copa do mundo e as olimpiadas no Brasil é essa “OPOSIÇÃOZINHA RAIVOSA E GOLPISTA” comandada pelo “PSDB, DEM, PPS”, que vê nesses eventos o fortalecimento da candidatura pela reeleição de Dilma e um lonho periodo do PT na presidencia do Brasil, e a “OPOSIÇÃOZINHA”, está doidinha para voltar ao poder, mas pelo voto não tem como voltar, pois seus candidatos são muitos fracos, por isso eles tentam de tudo para prejudicar a presidenta Dilma, e o pior, prejudicar o Brasil e a população brasileira, e uma minoria, regiamente “PAGA” é que vão para as ruas “BARBARIZAR”, destruindo o patrimonio privado e publico, e a população é quem “PAGARÁ” pelos prejuizos.

Luís Carlos

Quando Brizola tomou iniciativa de fazer Sambódromo recebeu muitas críticas daqueles que alegavam moralisticamente que “era desperdício de dinheiro público”, “iria botar dinheiro fora com carnaval”, etc. A Globo estava entre seus principais críticos. Logo no primeiro carnaval com Sambódromo essa crítica cínica ruiu, e a Globo, arquiinimiga e opositora mortal de Brizola, tem, desde muito, grandes lucros com coberturas de carnaval, que só se tornou a festa grandiosa que é, graças a ousadia de Brizola, que foi atacado diariamente.
Essa questão dos recursos destinados a Copa me lembra tanto a situação do Sambódromo.

Ana

Acredito, que quem não quer a copa deveria ter se manisfestado quando ainda estava pra indicar em que país iria ser a copa do mundo .Quando veio o nome do Brasil, sede da copa ninguem fez seu manisfesto.Agora depois de ter feitos gastos com arena ,intra-estrutura ,acredito que não é mais hora prá não quer pois temos que deixar entrar dinheiro com o turismos da copa,na altura do campeonato é ser contra o Brasil ,slogan não vai ter copa é somente uma justificativa para mal maior .O mesmo é querer transporte e queimar onibus e outros de uso para transportar a população se queima menos onibue terará para transportar mais gente apertadas neles ,pois menos transporte de massa a circular é insano essas justificativas para melhoria em nome dos mais necessitados..

    Ana

    RATIFICANDO
    Acredito, que quem não quer a copa deveria ter manisfestado quando ainda estava pra indicar em que País iria ser a copa do mundo .Quando veio o nome do Brasil como sede da copa ninguem fez seu manisfesto.Agora depois de ter feitos gastos com arena ,intra-estrutura ,acredito que não é mais hora pra não querer, pois temos que deixar entrar dinheiro com o turismos da copa,nessa altura do campeonato é ser contra o Brasil o slogan não vai ter copa é somente uma justificativa para mal maior .
    O mesmo é querer transporte ,e queimar onibus e outros de uso para transportar a população se queima menos onibus terá para transportar,mais
    gente apertadas neles ,pois menos transporte de massa ira circular é insano essas justificativas para melhoria em nome dos mais necessitados.

    gente apertadas neles ,pois menos transporte de massa a circular é insano essas justificativas para melhoria em nome dos mais necessitados.
    Acredito, que quem não quer a copa deveria ter se manisfestado quando ainda estava pra indicar em que país iria ser a copa do mundo .Quando veio o nome do Brasil, sede da copa ninguem fez seu manisfesto.Agora depois de ter feitos gastos com arena ,intra-estrutura ,acredito que não é mais hora prá não quer pois temos que deixar entrar dinheiro com o turismos da copa,na altura do campeonato é ser contra o Brasil ,slogan não vai ter copa é somente uma justificativa para mal maior .O mesmo é querer transporte e queimar onibus e outros de uso para transportar a população se queima menos onibue terará para transportar mais gente apertadas neles ,pois menos transporte de massa a circular é insano essas justificativas para melhoria em nome dos mais necessitados..
    Acredito, que quem não quer a copa deveria ter se manisfestado quando ainda estava pra indicar em que país iria ser a copa do mundo .Quando veio o nome do Brasil, sede da copa ninguem fez seu manisfesto.Agora depois de ter feitos gastos com arena ,intra-estrutura ,acredito que não é mais hora prá não quer pois temos que deixar entrar dinheiro com o turismos da copa,na altura do campeonato é ser contra o Brasil ,slogan não vai ter copa é somente uma justificativa para mal maior .O mesmo é querer transporte e queimar onibus e outros de uso para transportar a população se queima menos onibue terará para transportar mais gente apertadas neles ,pois menos transporte de massa a circular é insano essas justificativas para melhoria em nome dos mais necessitados..

ricardo silveira

Uma explicação da Presidente sobre os gastos e os lucros com a Copa em cadeia nacional para todo o país e em horário nobre acabaria com essa frente de oposição montada pelos golpistas e, no mínimo, adiaria o Golpe para o ano da Olimpíada.

Fernando

As pessoas são contra a Copa mas também contra se manifestar contra a Copa.

O capitalismo as fez ficarem acomodadas.

    flavio jose

    Fernando você não tem o direito de dizer que as pessoas são contra a copa. Basta lembrar que este ainda é um país do futebol. Afirmo sem medo de errar que a maioria absoluta dos brasileiros são favoráveis a copa.
    No final a copa ainda gera lucro financeiro para o Brasil.

    flavio jose

    erro “a maioria absoluta é favorável”

    Marcelo

    “A realização da Copa do Mundo deste ano no Brasil tem o apoio de somente 52 por cento dos brasileiros,”
    “A pesquisa Datafolha entrevistou 2.614 pessoas em 161 municípios do país nos dias 19 e 20 de fevereiro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.”

    Fernando

    ´´A realização da Copa do Mundo deste ano no Brasil tem o apoio de somente 52 por cento dos brasileiros“

    Equilíbrio, como diz o professor Tite.

simas

Eu não entendo. As pessoas acham q a grana aplicada nas reformas dos estádios são do orçamento público?… Não são, não; é. em sua grde parte, dinheiro tomado, normalmente, de empréstimos bancários.
A grana pública é aquela das obras de mobilidade, de reforma nos aeroportos; tudo devidamente incluído no tal do PAC-2, q atende, tbm, as Olimpíadas.
Todas essas obras são controladas, pelos órgãos competentes e as aplicações estão na Transparência… É só acompanhar na internet. E como ninguém se dá ao trabalho, fica repetindo o q se lê e vê na mídia, maldita.
Mesma coisa, é a corrupção. Nunca se descobriu tanta corrupção, como atualmente. E os casos estão sendo levados até as últimas consequências, na medida do possível. Nada está sendo “engavetado”, como em outros tempos… Além do mais, nenhuma CPI foi barrada, ao q sei, desde 2002.
Ao lado disso, nunca se canalizou tanta grana, via orçamento e devidamente controlado, pra Educação, pra Saúde e Segurança… É só procurar e ver, os montantes e os investimentos realizados. Aconselho, até, q se faça um rol dos investimentos efetivados nos últimos 20 ou 25 anos.
Nos últimos 15 anos foram investidos altos montantes, pelos Gov’s Federais; em contraposição com a quase nulidade de investimentos nos demais governos, antes do período Lula. Fico a pensar, de onde apareceu tanta grana, se antes a dita cuja não existia… É de estarrecer, os valores desses montantes.
Realmente, o q se vê é uma preocupação nos últimos 15 anos, em melhorar a desigualdade regional, em distribuir mais renda, em incrementar a criação de postos de trabalho, em aumentar investimentos em Saúde, Educação e Segurança… E a realização da Copa do Mundo, mais das Olimpíadas. são um seguimento no Projeto de Governo, posto em prática, ultimamente.
Incrível; mas, a Copa do Mundo vai acontecer em 12 praças do Brasil, num todo… Da Amazônia ao Chui; no Sudeste, no Oeste. Vai movimentar a economia, igualmente, no Brasil, como um todo. É necessário, sim, q se construa estádios e se reforme os q já existiam, de verdade. É importante q se mostre ao mundo nossa pujança, econômica, e capacidade de organizar eventos, quaisquer… Além de melhorar, ainda mais, a autoconfiança da população, expõe como é a realidade da V Economia mundial…
Mas, a nossa elite dominante, conservadora não quer assumir essa responsabilidade e deseja, mais, continuar a viver em um País subdesenvolvido e despreparado, como antigamente. A nossa elite e o poder econômico, transnacional.
Abraço, fraterno

Fabio Passos

O datafrias deveria pesquisar o apoio ao PiG… vai descobrir porque a fsp perde leitores a cada ano que passa.

francisco.latorre

a copa. vai render 140 bilhões.

contas. não fazem.

patético.

..

Bonifa

a Copa está assegurada. Mas tentarão acabar com as Olimpíadas de 2016.

Deixe seu comentário

Leia também