VIOMUNDO

Diário da Resistência


Damous detona os golpistas agora chocados com a destruição do Museu Nacional:  “Hipócritas!”
Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
Falatório Política

Damous detona os golpistas agora chocados com a destruição do Museu Nacional: “Hipócritas!”


03/09/2018 - 19h15

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

por Wadih Damous, via whatsapp

Na mesma semana em que a democracia brasileira sofreu mais um duro golpe com a decisão do Tribunal Superior Eleitoral de impugnar a candidatura do ex-presidente Lula, parte importante da história brasileira ficou em ruínas e ardeu em chamas.

Tenho dito que um dos pilares do neoliberalismo é a destruição da sociabilidade, da solidariedade, do patrimônio nacional, da história, cultura, do emprego, da educação e da saúde de um povo.

É uma verdadeira implosão do pouco que ainda há da democracia. Em substituição, a ganância e a repressão.

Quando Temer destinou parte dos recursos da Cultura para financiar ações de repressão no Rio de Janeiro já estava claro que a ocorrência de tragédias nas duas áreas seria mera questão de tempo.

O congelamento dos gastos na saúde e educação realizado pelo golpe e chancelada pelo STF representa o abandono de milhões de brasileiros que precisam do SUS à própria sorte e o sucateamento das Universidades, dos museus, das instituições de cultura, mas principalmente do próprio saber e da memória histórica.

Hipócritas e vendilhões do templo aqueles todos que apoiaram o golpe, suas medidas e que agora se dizem consternados pela destruição do Museu Nacional.

A parada final da ponte para o futuro que o PSDB de Alckmin apresentou como programa para Temer são as ruínas e cinzas da própria ideia de país.

Desavergonhadamente, muitas candidaturas defendem a privatização de todo o patrimônio nacional, outras defendem premiação para matar, enquanto que algumas simplesmente matam como bem demonstram os dados da letalidade policial no Estado mais rico da federação, há 24 anos gerido pelo PSDB.

Na prática, Bolsonaro diz o que os neoliberais tucanos realizam na prática: repressão e violência contra os pobres e o Estado entregue à iniciativa privada. A tragédia do Museu Nacional é uma triste metáfora do Brasil.

E a violência praticada contra Lula por agentes do sistema de justiça é a tentativa de impedir o país de se reerguer.

Para impedir a candidatura de Lula o TSE teve que atropelar a ONU, a lei e a Constituição.

Para mantê-lo na prisão, o STF avilta, dia após dia, as leis e os direitos fundamentais constitucionalmente estabelecidos.

Não é de se estranhar, portanto, que o pedido acatado pelo TSE teve como autores um ex-ator pornô fascista e um partido patrocinado por bancos.

Lula é o candidato da preferência do povo brasileiro e o único que pode fazer o país retomar a dignidade e o respeito por si e pelos seus cidadãos, talvez por isso incomode tanto.

A tentativa de implodir o país deu de cara com a grandeza do seu maior líder político que mesmo ilegalmente preso é o maior protagonista dessas eleições.

A tragédia do Museu Nacional pode ser mais um fator a despertar a indignação do povo brasileiro e quiçá pode representar uma mudança de rota.

Para a maioria da população vai se consolidando uma única certeza: ou é Lula ou é a barbárie.

Leia também:

Luciano Botega: Luzia está morta!





5 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

Edmundo Álvares

04 de setembro de 2018 às 15h37

Em 2004 no governo Lula o então secretário da educação do RJ falou do risco de incêndio no Museu. Em 2015 no governo Dilma por falta de recursos o Museu fechou para receber visitas. Então pare de cegueira que os petistas não são santos coisa nenhuma.

Responder

Sebastião Farias

04 de setembro de 2018 às 00h36

Aos brasileiros que desprezam a razão, a história e unidade nacional e, que incitaram o preconceito regional, de raça, social e até religioso e, a violência contra seus semelhantes e patrícios cidadãos, que fomentaram o golpe, o fim da democracia e pediram a ditadura, conseguiram o que queriam, agora, aceitem, são vocês, sim, os responsáveis por tudo de ruim que o povo é obrigado a aceitar, agora. Passe o tempo que passar, é dever sagrado da justiça, de no momento certo, indiciar, processar e promover julgamento justo desses protagonistas do mal do povo, inclusive, de seus membros que concorreram para que isso se efetivasse e, responsabilizá-los, proporcional aos males que causaram ao povo e ao país, na forma da lei específica, vigente.
Quanto aos cidadãos que defendem a valorização das pessoas, o respeito a ajustiça imparcial para todos, à Constituição Federal, a democracia como regime de governo e expressão do poder soberano do povo, o estado de direito e defendem os direitos e cidadania dos trabalhadores, dos estudantes, dos pobres, dos miseráveis, dos excluídos e dos marginalizados, etc, que isso, lhes sirva de aviso.
A história recente do Brasil que nos contempla (para que não fique dúvidas sobre a história, vide o vídeo feito dos 08 anos de governo Lula e, não divulgado – https://www.youtube.com/watch?v=WF7pz0NKscg ) e, nos lembra e nos mostra, exemplos a serem seguidos com foco na verdade e na justiça, contra a opressão: Seja luz para os que veem mas, não enxergam, que ouvem mas, não escutam a realidade do país; respeite a todos e seja fraterno mas, não se intimide e não se cale, contra a tirania, a mentira, a injustiça e a opressão; seja consciente e justo, interessado e participativo das causas justas em defesa do direito, da liberdade, da independência, do patrimônio público e da soberania do seu povo e do seu país, contra o imperialismo, a exemplo dos nossos irmãos venezuelanos (http://forodesaopaulo.org/venezuela-mais-uma-vez-exemplo-de-democracia-e-participacao-cidada/ ).
Esses cidadãos do país irmão, vivem a democracia desde 1999 e nós aqui, como vivemos agora?. A propósito de críticas do PIG sobre as eleições lá, a abstenção eleitoral nas eleições dos EUA, em 2016 foi grande e, ninguém da nossa imprensa ficou indignado com isso, né? ( http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2016/11/1831379-alta-abstencao-prejudicou-votacao-de-hillary-entre-jovens-e-minorias.shtml ). Hoje, eles sofrem todas as formas de pressões, embargos e bloqueios do império e de seus mega-fones, a imprensa golpista mas, com patriotismo, não se entregam e nem abdicam de seus direitos, de suas riquezas, de sua honra, de sua soberania e de sua pátria, diferentes de nós, aqui, o que fazemos pelo Brasil?. Exemplos e resultados? Vejam: ( https://www.brasil247.com/pt/blog/leonardoattuch/367128/Argentina-quebrada-Brasil-a-caminho.htm ) e um paralelo do valor da cultura, da memória da história do país e da justiça imparcial da nação (https://www.brasil247.com/pt/247/cultura/367566/Calero-com-malas-do-Geddel-dava-para-manter-museu-por-100-anos.htm ).
Por isso, meus irmãos, contribua como puder, para a instrução e consciência social, cívica, cultural e política das pessoas, das famílias e das organizações de defesa da sociedade e, da nossa soberania de nosso país. Só com esses valores e atitudes responsáveis, é que o povo brasileiro reconquistará o seu direito pleno, a justiça imparcial, a democracia e o estado de direito e, também, a governabilidade responsável e cidadã, para o bem-estar e paz social de toda a nação brasileira.
Ajude, incentive e mostre às pessoas que, conforme o que dispõe a CF do Brasil, “todo o Poder emana do povo e, em seu nome e para seu benefício, deve ser ética e responsavelmente, exercido, por aqueles parlamentares, administradores e magistrados, por ele eleitos democraticamente ou, nomeados, à luz da Constituição Federal, Estaduais e Leis Orgânicas dos Municípios”. O povo, deve saber que é ele: o dono do poder, o patrão público, o mantenedor do tesouro público, o objeto e fim de todo esse sistema público e finalmente. O Fiscal dos Fiscais.
Por isso, como estamos em momento eleitoral, é importante que todos os cidadãos, sejam instruídos e conscientizados politicamente, conheçam e consultem regularmente, para conhecer esse o seu poder, a Constituição Federal e/ou Estadual e a Lei Orgânica do seu Município; os Poderes Constituídos e respectivas Instituições, suas competências, atribuições e responsabilidades de seus dirigentes e agentes públicos; os direitos e responsabilidades dos cidadãos, o que é moralidade, ética, justiça imparcial, cidadania, dignidade humana; o que são Patrimônio público e soberania nacional (https://www.terra.com.br/noticias/brasil/legado-de-vargas-sobrevive-60-anos-depois-de-sua-morte,c3e4c7466edf7410VgnVCM10000098cceb0aRCRD.html ) .
E para que não esqueçamos de um dos heróis brasileiros e benfeitores da democracia, és aí, nossa homenagem aos estudantes brasileiros, que apesar de estarem omissos e calados nesse momento, são merecedores, uma hora o gigante acorda:
”são os estudantes a energia, que fará desta nação, a bomba que o mundo ouvirá, num brado de libertação”.
http://www.une.org.br/memoria/ ; http://ubes.org.br/memoria/historia/ ;

Boa sorte para todos nós, confiança, Deus está com o povo brasileiro e, a Sua justiça, não tarda.
Sebastião Farias
Um brasileiro nordestinamazônida

Responder

Fernandinho

03 de setembro de 2018 às 22h53

Por causa de golpistas o museu virou cinzas. Perdemos o fossil da Luzia. Nao dá nem para descrever com palavras o que representa esse fossil para a nossa historia e da américa.
Golpistas só se importam em roubar, roubar e roubar.
Tudo de ruim que acontece é culpa da Dilma e do PT e tudo de bom é graças a genialidade do Temer.
Pô, será que esses golpistas nao se cansam de ser tao sabujos. Disfarça um pouquinho. Acham que o povo é burro. E as malas de dinheiro ?!

Responder

    Otto

    04 de setembro de 2018 às 10h16

    Lorota. O começo do fim foi por volta de 2013, portanto, governo Dilma, quando as verbas começaram a encolher. Lembrando que Temer foi escolhido vice sem contestações por parte dos petistas. Golpe? Que golpe Fernandinho? Vira o disco e abra os olhos…

Fernandinho

03 de setembro de 2018 às 22h38

Damous, tudo como dantes no quartel de Abrantes.
Como sempre a culpa é do Lula e da Dilma. O Lula e a Dilma que aprovaram a PEC do teto no congresso. O Temer nunca erra.
Aja óleo de peróba para esses golpistas. Pensam que o povro pobre e sofrido é burro.
Tá aí o resultado da pec dos gastos. Nao gastam dinheiro com hospital publico, mas gastam rios de dinheiro com quitutes, presuntos, caviar etc para o aviao do Ali Baba e seus 40 ladroes.
A pec nao corta um real dos parlamentares. Continuam com todas as verbas que sempre tiveram.

Responder

Deixe uma resposta

Apoie o VIOMUNDO - Crowdfunding