Com apoio do PSOL, Paim se elege no RS; partido será fiel da balança no DF

Tempo de leitura: 2 min

No Rio Grande do Sul, Paulo Paim contou com o apoio do PSOL e foi o senador mais votado.

No Distrito Federal, o PSOL será o fiel da balança no segundo turno da disputa pelo governo:

Agnelo vai buscar apoio de PSOL e PV

Petista quer aproximação de partidos derrotados para superar Weslian Roriz no 2º turno

Ana Paula Leitão, iG Brasília | 03/10/2010 22:15

Candidato ao segundo turno nas eleições ao governo do Distrito Federal contra Weslian Roriz (PSC), o petista Agnelo Queiroz declarou que a próxima estratégia é angariar os votos dos candidatos Toninho do PSOL e Eduardo Brandão (PV).

Os dois juntos receberam cerca de 20% dos votos válidos. Para Agnelo, um dos motivos que levaram as eleições ao segundo turno foi o crescimento da presidenciável verde Marina Silva em Brasília, o que teria aumentado a transferência de votos para Brandão.

“Nós obtivemos praticamente metade dos votos válidos para encerrar o ciclo do crime, da bagunça. No total, foram mais de 70% de votos contra o governo Roriz. Vamos ter segundo turno com mais força, mais garra, mais determinação com a certeza da vitória”, afirmou Agnelo.

O petista proferiu discurso para cerca de 800 militantes que aguardavam desde às 17h o resultado das eleições em frente ao Ginásio Nilson Nelson, no centro de Brasília.

Aparentemente abatido, o candidato petista afirmou que considera uma vitória chegar ao segundo turno, já que estava bem atrás do adversário nas primeiras pesquisas de intenção de voto.

“Esse resultado é uma grande vitória. Saímos de menos de 10% e chegamos a mais de 48%, e ainda elegemos uma grande bancada de deputados distritais e federais, e mais dois senadores, que não vão ser escorraçados do Senado”, disse alfinetando o ex-governador Joaquim Roriz.

Ao fim do discurso, Agnelo agradeceu a atuação dos militantes e aproveitou para pedir votos à presidenciável Dilma Rousseff no segundo turno.

“Quero fazer um agradecimento pela forma que o povo nos recebeu, fizemos uma campanha simples, limpa e de propostas. E também quero reforçar nossa luta em defesa da presidente Dilma”, concluiu.

Embora a estrutura do evento tenha sido organizada pela coordenação de campanha de Dilma Rousseff, a presidenciável não compareceu ao local. A estrutura contou com palco e dois telões para transmitir o discurso após o resultado das eleições.

Cerca de 100 policiais militares foram acionados para fazer a ronda no local e evitar qualquer confusão.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

ruypenalva

O problema do PSOL é que ele é um P só, o P de Plínio e do calote na dívida, parece que para o PSOL tudo só resolve com o defaut da dívida, que coisa mais ridícula.

Hamilton F P Farias

Lamento a ausência da Luciana, mas o PSOL precisa aprender que não se faz política discursando apenas para nossas convicções e crenças. Quanto a seriedade e honestidade elas deveriam ser pré-requisitos de qualquer candidato. Afinal de contas não basta pensar que somos melhores do que os outros é necessário sabermos agir como tal, correndo o risco de tomar posições sustentando-as sem se isolar politicamente. Foi o que aconteceu com ela, pois seu isolamento parece crescer dentro do próprio PSOL. É chegada a hora de parar para reavaliar…

Hamilton F P Farias

Lamento a ausência da Luciana, mas o PSOL precisa aprender que não se faz política discursando apenas para nossas convicções e crenças. Quanto a seriedade e honestidade elas deveriam ser pré-requisitos de qualquer candidato. Afinal de contas não basta pensar que somos melhores do que os outros é necessário sabermos agir como tal, correndo o risco de tomar posições sustentando-as sem se isolar politicamente. Foi o que aconteceu com ela, pois seu isolamento parece crescer dentro do próprio PSOL. É chegada a hora de parar para reavaliar…

Baixada Carioca

No Rio, algumas figurinhas ficaram bem em não se eleger. César "vaia", Nelson Bornier e Marcelo Itagiba. Lamento pela não eleição do Biscaia e do blogueiro Brizola Neto.

Só quero registrar minha indignação com os marxstucanos do PSTU do Zé Maria que teve menos voto que o ministério da família do Eymael. Alguma coisa tá errada e penso estar no discurso. O Zé Maria e o PSTU tem de nos dizer quem são os burgueses pra gente poder entender o que eles querem dizer.

O PSOL, a mim me parece, se saiu melhor que o PSTU. Pelo menos o discurso do Plínio parece caiu nas graças dessa juventude que quer protestar.

    francisco.latorre

    plinio foi de demagogia. barata. infantil. não viu quem não quer ver.

    o psol já tem história. e que história. alia-se à direita. sem medo de ser infeliz.

    pra atrapalhar a esquerda de verdade. que põe a mão na massa.

    o pstu continua pensando só na economia fantástica. imaginária e nada imaginosa.

    o pco é o melhorzinho. politiza sem rebolar. marxismo básico.

    ..

    esquerda metafísica. rir pra não chorar.

    ..

José Manoel

Azenha: um dever de casa que o PT tem que fazer é se aproximar do PSOL, de qualquer maneira!!! Os percentuais do PSOL, nacionalmente falando, já dariam a vitória à Dilma!!! Todo apoio é bem vindo!!!!!

    francisco.latorre

    quem se afastou foi psol.

    e zero ponto oito porcento.. é nada.

    ..

ruypenalva

Dá pra entender a capital federal ser um curral de Roriz? Que povinho é esse!

filho

É uma vergonha a omissão do PSOL nessa hora aqui em BSB. Toninho do PT, passou para Toninho do PSOL, e agora, com essa atitude e a delicadeza que trata o ex-governador , passará a ser conhecido como Toninho do Roriz.

ratusnatus

No DF o PSOL disse que recomenda o voto NULO.

O que é uma vergonha considerando os concorrentes.

    francisco.latorre

    belezinha mesmo esse psol.

    sempre ajudando a direita.

    ..

francisco.latorre

o psol foi. tarde.

e o pv.. vai pro mesmo buraco. logo mais.

..

    Edineuza

    Eu também acho. Viram o Gabeira? Já declarou apoio a SERRA. sse é o PV

    francisco.latorre

    buraco. sem fundo.

    ..

Josnei Di Carlo

Uma coisa não faltará no DF, humor, com Weslian nos debates.

rento andretti

DESANIMEI……

Café e Aspirinas

Acho que é óbvio que a Ana Amélia nunca teve os 40% que as pesquisas encomendadas pela RBS apontavam. O apoio do PSOL foi bom, mas não acrescentou nada de votos ao Paim. A atitude louvável de apoiar o Paim nem ao menos ajudou o próprio PSOL a reeleger a Luciana Genro. A coisa ficou feia pro PSOL, porque agora a ex-deputada federal fica sem mandato e nas próximas eleições só pode candidatar-se a vereadora, pois seu pai sendo governador, ela fica impedida de concorrer à prefeitura da capital gaúcha. E se o PV está se achando grande coisa, vai pro mesmo caminho do PSOL, pois quem votou na Marina não vota no Serra, mesmo que o partido da pobre menina da floresta apoie o Zé ou coloque o Gabeira no lugar do Ìndio, como escutei (pasma) numa rádio ontem à noite. Os votos foram para a candidata e não para o PV, assim como os 130 mil votos que Luciana Genro obteve não garantiram sua cadeira no Câmara simplesmente por falta de legenda.

Zeza

    Néia Uzon

    Embora tenha muitas críticas ao comportamento do PSOL que tem votado sistematicamente com a direita apenas para ser anti Lula, lamento que Luciana não tenha sido eleita, já que tanta gente ruim o foi. A idéia do partido de não fazer alianças para manter-se "puro" (e ajudando a direita, de quando em vez?), resulta nesta situação. O PSOL está "puro", mas em que isto está ajudando o povo deste país?
    Na prática da vida, é melhor não participar diretamente da representação? Ou eleger-se dentro da regra do jogo, tendo oportunidade de, (nas brechas, é verdade!) fazer alguma coisa que resulte para mudar para melhor a vida dos que não têm ninguém por si?
    Talvez eu esteja muito velha pra apreciar tanta "pureza" teórica que não resulta nada de prático para o meu povo.

    Metheoro

    Concordo em genero, numero e grau. Do que adianta o "partido" Solidariedade continuar puro, não fazer alianças e ser anti-lula (na real, só vejo um bando de magoados) se não tem ninguém com mandato, pra dizer: OI, estamos aqui dentro do processo e vamos "brigar" por vocês??

    francisco.latorre

    demagogia irresponsável.

    por isso o psol foi amplamente rejeitado.

    velha esquerda. adeus.

    ..

    Edineuza

    Pureza? Se juntar a extrema direita, só pra derrotar LULA! Pra mim isso é facismo. Foi que o PSOL fez muitas vezes nesses 08 anos de governo LULA e o Plinio fez nos debates.

Luciana

Azenha o Paim se reelegeu.Ainda bem.É um excelente parlamentar. A Dilma deveria nomeá-lo Ministro.Competente e batalhador por políticas de interesse dos trabalhadores e de causas sociais importantes.

Carlos

Funcionários públicos em Brasília têm saudades de FHC?

Julio Silveira

Aqui neste espaço um tempo atrás um navegante, ao ver as pesquisas no estado pró Serra, criticou o posicionamento dos gauchos. Saí em defesa do estado que aprendi a gostar e reconhecer como dos mais cultos politicamente falando.
Disse que aqui não seria surpresa a população, de forte convicção trabalhista, percebesse as contradições, as tradições, as coerencias as incoerências e tudo o que estava em jogo nestas eleições.
Acertei, elegemos o Tarso no primeiro turno, e também uma grande bancada de apoiadores.
Como sempre vem de São Paulo e de Minas Gerais as maiores dificuldades para governos trabalhistas, por que nesses estados se concentram os grandes latifundios politicos, uma grande base pensada e montada para manter no poder privilegiados em associação. Apesar de, principalmente em São Paulo, haver um certo preconceito aos habitos já não tão correntes ao coronelismo nordestino, vem de São Paulo com toda sua modernidade o maior ranço de coronelismo do seculo XXI, mas lá é vem com maquiagem cult.

Fábio Villela

Aonde que esse povo de Brasilia tá com a cabeça. Votar numa candidata laranja de um charlatão que nem o Roriz…Meu Deus…salve-nos ou termine com o voto obrigatório. Quem não sabe votar é que acaba cometendo essas tragédias.

    Taciana

    Se acabar com o voto obrigatório aí é que "esse povo" vai eleger sozinho.

    Bruno

    É justamente esse povinho que não faz a menor questão de escolher candidatos, analisar históricos e propostas, os que mais fazem questão de votar. Eles se sentem importantes, mas por pura ignorância acham que o Tiririca é um representante do povo, "Roriz" não é uma pessoa boa porque o "Joaquim" pôs ela lá, etc. E não me venham com esse papo de voto de protesto; protesto é anular ou não comparecer, e não votar em um palhaço (de qualidade duvidosa até nas artes circenses) que pode de fato ser eleito. O Tiririca não é o Cacareco ou o Tião.

    Jair de Souza

    Chega de preconceito contra o povo. Se o povo votou no Tiririca, o voto do povo deve ser respeitado. Por que o povo humilde tem de seguir as orientações dos que se consideram os sabedores do que é certo ou errado? A classe média com diploma universitário vota e elege a seres tão desprezíveis como Jair Bolsonaro, Marcelo Itagiba e tantos outros de mentalidade assassina. Por que achar que o povo humilde é idiota por votar em Tiririca? Já basta de papo furado contra o povo. Quem quiser ganhar sua confiança, que aprenda a entender seus anseios e que lute para conquistar seu apoio.

Carlos Rico

Por não dispor de dados,não sei com que velocidade as substituíções ocorrem na política brasileira.Alguns grandes candidatos como o ex-governador do Ceará,Tasso Jereissati,o ex-vice-presidente Marco Maciel em Pernambuco,e mais alguns outros,foram preteridos por novidades.Talvez,de fato,seja o fator Lula,mas,mesmo aqui no Paraná,alguns líderes fortes parecem perder território.O ex-governador,Roberto Requião,pode-se dizer,ganhou para o senado por muito pouco.Outro,deputado federal da bancada ruralista,Odílio Balbinotti,cotado algum tempo atrás para o ministério da agricultura,não consegui a reeleição para o legislativo federal.Abelardo Lupion,outro ruralista forte.reelegeu-se,mas de forma bastante desconfortável,não entre os mais votados.

Bonifa

Preocupa-me a situação da grande brasileira que é a governadora Ana Júlia, no Pará. O estado é tão infectado de corrupção e desmandos que ainda continua sendo o reino do PSDB na terra, que alí inclusive mostra sua face sanguinária, como no massacre de Eldorado dos Carajás. Custou muito colocar um raio de esperança no Pará, com a eleição de Ana Júlia, mas as forças da sombra não deram a ela uma única trégua de alento, golpeando inclusive impiedosamente sua própria condição de mulher. É uma questão de honra para o PT e para o próprio Lula lutarem com quantas forças puderem para que este raio de esperança não venha a se extinguir.

    francisco.latorre

    tou contigo.

    ana júlia fez a diferença no pará.

    ..

@eduardousignolo

E em SP? O PSOL pode vir a decidir um segundo turno ainda? Os votos do Candidato Paulo Búfalo 50 não foram contabilizados, lá apontam 0 VOTOS, se ele conseguir 1% e conseguir na justiça que seus votos valham algo pode existir segundo turno?

    João

    cabou essa esperança ontem de madrugada, no site do http://www.tre-sp.gov.br já tem os votos contabilizados para Bufallo, não chegou nem a 0,5%.

    A grande vitória do PSOL foi reeleger Ivan Valente. Mais de 190 mil votos (que se fizessem dobradinho com Buffalo, levariam SP ao segundo turno) mas creio que houve muitos petistas q já votavam no Mercadante q votaram no Valente. por isso, não adiantou nada, SP continua com mais 4 anos de PSDB

    Metheoro

    é triste…

    É MUITO TRISTE!

    kodaly

    Meu caso, votei no Dilma-Mercadante e no Ivan Valente, acho o Ivan um grande parlamentar. Foi também uma forma de homanegear o grande guerreiro que é o Plínio

    Sonia

    Sou militante do PT, mas tenho em Ivan Valente (PSOL-SP) uma referência de parlamentar sério, honesto, competente e compromissado com os anseios populares.

    francisco.latorre

    ivan valente.

    outra farsa.

    consegue ser o parlamentar mais ignorante sobre economia de todo congresso.

    notável.

    esquerda metafísica irresponsável. relíquia doutro século.

    ..

    @eduardousignolo

    Obrigado pela resposta, ainda ficou um fio de esperança em SP

alex

só uma observação, a manchete induz a um engano: os votos que Paim abriu em relação a segund colocada representam mais que o dobro da candidata do Psol mais votada, Luciana Genro. Quanto ao conteúdo pol´tico, tudo bem…

    Neno Fogaça

    Mas há um engano na avaliação. Paim foi eleito graça a uma muito bem articulada colocando Abigail como o segundo voto a senador. A Saber: Quem votava no Paim estava dando o segundo voto para Ana Amélia Lemos ou para Rigotto e a recíproca não era verdadeira, pois nem eleitores de Rigotto ou Ana Amélia votavam em Paim. Com a entrada da Abigail o segundo voto foi reforçado em uma terceira via, tirando tanto os votos de Rigoto quanto de Ana Amélia.

    Neno Fogaça

    Abigail é do PCdo B. Fez quase 14%.
    O PSol, apesar de sua integridade e amadurecimento político, ajudou bastante, mas não foi decisivo.

@moarruda_

NÂo há um erro ao DIzer que o PSOL será o Fiel da Balança? Não seria mais perto da realidade dizer "o Eleitorado do ROninho". è só dar uma olhada e comparada nos mapas de votação para Governador, Senador, deputados distrital e federal…

Marcelo de Matos

Essa eleição é complicada. O PT deverá vencer em razão da fragilidade política da atual adversária. Joaquim Roriz puxa muitos votos nas classes menos abastadas. Essa é, porém, a única unidade da Federação em que Marina venceu. Por quê? Brasília concentra grande contingente de funcionários públicos com alto grau de instrução. Esse parece ser o perfil de parte considerável de seu eleitorado. Essa turma já teve preferência por Heloisa Helena, que por sinal não se reelegeu. Marina entrou nesse vácuo deixado por Heloisa. Já, entre os menos abastados, parece não haver muito voto de opinião. Roriz sabe muito bem disso. Ali não contam os princípios éticos: ele próprio, “o maior freguês da Justiça brasileira”, sempre se elegeu. O blog Acerto de Contas diz em seu último post: “Hoje é praticamente impossível um candidato se eleger apenas com o voto de opinião”. Então entram os esquemas de cestas básicas, distribuição de terrenos, etc, que o obrigaram a renunciar para não ser cassado e colocar a esposa em seu lugar como candidata.

Klaus

Agnelo tem que tomar cuidado num possível debate com a D. Weslian Roriz. Ninguém gosta de ver uma senhorinha tão simpática (apesar de casada com quem é) ser massacrada. Ele vai ter que ser simpático, cordial e não bater nela. Nada de nocaute, vitória por pontos é o que interessa.

    Bruno

    Eu acho que vai acontecer o que aconteceu no debate da Globo: ela vai se minar sozinha, e o Agnelo vai ser "brother" pra não ser enquadrado na Lei Netinho de Paula, digo, Maria da Penha.

Marcia Costa

Sem dúvida foi uma meia vitória. Vamos continuar. Sacodir a poeria e ir em frente que até dia 31/10 poderemos mostrar o quanto o desgoverno da família Roriz prejudica Brasília.

V

PSOL e PV… Será essa a nova oposição no Brasil.
Seria muito bom.

    Se Nagao

    Não serão, basta ver o resultado desses partidos no Brasil.
    A oposição terá que se reinventar.

    Bruno

    Oposição tem que ser barulhenta, não volumosa.

Deixe seu comentário

Leia também