por Luiz Carlos Azenha
Reproduzo, abaixo, informações que me foram repassadas pelos leitores, nos comentários ou no Facebook.
A marca #changebrazil apareceu na tela de um jogo entre Fluminense e Orlando City Soccer Club, de Orlando, na Flórida, na SporTV, segundo um leitor (partida disputada em 22.06.2013):
Havia uma placa no estádio, para onde os jogadores do time brasileiro correram depois de um gol:
O dono do clube da Flórida é um milionário brasileiro apresentado no site do Orlando City Soccer Club como terceiro maior acionista da Abril Educação e dono da rede de escolas de inglês Wise Up:
A Wise Up é uma das patrocinadoras da Copa das Confederações e da Copa do Mundo.
O anúncio do contrato com a FIFA foi feito no mesmo dia do contrato da Globo Marcas.
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A colocação das placas no estádio foi assumida pelo dono da Wise Up, em um perfil no Facebook:
O que nos leva a perguntar: como o #changebrazil pode falar mal do Brasil no Exterior, como no vídeo de um professor de inglês, postado no You Tube em 14.06.2013 e que teve centenas de milhares de acessos?
Como não há qualquer prova — pelo menos ainda — de conexão entre o milionário brasileiro e o professor de inglês autor do vídeo, fica o registro de pelo menos uma incoerência: detonar o Brasil no mundo não é a melhor forma de promover a Copa do Mundo de 2014, certo?
Aliás, o professor de inglês insiste que seu vídeo teve caráter pessoal.
Irônico é notar que a Caixa Econômica Federal é uma das patrocinadoras das transmissões da SporTV onde o #changebrazil foi promovido.
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