BRICs levam brasileiro ao comando da Organização Mundial do Comércio

Tempo de leitura: 2 min

Na manhã da escolha, Folha de S. Paulo falou em “revés”

Brasileiro vence mexicano na disputa pela direção-geral da OMC
07/05/2013 – 14h00

Renata Giraldi

Repórter da Agência Brasil

Brasília – A Organização Mundial do Comércio (OMC) elegeu hoje (7) o diretor-geral da entidade. O escolhido é o embaixador brasileiro Roberto Carvalho de Azevêdo, de 55 anos. O brasileiro disputou com o mexicano Herminio Blanco, de 62 anos. O novo diretor-geral assume o cargo em 31 de agosto substituindo o francês Pascal Lamy. A eleição foi disputada até o último minuto. O número de votos obtido pelo brasileiro só deve ser revelado mais tarde.

Azevêdo teve apoio do grupo Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), além dos países de língua portuguesa e de várias nações da América Latina, da Ásia e da África. Desde 2008, ele é representante permanente do Brasil na OMC. Azevêdo está diretamente envolvido em assuntos econômicos e comerciais há mais de 20 anos.

O embaixador brasileiro, que é diplomata de carreira, foi chefe do Departamento Econômico do Ministério das Relações Exteriores, Itamaraty, de 2005 a 2006, e chefiou a delegação brasileira nas negociações da Rodada Doha da OMC, sobre liberalização de mercados.

Ontem (6) a União Europeia e a Croácia, que têm 28 votos, fecharam o apoio ao mexicano. Mas os negociadores brasileiros mantiveram o otimismo, pois o processo eleitoral na OMC não envolve apenas o voto. É necessário negociar um acordo que agrade à maioria, eliminando ao máximo o índice de rejeição.

Na eleição da OMC, cada um dos 159 países que integram o órgão vota no nome de sua preferência. Para vencer, é preciso ter um mínimo de 80 votos. A escolha é feita em três etapas.

O processo de eleição para a OMC começou no final de março, com nove candidatos. Na segunda fase, encerrada no dia 25, ficaram cinco. No final de abril, a OMC comunicou que tinham passado à fase final apenas os candidatos brasileiro e mexicano. Os presidentes do Brasil, Dilma Rousseff, e do México, Enrique Peña Nieto, participaram diretamente das negociações, dando telefonemas e conversando com os líderes mundiais.

Edição: Juliana Andrade

Leia também:

Luana Tolentino: Dentista Mascarado zomba de Cristina e Evo


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

E. S. Fernandes

É igual penalidade máxima de futebol: pig de um lado; fato efetivo de outro.

Falha na Folha é igual frio em Curitiba, tudo a ver!

Lóki

Brasileiro vai dirigir OMC.
Chuuuuuuuuuuupa Lobão !!

Urbano

Daí que não foi à toa o falha de São Paulo…

Julio Silveira

Minha expectativa, vestida de esperança, é que esse cidadão não traia a expectativa daqueles que o elegeram, coisa costumeira por essas bandas, e atue para fortalecer as politicas que indiquem o caminho alternativo deste grupo. Detestaria vê-lo seguindo a cartilha de seus opositores para angariar simpatias, como costumo verificar, coisa de convardes sem personalidade e falta de senso de respeito a seus eleitores.

Waldir

Atenção, leitores da Folha que ainda têm um resto de pensamento próprio: parem de ler esse lixo, que torce tão descaradamente contra o Brasil. Vocês estão sofrendo lavagem cerebral!!!

Alexandre Maciel

Chupa, Argentina!!!
Azevêdo es más grande que Pancho!!!

Roberto Locatelli

FERRETTI

Então, uma comentarista do mau dia Brasil (Mirian Leitão), na segunda feira disse que a vitoria do Brasileiro estava ameaçada devido o voto contrário do Paraguai, ela não acerta uma,nem no Paraguai hahahahah

Mardones

O que é que a Bahia tem? k k k k k

Viva a Bahia! Viva o Brasil! Viva aos BRICS!

Venceu quem dá lição de economia: os BRICS.

A Europa em frangalhos. EUA idem. O PIG fez o sue papel histórico: defender os interesses dos gringos. Esse barulho que me mata! E a Dilma adooooooora!

Valmont

A Falha de São Paulo não saiu nem na foto!

Fato para um lado, PIG pro outro!

Eu teria vergonha de assinar um jornal assim.

Nonato Luz

Vitória da Dilma, mais ainda do Lula, tem a cara dele.

O Lula é um puta nacionalista, um verdadeiro brasileiro.

Por isso mesmo é incompreensível a desconstrução doentia que a velha midian também brasileira, faz.

Frias, Marinho e Mesquita säo nomes brasileiros ?

Seräo novos cristãos? A única explicaçäo plausível.

Dilma acorda, vamos rever essas licenÇas.

Lu Witovisk

A diretada que se mate!!! ohhhhh catastrofe kkkkkkkkkkkkk

RicardãoCarioca

“Gente! Não pode deixar brasileiro orgulhoso, altivo, altaneiro ou autoconfiante não! Se levantarem a cabeça, não abaixarão mais! Pau no nacionalismo tupiniquim! Pau no patriotismo verde-amarelo! Pagamos para vocês não deixarem a síndrome de vira-latas em terras brasilis se curar!”

Esse deve ser o tipo de esporro que a turma do PiG deve levar dos americanos toda semana.

JULIO*Dilma2014/Contagem(MG)

E no jornal da gROBO, o william wacka, diz que agora a OMC, não tem mais
a importancia de antes, isto è porque o brasileiro ganhou ? Esses jorna
listas são os maiores vira-latas, com todo respeito aos caozinhos SRD.

Ivan Clides da Costa

Eu queria ser uma mosca só para ver a cara do povinho sem graça da Folha. Que baita furada. Já notaram que eles não estão conseguindo dar uma dentro. É só “nhem, nhem, nhem”,torcem para o time errado e não se conformam com suas perdas. Nós deviamos fazer essa gente tirar os sapatos, quando voltassem ao Brasil, de suas idas e vinda ao exterior.

    Magda Mª Magalhães

    rs… ótimo, concordo.

Aderson Nascimento

Hoje (08/05) vi um pouquinho do Jornal da Globo e vi Mr Waack dando a notícia (achei ele meio tristinho…). É, de fato, uma vitória para o Brasil, BRICS etc. Sucesso ao novo diretor-geral da OMC!

Francisco

Realmente muito bom.

Rezo como se fosse por parente, para a ferrovia norte-sul acabar de ser construida logo. Essa obra sozinha vai aquecer o comercio interno e externo brasilrio de uma forma tal que a OMC vai parecer pouco.

Outra coisa que me preocupa é a duração do velório.

o enterro das idéias liberais esta demorando para sair na Europa e isso só atrasa a recuperação total da nossa economia.

Fabio Passos

eu
eu
eu
O PiG se… deu mal!

A “elite” branca, rica… e entreguista, capacho dos interesses imperialistas, sofre muito com o sucesso do Brasil.

Azar deles.

José de Almeida Bispo

É um torcer contra sem fim… Oh meu Deus!

Fabio Passos

Otima noticia!
Excelente para o Brasil e demais nacoes em desenvolvimento.

E a fsp? Quebrou o c# rsrs
O PiG e pinta de lanca dos interesses imperialistas.

Chupa, PiG!

FrancoAtirador

.
.
Uma vitória extremamente significativa.

Agora, o Brasileiro, Presidente da OMC,

que tome o cuidado de não se hospedar

em hotéis em New York ou Washington DC.
.
.

    FrancoAtirador

    .
    .
    Os sacos de dinheiro da CIA: ontem e hoje

    Por Rodrigo Vianna, no ESCREVINHADOR

    Deve ter sido o inconsciente do editor de Internacional. Ou então, ele quis passar a mensagem de forma subliminar – sem alertar os diretores do jornal. Seja como for, a página A-14 no “Estadão” dessa sexta-feira (03/05) é didática.

    No alto, um texto demolidor sobre as ações da CIA pelo mundo: “Os Sacos de dinheiro da CIA”. Sim: conspirações, assassinatos, malas de dinheiro para derrubar governos não-alinhados com Washington. Não é nenhum “esquerdista” bolivariano quem diz. O artigo, publicado pelo ”Foreign Policy” (um site sobre Politica Internacional dos EUA) e traduzido pelo jornal paulista, fala sobre tudo aquilo a que fazemos referência aqui na internet, e que muitas vezes é tratado como “teoria conspiratória”: a CIA age, sim, sem pudores pelo Mundo; mata, encomenda assassinatos, tira e põe governos. É o braço de “inteligência” do imperialismo. Sim, imperialismo. Isso não é discurso “da época da Guerra Fria”. Isso não é discurso de esquerdista antiamericano. Não. São fatos. Tudo está lá, no artigo publicado pelo ”Estadão” – leia aqui: (http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,os-sacos-de–dinheiro-da-cia–,1027912,0.htm).

    O curioso é que na mesma página (e por isso digo que o inconsciente do editor parece ter agido), há duas outras reportagens: uma sobre a blogueira cubana Yoani Sanchez; a outra sobre a Globovisión (TV privada antichavista, que ajudou a dar o golpe contra Chavez em 2002).

    Quando a tal blogueira esteve no Brasil, eu disse a alguns amigos que ela parecia agir sob orientação (e com apoio) da CIA. Não se trata de opinião. Há fotos de Yoani entrando para reuniões num casarão mantido pelos EUA, no bairro de Miramar em Havana. Eu já vi essas fotos.

    A outra reportagem na mesma página do jornal trata da “guerra de informações” na Venezuela. Com destaque para a “Globovisión”. A mídia pró-EUA tenta vender a imagem de que a Venezuela é uma ditadura. Trata-se, claramente, de uma campanha midiática. Eu não tenho dúvidas de que a CIA está por trás disso. Assim como está por trás das ações mais violentas da oposição antichavista – comandadas agora por Capriles.

    Vejam, não estou dizendo que todos os antichavistas são “teleguiados” pela CIA. Não é isso. Há, é claro, muita gente que não gosta de Chavez e Maduro. O que digo é que a oposição é potencializada com ajuda dos Estados Unidos. Temo que os Estados Unidos estejam preparando o terreno para que se inicie uma guerra civil no país vizinho. Roteiro parecido com o da Síria. Vejam: no Paraguai e em Honduras, governos “fracos” puderam ser derrubados com “golpes institucionais”. Na Venezuela, isso é impossível. Ali, só a guerra civil. O risco é imenso.

    Da mesma forma, não quero dizer que todos “dissidentes” cubanos sejam agentes da CIA. Mas os métodos e os parceiros de Yoani (inclusive no Brasil) não deixam dúvida: o blog dela pode ter surgido, lá atrás, como iniciativa individual de uma jovem descontente com o governo de Cuba. Hoje, só os ingênuos ou mal intencionados podem desconhecer que Yoani trabalha, de fato, como agente dos interesses dos EUA e seus aliados.

    Ah, tudo isso é “teoria conspiratória”! Ah, é? Então leiam o artigo do “Foreign Policy”. A CIA ajudou a matar Patrice Lumumba no Congo, nos anos 60. Deu armas e dinheiro para Mobutu Sese Seko, o adversário de Lumumba. O texto fala de ações semelhantes no irã dos anos 50, no Afeganistão dos anos 80. E isso não ocorria só na “periferia”. A CIA (que normalmente trabalha dentro das embaixadas americanas) despejou caminhões de dinheiro na democracia-cristã italiana para barrar o avanço do Partico Comunista Italiano – o mais poderoso do Ocidente.

    O artigo diz que a CIA deveria “aprender com seus erros”. E eu me pergunto: erros? O que deu errado? Os EUA seguem poderosíssimos, a União Soviética já não existe, no Oriente Médio quem ousou agir com alguma independência foi esmagado (Iraque, Líbia – nos anos mais recentes) e na “periferia” quase não se fala em “socialismo” ou rebeldia antiamericana.

    Há só uma exceção: América Latina. Aqui, enquanto os EUA faziam a “limpeza” no Oriente Médio, surgiu uma geração de governos não-alinhados com o projeto neoliberal. Em 2002, com o golpe derrotado na Venezuela, os EUA perderam a capacidade de iniciativa durante alguns anos… Mas a onda já virou. A derrubada de Lugo e Zelaya foram sinais. Os ataques ininterruptos a Cristina, Evo e Lula foram um passo adiante. No caso brasileiro, está tudo claríssimo: há encontros de jornalistas da Globo/Abril/Folha com representantes dos EUA. Tudo registrado no Wikileaks. Há o Insituto Millenium, há o giro internacional de Yoani.

    As malas de dinheiro, de que fala o artigo do “Foreig Policy”, continuam circulando.

    Nos anos 70/80, quem dizia que a CIA tinha ajudado a dar o golpe contra Jango (e poderia ter até ajudado a matar o presidente deposto) era chamado de “esquerdista adepto de teorias conspiratórias”. Os documentos mais recentes (inclusive gravações de conversas na Casa Branca) mostram que conspiração, de fato, houve: na Casa Branca e nas embaixadas americanas. E não era teoria. Eram fatos.

    Os fatos estão aí de novo: escancarados. Vivemos numa encruzilhada. A chance da América Latina, dessa vez, é que os Estados Unidos têm tantas frentes para combater (Coréia, Siria, Iraque – sem falar na crise que debilita as contas e o poder imperial) que talvez isso nos dê fôlego para reagir e resistir.

    Mas do outro lado o exército vai-se fortalecendo – com políticos, empresários, empresas de mídia, colunistas… Alguns são mercenários. Outros fazem por amor. Parte da elite latino-americana gosta de se deitar à cama com a turma da CIA.

    Em 20 ou 30 anos, saberemos detalhes e compreenderemos que nada disso é “teoria conspiratória.” Espero que (mais uma vez) não seja tarde demais.


    Página A-14 do Estadão:
    No alto, reflexão sobre a CIA;
    logo abaixo, dois exemplos de que a CIA segue atuante

    (http://www.rodrigovianna.com.br/vasto-mundo/os-sacos-de-dinheiro-da-cia.html#more-18957)

Luis Roberto

Atenção aos cotovelos doloridos: O B dos Brics é B de BRASIL….logo, é sim uma vitória também do Brasil…. por mais que não queiram… talvez estejam com saudades dos tempos em que era preciso tirar os sapatos…

    Fabio Passos

    La no PHA o Bessinha homenageou os urubus do PiG apos a vitoria do brasileiro. rs

    Pendurado ai tem pessoal da globo, veja, estado e fsp…

    Alemao

    Tirar os sapatos ou ser apalpado em solo brasileiro por agentes da CIA?

Roberto Locatelli

Essa foi do Rodrigo Vianna no twitter – @rvianna: “Brasil vai dirigir OMC, contra vontade de EUA e Uniao Europeia – que preferiam candidato mexicano apoiado por Globo/Estadão/Veja e Lobão”.

    Fabio Passos

    Temos mesmo de rir da cara deles.
    Eles merecem.

Bernardino

Gostei da Manchete,Azenha e COnceiçao de fato foram os BRICS que fundamentaram essa eleiçao.So falta agora os petistas e esquerdinhas virem aqui dizer que foi a D DILMA e o sr Lula que o elegeu.AÍ entrou o poder financeiro da CHINA,RUSSIA e INdia,alem claro do grande Mercado que eles representam no mundo amparado pelo potencial Belico e Nuclear que infelizmente nao temos por covardia até hoje da Milicada!!!!

    Roberto Locatelli

    Você só esqueceu de dizer que o Brasil FAZ PARTE do BRICS, grupo de 5 países com economias fortes. Aliás, dos cinco, só a China tem PIB maior que o nosso.

    Por que você acha que os países hispânicos votaram no Brasil, e não no México?

    Então, devemos, sim, a Lula e Dilma essa vitória.

    RicardãoCarioca

    Não esquenta. É o típico sujeito que só lê a manchete e o primeiro parágrafo. Se tivesse lido até o fim, saberia o papel da Dilma na história.

    Ricardo Godinho

    Anti petismo deveria ter limites…
    BRICS quer dizer B rasil, R ússia, Í ndia, C hina e S outh Africa.Se a vitória é dos BRICS, a vitória é também do Brasil, e por consequência, de seu Governo. Ou você acha que o país participa desse grupo através da Oposição?
    É muito correto identificar a vitória como sendo desse grupo de países. E é mais importante ainda ler corretamente o que significa ter sido um brasileiro, e não um chinês, russo ou indiano a representar esses países.
    Pela sua argumentação, sendo poderosos economica e militarmente, que necessidade tinham esses três de recorrer ao Brasil? Poderiam, seguindo seu raciocínio, indicar um nome deles mesmo. Mas preferiram apoiar um brasileiro. Aliás, nem na primeira rodada havia nomes dos demais países dos BRICS. Porque? É preciso pensar nessa escolha em termos de política internacional. Um nome chinês ou um nome russo arrastariam atrás de si uma enorme resistência inercial, restos insepultos da Guerra Fria, que faz com que governos de países pobres desconfiem ainda mais desses dois do que da dupla EUA-UE. A Índia, embora não carregue esse peso do passado, não tem sido um país tão ativo na política internacional. Restaram Brasil e África do Sul. Ora, esta última é, de longe, a de menor peso econômico e político dentre os BRICS. E o Brasil, ao contrário, tem tido uma política internacional, desde a era Lula, ativa e terceiro-mundista, sem a história política de russos e chineses a lhe pesar. Ao contrário, tem sido visto como um país que busca ajudar de verdade aos mais pobres (embora haja uma boa dose de neocolonialismo/imperialismo oculta sob essa ajuda, como se vê na África). A escolha lógica dos BRICS, portanto, seria apoiar um candidato brasileiro, porque seria o com menor “rejeição”.
    A política externa brasileira pode não ser a dos sonhos de boa parte da esquerda. Mas há uma infinita distância entre essa política, a que leva Ministros de Estado brasileiro a se submeterem a revista de imigração americana, se expondo ao ridículo de tirar os sapatos. E essa nova política, tão melhor do que aquela humilhante submissão, para o bem e para o mal, é mérito do Governo do PT.
    Tudo isto dito, quero parabenizar ao pessoal do Itamaraty, sem cujo trabalho árduo essa nova política internacional do Brasil jamais se materializaria. Parabéns, diplomatas BRASILEIROS.

    marlene

    Responder o que? Depois dessa leitura, sumiram as palavras! Genial.

Eduardo

Nos dois últimos dias Jornalistas ( Sem dominio dos fatos como não diria o STF) mostraram seu desconhecimento sobre o assunto,mais parecendo ” Maria vai com as outras!” Para especular é preciso ter algum conhecimento dos fatos.Sucesso, ao destacado brasileiro!

Roberto Locatelli

O mexicano teve apoio do ex-primeiro mundo e da Globo. O brasileiro do BRICS e da América Latina.

    willian

    Desenvolva seu raciocímio sobre o apoio da Globo. Faltaram dados.

    Roberto Locatelli

    Perfeitamente. Estou preparando as planilhas com os dados.

augusto2

vitoria do brics.
vitoria do sul.
vitoria do brasil.

Deixe seu comentário

Leia também