Breno Altman: PT deveria pedir a cabeça de Paulo Bernardo

Tempo de leitura: 2 min

Em entrevista ao Estadão atacou resolução do diretório nacional do PT a favor do marco regulatório dos meios de comunicação. Foto: Wilson Dias/ABr

por Breno Altman, no Vermelho

As declarações do ministro das Comunicações, em entrevista ao jornal “O Estado de S. Paulo” no dia 19/3, constituem afronta à disciplina partidária. Sempre ausente nos debates organizados pelo PT e os movimentos sociais sobre o marco regulatório de sua área, Paulo Bernardo decidiu recorrer a um jornal adversário de seu partido para atacar publicamente resolução do diretório nacional da agremiação, em um tom de quase escárnio.

Se o PT deixar tal comportamento sem resposta à altura, estará abrindo perigoso precedente para sua autoridade. Um governo de coalizão, afinal, é produto da aliança entre partidos, mesmo no sistema presidencialista. Não é um acordo entre o chefe de Estado e indivíduos que agem a seu bel prazer. Claro que a presidente pode nomear o assessor que bem quiser, como manda a Constituição, mas os partidos têm que deixar claro quem fala ou não em seu nome, para o bem da democracia.

Um fato recente, aliás, ilustrou essa regra do jogo. O PDT, agrupamento mais frágil e inorgânico que o PT, exigiu que o ministro do Trabalho, Brizola Neto, fosse substituído por um nome que melhor representasse a posição partidária. Sem qualquer juízo de valor sobre a troca, a atitude dos pedetistas foi pertinente. A presidente logo o compreendeu e negociou a substituição reivindicada.

O caso de Paulo Bernardo é muito mais grave. Diferentemente do caso citado, o ministro paranaense optou por um discurso de ruptura contra a orientação que o PT defende para o setor. Assumiu o papel de porta-voz dos interesses das grandes corporações de comunicação e telefonia. A presidente Dilma Rousseff pode até concordar com seu auxiliar e mantê-lo no posto, pois faz parte de seu livre-arbítrio presidencial. Mas se o PT não afirmar claramente que Bernardo quebrou laços de confiança, sairá diminuído do episódio.

A senadora Heloísa Helena e outros parlamentares, no início do governo Lula, foram corretamente punidos porque votaram contra a orientação petista na reforma da Previdência. Não importa o mérito. Representantes públicos de um partido devem se submeter ao coletivo e suas instâncias. Se não o fazem, devem ser excluídos de suas funções. Não há outro caminho, na democracia, para o fortalecimento das instituições, a não ser que se aceite que carreiras pessoais sejam o epicentro da vida política.

No parlamentarismo, ao PT caberia votar moção de censura e derrubar o ministro, além de submetê-lo às regras estatutárias. Inexistindo esse instituto em nosso atual ordenamento, uma nota de condenação seria o mínimo razoável. Deixando claro à sociedade e à presidente que Paulo Bernardo não tem mais seu apoio para continuar no governo.

Breno Altman é jornalista e diretor do site Opera Mundi e da revista Samuel

Leia também:


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Pitagoras

Quanta ingenuidade! Há muito que o PT e seu programa ideológico serve somente de trampolim para acesso ao poder pela ala neo-liberalizante que ali se infiltrou. Do PT autêntico, original restou tão somente um genérico píLULA-de-farinha. Aliás quem se mistura com porcos há de comer farinha.

Mário SF Alves

Pior do que ser escravo é ser escravo de bossal escravo de estrangeiro.
__________________________________
E pode juntar tudo num saco só: junta a mídia antidemocrática; junta oministro do PT; junta o próprio PT; junta o Papa e vai dar tudo no mesmo e único “amanhã eu vou lá hoje”.
______________________________________________
Se bobear junta até… bom deixa pra lá.

Fabio Passos

Fora bernardo!
Va fazer lobby para as teles fora do governo… seu vendido!

O Ministerio das Comunicacoes precisa de alguem forte e comprometido com as demandas democraticas da sociedade.
Nao pode continuar um capacho de transnacionais, um pau-mandado do PiG, um privata desvairado que esta com as calcas arriadas para interesses de coorporacoes.

Julio Silveira

Cadê o PT? tenho uma teoria. Está garimpando militante novo, deseja substituir o velho pelo novo, adequar-se ao novo momento e estilo, o de seus vencedores dirigentes. O militante antigo o amante idealista agora é feio, o formiguinha obstinada, agora é desimportante. Já serviram no casamento, já militaram, encharam o caixa do partido com seu dizimo e seu trabalho de formiga. Construiram nomes para a cidadania, fizeram seu papel. Agora o partido é rico, farta oferta de nomes que se tornaram nobres. Cofres abarrotados, controladores rigorosos, tal qual um casamento que acaba, o lado astuto já não tem amor, então não quer dividir o patrimonio. Quer tudo para si. Já tem novos amores. Já tem poder para comprar o entusiasmo de uma noiva nova, mais atraente. O partido já tem preferidos, ja tem rei, rainha e principes. As fomiguinhas, os suditos, agora são descartaveis, reis, rainhas e principes já estão preparados para reproduzirem um novo partido. Novos tempos. As mesmas letras na entrada, mas as cores como mudaram dentro do formigueiro.

Leonardo

Pena que a maioria dos quase 70% dos eleitores de Dilma não tem acesso ou somente assistem a grande mídia para se informarem.
Pra piorar 2014 está cheirando uma número ainda maior de alianças de “esquerda” para garantir a reeleição. Qual é a saída para um eleitor desiludido a muito tempo com a direita retrógrada, os neoliberais tupiniquins e agora os administradores de interesses dos anteriores?

Sr.Indignado

O Paulo Bernardo é aquele que numa reunião (qualquer) já vai perguntando as tendências e rotulando todo mundo. Faz policiamento ideológico e fala grosso com o PT.

Enfim, ele é maior que o PT.

Renato Rovai: A chamada mídia técnica versus a qualidade democrática « Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Breno Altman: PT deveria pedir a cabeça de Paulo Bernardo […]

Marcos Rocha

Será que a Dilma sabe o que está havendo?

Será que a burocracia palaciana não está iludindo a Presidenta convencendo-a a viajar para ver o Papa em Roma, a fim de que, na sua ausência, possam conspirar a favor dos barões da mídia?

Tenho certeza que esse inescrupuloso Paulo Bernardo age sem o aval da Presidenta.

Ah, mas quando ela souber!!! A casa vai cair pro senhor Bernardo.

abolicionista

Dilma está realmente “endireitando” o Brasil.

    Mário SF Alves

    Kkkkkkkkkkkkk… Endireitando o que nunca deixou de ser ou oscilar entre direita e extrema direita? Sem chance, prezado abolicionista.

    abolicionista

    Já foi mais à esquerda, caro Mário. Principalmente quando comparamos a situação de hoje com a daqueles anos de redemocratização. Só que o governo Dilma parece não estar interessado na politização e na conscientização do povo, como se o desenvolvimento econômico pudesse, por si só, desenvolver também as consciências. Por isso vemos eclodirem práticas perigosamente próximas do fascismo. Acho isso um erro terrível.

Urbano

Por motivos óbvios o PT não deve pedir a cabeça; serviria de quê? Melhor pedir o cargo.

    Mário SF Alves

    É… nem pra máscara de carnaval.

Francisco

Já que o PT sequer influi nas politicas do Ministério das Comunicações, o PT poderia botar nele o Pastor Feliciano e colocar um ser humano (qualquer um) na Comissão de Direitos Humanos. E mandava Paulo Bernardo assumir o cargo que lhe cabe nas Organizações Globo.

O PT sairia no lucro: trocaria um ministério que não é seu, por um cargo em que (ainda) tem algum interesse…

PS. O argumento de Dilma é não criar marola em ano eleitoral. A cada dois anos é ano eleitoral no Brasil. Ou seja, não será feito nunca.

Saçuober

Já basta de peia, vamos reagir, na internet e no voto.

Saçuober

Não tem negócio de choro, nem conversa mole, tem que expulsar este senhor do PT.
Se a Dilma resolver ficar com ele, Lula pra presidente.

Ivanisa Teitelroit Martins

Não haverá mudanças no marco regulatório da mídia no governo Dilma, diz PT

Redação Portal IMPRENSA | 22/03/2013 09:30

Na última quinta-feira (21/3), o presidente nacional do partido, deputado Rui Falcão (SP), disse que a presidente Dilma Rousseff não mudará o marco regulatório das comunicações em seu mandato, informou O Globo. Em meio à polêmicas entre o PT e o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, Falcão minimizou as discordâncias e afirmou que “não há crise”.

Leia também
– Ministro e PT se enfrentam por incentivos fiscais a empresas de telecomunicações
– Para ministro das comunicações, PT mistura lei da mídia com investimento
– Deputado do PSDB-BA defende a imprensa e afirma que o PT tem “ódio à verdade”

Crédito:Divulgação

Presidente do PT garantiu que Dilma não conduzirá marco regulatório da mídia

“O governo disse que não enviará nenhum projeto de marco regulatório no ano pré-eleitoral”, alegou Falcão. Ele ainda acrescentou que a presidente tampouco enviará qualquer proposta nesse sentido em 2014, quando disputará a reeleição.

“[O governo] não é contra a existência de regulação, mas neste mandato não haverá nenhuma proposta do Executivo”, reforçou em coletiva de imprensa na sede do PT nacional em São Paulo.

De acordo com Falcão, o partido continua a defender um marco regulatório para as comunicações, apesar da negativa do governo. O PT vai estudar qual estratégia usará para viabilizar a regulação.

Regulação e PNBL
Na resolução “Democratização da Mídia é Urgente e Inadiável”, aprovada no início do mês, o Diretório Nacional do PT disse que o governo deveria enviar ao Congresso o marco regulatório das comunicações e rever o Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), que propõe isenções às empresas de telecomunicações.

As divergências entre o PT e o ministro das Comunicações ganharam força nesta semana, depois que Bernardo, em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, disse achar “incompreensível” que o partido “misture” regulação da mídia com investimentos e vá contra as isenções fiscais às teles.

“Não tem nenhuma contradição. Não há crise entre PT e governo”, comentou Falcão, procurando reduzir as críticas de petistas.

Maria Paula

Este ministro deveria estar fora. Ele não melhora a banda larga, logo, a internet dos brasileiros, critica a lei da imprensa e o PT. O que que é isso?

Janilton Santos

Será que o PT tem complexo de vira latas?…to desconfiando que sim!

leprechaun

“Não há outro caminho, na democracia, para o fortalecimento das instituições, a não ser que se aceite que carreiras pessoais sejam o epicentro da vida política.” A democracia é isso, carreiras pessoais, pq as campanhas giram em torno de pessoas em não de ideias? o resto é ilusão

    Mário SF Alves

    Não. Se pra se candidatar a uma representação política o indivíduo tem estar obrigatoriamente filiado a um partido e se esse partido tem obrigatoriamente de se registrar junto ao STE e, se tal registro exige um programa partidário, então o referido político e o referido partido têm obrigações com o referido programa. Se foi eleito com base no tal programa tem o dever constitucional de cumpri-lo, seja ele à direita, seja ele à esquerda. O resto é balela. É conversa pra boi dormir.
    _____________________________________
    Ser ou não ser, essa continua sendo a questão.
    ________________________________________
    De mais a mais, quem não gosta de brincar, não desce pro play. Se não tem como levar adiante um programa partidário, não entre no jogo. Se não gosta da via institucional, vira anarquista, vira guerreiro, vira qualquer coisa, menos político.
    ________________________________________________
    E mais se não aguenta a democracia não se faça de democrata, pois o povo, numa democracia ainda que relativa como a nossa, tem, sim, o direito de votar por e exigir, até , um regime de esquerda. Que se lasque quem desceu pro play e não tem capacidade, nem intimidade com os brinquedos.

Sr.Indignado

Peraí… o Paulo Bernardo ainda é do PT?

Daqui a pouco o Daniel Dantas vai ser nomeado para o banco central.

mello

Paulo Bernardo é o Miro Teixeira do PT….Os dois são prepostos do PIG infiltrados.

Abelardo

Não dá para entender esse atual PT. Os eleitores, os filiados e, como diz Lula, os companheiros do partido estão se sentindo desrespeitados e traídos. Afinal, de que vale toda nossa defesa, toda nossa publicidade e todo nosso esforço para fazer que mais pessoas tornem-se eleitores do PT, se o partido age como se tivesse algo a esconder e a moeda de troca para a não divulgação do “algo a esconder” fosse não mexer em nada no Ministério das Comunicações? Na pior das hipóteses,por motivo de tanta pasmaceira, podemos imaginar que setores do partido se venderam vergonhosamente aos adversários.
O PT deve saber que essa é a opinião da maioria de seus eleitores e que nós já estamos no limite de nossas tolerâncias por tanta covardia e tanta falta de comprometimento aos ideais demonstradas pelo partido.
O PT tem que tomar vergonha, parar de enrolar seus colaboradores e seus companheiros e não deixar correr o tempo e começar a praticar os atos e ações que os eleitores, filiados e companheiros esperam dele. Caso contrário e em pouco tempo, irá sofrer a mesma decadência que alguns partidos adversários vem sofrendo.

Eduardo

O PT deve punir o ministro. OK. E aqueles que foram condenados por corrupcao ativa, formacao de quadrilha, devem tambem ser punidos? Por que dois pesos e duas medidas? O PT e’ igual ao PMDB, PSDB e demais. Tudo farinha do mesmo saco. Nesse pais partidos politicos = pocilga

José Silva

“Um partido político, para merecer este nome, deve guardar fidelidade a um conjunto de ideias e princípios, sem os quais passará a ser, apenas, um aglomerado de interesses e ambições eleitorais”. LEONEL BRIZOLA

    renato

    concordo com tudo isto!
    Que falou Brizola, mas sou do PT, e tenho que escutar
    outros lideres falar o que é correto, tem algo errado com
    o PT, será que esta dando certo a luta da direita, para
    enfraquecer o PT.
    Está na hora do PT, arregaçar as mangas e meter o braço.
    Estão com medo de perder a Presidenta Dilma, e a Glesi.
    Vamos toma vergonha na cara. Se o cara não cumpre o básico,
    não há razão de estar lá representando o PT, tenho certeza que
    o PT, tem gente capaz para substituí-lo.
    Pode ser até de um partido aliado, pode ser até o Requião.
    Quero ver se comem farinha com Requião.

Ricardo Oliveira

Bernardo deve sair já. Não tem mais espaço para ele no governo. Hoje, o jornal o globo em nota de primeira página, elogia a atuação de Bernardo a fente do ministério.
Devemos inicar uma ampla campanha pela saída do ministro.

Gerson Carneiro

Tucanaram dona Dilma.

Ela imita FHC até nas viagens (a última foi pra beijar a mão do Papa Chico Cagueta).

    renato

    Em todo lugar que vou, os caras cobram de mim,a viagem da Dilma.
    Sei que FHC, fez também.
    MAS p…, será que não dá para evitar.

Mardones

Vamos ver se o rui Falcão vai ficar calado.

tiago carneiro

Vai fazer isso nao. So os tilinhos não notaram que a DILMA é mais tucana que o próprio serra.

Killamjaro

Museu do Índio está sendo invadido na calada, quem mora no rio deve comparecer para impedir mais essa brutalidade do romano sergio cabral

Fabio

Bernardo é o homem do PIG no governo Dilma, por isso ninguém pode mexer nele, nem a presidenta.

Carlos Cruz

O Pt nunca vai fazer isso. Mandado pela Sra Dilma, apoiado por ela, o Sr. Bernardo faz o que ELA manda. Se for para manadr embora, que mande ela e seu subalterno. O Pt não tem coragem para isso. E ele, na verdade, quer é o PODER, fazendo o que for necessário. “Esqueçam o que escrevi”, lembram? Em 2014 vamos buscar outra opção, o PT envelheceu e jogou seus ideais fora.

    Mário SF Alves

    Alterna… o quê? Acorda, companheiro, à corda. À corda, à lona, à knockout. Fomos todos a knockout. E por quem? Pela mídia fora-da-lei representante uníssona da pior elite do mundo. Fomos à knockout pelos mais bossais dos escravos, a mídia e a elite escrava do estrangeiro. E o Haibernendo, claro.
    __________________________
    Fernandhenrique assumiu que era escravo. Chegou a tomar lição de moral do Clinton, e publicamente. Bom, mas aí é (era pra ser) outra estória.

Jose Mario HRP

Paulo Bernardo e sua linda esposa Gleise são bancados por gente que antes patrocinava as politicas neoliberais do Boca de Suvaco FHC!
Já vão tarde!

    Ronaldo Curitiba

    Enquanto isso a verba para a candidatura da loirinha cada vez aumenta mais . . .

MariaC

Ele irá imediatamete para o novo partido Rede. Esse é seu perfil.Um pseudo.

MariaC

O PIG sabia porque queria o Palocci (Paloti), o público sabe porque não quer o Bernardo.

anac

Incompreensível seu bernardo, é o PiG se achar no direito de dar golpe contra as instituições democráticas. Getúlio foi levado a suicídio, tentaram impedir Juscelino de assumir o presidência e Jango sofreu golpeado. Lula por pouco não foi defenestrado do poder. Dilma desde o primeiro minuto do governo sofre com as mentiras ao ponto de ver 7 ministros caírem. Foi salva pelo gongo com a descoberta da quadrilha veja-cachoeira. Quantos presidentes terão Lula por trás para aguentar as campanhas difamatórias promovidas pelo PiG? Lula não é eterno, D. Dilma. É fácil manter-se no governo quando se tem Lula, o CARA, como padrinho.
Por muito menos a Inglaterra fechou um tabloide de noticia de mais de século de existência, cujo dono é o mais poderoso capo do mundo das comunicações. Não só isso, prendeu sua editora chefe e está a recrudescer o marco regulatório existente na ilha desde o século passado. E os ministros de lá não ousam tentar sabotar a mudança necessária. O Bernardo, o frouxo, se borra de medo do PiG.

    Mário SF Alves

    Observação plena de conhecimento e razão, prezada anac. No entanto, não tenhamos mais dúvida, a democratização da mídia só virá por nossas mãos. O Governo Federal pode, até, dar uma ajudinha (discreta), mas, o centro da tormenta quem vai ter de segurar somos nós.

Jair de Souza

O texto de Breno Altman me parece muito sensato e pertinente. O atual Governo Federal é composto de uma aliança de vários setores, que concordam em alguns pontos e discordam em outros (o que é lógico na formação de alianças, já que não se faz alianças com iguais – com iguais o que se promove é a unidade).

O PT deve mesmo deixar claro qual é a posição que representa nesta aliança e exigir que aqueles que fazem parte da direção governamental em seu nome sejam leais às determinações emanadas das instâncias apropriadas do Partido. Como foi dito no texto, a presidenta Dilma pode até decidir manter e apoiar a permanência do ministro Paulo Bernardo e sua política favorável aos interesses dos barões da midiocracia. O que ela não pode e não deveria é crer que o PT precisa aceitar que um ministro seja indicado como parte de sua cota na aliança para fazer o jogo daqueles que se opõem aos objetivos históricos ou estratégicos do Partido.

Numa situação em que um partido de linha popular exerce a hegemonia em uma aliança, mas não está em condições de governar sozinho, é mais que natural que haja uma composição que resulte num governo que não vai atender em sua plenitude os interesses e objetivos deste partido. Sendo assim, é bastante aconselhável que o Partido designe para certos postos pessoas capazes de vencer as resistências das forças adversárias enconadas no setor social em que vai se dar sua atuação. Ou seja, é importante que a pessoa que representa o Partido no cargo em questão tenha trânsito suficiente para possibilitar que as posições e decisões do Partido para aquela área venham a ser mais facilmente aprovadas (ou, pelo menos, que as resistências sejam minimizadas) pelos que aí detenham força real.

No entanto, o que temos visto em várias situações é o ministro designado pela presidenta Dilma dentro da cota do PT agir, na verdade, como um porta-voz dentro do governo dos setores que se opõem às mudanças. Em outras palavras, estes ministros (Paulo Bernardo entre eles) não lutam para que as linhas políticas traçadas pelo Partido consigam se impor, senão que, ao contrário, se esmeram para que os interesses e privilégios daqueles que detêm ilegitimamente a hegemonia factual não sofram nenhuma ameaça.

Como muito bem expressou Breno Altman, o PT tem a obrigação de bradar em alto e bom tom: “Não em nosso nome!”

Mário SF Alves

Em sendo assim, a continuar neste ritmo, e excluída a hipótese de um acordo a sete chaves de pseudo agressão unilateral, logo, logo veríamos o PiG de beijinhos e abraços com o PT.
__________________________________
Já na referida hipótese – totalmente maluca, mas nem tão remota em se tratando de o País do inusitado – e por mais que ele, o Haibernendo, seja integrante coroado do esquemão neoliberal do PiG, por mais que ele os sirva e satisfaça, ainda assim ele e todos os demais falsos progressistas seriam alvos preferenciais dos ataques de fachada e seletivos da mídia golpista; a mesma que participa, estimula e idealiza golpes contra o povo brasileiro e depois se autodeclara revolucionária; a mesma cuja “sacrossanta” missão é garantir a mais absoluta alienação política entre os tupiniquins.
_________________________________________
Lei dos medios pra quê, né não Haibernendo?
________________________________________________
No Brasil, democratização da mídia e civilização das teles, sim, tudo imprescindível, e sim, tudo inadiável, mas, INFELIZMENTE, isso só vai acontecer pelas mãos do povo e apenas quando o povo acordar. Aí, meus caros ultraneoconservadores, FELIZMENTE pode ser um cadinho tarde.
_______________________________________________
Mas, durmam o sono dos (in)justos, senhores do regime braZil-eterna-senzala, durmam tranquilos, mesmo porque, como o povo por aqui anda extasiado com o pinguinho de p0gress0 ora reinante… a imposição radical da democracia é ainda muitíssimo pouco provável. Por aqui, carta programática de partido progressista vira carta aos brasileiros; constituição vira peça de decoração. Assim, talvez, quem sabe, os portugueses, os espanhóis, os gregos, os italianos, os chipriotas, o enorme contingente de americanos excluídos, esses, talvez, quem sabe não iniciem algo do gênero…

Rodrigo Leme

Acho tão engraçadinho tratarem o Paulo Bernardo como se eleestivesse tomando decisões sozinho, como se cada passo dele não fosse sancionado ou ordenado pelo partido….

    Mário SF Alves

    É… alguém ia ter mesmo de limpar o poleiro. O problema é que ninguém assume a sujeira que faz no galinheiro.
    _________________________________
    E viva a carta aos “brasileiros”! E viva a realpolitik! E viva os pseudopartidos políticos brasileiros! E viva a democracia mídio-tutelada brasileira!
    __________________________________________
    Ainda assim… e francamente, viva a pouca e frágil e tutelada democracia brasileira! E devemos ela a alguém? A quem?

    Paulo

    Existem dois PTs. O que governa pelo poder e o que milita para empoderar o primeiro. O primeiro sabe o que faz e o segundo nem imagina.

    abolicionista

    Se você tem alguma informação que nós não temos, seria ético distribuí-la. Caso contrário acho mais digno e honroso manter a boca fechada do que propalar acusações infundadas. Em outras, palavras, ou você prova o que está dizendo ou continuará passando por mentiroso.

andre i souza

Fora, sr. Paulo Bernardo! Fora do governo; Fora do PT. Vai pros braços de Eduardo Campos e cia. ltda, faça-nos esse grande favor.

Ressaltando : FO-RA!

    Mário SF Alves

    Acrescenta aí, a continuar neste ritmo, logo, logo estaremos gritando e RESSALTANDO: FORA PT!
    _____________________________
    O problema, o drama, e tudo isso que seria comédia se não fosse tragédia, é identificar com segurança o que se poderia por no lugar hoje ocupado por eles. Ele partido, ele papa, ele Bernardo, e todos os demais eles.
    ___________________________________________
    Estamos todos numa camisa-de-força de tipo “ruim com eles, pior sem eles”.
    ___________________________________________________
    Dia virá em que toda e qualquer EXPLORAÇÃO DO HOMEM PELO HOMEM, quaiSquer que sejaM eleS, explorador e explorado, será considerada ato abominável. Até este dia… porém… ficaremos hibernando. Ou… teles sugados, ou mídio sugados, ou pseudodemocratizados, quem sabe?

J Souza

Desse jeito, logo, logo será fundado um grupo “Os Amigos da Presidente Globo”!
Encabeçando o movimento/grupo:
– Dilma Rousseff
– Paulo Bernardo
– Helena Chagas
– José Eduardo Cardozo
– Ayres Britto
– Joaquim Barbosa

Um outro grupo/movimento, menor, também poderá ser criado “Os Amigos dos Bilionários ‘Necessitados'”. Membros fundadores:
– Guido Mantega
– Luciano Coutinho

    Mário SF Alves

    A continuarmos neste ritimo, dia virá, prezado J Souza, em que este seu discurso em nada soará como sendo eminentemente reacionário.
    _________________________
    Dia virá, virá que eu vi.
    __________________________________
    Eu vi, Rui Barbosa viu, Franklin viu, Millor viu, e Pulitzer viu.
    ______________________________________________
    E eis o que Joseph Pulitzer viu:

    “Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma.”
    ______________________________________________________
    E eis quando Joseph Pulitzer viu: entre 1847 e 1911; há pouco tempo, portanto.
    __________________________________________________________
    Ou, mais do mesmo, como bem lembrado pelo Franklin:
    “A imprensa brasileira é a mais independente do mundo.Independente até dos fatos.Os fatos dizem uma coisa, a imprensa publica o que quiser.”
    (Franklin Martins) https://twitter.com/#!/JesusDivino/status/179730236332716032
    _____________________________________________________________
    E tem mais; agora é o Millor quem diz (em 2006):
    “A imprensa brasileira sempre foi canalha. Eu acredito que se a imprensa brasileira fosse um pouco melhor poderia ter uma influência realmente maravilhosa sobre o País. Acho que uma das grandes culpadas das condições do País, mais do que as forças que o dominam politicamente, é nossa imprensa. Repito, apesar de toda a evolução, nossa imprensa é lamentavelmente ruim. E não quero falar da televisão, que já nasceu pusilânime.”

    Luís

    Millor não é parâmetro, nem exemplo para nada. Sempre deu uma de anarquistinha e falava sempre aquilo que agradava a crasse mérdia (especialmente quando falava de imposto). Disse isso da imprenÇa em 2006 e terminou os seus últimos dias aonde? Trabalhando para a fAlha e para o UrinOL.

    Mário SF Alves

    Pois é, Luis, ainda assim, é inegável que aí ele teve um rasgo de lucidez. Inegável. E num contexto destes, meu caro, onde predomina o inconstitucional tutelamento midiático de todo um povo; onde reina absoluto o monopóplio privado dos meios e do conteúdo da informação, toda crítica, contundente a este nível, é muito bem vinda. Especialmente se aquele que a emite assina Millor Fernandes.

    Fabio Passos

    Muito bom. rs

Izac M. Alves

Estamos precisando de partidos de esquerda forte e que nao se aliem a nenhum partido de direita com fez o Lula e está fazenda a Dilma.

Serginho Cabralito

Tem resolução do partido para expulsar filiados e dirigentes condenados criminalmente também, essa é para ser cumprida ou não?

Julio Silveira

Eu não quero mais ajudar corroborando esse jogo de cenas.

    Mário SF Alves

    Tá. E vai fazer o quê?

Saçuober

Fora do PT já. Este senhor com estes pronunciamentos, com a maracutáia das teles, se ficar a vaca vai pro brejo.

    Lu Witovisk

    Isso ai!!! aposto que tem vaga no PSDB. FORA BERNARDO.

Thomaz

Têm toda razão, o jornalista Altman e os petistas, a cabeça do ministro deve ser pedida diretamente a Dilma Rousseff e junto a da mulher dele Glisi Hoffmann. O problema é que os petistas têm medo da brizolista Dilma.

Gerson Carneiro

Tem um pouco de tudo.

Muitos anos no Poder fez o PT entrar em uma zona de conforto e por isso não tem mais disposição de brigar para se auto afirmar ideologicamente.

Cada um dos grandes do PT está confortavelmente em seu respectivo cargo e não mexerá seu trazeiro na confortável poltrona para posar de “o chato do partido”.

Para atender aos anseios do PT de outrora seria necessário ao PT mostrar-se combatível tal como era Hugo Chavez. E isso não veremos.

Quanto ao Paulo Bernardo, é público e notório para quem ele presta serviços.

Portanto, aberração como o caso do Paulo Bernardo, está se tornando comum no Governo do PT e deixando de ser aberração. A exemplo de Alexandre Padilha na Saúde e Eduardo Cardozo na Justiça.

    emerson57

    sr. gerson,
    eu ia ao pé da página para colocar a minha opinião.
    desnecessário escrever. o senhor já o fez.
    fico pasmo com os políticos eleitos pelo pt que nem para dar um simples apoio à cruzada do senador collor contra a veja e o pgr servem.
    covardemente se escondem.
    além desse bernardo tem me preocupado muito dona graça (e dilma!) e a rodada de alienação da prospecção de petróleo.
    não foi para isso que eu votei no pt!!!!!
    http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/polemica-sobre-leiloes-de-areas-para-exploracao-de-petroleo

    Gerson Carneiro

    Tucanaram dona Dilma, seu Emerson. Ela imita FHC até nas viagens (a última foi para beijar a mão do Papa).

    andre i souza

    Ou seja, caro Gerson, o PT vendeu os culhões às urnas e o PB a alma aos interesses mais baixos da elite reacionária.

    Dilma, quem cala consente, concorda e aprova. Não tem jeito: é FO-RA PB!

    Ressaltando : FO-RA, Paulo Bernardo.

Helio Hanel

Paulo Bernardo, faz muito tempo não é um ministro da confiança de muitos brasileiros e o pior de tudo, tem o apoio da presidenta. Em relação à comunicação e à reforma agrária Dilma, ainda, não disse ao que veio. É uma pena…

simas

O Partido dos Trabalhadores tem a obrigação de expulsar o Paulo Bernardo de suas fileiras, por atentar, deslealmente, contra o q postulou o partido. Não tem por onde, contemporizar; tem de assumir suas responsabilidades, tal e qual tem feito, sempre, até aqui.
Vários nomes carregados de votos e mto mais importantes q o Bernardo, já foram afastados do partido; e não vai ser um Paulo Bernardo, qualquer, q iria impor ao Partido dos Trabalhadores, indisciplina, grossa.
Se ele é ministro do Gov Dilma, não significa q o partido tenha de conviver, em seus quadros, com um filiado, deslealmente indisciplinado. Tudo bem, q a Dona Dilma queira mantê-lo em seu ministério; porém não levando a cota partidária, q caberia ao PT…
É isso.

FrancoAtirador

.
.
NOTA DA DIREÇÃO NACIONAL DA ARTICULAÇÃO DE ESQUERDA
Tendência Interna do PT

No Blog do Valter Pomar, via Maria Frô

Sobre as declarações do ministro Paulo Bernardo

O ministro Paulo Bernardo, em entrevista concedida a jornal da grande imprensa, criticou a resolução adotada pelo Diretório Nacional do PT, acerca da democratização da comunicação.

É direito do ministro fazer críticas ao PT, assim como é direito do PT criticar decisões do ministério encabeçado por Paulo Bernardo.

Mas há maneiras e maneiras de exercer os direitos recíprocos.

A entrevista do ministro tacha de “incompreensível” a posição do PT.

Incompreensível, por qual motivo?

Em nossa opinião, o ministro considera “incompreensível” porque, em sua concepção das coisas, ele separa o que faz parte do mesmo universo.

Não é mais possível, no mundo da convergência digital, discutir democracia na mídia sem discutir as teles.

Teles que oferecem um péssimo serviço, mas serão beneficiadas com desonerações e isenções.

Como sabemos, a redução de impostos não garante a desejada redução dos preços cobrados.

O plano atual do MinCom não assegura Banda Larga Universal e com Qualidade, tal como preconizado pela Conferência Nacional de Comunicação.

Para estender esse direito a todos os brasileiros, o melhor caminho nos parece ser o de recuperar e revitalizar a Telebrás.

Outro caminho, que parece preferido pelo ministro, é apostar todas ou quase todas as fichas no setor privado.

Se coubesse adotar o termo “incompreensível” utilizado pelo ministro, poderíamos dizer que incompreensível é postergar para um futuro incerto o marco regulatório.

Ao declarar a O Estado de S. Paulo que “não é fácil regular”, e ao reduzir a regulação apenas às questões de combate à discriminação e de estímulo à diversidade regional, o ministro capitula a uma situação de fato que só beneficia o status quo.

Ou seja: beneficia as empresas que formam o oligopólio que controla a comunicação de massa no Brasil.

Tema que é fartamente abordado nas deliberações da Conferência Nacional de Comunicação, nas reivindicações dos movimentos sociais e nas resoluções do Partido dos Trabalhadores.

Partido ao qual o ministro Paulo Bernardo é filiado.

O sistema de mídia brasileiro é oligopolizado, altamente concentrado tanto verticalmente quanto horizontalmente, e totalmente voltado à obtenção de lucros, em detrimento de suas funções sociais.

Produz conteúdos de baixa qualidade, em desacordo até com as tímidas determinações da Constituição Federal, e vem tomando partido contra a democratização da sociedade brasileira.

Na Inglaterra a mídia está sendo novamente regulamentada. Por que é que no Brasil não pode, companheiro e ministro Paulo Bernardo?

Direção Nacional da Articulação de Esquerda
19 de março de 2013

(http://bit.ly/WYc3iQ)
.
.
Leia também:
(http://valterpomar.blogspot.com.br)
(http://pagina13.org.br)

    Lafaiete de Souza Spínola

    Temos que acabar com o financiamento privado, corruptor.

    Quem dele participa, termina enchendo dois sacos: O saco do grupo partidário (do grupo, não do partido!) e seu próprio saco. O que se pode esperar de pessoas que têm essa conduta? E que esperar de quem aprova essa atitude execrável?

    Lutemos pelo financiamento público e exclusivo!

    Temos que discutir isso, aqui! Como está, nada vai mudar!

    Mário SF Alves

    Este ministro é a própria reincarnação do estelionato eleitoral. E alguém tem de responder por este tipo sórdido de estelionato. Ou ele ou o PT. Ou… o Papa, quem sabe.
    ____________________________
    Realpolitik, realpolitik, estou com a paciência cheia de você.
    _____________________________________
    Se bem que a coisa anda mais pra unrealpolitik do que realpolitik.
    _____________________________________
    OU… REALFROUXISK, quem sabe.

NilvaSader

PB é um escroque. Cabe ao PT reagir.

Paulo Cezar Soares

O que faz o ministro Paulo Bernardo no governo? Como pode um ministro ir contra o governo que representa? Ministro: com todo o respeito. Pede para sair. Precisamos de pessoas com poder de decisão, com peito para agir

    FrancoAtirador

    .
    .
    Prezado Paulo Cezar Soares.

    O ministro não está “indo contra o governo”.

    O posicionamento dele é o da própria Presidente.

    Desse jeito, fica difícil de participar em 2014.
    .
    .

    tiago carneiro

    Concordo plenamente. A Dilma está se mostrando mais tucana que o Serra. Com tanta tucanagem, com qual motivação eu irei participar de uma campanha em 2014? Até hj me arrependo do tempo que perdi nas ruas em 2010.

    Pra mim a Dilma é uma traidora.

    Walter

    Interessante, quer dizer que o amigo Franco Atirador está percebendo agora que fica difícil apoiar em 2014.Pois há mais ou menos um ano atrás você mesmo me chamou de aecista, troll e quinta coluna, exatamente pq eu disse isso.O governo Dilma traiu ,tucanou….E fim de papo.Estou aberto a sugestões para 2014. O que está aí, no prelo, não me representa.

Luís

Como é ingênuo e tolinho esse Breno Altman.

Erick da Silva

O ministro Paulo Bernardo está lançando um pacote de bondades para as teles, que entregará patrimônio público, isenções fiscais e financiamento generoso. Quais são os interesses que ele pretende atender?
http://www.aldeiagaulesa.net/2013/03/paulo-bernardo-o-ministro-das-teles.html

silvia macedo

Muito bem, apoiadíssimo. Texto excelente.

josé maria de souza

Saudades do Franklin!
josé maria

Mineirim

Pois é, o Cerra ameaçou desfazer o que o governo do PT fizesse em relação à Petrobrás e à distribuição dos poços, caso ganhasse a eleição. Já o governo do PT, relativamente ao marco regulatório das comunicações, não precisa ameaçar nada, simplesmente não faz e ainda faz escárnio das próprias decisões do partido. Bravo, né?

Deixe seu comentário

Leia também