Bornhausen: Dilma, candidata em Cuba

Tempo de leitura: 2 min

Líder do DEM diz que Dilma deveria ser candidata em Cuba

28 de julho de 2010 • 21h39 • atualizado em 29 de julho de 2010 às 11h21

no Terra

O líder do DEM na Câmara dos Deputados, Paulo Bornhausen (SC), criticou a candidata à presidência da República Dilma Rousseff em nota oficial distribuída na noite desta quarta-feira (28), dizendo que a democracia incomoda a petista e que seria ideal para ela “candidatar-se em Cuba”.

Citando como exemplo o fim da CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira), Bornhausen diz que Dilma “e seu criador não admitem perder, algo absolutamente inerente à disputa política dentro de uma democracia”.

O líder do DEM encerra a nota afirmando que Dilma e o PT não gostam de oposição, “não gostam do debate político, do contraditório. Não é adequado disputarem eleições no Brasil”.

Segunda a assessoria de Paulo Borhnausen, a nota responde aos ataques da candidata do PT, Dilma Rousseff, feitos em visita ao Rio Grande do Norte, nesta quarta (28). “O DEM votou contra tudo. Teve uma atitude não de oposição, foi de destruição do governo Lula e, em alguns momentos, da pessoa do presidente Lula”, disse a ex-ministra em entrevista à Rádio Difusora AM, de Mossoró.

Dilma também fez duras críticas ao DEM-RN, durante entrevista à rádio 96FM, afirmando que os ataques do partido no Estado ao governo Lula são “todos desrespeitosos”.

“É desrespeito à nossa inteligência, porque fomos objeto de toda sorte de acusações, e não só crítica. É votar contra, sistematicamente, é querer acabar com o Prouni e aí ele (senador Agripino Maia, que chegou a ser cogitado para vice de Serra) não pode dizer que não é oposição, pois ninguém pode ser contra alguém estudar. Eu não entendo”, disse a ex-ministra após ser questionada sobre o que achava do senador do DEM-RN ter dito que não perdoava Lula por obras não terem sido feitas no Estado.

“A barragem de Oiticica está no PAC 2, com verbas do governo. A Transnordestina está na fase inicial e você não tira uma rodovia do chapeu, é um processo demorado. Agora, o senador chega em um momento eleitoral e diz isso. Eles nunca fizeram e não vão fazer”, se defendeu Dilma.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

fernandes

Pessoas que viveram sob a égide da ditatura militar, se beneficiaram com desvios do dinheiro publico para paraisos fiscais, construindo impérios com redes de TV, rádios e Jornais e conglomerados de grandes empresas. Perseguiram, torturaram, mataram. Pessoas que cresceram na politica protejidos pelo regime militar. Desviaram dinheiro da saúde, educação, transportes, saneamento básico, merenda escolar. Formaram uma máfia travestida de partido político. Que deixaram a maioria do povo na miséria enquanto se deleitavam em seus palácios com nosso dinheiro. Dinheiro sujo pelo sangue de inocentes derramado nas portas dos hospitais, debaixo de pontes e nas periferias das grandes cidades… o que dizer? A familia Bornhausen fez parte de todo esse esquema. O pai desse cidadão foi governador biônico dos militares. Quem tem mais de 40 anos sabe disso, aliás todo mundo sabe disso. Mudaram sua sigla várias vezes(UDN, ARENA, PFL, DEM) na ínútel tentativa de esconder o vampirismo que arrastam ao longo do tempo.

monge scéptico

A única coisa em acredito, é na inteligência do povo brasileiro. As pesquisas e seus seguidores que me
perdoem: se born hausen não fosse rico já estaria num manicômio, comendo de quatro. ele e a maioria
da oposição raivosa

Ed.

Táticas do domínio e da conquista são a divisão e a dissimulação:
Nos EUA, os "democratas" fica à esquerda do republicanos.
Aqui a (ultra) direita de Bornhausen (UDN, Arena PDS, PFL), apropriou-se da palavra "democratas".
Os tucanos, mais dissimulados, pegaram a "social democracia"…
Ocupado (com palavras) o "entorno do centro", resta aos outros os "extremos" ou nichos, como verdes, cristãos, etc.)…
Nos tempos da mídia unidirecional, que pode falar ou vomitar, sem ter que escutar ou engolir de volta, estes truques eram mais eficazes.
Agora, com a informação e a opinião bidirecional (multi é ainda melhor), eles terão que buscar outras maneiras de tentar exercer seu pretenso e desejado poder pela sua simples mediocridade.

Eudes H. Travassos

Bonhausen por sí só já diz tudo, acho qure este tipo de ser humano~nem merece tanta atenção, seu fim está próximo.

Ramalho

O DEM e o PSDB não são, apenas, contrários ao governo, mas adversários do Brasil. O DEM e o PSDB atrasaram por meses a votação do Orçamento Federal, na tentativa de levar o país à inação e subsequentemente ao caos. Seus adeptos querem tomar o país para si, incluindo terra e trabalho. Querem explorar e esgotar os recursos nacionais mesmo a custa do comprometimento das futuras gerações – ao destruir o meio-ambiente, como prova a proposta de novo código florestal, por exemplo. Essa turma precisa ser defenestrada do cenário político nacional. Ela é o mal.

nelsão

Azenha,
O e-mail deste ilustre deputado, para que todos enviem mensagens de congratulações pelas besteiras é:
[email protected]
Agora não sei se é Bronhausen ou Bronhausen.
Nelsão

Marat

Gente dessa laia é sempre bajulada no PIG. Eles se merecem!!!

Leonidas de Souza

Pelo amor de Deus, esse é o nível da Oposição que quer governar o Brasil?
Índio da Costa, Sergio War, ACM Neto, etc, só abrem a boca para dizer besteiras.
Assim o Serra vai naufragar antes de sair da praia. O Serra até tem tentado consertar, mas as emendas estão saindo pior que o soneto. Já estão trocando Jesus por Genésio.
Enquanto isso, o Aécio vai comendo pelas beiradas, num apoio velado a Dilma. Aécio vai dar o troco a moda mineira, faz que vai, mas não vai apoiar o Serra.

Odete

É verdade. Isto já vem acontecendo há alguns anos. Nas eleiçoes de 2002, a fúria deles se tornou descomunal,com a derrota desta figurinha ao senado( quanta pretenção!!!!), para ninguém menos que a nossa guerreira Ideli Salvatti. Eles pilaram miudinho.Tentaram manipular as pesquisas, que até na véspera colocavam o Tal "filhinho de papai" como eleito, para tomar o lugar de seu pai na câmara maior da nação. Portanto, eles nutrem um ódio mortal ao PT, especialmente à Ideli. Mas, desde então eles só tem perdido poder e prestígio. Ainda bem. O que me preocupa é o bom índice nas pesquisas do candidato deles, o demo Raimundo Colombo. É o típico lobo em pele de cordeiro. Com a eleição dele, o clã dos Bornhausen recuperaria parte do poder perdido. Só faltava que nosso estado seja o responsável pela sobrevivência dos DEMOs.

Alberto

Aqui em Santa Catarina, chegaram a mudar a Constituição estadual para que o pai do Paulinho Bornhausen,o Kaiser, como é chamado i pelos puaxa-saco, fosse vice-governador do Ivo Silveira em 1965. Em 1978 o Kaiser (Jorge Konder Bornhausen, o pai do Paulinho Bornhausen), assume o governo do Estado de Santa Catarina por indicação ditador de Plantão, o Ernesto Geisel e, como governador não titubeou em usar a Lei de Segurança Nacional contra jornalistas que ousaram critica-lo. Seu antecessor foi nada mais nada menos do que o Antonio Carlos Konder Reis, seu primo em primeiro grau, também empossado governador por determinação do presidente Emilio Garrastazul Médici que, como sabemos foi um primor de democrata.

Herminio

Da nojo ler qualquer coisa sobre esse cara, ele que fez parte do grupo que sempre mamou nas tetas da viuva, deve estar com saudades e que moral tem ele pra falar em democracia? não seria esse senhor que disse que iria acabar com a raça do povo mais humilde? que eu me lembre esse camarada sempre esteve militando do lado dos opressores do povo brasileiro, que contribuição esse sr deu ao nosso povo? se não estiver esganado, ele ja foi ministro da educação em longinqua era e o que ele conseguiu como ministro? que eu saiba ele é dono desse grupo denominado de demos/arena/udn/pds/pfl e não sei mais quantos nomes. O que se pode esperar daí? nada.

Valentin

Esses caras do DEM tão tão perdidos que falam o que vem à cabeça. Dar crédito prá eles é tranformar uma libélula em elicóptero.( pultz, essa saiu do nada)

Damastor Gautierre

ELEIÇÕES E DEMOCRACIA EM CUBA*

Prof. Eddy Jimenez
Univ. de Havana

Na manhã de hoje, nós conversávamos sobre o tema da educação. Vou fazer uma pequena referência a isto. Ao nosso juízo, não pode existir democracia se não existir educação. Não pode existir democracia sem educação por uma razão muito simples: pode haver democracia com um povo de analfabetos? Eu estou quase convencido de que não. Pode haver democracia com um povo inculto, eu creio que posso assegurar que seja impossível. Pode haver democracia se não há um mínimo de justiça social? Atrevo-me a afirmar que não. Não se pode fazer democracia num lugar onde as pessoas não saibam ler e escrever, onde as pessoas, por carecerem de recursos, vendam seus votos. Portanto, há de se partir de um preceito martiniano (de José Marti): ser culto para ser livre. É impossível a liberdade se não existir cultura. Portanto este foi o preceito que precisamente guiou a revolução cubana em seus primeiros anos: educar o homem para ser mais livre, para ser mais pleno em todos os âmbitos da vida social, econômica e democrática.

    Damastor Gautierre

    Sobre o tema da democracia em Cuba, e sobre o tema específico das
    eleições em Cuba, há por parte dos inimigos, por parte dos Estados
    Unidos, por parte das grandes agências de notícias do mundo, grandes
    "mentiras". Em primeiro lugar se afirma que em Cuba não há democracia,
    há quem, inclusive, me disse que em Cuba não existem eleições. Sim, é
    bom fazer uma análise sobre como tem lugar as eleições em Cuba e como
    se realiza efetivamente a democracia em Cuba.

    Quero dizer que não penso que tudo em meu país seja perfeito. Nós
    temos muito por andar, temos muito por aperfeiçoar. Porém creio, e faço
    esta profissão de fé aqui, que somos muito mais perfeitos do que muitas
    democracias que nos dizem – ou que dizem ao mundo – que não somos
    democráticos.

    Damastor Gautierre

    Como se realizam as eleições em Cuba? Em primeiro lugar está proibido
    terminantemente em Cuba que um partido, qualquer partido, o partido
    comunista, apresente candidatos para as eleições. O partido comunista
    cubano não apresenta candidatos para as eleições. Como se elegem os
    candidatos às eleições? Eles se elegem desde a base. Cada cidade se
    divide em circunscrições eleitorais de acordo à quantidade de habitantes
    de uma zona. Nesta zona, em específico, o povo se reúne em Assembléia
    e elege entre dois a oito candidatos – tanto a nível de município, o que
    vocês chamam de vereadores, quanto a nível de província, o que vocês
    chamam de estado, quanto a nível de Assembléia Nacional, que seria o
    parlamento. Esses candidatos, ou esses postulantes, em número de dois a
    oito, passam ao período eleitoral. Passam às eleições onde têm de
    alcançar 50% mais um dos votos, para poder galgar cada um dos níveis,
    município, província, Assembléia Nacional. Nestas assembléias do povo,
    onde se elegem os pré-candidatos, qualquer pessoa de qualquer credo
    político, de qualquer religião pode propor qualquer um, basta apenas que
    a pessoa aceite ser candidato. Basta que ela aceite submeter-se às
    eleições. Eleições que além disso, serão por voto livre (o voto não é
    obrigatório), secreto e direto.

    Quando se procede o ato eleitoral como tal, não é um grupo de pessoas
    adultas que guarda as urnas eleitorais. Por prática, em Cuba, as urnas
    eleitorais enquanto se procede a votação, são guardadas pelas crianças –
    as crianças das escolas. Elas ficam observando até a hora de contar os
    votos.

    Nesta votação, pode se dar o caso que, digamos, entre cinco, seis, sete
    candidatos, nenhum deles alcance 50% mais um dos votos. Se procede
    então um segundo turno entre os dois aspirantes que alcançaram maior
    número de votos, determinado-se quem tem 50% mais um. Isto, em
    sentido geral, na base, é a essência das eleições cubanas.

    Damastor Gautierre

    Primeiro: todo aspirante em qualquer nível, municipal, provincial (1) ou
    nacional, tem de ser, sem exceção, apresentados desde a base, e
    competir com todos os candidatos que sejam propostos nesta zona.
    Segundo: todo candidato que saia eleito em qualquer nível, participa das
    decisões do nível que lhe corresponde, seja do município, do estado, da
    Assembléia Nacional. Quando se chega, digamos, a Assembléia Nacional
    deverá ter passado por este filtro das eleições onde deverá ter alcançado
    50% mais um; qualquer candidato, inclusive Fidel Castro, sem exceção,
    tem que ser proposto pela base, e competir, na base, com os outros
    candidatos que foram propostos, e alcançar 50% mais um, sem exceção.

    Nosso regime não é presidencialista. Nosso regime é parlamentarista.
    Então, a Assembléia Nacional do poder popular – entenda-se, o
    parlamento cubano – é o responsável máximo pelo governo do país.
    Todas as leis devem ser apresentadas a este parlamento para a sua
    aprovação, sem exceção. Além disso, esse parlamento, eleito desta
    forma, é quem elege por sua vez o Conselho do Estado. O que é o
    conselho do Estado? O Conselho do Estado é a Presidência do país e as
    Vice-Presidências que, também, têm que ser eleitas por este parlamento
    da mesma forma, 50% mais um dos votos, senão não pode ser nem
    presidente, nem vice-presidente do país.

    Damastor Gautierre

    Por ser Cuba um regime parlamentar e não presidencialista, o presidente
    de Cuba tem menos faculdades que qualquer outro presidente, de
    qualquer outro país que tenha um regime presidencialista.Vou lhes dar um
    exemplo. Em primeiro lugar, imaginemos Fidel Castro, presidente do
    Conselho do Estado de Cuba. Não pode estabelecer nenhuma lei por
    decreto se não tem 50% mais um da aprovação. Vou lhes dar outro
    exemplo: o presidente dos EUA, Bill Clinton, pode por decreto assinar
    uma lei, e depois consultar o parlamento. Pode inclusive proceder a uma
    agressão militar a outro país e depois consultar o parlamento. A
    constituição lhe dá essa faculdade. Em Cuba, não. Em Cuba o presidente
    não tem essa faculdade. Teria que ser aprovado com 50% mais um do
    Conselho do Estado. Mesmo no caso de uma emergência, se for uma lei,
    deve ser aprovada pelo parlamento. Um presidente, digamos, dos EUA –
    Ronald Reagan, George Busch, digamos que seja Bill Clinton – chega ao
    poder às vezes com 35% dos votos de seu povo – uma votação bastante
    indireta, se consideramos os que se abstém, porque geralmente a
    abstenção nos EUA é de 40%. E considerando-se, além disso, os que
    votam no Partido Republicano, será com 35% dos votos que um
    presidente governa os EUA. Em Cuba isto jamais pode suceder. Jamais!
    O presidente primeiro precisa ser eleito para o parlamento, devendo ser
    eleito como deputado – alcançando os 50% mais um, e não apenas isso,
    50% mais um de votação livre, secreta e direta do povo. Porém não
    apenas isso, há mais! Deve ser eleito por esse parlamento com 50% mais
    um dos votos, senão não chega à presidência. Que diferença! Ela é
    enorme, entre esse regime parlamentarista e o regime presidencialista que
    se diz o mais democrático do mundo.

    Damastor Gautierre

    Além disso, consideremos os setores da vida do país que estão
    representados em nosso parlamento, que estão representados em nossa
    Assembléia Nacional, que estão representados em nossa assembléia
    municipal. Para começar, existe uma representação de todos os setores
    em cada um desses níveis da vida nacional. Como não há um partido que
    postule, é o povo que postula, simplesmente o povo solicita, pede a
    alguém que seja seu representante. Esse alguém pode ter qualquer
    tendência ideológica. Temos em todo o parlamento cubano a
    representação de todos os setores da vida do país. Vou lhes dar um
    exemplo. Há quem diz: não se trata de um regime comunista. Ao nosso
    parlamento tem sido eleitos, desde a base, escritores de filiação
    católica-apostólica-romana, famosos escritores cubanos que disputaram a
    Assembléia Nacional e foram eleitos pela base do povo. Existe também
    parlamentares que são de religião protestante, existe um reverendo, o
    reverendo Raul Soarez, protestante, que disputou a Assembléia Nacional
    da tribuna popular – eleito desde a base. Existem artistas, desportistas,
    médicos, trabalhadores – uma infinidade de trabalhadores. Todos os
    setores do país estão representados neste parlamento. E eu me pergunto,
    não é isso muito mais democrático do que um partido postular a um
    candidato, que afinal de contas não conhece, não conhece a sua vida,
    não conhece sua obra, o serviço que faz – e que simplesmente o
    apresenta como candidato de um partido, e que o povo tenha que
    escolher entre o que um partido e o que outro partido lhe apresentam,
    sem ter a oportunidade de que ele mesmo (o povo) selecione quem o
    represente ?

    Damastor Gautierre

    Em Cuba, não existe campanha política. Está proibido fazer campanha
    política. Vocês sabem qual é a única campanha política que se aceita em
    Cuba? Eu vou lhes dizer. Uma vez que os vizinhos se reúnem na
    Assembléia nas distintas zonas, nos distintos lugares, nas distintas
    circunscrições, cada um, tendo escolhido o seu candidato, apresenta uma
    biografia de sua vida, desde quando era pequeno até o momento da
    eleição: quem é, onde trabalha, o que tem feito pelo país, se foi julgado
    alguma vez, se não tem delito, onde milita – se é católico, se é evangélico,
    se é comunista. Como é sua vida, o que tem feito pelo país. É
    considerando-se essa biografia que se faz daquela pessoa que foi
    proposta, que o povo escolhe quem melhor vai lhe representar. Nenhum
    centavo, nenhum peso é dedicado às eleições em Cuba. As eleições não
    são um carnaval, mas um ato democrático muito sério, em que o cidadão
    vai escolher quem vai lhe representar, digamos, a nível de município, onde
    as eleições se realizam a cada dois anos, ou a nível nacional, para a
    Assembléia Nacional, onde as eleições se realizam a cada cinco anos.

    Damastor Gautierre

    Parece-me que é muito mais democrático, porque ademais os
    parlamentares não gozam, em nenhum momento, de privilégios, não têm
    imunidade. E vocês sabem quanto ganha um parlamentar em Cuba? Que
    dinheiro recebe um parlamentar em Cuba? Recebe o mesmo salário que
    tinha na hora que foi eleito. Se esse homem que foi eleito pelo povo para
    representá-lo é um médico que ganhava quatrocentos pesos na hora de
    sua eleição, segue ganhando como parlamentar os mesmos 400 pesos
    que ganhava naquele momento. Se esse homem é um simples trabalhador
    e ganhava 200 pesos – salário médio de Cuba -, não importa que seja
    deputado à Assembléia Nacional, seu salário segue sendo 200 pesos, por
    que nós não temos políticos profissionais. Não aceitamos ter políticos
    profissionais. Temos representantes do povo, e como tal têm que se
    comportar.

    Damastor Gautierre

    Eu não quero fazer apologias. Penso e reitero que temos muito a
    aperfeiçoar, mas trata-se de um experimento novo no mundo. Por muitas
    razões, em primeiro lugar porque não nos parecemos ao sistema que
    havia a Europa do Leste. Na Europa do Leste, era o partido quem
    propunha um dirigente, um deputado à Assembléia Nacional, um
    deputado à Assembléia Municipal.Eles também propunham um candidato
    único, o que poderia ser considerado como a corrida de um só cavalo.
    Em Cuba isto jamais ocorre. Existe uma grande diferença. Nós estamos
    ensaiando um novo modelo de democracia, e portanto, todo modelo
    novo tem que ser melhorado, tem que ser corrigido, tem que melhorar.
    Agora, creio honestamente, que estamos muito acima da chamada
    democracia ocidental, que hoje se trata de impor a todos os povos.
    Porém, há algo mais além disso, e isso é algo de muito importante: o que
    se entende por democracia? O que se entende por participação
    democrática? Pode um norte-americano – vou seguir colocando como
    exemplo os EUA – que trata sempre de sustentar para o mundo que nós
    (os cubanos) não temos democracia… Pode um norte-americano decidir,
    um norte-americano simples, que leis se votam em seu país? Pode? Tem
    mecanismos? Que mecanismos têm? Nenhum? Pensemos: se permitem
    essa democracia, se se concretiza em um voto, a pessoa votou, e daí já
    não exerce nenhum poder. O partido do qual saiu eleito este indivíduo,
    esse político é quem decide que política seguir. Mas, não é apenas isto,
    na realidade este não é um partido e sim são as grandes corporações e os
    grandes interesses econômicos que determinam que leis irão votar. Nem
    sequer é um partido. Em Cuba, isto não se dá.

    Damastor Gautierre

    Em Cuba isso não se dá por várias razões. Em primeiro lugar porque
    toda pessoa que tenha sido eleita desde a base para um cargo de direção,
    tem a obrigação de reunir-se semestralmente com os eleitores que os
    elegeram, com os eleitores que nele votaram, e explicar-lhes o que fez
    nesses seis meses, o que tem sido sua política, como tem solucionado os
    problemas que os eleitores haviam apresentados a ele. E tem que, ainda,
    semanalmente, destinar um dia – ou uma noite – para receber seus
    eleitores, possibilitando-se que seus eleitores venham a ele para
    apresentar dúvidas, para apresentar queixas, para apresentar sugestões; e
    deve atendê-los e dar-lhes soluções sobre estes problemas que se lhe
    apresentam. Isto, semanalmente. Qualquer cidadão tem o direito de
    encontrar-se com esse homem que elegeu, e de dar opiniões sobre os
    temas mais diversos do país, que pode ser um problema enorme a nível
    de nação até um problema mais simples da comunidade. E eu me
    pergunto, quando um senador sai eleito em qualquer país, EUA por
    exemplo, este senador semanalmente se senta em um escritório para
    receber aqueles eleitores que votaram nele, para ver que problemas têm,
    que dúvidas, como solucionar seus assuntos? Não o fazem. Nenhum! Se
    acham grandes senhores. Eles se reúnem semestralmente em massivas
    Assembléias, com todos os seus eleitores, para dar conta do que tem
    feito? Não o fazem. Em Cuba se faz! E isso é democracia! Qualquer um
    pode levantar a mão e impugná-lo. Porém, ainda mais! Se alguém
    comprovar que (o dirigente) tenha dado um mal passo, que tenha
    cometido erros etc., se alguém conseguir provar, e se nessa Assembléia
    em que semestralmente se reúnem com ele, este povo determina que não
    tem feito um bom trabalho, que o trabalho foi muito ruim, nesse momento
    essa Assembléia pode pedir sua substituição e eleger outro em seu lugar.
    Isso é democracia. Uma democracia bem diferente daquela que o
    Primeiro Mundo trata de incutir no Terceiro Mundo.

    Milton Hayek

    Valeu,Damastor!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

voxetopinio

Dilma ainda não tá PRONTA, não como Lula, para lidar com esses ataques. Mas é notório o desenvolvimento dela. É uma mulher inteligente. A cada pancada que ela vem recebendo na campanha ela se renova em um sujeito de capacidade discursiva ainda maior e mais eficiente. Imagino que lá pro final de setembro ela consiga chegar num nivel de embate independente, ao menos se mantiver o atual desenvolvimento retórico.

    Ed.

    Dilma tem essência, para aprender e utilizar.
    Serra é vazio e não aprendeu enquanto pôde.
    Uma sutil diferença…

Milton Asbechi

Este Bonhauser pai não é aquele que saiu com uniforme da SS Nazista há pouco tempo em algumas revistas e jornais. E como ficou bem de uniforme o nosso Furher. Vamos avisar par ao Discovery que não precisam caçar Nazistas não! É só ir em Sta. Catarina e pegar um dos grandões de lá. Tá fácil demais!

Fabiano

Onde está aquele levantamento de frases e vídeos da oposição contra o bolsa família que havia se falado em reunir??

Marat

Os políticos desse partido não se cansam de usar DEMagogias…

AUGUSTO SOARES

Tem gente que dá ouvidos a esse povo. Mais uma prestação de serviços da "grande" midia brasileira.

    Ana Bednarski

    O melhor disto tudo é o seguinte: Que é Paulo Bornhausen? alguém conhece???Acredito que até mesmo em Sta Catarina o nefasto deputado só deve ser conhecido pela classe média alta, ou seja falou com as paredes!!!

Glauco LIma

E ele o Borh@$%@ deveria ser candidato no Inferno!

Urbano

O bosniahausen está invertendo os valores, pois o inimigo número um da democracia no Brasil sempre foi o demo. Já se esqueceram da sua ditadura atroz? A propósito, gostaria de saber dele qual a data programada para essa agremiação obscurante cerrar as portar.

Marcio

Engraçado o filhinho do Jorge falar em oposição e democracia.
Seu partido não foi oposição à Ditadura. Porque?
Quem decidiu no DEM pela coligação com o PSDB? Quantos militantes? Houve prévia ou convenção?
O fato de que o PSDB escolhe seu candidato a Presidência, em um apartamento de Higienópolis em
reunião com no máximo 04 pessoas, indica processo democrático e aceitação de oposição?
O Aécionão pensa assim. Nem eu.

    Marat

    Existem certas pessoas no Brasil que pensam que ainda vivemos nos séculos passados, quando dinastias tinham algum valor… ACM, Bornhausen… estirpes totalmente fora do padrão século XXI… Atrasados, toscos, extremistas e ignorantes… espero que netos e bisnetos sejam menos grosseiros e radicais!

ricardo silveira

Bornhausen, Agripino Maia, viiich! Essa gente ainda acha que comunista come criança. Mais um pouco serão curiosidade em museu.

Henrique

O líder do DEM na Câmara dos Deputados, Paulo Bornhausen (SC),……., bom, o seu histórico é o seguinte:
1º – UDN
2º – ARENA – sustentáculo e mantenedora da ditadura militar
3º – PDS
4º – PFL
5º – junta tudo e Deu Essa Merda – DEM

Como pode uma só pessoa falar tanta asneira!!!!

Milton Hayek

Digite o texto aqui![youtube i9E8Kj0FEZs http://www.youtube.com/watch?v=i9E8Kj0FEZs youtube]

Milton Hayek

O Coisa Ruim(O Gramsci dos DEMOS) dá uma profunda aula sobre como ser DEMOCRATAS:

[youtube g-qiVbHuHBs http://www.youtube.com/watch?v=g-qiVbHuHBs youtube]

SérgioFerraz

Era só o que faltava:
Os herdeiros da ditadura, os apoiadores de um Golpe que calou o povo brasileiro, torturou e despareceu com muitos jovens – vir agora – querer dar aula democracia.

    Roberto Locatelli

    Pois é, Sérgio.

    E o que ele diz? Que, se pudesse, ele impediria Dilma de se candidatar. Ele é um dos que sonham com o golpe.

Ivonete

Esse sujeito – Paulinho Bornhausen – está querendo construir popularidade na rasteira do crescimento da candidatura da Dilma, está dando uma de Índio da Costa, dizendo asneiras prá ver se alguém apóia. Joguinho sujo, bem a altura de um filhinho de papai ex-governador biônico da ditadura. Ousa falar em democracia! Como dizem os manezinhos de Floripa: "vai dormir vinagre"!

Gerson Carneiro

Esse Bornhausen é da família do Roberto Konder Bornhausen, banqueiro, filho de Irineu Bornhausen, sócio do Unibanco (hoje Itaú-Unibanco) ?

Se for, eu quero ver o bloqueio à Cuba acabar e essa gente não ir correndo abrir uma agência lá.

    Gerson Carneiro

    Detalhe: o Unibanco, por sua vez, é (foi) patrocinador do JN.

    Damastor Gautierre

    E adivinhe quem deu o Banco numa bandeja para essa famiglia??

    Carlos

    Biondi sobre a doação do Nacional ao Unibanco:

    Surpresa: a ditadura era democrática

    Pois é. Treze anos depois das "diretas-já", descobre-se que a ditadura militar, quem diria, era democrática. Bem ao contrário do governo FHC e seu "autoritarismo iluminado", que manda e desmanda sem respeitar leis ou prestar contas à opinião pública. Novas revelações sobre a doação do Banco Nacional ao Unibanco, às custas do Tesouro (os contribuintes, nós), dão a dimensão do poder de arbítrio que o governo FHC se deu:
    (…)
    Íntegra: http://www.aloysiobiondi.com.br/spip.php?article8

    Outros artigos: http://www.aloysiobiondi.com.br/spip.php?page=rec

José

Os DEMOS são contra: o PROUNI(Nível superior só para os ricos)-COTAS(Os negros não podem fazer faculdade)BOLSA FAMILIA(segundo a cartilha do DEM, com fome, as pessoas aprendem mais e obtêm mais saúde) Felizmente essa turminha de fascistas está com os dias contados.Vocês demistas vão ser extintos nas urnas de outubro.

    Alberto von Dorff

    Quando você condena a oposição às cotas escrevendo "-COTAS(Os negros não podem fazer faculdade)", você assume que cotistas são incapazes de ingressar numa universidade por capacidade própria. Não vou martelar nisso novamente, então digo apenas: "Leiam meus lábios, cotas raciais são racistas."

    Roberto Locatelli

    Alberto.

    Todo ser humano tem, basicamente, as mesmas capacidades. Só que uma etnia (negra) que está há muitas gerações marginalizada em termos de cultura, saúde, educação, qualidade de vida, respeito humano e acesso a uma vida digna, precisa das cotas para conquistar a igualdade que nunca teve.

    Mais da metade da população brasileira é constituída de afro-descendentes. Mas uma minoria ínfima de afro-descendentes conquista o ensino superior. Por que? Será que é porque os negros têm – como dizem os racistas – menos capacidade que os arianos? Se for verdade, então o fato de haver poucos negros e pardos no ensino superior é a ordem "natural" das coisas, como ensinavam os nazistas. Mas se entendermos que os negros têm a mesma capacidade que os brancos, então o fato de haver menos afrodescendentes com curso superior deve ser encarado como uma injustiça que deve ser corrigida.

    Como corrigir essa desigualdade? No primeiro mandado, Lula tentou federalizar o ensino público, tirando-a das mãos dos governadores demotucanos. Lula estava consciente de que só assim seria possível aumentar sua qualidade com rapidez.
    Mas essa tentativa enfrentou oposição furiosa justamente desses governadores e da bancada oposicionista no Congresso. Aparentemente, eles querem manter para si o ensino e, dessa forma, evitar que a população mais pobre tenha oportunidades de progredir e conquistar uma vida melhor.

    Depois disso, a Base Aliada compreendeu que só havia uma forma de combater a exclusão social dos afrodescendentes: as cotas*. Quem é contra elas deveria propor alguma solução alternativa para a questão. E não vale dizer que "precisamos melhorar o ensino público", pois Serra, Yeda, Aécio et caterva não farão isso.
    _________________________
    * Paralelamente a elas, o Governo Lula bateu o recorde de Juscelino, criando 13 universidades federais. Também criou mais de 200 escolas técnicas federais. FHC criou ZERO universidades e ZERO escolas técnicas. E agora são contra as cotas. É óbvio que eles são contra o acesso da população à Educação.

    AUGUSTO SOARES

    Proponho que você faça um cálculo matemático nos moldes das indenizações atuais definidas pelo Judiciário, e pague aos negros sequestrados do continente africano o que lhes é devido, contabilizando todo o prejuízo pecuniários sofrido/acumulado ao longo de várias gerações. O governo Lula está fazendo a parte dele com o Prouni e com a instalação de unidades da Embrapa na África, para fomentar a auto-determinação dos povos via tecnologia agropecuária de ponta.

    Pedro Costa

    Certamente vc não é negro, não é von Dorff?

    Damastor Gautierre

    Não são não.

    E não venha com raciocínio de Magnólis da vida.

    Os negros, após o fim da escravidão e a chegada da mão de obra branca, foram jogados para escanteio na sociedade brasileira – a maioria, pois havia também muitos ex- escravos que enriqueceram, mas foram exceções.

    Nunca receberam uma educação adequada nos níveis mais básicos, como fundamental e médio hoje em dia.

    E mesmo que conseguissem vagas, a maioria não tinha condições econômicas para ir à escola. Muitos iam com fome, etc. E aquela porcaria de "caixa" era de uma inutilidade tão grande quanto o Serra.

    Quer comparar com o filho da madame que vai ao Rio Branco levado e trazido em carro importado?

    Vá buscar assunto seu Zé.

    Como medida paliativa, as cotas vieram bem a calhar.

Pitagoras

Se for investigar à fundo esse cara deve pertencer `a rede Odessa de proteção oas nazistas. Vou mandar seu currículo, i.e., sua ficha pra aquele programa de Caçadores de Nazistas.

cláudio

O prestigio dessa familia em SC está acabando>O maximo que consguiram foi eleger o seu Filhotinho da ditadura como dep. Federal>essa familia é um cancer no nosso estado.Eles não tem moral para falar em democracia,pois deram sustentação á ditadura.

    simas

    Esse "paulinho", lembro bem… recém formado (deve ter se formado, por correspondência; pq, naquela época, em SC, não se fazia curso superior; salvo, longe… bem longe; já q o Estado dependia de tudo, do RS e do PR) foi nomeado Diretor, no Banco do Brasil, num cargo q caiu do céu, por ser filho… da Sra mãe, dele, e do Sr pai, dele… Uma afronta, aos q frequentavam aula, em facundades, com mto esforço, às vezes. Hj, em dia, se fez deputado, usando seu sobre nome; já q não deve ter nada, prá oferecer ao eleitor, como respaldo… Fracasso!… Santa e Bela, Catarina só melhorou; depois, q se libertou dessa gente q repartia, entre suas famílias, o governo do Estado… Graças! Imagino q, esse, seja o último dos "rebentos"…

    André

    Tás muito mal informado sobre SC. Só a UFSC, que já foi a unificação de diversos cursos, está fazendo 50 anos e é a 134ª melhor universidade do mundo no Ranking Webometrics. Então, faz favor, não fala o que não sabe do estado dos outros!!!

    Carlos

    De quando a quando ele foi diretor do BB?

Marat

Ela em Cuba e ele? Grã Bretanha? – bem, hipócrita ele é, mas não tem a elegância inglesa… Israel? Ele é tão radical quanto os do Likud, mas tem um jeitão nazista. Não seria aceito. Só sobrou EEUU… como ali qualquer porcaria sempre se dá bem… quer vá para lá!!!

Pitagoras

Pensei que esse anti-cidadão já tivesse passado dessa para pior. Caso não saiba, Cuba tem eleiçoes sim e bem mais representativa que tantas pseudo-democracias, pois o cidaddão participa desde suas comissões de bairro até os escalões mais altos.
É mais um rosnado de um hidrofóbico filhote da ditadura.

amores

Bornhausen quem ?

Roberto Locatelli

O senador Agripino Maia lançou a candidatura de Dilma naquela CPI do Senado, na qual ele levantou a bola para Dilma fazer o gol.

    Gerson Carneiro

    Já tem problemas de fonação, alí, naquela ocasião, com a prensa que a Dilma deu, perdeu a voz de vez.

    Gerson Pompeu

    Perdeu foi o rumo. E o prumo.

    Gerson Carneiro

    E entrô no fumo.

Nelson Menezes

Este borraldinho vem dizer um monte de sandisse contra Dilma e o PT,que moral este filhote-pai e filhote-filho da ditadura tem para desmerecer a candidatura destá grande blasileira.
Agora a árvore geneológica desta dupra diz tudo:
UDN-DITADURA MILITAR-ARENA-PDS-PFL-DEM.

Morais

Na verdade esta nota foi psicografada pois o Bornhausen já morreu junto com seu partidinho que fecha as portas totalmente em janeiro e mais uma vez vai mudar de nome para tentar enganar o povo brasileiro mais uma vez.

Jairo_Beraldo

A morte ainda é um tabu para a nossa cultura. Ainda prevalece a noção de que a morte é um erro, uma imperícia ou um fracasso. Na era da ciência e da tecnologia conseguimos fazer descobertas surpreendentes, mas não conseguimos conviver com o grande mistério da morte.O indivíduo em estágio terminal, passa por cinco fases: a negação (o indivíduo nega que está doente, começa a pensar que o exame feito está errado, procurando nos outros sua situação); a raiva (tenta arranjar um culpado pela sua situação, revoltando-se consigo mesmo e com quem está ao seu redor); a barganha ( tenta negociar com a sua “figura divina” um tempo maior de vida, faz promessas e propósitos); a depressão (aceita o fim próximo);aceitação(momento em que poderá ter alguma esperança de sobreviver, e a terminar alguns projetos ou deixa-los encaminhados, fazer suas despedidas e se prepara para morrer).
Isso é o que acontece com os DEMos.

    Gerson Carneiro

    Cumpadi, que inspiração!

    Jairo_Beraldo

    Pois é cumpadi….e não nego a ninguém que voto no Caiado!E tú sabe disso!Mas esse é o fim do DEMo!

    Cátaro

    Quem diria, a Dra. E. Kübler-Ross explicando os DEMos. Recomendo a leitura, é muito interessante: `http://pt.wikipedia.org/wiki/Modelo_de_K%C3%BCbler-Ross

    Para mim está claro que este pessoal está na fase da raiva, falta muito para chegarem na fase de aceitação. Talvez depois de outubro

    O meu receio é se a reencarnação virá mais sábia, ou se a morte só irá aumentar a revolta. Vejam que a UDN reencarnou pior.

    Mas torço para que recebam a Luz. A adversidade ensina.

    Muita Paz a todos.

Julio Silveira

A bronca desse senhor é que a Dilma não deixou seus acólitos se passarem por apoiadores do governo, enquadrando o tal Agripino.
Esse senhor deve estar indignado por que provalvelmente, depois de experimentarem o sucesso deste governo, nem seus netos votem nele.
O DEM logo logo vai buscar outra sigla para continuar na enganação, como fizeram quando ninguem mais engolia o tal PFL. O cidadão soube ver onde se escondia o reduto do atraso, e vai continuar enxergando e encontrando. Já percebemos que o problema não está na sopa, mas nas moscas que ficam a volta e são sempre as mesmas bradando seu zumbido.

Luiz Jornaleiro

Aqui em SP pitbul sem focinheira só dentro de casa. Parece que na câmara ainda não vigora essa lei. Pena. Ainda teremos que suportar os latidos e a baba por mais cinco meses.

Ramon

Já falaram sobre isso, a mídia cria o factóide e o pessoal da dulpa Demo-tucana assume aquilo como verdade…
Estamos na época do factóide-do-factóide. O quadrado perfeito da mentira, o factóide ao quadrado.

Milton Hayek

Um momento,Herr Bornhausen!!!!!!!!!!!!Em Cuba é como nos EUA:o cubano também tem,como nos EUA,o voto de segunda classe chamado pelos americanos de voto popular.Em Cuba o cabra escolhe os governadores, prefeitos e os representantes do Partido Republicano-Democrata(a mesma coisa),digo Partido Comunista,que escolherão o Presidente dos EUA,digo Cuba.
A diferença é que no regime de partido único da burguesia,aqui nos EUA,o presidente é eleito por 534 deputados que são "amaciados" por empresas privadas para escolher o candidato delas(com aquela ajudinha básica da Suprema Corte,como com Bush em 2000 e 2004) e em Cuba o Presidente é eleito por 638 delegados do PC Cubano.Daí se vê que, em Cuba, o processo é mais democrático do que no IV Reich.
Ah!!Os americanos chamam esse voto de segunda classe(o voto para a ralé,para a escumalha,para a choldra,o "voto popular") de "federalismo'". Chique,né????????
Só que na hora em que o governo federal,com o IRS,mete a mão no bolso dos americanos em mais de 35% de imposto de renda, o tal "federalismo" vira fumaça e os americanos sustentam uma oligarquia em Walll Street que nada faz,apenas ganha muito dinheiro comprando presidentes com o dólar que lhes pertence desde 1913.

    Pitagoras

    E ainda dizem que há democracia nos EUA. O que há é uma ditadura virtual de dois partidos que no fundo representam as corporações. Se houvesse democracia lai, não teriam tanta dificuldade para aprovar um projeto capenga de saúde para todos. Cuba o tem há décadas e é modelo reconhecido pela ONU.
    Cuba ostenta um sistema muito mais democrático (do povo e para o povo), ainda que imperfeito e é por isto que desperta o ódio figadal dos ianques.

    Milton Hayek

    Os EUA tem uma democracia sitiada.Esse negócio de escolher presidente por meio de elição indireta é a maior roubada.è como entregar o país ao livre arbítrio das corporações privadas.
    Por causa disso,acontecem coisas como essas guerras que os americanos não querem e são obrigados a engolir.

    Milton Hayek

    Tem outra coisa.O sujeito paga o IRS(o imposto de renda deles) e não tem direito de eleger diretamente o presidente da República.Como sustentar um governo que você não tem o direito de escolher????
    Criaram esse sistema com voto "popular" e voto dos congressistas(que por tradição,algumas vezes,escolhem os candidatos que o povo escolhe.Noutras vezes,como em 2000 e 2004,dão uma banana pro povo e elegem um ditador com George Bush.Quem governa sem ser elito não é ditador?) que é uma barafunda para enganar o povo.
    Depois querem ensinar democracia ao mundo.Uma piada de mau gosto.

    " Diferentemente do Brasil, as eleições dos Estados Unidos, além de não serem obrigatórias, são realizadas através de um sistema não direto. A batalha é bastante árdua e o candidato precisa vencer estado por estado. Ao todo, 50 estados americanos e a capital levam 538 delegados para o colégio eleitoral, e são eles que escolhem o futuro presidente".
    http://www.nominuto.com/noticias/mundo/entenda-o-

    Milton Hayek

    "……..Cada delegado é livre para votar em qualquer candidato, mas na prática eles votam no candidato escolhido pelo voto popular. Por isso que, geralmente, o candidato vitorioso na votação dos delegados é quase sempre o mesmo que sai vitorioso nas urnas. http://www.nominuto.com/noticias/mundo/entenda-o-

    Emilio_Matos

    O problema não é exatamente que os delegados de cada estado não votem em quem os eleitores do estado votaram. O problema é que o candidato ganha todos os votos dos delegados do estado em que ele ganhou a eleição. Se, por exemplo, um estado tem 50 delegados, e um candidato ganha a eleição nesse estado com 60% dos votos diretos, ele leva todos os 50 votos dos delegados, e não um número proporcional aos votos diretos. Desse modo, é possível um candidato se eleger mesmo tendo menos votos diretos, bastando ganhar por estreita margem de votos nos estados com mais delegados.

    Acontece uma coisa semelhante no Brasil na eleição para a câmara, pelo fato de haver limites de deputados por estado.

    simas

    … eu já diria q, em Cuba, existe uma democracia q lhes serve; enqto, nos EEUU, existe aquela democracia, q os de lá, os da elite dominante, tentam impor ao mundo… Impor, às custas de uma política subversiva, corrupta, ou da simples ocupação militar – os EEUU têm tropas em todo o mundo; inclusive, por exemplo, na Colômbia, de Uribe. Um outro fato, notável, tbm, é q em Cuba não existe tortura… exceto, em Guantánamo. Obrigado

Carlos S

Moro em São Paulo há 16 anos,um lugar que me acolheu muito bem,sou do Rio Grande do Norte,adoro meu estado ,mas sonho com o dia em que todos os potiguares vão dar um basta a essa corja comandanda pelo senador José Agripino!

    simas

    Poxa, Carlos, sou carioca e convivo com um monte de gente… potiguar. Posso lhe adiantar, não por estar em sua presença, q todos, sem erro… são de uma invejável e irreparável, qualidade humana. Contudo, estou vendo, agora, q no RN, essa gente dos "demoníacos" estão mto bem cotados. Isso, Carlos, me entristece, de verdade. Estou com vc, sonhando… por melhores dias. Tenho Fé q esse dia chegará em breve, qdo a Verdade prevalescerá. Aquele abraço, fraterno

amandio

Com a capacidade que tem demonstrado,sem esse sobrenome, só pederia estar vendendo espiga de milho na praia.Presidete daRepublica com horario de trabalho?…Só na cabeça de um mentecapto

Luis Fernando

O problemas dos coronéis demos é que estão enxergando atualmente a possibilidade de perder uma eleição depois de décadas com hegemonia familiar como os magalhães na Bahia e os bobausen em Santa Catarina.
Desta vez estão tendo trabalho para fazer campanha, coisa que eles nunca fizeram, pois já era garantida suas vitórias pelo medo, intimidação e corrupção aos eleitores mais humildes dos seus estados. É por isso que hoje tem essa gritaria toda, pois são políticos (?) acostumados a vencer eleições sem propostas.

Sturt

Será por que que a direita está tentando fazer a ligação entre o pt e dilma com cuba e as farcs?Acho que quem não quer o debate politico e democracia e o dem…Alias eles nem sabem o que representa as farcs e cuba…A opinião deles sobre isso é uma reproduzão da extrema direita americana.

O PT não é socialista como Cuba e nem bolivariano com as FARCS.

Gerson Carneiro

"Eles nunca fizeram e não vão fazer” – Dilma.
Certíssima em sua afirmação.

A família do Agripino Mala (como diz Dukrai) é a "dona" do RN.

Na ocasião da última eleição indireta em 1984, a família dele se "dividiu" entre Paulo Maluf e Tancredo Neves para garantir a boquinha em qualquer dos resultados.

Afora os governadores biônicos escolhidos pelo regime militar, Tarcísio Maia (1974) e Lavoisier Maia (1978), e no entanto "nunca fizeram e não vão fazer".

O Lavoisier acima citado não é o químico francês, o primeiro cientista a enunciar o princípio da conservação da matéria, mas sim o Lavoisier, o primeiro político a enunciar o princípio da conservação da família no poder no RN.

robledo

Ué, a Dilma falou alguma mentira? Pelo que se sabe mentiroso é o serra não é?

    Mateu O'Paul

    OOO Robledo!! A Dilma deu um belo exemplo ao de cidadania ao desqualificar as críticas e revelar o verdadeiro caráter dos seus desleais oponentes. Seguindo o exemplo dado por ela reitero aqui a profunda indignação e repúdio veemente ao grande e ofensivo absurdo que você produziu aqui com a frase "Engraçado o resto do país deixa os paulistas andarem pelas suas cidades bem soltinhos sem coleira e sem focinheira, somos tão hospitaleiros." (comentário do Robledo para um post de viomundo na quinta feira 8/7/10).

V

Jorge K. Bornhausen, também conhecido como "o coca-cola", tem horror a demorcacia. Em eventos já declarou que o problema do Brasil é excesso de democracia, logo depois da re-elição do Presidente Lula. Ele não tem moral, foi incompetente para gerir um partido e fazer a transição entre as gerações, olhou para o próprio bolso e dos que ele representa, os bancos. Sempre se elegeu nas costas de outros como por exemplo o Amin, ou foi biônico. A estratégia dele é impor o medo, mas era mais fácil na ditadura, agora, tem somente o PIG, muitos aseclas já o abandonaram e gosto sempre de lembrar o que o ACM disse dele: "…LADRÃO…"
Esta fala dele é a deixa para ele sair pela portas dos fundos da história. Pela porta dos que sempre puxaram o Brasil para trás, dos que apoiaram a ditadura, dos que dela se locupletaram aumentando suas riquezas, dos traidores.

Charles

Concordo com o André Gruber……………essa oposição demo-tucana , todos conhecemos e sabemos que eles são capazes de tudo prá tentar retornar ao poder.
O que também me deixa surpreso………….é ainda ver uma parcela (graças a Deus, é a minoria) da população ainda acreditar nesses vermes e vampiros do povo brasileiro.

Teco

Paulinho. Tão novo e tão perdido. Papai já não consegue mais um mandato para o filhinho.Desespero total.
Se der algum candidato do PSDB/PMDB/DEm aqui em SC, talvez um carguinho de entregador de fofocas.

Donizeti – SP

Cresça e apareça primeiro, depois, se tiver competência, critique !

Esse borhausenzinho, filhote tardio da ditadura, tem que comer muito feijão e crescer muito politicamente para ter algum estôfo politico para criticar a Dilma e o PT.

Deve ser solenemente ignorado, não tem importância nenhuma o que ele disse, aliás, ele disse alguma coisa ?

ANTONIO ATEU

uma campanha no twitter: campanha contra o charlantanismo. cade o diploma Serra. tenho dito. pois alguem já dizia isso

C. K. y A. (abrev.)

Agora vejam vocês quem abre a boca pra falar em democracia… Bornhausen, filhote da ditadura!! Seria cômico se não fosse trágico…

C. Khosta y Alzamendi (mais que 20 caracteres)

Garapuvu

Esse meu conterrâneo safado, que acusa a Dilma de ter ligações com o narcotráfico, deveria fazer um anti-dopping, para ver quem financia as FARCs

momo

O homem q queria "sangrar" o PT, o cujo q fala:..vamos acabar com essa raça de PT! Sera q ele ainda pensa q Hitler esta vivo? Espero q o povo de Sta Catarina, não vote neste tipo…

Pedro

" Corja Maldita" seus dias estão contados. Vcs atrasaram este país por muitas décadas, mas agora chegou a hora de colocá-los no lugar onde vcs já deveriam estar há muito tempo. PSDB, DEM, E SIMILARES, a lixeira da história vos aguardam.

    Arno Siebert

    Concordo com voçê.
    Essa torma do PFL, apelidado de "DEM", vão ter que procurar outra sigla.
    Foram os grandes na "dita dura", mas como o Brasil está evoluindo, oque não é util vai atrofiando.
    Sou Catarinense e os bornhasens da vida, HOJE só ladram!

henry_H

Nem esquenta, tá só revezando com o índio na truculência e citações de efeito. Estão ficando sem munição.

Esse cara, como político, para SC ñ serve pra nada. Ñ sei como tem imbecis que ainda votam num cara desse. Deve ser por causa da grana que corre.

O paizão está envolvido em grossas falcatruas desde sempre: Banco Araucaria, FreeShops, terras da Brazilian Colonization and Lumber Co., y outra cositas mas. Foi o primeiro a ser denunciado a ser titular de polpudas contas suiças , isso no longinquo ano de 1979.

    Pitagoras

    Meu velho, da mesma forma que os paulistas votam ainda no maluf, os brasilienses no roriz, os gaúchos na ieda, os amazonenses no barbalho, os maranhenses nos sarney's, etc, etc. Ou seja ainda estamos longe de um povo educado politicamente. Esse é o desafio do próximo presidente(presidenta…): capitanear campanha nacional para a educação cidadã, vide Paulo Freire. Satisfazer-se com o índice de alunos na escola, ainda que dali saiam analfabetos funcionais é perpetuar a infâmia, a injustiça, a opressão, a desigualdade, a máfia sugadora de recursos do estado.

André

Pois foi o Bornha pai quem falou que essa raça do PT tinha que sumir do mapa. O Bornha filho é um na da político, nada mais que isso, não sabe o que fala, e certamente a nota oficial não foi redigida por ele, que não sugere mais que ser um playboy ganhando mesada às nossas custas… Aqui ele foi eleito brigando com os pardais da polícia rodoviária, nada mais irrelevante para um líder de oposição.

Fabiano

" democracia incomoda a petista".
É triste uma pessoa que lutou e sofreu tanto pela democracia no país, como Dilma, ter que ouvir isso de um desqualificado, que estava, inclusive do outro lado na época da ditadura.

    simas

    ,,, pq, naquela época, esse paulinho premia pela dificuldade em cursar uma faculdade. Em SC, era, assim, uma provícia do PR; já q os catarinenses não aceitavam, mesmo, as coisas gauchas… Afinal, haviam deixados de ser uma provícia do Rio Grande e viviam, então, o império dos Bornhausen'SSS… Fabiano, existiam duas famílias q concentravam o poder e se revezavam… "democraticamente". Todos, primos entre si… risos Por isso, acho… só ele poderá dizer… risos, como cursou uma faculdade. Eu acho q foi por correspondência… E mais, qdo recém formado, por ser um "forte", foi nomeado Diretor do Banco do Brasil… Isso, pra vc ter uma idéia, foi por volta de 1965…. 66. Pelaê. No momento, ele progrediu. Está em Brasília, eleito deputado… e, da mesma forma q um Cesar Maia, aqui do Rio, fica declarando "abobrinhas", por não ter o q falar. E tenta denegrir a Dona Dilma, q ao contrário dele, investiu sua mocidade na luta pela democracia… sofrendo, o diabo, dos pares desses tipos… bornhansen'SSS. Enqto a Dona Dilma era presa e torturada, por sonhar com as Liberdades Democráticas, esse pulha curtia, gratuitamente… graciosamente, uma de Diretor do Bando do Brasil. Abraço, fraterno, Fabiano

Helcid

… e essa titica de partido, gera uma titica de político como esse paulo bornhausen, para fazer e dizer o que?

só titicas !!

    Pitagoras

    Titica serve para adubar. Esses parasitas vivem às custas de nosso dinheirim. Ou seja não servem para nada. Atenção catarinenses, um belo pé na bunda dessa corja!

Milton Hayek

Sabe aquela sensação de deja vu?????????????????

[youtube _Q-6H4xOUrs http://www.youtube.com/watch?v=_Q-6H4xOUrs youtube]

    Klaus

    “O PT votou contra tudo. Teve uma atitude não de oposição, foi de destruição do governo FHC e, em alguns momentos, da pessoa do presidente FHC”

    Sabe aquela sensação de deja vu???????????

    Haral

    Pena que não conseguiu destruir mais.

    Carlos S

    Nao queira comparar um governo que tirou 30 milhões da pobreza ,com o governo FHC né?Que vendeu tudo,inclusive a alma para o Diabo!

    Milton Hayek

    Audácia da pilombeta,mulher!!!!

    Augusto Gasparoni

    Ainda bem que o PT votou contra tudo amigo. Imagine se votasse a favor da sanha arrasadora de FHC? E mais, não se preocupe FHC se destruiu sozinho.

    André Diniz

    Até que pegou leve. Não levantou diretamente o Mensalão da Reeleição, ou o filho ilegitimo que o EfeAgáCê teve com uma jornalista escalada em Brasília (e depois o Boca de Sovaco aparece chorando no caixão da mulher).

    Ai se o Sapo Barbudo olha para mulher senão a Dona Marisa.

dukrai

o agrigpino mala foi pro saco e não se reelege, do paulo borrado eu não sei, mas esse povo está aí desde as capitanias hereditárias e estão em pânico porque a é primeira vez que estão vendo a boca da fornalha, não das usinas, mas a do Satã e do seu grande cemitério de mortos-vivos dos políticos fora do poder.
no grande jazigo perpétuo da entrada tem três gavetas, no centro a do FHC, do lado esquerdo, a do Vampiro Brazileiro e a da direita, o feto natimorto do Índio, aquele que voltou sem ter ido. Tomando conta do jazido, a múmia rebelde de Marco Maciel, que se recusa a desencarnar e assombra até defunto.

Ed.

Bornhausen diz um monte de asnices, sempre culpando, insinuando, acusando e julgando, como é típico dos demotucanos e conservadores em geral. Não discutem idéias e opiniões, apenas as pessoas, o outro lado. Vejamos:
"Não sabem perder": quem não sabe perder é quem dá golpe quando perde! Não confundir com "querer ganhar", que é natural. Perdeu a CPMF? a vida continuou (apesar de importante perda de receita e facilitar a vida dos grandes sonegadores).
"Não gosta de oposição": com essa, medíocre, que não debate idéias, só acusações e baixarias, dá até pra "gostar"….
"Não é adequado disputarem eleições no Brasil"… "em Cuba": só um ato falho dele, "esquerda não pode disputar"…
Enfim, sempre foram mal acostumados ("mandamos e desmandamos"), o jogo mudou (sem dar desculpas "comunistas, totalitárias" e que tais) e estão, digamos, um tanto perdidinhos…

Supertramp68

Como se o PT nunca tivesse votado contra, sistematicamente, todos os projetos do governo de FHC que são, hoje, as bases do sucesso do governo Lula.
Agora, qualquer voz de oposição é taxada de golpista, de ser contra os interesses do pais, anti-patriota e tal.
Como se os interesses do pais convergissem para os interesses do PT.

    Ed.

    FHC destrói quase tudo no país (tudo não dá, né?), mas o PIG e seus amestrados repetem a ladainha das "bases"…
    Realmente o governo FHC foi a base para o governo Lula:
    Não dava para ser pior, … mais "básico"….

    Mas observe-se o ato falho: "o sucesso do governo Lula", hehe

    Alex

    Supertramp68 – Eu não concordo muito com essa discussão de heranças. O PT diz que o que é bom é dele o que é mal é da era FHC. O mesmo acontece com o PSDB, o que é sucesso do Lula é fruto do que FHC fez e o que é ruim não tem nada a ver com o governo passado. Eu acho o seguinte. É como se fosse um time de futebol. Quantas e quantas vezes já vimos o mesmo time jogar diferente com diferentes técnicos? Pegue-se a seleção do Dunga e dê ao José Mourinho. Tenha certeza que veríamos dois times completamente diferentes, embora com os mesmos jogadores. FHC não teve competencia ou vontade, pois, acho que nenhum político do psdb de são paulo tenha compromisso com o Brasil, nenhum e o dem não tem compromisso com o Brasil em nível nacional.
    Voce tem certa razão ao questionar se os interesses do Brasil sempre irão convergir com os do PT. Claro que nem sempre irão, Agora uma coisa eu te digo e garanto, nenhum, absolutamente nenhum interesse do psdb (são paulo)-dem convergem com os do Brasil. Nenhum.
    Grande abraço
    Alex

    José Ruiz

    Discuta caso a caso, senão é chover no molhado… não diz nada… seja claro.

    Helcid

    cara, você é um comediante e tanto, sabia ? e o mais bacana é que você não tem pudor nenhum em pagar mico aqui !! clap, clap, clap !!

    dvorak

    O PT e seus apaniguados, meu caro supertramp68, defendem uma democracia em que só eles estão certos, só eles são donos da verdade, acham que atingiram a divindade, não suportam críticas, contraditório, não suportam serem desmascarados…Eu vejo a hora alguns bloguiados infartarem quando respondem a alguns comentários…O bom é que terão que continuar nos suportando…

    eheheheheheheheeh

    Milton Hayek

    Pano Real:Governo Itamar Franco;Genéricos:Governo Itamar Franco;Programa DST/AIDS:governo Itamar Franco/Montoro em SP 1983;Lei de Responsabilidade Fiscal(que não precisava,bastava obedecer a Lei 4320/64 do Governo João Goulart.Fizeram a LRF porque o FMI mandou pois os tucanos tinham quebrado o Brasil pela TERCEIRA VEZ);FAT:Governo Sarney;etc,etc,etc………
    O que o PSDB fez mesmo,hein????????????????????????????????????

    Leider_Lincoln

    Vocês suportam bem serem desmascarados, né? Diploma de engenharia, de economia, FAT, seguro-desemprego, genéricos, combate a AIDS… Só mesmo funcionários públicos, que foda-se o país ou não estão bem, que defendem o mais mascarado dos brasileiros. E por falar em máscaras, quem aqui que as usa? Nós, "bloguiados" ou vocês, "midiotas"?

    Edson Augusto

    Gosto pra caramba do Supertramp: "It's rainning again" é linda. Já o Supertramp58 falando de política, tá por fora. Sabe nada.

    Augusto Gasparoni

    Mais da mesma ladainha?
    Você se confundiu companheiro, não são projetos do governo FHC, são, (ou foram hahaha), projetos de Wall Street.
    Mas seu inconsciente te traiu. Você acertou quando disse "sucesso do governo Lula!!!" (hahaha).
    E continuam golpistas, entreguistas, deslumbrados com o mundo decadente. Não mudaram mesmo!!!
    Que peninha.

    Heitor Rodrigues

    Supertramp68,

    Não são os interesses do país que convergem para os interesses do PT. Ao contrário, o PT é que assumiu os interesses do povo. O sucesso do governo Lula, que você reconhece, deriva disso.

Damastor Gautierre

Esse aí não é aquele cujo papai foi colocado lá pela ditadura militar??

Ué, é meio esquisito ele vir com papo de respeito à democracia.

Christian Schulz

"Snifs snifs, não é adequado petistas disputarem eleições no Brasil, snifs, vamos ficar fora do governo de novo snifs snifs… como vamos sustentar os jatinhos? Os tapetes persas? Os vinhos? Os charutos cubanos? Snifs, snifs"

Logo menos começa a campanha "Ajude o Paulinho a comer caviar".

Domingos Sávio

É desespero. Seria bom que o mesmo não fosse reeleito.

Fabio

Esta familia Bornhausen nao tem moral para falar de ninguem.
Tudo que é contra o povo brasileiro eles sao defensores.
Deveriam ser expulsos da politica nacional.

Pedro

Em Santa Catarina a conversa é de que o ínclito Paulinho Bornhausen não será reeleito. Por isso a raiva.

    Pitagoras

    Deus lhe ouça!

    Arno Siebert

    De um catarinense.
    Deus lhe ouça "II".

Gustavo Lucena

Melhor ser candidata em Cuba do que ser candidato a chefe de padaria no inferno.

Os Bornhausens parecem o Santanás e o Belzebu em pessoa

Eduardo

E o troféu Fraldas Geriátricas vai para…. jorge bornhausen!!!

STALINDEL LENIOSKY

A VACA JÁ FOI PRO BREJO HÁ TEMPOS….TEMOS AINDA ,PELO MENOS MAIS 12 ANOS PRO FILHOTE BORNHAUSEN SE RASGAR…8 ANOS D EDILMA E DEPOIS…TCHÃ ,TCHÃ,TCHÃ……..A VOLTA TRIUNFAL DE LULA….KAKAKAKAKAKAKA..

Maria S. Magnoni

Conceição,

Sei que vocês precisam da grana, porém R$100,00 de inscrição para uma professora da Rede Pública paulista tá caro, não dá para fazer um desconto para os pobres mestres?
Abraço grande

@AndreGruber

Verdade seja dita … essa nossa oposição é burra demais, vazia demais, inútil demais. O que me aborrece, como brasileiro, é a quantidade de bajuladores que conseguem ver alguma sabedoria numa pessoa como essa.

    José Ruiz

    é porque não precisa sabedoria, não precisa regras, não precisa nenhum outro pretexto para os bajuladores de plantão seguirem a direitona: política de exclusão social. É o que basta…

    SergioRDG

    Concordo. E fico sinceramente preocupado. Porque o Lula – e o PT e aliados também – se ligaram na roda da história, avançaram ao centro, criaram governabilidade sem deixar seus conceitos e filosofias mais caros pra trás e conseguiram fazer a revolução no Brasil. ISSO é a arte de governar. ISSO é a diferença entre militante e governante. Enquanto militante, você pode botar fogo em tudo. Como governante, precisa abrir portas, criar pontes, promover inclusão. Até de gente de quem você não gosta! Mas nossa "oposição" não tem discurso, não tem projeto, não tem visão ampla do que está realmente acontecendo na história do planeta. E isso é ruim para a democracia. Teríamos que ter pessoas mais qualificadas, pra dar novas perspectivas, novas ideias, mesmo que de direita. Mas o estilo demotucano está descambando para a extrema-direita: acusações, falácias, degradação, ameaças, uso do poder econômico e da mídia etc. De Rumsfeld pra baixo. E isso, sim, é perigoso, precisamos ficar de olho…

Marcos de Almeida

Quem está com medo de perder é o Serra e esse sub-partido chamado arena,pds,pfl,demo,dem e depois chamado de ninguêm.

Orlando Bernardes

E ele deveria ser candidato " nos quintos dos infernos ".

    Rezende

    Amém

    ARTUR 75

    Santa Catarina ainda elege um beócio desses para quelaquer cargo e que não passa de um neto da ditadura tal qual o Gampinho na Bahia. Ninguem merece.

Deixe seu comentário

Leia também