Belém é declarada Espaço Livre de Apartheid e se junta à luta palestina: ”Causa muito justa”, diz o prefeito

Tempo de leitura: 2 min
Rita Ahmed, do Comitê Nacional do Movimento BDS, entrega ao prefeito Edmilson Rodrigues carta enviada pela Associação das Autoridades Locais Palestinas saudando a Prefeitura de Belém pela solidariedade à causa Palestina,Foto: Marcos Barbosa / Comus

Por Rafael Soriano*

O município de Belém, capital do Pará, na região amazônica do Brasil, foi declarado um “Espaço Livre de Apartheid (ELA)”, se agregando aos centenas de espaço pelo mundo que denunciam a opressão do povo palestino por “Israel”.

A iniciativa do prefeito Edmilson Rodrigues (PSOL) coroou o Festival dos Povos contra o Racismo e o Apartheid, realizado na pela Prefeitura de Belém entre 19 e 21/03.

Em audiência nessa terça-feira, 21, a representante do Comitê Nacional do Movimento BDS, Rita Ahmed, entregou uma carta enviada pela Associação das Autoridades Locais Palestinas, saudando a Prefeitura de Belém pela solidariedade à causa Palestina e à luta contra a ocupação israelense em seu território.

Também nessa terça, foi realizado um encontro entre os povos negro e indígena da Amazônia com os palestinos, quando foi oficializada a adesão do município como Espaço Livre de Apartheid.

“Estou muito feliz de estar aqui, principalmente por todo o amor que estou recebendo do povo de Belém. Vou levar muito aprendizado daqui”, afirmou Rita Ahmed, do Movimento Boicote Desinvestimento e Sanções (BDS).

O BDS luta para denunciar e obter ações efetivas contra o Apartheid israelense e a contínua opressão ao povo palestivo.

Rita realizou um giro pelo Brasil e segue para outros países da América Latina no marco da Semana de Luta Contra o Apartheid Israelense.

“Contem com o nosso governo. O prefeito em Belém tem posições justas e a causa palestina é uma causa muito justa. Por isso, a Prefeitura de Belém assume essa causa”, afirmou o prefeito Edmilson Rodrigues em discurso no lançamento do ELA.

A Semana segue com atividades por todo o continente, agregando debates, ações diretas, mobilizações simbólicas com arte e cultura e outras iniciativas que tragam à luz as violências praticadas por Israel e diversas corporações aliadas ao seu colonialismo militarista contra o povo palestino.

*Rafael Soriano é jornalista e assessor do BDS

Com informações da Agência Belém

Leia também:

Deputado Valmir Assunção é indenizado por empresária que o xingou de ”macaco”

Fepal denuncia ‘sequestro’ de presidente do Instituto Brasil-Palestina: ” O Panamá é um país ou mera base da CIA?”


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Zé Maria

Verdadeiramente Edmilson Rodrigues é
um Prefeito positivamente Diferenciado

Deixe seu comentário

Leia também