Bancada do PT pede federalização da investigação de atentado contra Lula: Crime político

Tempo de leitura: 3 min

Os deputados Marco Maia (RS), Paulo Teixeira (SP) e Celso Pansera (RJ) afirmaram durante coletiva à imprensa nesta quarta-feira (28/03) que a bancada do PT na Câmara vai cobrar do governo Temer a entrada da Polícia Federal na investigação do atentado político contra a caravana do ex-presidente Lula no Paraná. Foto: Lula Marques/Agência PT

Bancada do PT pede federalização da investigação de crime político contra Lula

PT na Câmara

Em nota divulgada nesta quarta-feira (28), a Bancada do PT na Câmara conclama as autoridades do governo federal a investigar o atentado contra o ex-presidente Lula e integrante da caravana da democracia, ocorridos no Paraná.

“Trata-se de um crime político, cabendo, portanto, a federalização de sua apuração. Compete ao ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, enviar a Polícia Federal para investigar os tiros disparados na noite de terça (27) contra ônibus da caravana”, afirma a nota, assinada pelo líder do PT, deputado Paulo Pimenta (RS).

No texto, a bancada anuncia ainda que tomará uma série de medidas, entre elas, ações junto à Procuradoria-Geral da República para denunciar a tentativa de assassinato do ex-presidente Lula e de membros da caravana.

Leia abaixo a íntegra da nota:

Nota da Bancada do Partido dos Trabalhadores na Câmara

Em defesa da democracia e da Constituição

A Bancada do Partido dos Trabalhadores na Câmara conclama as autoridades do governo federal a investigar o atentado ocorrido no estado do Paraná contra o ex-presidente Lula e membros da caravana da democracia que percorre estados do Sul.

Trata-se de um crime político, cabendo, portanto, a federalização de sua apuração. Compete ao ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, enviar a Polícia Federal para investigar os tiros disparados na noite de terça (27) contra ônibus da caravana.

Diante da gravidade dos fatos, a Bancada do PT tomará uma série de medidas, entre elas, ações junto à Procuradoria-Geral da República para denunciar a tentativa de assassinato do ex-presidente Lula e de membros da caravana.

Gravações de áudio, fotografias e vários depoimentos de pessoas agredidas durante a caravana vão balizar as ações judiciais e comprovam que estamos enfrentando a ação de milícias organizadas, uma verdadeira ameaça à democracia, ao direito de ir e vir e à liberdade de manifestação de opinião.

A omissão das autoridades na apuração ou o estímulo à violência por parte de agentes de Estado que deviam zelar pela convivência democrática, como alguns parlamentares da base do governo Michel Temer, só servem como combustível para atiradores e defensores da barbárie que em vez de debaterem as divergências democraticamente preferem tentar resolvê-las à base de revólveres, tacapes e chicotes. O Brasil do século 21 não aceita esse tipo de comportamento.

O Partido dos Trabalhadores nasceu das lutas sociais e populares e da resistência e combate à ditadura militar.

Desde sua fundação, o caminho escolhido foi a construção da democracia. O partido condena a organização de milícias paramilitares voltadas a interditar o debate político por meio da violência e da eliminação dos adversários.

Quando o diálogo e o debate são substituídos pelo som dos tiros e isso é tratado com normalidade, estamos enterrando a democracia e aceitando a barbárie.

O Partido dos Trabalhadores e suas lideranças não vão se amedrontar. As forças democráticas não podem hesitar, temos de defender a democracia, o Brasil e seu povo. Chamamos as lideranças políticas à razão. Os democratas não podem se resignar, a hora é de indignação, de restabelecer o Estado democrático de direito e de condenar a barbárie. E isso que o país espera de nós.

Brasília, 28 de março de 2018

Paulo Pimenta (PT-RS), líder do partido na Câmara dos Deputados

Leia também:

Marcelo Zero: Lula ou o fascismo?


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Antonio

Na minha opinião esses parlamentares e outros que fazem “oposição” ao anão imoral continuam nos fazendo de palhaços.
Quando o impeachment foi consumado escancarou-se uma ditadura civil e essa turma contina agindo como se estivéssemos em um estado de direito.
Cansei de pregar que logo após a consumação “legal” do golpe toda a oposição deveria ter renunciado, renúncia seguida de uma coletiva de imprensa nacional e internacional onde seria divulgado um manifesto no qual toda a oposição declararia o governo ilegítimo, sem respaldo do voto e sem autoridade para modificar leis e alienar patrimônio público. Os qua assinassem o manifesto se comprometiam a, caso eleitos ou seus partidos, anular todas as medidas do governo ilegítimo e quanto as privatizações, seriam anuladas também com total prejuízo aos “investidores”.
Escrevi a vários parlamentares fazendo essa sugestão. Invariavelmente recebia como resposta que não poderiam abandonar o parlamento porque o anão imoral faria o diabo sem oposição.
Quando as primeiras medidas passaram, aprovadas pelo voto da maioria, voltei a escrever fazendo a seguinte pergunta: – Participando de uma votação em que de antemão sabiam que estava perdida, V.Exa, não considera que a pesudo oposição nada mais fez do que legitimar as medidas, uma vez que foram encaminhadas ao parlaento, discutidas e aprovadas pela maioria?
Como resposta recebi bloqueio de vários deles!
Essa pseudo oposição é tão responsável quanto a quadrilha que assumiu o poder, porque brincam de fazer política se contentando com migalhas e benesses dos cargos que ocupam!
São culpados em grande parte pela infelicidade que assolou o Antigo Brasil, hoje transformado em uma República Feudal Fundamentalista em que o regime é a Canalhocracia.
Antigo Brasil, caso único de um país sequestrado por uma quadrilha com o beneplácito da classe média que adora uma canga e das forças armadas que nada mais sabem fazer do que reprimir, bater, prender, torturar e matar brasileiros.
Uma das poucas no mundo que, como instituição, já voltou armas contra o povo que deveria defender!

Julio Silveira

Rsrsrs, me desculpem, mas só mesmo o PT para pedir que golpistas, que criaram tudo isso, justamente por que querem a desgraça do PT, trabalhem para investigar os seus. Pois, se abafam toda e qualquer investigação contra os verdadeiros gangsters desse país, que poderia levar a dissolução da rede de cumplicidades que formaram nas decadas de poder, esperar um minimo de republicanismo e pragmatismo, da forma que fizeram, é mesmo muita ingenuidade. O PT precisa se dar conta, cair na real, eles não tem adversarios politicos com quem possam contar. Por terem assumido o poder com a bandeira ideologica da esquerda, mesmo sem aplicá-la na sua integra, eles tem inimigos. Aqui e no exterior, economicamente unidos, ideologicamente unidos, cumplices em tudo, inclusive na facilitação da infiltração da cultura do entreguismo que torna a todos eles elementos de unica patria, o dinheiro. Acreditar na hipocrisia, querer fazer uso dela em seu favor num momento em que os estado esta sob intervenção, com liberação da caça aos petistas, repito, é muita ingenuidade.

FrancoAtirador

.
.
A Polícia Tucana Paranaense Descartou a Tipificação
de Atentado Político e Tentativa de Homicídio.

FrancoAtirador

Em artigo na @cartacapital sustento q o assassinato de Marielle Franco
e o ataque a Caravana de @LulapeloBrasil inauguram
nova fase na política nacional, com ações letais planejadas.
E há omissão das autoridades.
@mariadorosario
https://t.co/kwxB253QyL

    Antonio

    Concordo inteiramente!
    Vou além, o assassinato da Marielle, a morte de cinco jovens, sintomaticamente moradores do conjunto Carlos Maringhella em Macaé, uma senadora pregando abertamente ataque à caravana do Lula, Bolsonaro agindo como um criminoso sem ser repreendido, nem por seus pares nem pela polícia pois comete crime de incitação à violência, o judiciário em todas as instâncias, calado, um dos patifes do STF diz na TV que recebe ameaças, mas recusa que investiguem, ações que na minha modésta opinião são parte de um plano que visa fechar de vez o regime. Falam muito nas eleições, pergunto: Ainda que Lula seja eleito o que ele poderá fazer com o congresso que será eleito?
    Os bandidos que estão no congresso mudaram a legislação e tendem a se perpetuarem no poder!
    Reverter as privtizações pressupõe apoio das forças armadas e sabemos que os oficiais tem formação Lambe Cu, Bolsonaro é só um entre muitos, mal educado mas igual aos seus colegas de farda que sõ hoje altos oficiais.
    Deram o golpe que deram, gastaram o que gastaram para entregar o poder dois anos depois?
    Não acredito!
    Acredito que estejam preparando o fechamento do regime deixando a violência correr solta.

Deixe seu comentário

Leia também