Aécio fala na volta da inflação e Dilma destaca a taxa de desemprego

Tempo de leitura: 3 min

Com Paulinho, Aécio usa 1º de Maio para atacar Dilma, e ministros reagem

Tucano vai a festa da Força Sindical acusar governo de maltratar trabalhadores e de permitir volta da inflação; Gilberto Carvalho responde: ‘Faz 10 anos que a história do país mudou. Pergunta se antes os sindicalistas eram recebidos no Palácio do Planalto’

Por Tadeu Breda, da Rede Brasil Atual

Publicado em 01/05/2013, 14:39
Última atualização às 16:07

São Paulo – Representantes do governo e da oposição bateram boca hoje (1º) sobre a inflação durante as comemorações do 1º de Maio organizadas por quatro centrais sindicais brasileiras na zona norte de São Paulo, entre elas a Força Sindical. O assunto já se ensaiava nos discursos dos dirigentes sindicais antes mesmo que o pré-candidato do PSDB à presidência da República, Aécio Neves, tomasse a palavra.

“Não podemos permitir que o fantasma da inflação volte a rondar a mesa do trabalhador brasileiro”, disse o tucano, que foi convidado pessoalmente para a festa pelo presidente da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva, que nos últimos meses ensaia deixar o PDT, criar um novo partido e migrar para a oposição a Dilma Rousseff. “É por isso que estaremos sempre vigilantes para que o país não seja mais uma vez, neste ano, lanterna em crescimento na América do Sul.”

Aécio afirmou que o Brasil vem experimentando um ciclo de 20 anos de “conquistas” econômicas e sociais, mas voltou a pregar que os avanços só foram possíveis “porque, um tempo atrás, um grupo de homens públicos,  apoiados pela sociedade brasileira, debelou a inflação e acabou com o imposto inflacionário”. O pré-candidato do PSDB fazia referência ao governo de Fernando Henrique Cardoso (1994-2002) e ao Plano Real, que amenizou a inflação vivida pelo país nos anos 1990.

Nas últimas semanas, o senador tem testado o discurso a respeito da inflação como mote para a campanha do próximo ano contra Dilma, que até agora aparece como favorita à vitória. Ele tem acusado o governo de ser “leniente” com a inflação, que em março ultrapassou o teto da meta de doze meses estabelecida pela equipe econômica, de 6,5%. A alta de preços é vista pelo governo como algo temporário e, na comparação com os outros anos, não apresenta comportamento atípico, sendo puxada pela alta nos preços dos alimentos. Com o início da safra, em abril, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, tem afirmado que não será difícil caminhar para dentro da meta, que vem sendo cumprida desde 2005. No último ano do governo FHC, a inflação foi de 12,53%, quase o dobro da registrada agora.

Durante o 1º de Maio, o senador tucano também criticou uma suposta preferência da presidenta Dilma Rousseff (PT) pelas reivindicações do empresariado em detrimento das demandas sindicais. “É preciso que tenhamos um governo que não tenha uma pauta permanente só com o empresariado, mas que construa uma pauta permanente também com a classe trabalhadora brasileira durante todo o mandato, não apenas nas vésperas da eleição.”

Poucos minutos depois, o ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, usou o microfone para rebater as críticas do adversário e defender o governo. “Não é verdade que a inflação vai subir. Ela teve um pico nos últimos meses, é verdade, mas agora começou a cair”, pontuou, ressaltando que Dilma tem sido uma “leoa” em defesa dos trabalhadores. As centrais brasileiras reclamam da falta de diálogo com o governo federal, que ainda não avançou em pautas históricas do movimento sindical, como a redução da jornada de trabalho e o fim do fator previdenciário.

“Faz 10 anos que a história do país mudou. Pergunta se antes os sindicalistas eram recebidos no Palácio do Planalto”, provocou o ministro. “O presidente Lula teve a coragem que ninguém teve de colocar o país a serviço dos trabalhadores.” Gilberto Carvalho lembrou que 86% das categorias profissionais têm conseguido reajustes salariais acima da inflação nos últimos anos e que atualmente a taxa de desemprego está na faixa dos 5,6%.

O ministro do Trabalho, Manoel Dias, também saiu em defesa do governo. “Temos 10 anos de conquistas sociais, com milhões de trabalhadores resgatados da pobreza”, frisou. “Milhões de pessoas foram colocadas na classe média, onde estão tendo acesso a bens de consumo e maior qualidade de vida. Outros tantos milhões foram retirados da miséria extrema.”

No entanto, o ministro contemporizou afirmando que o papel dos sindicatos é cobrar o governo. “Os trabalhadores devem pedir cada vez mais, devem exigir reuniões semanais com a presidenta da República”, afirmou. “Mas a inflação não está fora de controle.”

O governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), e a ex-senadora Marina Silva, dois prováveis adversários de Dilma em 2014, também foram convidados por Paulinho, mas não compareceram ao evento, que é organizado por Força, CTB, Nova Central e UGT.

Leia também:

Líderes da oposição promovem encontro no STF


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

henrique de oliveira

Tucano falando de economia , é muita cara de pau.

paulo roberto

O vacilo da Dilma em seu pronunciamento foi dizer que nada ameaça o desenvolvimento do Brasil. Será que ela se esqueceu do PIG e seus partidos, além de alguns ministros do STF?

    Aline C Pavia

    Ué, então ela estava certíssima, pois PIG + Oposicinha + Máfia togada + Brindeiro Gurgel = NADA
    São os arautos da irrelevância, da hipocrisia, do cinismo e do vira-latismo.

Mardones

Dudu perdeu uma ‘ grande ‘ vitrine para exibir seus planos de governo.

Taques

Quer dizer então que um político da oposição, tucano ainda por cima, fez críticas ao governo???

Que absurdo!!!

Político bom de oposição é aquele que só elogia o governo, no mundo inteiro é assim, só aqui no Brasil é que estes desgraçados tucanos ousam criticar um governo perfeito como o nosso.

Paulo Pimentel

A receita do Governo caiu 0,5%, as despesas subiram 11,5%, os investimentos oficiais ficaram onde estão, o superávit primário, aquele dinheirinho que o Governo economiza para pagar os juros dos empréstimos que financiam sua gastança, caiu 41,5%. E agora Aécio?

Roberto Locatelli

Paulinho não precisa deixar o PDT para fazer oposição ao governo. O PDT está se tornando um partido de oposição de direita ao governo Dilma.

Cidadão K

Companheiros, desqualificar o adversário (Aécio é isso E aquilo) não muda os fatos. A inflação voltou – isso não é uma opinião!

    paulo roberto

    É verdade, cidadão. A inflação está acima dos 12% e a selic passando dos 25%. Isso aqui está infestado de rola-bostas…

    Alberto Silva

    Será o cidadão K do além? Ou o ator K?

RicardãoCarioca

Se ele não tivesse quebrado o estado de MG, como o FHC fez com o Brasil, eu poderia até passar os olhos no texto que trata da fala do cheirador mulherengo bêbado de CNH apreendida. Demagogo que não é exemplo para ninguém que deseje ser honesto na vida.

Alexandro Rodrigues

A sorte da Dilma e do PT é a fraqueza e insignificância dos adversários. O governo Dilma é ruim! Isso é fato consumado. Agora trocar o ruim pelo péssimo?

Pobre Brasil!

Francisco

Aécio, mon petit:

Ao vencedor, os tomates…

Jairo Falcucci Beraldo

Deveriam instituir o bafometro para tipos como Aócio, para quando subirem ao parlatorio do senado para proferir falacias…

    Alemao

    Só vale para o Aécio ou para o Lula também?

    Zhungarian Alatau

    Lula ébrio é mais lúcido que Aécio, Cerra e FHC juntos. Isso é fato.

    Aline C Pavia

    Depois que vc tiver um câncer na garganta igual o do Lula volte aqui para falar de novo essa bobagem. Ele não fuma nem bebe há 2 anos por ordens médicas. E ao que eu saiba NUNCA foi pego dirigindo embriagado com CNH vencida NA VIDA.

    Consenten

    Só vale para o aécio.

Fabio Passos

O psdb e anti-povo. E o braco politico do PiG.

O psdb rouba dos pobres para dar aos ricos. E ainda pensa que ninguem percebe…

O rabo do aecio repousa nas maos dos banqueiros e mega-especuladores do mercado financeiro.

Messias Franca de Macedo

… Ô, outro Mané, Aécio ‘Never’, “aprenda a trabalhar”, bravateiro de meia tigela! ENTENDA

Haddad anuncia reajuste no piso do servidor no Dia do Trabalho
O prefeito Fernando Haddad (PT) anunciou nesta quarta-feira o aumento de 79,8% no piso de todos os servidores públicos municipais de nível básico. O anúncio foi feito durante evento comemorativo do Dia do Trabalho promovido pela Força Sindical e outras centrais na zona norte de São Paulo.
“O salário estava muito defasado. Nós então fizemos as contas das perdas acumuladas durante oito anos. Estamos recuperando todas as perdas a dando aumento real a todos os trabalhadores”, disse o prefeito. “É com medidas como essa que o trabalhador vai se sentir valorizado e trabalhar melhor”, acrescentou.
A medida atinge 60 mil sevidores –entre ativos e aposentados–, o que corresponde a cerca de 30% dos funcionários municipais. O salário deles vai passar de R$ 630 para R$ 1.132. A medida, porém, ainda precisa passar pela Câmara.

RESCALDO: que venham 564 candidatos(as) ou mais que a *Magnífica já está reeleita em primeiro turno!…
*Presidente Dilma Vana Rousseff, A Magnífica!

BRASIL NAÇÃO – em homenagem ao honesto, sapiente e trabalhador povo brasileiro
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

    Juracy

    Messias, muito lhe admiro. Sugiro que vc publique um blog sujo. Serei o 1º a lhe acompanhar e recomendar a todos que se preocupam como verdadeiro Brasil. Boa sorte e muita luta!!!

    Ulices

    Messias, você é o cara! Bahiano porreta. Dilma é mesmo magnífica, explêndida, orgástica, excepcional. Siga em frente, Messias, Lula é nosso guia; Dilma é nossa Rainha. Viva a Bahia.

    Rodrigo Leme

    Enquanto isso, a proposta de reajuste para os professores da rede municipal é de luxuriosos 0,82%.

    http://www.odiario.com/geral/noticia/741701/professores-em-sp-esperam-nova-proposta-da-prefeitura/

    Aline C Pavia

    O aumento dado a mais de 60 mil servidores municipais foi de quase 80%. O piso municipal foi a mais de 1150 reais. Isso não era feito há mais de 25 anos.

abrantes

Eu vou fazer a minha parte,vou solicitar ao INSS que pare de descontar do meu beneficio a contribuição para a força sindical e acho que todos os beneficiarios deveriam fazer o mesmo para que esse aproveitador paulinho da força não use esses recursos fazendo campanha TUCANA.

guilherme

Esse sr. que quer ser presidente da república tem muitas explicacões a dar e não, ficar acusando quem trabalha. Aqui em Minas a imprensa está sob censura. Eles gostam mesmo de agredir professores. acessem o Novo Jornal e verão quem é o Sr. Neves.

sossegão

O Aecio faz o papel dele; acredita quem quiser. O que não consigo entender é como milhões de trabalhadores aceitam ser representados por este tal de Paulinho.

    JOSE NETO

    Bem posicionado Sossegão!!!

    Acredita no Aébrio quem quiser. O que não se pode entender é uma classe trabalhadora permitir que um Pelego pior que o finado Joaquinzão use a força de uma Central Sindical sustentada pelos trabalhadores para defender o que há de pior na política destruidora dos direitos trabalhistas no Brasil e no mundo. O neoliberalismo está por trás desses politicos que o Pauzinho do Dantas vem apoiando!!! Eh uma vergonha!!!

    paulo roberto

    Vc está esquecendo dos 19 carros 0km que foram sorteados. Sem isso, não haveria tanto público.

João-PR

Alguém precisa avisar ao Aécio que o “derrame” de dólares feito pelos EUA (moeda sem lastro, óbvio) para tentar debelar a crise provoca uma inflação em níveis mundiais.
Acho que o Aécio precisa de conselhos do “economista” (coloco entre aspas pois ele não mostrou o diploma de graduação até hoje para o grande público) José Serra.

Gustavo

Aécio mantém há tempos um discurso oco e inconsistente. Governou Minas por oito anos a repetir as frasezinhas de efeito com voz de quem fala alguma coisa que preste. Criou entre nós mineiros um transtorno que nos faz duvidar se o estado de que falam as propagandas governamentais é o mesmo em que vivemos. Parece até que o próprio governador atual padece desse trantorno porque encomendou uma série de propagandas que, em um inacreditável ato falho, segue o seguinte roteiro: uma atriz ladeada de cidadãos sorteia um cidade e convida um dos cidadãos a viajar com ela para conferir a existência de um dos programas sociais. Em todos os episódios (parecem testemunhos muito comuns em igrejas neopentecostais), há uma dúvida, o cidadão desconhece ou não acredita na existência dos programas do governo estadual. Em seguida, a equipe aporta em uma das cidades e, lá chegando, apresenta as maravilhas da Minas da fantasia, como diz um deputado mineiro. Profissionais (médicos, pedagogos, etc talvez sejam também atores) são ouvidos para dar a autoridade necessária ao depoimento. Assim, acabamos por não saber se vivemos na Minas da propaganda e não estamos suficientemente atentos ou se estamos sendo enganados pelas peripécias de um governo que investe, e muito, em publcidade/propaganda. E por falar nisso, há alguma regra que dê limites à publicidade governamental? Valores, formato …

Marat

O consolo é saber que a oposição já teve caras inteligentes. Agora será o Aécio…

Marat

Agora o Aécio será tratado à pão de ló pela impren$$$a, quem, afinal de contas, é credora e devedora do político mineiro. Mais uma vez a ladaínha de sempre: atacar os partidos da pseudoesquerda brasileira e adular e bajular os da direita e da extrema direita. Somente mudam as moscas, o PIG continua o mesmo do século XIX.

João Paulo Ferreira de Assis

E Minas é campeã em crescimento… negativo. Na última década cresceu menos do que o Brasil. Sua dívida para com a União é a maior dos estados. Nós estamos em recessão. A revista Mercado Comum, edição de janeiro e fevereiro de 2013 já mostrou a real situação da economia mineira. O déficit zero é uma farsa.

Miro

Já imaginaram, Aécio Presidente(Governando nas noites carióca),Serra Ministro da Fazenda (Privatizando nossa principais estatais (Petrobras),FHC no Ministerio da Previdencia (maltratando os aposentados vagabundos),Alvaro Dias na comunicação abastecendo Vejas, Globos, Folha e Estadao e atacando os blogueiros sujos. Estaremos fu….

    Vlad

    Sinto informar, mas tudo isso já está acontecendo.

Ricardo Vianna

Deve ser porque a presidenta é mineira.Ou porque Minas,estado quem mais rendeu dividendos ao país no auge da economia do governo Lula,com a exportação de minério de ferro para China.Aguardamos o novo marco regulatório para os próximos dias.Vamos ver a a força e a coragem da presidenta a prova.Ainda não entendo o baixo nível nas difamações ao Aécio.Ponto para ele que pode ser o que for,mas é um poço de educação,gentileza e respeito para com seus adversários.o povão ta cansado mesmo é de baixaria,arrogância e grosseria.

Rasec

No final da contas, o ato foi ótimo pra Dilma, que mandou representantes do Governo e pro PT, cujo Prefeito da maior cidade do país anunciou aumento de 78% para os funcionários públicos municipais (xô austeridade!). Foi tão bom o evento pra Dilma que Uol & Cia já puseram em segundo plano as notícias sobre o evento.
Vai, Dilma!
Parabéns, Gilberto Carvalho!
Parabéns, Haddad!
Enquanto isso, a página do ex-presidente Lula bombando no facebook!

Antônio Ângelo

Esse “Aébrio” é a ultima piada do SÉCULO XXI… stop!

Euler

Os senhores têm certeza que o ato da Fraqueza Sindical foi para comemorar o 1º de Maio? Ou seria o 1º de Abril? Há um erro aí de data que poderia dar total justificativa para o discurso do senador pelo Rio de Janeiro.

Kid Prado

Gostei demais da metáfora da forma gongórica que foi colocada pelo grande orador e senador carioca por MG:
“Não podemos permitir que o fantasma da inflação volte a rondar a mesa do trabalhador brasileiro”
Desnecessário dizer que eu, desde ‘minino’, tenho muito medo dos fantasmas que rondam não só a minha mesa de trabalhador pois existem aqueles que rondam minha continha bancária, a loja em que compro minhas roupas, o boteco onde toma as cervejas da sexta-feira, o posto onde abasteço meu carro, a farmácia onde compro meus remédios, sabonetes e desodorantes, etc. e tal.
Mas o pior fantasma que rondava a minha mesa e a de outros trabalhadores foi nos tempos de FHC: era conhecido como Desemprego. Este aterrorizava, mas era muito bem considerado pelos governantes que até usavam nomes mais carinhosos para ele: enxugamento, terceirização, reengenharia. Quando se falava neste ghost rondando a nossa mesa e a dos colegas a gente perdia noite de sono, emagrecia, descabelava e tremia. Aecim devia ter falado nele também, ou não seria conveniente nos dias de hoje em que este bicho-papão anda sumido, acanhado e sem prestígio.

lulipe

Não disse mais do que a verdade!!!

    Ricardo JC

    Não disse mais do que um monte de mentiras.
    Inflação acumulada governo FHC (8 anos): 100%
    Inflação acumulada governo Lula (8 anos): 56%
    Inflação acumulada governo Dilma (projeção para 8 anos, mantida a média atual): 53%

    Só para lembrar…inflação ano 2001 (FHC): 9,6%, inflação ano 2002(FHC): 12%

    De crescimento não dá nem para começar a falar, porque na época de FHC chegamos a ter “crescimento negativo”. De desemprego então é até piada.

    Falar é fácil, dificil é provar com dados, aquilo que se quer dizer.

    Adenilson Vieira

    É Disso que eu estou falando Kara! Brasileiros Modernos e Ajuizados…
    Não vamos dar mole para essas pessoas malucas falarem besteira!
    Tipo FHC fez isso… FHC fez aquilo…
    FHC = FRACOS+HIPÓCRITAS+ SENSACIONALISTAS
    VAI DILMA!!!

    lulipe

    Você, Aline, como o Ricardo, também é bem lenta na questão de interpretação de texto, acho que frequentaram a mesma escola, acertei??Mostre-me no texto onde o Aécio falou de emprego ou distribuição de renda.Ele falou de dois assuntos:O crescimento da inflação, que não foi negado nem pelo governo e o fato do Brasil ter tido o menor crescimento entre os países da América do Sul.Eu falei em meu comentário inicial que ele não tinha dito nada mais que a verdade.Contra fatos não há argumentos, nem para os mais alienados….

    lulipe

    Caro Ricardo JC, você já demonstrou pelo que escreve que tem o raciocínio lento e uma interpretação de texto deficiente.Aécio disse que o Brasil é lanterna em crescimento.vamos levar em conta o crescimento dos Brics, por exemplo:Enquanto o Brasil cresceu 0,9%,a China teve o maior crescimento (7,8%), seguida pela Índia (5%), Rússia (3,4%) e África do Sul (2,5%).Não sei se você sabe o que significa “lanterna” neste contexto, mas procure no “pai dos burros” que você encontrará o significado.Quanto a inflação ele disse que a mesma superou a meta estabelecida pelo governo, alguma mentira??Se não entendeu me diga que eu tento desenhar, certo?

    Aline C Pavia

    Como está a distribuição de renda e o emprego nos BRICS?

    Viúva de FHC é duro. Pior que essa raça só viúva da ditadura.

    Saudade dos camelôs e do apagão de 9 meses de energia elétrica? Saudade dos juros a 45%?

Messias Franca de Macedo

… [Contemporaneamente] O Brasil representa a lanterna porque “alumia” a maneira de crescer com melhoria na distribuição da renda nacional, promovendo a civilizatória inclusão social, reduzindo o fosso colossal cavoucado historicamente pelas elites usurpadoras das riquezas desse país – e pelos braços sórdidos do sindicalismo pelego, chafurdados nas teias do abominável e dos estratagemas nefastos e atrozes!…

Lá isso é oposição, sô?!… Nem discurso ensaiado salve essa gente desalmada e aloprada!…

Uma oposição pelo amor de Deus!…

República Desses Bananas
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Marcelo de Matos

Aécio, novo escriba da Folha, aprendeu bem a lição com seus patrões: compara o crescimento do Brasil com os Brics e os países da América do Sul. Ou seja: compara com os que foram bem, para dizer que o Brasil foi mal. Nesse ponto o Estadão é um pouco mais sério: “O desempenho da economia brasileira em 2012 só superou o dos países europeus, combalidos pela crise financeira. A alta de 0,9% da atividade econômica empata com a Alemanha e ganha de Portugal (-3,2%), Itália (-2,2%), Espanha (-1,4%), Reino Unido (-0,1%) e França (+0,1%), segundo dados selecionados pelo IBGE. A economia mundial, por sua vez, cresceu 3,2%”. O que o PIG não fala, por exemplo, é que a economia russa é sustentada pela exportação de petróleo, produto abundante no país.

PAULO GODOY

SENHORES,

BOA TARDE,

FUI PROFESSOR DO ESTADO DE MINAS GERAIS NO GOVERNO DO AÉCIO NEVES, POSSO DIZER SEM NENHUMA DÚVIDA, O ILUSTRÍSSIMO PLEITEANTE AO CARGO DE PRESIDENTE SÓ NOS RECEBIA COM GÁS DE PIMENTA E BATALHÃO DE CHOQUE. NUNCA RECEBEU O SINDICATO DE NADA. PARECE QUE ESSA ERA A POLÍTICA DOS GOVERNANTES DO PSDB(PRINCIPALMENTE SERRA EM SÃO PAULO). NÃO PODEMOS ESQUECER QUE ESSAS MESMAS PESSOAS QUEBRARAM O PAÍS E ENTREGARAM NOSSO PATRIMÔNIO.
ABRAÇOS

    Luiz Carlos Azenha

    Minúsculas, Paulo, por favor. abs

LuizCarlosDias

Assinem a favor da lei dos médios, pegue seu titulo de eleitor e vá ao blog barão de itararé ou megacidadania, tá muito fácil alcançar os milhões necessários.

Fernando

eles se merecem esses testas de ferro da globo!!!…..todo mundo sabe que essa força sindical foi criada pela fiesp para barrar a influência e o crescimento da CUT

Julio Silveira

Se concorrer vai perder. Mas com certeza vai ganhar um contrato na Globo na teledramaturgia. Na politica não pode soar mais falso, vende o peixe que não come, mas na Globo quem sabe, afinal de vez em quando ela apoia galã sem talento.

IZA

Perguntem a esse vigarista, porque o Estado de Minas foi o que menos cresceu nos últimos anos?

    gileno brito

    Melembrei do desenho animado onde o Dick vigarista é mais ou menos como este mauricinho do Aécio.

    Renato

    Prefiro ver o Desenho a Corrida Maluca do que ver a Terrorista Presidente entrando na minha TV, no feriado à noite.
    Ela está usando demais essa prerrogativa que tem, Cade o Congresso para criar a PEC que tira isso dela?

    Aline C Pavia

    “Terrorista”?
    “Prerrogativa”?
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Sua piada foi a melhor do dia, parabéns!!

Deixe seu comentário

Leia também