Altamiro Borges: Sangrentas bicadas no ninho tucano

Tempo de leitura: 2 min

sexta-feira, 15 de março de 2013

Serra bica Aécio. PSDB vai implodir?

Por Altamiro Borges, em seu blog

A mídia até que tentou ocultar ao máximo as sangrentas bicadas no ninho tucano, mas não deu mais para conter a sangria. Nesta semana, os jornalões finalmente deram destaque para a violenta disputa entre o mineiro Aécio Neves, o cambaleante presidencial do PSDB, e o paulista José Serra, o eterno candidato da legenda. O clima é de guerra e há risco real de implosão no principal partido da oposição de direita. Serra já mandou avisar que só fica na sigla se abocanhar a sua presidência nacional.
Segundo o jornal Valor, “José Serra disse a um interlocutor em sua casa nesta semana que a presidência do PSDB é o único cargo que lhe interessa para continuar no partido e compor com o senador Aécio Neves. A outro interlocutor não disse isso tão expressamente, mas deixou claro que nem a presidência do Instituto Teotônio Vilela (ITV), o órgão de estudos do partido, nem a secretaria-geral, interessam-lhe. Serra considerou ‘uma ofensa’ o papel secundário que tentam lhe conferir no processo de definições interno”.

Até Josias de Souza, muito ligado aos tucanos, teme o pior. Em seu blog na Folha, ele informa que “alijado da composição da nova direção da legenda, Serra ameaça abandonar o navio… Os tucanos ruminam a suspeita de que Serra faz bico para chamar a atenção. Mas não teria peito para levantar voo. Pelo sim, pelo não o presidenciável Aécio Neves, na bica de assumir o comando do partido deve avistar-se com Serra nesta segunda-feira (18). Diz-se que Aécio proporá a Serra uma harmonização dos respectivos interesses”.

Já o jornal O Globo, um dos principais antros da oposição de direita, já dá como certa a fragmentação dos tucanos. Segundo a repórter Maria Lima, “submerso desde a derrota para o petista Fernando Haddad na disputa pela prefeitura de São Paulo, o ex-ministro e ex-governador José Serra continua longe dos movimentos para impulsionar a pré-candidatura do senador Aécio Neves (MG) a presidente da República pelo PSDB. Aécio tentou uma aproximação com Serra em janeiro, mas não prosperou”.

Segundo a reportagem, Serra estaria muito descontente com seu isolamento no partido. “Agora o tucano paulista está sendo sondado pelo presidente do PPS, deputado Roberto Freire (PE), que quer integrá-lo num projeto ambicioso: a fusão do PPS com o nanico PMN, que poderia agregar parlamentares da base governista e da oposição em direção à pré-candidatura do governador pernambucano Eduardo Campos (PSB). Uma estimativa inicial dá conta de que o projeto poderia reunir uma bancada de cerca de 40 deputados”.

Leia também:

Eduardo Campos diz que aliança PT-PMDB já era


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Vinicius Garcia

Isso está acontecendo muito cedo… deveria ser mais adiante mais à frente, sendo agora, dá para eles bolarem uma fórmula, um jeito de entrar nesse eleição com alguma esperança… essas forças não são tolas, sabem quando começar um debate, nós é que nos divertimos antecipadamente, no devido momento eles estarão organizados, não se iludam…

Genghis khan

Grande análise do r godinho, 19/03/2013 – 9:18
Deu de dez a zero nos ‘comentaristas da globo’.
Eu prefiro dizer que a oposição deve se fundir em um único partido e vou até sugerir o nome: PPPTP = Partido dos Prostitudos Políticos e Traidores da Pátria. Duro vai ser decidir quem será o presidente: ‘Çerra’ ou Bob Freire.

r godinho

A oposição midiática não é estúpida, como muitos parecem pensar.
Dilma, hoje, é pule de 10 no primeiro turno. A direita sabe que perde, e perde feio, se for sozinha pro mano a mano. Capaz de tomar uma lavada próxima dos 70%.
Mas se repetirem a tática de 2010, pode ser que consigam ir ao 2º turno. Por isso apostam em Marina e Campos com tanto fervor: ambos podem tirar votos de Dilma. Não tanto quanto eles gostariam (uns 40%), mas seguramente, com as campanhas subliminares já em curso (todo dia tem matéria sobre saúde, educação, desastres naturais e corrupção nos jornais locais da tv), desqualificando dia e noite o governo, e com os escândalos que com certeza jogaram no ventilador no final deste ano e começo do próximo – governo sempre tem o que se possa transformar em escândalo – esses dois podem surgir como alternativas para quem não quer votar na Dilma e não tolera a idéia de votar no PSDB.
Assim, provavelmente vamos ter uma eleição em dois turnos. Resta saber que peso Eduardo Campos e Marina terão. Acho que ela ficará em no máximo 10% do eleitorado, nem perto do resultado de 2010, e Campos fará o papel que foi dela, ficando com uns 20%, pouco mais, pouco menos, a maior parte votos anti-PT reversíveis no 2º turno, se o opositor for do PSDB. Este terá os seus 25%, 30% no máximo, correndo o perigo de não ir ao 2º turno, se houver um surto pró-Campos ao longo da campanha na tv.
E como disse, a oposição midiática não é burra. Não é a toa que têm tentado manter a guerra de bastidores do PSDB fora das manchetes. Seu candidato agora é o Aécio – muito a despeito de preferirem o Serra, que sabem impossível de lançar com chance de sucesso – mas não podem permitir que o seu partido chegue a eleição dividido, com SP cristianizando o mineiro de Copacabana, até por interesse do próprio Alckmin, de assegurar a legenda para 2018. O PPS talvez seja, então, a saída honrosa para Serra, mas um risco se ele resolver se candidatar por aí. Por isso, manter em segredo as brigas e tentar costurar acordos que apaziguem os lobos é a tática do momento.

RicardãoCarioca

Já pensou como teria sido se nos últimos 10 anos tivéssemos sido governados por essa bandidagem protegida da grande imprensa?

Fácil. Igual ao Chipre:

http://oglobo.globo.com/economia/veja-imagens-de-manifestacoes-no-chipre-7873754

Paulo Chagas

Não fará a menor diferença, afinal é o coxo desafiando o manco. Nem Aécio e nem Serra tem propostas para o País, representam os interesses das elites, do capital. A grande imprensa faz o que pode para protege-los, porém até para o PIG eles são pesados demais.

roberto

Eduardo Campos como candidato a presidente perde até em Pernambuco. Todos sabem que as obras que existem lá foram projetos de Lula. Esse é mais um oportunista que andava enganando.

Urbano

Deve ser pelo esgotamento do silo… Já são dez anos com parcas reposições, pois o grosso do filé está em Brasília.

renato

A Gaiola das Loucas!
Algum psiquiatra poderia explicar porque
homens brigam pelo poder. Mesmo de uma
pocilga. Mesmo se ficarem sozinhos, de braços
cruzados e sentado no próprio excremento e
fazendo biquinho!

Pelika

PPS,DEM,PSDB,PSB,PSD deveriam fundir~se num só partido o PS- Partido dos Sonháticos.

Julio Silveira

Me surpreende saber que ainda tem gente nesse Brasil, das classes trabalhadoras e menos favorecidas, que acreditam nos discursos dessa turma. O País devia rezar para esse Titanic afundar de vez.

José Ricardo Romero

Deixa, deixa deixa…

Jr.

Que se matem. Eu vou dar boas gargalhadas aqui.

Marcelo de Matos

Serra de bobo não tem nada: não se contentará com a presidência do Instituto Teotônio Vilela, nem com a secretaria geral do partido. Quer a presidência da agremiação tucana. Quando mocinho foi presidente da UNE; depois de velho não se contentaria com a secretaria. Alckmin também não é bobo: foi o único governador tucano que não concordou com a entrega da presidência do partido para Aécio. Isso significa que está pensando no futuro. Roberto Freire, como ave de rapina, observa: dessa briga pode sobrar uma rebarba para seu nanico PPS.

Bakuri

É impressão minha ou estes movimentos desencontrados da mídia em lançar Marina e Campos como candidatos estão fragmentando não a situação, mas a oposição?

    Marcio H Silva

    Também acho isso……

    Rasec

    Adoro!

Antonio

A notícia não deixa claro se a declaração dada pelo Serra foi feita em sua casa no Alto de Pinheiros ou no apartamento dos Jardins onde está vivendo nestes dias.

    Paulo Roberto Álvares de Souza

    À propósito, de que vive o Serra? Falo de grana, pois para manter todo o aparato que o cerca, não é qualquer niquinha, mas uma dinheirama! De onde vem?

    Tadeu Versulotti

    Voce leu o livro sobre a Privataria Tucana? La da essa explicação

Marat

Não fossem os blogues do Azenha, do Paulo Henrique Amorim, do Eduardo Guimarães e de mais uns cinco ou seis cidadãos verdadeiramente engajados em descobrir a VERDADE, ninguém saberia dos enormes problemas vividos pelo PSDB. É por essas e outras que considero Estado, Veja, Folha, Globo, Bandeirantes et caterva um verdadeiro lixo. Considero-os responsáveis pela queda vertiginosa de credibilidade que a imprensa, ou melhor, impren$$$a vem vivendo!

Marcelo de Matos

Roberto Freire está com um pé em cada canoa: se Marina não criar seu partido Rede, ingressará no PPS e será candidata a presidenta; aí a filiação de Serra vai para o vinagre. Freire está no aguardo das definições de Serra e Marina. Tutti bonna gente!

    Francisco Antonio da Silva

    Piada pronta! Roberto Freire, o ex-comunista arrependido, lançando a Bláblárina Silva e sua Rede $ustentabilidade a presidencia.Conta mais uma.

    Scan

    “Um pé em cada canoa”?
    Não seria melhor expresso como “um pé me cada cova”?

Francisco

Se Cerra realmente quiser se eleger sindico de algum prédio, ele tem que fazer o máximo de alianças!!!

tania maria machado

oO CAMPOS CONFUNDIU, ELE QUIS DIZER PSDB, PPS,DEM JÁ DEU O QUE TINHA QUE DAR, O PSB,SÓ FALTA O D, E VIRA PSDB. VAI PARA A EXTINÇAO TAMBEM. LEMBRETE POVO DE LULA E DILMA P E N S A M.

Apavorado por Virus e Bacterias

Que se matem. Faço votos que virem pó. Nem assim ficaria bom frente aos danos que causaram e ainda causa ao País, vítima do entreguismo, da ganância e da corrupção dessa quadrilha.

    José Variani

    Cuidado com essa história de “pó”. Pode chamar a atenção de um certo candidato.

Fabio Passos

Que se matem. O psdb e o braco politico do PiG: Nao ha sequer um que preste.
E o seu principal lider, fhc… foi o pior presidente e maior entreguista da historia do Brasil.

Valcir Barsanulfo

O Cerra vive só pensando nele, e o Aético vive só pensando nas baladas de Copacabana, o Dudu Fields vive sonhando com o inimaginável.
Se se unir as 3 figuras, obtém-se um trio inconfiável.

Deixe seu comentário

Leia também