Altamiro Borges: FHC admite que não é homem de letras

Tempo de leitura: 2 min

sábado, 30 de março de 2013

FHC, o “imortal” da mídia tucana!

 Por Altamiro Borges

O ex-presidente FHC oficializou na quarta-feira (27) a sua candidatura à cadeira número 36 da Academia Brasileira de Letras (ABL), antes ocupada pelo jornalista e escritor João Scantimburgo, falecido em 22 de março. A carta foi entregue pelo ex-ministro e cupincha Celso Lafer, que ficou famoso por retirar os seus sapatinhos nos aeroportos dos EUA numa prova cabal de servilismo. De imediato, a mídia tucana saldou a iniciativa do “príncipe” dos neoliberais. Para ela, FHC sempre foi um “imortal”.

Em entrevistas bajuladoras, o vaidoso tucano até tentou posar de humilde e afirmou que resistiu à ideia de se candidatar. “Minha reticência foi a de que não sou homem de letras e não queria criar constrangimentos por ter sido presidente da República. Mas agora, passados tantos anos da presidência e mantida, se não mesmo que ampliada, a convicção de vários membros da ABL de que eu deveria juntar-me a eles, acabei por concordar”, afirmou FHC.

A mídia tucana nem citou a célebre frase do ex-presidente: “Esqueçam o que eu escrevi”. Ela também evitou mencionar os escândalos de corrupção contra seu governo – como a compra de votos para a sua reeleição ou o sinistro processo da privataria tucana. A mídia ama FHC, o intelectual que liderou a onda destrutiva e regressiva do neoliberalismo no país. Ela já dá como certa a “imortalidade” de FHC e garante que ele terá a maioria dos 38 votos. Segundo a Folha tucana, esta “promete ser a eleição mais fácil de sua carreira”.

A ABL infelizmente virou um antro conservador, que tudo faz para obter os holofotes da mídia. Um dos últimos “imortais” indicados foi o “calunista” Merval Pereira, o serviçal da Rede Globo famoso por sua “vastíssima” obra literária – que ninguém conhece. No primeiro dia de inscrição para a vaga, a única candidatura apresentada foi a do ex-presidente. Outros interessados podem se inscrever em até 30 dias. Os “imortais” da ABL terão dois meses para eleger o novo membro.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

bento

Azenha.

Quando vi o maravilhoso Mario Quintana perder para o maribundas de fogo…

Fabio Passos

Não é apenas a abl… seguramente a maior parte do povo brasileiro quer muito elevar fhc acima de todos nós.

Queremos vislumbrar o doutor fhc suspenso… lá no alto. rsrs

Murdok

Dizem que o Merval foi um dos que ligou pro FHC, pedindo que fosse juntar-se a eles.
Fico só imaginando uma mesa de discussão sobre obra, entre o FHC e o Merval. Vai ser um momento histórico pra literatura brasileira.

Apavorado por Vírus e Bactérias

A ABL virou um lixo. E ainda abrigará um dos maiores corruptos da história política do Brasil, numa corrupção nunca antes imaginada neste País.

fred

Um cara que manda os leitores esquecer o que escreveu será eleito imortal da ABL. Se alguém ainda levava essa instituição a sério, não precisa mais se esforçar.

Brasileiro

Ta virando Academia Brasileira de Larápios…

Isidoro Guedes

Essa ABL é uma piada, coitado do seu patrono, o grande (e este sim imortal) Machado de Assis, que deve estar se revirando no túmulo com tantas mediocridades juntas na “academia”.

Valcir Barsanulfo

Ele não só não é de letras, como não é de nada.
Ele nem é o pai do filho da Miriam Dutra, que a globobo ajudou criar no exterior.
Ele plagiou o livro do Enzo Falleto e depois de pego com as calças nos joelhos, desculpou-se e pediu co-autoria e ainda determinou que esquecesse o que escreveu.
Era uma vez uma academia!!!

Gerson Carneiro

E FHC é homem?

http://www.youtube.com/watch?v=9YB4pRo-mw0

Bem, não é de letras. Também não é de números… de história…

Mário SF Alves

Faz pleno sentido. Homens de letras no Brasil: Machado de Assis; Graciliano Ramos; Jorge Amado; e tantos imprescindíveis outros, cujas iniciais jamais foram FHC; ou ACM; ou outras tantas de igual e mesmo gênero.
__________________________________

Alemao

Não entendo porque sempre relembram o fato do ex-ministro ter tirado os sapatos. Quando o Obama esteve no Brasil, o Mercadante, o Mantega e mais outros levaram uma apalpada geral para poder adentrar o prédio aonde seria o evento. Me parece que tirar o sapato é fichinha comparado com tamanho rebaixamento em pleno solo brasileiro.

Mariano

Quero concorrer com FHC a uma vaga na Academia Brasileira de Lorotas.

E qual a minha contribuição para as letras brasileiras? – perguntará algum despeitado.

Ora, só no Vi o Mundo eu já publiquei mais de uma centena de comentários. Logo, eu sou um homem das letras. Se o Merval está lá, o poeta aposentado do Supremo também está pleiteando uma vaga e FHC já está com um pé lá dentro, porque eu, um internauta reconhecido pelos comentários fatais, não pode pleitear uma vaga?

Eu também gosto de chá.

    renato

    Mariano obrigado, eu nunca vi a possibilidade
    de ser um ABL, agora estou me sentindo o cara.

    JA

    Acho que não só os “blogueiros sujos” como também seus comentaristas deveríamos, todos e cada um, enviar um ofício à ABL nos candidatando à mesma vaga do FHC. Afinal a candidatura lá é livre(?). Então ele poderia dizer que ganhou mais uma vez da turba “lulopetista”.

jaime

Mas o FHC já é um imortal, todo mundo sabe; a história nunca esquecerá do maior entreguista que já foi excretado por esta terra. Será lembrado ombro a ombro com Calabar, Joaquim Silvério dos Reis, Roberto Campos e uma multidão de outras figuras disformes pelos padrões da decência e da honradez. E aos devotos da Dilma, um alerta: FHC, assim como Serra, era de esquerda! Sim, lá nos primórdios, antes de serem diretamente cooptados pelos norte americanos eles posavam de esquerdistas, fugiram para o exílio e tudo o mais.

    Jane Oliveira

    Muito bem, companheiro. FHC é Obama, e Obama é FHC!

Fabio Passos

Assim como a abl, tambem sou a favor de icar fhc acima dos demais mortais.

Jane Oliveira

Tribunal nazi-fascista condena o companheiro Amaury Ribeiro Júnior.

José Serra ganhou indenização de R$ 1.000 por danos morais pelo “oportunismo eleitoral” do livro “A Privataria Tucana”, de Amaury Ribeiro Júnior. O autor e a editora Geração Editorial foram condenados pelo juiz André Pasquale Scavone, da 10ª Vara Cível, em sentença publicada em 1º de março.

A pergunta que fazemos e que ninguém soube responder até agora é: Se tudo que foi relatado no livro de Amaury Ribeiro Junior é verdade, por que, em dez anos de governos compromissados com a verdade, o Ministério da Justiça não moveu nenhuma ação ou fez alguma denuncia com base no que o livro aponta? Por quê!?? Precisamos fazer justiça nesse país!

    João-PR

    Jane, boa pergunta.
    Nem sabia que o Amaury estava sendo processado pelo Cerra. Sempre achei que ele não teria peito para tanto, dado ao número de documentos que o livro do Amaury tem.
    Voce tem certeza dessa informação??
    Abc
    João

Jane Oliveira

FHC não é um homem de letras. Lula é o cara!

Urbano

Se não é de letras, muito menos de palavra… Uma sem a outra?

lulipe

O trauma das duas vitórias do sociólogo, no primeiro turno, sobre o lula ainda perdura…

    Ricardo JC

    Você se dá conta das bobagens que escreve? FHC é, realmente, persona non-grata, por todo o mal que fez ao país. Não porque venceu duas eleições contra Lula. Isto já está superado há muito. Hoje FHC só consegue se eleger em redutos do PIG. Não ganharia nem para síndico de seu próprio prédio. Você acha que, hoje, FHC venceria uma eleição contra Lula, para qualquer cargo majoritário? Honestamente, você acha que ele venceria? Nestas circunstâncias, quem você acha que carrega a mágoa no peito?

Julio Silveira

Essa academia está virando um escarnio politico aos homens que fazem e curtem as boas letras deste Brasil varonil. Não demora e bom escritor vai se ofender com indicação para estar lá.

    Caracol

    Não demora, Julio? Há muuuuito tempo! Algum escritor decente quer perfilar com o Merval e o Sarney?

    FrancoAtirador

    .
    .
    Não demora muito, e os poucos escritores

    que ainda restam lá dentro dessa tal ABL

    estarão pedindo “exoneração do cargo”…

    Virou Academia BraZileira de “Lantras”.
    .
    .

    FrancoAtirador

    .
    .
    Aliás, foi de uma mistura

    de Políticos Impatrióticos

    com Empresários Apátridas

    e C@lunistas Bandidos

    que surgiu o PIGGHAM…

    Lu Witovisk

    Sarney, Merval e o porcaria do Paulo Coelho tb está lá…

    FrancoAtirador

    .
    .
    Aqui lá está cheio de [Pi]Lantras, Lu.

    E há muitos outros querendo entrar.

    O Rei da Veja, mesmo, é um deles.

    O Gilmar Yorkshire dá total apoio.
    .
    .

Heber

Prefiro o Professor Hariovaldo, este sim um legítimo representante dos homens de benz.

Narr

A nova lei das domésticas: se Roberto Marinho pôde, então Merval e FHC também podem.

Caracol

Como é triste a decadência…
O cara foi eleito presidente do Brasil com zilhões de votos, foi caindo a ponto de ter que comprar o segundo mandato, e agora… corre atrás de meros 38 votos.
E se os “imortais”, inadvertidamente, fizerem o que ele recomendou, ou seja: “esqueçam o que escrevi”, corre o risco de ficar sem voto algum.
Decadência é triste…

Terezinha Maria Scher Pereira

Mas não há problema em ele não ser “um homem de Letras”..A Casa de Machado de Assis (que talvez ironizasse a situação atual… talvez sim, talvez não, mas este ponto não vem ao caso agora) há muito deixou de ser lugar para homens e mulheres “de Letras”. Drummond, este sim, homem de Letras, recusou a “honraria” de entrar para a ABL. Será por quê?

willian

Impressionante como vocês dão importância a coisas que vocês não dão importância.

    Ronaldo Silva

    Impressionante como vc dá importância às suas palavras sem importância…

    renato

    Não consigo ler o que você escreve,
    só de ver que é você que posta, eu
    já começo a dar risada. Você é hilário.
    Se o VIOMUNDO fechar as portas abra um
    blog de Tiradas do William, não deixe
    de alegra-me.

    Willian

    Caro Ronaldo, sinceramente não me ofendo. Vendo como os comentaristas de Viomundo tratam os próprios petistas dos quais divergem, entendo que não é nada pessoal, mas apenas que alguns não conseguem conviver com a divergência, venha ela de onde vier.

Deixe seu comentário

Leia também