A vida boa de Bannon a serviço de fugitivo chinês acusado de fraude e lavagem de dinheiro

Tempo de leitura: 2 min
Reprodução

Este é o iate em que Steve Bannon foi preso

Diz-se que pertence a um fugitivo chinês.

NOAH LANARD e DAN FRIEDMAN, no Mother Jones

Na manhã de quinta-feira, agentes federais prenderam Steve Bannon na costa de Connecticut em um iate de 150 pés chamado Lady May, acusando-o de fraudar centenas de milhares de pessoas que doaram mais de U$ 25 milhões para financiar um muro privado ao longo da fronteira sul dos EUA.

Lady May tem sido apontada como um dos superiates mais sofisticados do mundo e está atualmente à venda por U$ 27,9 milhões. O Wall Street Journal noticiou na quarta-feira que pertence a Guo Wengui, um empresário chinês exilado.

Uma lista da Moran Yacht & Ship chama Lady May de “inovador em todos os sentidos da palavra” e se orgulha de ter ganho “uma sucessão de prêmios de Superyacht em 2015”.

A Boat International relatou em 2015 que Neville Crichton, empresário e piloto de iates originário da Nova Zelândia, concebeu o Lady May como uma versão ligeiramente maior de outro iate chamado Como.

Mas, disse Crichton, “foi o auge da crise financeira global e, embora a Austrália tenha superado isso muito bem, eu simplesmente não estava animado”.

Um ano depois, Dubois Naval Architects apresentou um novo design que era mais do que apenas um Como esticado. Esse iate, Lady May, agora pertence a Guo.

Bannon passou a trabalhar para Guo, que às vezes atende pelo nome de Miles Kwok, logo após sua demissão da Casa Branca, três anos atrás.

Guo, um suposto bilionário, é um dos fugitivos mais procurados da China.

As autoridades chinesas o acusaram de suborno, fraude e lavagem de dinheiro — acusações semelhantes às de fraude e lavagem de dinheiro que Bannon enfrenta agora.

Guo nega as acusações, dizendo que resultam de suas críticas ao governo chinês.

Guo ajudou a financiar os esforços de Bannon para atacar a China e pagou a Bannon U$ 1 milhão pelo trabalho entre 2018 e 2019, relatou Axios no ano passado.

Mas esses esforços são supostamente objeto de uma outra investigação, distinta da que resultou na prisão de Bannon.

O Wall Street Journal informou na quarta-feira que o FBI, a Comissão de Valores Mobiliários e a Procuradoria Geral do Estado de Nova York estão investigando se uma empresa de mídia formada por Bannon e Guo, a GTV Media, violou as leis de valores mobiliários e enganou investidores.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Zé Maria

Fascistas Bolsonaristas criminosos estão espalhando Fake News sobre Cloroquina,
baseados em manchete da Mídia Venal braZileira que distorce notícia de site
de Hong Kong vinculado aos EUA [ligado aos Movements de WhatsApp/FB]

https://www.scmp.com/news/china/society/article/3098021/coronavirus-conflicting-treatment-message-china-rejects-trump

Deixe seu comentário

Leia também