A disputa dos candidatos na base eleitoral dos tucanos

Tempo de leitura: 2 min

de Alberto Carlos Almeida, no Valor Econômico

Horário eleitoral gratuito

O que esperar nas três primeiras semanas? Como Dilma abrirá no primeiro turno uma margem de 15 a 20 pontos percentuais, devemos esperar que a associação entre Dilma e Lula, já nos primeiros dias de propaganda de TV, faça a candidata petista crescer forte nas pesquisas. Em geral, esse crescimento ocorre até a última semana de agosto ou a primeira de setembro. Foi assim com o Pitta de Maluf e com o Conde de César Maia.

Assim, as pesquisas publicadas a partir de agora indicarão um crescente distanciamento entre Dilma e Serra. Nos nossos modelos de análise de opinião pública, não esperamos que Serra caia abaixo de dos 30%. Ele tende a ficar gravitando em torno desse número.

Hoje, de acordo com o Datafolha, Serra tem 33%. Se ele perder mais 3 pontos percentuais, isso tende a ir para a Dilma, que, nesse caso, ampliaria a vantagem dos atuais 8 para 14 pontos percentuais. Os demais pontos de vantagem de Dilma virão de eleitores que hoje se declaram indecisos.

Creio ainda que entre os dias 7 e 10 de setembro e 3 de outubro as variações serão menores e causadas mais por eventos pontuais, como ocorreu no passado com o “dossiê dos aloprados”. Naquele episódio, a variação foi pequena e não fez Lula perder a dianteira. Ele caiu alguns pontos percentuais e isso fez que a eleição fosse para o segundo turno. Passado o efeito de mídia do dossiê falso, Lula voltou a abrir a margem que tinha anteriormente.

Delineado este cenário, será inócuo o esforco de Serra junto ao eleitorado de Minas e de São Paulo. A campanha do candidato tucano anunciou que ele concentrará os esforços nesses Estados. É como se existisse um passe de mágica a ser encontrado em meio a esse eleitorado. A mágica desaparece quando se pergunta com qual discurso Serra abordará o eleitor mineiro e paulista que avaliam o governo Lula como ótimo ou bom. Como Serra vai persuadir esse eleitor a não votar em Dilma? Segundo o Datafolha, Dilma com 37% já está tecnicamente empatada com Serra (40%) no município de São Paulo. Assim, não será surpresa se o tucano for derrotado por Dilma em sua própria base eleitoral.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

HEITOR BRASIL

Vou repetir o que o Edilson Carvalho já profetizara, em comentário na Carta Capital. Dilma eleita no primeiro turno com 62%.

Guedes

Sugestão (vi isso num evento e foi super bacana):
Projetar em telão a página de twitter que segue uma hashtag (ex. #blogprog )
Os blogueiros presentes, certamente com seus netbooks, twitarão usando a tag, transmitindo o evento ao vivo, e vendo seus próprios posts no telão.
No caso do evento que participei, a tag ficou por dias nos trending topics.
O chato é que, com o sucesso, entraram spammers. Mas logo o pessoal técnico conseguiu filtrar, não sei como.

José Paulo

Impressão minha ou jogaram fora um comentário que fiz neste artigo sobre os senadores por São Paulo?

José Paulo

Situação interessante é a que teremos este ano em relação ao Senado.
Como todo mundo sabe, este ano elegeremos 2 senadores, e como só existe um senador por partido, quem não anular ou votar em branco na segunda opção será forçado a votar num candidato de partido diferente do qual está acostumado a votar.
No que diz respeito à esquerda paulista a situação é complicada, pois ainda que vote na Martha para a primeira vaga, em quem votar para a segunda?!
No Chalita, que hoje está no PSB, mas já foi homen de confiança do Alkmin???
De acordo com as pesquisas o segundo colocado é o Tuma, salvado de incêndio da ditadura militar e do recente escândalo com o filho.
O pior é que, 2 pontos atrás do Tuma estão, respectivamente, o Tiranossauro Rex Orestes Quércia, que apóia o Serra, e a Sonsinha Francine, ex-petista que também apóia o Serra!!!
Não se trata de anúncio do cognac Dreher; é dureza mesmo.
Diante desse quadro insólito, o que o bom e esquerdista paulista poderá fazer, além de votar na Martha???
Votar no Tuma (Cruz, credo!), pra evitar que o Quércia ou a Sonsinha peguem a segunda vaga; votar no Chalita, cujo passado político não recomenda e, ainda por cima, correndo o risco dele não bater o Quércia e a outra ???

Ou simplesmente relaxar, mas não gozar, votando em branco e correndo o risco de ver um dos dois serrotes fazendo oposição ao governo Dilma em 2011???

Klaus

Lula, o filho do Brasil!
Dilma, a mãe do Brasil!

Peraí, a Dilma é a avó do Lula?

PauloPalavra

Artigo interessante, porém as tendências de minhas amostras (sou cientista político) mostram que 30% não é o piso de serra e , sim, o seu TETO! Serra terá entre 20 e 30% (média 25%) no 1° turno que será vencido por dilma que terá entre 50 e 70% (média 60%). Marina terá entre 10 e 20% (média 15%). Só pra lembrar que serra em 2002 teve apenas 23% dos votos no 1° turno. Ah, mas em 2002 tinha garotinho e CIRO!!! Realmente, mas em 2002 Serra, garotinho e Ciro não enfrentaram um governo com 80% de ótimo e bom e um candidato do governo (dilma – chefe da casa civil) com um cabo eleitoral (lula) com 85% de aprovação. Se não fosse as organizações partidárias GLOBO da oposição, serra não passaria de 20% do eleitorado, até porque, neste caso, os tucanos nem teriam ficado 16 anos em SP (maior colégio eleitoral).

Ed.

Acho que vale a pena ficar de olho na tal da "auto-regulamentação" que a ANJ e o PIG estão promovendo, para criar uma agência, controlada por eles mesmos, para "monitorá-la"…
Estão tentando se antecipar a regulamentação da Constituição e outras medidas e eventos, para colocar a raposa tomando conta do gailnheiro (ou a contabilidade e finanças mandando na auditoria…).

Alberto

Eu fico a meditar com os meus botões: a mídia destruiu a carreira do Dirceu, do Palocci, do Genoíno e de toda a cúpula do PT ligada ao Lula. O presidente foi vítima dos aloprados, dólares na cueca, tapioca, dossies falsos, delegados da PF inescrupulosos e toda a gama de maledicências contra ele atiradas no seu governo, e no processo eleitoral. Chegaram a afirmar: "vamos acabar com essa raça". Pois bem, passados quase oito anos de bombardeio ininterrupto e insano, eis que surge como uma das últimas cartas da manga do Lula – tchan tchan tchan – a Dilma. Uma mulher forte, cujo temperamento pode amedrontar aos contumazes detratores da política governamental, do partido e do próprio Lula. Ela mete mêdo; em quem não é amigo do povo.
Pergunto á oposição e a mídia:
– O que fazer? E aí?
– E aí, nada! Talvez chorar…

    Latiffe

    Alberto eles estão esperando o dia 03.10, quando ela perguntara: Vão encarar ?

    João Aersio Gomes

    Chorar é pouco, haja vista, que em 2014 se ainda existir o PSDB o Lula dará outro passeio nos tucanos…..

Julio Silveira

Por curiosidade, por onde andam o tupinyanke John Bastos seu parceiro de opinião Dvorak, e o debutante americanófilo Supertramp68, não é provocação e curiosidade mesmo. Será que sairam do Brasi?

    Ed.

    Foram na bagagem do Diogo…

carlos vicente – RJ

E não pára por aí: mais marmelada!!!
Além do assessor da liderança do PSDB na Câmara dos Deputados, agraciado com a escolha de sua pergunta do jeito que Serra gosta, também teve o caso do internauta Romeu di Sessa, escolhido com uma pergunta tentando constranger Dilma (perguntou se ela não era uma candidata "improvisada"). Ele é servidor da Secretaria de Cultura do governo tucano de São Paulo (segundo o Diário Oficial, na figura abaixo), e documentarista de projetos junto à TV Cultura.

Anda povo, corre lá pra ver mais uma marmelada :http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com/2010/08/enquanto-folhauol-se-justifica-mais.html

Pedro

Duro mesmo, considerando as pesquisas, é ter de engolir os tucanos (geraldinho opus dei) em São Paulo por mais 4 anos.

Scan

Observar dia a dia a impotência, o desespero, a dor que os tunganos sentem por ver o candidato naufragar de forma tão deprimente; observar a chiadeira dos PSDBistas transformados em eunucos; observar o ódio que sentem pelo PT, pelo Lula, pela Dilma e, agora, pelos institutos de pesquisas e pelos "traíras" da base aliada que escondem o Serra, é uma das sensações mais agradáveis que já experimentei em toda minha vida.
Senhores, eu sou um homem feliz…

eroni spinato

A tua análise é boa, mas mesmo assim tenho certeza que ele baixa dos 30%.

Ignez Régis

Será que Mercadante vai para o segundo turno? Não parra pensar em São Paulo novamente, por mais 4 anos, sob a não-batuta do PSDB. Eu tenho para mim que São Paulo afunda de vez com mais PSDB. Credo, eles estão destruindo este estado!
Ig

Elias São Paulo SP

Alberto Carlos Almeida, com todo respeito devo dizer que sua análise é limitada porque se prende apenas ao Datafolha, instituto que deu provas robustas de idoneidade. Seria mais profundo se fizesse a soma dos quatro institutos e apresentasse o cálculo por estatística. Teria em média números bem superiores a esses indicados em seu artigo. Os primeiros programas eleitorais na TV demonstram claramente o desespero do candidato da oposição, chegando mesmo a usar imagens de Lula a seu lado na tentativa de ludibriar incautos. Em minha opinião Serra já se encontra abaixo de Dilma na capital paulista.

    Elias São Paulo SP

    Corrigindo: Datafolha, instituto que deu provas de "inidoneidade". (ini)

José Dirceu

Não haverá surpresas, TSUNAMI VERMELHA em todos (sem excessão) estados brasileiros.

José Dirceu

Não haverá surpresas, a não ser mais mentiras, todos os estados brasileiros darão a vitória a candidata do Presidente Lula, o melhor presidente deste país nos últimos 510 anos, é a TSUNAMI VERMELHA. José Dirceu – outro Informativonossonews Tatuí Capital da Música São Paulo Brasil em Frente!

    garapuvu

    Infelizmente isso não vai acontecer, isso de ganhar em todos os estados, porque Felizmente ela vai ganhar no primeiro turno. Parece contraditório, mas lhe dou um exemplo, aqui em SC ela perderá no dia 3 de outubro. Se a eleição fosse para o segundo turno, a união de Ideli e Ângela Amim levaria Dilma a ultrapassar o Serra.

maria regina

Azenha
Me parece que até as eleições a campanha de Marina ganhará muitos votos. Tenho conversado com muita gente que não vota no PT, mas também não querem votar no Serra. Creio que a candidatura de Marina possa surpreender.

    ValmontRS

    Já me surpreendeu negativamente.
    Marina está se tornando representante do conservadorismo classe média.

Julio

É pra isso que temos que trabalhar mais duro daqui pra frente, bater o vampiro no seu próprio estado….DILMA NELES

Roberto Locatelli

Serra pode, sim, cair abaixo dos 30%. Essas eleições estão ocorrendo numa conjuntura política completamente diferente das anteriores.

keko

índio da Costa já foi homenageado em animação
http://www.youtube.com/watch?v=dcQTsOVa2ek

Porque ele realmente parece um índio de madeira…

CC.Brega.mim

Pois eu acho que Serra pode cair mais. O caixa da padaria onde lancho com meus filhos me disse: esse aí? (o Serra estava na TV, com a falsa Elba Ramalho) é tudo falso.
Não vamos subestimar a capacidade de Serra de errar e perder ainda mais votos (hehehe)
A Folha confirmou que o Lage é mesmo assessor técnico do PSDB: http://vaiencarar.wordpress.com/2010/08/20/folha-

Leider_Lincoln

Sabem o que realmente me espanta? O "no Valor Econômico"… Serra está perdendo até entre seus financiadores?

Deixe seu comentário

Leia também