A decisão do Cade sobre o futebol

Tempo de leitura: 1 min

publicado em 20/10/2010

Cade acaba com exclusividade da Rede Globo na transmissão do Campeonato Brasileiro

A partir da edição de 2012, outras emissoras poderão disputar exibição dos jogos

Do R7, em Brasília

O Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) derrubou nesta quarta-feira (20) a cláusula de exclusividade que dava preferência à Rede Globo na negociação pelos direitos de TV do Campeonato Brasileiro.

O acordo, costurado pelo tribunal com a emissora e o Clube dos 13, vale para a negociação das edições a partir de 2012, uma vez que a transmissão do campeonato do ano que vem já está definida.

A maioria dos conselheiros do Cade foi contra a preferência dada à Rede Globo pelo Clube dos 13 por entender que estava configurada a prática de cartel(acordo explícito ou implícito entre duas partes para fixação de preços). Na prática, é o Clube dos 13 que define quem transmite os jogos, porque reúne os maiores times de futebol do país e negocia os direitos de imagem dos clubes.

Na configuração da transmissão que está em vigor até 2011, e que agora foi derrubada, a Rede Globo contava com uma série de pontos que a favoreciam. Mesmo que outra emissora oferecesse mais dinheiro pelos direitos do Campeonato Brasileiro, a Globo tinha a possibilidade de ser consultada e decidir se cobriria ou não a oferta.

Apenas o presidente do Cade, Arthur Badin, preferiu não homologar o texto proposto pelo relator César Mattos por acreditar que as mudanças no atual modelo de contrato deveriam ser maiores.

A decisão do Cade não acaba por si só com a exclusividade de transmissão, mas abre a possibilidade que outras emissoras interessadas no Campeonato Brasileiro possam concorrer pelos seus direitos com mais equidade. Quem vencer as disputas a partir de 2011 ainda poderá ter exclusividade na transmissão dos jogos.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Eder

Isso pode não significar o fim das transmissões futebolísticas da Globo, mas já é um ótimo começo. Só falta algum órgão governamental ter a coragem de barrar o horário absurdo dos jogos das 22:00 às quartas-feiras, já que o Kassab teve essa chance e "pipocou". Já deixei de assistir a vários jogos do meu Palmeiras por conta deste horário, pois eles terminam perto da hora em que o metrô para de circular em São Paulo.

Wagner Lima

Quem sabe a uma outra emissora ganhe o direito de transmissão para 2012 e passe a exibir os jogos de quarta-feira às 21hs. Bem no horário da novela. Seria ótimo.

Josnei

Boa notícia. Bom para o futebol. Bom para o torcedor.

Klaus

Bom pros times. O preço vai para a estratosfera.

neide

não ao monopólio, sim a quebra dos privilegios Pigentos.

felipe augusto

primeiro passo para acabar com a palhaçada, é esperar que não comecem com outra.

Flávio

A exemplo da Argentina, será que a Dilma (futura presidente) vai comprar os direitos do brasileirão e liberar para todas as emissoras? Seria uma baita jogada política.

Deixe seu comentário

Leia também