Sobre os comentários e bloqueios

Tempo de leitura: < 1 min

por Luiz Carlos Azenha

Diante das reclamações que recebemos em relação a comentários sumidos e comentaristas bloqueados, depois de uma breve investigação descobrimos que parte dos comentários tem caído em uma caixa de spam. Descoberto o problema, vamos liberá-los dentro dos critérios do site.

Trabalhamos agora para identificar a origem dos bloqueios. Temos uma pista: problemas com o Intense Debate, o sistema de cadastramento utilizado pelo Viomundo. Não é tradição do site banir comentaristas, o que só faríamos em casos de ameaças, crimes e contravenções conexas, manifestações racistas e antissemitas e coisas do gênero.

A moderação do site é descentralizada, portanto sujeita aos critérios e humores de gente como vocês. A gente faz de tudo para aprovar todos os comentários, sempre, mas tem gente que simplesmente exagera por motivos que não nos cabe descobrir.

PS do Viomundo: Estamos identificando o sujeito que aparece abaixo para encaminhar à polícia as ameaças que ele fez na caixa de comentários (estupro, inclusive). O Leandro Guedes, o Kauê Linden e suas turmas tentam ligá-lo a um ataque conduzido contra o Intense Debates, o que pode ter dificultado a recepção/aprovação dos comentários enviados por vocês. Cada um que aparece…


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Mário SF Alves

Azenha,
Tenho motivos de sobra para crer que você curte muito o trabalho que faz. De minha parte só tenho reconhecimento e gratidão pelo serviço prestado aqui no blog; por isso mesmo só me compete respeito por ele.

SILOÉ

muitas vezes se escreve muito mais não se diz nada, daí…

Samuel Velasco

Acompanho o VioMundo desde meados de sua fundação. Sempre houve bom senso na moderação dos comentários.
A meu ver é um contrasenso precisarmos da moderação, infelizmente pelo vandalismo trazido para a Internet, ela é necessária. O debate limpo, acirrado e de qualidade não precisa da ignorância e das Verdades Absolutas. Pra isso só se diz "Não": um "Não" claro, maiúsculo e dialético. Negar um comentário faz o papel deste Não.
Azenha, gostaria de sugerir a pauta do despejo de alunos da UNICAMP da Moradia Estudantil (pela polícia armada até os dentes), que está excedendo em 1.100 alunos a sua capacidade de lotação, e também sugerir como imagem da vez uma charge do Latuff, fantástica em sua concisão:
.
. http://s3.amazonaws.com/twitpic/photos/large/2515

Marcus Vinícius

Olá, Azenha.

Essa situação de ter comentário excluído/não publicado, sem motivo aparente, aconteceu comigo lá no site do Conversa Afiada. Até hoje não obtive resposta dele sobre o que levou à exclusão do meu comentário.

Sei que eu deveria postar esse comentário lá, mas só foi aqui que encontrei uma possível resposta.

Regina Braga

Azenha,com comentários sendo publicados ou naõ…eu só quero agradecer, pelo espaço e abertura que VC promove…Grata.

sergio

O que tem me irritado e não tenho mais disposição para comentar, é o fato de que um ou outro comentário que faço não é postado pois é considerado acima do tamanho permitido. Até ter um tamanho tudo bem. O problema reside que invariavelmente tem comentários muito maiores dos meus que são barrados. Se eu não consigo postar um comentário grande, como que outros comentaristas conseguem? Será que existe comentaristas com privilégios no VIOMUNDO?

    Gerson Carneiro

    Isso acontece comigo também.

    Mas aprendi que são nos menores comentários que estão os melhores venenos :)

    Roberto Locatelli

    essa foi muito boa rs rs rs

    Yarus

    Na mosca Gerson, sem querer desmerecer os raciocínios mais longos.

    Conceição Lemes

    Nâo há privilégios, Sérgio. Depende do navegador que vc utiliza. Abs

    Jairo_Beraldo

    Sabemos que exite previlegio para alguns comentaristas, Conceição…e não culpo voces, é da natureza humana a empatia. Mas com isso, não quero dizer que desrespeitam os seus leitores.

shevek_br

Vou repetir aqui o comentário que sempre faço (sem sucesso) quando assunto (abuso nos comentários) aparece: o melhor sistema de comentários que vi até hoje é o do site Slashdot: os comentários dos trolls somem naturalmente de vista, e os trolls não conseguem o que procuram: gratificação inistantânea, ao ver que estão incomodando. O sistema do Slashdot é muito antigo (acho que sempre foi assim, por pelo menos 15 anos), mas infelizmente os sistemas de fóruns e blog não fazem a coisa óbvia e de bom senso no caso: simplesmente COPIAR (ou pelo menos "se inspirar") no sistema do Slashdot. Em vez disso, preferem ficar batendo cabeça com os trolls. Enfim, sei lá…

    SILOÉ

    Mas josé Vitor, sem os trolls perde a graça: pois pra mim é uma satisfação inenarrável, quando posso rebater qualquer um deles.

Marcia Costa

Você podia mostrar esses comentários pra gente rir da torpeza dessa gente!

Yarus

Estou sendo censurado aos monte num blog sujo por causa deste link:
http://noticias.r7.com/videos/candido-vaccareza-d

Edição de vídeo de matar de inveja as PIGuentas Globo, Veja, Foia, Estadão. Até agora não entendi a da Record. Saiu no mesmo dia em que dilma foi na Ana Maria Braga. Se foi um recado, foi de péssimo estilo.

Alguns parentes e amigos que eu convenci a não assistir o JN, (ou pelo menos a variar) me perguntaram sobre a reportagem com certa ironia, e eu disse que era editado, e mandei esquecer o que eu tinha dito sobre o PIG. Ele existe, mas não vou perder meu tempo para fazer outras pessoas acreditarem.

Parabéns Azenha, pela liberdade que Você nos da para escrever, mas com responsabilidade, é claro.

    Yarus

    Eís o raciocínio completo que deu no O GLOBO, no O GLOBO:

    – Esse dinheiro não tem nenhuma intermediação política. O cidadão compra pão para sua família, os gêneros de primeira necessidade. Eles (oposição) brincavam, inclusive, que o cara ia lá e comprava cachaça, que o chefe de família comprava cachaça. Não vamos incentivar isso. Mas mesmo que uma família dessas compre uma garrafa de cachaça por mês são 11 milhões, ou 12 milhões de garrafas de cachaça. Isso ajuda toda a economia. E como se cada uma comprar uma garrafa de água: são 12 milhões de garrafas d´água. Então, infelizmente a oposição não entendeu o Bolsa Família e continua a não entender –

daniel

Molezinha azenha:
http://www.ip-adress.com/ip_tracer/201.17.174.83

IP address [?]: 201.17.174.83 [Whois] [Reverse IP]
IP country code: BR
IP address country: ip address flag Brazil
IP address state: Minas Gerais
IP address city: Contagem
IP address latitude: -19.9167
IP address longitude: -44.1000
ISP of this IP [?]: NET Serviços de Comunicação S.A.
Organization: NET Serviços de Comunicação S.A.
Host of this IP: [?]: c911ae53.virtua.com.br [Whois] [Trace]
Local time in Brazil: 2011-03-03 20:57

Olha a empresa qual é:
ISP of this IP [?]: NET Serviços de Comunicação S.A.
Organization: NET Serviços de Comunicação S.A.

Basta agora uma ordem judicial e depois comparar o horário de acesso ao blog com o log das conexões da Net.

    Gerson Carneiro

    A essa hora o mané deve tá com o Símbolo do elemento Cobre na mão.

    Roberto Locatelli

    Meu, você tem uma tiradas sensacionais!

    Gerson Carneiro

    essa foi para driblar a censura.
    mais ou menos o que o chico buarque fazia na década de 70.
    :)

    Roger

    Pode ser também que ele esteja com o "pescoço" (em francês) na mão.

    GustavoEgito

    Esta discussão está muito cool, men!

    SILOÉ

    Caraca Daniel, sou tão lesada em matéria de computador que tudo isso me parece coisa de outro mundo.

Gerson Carneiro

Otário só tem dois direitos: 1) tomar tapa; 2) não dizer nada.

[youtube ExQjHcQbU-g&playnext=1&list=PL26BBED99328AB82E http://www.youtube.com/watch?v=ExQjHcQbU-g&playnext=1&list=PL26BBED99328AB82E youtube]

Gerson Carneiro

O tiranossaurus REX
Mandou avisar
Que prá acabar
Com a malandragem
Tem que prender
E comer todos os otários…

Olha aí meu bem!
Prudência e dinheiro no bolso
Canja de galinha
Não faz mal a ninguém

Engenho de Dentro – Jorge Benjor

Tomudjin

O ódio deles é saber que a Democracia oferece esse risco de se levar ao poder aqueles que não constavam na lista e nem no planos deles.

Angela Mara

Meus comentários NUNCA SÃO PUBLICADOS NESSE BLOG.

Abdelnur

Brimo, o Ip do meliante acima, é de Contagem(MG) – (www.inosniper.net)
Abraços.

Uélintom

é o ódio, sempre o ódio…

dukrai

Azenha, eu admiro o esforço dos trolls de se multiplicarem, mas a situação atual me deixa com saudades da DivaduAraque e John Bostas. o coitado não consegue nem gerar ip diferentes e "troll é a maior diversão" é coisa do passado. infelizmente não tenho sugestões.

Aracy_

O que Emilio Matos escreveu é importante: nós, leitores, temos de agradecer o espaço que vocês nos concedem. Creio que não é fácil a mediação de tantos comentários, até por razões técnicas do site. Lamento que usuários tenham feito ameaças, ofensas e mau uso deste espaço.
Ainda não descobri quem é o alvo favorito dos comentaristas assíduos do Vi o Mundo: Mr. Leme ou Sr. Pamplona. A disputa é acirrada e tem me feito dar boas risadas nos últimos meses.

    SILOÉ

    A mim também, Aracy

ZePovinho

Esse povo reclama demais,Azenha.Eu publico as brincadeiras mais absurdas aqui(procurando não ferir ninguém,claro) e nunca fui censurado em nada.

GustavoEgito

Por favor, em 'repecutir' lêia-se 'repercutir'.

GustavoEgito

Querido Azenha, gostaria que, um dia, você me respondesse os e-mails que eu lhe enviei sobre o preconceito racial, mas exatamente de cor, da apresentadora de TV Luciana Gimenez, a qual, em entrevista com uma ex-participante do Big Brother chamada Ana Carolina, perguntou-lhe o motivo de " – Uma moça tão branquinha ter uma bunda tão grande" (sic); a moça, constrangida, saiu-se com um " – Sou neta de negros"; neste momento, a apresentadora ficou pasmada e arrematou "- Ah, é? Então que bom que você tem bundão (sic) mas é branquinha, ficou com o melhor dos dos mundos!" (sic).

Alguém dúvida que seja racismo afirma que o melhor que um negro pode ter é "o tamanho da bunda", que é melhor ter o tom da pele "branquinho(a)" e que negros e brancos fazem parte de "mundos diferentes"?

Estranho… faz tempo que eu insisto em chamar a atenção para o preconceito (re)velado da referida apresentadora de TV, que é concessão pública, mas ninguém quer repecutir este (triste) fato…

    priscila presotto

    Não se preocupe com Luciana Gimenez ,ela é tão ïnteligeeeeeeente"!

    Affeeee

    GustavoEgito

    Olá, Priscila Presotto!

    Não estou preocupado com a Gimenez, não! Na profissão dela não há espaço para bobos, mas há pessoas que "fazem tipo" para chamar a atenção e se dar bem.

    Quanto ao preconceito, ele provém mesmo da ignorância ou do mau-caratismo. Mas devemos nos indignar e lutar com nossas armas – e até pedir algumas emprestadas! – para evitar que o preconceito ou segregação sejam irradiados (teledifundidos!) para toda uma nação, ainda mais quando esta é tão carente de formação e boa informação, como ainda se vê no patropi.

    PHA reafirma: "Ley de Medios" já!!!

    Luis Queiroz

    Meu caro amigo. Sei que não é verdade que o melhor que um branco o negro pode oferecer é a cor da pele e do tamanho da bunda. Acredito que se Dimenos, digo Gimenez , pudesse oferecer um comentário preconceituoso, já estaria presa. no Brasil, racismo é crime!

    Nem tudo é que parece ser!
    Racista é indivíduos como esses, que não respeita um instrumento democrático como este. Que não são a favor do debate de idéias, e que acham que o mundo está dividido entre otários e malandros. O racista é o individuo pelo qual não respeita a individualidade de cada um. Acha que por ser branco ou preto, ou amarelo é melhor ou pior que os outros. Temos muito que aprender ainda sobre cidadania.
    O indivíduo acima, o instrumento de debate de Azenha, não é racista do pondo de vista jurídico, mas tem os índices de falta de respeito de um racista, para mim ele é um racista.

    GustavoEgito

    Olá, Luís Queiroz!

    Na 2ª frase do seu texto, você falou " – (Eu) Sei que não é…" e depois falou " – (Nós) Temos muito que aprender…"; pois é, amigo. O problema não é individual, é coletivo.

    Incomoda-me que incautos aculturados imaginem algo como "- ´É mesmo! Ela teve muita sorte!", ou que pessoas de pele mais corada pensem " – Seria melhor se eu também fosse mais 'branquinha' ", ou ainda que ou pessoas que não correspondam ao ideal de beleza de alguns sintam-se inferiores por não ter "algo mais" no corpo.

    Entretanto, incomoda-me bem mais saber que pessoas despreparadas estão livres para dizer, sugerir ou insinuar aquilo que bem queiram em uma concessão pública e não haja ferramentas de controle destas anomalias. Uma "Ley de Medios" como a da argentina, aprimorada, se faz necessária, nos cairia muito bem.

    Doravante, incomoda-me muitíssimo mais quando pessoas esclarecidas acham que " Isso não é nada! Vamos levar na esportiva!"; Crime é crime e a Lei é para todos. Não podemos perdoar uns para centrar forças no castigo de outros.

    Por fim, incomoda-me tal qual um elefante, o silêncio dos que poderiam e deveriam se indignar com gestos efusivos de racismo e exclusão.

Emilio Matos

Azenha, o comentário do Rodrigo Leme no artigo do Emir Sader sobre o "pensamento único" foi deletado. Não é que ele não tenha sido aprovado. Ele esteve publicado por algum tempo, eu o li, não havia ofensa, crime, nazistice, racismo, nada disso nele, e posteriormente ele foi deletado.

Já houve um comentário meu que não foi publicado nunca. Para esse, a sua explicação faz sentido.

    Luiz Carlos Azenha

    Vou ver o que aconteceu. abs

    Emilio Matos

    Pensei duas vezes antes de reclamar através dos comentários e por e-mail porque, afinal de contas, o espaço aqui é seu, toda a exposição que se tem aqui é por causa de você, a gente não tem nenhum "direito adquirido" de publicar na sua página nem você tem que ter trabalho de ficar atrás dessas coisas.

    Mas acho também que se perde credibilidade toda vez que acontecem esses problemas de bloqueio de comentários, dando margem a um certo tipo de especulação, e achei melhor te avisar.

    Obrigado pela atenção, e desculpe o trabalho!

    Luiz Carlos Azenha

    Emilio, o seu aviso por e-mail foi importante. Voces são nossos olhos e ouvidos. abs

    ebrantino

    Emilio, realmente li que o comentário do Rodrigo Leme sobre o professor Emir teria sido deletado. Não conheço bem os crfitérios do Site, porem creio que é dever dos comentaristas debater as ideias e as ações, e não partir para xingações. Não creio que começar chamando de Jurássico o Prof. Emir seja debate de ideias, nem, também manifestar pena pelo destino dos alunos do dito "ultrapassado" Prof. Emir. E também fazer jogo de palavras com a expressão pensamento único, que tem um sentido sociologico e histórico diferente do sentido comum. Mesmo assim, não aprovo retirar do Site o Rodrigo. Eu mesmo respondi a ele, embora manifestando que ele provavelmente não iria ver o que não deseja ver. Em todo o caso, confio na lisura e no espírito democratico do site. Vem de novo Rodrigo Leme, bota aí algumas coisinhas, o melhor que puderes, que teremos prazer em te dar (elegantemente) alguns pitacos, e "guinadas no Leme". Esperamos.
    Ebrantino

    Emilio Matos

    Ebrantino, eu não disse que concordo com o que ele disse. Só acho que nada disso que você falou é xingamento, nazistice, ofensa nem crime. Faz parte do jogo do debate usar palavras mais incisivas. Estamos concordando então.

    Rodrigo Leme

    Só pra ficar claro, não me senti "deletado" do site. Fiquei cabrero de ver comentário meu deletado (sendo que comentários muito piores sobre minha pessoa só foram deletados qdo pedi diretamente), até falei uma bobagem em resposta a isso 9pela qual peço desculpas), mas se ainda estou aqui é pq confio no Azenha: se ele diz que é problema no sistema, pra mim está ótimo.

    Abraço.

Indio Tupi

Aqui do Alto Xingu, os índios estão sentindo um cheiro de golpe de Estado branco em curso. A Câmara dos Deputados analisa Proposta de Emenda à Constituição 3/11 que garante ao Legislativo o direito de sustar atos normativos do Poder Judiciário. O Viomundo tem que investigar isso. Por incrível que possa parecer, a iniciativa é de um deputado do PT, — cujo nome os índios evitam citar por enquanto –, o qual deve estar desempenhando o papel de inocente útil a interesses escusos.

    Flávio Batista

    Não sei se a solução é dar ao Legislativo o poder de sustar atos do Judiciário, mas que é preciso fazer alguma coisa para barrar a ditadura do Judiciário, isso é muito claro.

    Vivemos em uma ditadura judicial. Os ministros do Supremo Tribunal Federal estão acima de tudo e de todos, e podem declarar "inconstitucional" leis aprovadas pelo Congresso Nacional, após votação em dois turnos, na Câmara e no Senado. Isso é um absurdo. Ninguém votou nos ministros do Supremo. Porque esses ditadores de toga tem sempre a última palavra sobre tudo?

    SILOÉ

    Infelizmente, não dá nem pra botar a boca no trombone a favor do legislativo, porque ele não tem direito constitucional e nem moral para isso.

    leo

    Creio que pode ser uma maneira de frear o judiciário no seu "entendimento" sobre a definição dos suplentes na Câmara.

    Bonifa

    Quem procura, acha. Não se diga que o judiciário não tem abusado e até legislado em certos casos porque tem, sim, e de nada adiantava todo o país gritar. Não é exagero, está tudo está documentado pelos blogs sujos. Quem conta com um Gilmar, de tudo pode esperar. É chumbo que vai e chumbo que volta.

Carmem Leporace

Sei.

    Marcelo Fraga

    Porque não vai lá pro site do Reinaldo Cabeção. Lá, como se sabe, não há censura.

    Alex

    rsrsrsrsrs

    Guanabara

    Sou mais o do Augusto Nunes.

    Débora

    Tem amigos joranlistas dele que o ajudam a comentar. Inclusive escrevem por ele ! E ele pelos outros. É um tal de comungar o nome alheio e ao que me parece, IP tb.

    Foi criada a comissão de salvação da pátria e do mundo contra os comunistas. E a organização já está internacionalizada. Tem gente que está nos EUA e outros na Itália.

    A frase que gosto de dizer a eles é que os meios e o fim são uma única coisa. Se os meios não ajudam a melhorar a condição humana, o fim tampouco o fará.

    GustavoEgito

    Ali Kamel avisa que no site do Reinaldo não há censura e que na Globo não há racismo. Informa também que o Brasil só vai ter a política externa respeitada quando a CBF reconhecer o Flamengo como o único campeão de todos os campeonatos passados, presentes e futuros e as taxas de juros só poderão baixar quando Dilma acabar com o Bolsa-Família.

    Oscar

    Eu acredito que 50% dos comentários do Cabeção é escrito por ele mesmo.kkkk
    É isto que chamo de "máxima solidão"

    Polengo

    Ou então, vai no "Coturno noturno".
    Pelo menos é mais divertido.

    priscila presotto

    Sabe o que Carmem?

    Emilio Matos

    Não sabe nem o caminho de volta pra casa…

    Scan

    Duvido!

    rodrigo.aft

    PESSOAL,

    TROLL VIVE DE (seu) RETORNO, DE (seus) COMENTÁRIOS RESPONDIDOS ÀS SUAS (deles) PROVOCAÇÕES.

    NÃO ALIMENTE TROLLS E ACABE COM ESSA PRESENÇA NEFASTA AQUI NO BLOG!!!
    (não responda as provocações)

    bão… pensando direito, se vcs se divertem com esses tipos, eu não.
    talvez achem exótico ter alguém em quem "bater" (falar mal, negativar, coisa e tal), mas eu não acho troll útil para nada (tipow… pinguim de geladeira, capa de bujão de gás e coisas do tipo)

    SILOÉ

    Mas, que eles enfeitam! Enfeitam!!!

    beattrice

    Ah… o pinguim de geladeira pode ser inventivo e criativo, por que depreciá-lo tanto?

    rodrigo.aft

    duas engraxadinhas defendento (in)utilidades domésticas (e trolls)….

    aposto q são vcs q sustentam aquelas lojas de 1,99 (plastiquinhos coloridos e bugigangas chinesas q funcionam uma ou duas vezes) e de "artesanato" (tampinhas e madeirinhas pintadas, esculturas com garrafa pet e conchinhas, porta coisas de vários tamanhos, tipos e cores); inclua-se tbém panos "diversos" pintados ou bordados… ai ai ai…

    mulheres… muito bom… mas vem sem programação lógica nem manual de instruções… rsrs

Deixe seu comentário

Leia também