Sobre as dívidas que o verdadeiro Jornalismo tem conosco

Tempo de leitura: < 1 min

por Luiz Carlos Azenha

1. Um livro ou grande reportagem explicando as conexões entre a campanha de José Serra e as redações das Organizações Globo, Folha de S. Paulo, Estadão e Editora Abril  –ou vocês acham que é apenas identidade ideológica e de classe?

2. Um livro explicando os bastidores desta campanha, especialmente o fogo amigo. Quem traiu quem? O PT esfaqueou o PT no caso da violação de sigilo na Receita Federal? Ou apenas aproveitou o esfaqueamento do PSDB pelo PSDB? Aliás, onde foi parar este “escândalo”? No caso Erenice, o PMDB traiu o PT? Qual ala do PMDB? Trata-se do desdobramento de alguma briga intestina? Por que o 171 que veste preto acusou Hélio Costa? Quem levou o receptador de carga roubada em um tour pelas emissoras de São Paulo (para o Jornal Nacional, ele deu entrevista no heliponto da sede da TV Globo)? Este livro, sobre quem traiu quem, pode ser dividido em alguns tomos.

Como o verdadeiro Jornalismo foi sequestrado para servir a uma campanha, podem esperar sentados.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Reinaldo C. Zanardi

O melhor deste livro que não foi publicado, Azenha, é o fato de ter milhões de leitores na blogosfera. Ainda disse abaixo que está sendo escrito nos blogs e isso é verdade.

francisco.latorre

jornalismo agora é em rede.

sem jornal.

..

Jorge Nunes

O grande problema é a grande mídia abrir mão de fazer jornalismo. Se a grande imprensa fizesse jornalismo e análises honestas acho que a eleição seria diferente.
1. Serra não seria candidato ou haveria prévias no PSDB fortalecendo o partido;
2. O debate seria em torno de programas com um imprensa honesta o governo de São Paulo poderia ter sido melhor;
3. Marina poderia ter pontuação melhor, pois, essa sensação de ameaça de golpe de Estado faz muita gente pregar o voto útil em Dilma (acho que em condições normais sem as facadas de Gabeira, Marina poderia ir para o segundo turno com Dilma).
4. O PSDB não seria refém da extrema-direita podendo manter boa parte de seu quadro no congresso nacional.

A conclusão que pode ser construída é que a mídia destruiu o processo eleitoral brasileiro, deixou as estruturas tão irreais que tornará mais lento a construção da oposição. Que poderá vim de um campo não tradicional até agora.

Gerson Carneiro

Esse livro já está sendo escrito a todo instante. É só juntar as páginas que estão espalhadas nos mais diversos "blogs sujos" . O livro sujo das relações do Serra com o PIG.

Mc_SimplesAssim

Olá, Azenha e amigos leitores e comentaristas,

Do seu brilhante texto é possível chegar a pelo menos duas conclusões:

a) O verdadeiro Jornalismo não está na internet ou na imprensa nanica, mas apenas nas grandes emissoras de rádio/TV e editoras de best sellers.

b) O verdadeiro Jornalismo está empenhado permanentemente em campanha eleitoral.

Diante disso, perguntamos se afinal o verdadeiro Jornalismo tem que ser grande e gordo ou a grandeza do Jornalismo se faz pela busca e divulgação da verdade doa a quem doer?

Abraços

O_Brasileiro

Essa o Nostradilmus acerta fácil:
Quem vai pagar a conta da campanha do Serra na Globo, na Folha, no Estadão e na Veja?
Os paulistas, mineiros e paranaenses, que vão eleger Alckmin, Anastasia e Beto Richa, do PSDB!
É isso que a procuradoria eleitoral tem que acompanhar após as eleições; quanto o PSDB vai injetar nessas "empresas" de mídia!!!
A mídia golpista não tem como se manter financeiramente sem a ajuda estatal.
E se o governo federal quisesse realmente enterrar essas caricaturas de "empresas" de comunicação, financiadas com dinheiro público, bastaria executar as dívidas que elas têm em impostos e contribuições trabalhistas em atraso!
A mídia golpista é a vanguarda da falta de ética e a vanguarda da incompetência administrativa!

Ananda

Se esse(s) livro(s) fosse(m) escrito(s) por você, já teria(m) imensa credibilidade, mas penso que a força de vários nomes fortes como o seu na produção dele, seria ainda melhor. E acho que tem que ser feito mesmo.
Penso também que tudo o que se fizer nesse momento, seja um ato de protesto como o que faremos na semana que vem, seja um documentário, uma reportagem sobre esse momento que o Brasil vive, tem que ter ampla repercussão no exterior. Há muitas pessoas, jornalistas, atores, ativistas, personalidades, movimentos sociais, etc, que apoiariam nossa causa. E o Lula tem ótima repercussão lá fora. Seria fácil sacar o que está por trás de cada personagem dessa história.
Acho que temos que aproveitar a possibilidade de conexão que temos hoje, principalmente num momento como esse, em que se prenuncia a possibilidade de um golpe.

paulo rafael pizarro

Também acho que a dívida é muito grande.

Baixada Carioca

Mas basta um jornalista desses chiqueiros ser magoado e perder a proteção que ele joga tudo no ventilador. Ou quando um crescer, virar gente e resolver esclarecer tudo a bem da verdade.

jose aguiar

Pelo poder de fogo que tem a velha mídia, dificilmente livros abordando esse tema vingariam. O que campeia por aí são pseudo rascunhos de livros escritos por pseudos jornalistas e subsidiados com altissimas tiragens pelo patrão.

ricardo silveira

Os livros, acima, seriam muito bem vindos como um primeiro passo para os próprios profissionais da área, e há muitos bons, resgatarem a dignidade da profissão. O jornalismo é uma coisa muito séria e necessária não apenas ao mundo público. Séria demais para ser praticado por criminosos, como são os responsáveis por Folha, Globo, Estadão, Abril-Veja. O jornalismo nocivo à sociedade brasileira praticado à luz do dia por essas empresas, sem nenhum constrangimento, é uma afronta, um escárnio a todos os que querem um país melhor e para todos.

Hildermes Medeiros

Nada mais alvissareiro para todos, do que a perspectiva de contarmos com um documento sério, que ajude a desnudar essa bandalheira que é os meios de comunicação no Brasil, quase num pensamento único, pelo menos os maiores veículos de mídia, dando apoio a uma das candidaturas, no caso a do José Serra do PSDB, apoiado pelo DEM (ex-PFL) e PPS. Lógico que não tem nada de ideológico ou de classe. À parte as verbas ligadas aos poderes públicos, são os anunciantes que dão sustentação a essas empresas. A maioria destes anunciantes foram, e continuam sendo, defensores do pensamento único, do chamado consenso de Washington, da economia neoliberal, que Lula praticamente esfrangalhou no Brasil. São estes mesmos, que também atuam em outros países, como se vê na Venezuela e Argentina, onde desejam continuar com uma liberdade que não desfrutam em países mais ricos e organizados. Não fossem os anunciantes privados, a imensa maioria multinacionais estrangeiras, não concordassem com o que nossos jornais, revistas, rádios e tvs. divulgam, mas precisamente no diz respeito a disputas eleitorais, o comportamento da mídia seria outro, porque estaria ameaçada sua oprincipal fonte de renda e lucro. Daí, ser imperioso atualizarmos a caduca legislação que norteia a atuação de empresas de comunicação no Brasil, já que rádios e tvs. são concessionárias de um serviço públco e jornais e revistas tem isenção de impostos e são agraciados com reserva de meracado. De todos deve-se exigir um equilíbrio no que divulgam. Que defendam suas posições em editoriais, que deixem de editorializar a matérias.

Geysa Guimarães

Mãos à obra, caro Azenha.

Rossi

Estamos a duas capas de Veja e algumas edições do jn e aí é só partir pro abraço.Chora PIG.

    Jairo_Beraldo

    Cautela…não se sabe se a bala de prata passará através do "colete a prova de factóides". Até agora ele suportou tudo, mas esperemos.

Gilberto Marotta

Azenha, fala com o Dorneles pra ele fazer, eu li o "Deus é inocente, a imprensa não" dele, é um excelente livro, ele é muito bom! quando esbarrar no cara lá na Record, incentiva ele, diz que os verdadeiros jornalistas estão sentindo falta da crítica dele. Valeu!

Gilberto Rozzoline

Azenha,
Que tal este Título e estes autores:
Os subterrâneos da eleição 2010, onde a velha mídia trafegou.
Autores: Azenha, Paulo Henrique Amorim e Luis Nassif

    Marcio H Silva

    trafegou ou naufragou?

    Jairo_Beraldo

    Trafegou para naufragar…o Tucanic.

José Tadeu

Caro Azenha;

Você tem a faca e o queijo na mão: Você tem o talento para escrever, as informações e todo o nosso apoio.

Será uma imensa contribuição para a construção do Brasil como nação. Coragem!!

abraços

José Tadeu

Fátima

Caríssimo Azenha
Muito boa sua proposta. Acrescento que está mais do que na hora de o Brasil ter um jornal diário progressista e ético, estilo "El País", com grande tiragem. Um jornal que não seja dirigido pelos coronéis da informação. Que tal os blogueiros independentes começarem a discutir esta idéia? Proponho: Mino Carta (diretor de Redação), Paulo Henrique Amorim (editor de Política), Luis Nassif (Editor de Economia) e Azenha (editor de Internacional). Eu seria uma das primeiras assinantes.
Pensem nisso!

    Regina

    Eu também assino!

    Almeida Bispo

    O nosso problema é de concentração. É ela que gera a ditadura dos barões da comunicação. Cinco famílias – inluindo os Sirotsky do RBS (RS, SC e PR) – controlam tudo. E isso eles conseguem usando seus veículos (TV, rádio, revista, jornal ou tudo junto) pra impor contratos valiosos aos políticos em exercício de mandato, pondo estes numa camisa de força: ou dá ou desce. Ou faz o contrato como o barão da mídia quer, ou o "escandalódromo" funciona a todo o vapor. Extorsão, mesmo. Isso é que precisa acabar. Uma emissora, ou de rádio ou de TV, não pode duas ou uma de cada; um jornal ou revista sem editora de livros; nenhuma delas com agência de publicidade, muito menos um conglomerado como é a Globo.

    Almeida Bispo

    (continuando)

    Quanto ao El País, o jornal é dos extra-numerários do Opus Dei, o grupo fundamentalista espanhol que tomou o Vaticano de assalto e já colocou lá dois papas: João Paulo II e o atual. Até o momento o jornal espanhol tem feito jornalismo de direita, e só. Mas em se tratando de um porta-voz de um movimento hiper-reacionário nunca é demais se precaver contra uma mudança de rumos.

Marcos

Há sempre um "se"… Um "porém". Um livro destes pode ser esclarecedor, mas nunca irá revelar a verdade por inteiro.

    Baixada Carioca

    O bom disso é que pode surgir outro com apontamentos dos ângulos em que o autor do primeiro não conseguiu traduzir em palavras. É assim que se registra a história.

jose

Obrigado El Cid por postar o vídeo da passeata conta a Globo em Imperatriz. Isto tem que ir para todos os blogs progressistas. Não ficar só num comentário. Daqui a pouco o Brasil inteiro vai sair as ruas contra esta mídia indecentemente TUCANA.

LEN

esse post foi super enigmático…fiquei curioso, acho que o Azenha, ou alguém que ele conhece, tá planejando um pé de vento que vai desarrumar o penteado da massa cheirosa.

kali, a negra

Sobre essas denuncias, a Folha está com uma gravação da Erenice, acho que deve ser essa gravação que a VEJA fala.
Como não sou assinante da Veja e, nem gasto meu dinheiro p/ comprar nas bancas,não sei se é.
No meu modo de pensar, essa gravação não prova nada. .. Mas aparecendo no JN pode causar impacto,pqe ela vai ser editada.
O Serra também deve fazer uso dela no programa.
Tem um blogueiro independente que é publicitario, está dando umas dicas de como Serra deve fazer.
Daqui pra frente deveremos ter chuvas, com raios e trovoadas.

Essa gravação editada será a última tentativa do PIG, e será usada nos últimos dias, para que o PT não possa defender-se

Carlos.

Por um livro, a gente deve esperar sentado, mas porque um "livro" disponibilizado via internet, no mesmo formato do Dossiê Veja, de Nassif, não poderia ser realizado? Esta campanha eleitoral/eleitoreira com nível abaixo de podre, verdadeiro banditismo, levada adiante por certo grupo de políticos e a grande mídia merece uma autópsia.

milton freitas

eu quero o DVD.para desmascarar o PIG

Fabio

Boa idéia Azenha! Eu conheço um bom jornalista, que definitivamente tem capacidade de fazer jornalismo investigativo de verdade e esclarecer estas questões. Ele se chama Luis Carlos. Vou passar estas suas ideias pra ele.

Se ele achar que é um trabalho muito grande para uma pessoa só, o que eu concordaria, eu sugeriria também um amigo Paulo, um outro Luis, um Rodrigo, um Leandro, entre outros. Eles são todos jornalistas sérios, competentes e amigos. Podem trabalhar juntos para informar melhor o brasileiro sobre os porões da política e da mídia corporativa brasileira.

Falando sério, tá na hora de vcs fazerem isso, por favor! O Brasil, em coro, pede que saiamos da era dos boatos para investigações que mostrem os fatos concretos.

El Cid

agora aguenta, Rede Globo !!

…uma passeata em protesto na cidade de Imperatriz no MA, contra a globo. Impressionante o repúdio de toda uma cidade contra a globo !!

[youtube P_IKOAYoYtM http://www.youtube.com/watch?v=P_IKOAYoYtM youtube]

    Regina

    Impressionante!
    Tomara que a população maranhense também escolha bem no dia 3 de outubro. Dilma Presidente e Flavio Dino Governador. Para mudar e melhorar a realidade desse Estado que é potencialmente rico, mas tem sofrido pelas péssimas administrações, ao longo de sua história, mantendo-se como um dos mais pobres da Federação.
    Viva o povo maranhense! Viva o povo de Imperatriz!

    Silveira

    Começou, conseguiram despertar o povo para a rua! parabéns! isso vai passar no JN?

    ValmontRS

    Valeu, El Cid!
    Sonho com o dia em que todo o povo brasileiro vai apagar a Rede Golpe.

    Gerson Carneiro

    É bom também pegar essa Rede Globo pela audiência. Principalmente do JN e das novelas imbecis. Deixa a Globo achar que esse teatrinho do Jatucano engana o povo.

    Gerson Carneiro

    No comício em Campinas o Lula disse:

    "Não serei eu quem vai censurá-los. Eles esperam isso de mim, eles querem que eu faça isso. Mas quem vai censurá-los é o povo. Porque o povo sabe o que é verdade e o que é mentira. O povo sabe o que presta e o que não presta".

    eufesi

    mande pra todo o Brasil. Deveriamos fazer varias para, antecipadamente desacreditar qualquer armação antes da eleição

    Jairo_Beraldo

    E pelas estatísticas, o Maranhão é o estado mais pobre e atrasado da Federação. E agora São Paulo…segura que vem tufão.

vlado

Já começou a escrever o livro, Azenha?

Daniel

Voce se abilita a escrevê-lo, Azenha ?

ruizaltino

o panfleto fascista, até agora 18h, bastante tempo depois que o presidente o desancou em Campinas, ainda não deu sinal de vida sobre o assunto, a não ser por seus pit bulls. a falha, que hoje acusa o Lula de arrogante em seu editorial, tá errando a mão no rebate da fala do presidente em Campinas. como eles não tem cérebro suficiente para traçar estratégias, quaisquer que sejam, pode-se ver desespero puro. isto é bom demais. muito mais que qualquer cidadão poderia supor. a claque já era.

Eduardo Neves

O Presidente fez o certo hoje em Campinas : essa imprensa venal tem de levar bordoada mesmo , daquele que tem 80% de aprovação !
Ele é um gênio ! Quero ver eles enfrentarem-no , só têm a perder mais e mais , em todos os sentidos !

ruizaltino

só mesmo os jornalistas vão ler isto, o povo não perde mais tempo com a claque e isto é bárbaro.

Josnei Di Carlo

Uma reportagem sobre as conexões entre a campanha de Serra e as redações dos jornalões seria mais fácil. Um mergulho de cabeça nos diários oficiais a procura de contratos e nas revistas de fofocas a procura de relações de parentesco forneceria material suficiente para elaborar uma reportagem explicando as conexões.

Henrique Finco

Prezado Azenha. Espero que este livro realmente aconteça. Seria uma contribuição importante para a prática do jornalismo no Brasil.

monge scéptico

vai dar o que falar……………..

Afonso

Será que o Velho Roberto Marinho ,não obstante o seu reacionarismo,faria o que os filhos estão a fazer?

    Marcos Neves

    ôoo loco. Toda a história da rede lobo foi construída para influenciar e moldar o pensamento nacional. Em alguns momentos, apenas, isto fica mais evidente como: diretas já, edição do debate em 89, sequestradores com camisa do PT, entre outros. O pai era igual aos filhos, porém um pouco mais inteligente.

ruypenalva

Se o mar invadisse a terra com suas águas profundas o Zé não morreria porque cocô não afunda.

redecastorphoto

Prezado Azenha
Por favor, esqueça esse negócio de "verdadeiro jornalismo". É ilusão. Existe o jornalismo e ponto. Dê-se ao trabalho de ler o que está postado em http://redecastorphoto.blogspot.com/2010/09/edito… e você entenderá melhor o que queremos dizer.
A internet e a "blogsfere" está reinventando a obtenção e transmissão de informação e vocês, jornalistas, estão apenas desconfiados daquilo que está ocorrendo.
Não é necessário escrever nenhum "livro" para que saibamos o que está acontecendo. É só ficar na "nuvem" de blogs e redes (coisa os jornalistas sequer atentaram para a existência) que descobrirão.
Você tem um número apreciável de leitores e comentaristas; experimente, ao invés de perguntar ao GOOGLE (p. ex.), perguntar para a sua própria "nuvem"de comentaristas. digamos, qual é a situação econômica financeira da GLOBOPAR ou da FSP ou da Abril. Você se surpreenderá com presteza e a precisão das informações obtidas.
Então p'ra que livro?
O jornalismo brasileiro (e internacional) que existe e que se ve morreu em 2005, na crise do mensalão. Hoje estamos apenas nos funerais de jornalistas e jornais que se crêem vivos.
Então, p'ra que livro?
Nossa preocupação, enquanto rede, é apenas cuidar que nossos amigos jornalistas, hoje poderosos e referências não sejam enterrados junto com os já falecidos.
Cuidamos deles sim, pois muitos estão catalépticos e/ou narcolépticos…
Abraços
Castor Filho

Jairo_Beraldo

A blogsfera tem um grande papel. De disseminar a informação e o conhecimento real, que passam necessariamente por uma rede bem estruturada. O mundo hoje tem outra cara porque está interligado. A barreira dos idiomas está vindo abaixo. A blogsfera e o email foram as grandes armas da vitória sobre a imprensa vassala. As mentiras foram se desfazendo e a imprensa falada e escrita passaram a serem pautadas pelo conteúdo da internet. Não são mais raros os sites que tem mais audiência que redes de tv.

Marat

Aguardamos, todos, há muito, um bom livro que desmascare o PIG.

Deixe seu comentário

Leia também