VIOMUNDO

Diário da Resistência


Opinião do blog

Sobre a cirurgia do seo João


17/03/2010 - 18h25

por Luiz Carlos Azenha

Por absoluta falta de tempo, não pude dar uma palavra antecipada sobre a reportagem que fiz com o “seo” João, um paciente que fez uma cirurgia para controlar os tremores causados pelo mal de Parkinson no Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo.

Eu mesmo, quando vi a edição, fiquei emocionado: resultado do trabalho exemplar da equipe da TV Record.

Para quem não pôde ver, está aqui.

Por limitação de tempo, não pudemos incluir alguns dados importantes: a cirurgia foi paga pelo SUS, o que é relevante pelo fato de que alguns milhares de outros brasileiros, de várias partes do país, podem precisar do mesmo tratamento. A equipe do IP é pioneira nesse tipo de cirurgia, muitos dos equipamentos utilizados só existem no HC, mas é bom saber que existe um horizonte de tempo para a capacitação de outros centros médicos do país.

Destacamos que cirurgias desse tipo só são possíveis graças a uma técnica desenvolvida no próprio IP, uma espécie de neuronavegação que permite mapear detalhadamente o cérebro de cada paciente.

O Brasil é pioneiro na técnica. O que me leva ao ponto destacado por um colega: quantos não são os cientistas e especialistas brasileiros que andam escondidos por aí, produzindo conhecimento de alta qualidade e sobre os quais nada sabemos? Fico muito satisfeito de poder participar dessa descoberta.





20 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

Mário O. Pinheiro

15 de abril de 2010 às 07h50

Azenha, neuronavegação, técnica desenvolvida no Hospitaldas Clínicas da Universidade de São Paulo;a dimensão dessa informação transmitida à população.Agora é trabalhar para que esse conhecimento saído de uma universidade pública seja disponibilizado o mais amplamente à sociedade, dever de uma entidade pública.O controle das convulsões, a epilepsia, o Mal de Parkinson, problemas de ordem cerebral com movimentos involuntários.Sou leigo, ignorante nesse e muitos outros assuntos mais. Contudo, conheço pessoas com problemas dessa ordem que anseiam por algo mais eficaz ,que controle esses tipos de distúrbios.Parabéns ao HC da USP, a todos os envolvidos e a você ,jornalista Azenha.

Responder

Gerson Carneiro

19 de março de 2010 às 02h36

Azenha,

Creio que a edição emociona a todos. Eu também fiquei emocionado, por isso chutei o "barde" no meu comentário lá no vídeo. Cara, você é demais! Nos proporciona cada uma! Só você!

Responder

Maria José

18 de março de 2010 às 20h09

O meu orgulho vai, desde a equipe médica até a equipe jornalística da TV Record. Parabéns, Azenha.
Abraço,
Maria José

Responder

Eugenia

18 de março de 2010 às 16h13

Todos nös nos emocionamos e o orgulho dos nossos cientistas e médicos. Tomara que ainda vejamos muito essa prática em prol do próximo. Viva nosso país e nosso presidente Lula, ajudando para que isso aconteça.

Responder

Reinaldo

18 de março de 2010 às 12h57

Tive a felicidade de ver a matéria quando foi ao ar (não que me agrade a "bispalização" da TV, mas reconheço qualidade quando a vejo). Comentei em casa com a patroa: "Este é o Azenha!" E entramos numa discussão (ela é televisiva e eu sou um leitor) a respeito das qualidades do autor da matéria e da força impactante das imagens. Foi lindo de ver e emocionante de sentir, mas eu ainda prefiro a Azenha escritor.

Quanto ao SUS tenho uma observação a fazer: Por força das circunstâncias descobri que o problema do SUS não é o SUS, mas dos hospitais e clínicas a ele conveniados. Aqui na região onde vivo os pequenos municípios criaram uma associação e cravaram um prédio no centro de uma cidade grande (meio milhão "pra nóis" é grande) e juntos custeiam os exames mais complexos e as consultas com especialistas, o que seria impensável em cidadezinhas com 3, 5, 10 ou 50 mil habitantes. Já na rede conveniada o problema é de gestão. Sei quanto é má e nociva.
De resto é só dizer: parabéns, Azenha!

Responder

Gustavo

18 de março de 2010 às 12h57

É emocionante, gratificante e motivo de muito orgulho para nós brasileiros. O nosso país e nosso povo são gigantes, e não podem continuar deitados em berço algum por mais esplêndido que seja. Parabéns para equipe de médicos que realizaram a cirurgia, vcs são dignissimos representantes dessa categoria na qual infelizmente se escondem tantos pseudos- profissionais. " Seu João" que Deus o ilumine, bôa sorte.

Responder

Piá

18 de março de 2010 às 12h17

Não assisti… Reportagem poderia ser levada ao ar novamente?
Pra saber mais: no portal do Ministério da Saúde, buscar "O SUS de A a Z" – íntegra da 3a. edição do livro, de 2009.

Responder

    Luiz Carlos Azenha

    18 de março de 2010 às 14h31

    Piá, está no link verdinho a reportagem. Clique lá. Você pode ver aqui mesmo. abs

Piá

18 de março de 2010 às 12h13

"a cirurgia foi paga pelo SUS"
.
Tal informação poderia ser inserida no material já editado?

Responder

Cris

18 de março de 2010 às 11h49

Assisti a reportagem e não só me orgulhei da equipe médica mas fiquei emocionada com o tom de humanidade que você passou para nós ao rever o "seo" João e comprovar o sucesso da cirurgia. Somente pessoas como você e mais alguns poucos jornalistas se sensibilizam com o ser humano sem tirar proveito político e tendenciar uma notícia. Obrigada pelo seu comprometimento.

Responder

Albertina

18 de março de 2010 às 10h24

Parabéns pela reportagem. Sou portadora da doença mal de parkinson, e essa reportagem muito me alegrou, me deu esperança de uma nova vida. Já fiz uma cirurgia, um outro tipo de cirurgia que muito me beneficiou, mas essa reportagem me deixou cheia de esperança. Nos portadore dessa doença sabemos o quanto é importante esse tipo de reportagem.

Responder

Mara

18 de março de 2010 às 00h23

Azenha: foi realmente emocionante a reportagem. É incrível o que os cientistas brasileiros conseguiram fazer! Isso também é Brasil!!
Parabéns!!

Responder

Luciano Prado

17 de março de 2010 às 23h30

Cara!!! A reportagem foi fantástica. Fiquei torcendo para que ao final você mostrasse os resultados da cirurgia. Foi emocionante, deu orgulho dos médicos e cientistas brasileiros. Mil! Parabéns.

Responder

O Brasileiro

17 de março de 2010 às 23h26

O SUS e a escola pública são o verdadeiro "bolsa-família" dos brasileiros!
Só quem conheçe é mais antigo (o que não é o meu caso! rss) sabe o que era depender de filantropia, pois só tinha acesso a atendimento médico quem tinha INAMPS ou era rico!
E a qualidade do SUS então! E os avanços das pesquisas, principalmente na área da saúde que se desenvolvem no SUS e que melhoram a vida de milhões de brasileiros!
Se os americanos tiverem a oportunidade de ter atendimento universal para seus cidadãos, entenderão países como o Brasil, Canadá, França e Inglaterra!

Responder

Almerindo

17 de março de 2010 às 22h50

É sempre bom ver a capacidade dos brasileiros em ação! Somos uma potência, só não vê quem não quer.

Responder

alexANDRE

17 de março de 2010 às 22h02

assisti a reportagem meio sem prestar atenção. a televisão ligada e eu mais entretido com o computador. quando o Seu joão apareceu bonzino da Silva,fiquei tocado mesmo. como se estivesse vendo um milagre. quase comentei isso em outro post mas,agora que apareceu o post do seo joão, comento agora. reportagem histórica. agora posso ver com atenção. Realmente um golaço jornalístico,Azenha.

Responder

Luis Guilherme

17 de março de 2010 às 22h01

Realmente SENSACIONAL!
Parabéns à valorosa equipe médica.
Parabéns pela reportagem, Jornalista Azenha.
E um VIVA ao "seo" João!

Responder

Julio Cesar

17 de março de 2010 às 21h59

Muita emoção! Parabéns pela reportagem…Realmente emocionante! Aí dá pra gente sentir orgulho da profissão de vocês, repórteres. Como também de nossos médicos e cientistas!!! E mais ainda, do não tão valorizado SUS…
Parabéns Azenha!
Força e Fé!!!!

Responder

Márcio Martins

17 de março de 2010 às 21h44

Isto é construir. Tanto por parte dos profissionais de saúde quanto de vocês divulgadores, ao contrário "deles" que só querem destruir…destruir…destruir…

Responder

    Renato

    18 de março de 2010 às 20h06

    Agora, por questão de burrice, esses médicos e cientistas morrem sem levar nenhum $$$$, pois não patentizam a técnica, assim como em outrora um Brasileiro conhecido como pai da aviação nãpo patenteou o Avião.


Deixe uma resposta

Apoie o VIOMUNDO - Crowdfunding