Serra propõe teste ideológico em parceiros comerciais

Tempo de leitura: < 1 min

Hoje reproduzi esta frase, dita por José Serra, em sua propaganda na TV:

“No meu governo, não vai se quebrar sigilo de ninguém, não se vai ameaçar a imprensa, nem perseguir jornalistas. O meu governo não vai ficar de amores com países que não respeitam a liberdade, a democracia, os direitos das mulheres, os direitos humanos. Nem com os que fazem corpo mole com os que fazem contrabando de drogas e de crack”

Um comentarista, ao ler, lamentou o fim das relações comerciais do Brasil com a China, se Serra for eleito. Aplicado o “teste ideológico” ao qual ele se refere, o Brasil teria de romper relações comerciais com a Arábia Saudita, o Irã e a China, entre outros.

Nem os Estados Unidos adotam mais uma proposta doidivanas como a que José Serra apresentou oficialmente na TV. O Bush Jr. ainda podia argumentar que tinha algumas divisões espalhadas pelo mundo. O Serra acha que vai mudar o Irã, a Arábia Saudita e a China com os editoriais do Estadão? E a invasão da Bolívia, será com os milicianos de O Globo?


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Cesar

Se o Serra fosse eleito(afê), então aqui na minha cidade fecharia um frigorífico que emprega 1.500 pessoas diretamente, eles vendem 80% da carne q produzem p o Irã , a industria tem até a bandeira desse país astiada no seu panteão.

Eduardo

Isto é tró-ló-ló do Serra. Aliás, nunca vi um desespero tão grande, com tanta promessa vã. Na última, ele disse que iria aumentar o salário mínimo para 600 reais. Não se sabe quando (afinal, nem eleito será…)

Mauro Toshiuki

Desse jeito vai ter empresário indo em pai de santo para fazer macumba pro Serra não ganhar nem através de golpe, já pensou ele ganha e rompe com o Mercosul, e os empresários que comercializam com os nossos vizinhos co-irmãos vão fazer o que com suas produções? Vender pros falidos do norte(EUA e zona do Euro)? Se ele levar ao pé da letra o que diz pensar terá de romper com os EUA pois lá eles executam centenas de prisioneiros todos os anos em estados como o Texas que possuem a pena de morte! Ou executar criminoso é respeitar os direitos humanos?

GeorgeLuckas

mas ele tem razão…não podemos mais permitir a censura e a perseguição de jornalistas…façamos a revolução para acabar com a ditadura lulista…

hehe, o que pensa esse rapaz…

Mario.

Em relação ao 4, devo concordar com o Pamplona, tem uma galera aí que acha que blog é chat. Aliás, ficam tanto tempo na rede que deve sobrar pouco tempo para algum tipo de trabalho.

LuisCPPrudente

Quem é esse Serra mesmo????

Heitor Rodrigues

Dá para entender o pânico do José Serra frente a possibilidade de seu projeto de govêrno ser confrontado com as revelações do livro de Amaury Júnior. Tucanos não vão poder andar nas ruas. E aves depenadas não voam.

Baixada Carioca

O Serra acha que vai mudar o Irã, a Arábia Saudita e a China com os editoriais do Estadão? E a invasão da Bolívia, será com os milicianos de O Globo?

E vocês duvidam disso? Eles continuam pensando que podem tudo porque já puderam um dia. Eles não acreditam que tudo o que começa um dia acaba. Não só o tucano que se apropria da autoria de Leis, mas também os donos da velha mídia que apoiou o golpe militar de 1964. Eles acreditaram e continuam acreditando que a mídia é, de fato, o poder no Brasil.

Mauro

Alguém aí conhece os sintomas da esquizofrenia ?
Dizer que somente se o candidato da oposição for eleito é que atual Presidente poderá volta a ser Presidente depois do próximo mandato é uma declaração de que um eventual governo da atual oposição seria um fracasso. Isto não é meio esquizofênico?

Marcia Costa

É um insano… porém, pessoas, nós que apoiamos o projeto da candidata Dilma não podemos esmorecer na campanha. É preciso a cada dia esclarecer mais as pessoas sobre como era a vida em nosso país durante o Governo do PSDB de FHC-Serra, estabelecedo um comparativo com o período do Governo Lula. Vê-se que o eleitor bem informado não troca seu voto por mentiras. Mas, muito importante lembrar, que eleição minha gente se ganha na urna.

silvia macedo

Com esse discurso talvez ele perca mais alguns votinhos.

    Baixada Carioca

    Pode até não perder, mas ganhar, diria meu pai: duvi-D+O=dó!

Nelson F

Curioso. Na época em que o governo FHC mantinha relações (e até condecorações) com o Peru de Fujimori, nenhum "democrata" do governo brasileiro se manifestou, nem mesmo o vampiro.

Haroldo Cantanhede

Aliás, foi justamente dentro deste espírito esquizofrênico e vendilhão da pátria que o 'governo' FHC condecorou Alberto Fujimori, o ladrão. Já o presidente Evo Morales seria crucificado em praça pública, se dependesse da impostura desta gente sinistra.

Alexandre Tambelli

Azenha! O Zé Perdágio diz que só fizemos um acordo comercial com outros países no Governo LULA, foi com Israel! Desse jeito vai mudar as coisas, só que para pior! Ao invés de 1 (um) risos… Vai ser nenhum! Eu nunca vi um candidato mais perdido do que ele. Vai fazer companhia com os clássicos: Marronzinho (que vinha na TV e descascava uma banana) e o Osman Lins (do óleo de peroba)! O que a grande mídia e os políticos do trio PSDB/DEM e PPS fizeram da oposição no Brasil. Podiam estar pautando o futuro, marcando posição, discutindo ideias, opinando sobre falhas no Governo LULA, mas não! Ficam amalucados com uma quebra de sigilo que ninguém sabe o autor!

Helcid

"zé dossiê" tem uma mente miúda, incapaz de enxergar um palmo além de sua pequenez política. Para ele, o Itamaraty – como a imprensa e até seu próprio partido, o PSDB – são apenas instrumentos de uma vazia marquetagem eleitoral. E o Brasil um país que tem como destino ser o que sempre foi, um quintal do mundo. Desde que ele seja dono do terreiro.

Helcid

Para fazer política externa é preciso de visão de estadista, o que definitivamente falta ao "zé dossiê". Só consegue enxergar nos episódios externos a necessidade de alinhar o país à histeria simplória e ao coro de uma mídia quase que invariavelmente irresponsável e pressurosa em repetir as regras e ordens das grandes potências.

Pedro

Pela lista do Serra, não seria muito fácil continuar tendo relações com os Estados Unidos. Ele manteria relações com um país cuja política externa tem declarada preferência por ditaduras: os Estados Unidos? Manteria relações com um país cuja política militar consiste em praticar o genocídio? E este país se chama: Estados Unidos.

Bonifa

Máscaras caíram definitivamente nestas eleições. De José Serra, ficou a quase certeza de sua adesão à extrema direita anti-brasileira desde criancinha, quase certeza esta fundada nas irrespondíveis perguntas sobre suas folgadas fugas das ditaduras do Brasil e Chile, bem como de seu paternal acolhimento pelos Estados Unidos, na época um país aliado e inspirador daquelas mesmas ditaduras. Ficou a certeza de que Serra e alguns outros ligados a ele professam há muito tempo um extremismo de direita irresponsável e emocional. E sobretudo antipatriótico.

Gerson Carneiro

Serra quer se tornar o Hitler Tupiniquim. Ele prega o ódio e deseja a raça pura.
O Serra é um test-drive que não está dando certo.

José Eduardo

O homem endoidou de vez!!! O Buzz It tem razão, /serra acha que é estratégia de campanha!!!

    Baixada Carioca

    Ele não acha nada José Eduardo. Acharam pra ele.

Antonio Martins

Em São Paulo existe tráfico de drogas e cracolândia, no Governo FHC/Serra quebrou-se o sigilo de dezessete milhões de contribuintes de uma tacada só, relações diplomáticas com regimes autoritários ou democráticos não quer dizer alinhamento ideológico. Tudo isso não passa de retórica eleitoreira alinhada com a velha e grande mídia que é mais atrasada que o mais atrasado dos partidos conservadores, pois, esses se chegassem ao poder não teriam condições para perpetrar todos os absurdos que o ex-Serra anda externando nesta campanha.

Orlando Bernardes

Esse Zé Dossiê, só fala m….. ! Nunca vi um político que se candidata ao posto máximo de uma nação tão medíocre. E o PIG quer que o povo brasileiro acredite que ele é " mais preparado ". Vai ser ruim assim lá na pqp pra escolher candidato.
Que falta de amor ao Brasil esta mídia golpista tem.
Fora PIG! Lei de Mídia urgente.

Alexandre Branco

Mais que isso, romperia com os próprios EUA, maiores desrespeitadores dos direitos humanos, agressores da liberdade e da democracia, dos direitos civis, religiosos e os maiores consumidores de drogas do mundo.

Vera

Li por alguns desses blogs da vida (os blogs limpos, segundo Serra), que o Lula queria acabar com a oposição no Brasil. E eu pergunto… e precisa o Lula querer acabar? Eles se acabam sozinho….

santa

Tem q colocar nesta lista aí o próprio EUA, já que é um dos países que menos respeita os direitos humanos (inclussive da sua própria populacão veja o caso do Projeto Vigilante) e além disso colabora há décadas com o tráfico de drogas (veja o caso Irã/Contras por exemplo)

@pedrosardi

Com esse "teste ideológico" ele teria que cortar relações inclusive com os Estados Unidos porque este é um país em que ainda prevalece a Pena de Morte, denunciada pelos órgãos internacionais de defesa dos direitos humanos, além de manter presos políticos sem julgamento em bases como Guantânamo (sem falar nas torturas em Abu Graibi no Iraque).

    Baixada Carioca

    Mas lá nos EUA pode porque é cultural. Tá na Lei e ele reconhece como válida. Já no Irã…

Alexandre

E de tudo isso o mais interessante é que esse tipo de discurso não tem potencial pra conquistar mais voto algum pro Serra, afinal, quem gosta desse tratamento das relações internacionais – devidamente "informados" por Veja, Estadão, FIlha, etc- já é quem vota nele. Além de ser um absurdo pensar relações internacionais no Brasil por esse prisma, não há estratégia eleitoral alguma nisso. Deprimente a ausência de idéias, sejam políticas, sejam eleitorais, da oposição. Gostaria que o 3 de outubro fosse amanhã já pra deixar de ouvir essas baboseiras de quem não tem chance nenhuma.

    Baixada Carioca

    Mas ele não faz isso pra conquistar voto Alexandre. Ele faz isso pra massagear o ego da elite paulistana e dos donos das mídias que lhe sustentam a candidatura.

Deixe seu comentário

Leia também