Serra chega a São Paulo pelo alto e Haddad encarna o andarilho

Tempo de leitura: 2 min

São Paulo: Do alto, é mais fácil (foto Wikipedia)

por Luiz Carlos Azenha

José Serra chegou a São Paulo pelo alto. Não explicou se foi de avião ou de helicóptero.

“Sempre que eu chego em São Paulo e vejo a cidade do alto, sinceramente, eu me emociono”, disse o tucano.

Mais tarde, não ficou claro se ele venceu ou perdeu duas eleições presidenciais — um telespectador desavisado poderia acreditar que ele é presidente de alguns estados: “Fui candidato a presidente da República duas vezes, perdi em alguns estados, ganhei em outros”.

Pontos altos do programa: a lista do que Serra já teria feito por São Paulo e o jingle que, por associação, rejuvenesce o candidato.

Se o jingle pegar entre as crianças, acaba pegando entre os pais.

O candidato do PT, Fernando Haddad, encarnou um verdadeiro andarilho.

Andou pela cidade toda.

Apoie o VIOMUNDO

Foi tanto movimento, do candidato e da câmera, que se continuar assim o “novo” será símbolo, apenas, de capacidade aeróbica.

O mote da campanha, de que as coisas dentro de casa foram resolvidas mas falta resolvê-las da porta para fora, está em sintonia com a ideia que muitos paulistanos têm de São Paulo: a casa como refúgio do caos urbano.

Ficou, do programa, a certeza de que Lula apoia Haddad, assim como apoiou Dilma quando ela era uma desconhecida.

Fernando Henrique Cardoso, incensado no site do PSDB pela liderança em uma enquete sobre o presidente que mais fez pelo Brasil, não apareceu no programa do candidato do partido a prefeito de São Paulo.

Do ponto-de-vista das imagens, o programa de Celso Russomano nos pareceu eficaz: beijos e abraços transmitiram imagem de proximidade entre candidato e eleitores.

Diante de adversários que estrearam com superproduções (Serra e Haddad), Russomano pode vir a tirar proveito da ideia do “time pequeno” num confronto desigual com gigantes.

Porém, estranhamente, um bom pedaço do tempo do programa foi ocupado pelo vice Luiz Flávio D’Urso, a contar uma parábola.

Veja a íntegra do primeiro dia de propaganda eleitoral e comente:

 

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Leia também