VIOMUNDO

Diário da Resistência

Sobre


Opinião do blog

Revista Caras visitou os bastidores do Encontro de Blogueiros


23/08/2010 - 13h47

por Luiz Carlos Azenha

Houve um debate sobre mudar o nome do Encontro de Blogueiros Progressistas. “Livres”, “independentes”, “de esquerda” e outras propostas surgiram. Eu, por mim, diria que foi o encontro do Miro (Altamiro Borges, do blog do Miro), da Danielle (Barão de Itararé) e das Conceições, a Lemes (Blog da Saúde) e Oliveira (Maria Frô). Refiro-me àqueles que, de fato, suaram sangue para fazer do encontro o sucesso que foi, considerando especialmente que tudo foi organizado em menos de três meses. Ah, e teve a turma do Emerson Luis (Nas Retinas), de Brasília, sem a qual não teria havido transmissão.

Estamos todos mortos de cansaço, de maneira que fica mais fácil, primeiro, publicar fotos e vídeos do encontro. A seguir, a cobertura que a revista Caras faria dos bastidores do encontro (o Cloaca faria melhor):

O blogueiro do Cloaca News ganhou o prêmio Barão de Itararé por causa das sátiras mortais que publica em seu espaço, mas nós da Caras teríamos escolhido a Aline, de Minas Gerais, pelo acessório que nos faz lembrar José Serra.

Francisquinho ao pai, Rodrigo Vianna, do Escrevinhador: “Papai, esses blogueiros estão cheirando mal”.

Altamiro Borges, do blog do Miro, se prepara para levantar vôo (ao lado da Conceição Lemes).

O carioca Miguel do Rosário, do Óleo do Diabo, estava um luxo no inverno paulistano.

O ator José de Abreu disfarçou bem (com a Conceição Oliveira, do Maria Frô). Queria mesmo, como nós da Caras, ter ido ao encontro do Millenium.

O prefeito Gilberto Kassab proporcionou o ponto alto da reunião, dando um banho nos blogueiros sujos que comemoravam o evento no bar da esquina.





57 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

Binah Ire

14 de setembro de 2010 às 16h32

Eu sugiro que adotemos o "blogueiros sujos" como nos sugeriu Zé Chirico.
Afinal, se ele representa a massa cheirosa, nós representamos a massa fedida, suja e mal lavada da população brasileira, que vai deixar uma marca bem forte em forma de pé cheio de "lama" na bunda do candidato.

Responder

silvia macedo

24 de agosto de 2010 às 20h45

Eu gosto do nome blogueiros progressistas. É um adjetivo que foi muito valorizado nos anos 70/80, para designar alguém comprometido com a luta pela democracia. Talvez os mais jovens achem estranho porque não viveram aquele momento.

Responder

Reges Pires

24 de agosto de 2010 às 19h27

" Vejo um futuro brilhante dos blogueiros progressistas, com um grande portal de internet e um canal de tv, quem viver verá"

de um leitor assíduo de no mínimo uma dúzia deles…todos os dias…não durmo sem eles…rararararara!!!!

Responder

Debates e Diversidade são a tônica do Encontro de Blogueiros Progressistas « Clínica do Texto & Informação

24 de agosto de 2010 às 14h43

[…] – Revista Caras visitou os bastidores do Encontro de Blogueiros. […]

Responder

Thomas Castilho

24 de agosto de 2010 às 11h21

Parabéns meus caros! Belo trabalho. É uma benção não depender da mídia tradicional para formar opiniões. Estão com os dias contados…

Responder

Conceição Oliveira

24 de agosto de 2010 às 01h11

Gustavo eu estou com todas as fotos pra subir no Picasa, mas quem disse que consegui tempo, nem escrever o meu post sobre o encontro consegui :( Mas vcs tiveram um pitadinha das quase 500 fotos que baixei hj no note. Aguardem :)

Responder

José Vitor

24 de agosto de 2010 às 00h54

A blogueirinha do chapéu é engraçadinha, e eu também gostei do zóio de índio da Conceição…

Responder

Gerson Carneiro

23 de agosto de 2010 às 22h48

Ninguém me avisou que iriam para o sujinho….
Fiquei com o Duka num boteco vizinho… comi um lanche que me obrigou a visitar o Zé Bocão das 04h00 até às 07h30… quase que não consigo ir ao Encontro no sábado. Seus traidores…

Responder

    Conceição Oliveira

    24 de agosto de 2010 às 01h06

    Gostei muito de vê-lo por lá e conversar e me divertir contigo tanto quanto me divirto com os seus espirituosos comentários por aqui :) Prazer conhecê-lo.

    Gerson Carneiro

    24 de agosto de 2010 às 08h42

    Vou mandar umas fotos pra ti através do email do viomundo, ok? Não estou lembrando a senha (do meu gmail) necessária para enviar através do mariafro… adorei, também. Demais.

gerson yamin

23 de agosto de 2010 às 22h33

Embora o meu blog "reprodutor" de ideias e ideais seja apenas um apêndice(sinto-me honrado com isso) no universo da blogosfera progressista, percebo que também faço parte da luta daqueles que querem um Brasil e um mundo melhor…parabens a todos que participaram do evento(prometo que no próximo vou comparecer ao vivo)…voces são demais…massa, como diz meu filho de 11 anos que ainda não entende porque fico de 2 a 3 horas reproduzindo artigos e manifestos que possibilitam uma análise do que está ocorrendo no mundo e no nosso país. O universo dos "sem consciencia" depende de todos aqueles, com seus esforços e dedicação a uma causa maior(solidariedade, democratização do conhecimento). VIVA A SOCIEDADE ALTERNATIVA, como dizia nosso Raul Seixas…abraços a todos e a todas…e manteremos contato…

Responder

Guedes

23 de agosto de 2010 às 22h29

"O ator José de Abreu disfarçou bem (…). Queria mesmo, como nós da Caras, ter ido ao encontro do Millenium."
Sério mesmo ? Então era um espião ?

Responder

    Luiz Carlos Azenha

    23 de agosto de 2010 às 23h25

    É o texto que a revista Caras escreveria…

    Conceição Oliveira

    24 de agosto de 2010 às 01h05

    ahahahaha Azenha vc está me saindo um ótimo colunista da Caras :)

    Este post divertido fechou a minha noite, depois que ganhei outro abraço, desta vez do Cara :P

    Escrevo depois pra contar toda a emoção vivida desde sexta-feira e que continuou na segunda. Vivemos o início de muitas histórias bonitas para a democratização da comunicação.

    blogdopontual

    24 de agosto de 2010 às 10h19

    Disfarcei tanto que nem eu mesmo me reconheço. Queimado de sol em pleno inverso paulista? Nao! O almoço foi muito longo e muito líquido. Estou de regime e o médico pediu para comer pouco sólidos. Como não se referiu aos líquidos, aproveitei. Quem reclama até o hoje é o figueiredo, não o ditador, o meu mesmo. Abraços.

    Conceição Oliveira

    24 de agosto de 2010 às 15h56

    Fala Zé, querido, muito bom encontrá-lo. #énóisnafitamano :)

Urbano

23 de agosto de 2010 às 22h18

A revista ‘Bundas’ era infinitamente melhor do 'caretas' e 'quem come, digo, é quem'.

Responder

sednocram

23 de agosto de 2010 às 21h50

Como outros blogueiros, eu tb não gosto do "Progressistas", pois me remete à idéia liberal de progresso (linear e univoco) que já foi apropriado por tendências, grupos e partidos dos mais conservadores. O termo tem, portanto uma, digamos, grife histórica, que muito depõe contra ele. O termo "alternativos" eu associo aos chamados ecochatos, um qualificativo tb bastante negativo no contexto cultural dessas últimas décadas. Eu gosto mesmo é de BLOGUEIROS SUJOS, pois me remete aos que estão à margem de um sistema dominado pelas grandes corporações midiáticas, cujo monopólio precisa ser quebrado. Me lembra tb. Plinio Marcos, assim como alguns filmes do "faroeste" macarrônico. "Sujos" também tem seu DNA histórico, no meu entender, positivo
Abraço e obrigado a todos que bataçlharam pelo êxito do encontro, que me permitiu perceber que não sou um simples blogueiro, SOU UMA LEGIÃO.

Responder

@stelles_13

23 de agosto de 2010 às 21h31

hahahah Ficou demais Azenha! Show de bola!!!! Cada vez que vejo mais e mais fotos, só me emociono ainda mais!

Responder

Roberto Locatelli

23 de agosto de 2010 às 21h21

Foi um encontro emocionante e histórico.

A revolução não será televisionada, mas passará na internet.

Responder

@periodistabr

23 de agosto de 2010 às 21h06

Encontro dos blogueiros sujos é um bom nome. Mas eu ainda prefiro: o Pessoal da Kombi….rsrsrs

Responder

Ayrton

23 de agosto de 2010 às 20h57

Sou um analfabeto cibernetico.
O que me encanta é ver que o Brasil tem sim solução.
Sou velho, é óbvio, mas sinto a esperança dos anos 60 renascer.
Parabens jovens, e outros nem tão jovens, essa é a verdadeira guerrilha, a boa luta armada que sempre quisemos .

Responder

    jose marinho

    29 de agosto de 2010 às 08h57

    Voce não é velho , tem DNA (data de nascimento antiga), como eu, porém curto todo dias esses blogs ( PHA, TIJOLAÇO E ESCREVINHADOR), pois assim me informo melhor.Com isso vemos pessoas mais jovens alinhadas com uma causa muito digna, é super legal.

Miguel do Rosário

23 de agosto de 2010 às 20h53

Grande Azenha, faltou só a foto daquele blogueiro sujo, bêbado, vagabundo, de mão enfaixada, jogado no chão do boteco. Foi muito bom lhe conhecer e se tivermos que ser oposição, seremos. Um abraço! Miguel

Responder

    Luiz Carlos Azenha

    23 de agosto de 2010 às 22h19

    Faltou aquela foto, Miguel! Que flagrante! abs

Rios

23 de agosto de 2010 às 20h10

a última foto é ótima!!!

Responder

Gerson S.

23 de agosto de 2010 às 19h28

Parabens pelo estrondoso sucesso do encontro . Lá estive e vi ao vivo e em cores toda a energia destes grandes blogueiros presentes. Grande abraço a todos.

Responder

francisco p neto

23 de agosto de 2010 às 18h33

Vocês acham que poderia dar certo – alguém aquí comentou que os blogueiros são bem humorados – o Otavinho com aquela cara de engomadinho nerd vir a ser um blogueiro sujo?
Não tem jeito né?
Cada um no seu galho.
E o galho dele já está estalando.

Responder

Revista Caras visitou os bastidores do Encontro de Blogueiros

23 de agosto de 2010 às 18h32

[…] Fonte VioMundo […]

Responder

Mônica Rangel

23 de agosto de 2010 às 17h48

Gente! Vocês estão batendo cabeça por causa do nome?? O encontro já foi batizado. Tenha ele o nome que tiver, será sempre conhecido, quiçá internacionalmente, como o "ENCONTRO DOS BLOGUEIROS SUJOS!" Quer nome mais emblemático que esse?

Responder

    Helcid

    23 de agosto de 2010 às 18h18

    … e seria mais um "tiro no pé" na mídia tucana !!

Raphael Tsavkko

23 de agosto de 2010 às 17h21

O cheiro de peixe continua na camisa que foi lavada pela tropa de choque do Kassab!=P

Responder

    @marisps

    23 de agosto de 2010 às 18h49

    Ainda bem que eu tava na outra ponta e a ducha do Kassab não chegou até lá! ;-)

Erica

23 de agosto de 2010 às 16h55

Ahahha, que bom saber que os blogueiros progressistas não são mal humorados. Saber rir de si próprio é fundamental, pra não perder a ternura. Se bem que o pessoal que eu conheço do Twitter é tudo gente boa e muito alto astral. Parabéns à todos os participantes do 1o. encontro, ano que vem estarei lá, mesmo que seja apenas como leitora =)

Responder

Evandro

23 de agosto de 2010 às 15h33

Temo que com o fim da oposição, a infantilidade esquerdista citada por Lênin faça com que o bom relacionamento entre o blogueiros progressistas se deteriore.

E logo vão exigir uma assembléia para decidir o nome do evento que reune o blogueiros. Mas antes disso, vão fazer uma primeira assembléia para levantar os pontos que serão discutidos na outra assembléia.

Esse tipo de discussão é o exemplo puro da vaidade. Lembrando que vaidade é tudo aquilo que é vão.

Responder

    Hans Bintje

    23 de agosto de 2010 às 16h02

    TREZENTOS PODEM VIRAR MIL ANO QUE VEM!

    De Rodrigo Vianna ( http://www.rodrigovianna.com.br/palavra-minha/300… ):

    "O Encontro foi também divertido. E isso é ótimo! É preciso haver algum prazer nessas atividades. Aquelas velhas assembléias da esquerda nos anos 70 e 80, em que todo mundo parecia sempre sofrer e arrastar sua cruz para provar uma militância destemida, não cabem mais no século XXI. Militância pode – e deve – ser feita com leveza e (sempre que possível) com bom-humor.

    Muito legal encontrar as pessoas no auditório, ou nos grupos de debate, olhar pro crachá e dizer: 'ah, você é o Roberto'; 'ah, você é a Marlúcia'; ou 'você é o Miguel do Rosário'. São apenas exemplos. São pessoas que eu leio sempre – como blogueiros ou comentaristas nos blogs (no meu e nos outros) – e que eu só conhecia no mundo virtual. Encontrar esse povo todo pessoalmente foi uma experiência riquíssima. (…)

    Em 3 meses, fizemos o primeiro Encontro – com 300 blogueiros. No segundo, com um pouquinho mais de trabalho, podemos chegar fácil a Mil blogueiros."

    Binah Ire

    14 de setembro de 2010 às 16h25

    Eu estarei lá! Sou uma blogueira sem blog, pois só leio e posto comentários, não tenho meu blog próprio..até tenho, mas ainda não consegui fazer ele funcionar.

    Helcid

    23 de agosto de 2010 às 16h25

    Evandro, porque não usa o nick "Salieri" ? Vai cair como luva em você !!

    "A inveja é bastante justa, pois rói o invejoso por dentro!"

    Dulce

    23 de agosto de 2010 às 17h18

    Helcid amigo…eu já tô no osso, de me roer.

    Logo num encontro nacional, não pude ir. ;(

    No próximo…estarei "rente como pão quente". :)

    Este foi só o primeiro. Parabéns a todos os organizadores, e participantes.

    Abs.

    Helcid

    23 de agosto de 2010 às 17h38

    estaremos Dulce !! e se for em BH, receberemos de braços abertos !!

    Luiz Carlos Azenha

    23 de agosto de 2010 às 16h28

    Faz parte, Evandro, faz parte…

    Marcelo Fraga

    23 de agosto de 2010 às 20h03

    Nós gostamos de um contraponto aqui no blog. Mas que pelo menos seja alguma coisa de qualidade, com argumentos minimamente inteligentes. Eu até que gostava do finado Ubaldo. Mas trollagem aqui não dá.

Hans Bintje

23 de agosto de 2010 às 14h59

O nome "Progressistas" é infeliz. Eu prefiro "Alternativos".

Por que se trata de mostrar que existem alternativas, que existem outras narrativas possíveis e muito mais interessantes do que aquelas que são impostas ao público todos os dias.

Por exemplo, a música brasileira do início do século XX, tocada pelo grupo do Luis Nassif. Além dos Encontros dos Blogueiros, o pessoal poderia pensar em exibir esses espetáculos com maior regularidade, convidar outros músicos, gravar arquivos mp3 para divulgação.

Direto ao ponto: eu gostaria que fosse criada uma espécie de "Bier Keller", como descreve a Fabiana Arreguy ( http://colunas.cbn.globoradio.globo.com/paoecerve… )

"Você já esteve em algum lugar que lhe pareça tão familiar, a ponto de levá-lo a lembranças de até mesmo antes do seu nascimento?

Pois essa foi a sensação que tive, assim que entrei no Bier Keller, em Porto Alegre. Eu já ouvira falar do lugar e ao ler a descrição dele no site Brejas tive a certeza de que iria visitá-lo, nem que fosse a única coisa que fizesse na capital gaúcha. E valeu cada minuto de curiosidade, de ansiedade em chegar lá. (…)

Passei algumas horas no Bier Keller, numa fria e chuvosa noite de sexta-feira. Ao meu lado muitos dos amigos que tenho feito nesse mundo cervejeiro. Foram as melhores horas de toda minha estadia por Porto Alegre. Sem sombra de dúvida, esse é um dos 'meus' locais do coração, onde espero voltar e passar outras tantas horas de aconchego como as que tive por lá…"

Responder

    Evandro

    23 de agosto de 2010 às 15h26

    Alternativo???

    Que tal "encontro dos blogueiros emos"?

    Hans Bintje

    23 de agosto de 2010 às 15h45

    Evandro:

    Obrigado por expor a luz do dia a tristeza e a falta de ideias das pessoas que se opõem ao Encontro dos Blogueiros.

    Você errou o alvo ao atacar justamente meu comentário: todos aqui sabem que eu não sou eleitor brasileiro, nem participo das atividades políticas do país.

    Saiba que eu estou muito satisfeito ao ficar na companhia de pessoas que pensam e se esforçam para melhorar o Brasil, como fizeram os Blogueiros neste final de semana.

    Helcid

    23 de agosto de 2010 às 16h30

    Caro Hans, é só começo… e arestas como você citou, serão aparadas, sem perder o ideal !!

    Hans Bintje

    23 de agosto de 2010 às 16h56

    O comentário é do Paulo Henrique Amorim ( http://www.conversaafiada.com.br/cultura/2010/08/… ):

    "Conceição Lemes (Viomundo) – A alma do encontro"

    Essa "alma" criou uma dinâmica absolutamente irresistível, Helcid.

    Queremos mais e melhor, de preferência, amanhã mesmo.

    Aviso: neste final de semana, vou engarrafar uma leva de Hefeweizen – cerveja de trigo – e vou preparar outra de Oatmeal Stout – cerveja estilo Stout com aveia.

    Se tiver outra apresentação musical do Nassif, cara "alma", é só entrar em contato!

Renan

23 de agosto de 2010 às 14h56

Que legal Azenha, os blogueiros são mesmo divertidos, todos os post sobre o encontro são bastantes engraçados
fico muito feliz por ter dado certo o encontro.
Quem sabe no ano que vem eu consiga ir né?

Parabéns a todos por ter se dedicado tanto a promover este encontro.
Forte abraço

Responder

iamoraes

23 de agosto de 2010 às 14h28

"Os convergentes" ta otimo, sem "blogueiros" e sem "encontro". Somente "convergentes" com ou sem maiuscula.

Em caso ninguem notou, os divergentes nao apareceram porque… divergiram.

Responder

Marcos

23 de agosto de 2010 às 14h22

Ahahahahaha.
Muito bom.
Parabéns pelo encontro.

Responder

ferrera13

23 de agosto de 2010 às 14h15

Eu já tinha postado um comentário no artigo do Eduardo Guimarães reclamando desse "Progressista". Acho que ele não gostou ou achou sem importância. Mas quando li esse verbete, lembrei-me imediatamente do PRP, do PP e daquele antigo PDS que vivia falando em Progressistas. E se olharmos bem, provavelmente vamos encontrar uma esmagadora maioria de reacionários entre esses. Tanto desses partidos quanto do antigo PDS. A palavra não me parecia apropriada para o conjunto de blogueiros no encontro. Por isso, quando o Rodrigo Viana apresentou esta proposta no grupo 2 de discussão, foi aprovado por unanimidade. Não sei do resultado no Grande Plenário porque não estava presente. Estava no ônibus indo para o RJ e lendo o "ESTADÃO" que ganhei "de grátis" na rodoviária.

Responder

    Ed.

    28 de agosto de 2010 às 21h30

    Rildo, também me incomoda o progressista, mas foi "vox populi".
    Como um meio de expressão livre e plural, não acho que deva agregar qualquer tendência (embora seja a minha própria), ou corremos o perigo de excluirmos pensamentos diversos ou divergentes.
    Seremos assim também um tanto "tendenciosos"…
    Se quisermos excluir aqueles que trabalham "de rabo preso", para algum patrão, de que tendência fôr (ex: Veja, Globo, Carta, PSDB, PT…), poderíamos adotar o que foi até sugerido: Blogueiros Independentes.

ZePovinho

23 de agosto de 2010 às 14h15

Esse blogueiros sujos……Que catinga da mulesta!!!!!!!!

Responder

Messias Macedo

23 de agosto de 2010 às 14h13

… A descoberta da penicilina e a invenção da internete: as duas maiores revoluções da história da humanidade!…

… Ah, parabéns ao senhor Cloaca – extensivos a todos os blogueiros progressistas e colaboradores…

… Um novo tempo… Auspicioso, libertário, revolucionário…

Felicidades!

Hasta la Victoria Siempre

Messias Franca de Macedo
Feira de Santana, Bahia, República de Nós Bananas

Responder

Messias Macedo

23 de agosto de 2010 às 14h12

[HAJA TEMPO PARA LER O FOLHETIM "CHEIROSO" 'CARAS'!]

Vídeo sensacional: o trem bala do jenio
em http://www.conversaafiada.com.br – ínclito e impávido jornalista Paulo Henrique Amorim

VIAJA NO TEMPO E NA HISTÓRIA, MATUTO ‘BANANIENSE’!”
"Parodiando" a [fatídica] madrugada de primeiro de abril de 1964 (sic): na [auspiciosa] madrugada de 04 de outubro próximo, esta Maria Fumaça estará conduzindo José (S)erra e FFHH rumo a Paris – ou, quem sabe, New York!

Boa viagem! E boa leitura durante o percurso!

Messias Franca de Macedo
Feira de Santana, Bahia, Brasil

Responder

luizmullerpt

23 de agosto de 2010 às 14h02

Parabens a todos pelo encontro. É o começo. Se bem usado, o espaço das redes sociais e blogs pode nos salvar do inferno de mentiras e meias verdades a que a mídia tradicional nos joga no dia a dia. Nós cá no Rio grande, ficamos felizes com a Premiação do Cloaca. Vamos estender a força deste encontro para todos os rincões do Brasil. Não pude participar do evento em Sampa, mas assim como eu, com certeza há outros blogueiros que não foram mas estão dispostos a ajudar nesta jornada pela democracia.

Responder

Deixe uma resposta

Apoie o VIOMUNDO - Crowdfunding
Blogs & Colunas
Mais conteúdo especial para leitura