VIOMUNDO

Diário da Resistência

Sobre


Opinião do blog

Outra pesquisa “conveniente” do Datafolha


02/07/2010 - 14h29

por Luiz Carlos Azenha

A mais recente pesquisa Datafolha parece tão fora da curva quanto aquela anterior, que acompanhou o lançamento oficial da candidatura de José Serra. Então, graças a um repentino aumento da preferência entre eleitores do Sul, José Serra “abriu” vantagem de nove pontos sobre Dilma Rousseff (para saber mais sobre a pesquisa divulgada no dia 27 de março, clique aqui).

Desta vez, quando três outros institutos registraram o avanço  e a liderança de Dilma, o Datafolha produziu um empate técnico (Serra teria 39%, Dilma 38%) sem que houvesse uma justificativa factível para essa repentina mudança de rumo. Curiosamente, mais uma vez o crescimento de Serra se baseia num aumento da preferência de eleitores sulistas (no Sul, de acordo com o Datafolha, Serra passou de 38% a 50%). Será que os sulistas são mais suscetíveis à propaganda eleitoral do PSDB na TV?

Sabemos que existem diferenças de método entre os diversos institutos de pesquisa, que podem responder pelas diferenças entre Vox Populi, Sensus, Ibope e Datafolha. Sabemos, no entanto, que as pesquisas refletem tendências gerais do eleitorado e nada aconteceu nas últimas semanas que justifique uma reversão repentina das curvas de Serra e Dilma.

De qualquer forma, alguns detalhes me chamaram a atenção:

— Um dia antes da divulgação da pesquisa, já circulavam na internet as justificativas do PSDB para a repentina mudança no quadro eleitoral, como eu mesmo reproduzi, a partir do R7, aqui;

— O tracking do PSDB (levantamento diário feito a partir de pesquisa telefônico) não é confirmado pelo tracking do PT, pelo contrário, os números internos da campanha de Dilma apontam aumento na diferença entre os dois candidatos, com vantagem crescente da ex-ministra;

— Os números da Folha vieram acompanhados de “análises” que tem algo em comum: a sustenção do argumento conveniente para a campanha de Serra na atual conjuntura, aquele de que  a campanha vai começar oficialmente com os dois candidatos zerados, empatados;

— Na mesma página que traz os resultados da pesquisa, uma coluna da Folha atribui  o resultado, em parte, à decisão de Dilma Rousseff de evitar “alguns debates e sabatinas”. Em junho, 30% dos entrevistados disseram ter visto alguma entrevista com Serra; 25% disseram o mesmo em relação a Dilma. Isso não prova nada. E se o eleitor viu mais o Serra e não gostou? O que a coluna da Folha omite é que Dilma não aceitou o convite para participar de uma sabatina da Folha. Em outras palavras, o jornal está tentando dizer, sem dizê-lo, que Dilma perdeu votos ao não aceitar o convite do jornal. Como seria muito patético dizer isso abertamente, o jornal apenas sugere essa possibilidade.





93 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

helio neri leite

18 de julho de 2010 às 10h41

Dizem que Dilma perdeu voto na última pesquisa porque não vai a debates.
Lá nos Steites( é assim mesmo que quero escrever) o OBAMA disse para um jornaleco, como os do PIG daqui, que não ia a debate nenhum com ele, porque eles não eram jornais informativos isentos, e sim braço politico dos REPUBLICANO
Algém reclamou? O OBAMA perdeu as eleições?

Responder

José Paulo Monteiro

04 de julho de 2010 às 00h30

Esta pesquisa foi feita junto à platéia da sabatina promovida pela folha com José Serra e mesmo assim, ao ouvir o Serra falar, 38% declararam voto na Dilma.

Responder

    helio neri leite

    18 de julho de 2010 às 10h25

    Não sei se estou enganado, me corriga. Nunca ouvi o Jornal Nacional divulgar pesquisa que favorece Dilma.
    Mas as que faovece Zé FAT-SEGURO DESEMPREGO, ele repete no mínimo em três chamadas. Eta jornalzinho danado!!

pedro - bahia

03 de julho de 2010 às 20h58

Agora foi a fez do IBOPE, divulgada agora no JN..
Pesquisa Ibope mostra empate entre Serra e Dilma, ambos com 39%
Tucano tinha 35% no levantamento anterior. Dilma estava com 40%.
Marina Silva (PV) aparece com 10%. Margem de erro é de dois pontos.
Do G1, com informações do Jornal Nacional. Pesquisa Ibope sobre a intenção de voto para presidente da República, encomendada pela Associação Comercial de São Paulo, aponta empate em 39% entre os candidatos José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT). A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Em abril, Serra tinha 40%; na virada de maio para junho, caiu para 37%, depois para 35%; agora subiu e aparece com 39%. Com a margem de erro, teria entre 37% e 41%. Dilma tinha 32%, depois foi a 37%, a 40% e agora aparece com 39%. Com a margem de erro, também teria entre 37% e 41%.

Marina Silva (PV) se manteve em 9% nas três pesquisas desde abril e agora tem 10%. Com a margem de erro, estaria entre 8% e 12%. Brancos e nulos somaram 6% e indecisos, 7%.

Responder

Maria Dirce

03 de julho de 2010 às 23h04

Segundo uma fonte da mais alta plumagem tucana, a nova pesquisa do IBOPE/ACSP trás o seguinte resultado: DILMA 41% – SERRA 34% – MARINA 9%,
por isso a dificuldade de divulgação por parte dos contratantes
(ACSP-GUILHERME AFIF), pois a mesma desmoralizaria de vez o DATAFOLHA.

uma comentarista do nassif deu esses dados, tomara que seja verdade.

Responder

Leider_Lincoln

03 de julho de 2010 às 22h48

Acabei de receber uma newsletter com a seguinte mensagem:

Em primeira mão – Nova Pesquisa IBOPE/ACSP – DILMA 41% – SERRA 34%

Segundo uma fonte da mais alta plumagem tucana, a nova pesquisa do IBOPE/ACSP trás o seguinte resultado: DILMA 41% – SERRA 34% – MARINA 9%, por isso a dificuldade de divulgação por parte dos contratantes (ACSP-GUILHERME AFIF), pois a mesma desmoralizaria de vez o DATAFOLHA.

Responder

Gilberto(Curitiba)

03 de julho de 2010 às 15h00

A Abril e o Grupo Folha querem manipular a população,jornalistas estão virando papagaios de pirata e instituto de pesquisas estão virando bordel para os partidos politicos e alguns candidatos,é uma vergonha termos uma impensa e institutos tão parciais,Eu estou indignado com o rumo tomado pelos politicos e por alguns jornalistas.Quem deveria informar,fazer o povo pensar um pouco fica induzindo a população.Noticiar sim mais com imparcialidade.

Responder

Paulo Rodrigues

03 de julho de 2010 às 13h10

Todos aqueles que apoiam DIlma são idiotas, eu inclusive. Na quinta-feira no programa da Monica Waldvogel o moleque de recados de José Serra, "Tinha a impressão" que Serra apareceria na frente na nova pesquisa do Datafolha.
Ou ele sabia da armação ou havia sido informado.
Todos nós sabemos que o nosso Kiko é mais feio por denttro do que por fora. O que não sabiamos era que a Folha iria repetir a farsa e apresentar Serra na frente em outro momento decisiva para ele.
Somo idiotas porque acreditamos que Dilma vai ganhar esta eleição sem derrotar e desmoralizar o PIG primeiro.
Vamos partir para o ataque.

Responder

Eduardo Guimarães

03 de julho de 2010 às 14h49

Durante o mês de junho, escrevi os seguintes textos prevendo o que fez o Datafolha:

06/06 — http://www.blogcidadania.com.br/2010/06/msm-volta
16/06 — http://www.blogcidadania.com.br/2010/06/quem-frau
28/06 — http://www.blogcidadania.com.br/2010/06/um-consel
01/07 — http://www.blogcidadania.com.br/2010/07/denuncia-

Responder

@periodistabr

03 de julho de 2010 às 13h58

Exercício de pura imaginação:
1) Suponhamos que dois institutos indiquem empate até a véspera do 3 de outubro;
2) Suponhamos que Dilma vença por 10% apenas;
3) Suponhamos que apareçam meia-dúzia de urnas, em pontos espalhados pelo país, onde Dilma tenha, digamos, 90% dos votos;
4) A oposição denuncia fraude, a Globo passa a transmitir em plantão especial, o escândalo mobiliza todo o PIG;
5) A oposição entra com pedido de cancelamento da eleição no TSE ou STF, por fraude "generalizada";
6) Um coronel do Exército declara que o Brasil está convulsionado e é preciso restabelecer a Democracia;
7) Sindicalistas saem às ruas contra o golpe e são presos. Acabou a resistência.
Pronto: estamos em Honduras!!!
É pura ficção, hein pessoal. Nossa direita é muito "civilizada" para isso…

Responder

    Fabio SP

    03 de julho de 2010 às 16h33

    Tenta fazer a ficção invertida… A Dilma perde e nossa esquerda se levanta… Será ela "civilizada"?

    francisco.latorre

    05 de julho de 2010 às 20h49

    perde?..

    pra quem?..

    ..

DUDU

03 de julho de 2010 às 13h49

Em nome do que um jornal joga no esgoto sua credibilidade?
Qual seria o prêmio para um risco tão grande?
É público e notório que ninguemmais acredita no datafolha (a não ser os admiradores do PIG!
Pobre "grande" imprensa brasileira!
Que mal estão causando ao país!

Responder

    Miguel Oliveira

    08 de julho de 2010 às 21h15

    Tenho absoluta convicção de que o "prêmio" é uma grana altíssima, de origem externa, que não precisa muita imaginação para concluir de onde.

Gerson Carneiro

03 de julho de 2010 às 13h05

…e mais uma liminar da Sociedade Tratadora de Fichas – STF garante a uma ex ficha suja o direito de concorrer na eleição deste ano.

Desta vez o ministro Dias Toffoli foi o flanelinha da vez. Ele concedeu uma liminar a Maria Isaura Lemos (PDT-GO), apesar desta ter sido condenada numa ação civil pública pela 1ª Vara da Fazenda Pública de Goiânia. De acordo com informações da própria Sociedade Tratadora de Fichas – STF, a condenação foi confirmada pelo Tribunal de Justiça de Goiás.

Responder

Geysa Guimarães

03 de julho de 2010 às 13h03

É a pesquisa "estica e puxa", feito festa da Xuxa. Tudo pelo Serra.

Responder

kimparanoid

03 de julho de 2010 às 12h44

Também, o que se podia esperar do Datafalha… minha única preocupação é que esse instituto de pesquisa pertence a um jornalzinho de mau agouro: sai pra lá zica!

P.S.: como vai ficar a popularidade do Serra depois do pedagiômetro? Para conferir os abusos dos pedágios em SP, basta acessar http://www.pedagiometro.com.br

Responder

Sebastião Costa

03 de julho de 2010 às 12h15

A FOLHA – Um Jornal a Serviço do Brasil(?) e o DATA FOLHA – Não dá pra não Desconfiar, estão escancaradamente a SERVIÇO da campanha do Serra. Não dispensam o mínimo de respeito à inteligência do leitor/eleitor

Responder

sergio

03 de julho de 2010 às 12h07

grande coisa não ir ao dedate na folha, um jornal a serviço do serra

Responder

    Miguel Oliveira

    08 de julho de 2010 às 21h19

    Debate? que debate? A palavra mais apropriada é interrogatório, ou melhor, inquisição.

Viniciusn Garcia

03 de julho de 2010 às 12h06

O Folha é pouca coisa para toda essa atenção que vem recebendo…

Responder

Roberto Locatelli

03 de julho de 2010 às 09h19

Na Venezuela, os institutos de pesquisa dão derrota a Chávez até a véspera das eleições. Só que Chávez vence, e os institutos alegam que os eleitores mudaram de ideia no dia das eleições. Ou dizem que foi fraude.

Responder

    beattrice

    05 de julho de 2010 às 01h40

    E ainda tem gente que acredita em instituto de pesquisa.

paulo henrique

03 de julho de 2010 às 07h55

viu o mundo e não aprendeu nada. ainda vive na década de 80. acho que não viu cair o Muro de Berlim e as barbáries do comunismo em todas as suas variações, inclusive o bolivarianismo. triste.

Responder

Gerson Carneiro

03 de julho de 2010 às 06h12

Numa Folha qualquer
Eu desenho um sol amarelo
E com cinco ou seis pontos
É fácil fazer um castelo…

Corro o lápis em torno
Da planilha e me dou uma pesquisa
E se faço chover
Com dois pontos
Nem a Dilma me inferniza

Responder

    beattrice

    05 de julho de 2010 às 01h41

    Linda sua aquarela.
    ELEIÇÃO SE GANHA NO VOTO E NA POESIA.

Gerson Carneiro

03 de julho de 2010 às 05h36

Outra pesquisa “conveniente” do Datafolha: Brasil está tecnicamente empatado com a Holanda.

Responder

Carlos Roberto Naves

03 de julho de 2010 às 01h05

Falsificação e pilantragem, afinal, é o Datafolha e seu serrismo escancarado. A candidatura da oposição precisava de uma "forcinha" depois dos últimos números do Vox Populi e das trapalhadas do vice. Enfim, nada de novo no front, a não ser o aumento da diferença de Dilma sobre Serra, como mostra as pesquisas internas do governo. E esses números "datafolha"no sul do país, hein?, que que é aquilo? Esse dataserra…

Responder

Beto Crispim - BH

03 de julho de 2010 às 00h27

A Folha se afunda cada vez mais. Estou convencido, entre os veiculos de comunicação, será a grande perdedora.

Responder

SérgioFerraz

02 de julho de 2010 às 23h15

Estas pesquisas do tablóide de SP já viraram caso de Polícia.

Responder

    beattrice

    05 de julho de 2010 às 01h42

    Da Polícia Federal graças ao MSM.

Lauro

02 de julho de 2010 às 22h09

Por favor, alguém pode me informar o que está acontecendo com blog do Paulo Henrique Amorim? Não consigo mais acesso à página do PHA. O blog saiu do ar?

Responder

    clemes

    03 de julho de 2010 às 02h31

    Lauro, acabei de acessar. Abs

    zuleica jorgensen

    03 de julho de 2010 às 00h09

    não consegui acessar hoje o dia inteiro

Margarete

02 de julho de 2010 às 22h05

Pode uma pesquisa que foi a campo nos dias 30/06 e 01/07 dilvulgar seu resultado já na noite do dia 01? Se isso for possível, como poderia o PSDB já ter tomado conhecimento do resultado no próprio dia 01, a ponto de o pessoal no R7 ter conhecimento que este partido antevia que já haveria um empate técnico? Não consigo entender como um instituto de pesquisa leva alguns dias para informar os resultados e outro faz e dilvulga tudo em apenas dois dias.

Responder

    Miguel Oliveira

    08 de julho de 2010 às 21h23

    Porque já estava pronta, ora bolas. Pronta e manipulada.

João

02 de julho de 2010 às 21h35

Escolha do vice de Serra obedeceu à apelo do marketing da campanha. Conseguiram implantar uma mensagem subliminar no eleitorado escolhendo um sósia do William Bonner.

Responder

Gerson Carneiro

02 de julho de 2010 às 21h32

Aguardo por uma pesquisa que revele em qual instituto de pesquisa os eleitores confiam.
(sem manipulações, pelo amor de Deus).

Responder

Guanabara

03 de julho de 2010 às 00h05

Tô achando interessante como o PIG não tem mostrado a "evolução da rejeição" dos candidatos, mostrando apenas que Serra é o mais rejeitado. Kamel e cia justificando o salário.

Responder

Carlos

02 de julho de 2010 às 23h51

– Temo que tenhamos neste episódio atuado para comprometer a nossa vitória. Não é a questão de um partido ter o apoio do outro. Já votamos com os democratas, e os democratas votam conosco há muitos anos. O problema é ter unidade, tranquilidade, e uma solução construtiva da luta que enfrentaremos – apontou Guerra.

Sérgio Guerra

[Pelo DATAFOLHA e associados (e são muitos) todo o ocorrido não passou de um equívoco corriqueiro. Não aconteceu nada. Foi só a petralhada intimidando Guerra a ponto dele fazer tal declaração, mas com a escolha do Sr. ÍNDIO COSTA qualquer desgaste , qualquer "falta de unidade" deixou de existir e portanto Serra sai vitorioso e pronto para vencer os vermelhos.]

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) confidenciou a interlocutor de sua mais absoluta confiança recentemente que tem sérias dúvidas sobre a possibilidade de José Serra (PSDB-SP) vencer a eleição presidencial, informa a coluna de Mônica Bergamo, publicada na edição desta quarta-feira da Folha (a íntegra somente para assinantes do UOL e do jornal).

Mônica Bergamo: FHC diz ter sérias dúvidas sobre vitória de Serra nas eleições

[O DATAFOLHA falou por FHC : Esqueçam tudo o que eu disse. Recomeçamos. Está 0x0]

Responder

Marat

02 de julho de 2010 às 23h45

O PSDB nem só sabia como provavelmente montou e tabulou tal "pesquisa". Seria risível se não fosse crime…

Responder

Carlos

02 de julho de 2010 às 23h41

Eu já nem sei se choro ou fico rindo à toa com tanta bobagem produzida. Os parti..ops…os analistas, colunistas, repórteres da campanha Serra fazem a sua parte. O GLOBO : Serra se reequilibra e agora precisa evitar novos erros ESTADO DE SÂO PAULO: Analistas preveem segundo turno … Esse blá blá blá será reproduzido , repercutido, explorado e amplificado pelos conhecidos Blogs de Serra (eles dizem que não, mas ninguém acredita) , pelos analistas do Serra, pelos colunistas do Serra , pelos repórteres do Serra blá blá blá E pensar que até ontem alguns expoentes tucanos já davam como certa a derrota de Serra. Sérgio Guerra e até FHC já não criam mais. ehhehehe A verdade é que só resta aguardar que essas manobras explícitas desse pessoal não consigam efeito desejado. Afinal, alguém poderá dar um basta nisso? Sou meio cético quanto a isso. Por outro lado me resta a esperança que no final o eleitor dará a resposta. A sensação é que a vitória de Dilma terá outros significado além da óbvia continuidade de um governo aprovado pela maioria.

Responder

Alex Gonçalves

02 de julho de 2010 às 23h27

Impressionante, o JN acabou de começar, e tem fedor de edição pra ligar Dunga+Lula+4anos+virada de jogo(pesquisas).

Responder

Nilson Moura Messias

02 de julho de 2010 às 20h26

Azenha, falta a pesquisa do Ibope, outro instituto de pesquisa que apoia a candidatura de Serra/Indio, que validará a fraude ou/e manipulação da Data falha.

Responder

Igor Tkaczenko

02 de julho de 2010 às 22h58

patéticos, patéticos, patéticos .. tratam um assunto sério, que é a escolha do eleitorado cada vez mais racional e crítica, como escolhas facilmente influenciáveis apenas por propagandas, frases de efeito e aparições na tv. Hoje, o eleitorado está mais crítico e seus critérios de escolha atendem às comprovações materiais de transformação sócio-econômica, e não apenas às propagandas eleitorais. Evidente que Dilma lidera com folga … eles são uns "jênios" como diz Paulo Henrique Amorim .. patéticos, patéticos, patéticos

Responder

Fabio_Passos

02 de julho de 2010 às 22h47

O datafraude é instrumento da capanha de zé serra.
A direita está tentando reanimar o cadáver…

Responder

    beattrice

    05 de julho de 2010 às 01h43

    E abastecer o caixa.

    francisco.latorre

    05 de julho de 2010 às 20h56

    não vão conseguir.

    avançado estado de putrefação. o presunto esse.. não tem mais jeito.

    melhor enterrar logo..

    mas parece que tão esperando o gato cobrir.

    ou o eleitor puxar a cordinha.. em outubro.

    ..

jurandir chamusca

02 de julho de 2010 às 22h45

Olá pessoal, peço que leiam, trabalho com pesquisa, todo tipo que puderem imaginar. Tentarei ser suscinto.
Pesquisa tem lá sua ciência, a melhor maneira de entender um pouco foi dada pelo Brizola. É como se fosse uma sopa e para sabermos do tempero, sal, gosto, etc, não precisamos entornar o caldeirão, provamos somente uma colher.
Qualquer pesquisa pode ser manipulada, mesmo com a afirmação de que a prova do crime tenha que ficar guardada (questionários) para uma auditoria, todos nós temos esse direito. Esse problema é fácil de resolver sumindo com aqueles questionários que não interessam. O que vai a público já foi filtrado.
Um argumento para os que defendem que não dá para manipular, é que depois os números batem.
Sim batem, tem lá sua ciência como disse. Batem no final da contagem de votos. Os institutos vão ajustando a pesquisa conforme vai se aproximando do final. As empresas não podem se comprometer com uma diferença absurda pois o pouco nome que lhes resta vai pro saco.
É nesse meio de caminho onde está a sacanagem, sabemos que um número alto, mesmo que artificial, puxa a campanha para cima. As vezes quando a grana compensa, foda-se o nome. (Jaques Wagner nem iria para o segundo turno e ganhou no primeiro.
O PSDB SABE DISSO!

Responder

    Miguel Oliveira

    08 de julho de 2010 às 21h27

    Mas aí entrou o fator "Eu bato no presidente Lula" de autoria do garnizé ACM Neto, que o tirou do 2º turno

Messias Macedo

02 de julho de 2010 às 22h39

Prezado mestre Emir Sader,

Pesquisa confiável e cuja margem de erro é de 0% é a seguinte: os oportunistas e fisiológicos PSC e PTC saltaram da canoa furada antes da flechada do 'INDIOTA' do (S)erra!
Moral da história: nem os partidos nanicos quiseram entrar nesta Frias!

Messias Franca de Macedo
Feira de Santana, Bahia, República de Nós Bananas

Responder

    Miguel Oliveira

    08 de julho de 2010 às 21h32

    E a recusa sistemática de nomes notáveis de embarcar na vice e ficar sem mandato. Se acreditassem na vitória não fugiriam da indicação como o diabo da cruz. Teve que ser o Indio, pela mão dos Maia, para ficar mais conhecido e disputar a prefeitura do Rio em 2012.

Ed.

02 de julho de 2010 às 22h27

O PT tem deixado barato uma série de eventos eleitorais farsescos. Espero que seja consciente…
Seria conveniente solicitar uma pesquisa de bate-pronto ao Sensus ou Vox Populi?

Responder

Marco Alencar

02 de julho de 2010 às 19h22

Sem contar que algum blog pró-Dilma tinha, há alguns dias, liberado denúncia de que o PSDB e algum instituto de pesquisa iriam usar margens de erro para "provocar" empate técnico entre Dilma e Serra.

Responder

Bonifa

02 de julho de 2010 às 22h18

De novo, seu Oscar? Seu juiz, o senhor num tá vendo isso não? Aposto como estes pancrácios debilóides acham que estão fazendo uma grande coisa, um "Golpe de Mestre", pensado por suas mentes jeguianas para aproveitarem o "barulho da copa", como aqueles assaltantes de banco que terminam explodindo todo o quarteirão e eles mesmos depois são levados de ambulância para tratamento urgente. O que é que dá? -Pena. O que é que é? -Canja, é canja, é canja de galinha. Arranja outro vice para enfrentar a Dilminha…

Responder

william porto

02 de julho de 2010 às 22h00

A folha vai pintar e bordar, esta ficando pior que a veja. amos ver a avaliacao dela da performance poltica do tal indio do brasil, que alguns estao sugerindo sejas trocado por felipe melo que pelo menos nao visita parentes em bangu.

Responder

    beattrice

    05 de julho de 2010 às 01h46

    Se o índice de crediblidade de revistinhas e jornalecos pode ser auferido pela vendagem, estão todos pela hora da morte: FSP, Estadinho Zóia, etc

Cleyton Domingos

02 de julho de 2010 às 21h54

Sobre a Folha e seu canditato: Gana perde nos pênaltis para o Uruguai, o jogo das 11 eu deixo para os "especialistas" rs.

Responder

robledo

02 de julho de 2010 às 21h53

Como foi feita a pesquisa: os pesquisadores do datafrias foram a casa do serra e na sede do psdb para fazer o trabalho, para surpresa deles deu empate, ou seja até na casa do serra e na sede do seu partido ele não tem a maioria….rs,rs,rs.
O grupo folha deveria mais uma vez respeitar seus leitores o que ele está fazendo é uma tremenda sacanagem além de atirar no próprio pe.

Responder

monge scéptico

02 de julho de 2010 às 21h33

Data folha se esqueceu de que ninguém acredita mais em pesquisa, especialmente se é
encomendada pela oposição. Entre navegantes o crédito a essas pesquisas é próximo
de zero. Logo a mesma só tem influência, em pessoas carentes de informação e "saber".
o Serra na frente?kikikikikikikiki!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Responder

Alex Gonçalves

02 de julho de 2010 às 21h22

Os últimos dias, semanas até, foram impressionantes pelo total fiasco da busca pelo vice de Serra, brigas internas, ratos pulando fora do navio. Só falta eles afirmarem que influenciou positivamente.

Responder

Carlos F B Martin

02 de julho de 2010 às 21h02

Alavancar a candidatura de José Serra não deve ser fácil. Chama a atenção o esforço do jornal Folha de S. Paulo. Se o candidato não consegue se firmar sozinho – o que tem sido cada vez mais evidente -, o jornal trabalha por ele como se fosse uma questão de vida ou morte. A apresentação da recente pesquisa do DataFolha – que mostra Serra e Dilma em empate técnico, embora outros institutos mostrem o contrário, dando vantagem a candidata do PT – é bizarra. As eleições 2010 serão tão ou mais turbulentas que as de 89. Apertem os cintos…

Responder

Rafael

02 de julho de 2010 às 21h00

O resultado não me impressiona, é claro e sem difarçar muito que esse resultado está manipulado. O que impressiona é um jornal se prestar a esse papel. Esse resultado tem intenão abafar a questão tumultuada que foi a escolha do vice. É só para dar a impressão ao povo de serra está na disputa. Para mim está claro que vai dar Dilma.

Responder

Rogério Floripa

02 de julho de 2010 às 17h56

Puro desespero do PIG.

Documentário – Porque Se Livrar do PIG?
Fala para porque a mídia é o que é (uma oligarquia) e não o que os desavisados pensam que elas são. E sobre o direito a comunicação e liberdade. http://baixandonafaixa.blogspot.com/2010/02/docum

Responder

Marcelo Ramos

02 de julho de 2010 às 20h42

Esse pessoal tá pirando de vez. Primeiro o ato falho do Estadão, agora essa pesquisa tão real que nem nota de 3 reais. Será que os "investidores" do Serra vão acreditar?

Responder

Milton Hayek

02 de julho de 2010 às 20h32

Como a Folha manipula a amostra para ajudar o Serra

Problema 1: a amostra é URBANA, não vai ao RURAL

Problema 2: amostra telefônica

Problema 3: a amostra tem a ESCOLARIDADE errada

Problema 4: nomes dos candidatos são apresentados sem os partidos
http://www.conversaafiada.com.br/politica/2010/07

Responder

J. Eduardo Camargo

02 de julho de 2010 às 20h27

Parece que a Folha está pedindo, implorando para ser "empastelada". Mas como sou civilizado, uma postura que o referido tabloide da Barão de Limeira desconhece, é óbvio que não estou pregando tal coisa! Mas se um dia algo assim acontecer, a culpa será exclusivamente dela!

Responder

Otimizar site

02 de julho de 2010 às 20h07

O fim da folha de sp,, esta muito proximo é Dilma 2010 no primeiro turno.

Responder

    beattrice

    05 de julho de 2010 às 01h48

    A FALHA termina antes de outubro, não dura até lá não.

Julio Neres

02 de julho de 2010 às 16h39

Vai ser assim até o momento em que o PIG considerar que não há mais nada a fazer. Isso deve ocorrer muito perto do primeiro turno, quando a Falha de São Paulo, irá divulgar: Dilma dispara e pode vencer no primeiro turno. Sim, mesmo que a possibilidade de vitória no primeiro turno esteja clara, A Falha de São Paulo fará está manchete. Vai ser um inferno até o dia da eleição. Fazer o o quê? É o PIG tentando salvar a oposição que não tem vice, não tem proposta, mas tem o datafalha.

Responder

Leonidas de Souza

02 de julho de 2010 às 16h36

Tudo o que a pesquisa apontou já havia sido antecipado no programa Entre Aspas da GloboNews da Mônica Waldvogel com os "jornalistas" Paulo Moreira Leite da Revista Época eo indefectível Reinaldo Azevedo da Veja (Deus me perdoe).
Esta na cara que eles já tinham conhecimento, principalmente o Rei.
Tudo cuidadosamente ensaiado, como um improviso do Odorico Paraguassú;

Responder

    Ed.

    02 de julho de 2010 às 19h20

    Essa Monica Waldvogel está se saindo uma "jornalista" alinhadíssima (não, não estou falando de aparência, mas de alinhamento com os patrõe e a política chiricodemotucana, como a tal da Roseane Kennedy, cada vez mais conservadoras e comprometidas…

Sebastião Vannucci

02 de julho de 2010 às 16h18

O que não faz a falta de grana!

Responder

Carlos.

02 de julho de 2010 às 18h46

Publiquem os resultados do sul nas últimas pesquisas e tudo ficará muito claro. Ou aquele povo é "BIRUTA" demais ou então todos eles combinaram de ficarem mudando de opinião para confundirem o Datafarsa.

Responder

Marcos de Almeida

02 de julho de 2010 às 18h38

Pesquisa datafaalha e globope não tem que da ideia.Viva Brasil, Dilma a primeira presidente do Brasil.

Responder

Emilio GF

02 de julho de 2010 às 18h36

ESCÂNCDALO!

Filho de dono de rede de comunicações do sul um Zinho qualquer) droga e estupra menina de 13 anos, acompanhado de filho de delegado. Aliás, o mesmo delegado que inventou o roubo ao apartamento da filha do Lula.

Isso faz um mês! E a mídia está escondendo. AJUDEM A DIVULGAR, OU VAI FICAR POR ISSO MESMO!
http://tijoladasdomosquito.blogspot.com/

Responder

    beattrice

    05 de julho de 2010 às 01h50

    O CLOACA NEWS tb está divulgando.

Leider_Lincoln

02 de julho de 2010 às 18h33

O Rodrigo Viana vez uma análise interessante sobre o tema: http://www.rodrigovianna.com.br/outras-palavras/a

Responder

Lucas Neves

02 de julho de 2010 às 18h33

O que o DataFolha fez foi uma agressão a inteligência das pessoas e uma atitude que desmoraliza o instituto. Antes do anuncio houve denuncias de manipulação e o IBOPE vai fazer o mesmo amanhã.

A Polícia Federal vai ser acionada. Existe um movimento muito forte por parte de representantes dos partidos aliados e de centenas de blogueiros.

Responder

Jose

02 de julho de 2010 às 18h29

Manipulação:Basta verificar as"intençoes" quanto ao segundo turno na pesquisa anterior e esta agora.Onde ´zé vampiro conseguiu tanto voto assim? essa corja não sabe nem mentir.Isso, na minha opiniao é somente para manter viva a campanha do nosferatu ou eles querem que a gente acredite que foi o efeito"indio"?Eles estão jogando pesado.

Responder

Roberto Takata

02 de julho de 2010 às 18h26

Não tem nenhuma mudança de rumo. Só ver todos os resultados no tempo: http://migre.me/TO3S

Diferenças metodológivas e flutuações casuais explicam bem. (Quanto ao Sul, bom notar que no Ibope já eram 45% para Serra.)

[]s,

Roberto Takata

Responder

Tiago

02 de julho de 2010 às 18h19

Olho na urna eletrônica!!

Isso tem cheiro de truta da braba!!!!

Responder

Lks

02 de julho de 2010 às 18h18

Esta pesquisa http://migre.me/TPjr com certeza reflete o momento. A Datafraude, ah é a Datafraude.

Responder

Garapuvu

02 de julho de 2010 às 18h15

A continuar nesse método de pesquisa, quando chegar perto das eleições o Serra terá 110% no SUL.

Responder

Paulo Roberto

02 de julho de 2010 às 18h12

A folha, sempre a folha. Era de se esperar este reultado. Eu achei que a diferença a mais para o Serra seria maior. Segundo a datafolha foi o Rio Grande do Sul o responsável por esta alteração. Por que eles colocaram o Rio Grande do Sul e não São Paulo responsável por esta mudança? Sempre digo que o Serra irá perder feio em São Paulo. Esta atitude vem confirmar o que eu digo. Vamos aguardar.

Responder

    beattrice

    05 de julho de 2010 às 01h51

    Não basta o Serra perder, é imperativo pendurar o Al-ckmin no pescoço dele e terminar com a dinastia tucana na Bastilha do Morumbi.

ivanbispo

02 de julho de 2010 às 18h10

Temos que levar em conta que essa pesquisa do DATAFOLHA constava como vice Álvaro Dias, do sul. Taí a justificativa. Acreditem se quiser.

Responder

miguel grazziotin

02 de julho de 2010 às 18h02

Sou do RS, aqui, embora Serra possa estar na frente, até os tucanos locais dizem que a diferença está muito pequena, o que els nao esperavam.
Nao tem como Serra ter ampliado por aqui….
É grave e termos o IBOPE, aliado da Globo e de Serra que irá "concordar" com Datafolha. Até novo Vox Populi, quando estes orgaos dirao que é pesquisa comprometida com Lula e etc….

Responder

Fulano

02 de julho de 2010 às 18h00

O mais cômico é que pela primeira vez, a folha usa o termo "empate técnico", mesmo com serra à frente!
Estranho isso não?
Tão tentando disfarçar o quê?

Responder

Luiz Hespanha

02 de julho de 2010 às 17h48

Papai Noel, Curupira, Mula sem cabeça, nota de tres reais e Datafolha: eu acredito!

Responder

AndreB

02 de julho de 2010 às 17h46

Acho muito preocupante esses "fatos" que estão sendo criados agora: poderão servir de justificação no futuro . Quando se tem o voto pela Urna Eletrônica – cuja empresa que detem o controle é uma americana que participou da eleição de 2001 no EUA , aquela da fraude ao Bush. Manipula-se tudo, e com grande antecedencia vai-se criando justificações. Melhor ficarmos atentos.

Responder

A. S. Braga

02 de julho de 2010 às 17h43

Dá a nítida impressão, ou melhor, tá cheirando fajutice!!! A, S, Braga

Responder

David R.Silva

02 de julho de 2010 às 17h42

O PIG Folha foi á loucura! Quer na marra projetar sua realidade que não se sustenta na realidade factual. É triste, ver tal manipulação em querer pautar a ferro e fogo o Povo. Moro em Belo Horizonte e viajo muito pelo Estado, e posso afirmar que os mais de 20 milhões de Mineiros, sua maioria vai de DILMA e incluse eu. de Belo Horizonte.

Responder

Deixe uma resposta

Apoie o VIOMUNDO - Crowdfunding