O sucesso do crowdfunding do Viomundo

Tempo de leitura: 2 min

Colaboração de leitores permite ao site fazer reportagens que não saem na grande midia, sugeridas pelos próprios leitores (como aquela sobre manifestantes que foram enquadrados por formação de quadrilha sem sequer se conhecer, no Rio de Janeiro). Foto Fernando Varanda.

por Luiz Carlos Azenha e Conceição Lemes

Enfrentamos muitas dificuldades “técnicas” desde que lançamos o crowdfunding do Viomundo. Muitos leitores não se sentiram confortáveis em usar o Pay Pal, razão pela qual saltamos para o Pag Seguro — que oferece um maior número de opções.

Ainda assim, muitos leitores reclamaram. O ideal seria ter uma plataforma “neutra” de doações, ainda inexistente. Leandro Guedes continua debruçado sobre o problema, a partir das mensagens que recebemos via Facebook e e-mail — todas são cuidadosamente analisadas por ele.

De qualquer forma, avançamos.

Temos, hoje, mais de 500 assinantes. Com isso, está garantida a sobrevivência do site — este número de assinaturas garante nossos custos básicos, inclusive pagamento de hospedagem, advogados e rações mínimas de sobrevivência.

Além disso, as doações sem destino específico nos permitem anunciar, a esta altura, que a Conceição Lemes terá financiamento para fazer a pauta proposta por ela sobre os planos de saúde vagabundos que dominam o “mercado de saúde” do Brasil.

Direcionamos as doações naquele sentido por reconhecer que se trata de um assunto de extrema relevância.

Portanto, uma das pautas que propusemos originalmente já está “em produção”.

Além disso, o dinheiro que você doou já foi utilizado para produzir dezenas de pautas de “conteúdo próprio”, ou seja, que nos garantem independência em relação à pauta da mídia corporativa.

Nossa ideia sempre foi esta: tratar de assuntos “proibidos” pela mídia tradicional. Assuntos que desagradam aos grandes patrocinadores, seja por motivos comerciais ou ideológicos.

Foi em busca deste objetivo que compramos fotos, artigo de opinião e reportagem usando as doações recebidas — motivo original de termos iniciado o crowdfunding.

Portanto, obrigado a você que contribuiu financeiramente e a você que ajudou com a leitura do site — o que, em si, já é uma grande colaboração.

Nossa promessa: colocar TODO o dinheiro arrecadado na produção de conteúdo do próprio blog.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

maria de sobral

queria saber se a gente continua pagando atraves do pagseguro, ou foi so a inicial?

Gabriel Braga

Sou assinante do Viomundo e essa notícia de que a quantidade atual de assinantes já permite a sobrevivência do site me deixou muito feliz.

Parabéns pelo excepcional trabalho Azenha.

nilda

Ai que notícia boa, Azenha, ver você anunciar que o Viomundo está fortalecido! Fico feliz por ter dado minha contribuição, até porque dissipou por completo a tristeza que senti quando, em meio a alegria da viagem de férias, acessei o blog e deparei-me com a decisão do seu fechamento. Senti naquela hora o gosto amargo de uma derrota, o inimigo havia vencido a luta… Fato revertido, que bom é ter o prazer de ajudar a enfrentar a mídia do PIG. Adoro saber do mundo através do Viomundo. Longa vida para ele!

Caracol

É com alegria que ao invés de pagar minha dívida ao “sistema bancário” eu contribuo com o Viomundo. É lendo e pagando ao Viomundo que eu elimino minhas dívidas bem como minhas dúvidas.
Dinheiro bem empregado.
Força, Viomundo!

Rodrigo

Viomundo mata a cobra e mostra o paypal!

Rasec

Parabéns a todos. Contribuo e consigo contribuições com amigos!
Só lamento que às vezes os blogs de esquerda não divulgam programas que estão funcionando bem no Governo Dilma. Não é possível que vocês não achem um (risos).
Uma pauta diferente é o que queremos!
E isso vocês têm nos fornecido.
Obrigado e parabéns!

ma.rosa

Sinto-me feliz por estar dando tudo certo e gratificada por poder também contribuir. Não tenho dúvidas, o “Viomundo” é mídia do bem!!

J Souza

O importante é investir o que for doado no próprio site, como vocês vêm fazendo!
Isso vai garantir que cada vez mais o site aumente sua relevância relacionada à audiência, pois qualidade ele sempre teve!
E, como na maioria das coisas da vida, nas quais sempre há um paradoxo, o site se sustenta a partir da iniciativa privada para defender causas sociais.
Eu Viomundo… E continuo vendo!

sueli gutierrez

Azenha, há tempos queria fazer uma denúncia sobre a Claro/Embratel/Net. Qual e-mail poderia encaminhar documentos (imagem) e o texto?
Abçs

souza

o blog respeita e merece ser respeitado.
a luta continua.

Seabra

Azenha,
A sugestão é internacionalizar o Viomundo e produzir reportagens em inglês e espanhol, também. Assim, vocês dariam uma visão do Brasil que a grande mídia jamais deu e aumentariam as possibilidades do crowdfunding. Outra sugestão é a produção de videoreportagens, com legendas em outros idiomas.
Abraços e parabéns!

severino

Azenha, eu só pago as compras que faço pela internet por meio de BOLETO Bancário, pois não confio em outros meios.BOLETO BANCÁRIO, ESTA É A MINHA SUGESTÃO! UM ABRAÇO!

Luiz Fernando

Excelente pergunta, nenhuma poupança pode? É só anunciar a conta aqui?

Valmont

Parabéns à valorosa equipe do Viomundo e a todos os companheiros que contribuem para realizar o trabalho heroico de revelar a verdade que se esconde por trás da “matrix” engendrada pelas mediacorps.

Já houve um tempo em que os marinhos, civitas e seus parceiros eram, literalmente, os donos da verdade e ninguém ousava desafiar as suas versões da realidade. Após décadas de mentiras e manipulações, eis que alguns intrépidos jornalistas e blogueiros resolvem desafiar o monstro, numa luta francamente desigual, que exige denodo e muita coragem, e o resultado está aí: uma nova forma de produção pós-industrial, que liberta os jornalistas do velho paradigma industrial-escravista ainda reinante nas velhas corporações fundadas no modo capitalista dominante.

Viomundo é imprensa livre, é o NOVO que sempre vem para vencer e revolucionar.

Abraços a todos!
Parabéns pelo sucesso!

jaime

O agradecimento é dos leitores para o blog. Obrigado, Azenha, tenho o maior prazer em participar, contribuir e divulgar. Esse trabalho que vocês fazem é indispensável.

Manoel Gérson

Tornei-me assinante do Viomundo, no pagseguro, sem nenhum problema. Qual o impedimento na questão “ferramenta neutra” com o pagseguro ou outro? Não vi esse debate. Enquanto debatem deixam-se sem oxigênio os meios alternativos de comunicação?

José X.

Parabéns! Espero que o primeiro milhão, ops, primeiro milhar, chegue logo. :)

Aproveitando, gostaria que vocês falassem sobre aquele negócio completamente absurdo do TSE repassar dados de milhões de brasileiros para o SERASA.

    ma.rosa

    Pegando carona no post do colega José X., também gostaria de ver matéria sobre este assunto. Qdo. ouvi sobre isto achei inacreditável que este orgão público disponibilize nossos dados, assim sem nossa autorização. precisamos colocar a boca no trombone e pedir explicações ao Serasa e ao TSE. No TSE eu nunca confiei mesmo!!

constantino kaváfis

Azenha, fiz a assinatura, mas continuo achando bobagem, purismo, orgulho ingênuo não aceitar publicidade governamental. É um trabalho jornalístico como qualquer outro. Vão chamar vocês de chapa branca tendo ou não essa publicidade. Se a Veja e a Globo crescem com os anúncios governamentais por que o Viomundo não teria esse direito democrático?

João-PR

Caro Azenha:
Embora ainda não sendo um “mensaleiro” do viomundo, sempre que sobra uns caraminguás do orçamento deposito via pagseguro.
Não foi muito até agora (doei apenas 100 reais), mas se cada um de nós doar um pouco, o viomundo JAMAIS fechará.
Obrigado pela sua tenacidade (falo em você, mas sei que tem mais gente, como a Conceição, que “carrega o piano” contigo).
Tenho certeza de uma coisa: não fosse a blogosfera livre os tucanos e assemelhados já teriam retornado ao poder em Brasília.
E “vamu que vamu”, cada um no seu cantinho, ajudando a fazer um país melhor, democrático, para todos, onde o público seja separado do privado (isso é o mínimo).
Abraços
João

Patrick

Tem como doar via paypal?

Thiago

Azenha,

em tempos de internet banking, uma alternativa bastante simples, complementar ao PagSeguro, seria disponibilizar banco, agência e conta no nome de um de vocês ou do próprio site. Continua não sendo ‘neutro’, mas aumenta os canais possíveis de financiamento. Alguma razão para não tê-lo feito até agora?

O blog segue demais! Abs;

    Luiz Carlos Azenha

    Abrir conta em nome do blog num banco público é mais complicado do que vc imagina. Estamos “no processo”. abs

    Pimon

    Empresa individual, faz na internet.

Angela Lima

Para novas doaçòes como posso fazer ?
abs e sigamos

    Luiz Carlos Azenha

    Calma. Primeiro leia o blog. Tenha certeza absoluta de que quer doar e de que o dinheiro não vai fazer falta para seus próprios compromissos.

Mateus Nascimento

não entendi essa foto, quem é ?

    Luiz Carlos Azenha

    A foto é da Carla Hirt, numa das reportagens que foi bancada pelos leitores.

    Mateus Nascimento

    Interessante, não sabia, alias uma sugestão, acho difícil diferenciar o que é conteúdo produzido pelo blog, acompanho o site e n sabia que já existia reportagem produzida pelo blog, posso ter perdido alguma coisa, seria legal ter uma sessão diferenciada(ou uma especie de selo pra identificar).

    Outra sugestão que é mais pessoal, já q eu não sei como é o perfil do público que acessa o Viomundo entao não da pra saber se isso é uma coisa faria sucesso com todo o publico do site, mas seria legal ter um podcast do Viomundo (Azenha e a Conceição) comentando as noticias da semana (do blog ou da grande imprensa). Acho que é interessante porque é uma coisa relativamente barata e que trás um diferencial, o único problema é que consome tempo.

    Abraço e nós que agradecemos pelo blog.

Maria

Em frente! Também quero apoiar, afinal é na blogosfera que apresenta o contraditório e as informações com olhar crítico que eu me informo todos os dias.Passo pelos blogs muitas vezes atrás de novas manchetes que me interessam…..

Marcelo Luiz

Talvez pudessem haver mais doações ou assinaturas se algumas coisas ficassem mais claras, como a política editorial do site. Pra gente saber o que de fato os editores querem, já que não é mais um blog pessoal. Eu não sei exatamente se aqui há uma abertura democrática, ou se é para divulgar ideias e discuti-las, ou é um front de batalhas.

    Luiz Carlos Azenha

    Somos um blog de esquerda. Temos a pretensão de dar voz aos movimentos sociais sub-representados na mídia. Quem nos acompanha sabe exatamente qual é nossa política editorial. Porém, rejeitamos as contribuições financeiras de quem pretenda negociar nossa independência editorial por um punhado de reais.

    Pimon

    Não acho + pertinente dizermos “um blog de esquerda ou direita”.
    O que é “direita”, o laissez-faire?
    “Esquerda”, o comunismo? Já deu!
    Não vejo Serra como de “Direita”, mas sim um serviçal remunerado dos grandes grupos.
    O mesmo no resto do mundo.
    Ou seja, “direita” é dos donos dos meios de produção(nem todos) e esquerda dos pobres e assalariados( nem todos)?
    Não sou de “direita” ou “esquerda”, sou pela equidade social.

    Sou de “esquerda”, direita”?

    Pode alguém, em pleno século XXI, ser contra a equidade social?

    Não é ser de “esquerda ou direita”, é indecente!

Gerson Carneiro

Avançamos um degrau. A labuta continua.

AVANTE!!!

Kadu

Vão em frente que atrás vem gente

RFFSA

Importante a diversificação das plataformas de doação.

Deixe seu comentário

Leia também