O São Paulo é ruim mesmo ou entregou o jogo?

Tempo de leitura: < 1 min

por Luiz Carlos Azenha

Vi apenas os gols de Fluminense 4 x São Paulo 1.

Mas um amigo usou o fato de que os dois jogadores do São Paulo expulsos durante a partida não reclamaram para argumentar que o São Paulo entregou o jogo.

E, se o São Paulo entregou, imaginem o Palmeiras, diz ele.

O fato é que tenho visto partidas sofríveis neste campeonato, de tal maneira que Ronaldo claramente fora de forma ainda brilha no Corinthians.

Alguém viu Fluminense vs. São Paulo na íntegra?


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Ernesto

O fato de torcedores do Corinthians debitarem a derrota no campeonato a São Paulo e Palmeiras depois de duas derrotas contra o Atlético Goianiense, um ponto marcado contra o ceará, o empate na última rodada com o Goiás mostra que tanto quanto todos são anti corinthianos, os corinthianos simplesmente não se compreendem sem os rivais. A culpa é do São Paulo? É do Palmeiras? Os rivais engrandecidos pela revolta dos torcedores do timinho agradecem e assumem…

Cláudio

Mas, mais importante do que o título do Brasileirão-2010 é o reconhecimento tácito da grandeza incomparável do Time do Povo, o Sport Club Corinthians Pailista, presente nas campanhas de “entrega”, na torcida contra o próprio time e nas argumentações estapafúrdias protagonizadas pelos anticorinthianos.

Saudações Centenárias.

Vai, Corinthians!

    Jeremy Zano

    Se o Corinthians perder o campeonato, foi por falta de qualidade do próprio timão.
    E quanto a entregar jogo, bem, o Corínthians e o Grêmio entregaram os jogos em 2009 para que São Paulo e Inter não fossem campeões. Acredito que não houve entrega, mas se houvesse, haveria pelo menos razão nesse ato.
    Revirar o passado é bobagem, mas lembro que o Corínthians foi convidado a disputar o primeiro mundial da FIFA, assim como o Vasco. O Palmeiras, campeão da Libertadores, foi excluído da competição, sem maiores explicações.

Cláudio

Os anticorinthianos fazem questão de o Corinthians não conquistar nenhum título no seu centenário. Mas, mesmo que não conquiste o Brasileirão-2010, o Corinthians continuará a ser o maior campeão nacional, com 7 títulos…. assim como é o maior campeão paulista, com 25 títulos… assim como é o maior campeão do Rio-São Paulo, com 5 títulos… assim como é o detentor da glória eterna de 1° Campeão Mundial de Clubes.

O título do Brasileirão-2010 seria a grande apoteose de um Centenário Corinthiano inesquecível, com o advento do Fielzão e sua escolha como palco de abertura da Copa do Mundo de 2014, com a performance excelente nos clássicos, com a entrondosa festa popular no Vale do Anhangabaú, com a classificação categórica para a Libertadores, figurando entre os 3 primeiros do Brasileirão em todas as rodadas…

Cláudio

Os corinthianos se entristecem e se revoltam, como toda pessoa alvo de inveja e de injustiça. Mas se orgulham também: sabem que tudo isso se deve ao fato de o Corinthians atingir o seu centenário na condição de clube mais importante, mais carismático e, portanto, mais invejado do Brasil.

Um clube com uma história fascinante, com a origem humilde e a ascenção meteórica dos campos de várzea à condição de maior clube paulista e, depois, brasileiro.

Uma história marcada pelos feitos emocionantes e sensacionais da Fiel, pela provação incomparável dos 22 anos de jejum, pela participação no destino da nação com a Democracia Corinthiana, pelas inúmeras conquistas…

Cláudio

E o deprimente show de horrores não chegou a seu termo, pois vem mais por aí:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/palme

Quem não é corinthiano nem anticorinthiano (haverá alguém no Brasil nessa condição?) deve se espantar com esses fatos, e achar deplorável tamanha carga negativa produzida pelo recalque e pela inveja.

Quem é anticorinthiano, sarcasmo e cinismo à parte, deve sentir-se intimamente desconfortável -sujo – pela exteriorização de seus sentimentos negativos.

Cláudio

O anticorinthianismo está revelando o lado obscuro da alma humana nesta reta final do Brasileirão, com manifestações e comportamentos que vão do hilariantemente ridículo à revoltante indecência:
http://extra.globo.com/esporte/jogoextra/posts/20
http://www.jb.com.br/esportes/noticias/2010/11/15
http://www1.folha.uol.com.br/esporte/833451-matem
http://br.esportes.yahoo.com/fotos/torcida-sao-pa
http://www.lancenet.com.br/minuto/Paulo-Arena-Bar
http://www.universotricolor.com/torcida-sao-pauli

Marcellus S.

Convenhamos, o título dessa matéria é ridículo e pura dor-de-cotovelo: "O São Paulo é ruim mesmo ou entregou o jogo?" Em suma, o Fluminense só poderia ganhar do São Paulo se este entregasse o jogo ou se o São Paulo fosse ruim. Não se cogita o Fluminense ser bom. Francamente. O São Paulo não entregou coisíssima nenhuma, o Rogério pegou tudo o que podia e não podia, o Lucas partia pra dentro deixando a defesa do Flu em polvorosa, o que vocês queriam? É patético se cobrar de um time nessas condições que se empenhe como se estivesse disputando um título. Quem disputa é o Flu. Expulsões justíssimas, aí sim o jogo ficou tranqüilo, porque até então se desenhava com muita dificuldade. Xandão derrubou Fred, o último homem que partia sozinho para o gol, e Richarlisson atropelou o jogador do Flu (ainda tem gente com a cara de pau de dizer que não foi falta!) xingando o árbitro que o expulsou pelas ofensas. Segundo a súmula: "Seu filhada puta, vai tomar no cú!" e já saindo de campo, ouvido pelo auxiliar "Além de tudo ele é viado!" Queriam o quê?

José Luiz Rossi

Eu ví o jogo.O Flu jogou melhor e estava mais motivado.O Conca desequilibrou e o S.Paulo depois das expulsões entortou,não tinha como não sucumbir.

mata-mata

Pontos corridos é uma fórmula injusta, os times que estão brigando pelo título enfrentam terceiros em condições desiguais. Queria ver Corinthians, Fluminense, Cruzeiro se enfrentando na final pra ver quem é o melhor time. Todo ano vai ter essa palhaçada de entregar resultado. Quem defende essa formula cuidado ano que vem pode ser seu time o prejudicado…

antonio

os jogadores do sao paulo não entregaram … é lógico que não … mas esta rivalidade da torcida é que é legal .. por isto que o futebol é apaixonante … é ima paixão tem que haver mesmo rivalidade entre as torcidas .. mas temos que lembrar que nada de violencia .. não tem coisa mas legal de vc poder encarnar um amigo … de poder vestir a camisa de seu time pelas ruas e ver a cara de despreso dos outros .. isto tudo e muito mais faz parte .. mas brigar ou querer arrebentar outro por causa futebol ou outro esporte isto é idiotisse … o gostoso do futebol é que une nações e tbm gera polemica … um abraço galera !!!

antonio

O fenomeno sofreu um penalte claro contra o cruzeiro e o mestre cuca reclama até hoje …. mas cometeu uma fauta igualsinho contra o vitória e ninguem falou nada

antonio

É claro que não entregou !!! se eu olhar somente para o placar tbm vou pensar que houve marmelada .. mas quem viu o jogo se o flu não se imposse o resultado seria outro … temos que prestar a atenção que o flu na maioria dos ultimos jogos tem complicado a vida do sp e que o time do flu com o time completa consegue ser melhor que os demais .. só caiu muito por causa das contusões de vários jogadores importantes e mesmo assim tanto flu qto o timao ainda se manteram nas 1 ª posições … é desculpa

kodaly

Que entregou o jogo foram os jogadores corinthianos para o Vitória, o resta que se exploda. Opnião de corinthiano. O São Paulo só estava cumprindo tabela e jogava contra um time muito motivado, já o Corinthians tinha obrigação de ganhar e entregou um jogo em que ele saiu na frente contra um time desesperado que lutava contra o rebaixamento. Já que é para criticar que critiquemos os molengas que jogaram contra o Vitória.

Erik Costa

Esse demérito é foda. Quando ganhamos do Cruzeiro, nós entregamos o campeonato ao Corinthians? E quando salvamos o Corinthians da segundona do Paulistinha (em 2004, gol de Grafite contra o Juventus)?

O time jogou mal o ano inteiro e não entregou nada. Basta ver a expressão dos jogadores durante a partida. Rogério Ceni não é um Felipe da vida, é profissional e dá o sangue pelo clube. Apenas pelo clube e não para os outros clubes.

Agora, esse título desmerecendo o São Paulo é brincadeira de péssimo gosto. Eu sou contra entrega de qualquer jogo e vi apenas um time sem aspirações (afinal, o futebol é feito de ciclos, não?) jogando contra o vice-líder, com um argentino pequenino inspirado.

Se parte da torcida (parte! uma organizada formada por povão! sem essa de elitismo) queria a entrega, ela está apenas exercendo a liberdade de opinião. Anti-esportiva para o mesmo gosto mas, sem violência ou ameaças.

Um dos amigos tratou bem o que acontece em um dos comentário: o Corinthians gosta de se fazer de coitado (do contra tudo e contra todos). Enquanto isso, amigos, o São Paulo é o único clube a fazer oposição real contra os desmandos do futebol nacional. Nossos ciclos vitoriosos apenas mostram que estamos certos em seguir um caminho independente.

O Corinthians é um clube grande por ter torcida grande. Deveria se dar mais ao respeito. Se desse, atitudes como a do Felipe e do Elias seriam reprimidas. Enfim, apenas virou uma disputa rala e sem conteúdo, onde a paixão torna tudo muito plano, ex: povo (2a maior torcida) x elite (que é, pasmém! a 3a maior torcida).

O campeonato ainda não acabou. Quem sabe com uma mudança de atitude vocês ganhem uma Libertadores (há muito chão até o 2o centenário).

Viva o Brasil!

fred

Azenha, eu vi o jogo inteiro. Uma coisa foi a posição da torcida do São Paulo, que queria a derrota do time. E outra foi o desempenho do time, fraco, mas honrado. Com 9 jogadores, ficou impossível segurar o Fluminense, que não é líder por acaso e tem o melhor jogador do campeonato, o argentino Conca.

altamir

Que é ruim – na verdade, muito ruim – ninguém discute. Mas se entregou se discute. E a conclusão é que sim, entregou!

Gabi

Vamos parar de trololo!

Não foi o São Paulo que entregou, foi o Fluminense que venceu!

O Fluminense foi o time que mais tempo liderou o campeonato, tem o melhor técnico e tem no elenco um dos três maiores craques da competição, o Conca.

Uma vitoria é mérito de quem ganha, e não culpa de quem perde.

E tem mais, se o Corinthians não fez sua parte, problema dele!

Chega desse "sãopaulocentrismo" do futebol!

Chega de futebol de resultados e estatisticas e tira-teimas e comentaristas de arbitragem!

Adoro meus amigos paulistas, mas sempre digo pra eles que eles são chatos demais, certinhos demais, logicos demais! Implicam com tudo! Gostam de discutir os fatos, os numeros, as evidências! Ver se foi falta ou não, impedimento ou não! Querem tudo explicadinho nos seus miiiiiiiinimos detalhes! Querem ver racionalidade em tudo!

São os idiotas da objetividade!

Não encaram as coisas com poesia!

Futebol ainda é poesia! Ainda é arte e ludismo! Ainda é mitologia!

Pelo para os torcedores do Rio de Janeiro!

juarez

espinho na carne, qdo houve aquela entrega,no jogo contra o flamengo,tudo pareceu normal,a recíproca é verdadeira,futebol é algo parecido com a pollítica,um dia posso precisar do voto de X para eleger alguem do partido Y,se não pensemos assim,só temos a perder.

Fabio SP

O Paul McCartney caiu no show no MORUMBI. Se fosse no PACAEMBU, o juiz dava pênalti…. pro curintiá.

Pedro Soto

A verdade é que existe muito ressentimento contra os dois maiores clubes de futebol do Brasil: Flamengo e Corínthians.
O resto é o resto.

    Rafael

    Rectius: os dois clubes de maior torcida do Brasil.

fernando

Azenha,
o Corinthians não é vítima dos outros times, é vítima de si mesmo, pois não deu conta do Vitória – ficou no empate graças a ajuda do juiz – penalti cometido pelo goleiro Corinthiano e impedimento mal marcado contra o Vitória. O treinador falhou tirando o Jorge Henrrique de campo. Sobre São Paul e Flu, alguns jogadores desmotivados, claro. O time vai mal apesar de ter bons nomes. Não entregou, penso, pois buscou o gol de empate, sofreu uma primeir expulsão duvidosa e uma segunda parecida com aquela do final do ano passado – Richarlyson nervoso, desequilibrado por cauda da arbitragem. Se ouve favorecimento, foi feito pelo juiz e pelo Conca – tem jogado muito e deve ganhar como melhor do campeonato.

Carlos

Sou sampaulino e não tenho comopensar de outra forma: o atual São Paulo F.C. está uma -erda.
Diretoria medíocre, Instável e sem garra, o time é a própria imagem da desorganização.
Chegou a perder, em pleno Morumbi para o rebaixado Goiás, por 3 a zero.
Foi derrotado em jogos que lhe eram totalmente favoráveis, perdendo pontos incríveis.
Não mereceu ganhar nada neste ano.
Para mim, o São Paulo não entregou o jogo. Foi apenas derrotado em campo pelo muito melhor organizado Fluminense, que, não seja esquecido, quase caiu para a Série B do Brasileirão, no ano passado.

Eduardo MIranda

Mas tá na cara que entregou o jogo, o SÃO PAULO pode não ter um tipo la esta coisa este ano, mas perder de 4 x1, duas expulsão, coisa feia.

josé

Azenha, pontos corridos é fórmula ideal. A sugestão que faço para que se evite "entrega-entrega" é de que a tabela do 2º turno seja dirigida, deixando para os jogos finais aqueles que realmente vão decidir o título de forma direta.

    Arthur Schieck

    uma solução mais simples é deixar o sorteio das partidas finais sempre entre rivais regionais. Não resolve mais ajuda, principalmente se os envolvidos na disputa forem do Rio ou São Paulo, pois assim teremos os últimos 3 jogos do campeonato sem ninguém entregar o ouro.

    sobre o jogo, eu vi de longe e me pareceu incompetência associada a corpo mole do São Paulo.

João Luiz

O Fluminense montou um time bem razoável, mas tem um meia que é craque, canhoto e argentino.
Além disso, conduzido pelo fino, dócil, suportavelmente mascarado, ex-meia, "íntimo da bola", que
conseguiu estabilizar o emocional e vedetismo de uns e conviver com o precário "coração valente".
Lealdade com os amigos. Méritos incontestes. Teve escola e faz escola. Parabéns Murici.
Por fim, fala o torcedor: SP tem corintianos demais, arrastando aquela mala-plublicitária e gorda.

Marcos Doniseti

As duas coisas, Azenha: Esse time atual do São Paulo é ruim e entregou o jogo na cara-dura contra o Flu.

Se você observar bem os gols do Fluminense verá que eles foram feitos sem qualquer marcação por parte dos jogadores do São Paulo.

Conca, no 4o. gol, teve tempo de parar, pensar, refletir sobre a origem e o destino da Humanidade, escrever um longo ensaio filosófico a respeito da 'Insignificância do Ser diante do Nada', pensar a respeito do sexo dos anjos e da Maldição do Faraó, ajeitar a bola e chutar para o gol.

E se quisesse ele ainda poderia ter tomado um cafezinho…

Donizeti

O que esperar do jogo dos "bambis paulistas" contra o time dos "bambis cariocas" ?

Esportivamente nada, pena que o jogo não foi na "Bambineira", porque então a palhaçada estaria completa no campo do SPFC.

Ah, e o Richarlisson!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! foi expulso, precisa falar mais alguma coisa ?

rui

Bom, se o SPFC queria ajudar o Flu e prejudicar o Timão porque não ganhou o clássico?

Yacov

Eu diria que os dois, Azenha…. Mas o Timão será Campeão…. DA LIBERTADORES, NO CENTENÀRIO. Escrevam, aí.

"O BRASIL PARA TODOS não passa na glOBo – O que passa na glOBo é um braZil para TOLOS"

    sandra

    goste vc tá muito otmista, o corinthians não jogou bem e piorou no 2º tempo devia ter se empenhado e esquecer o flu, quanto ao SPFC acho q entregaram e o juiz deu uma grande ajuda pr o FLU

ruisuttil

O SPFC é o PSDB do futebol!
E a maioria dos comentarista são uns imbecis que demonializam o Corinthians, mostrando apenas os erros
pró Timão. E quem não é Corintihano cai nessa fácil.

Lucas

Por favor
parem de confundir rivalidade do futebol com a luta de classes
Que esquerdismo ridículo
Abertura em Itaquera é o que, Revolução do proletariado?

Sobre o jogo do sampa
o time jogou claramente desmotivado, mas se vocês querem mesmo saber, deve ter sido no mínimo o décimo jogo esse ano que vejo o time do SP em campo totalmente sem vontade de vencer
O SP queria entregar os outros jogos tb ?

Bairrismo paulista é fogo, se sampa perdeu é porque entregou, não porque o time esta uma porcaria.

E o inter que ganhou fora de casa do fogão e ajudou o Grêmio?
Ninguém dá bola

Emerson

O ano passado o Corinthians facilitou a vida do Flamento quando o time do Rio disputava o titulo com o Palmeiras, e tudo que vai volta….

Outra coisa, o Corinthians gosta muito de se fazer de coitadinho, disputaram um Mundial sem terem sido campeões continentais, ganharam aquele campeonato estranho de 2005, ganharam vários pontos com a ajuda da arbitragem em 2010 e provavelmente vão ganhar um estádio com dinheiro sabe-se lá da onde (ou seja, nosso). Fora que indiscutivelmente é o time mais agraciado pela Mídia.

Esta história de que são perseguidos por serem o time dos "pobres" é uma balela sem tamanho, existe muita gente que tenta se colocar em uma posição de perseguido/discriminado para conseguir alcançar seus objetivos, e o time Alvi Negro é mestre nisso.

Carlos.

Eu estou desviando o assunto, mas achei um link com os resultados dos jogos do Internacional em 2005. É só dar uma olhada nos resultados negativos que o time teve dentro do próprio Beira Rio para entender porque perdeu o campeonato brasileiro. Foi por incompetência, como disse outro comentarista. Felizmente, para os colorados, aconteceu aquela palhaçada toda envolvendo o Edilson para eles terem uma desculpa. Vale o mesmo para a situação atual do campeonato, vale para qualquer tipo de competição. Por isso estou pouco me lixando se palestrinos e sãoquatrinos estão pedindo pros seus times entregarem os jogos. O Corinthians não só foi incompetente para vencer o Vitória como, pior ainda, foi incompetente a ponto de apenas empatar (no sufoco) com o Ceará e de ter sido goleado pelo Goianiense em pleno Pacaembú. Bom, mas se tem gente que se vitimiza por causa de bolinha de papel, deve ter gente que se vitimiza por qualquer coisa.
http://futpedia.globo.com/internacional/jogos/cam

Se Nagao

Os saopaulinos sabiam e sabem que o time (deles) é muito ruim, aí encontraram uma desculpa para justificar a péssima classificação no brasileirão-10. Os palmeirenses que sabem que o time (deles) é muito ruim encontraram uma desculpa para a classificação nesse campeonato: se pouparam para a sulamericana. Já os santistas não tem desculpa nenhuma, o time que era bom ficou muito ruim.
Agora o coringão perdeu para si mesmo, perdeu pontos que não poderia ter perdido e agora chora a dificuldade da final, depende de tropeço dos pódearroz carioca. Tem nada nada não com tudo isso "nunca vou te abandonar" sem choro nem vela.

turmadazica

Como é que o Corinthians entregou o jogo perdendo de um a zero, com gol de pênalty… Outra coisa, já que muitos aqui acreditam que tudo é falcatrua, pq importar-se tanto com o futebol… Ou é por burrice, ou é por burrice… As meninas do morumbi não entregaram, perderam pq o time tá ruim… E o Bugre ganhará o campeonato pelo Timão, já que somos todos parte da elite separatista de SP…

José Rezende Jr.

Há alguns anos, meu Cruzeiro conquistou o direito de disputar a Libertadores com a ajuda do arqui-inimigo Atlético, que derrotou nosso concorrente direto à vaga. Espero que um dia a gente tenha a oportunidade de retribuir a nobreza do Galo. Terei ainda mais orgulho de ser cruzeirense.

Sergio F. Castro

O choro é livre, mas como escreveu um comentarista neste post, futebol se ganha nas quatro linhas, ano passado o corintians pode ter entregado o jogo contra o Mengão, mas se o são paulo tivesse vencido contra o Botafogo e o Goias o campeão teria sido o tricolor paulista, ou seja era só o corintians ter vencido o Vitória (o juiz bem que tentou ajudar…) e agora estariamos discutindo como seria o levantamento da taça pelos paulistas, em suma faltou COMPETÊNCIA!!!!!!!

    Carlos.

    E eu vou acrescentar: SE o Internacional tivesse feito a parte dele, com Edilson ou sem Edilson, o Inter teria sido campeão em 2005, mas é melhor ficar chorando sobre o Edilson, sobre um penalti não marcado, etc do que admitir que o time perdeu pontos fundamentais contra adversários muito mais fracos. Se alguém tiver paciência de verificar os resultados dos jogos de 2005 DEPOIS daquela palhaçada envolvendo a arbitragem, vai constatar isso. Ah, mas é melhor falar em Edilson, em penalti não marcados, em impedimentos marcados, etc do que assumir a responsabilidade. No caso do Corinthians, Adilson marcou apenas 3 (tres!) pontos nos 21 últimos que disputou no comando do time. Bastaria que ele tivesse feito mais 2 e a situação seria outra. Culpa da direitoria que o contratou e depois demorou pra mandar embora e não do "DE QUATRO Futebol Clube". O SE não muda a realidade, mas que ajuda a entender melhor, ajuda.

Gerson Carneiro

Futebol não tem lógica, muito menos lealdade por parte de quem quer que seja.

No dia 16 de novembro de 1969, Bahia e Santos se enfrentaram no estádio da Fonte Nova, em Salvador. Todos os olhares estavam sobre Pelé, que poderia marcar o milésimo gol.

Ele teve a chance, mas Nildo, conhecido como Birro Doido, zagueiro do Bahia evita que a festa aconteça. Após mais uma jogada genial, Pelé driblou o goleiro e deu um tapinha na bola. Prestes a concretizar seu milésimo gol, eis que surge Birro Doido embaixo do travessão impede, ao tirar a bola em cima da linha.

Os quase 50 mil pagantes não perdoaram… e vaiaram! Normalmente, a torcida aplaudiria a ação de evitar o gol contra, entretanto, o que se ouviu foi uma sonora vaia diante do beque do Bahia, que hoje, nem o cabeção Nilton Neves sabe que fim levou.

Baixada Carioca

Eu quero fazer uma provocação.

Se você fosse um jogador do São Paulo, esquecido os desejos da torcida, num jogo que não vale absolutamente nada, não altera em nada sua posição na tabela (em relação aos objetivos), você entraria pra dividir num jogo assim? Eu não. Se isso éentregar o jogo…

Figueiredo

Pontos corridos são a tucanagem do futebol brasileiro, pois só a elite tem chance de ganhar. Vejam os campeões desde 2003: Cruzeiro, Santos, Corinthians, São Paulo e Flamengo. Agora, brigam Fluminense, Corinthians e Cruzeiro. A persistir esse critério, nunca mais veremos campeões times "B" como Guarani, Bahia, Sport, Coritiba ou Atlético Paranaense, já que não existe mata-mata.

O meu time, Santos, ficou em 8º em 2002 e só foi campeão graças ao mata-mata (eliminando de forma espetacular o São Paulo, o Grêmio e triturando o Corinthians), revelando ao mundo jogadores fantásticos como Robinho, Diego, Elano, Alex etc. Se fosse por pontos corridos, essa geração não existiria!

Portanto, a hora de discutir e reformular os critérios é agora: pela democratização no futebol!!

    Rafael Camara

    Discordo. Imagine uma final de campeonato entre Corinthians e União São João por exemplo. Pra quem vc acha que o juiz irá ter um viés???

    Ainda prefiro os pontos corridos. Todo ano tem, caso de juiz que favorede esse ou aquele time. É mais fácil difícil roubar durante todo um campeonato do que em uma partida (final).

    Eduardo

    O campeonato de 2002 é um dos exemplos mais gritantes do porque um campeonato de pontos corridos é o mais justo e tende a premiar a equipe que melhor se porta durante os vários meses do brasileirão, e não apenas o último.

    A equipe do São Paulo de Kaká e Luis Fabiano tinha uma quantidade imensa de pontos à frente de todos os demais, enquanto o Santos era irregular e, por pouco não se classifica entre os oito. Ocorre que o Santos vinha em ascensão nessa fase final e por isso acabou se tornando campeão. Foi premiado o time com melhor desempenho na reta final apenas. Todo o resto do tempo foi só enrolação!

    Na minha opinião, os campeonatos estaduais deveriam ser extintos e a copa do Brasil deveria contar também com os times que disputam a libertadores. Desse modo teríamos pontos corrido e mata-mata, em nível nacional todos os anos.

    wellignton

    esta é a ideia petista de justiça, cota para campeão brasileiro. ´a competencia que se dane. já fazem isto nas universidades e querem levar isto ás ultimas consequencias.

    sandra

    hahahahha, seu time tb é fregues do TIMÂO

Wlademir Carvalho

Entregou sim…assim como os tucanos no poder há 16 anos em SP, entregar sempre foi o jogo deles, ou delas sei lá.

kkkkkkkkkkkk

@leumasocsalev

O São Paulo entregou o jogo, por uma série de motivos. No entanto, mais relevante do que isso é o clamor da torcida pela derrota, que transcende de fato o futebol e o esporte, descaracterizando-o. Deixa evidente que mais do que rivalidade, há ressentimento de classe voltado contra a torcida corinthiana. Nada mais natural para o São Paulo do que torcer para o Fluminense, o time dos globais do Leblon… O que esperar do antagonismo pequeno-burguês do time da zona sul?

Carlos.

Eu sei que as péssimas temporadas que spfc e palestra fizeram devem estar mexendo com os nervos de seus torcedores. Aquela agremiação sediada na Pompéia está se agarrando à Sul Americana como tábua de salvação para anos e anos de seguidos fracassos. Qual foi a última coisa importante que o palestra ganhou, um paulista? Quando? Então vou explicar porque a conquista ou não do campeonato é responsabilidade apenas do Corinthians e não dos coadjuvantes paulistas. A diretoria cometeu um erro ao contratar o maior Professor Pardal do futebol brasileiro da atualidade para substituir Mano Menezes, ele enterrou o time (no ano que vem vai enterrar o santos) e depois demoraram para demiti-lo e contratar um técnico de verdade. Apliquem gelol nos cotovelos. Sucesso e fracasso são responsabilidade do Corinthians, apenas. Vocês estão bancando os papagaios de pirata que tentam aparecer por cima dos ombros dos outros. Adilson Batista tem muito mais responsabilidade pela situação do que o spfc que tomou de quatro do Flu e gostou.

Mano teve 72% de aproveitamento à frente do time no brasileirão; Tite está nos 77% até agora. Adilson? 49%, isso sem contar sua responsabilidade por ter entregado um time em frangalhos para o interino que não conseguiu nada mais que um ponto. É só por isso que os coadjuvantes estão se achando importantes.

    Carlos.

    Estou respondendo pra mim mesmo para acrescentar: Os desfalques que o Corinthians sofreu durante a permanência de Adilson não são desculpa para justificar sua péssima campanha no comando do time. O esquema de correria ininterrupta estraçalha os jogadores que precisam correr o tempo inteiro, tanto quando estão com a bola como quando estão sem ela. Isso provoca mais contusões. Outra coisa: a impressão que se tem é que ele está mais para motorista de tanto que gosta de volante do que para técnico. Cheguei a ver o time com 5 (cinco) volantes em campo. Que que é isso, companheiro? E com tanto volante, o time tomava gol em cima de gol porque eles eram mal posicionados. Os santistas que se preparem para fortes emoções em 2011. Enqaunto o time funcionar "por inércia", beleza; na hora em que entrar a mão do técnico… um abraço!

    Se sãopaulinos e até palmeirenses tiverem algum prazer em levar de quatro, que façam bom proveito, mas o fracasso ou o sucesso são responsabilidade total do Corinthians. O palestra vai entregar? Ótimo, que entregue, que coloque em campo jovens jogadores para serem humilhados. O campeonato de pontos corridos tem esta faceta, a de propociornar a simples coadjuvantes a sensação de estrelato.

Marcelo Ramos

Azenha, sou Flu e acho que o placar demorou. O Flu chegava com mais perigo, e perdeu alguns gols. Era pra ser no primeiro tempo. Sabe quando você vê um jogo e percebe que um dos times está claramente mais fraco? A expulsão do Richarlyson não foi pela falta, foi pela reclamação, e a do Alex Silva era pra cartão vermelho mesmo, porque o Fred ia chegar na cara do gol, e não é Washington. Mas quem tá determinando a parte de cima da tabela são os times da parte de baixo. O Flu empatou com o Goiás (que acabou caindo) e se o Coríntians ganhasse do Vitória lutando contra o rebaixamento, em Salvador, aí, com certeza o Coríntias mereceria ser campeão.

Marat

Pontos corridos devem acabar. Aqui se subverte tudo… Os quatro primeiros fazem semifinal e os dois vencedores fazem a final… desse modo, apenas os árbitros é quem podem influir, contudo, creio que punição pesada aos que agem de má-fé podem coibir problemas futuros!

André

O Corinthians é o time mais ajudado desse campeonato… O pessoal da Globo e da Band adoram o time, o pessoal da arbitragem morre de medo. O presidente do clube arranjou um estádio novinho com o Teixeira e virou unha e carne dele. Deve tá rolando muito dinheiro de marketing no clube.
Sou torcedor do Avaí e nos jogos contra meu time, nenhum time é mais beneficiado que o Corinthians – no último jogo colocaram um árbitro alagoano que pedia licença pra apitar falta a favor do meu time, inventou uma expulsão quando o Avaí já tinha um a menos e estava pressionando pelo empate e deu um pênalti pro gordo bater.
A verdade é que os corintianos não aceitam provar do próprio veneno… por isso que o Brasil inteiro está torcendo para Fluminense ou Cruzeiro.

Henri

Times cariocas não podem ganhar; é sempre o time paulista que entrega o jogo. Vocês paulistas são egocêntricos até no futebol.

    Sergio F. Castro

    Procede o comentário, e pensar que no inicio de 2009 o Estadão estava comentanto a manutenção da "hegemonia" do futebol paulista kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk…

Jandui

opiniões são sempre opiniões. No futebol, então… A razão pede pra cagar e sai fora.!

O inter ganhou do Botafogo beneficiando o Gremio. Em 2008 o meu Galo ganhou do Palmeiras em São Paulo e colocou o cruzeiro na libertadores.

Ocorre que na reta final de campeonatos de pontos corridos aparece na reta final clubes sem competência para motivar seus jogadores. Se perder, não perde nada e se ganhar não ganha nada.

Joaquim Monteiro

Juntou a fome com a vontade de comer, ou seja, é ruim e abriu ao mesmo tempo.

enio

Entregou na cara dura.O futebol brasileiro é uma ponte que perdeu sua sustentação há muito tempo.

Marco

O time é ruim mesmo, Azenha. Mas isso não importa. Se o Corinthians tivesse vencido o Vitória o Fluminense podia ter metido dez a zero que a situação continuaria igual: um ponto de diferença em favor do alvi-negro do Parque São Jorge.

Renato Lira

Eu vi o jogo inteiro e o Fluminense foi melhor o tempo todo. Se o São Paulo "entregou", faltou combinar com o Rogério Ceni.

As duas expulsões foram normais. O Fred iria sair na cara do gol, com chance clara, e foi puxado. Vermelho normal.

Richarlyson sempre foi meio nervosinho. Já foi expulso outras vezes no campeonato pelo mesmo comportamento. Contra o Santos, por exemplo. Xingou o juiz, foi expulso. Pronto.

E, só para lembrar, o Fluminense é o líder. O São Paulo é o 9º. Acho normal o 1º vencer o 9º, não lhe parecem?

Quem está em 1º dfeve ser melhor do que quem está em 9º. Ainda mais com vantagem de 2 jogadores.Bem expulsos, volto a lembrar.

Tá ficando chato esse chorôrô e essas teorias de conspirações bestas.

P.S.: Sou vascaíno.

EVOÉ!!!

    Wlademir Carvalho

    Vascaíno…bem feito!!!!!!!!!!!!

Alexandre Lins

Sou Nordestino e Pernambucano, com MUITO ORGULHO! O que vi ontem foi onze Caras-de-Pau (do Sao Paulo) entregando um jogo sem nenhum escrupulo. Nao sou corintiano (exceto na epoca da Democracia do Socrates, Palhinha, Vladmir, Biro Biro, etc), por sinal tinha simpatia pelo Sao Paulo e Fluminense. Analisando porque houve esta palhacada, tirei algumas conclusoes: 1- os dirigentes (da alta burguesia) do Sao Paulo estao revoltados pelo escanteamento do Morumbi (na abertura da Copa) gracas a ajuda do Lula; 2- o Palmeiras vai abrir, devido do Serra ter perdido humilhantemente para o corintiano Lula;3- e me desculpe o Chico Buarque, mas o Flu (dos dirigente da TFP) nao estao nada confortaveis com esta situacao. Resumindo, o que ha de mais PODRE nas tres equipes nao vai querer o Corintians (LULA) Campeao. HOJE SOU CORINTIANO DESDE CRIANCA!

    Sergio F. Castro

    E você e Lula (votei 5 vezes nele e agora na Dilma, antes que me chamem de Tucano) vão chorar como criançinhas o campeonato perdido…

    Leider_Lincoln

    Eu também sou Lula desde criança e anti-corinthiano desde sempre. Não há relação entre as duas coisas…

Andre Gruber

O curioso é que estamos falando de um Campeonato onde se disputam 114 pontos … E os caras vem querer ficar discutindo competencia de um ou de outro, expediente de um ou de outro, onde o primeiro colocado se sagra campeão com pouco mais de 60% de aproveitamento. Não é hora de chororô. É hora de olhar pra trás. E se o SPFC entregou para o Fluminense, chumbo trocado não dói. Corinthiano gosta de ficar tripudiando, ficar fazendo coro com palmeirense, mas na hora que experimentam do próprio veneno tem que engolir sem reclamar … Ou seja, este é o único tempero para tanta mediocridade, aliás, nababescamente remunerada.

LuisCPPrudente

Eu que sou um bom santista, queria que o meu Santos perdesse para o Goiás, assim o Goiás estaria vivo ainda para tentar bater no "Curinthians", que vem se tornando imbatível quando joga completo: com Simon e aquele bandeirinha que nunca erra (o tal de Bracks, ou Brates ou sei lá o quê) e quando erra, erra a favor do "Curinthians"!

O segundo gol do Vitória foi legítimo, e quem esta falando isto são pessoas imparciais e neutras como este bom santista e o Milton Neves!

O São Paulo entregou o jogo? E o "Curinthians" não entregou no ano passado?

Como o meu Santos Futebol Clube não tem mais chances e já está classificado para a Libertadores, sou obrigado a torcer para o Cruzeiro e para o Fluminense, pois no centenário de um timinho chamado "Curinthians", este vai passar em branco.

turmadazica

Nenhum dos dois… Mas o SCCP será campeão;;;

Marat

Azenha e amigos, muitos campeonatos de futebol aqui no Brasil são comprados. Sejam jogadores, sejam árbitros. A primeira vez que eu me recordo de um time ganhar um campeonato de maneira completamente roubada foi o Corinthians, na final do Paulista de 1977. Depois disso, veio o Flamengo, no início dos anos 1980. Teve jogo que a armação era tão evidente que até os jogadores rubro-negros se envergonhavam… acho que foi por isso que eles ficaram anos e anos sem ganhar titulos expressivos. De alguns anos para cá, com essa questão de pontos corridos, muitos times são escalados com reservas e um time que não deseja que outro time seja campeão, é escalado com os reservas, ou os titulares fazem corpo mole… vide Corinthians x Flamengo ano passado, vide Grêmio x Flamendo idem ano passado, vide São Paulo x Fluminense esse ano… E não venham dizer que é coisa de torcedor, pois o time que eu torço (acho que aquilo ali nem é mais time), só perde. O time B do Palmeiras é uma piada. Aquilo ali perde até para os reservas do Sertãozinho… o Flu já ganhou do Palmeiras, e de goleada. Agora, como no futebol não tem ninguém bonzinho, eu quero mais é que esse time que veio para a Série A de maneira fraudulenta, seja campeão. Será a coroação da mediocridade!

    Edson

    Só esqueceu de mais um detalhe: dinheiro de bicho.

    O Palmeiras perdeu o campeonato de 2008 porque os jogadores queriam ganhar o mesmo bicho dos jogadores do São Paulo… deu no que deu.

    Marat

    É verdade. Muitos jogadores de futebol são mercenários, infelizmente.

Saopaulina

O São Paulo até se fez de difícl! Não sei porque os corintianos estão tão nervosinhos, só eles é que podem entregar o jogo (me refiro ao ano passado, quando entregou o jogo pra prejudicar o São Paulo) estamos quites, ´que o verdão faça o mesmo!

Adilson

Nem perco mais meu tempo assistindo as marmeladas que virou o futebol no Brasil. Essa coisa de mala branca, entregar o jogo para prejudicar o rival, erros de arbitragem, baixarias e monopólio da Globo só vão contribuir para o futebol brasileiro perder mais e mais espaço entre as elite futebolística. Afinal, a última copa que o Brasil ganhou foi em 2002 e de lá para cá o que vemos são jogadores que nem se comparam aos jogadores que o país já teve no passado. E se não mudar as regras todos os anos vai ser assim, todos os times entregando o jogo para prejudicar seu rival.

Paulo Cesar Cardoso

Por esta e por outras é que o futebol brasileiro vem perdendo a credibilidade, público nos estádios e bons jogadores para os clubes estrangeiros. Se nosso dirigentes tivessem um pouquinho, para não baixar o nível, de seriedade, nossos clubes de primeira divisão seriam os mais poderosos do mundo, exportadores de direito de transmissão de jogos, camisas , etc., não de jogadores.

Elisa

Vi o jogo todo; entregou, é óbvio. Do mesmo jeito que o Corinthians entregou para o Flamengo no ano passado…

    Sergio F. Castro

    O castigo anda a cavalo..

Daniel Alves

Alguém consegue me explicar como que um time que no ano passado lutou até a última rodada para não cair consegue no ano seguinte montar uma equipe que está em primeiro lugar no campeonato??

E o campeão do ano passado?? lutando contra o rebaixamento??

O "Curintia" cai num ano. O time está financeiramente quebrado. É o fim. No ano seguinte sobe com todo o vigor, aparece ganhando, ou querendo ganhar tudo??

A "istória" do futebol estámuito mal contada, não acham?

Antonio

Não sei se entregou ou não, so sei que este formato de pontos corridos que muita gente acha uma maravilha, que é mais justo. Futebol não tem que ser justo, tem que ser limpo e honesto, tem que ter emoção, e só grandes finais é que proporcionam isso. A cena bizarra da torcida do São Paulo torcendo para o time perder. Olha que não sou Corinthiano e não tenho nada contra eles, ou Palmeiras, São Paulo, Flamengo. Gosto de futebol e essas babaquices não tem nada a ver. Acho que o São Paulo não entregou mas jogou totalmente desmotivado, cagando e andando pra coisa. Desta forma a tal 'justiça' do ponto corrido na verdade não existe, o que há é a sorte de um time jogar as ultimas partidas com quem não está nem ai.

    Gerson Carneiro

    Antonio,
    "Futebol não tem que ser justo, tem que ser honesto"
    Honestidade e justiça caminham de mãos dadas.

    Agora, esperar honestidade no futebol brasileiro, além de todas as sacanagens que comprovadamente já assistimos (desde juiz vender resultados de jogos) e ainda com o eterno deus presidente da CBF esparramado no trono já há 21 anos, esperar limpeza e honestidade nisso é ser possuidor de uma ingenuidade gigante. Eu já desisti de futebol há muito tempo.

    Antonio

    É verdade Gerson, evidentemente que justiça e honestinade andam juntas, o que eu quis dizer é que no formato de pontos corridos, perde-se a emoção das semi-finais e finais, grandes jogos com estadios cheios. Muita gente diz que é injusto um time fazer um campeonato 'mais ou menos' e ser campeão em uma final. Na minha opinião esta suposta falta de justiça justifica-se pelo espetaculo. No formato atual acontece isso, time que entrega jogo para ferrar com o rival loca, corpo mole, torcida contra seu proprio time e coisas assim bizarras, tem mais ódio que esporte nisso tudo ou amor, estranho amor.

    youtube downloader, download youtube videos free, youtube downloader

    Gerson Carneiro

    Entendo perfeitamente o que você diz. E concordo.

    Mas tem um lado ruim. Por exemplo, a Itália em 1982, ia mal, mal, mal… o Brasil ia bem, bem bem… precisava apenas de um empate contra a Itália. Acabou perdendo e a Itália acabou sendo campeã. Essa é a parte chata de um campeonato que não seja por pontos corridos. Alí começou meu desencantamento com o futebol.

    Mauro Silva

    Prezado Antonio
    Há décadas (décadas!) acompanho futebol, desde Zito, na Vila Belmiro. Sabe lá o que é isso?
    Gosto de bons jogos que são, basicamente, aqueles com atuação discreta da arbitragem.
    Observo que vários dos que assistem futebol acusam armação.
    Não tenho dúvidas: elas existem e não se investiga porque tem muita gente graúda envolvida.
    Lembro-me de um jogo: Flamengo vs Sport: a bola saiu pela linha de fundo; o árbitro não apitou escanteio e o Flamengo fez o gol.
    Comentário do "especialista" da Globo: "se o juíz desse escanteio, favoreceria o infrator".
    É mole? Esses "comentaristas" são piores que os 'cartolas' para o futebol.
    Era quartas de final de 82, se não me engano.
    O Flamengo acabou campeão. Óbvio!
    Em 2005, não houve armação?
    Me desculpe o Fernando Romano e sua longa argumentação, mas está cristalino o favorecimento corintiano, também agora.
    Mas, apesar das vicissitudes, prefiro os pontos corridos.

    Gerson Carneiro

    Aliás, Mauro Silva,

    Muito feliz, muito oportuna, essa sua lembrança Flamengo x Sport.

    Eis que são exatamente os dois protagonistas do embroglio da CBF com seus critérios malucos que não decidiu de fato o verdadeiro campeão do brasileirão de 1987. Ficamos com dois campeões. E ainda tem gente que acredita que não há marmelada no futebol brasileiro. Santa ingenuidade.

José Ruiz

São Paulo? Corinthians? Tanto faz… Elitizaram o futebol para passar na Sky via pay-per-view… futebol era esporte popular no Brasil… Tinham que estatizar o campeonato brasileiro, liberar a transmissão para todas as TV's abertas, aumentar o número de times na 1ª e 2ª divisão e estimular a formação de novos jogadores. Esse modelo americano/europeu que impuseram aqui é uma droga…

    Renato

    Estatiza o Campeonato Brasileiro = CBF fora da Fifa.

    Sergio F. Castro

    Concordo em parte, mas aumentar o nº de times nas divisões é burrice, está querendo voltar aos campeonatos de 100 clubes dos tempos da ditadura?

Mauro Alves da Silva

O Estatuto do Torcedor deveria previnir e punir marmeladas…

    LuisCPPrudente

    Será que vão punir o Simon que favoreceu o tal do "Curinthians" em muitos jogos que ele apitou? Isto é marmelada também e das grossas!

    Marcus

    Exato! Como aquela que o Corinthians aprontou pra cima do Cruzeiro. Ou só é marmelado quando é do outro lado?

Gerson Carneiro

Vamos aos fatos:
O São Paulo não tinha motivação nenhuma para vencer o Fluminense;
O São Paulo vem jogando mal já há um bom tempo;
O jogo do São Paulo foi de fato esquisito: as duas expulsões, uma derrota fragorosa praticamente em casa;
O Corinthians noanopassado perdeu de propósito para o Flamengo para prejudicar oSão Paulo.
O vitória foi prejudicado e o Corinthians favorecido, por tudo o que disse abaixo o comentarista Mauro Silva.]

Opinião: o São Paulo entregou mesmo o jogo e teve motivos para assim agir. Não o condeno.

    Fernando Romano

    Vira o disco, rapaz. Essa "nóia" em dizer que só o Corinthians sempre é favorecido é coisa de quem tá obcecado. Falaram a mesma coisa da Libertadores, que o Corinthians "compraria" esse título. E o Corinthians, como se sabe, não levou. Quer dizer agora que só quando o Corinthians foi rebaixado, perde, aí não tem (teve) erro?

    Até quando nós alvinegros iremos pagar pelos erros de cartolas do passado (MSI), como se o futebol brasileiro fosse um baile de Virgens Vestais e só o Corinthians é o devasso? Injusto! A meu ver, a partir daí brotou-se uma geração de antis paranóicos, alimentada por certos setores da imprensa, bem ao gosto dos novos tempos, que extravasa ódios incontidos da mesma maneira que os fascistinhas extravasaram seus ódios no Twitter pós eleições. Viram completamente irracionais quando se trata de Corinthians. Corroboram tudo aquilo que o Mauro Carrara explicitou no outro post, e nem percebem.

    Mas quando perde, aí nada houve. Ou pior, "roubou e não conseguiu ganhar". É dose. Quando há erros contra, nada é dito.

    São contra os fascistóides da vida pelo seu comportamento xenófobo, preconceituoso, tortuoso, intolerante a respeito do "outro". Mas esse mesmo comportamento discriminatório é TOLERADO quando se trata de Corinthianos ou do clube. Quem já não ouviu uma piadinha racista a respeito de um Corinthiano, Flamenguista, Atleticano, Colorado? E quem disser que não se deve misturar as coisas, devia vir aqui pra São Paulo, e quem é daqui devia abrir o olho: tudo, qualquer coisa que apenas lembre a "povo" aqui é perseguido, achincalhado, desmerecido. Mas tudo, mesmo. Desde movimentos sociais, passando pela mais simples política inclusória, qualquer coisa que conteste o velho establishment é combatido. Somos uma cidade que teve a coragem de mandar a polícia – pau mandado anti-povo desde a Ditadura – agredir um Senador da República e manifestantes que estavam há 2 meses debaixo d'água. Fosse outro país, seria um escândalo, geraria comentários indignados, retratação imediata dos responsáveis. E o que aconteceu? O povo não pode ter vez nem voz, nem debaixo d'água. Justo?

    Lourenço Diaféria, cronista, alvinegro também, disse em uma de suas crônicas que há uma regra, não escrita, que vigora neste país há quase 500 anos: "In dubio, contra populum". Mas foi um Corinthiano, por sinal, nordestino, saído da pobreza, operário, quem tratou de começar a mudar essa regra. E por isso, há 8 anos é perseguido, achincalhado, desmerecido.

    E não estou falando do Corinthians. Mas perceberam como o símile é perfeito?

    Então, Gerson e outros, não entrem nessa. Vejam que há erros para todos os lados, para e contra todos os clubes, para todos os gostos. Não entrem na de uma imprensa que alimenta fantasmas. Quando for tarde demais, o clube de vocês poderão sofrer as mesmas coisas. É simples.

    Alfredo Bessow

    Fernando…
    O problema da paixão é que ela torna a pessoa cega.
    Vais querer me convencer que não existem esquemas?
    O esbulho contra o Inter foi destas coisas do futebol, como eram as armações da asrbitragem pró-Mengo no começo dos anos 80?
    Já fui repórter esportivo – nos anos 70/80 – e deixei por conta da podridão.

    Fernando Romano

    Existem, claro! Não contesto. Existiram pró-Corinthians, pró-Flamengo, pró-Palmeiras, pró-Santos… o ruim é achar que TODAS, agora, são pró-Corinthians.

    Gerson Carneiro

    Fernando Romano,

    Eu viro o disco. O fato é que o lado B contém a mesma canção. Tem o polêmico campeonato brasileiro de 2005 (Corinthinas x Internacional), tem o jogo Corinthians x Flamengo do ano passado…

    Todo esse chororê, esse lenga lenga, teu aí não está adequado com o que é o futebol brasileiro. Não está mesmo.

    E está muito confuso. Primeiro você começa falando sobre o Corinthians, posteriormente diz que não fala sobre o Corinthians.

    Outra distorsão: "Quando há erros contra, nada é dito". Contra quem? Se for contra o Corinthians quem deve dizer é você que é corinthiano, contra demais times quem deve dizer é o torcedor do respectivo time. E é dito sim. Como eu disse em relação ao São Paulo e ao Vitória.

    E finaliza afirmando e concordando que "há erros para todos os lados, para e contra todos os clubes" para no mesmo parágrafo dizer ainda que a imprensa alimenta fantasmas. Oras, quais fantasmas? Os reais que você mesmo acabou de mencioná-los, ou os imaginários?

    Gerson Carneiro

    Futebol é isso. A gente gosta mesmo de ser campeão, e faz vista grossa quando há uma roubadinha a favor do nosso time e viramos fera quando há roubalheira escandalosa contra. Qual brasileiro, que gosta mesmo de futebol, não fez vista grossa para o gol de mão do Túlio Maravilha contra a Argentina na Copa América de 1995, ou para os dois passinhos à frente ensaiados por Nilton Santos para fugir do pênalti que provocou, contra a Espanha na Copa do Mundo de 1962 ?

    Futebol também é malandragem. E nós brasileiros podemos até fingir que não entendemos de malandragem, ou melhor, não gostaríamos de entender tanto mas entendemos (até mesmo contra a vontade), visto que estamos acostumados a assitir muitas malandragens, principalmente no futebol. Ah isso estamos.

    Alfredo Bessow

    Tenho, desde o final dos anos 70 quando assisti uma palestra/debate do João Saldanha algumas convicções:
    1. Jogadores ganham jogos;
    2. Esquemas ganham competições;
    3. Se houvesse no futebol o mesmo rigor dos exames antidopping que há nos demais esportes (olímpicos, inclusive), 90% dos jogadores de futebol estariam banidos do esporte;
    4. Para os que comandam os futebol, nós, torcedores, somos apenas palhaços.

Leonardo Câmara

Eu vi o jogo todo e a minha interpretação é que entregou. É aquela coisa de dar troco fazendo corpo mole. Basta ver o xingamento ridículo do Richalyson contra o árbitro.

Já tinham um a menos e ele xingou o árbitro num lance tolo, no meio de campo. Qual o motivo do nervosismo? A coisa funciona assim: o goleiro pode não entregar, mas se dois jogadores de marcação entregam…

Tem gente que, inocentemente, crê que o campeonato por pontos corridos é o mais justo. Não é! Justamente por conta dessas marmeladas.

Sou Flamengo e sei que o meu time se beneficiou do mesmo expediente ano passado. Corinthians e Grêmio deram mole.

Quandrangular final já!

Campeão só depois de confronto direto entre os postulantes.

    Sergio F. Castro

    Ou seja, voltar ao velho "mata-mata" para premiar incompetentes, só pode ser corintiano…

Paulo

Entregouuuu.. mas sabe de uma coisa.. o maior culpado é o proprio curintiano.. eles FALAM DEMAISSSSS.. falam mesmo quando não tem nada.. ai ja viu né gera uma torcida contra.. AGORA GUENTA CURINTIAAAA….

E outra.. para ser campeão não pode depender dos outros.. campeão que é campeão vence todas e nao depende de resultado dos outros..

Agora vamos falar da arbitragem.. eita juizinho ladrão viu.. só apitava pro curintia e alem disso não marcou o penalti que o goleiro do curintia fez no segundo tempo.. e depois vem falar do SP..

FALA SERIO né..

maria lúcia

O campeonato está uma delícia, nesse finalzinho. Ora, o campeão é o Corinthians, ora é o Fluminense. O Flu, antes de ficar em segundo lugar, só dependia dele, aí empatou e deu o lugar ao Timão. Ontem ele lutou muito para ganhar bem do São Paulo e ainda dependia do Corinthians, que não fez sua parte. Quanto ao São Paulo, se ele não lutou por ele, vai se matar pelo Coringão? Tenha paciência, gente. O Palmeiras, então vai comer a grama pelo arquirrival? Acho esses resultados absolutamente normais. Quem está lutando pelo título é quem tem que jogar com todas as forças. Estou assistindo de camarote, o Santão já está na Libertadores, joga só para manter a forma e ontem goleou o rebaixado Goiás, deu dó.

Gabi

Vi o jogo inteiro. Foi uma rodada de Campeonato Brasileiro totalmente normal. Os resultados dos jogos condizem perfeitamente com a qualidade e empenho dos times no atual momento da temporada.

O São Paulo não jogou pra entregar, mas apenas como um time que não tem mais nenhuma pretensão na competição, que so veio cumprir tabela, ao contrario do Flu que luta pelo titulo e vinha mordido do tropeço na rodada anterior contra o Goiàs (que diga-se de passagem deu a vida naquele jogo pra nao ser rebaixado). Se houve falta de empenho saopaulina, acho que não foi nada de especifico contra o Corinthians, até porque teria sido inutil se este tivesse derrotado o Vitoria. Dadas as circunstâncias acho que o São Paulo e o Fluminense teriam jogado da mesmissima forma fosse qual fosse o campeonato e fosse quem fosse o rival do Fluminense nessa reta final de Brasileirao.

E independentemente de qualquer coisa, convenhamos que atualmente o time do Fluminense é bem superior ao do São Paulo, portanto a vitoria é um resultado totalmente normal. O placar elastico se deve ao fato de que no fim, depois do 3o gol, o estrago jà tava feito. Aliàs, se não fosse o brilhante Rogério Ceni, o desastroso Washington e o sem ritmo Fred, poderia ter sido de 5 ou 6.

Por isso faço côro com outros leitores. Não foi o São Paulo que perdeu, foi o Fluminense que venceu.

Assim como foi o Corinthians que empatou.

o titulo so vai ser decidido mesmo em dezembro, mas deve-se reconhecer que se o Fluminense realmente for campeão, serà bem merecido.

Leandro

Quem está dizendo que o São Paulo entregou, não viu o jogo ou não entende nada de futebol. Quem assistiu a partida viu que o São Paulo jogou bem, o Rogério Ceni pegou muito. Eu teria vergonha de vir aqui comentar sobre um jogo que não assisti…

    Elisa

    Foi igualzino ao ano passado, Corinthians x Fla: vi os dois inteirinhos, sou carioca, torcia para o Flu, (e minhas duas filhas são Flamenguistas doentes e a mais nova, atleta do Clube ): primeiro tempo decente, no segundo é que degenera…

    Jairo_Beraldo

    Concordo com voce, Leandro. O São Paulo, não entregou o jogo. Ele deu ao Muricy o 5º título brasileiro para recompensar os grandes serviços prestados ao clube, em muito boa hora. Bem na hora em que o curintia mais precisava que ele vencesse, do mesmo jeito quando ele precisou que os "mosquiteiro" vencessem o flamiengo ano passado. Como dizem lá em GO, pau que dá em chico, dá em francisco…sem dó nem piedade.

Marino Piccoli

Cada um faz sua parte no campeonato. fluminense liderou em 21 rodadas. se for campeão, é por sua competência, não porque o rival do corinthians entregou o jogo.

Ano passado a revista da torcida do corinthians deu reportagem de capa com a manchete DOCE DERROTA quando eles perderam para o Flamengo em casa e prejudicaram o São Paulo: http://esporte.ig.com.br/futebol/2009/11/30/jorna

O mundo dá voltas, várias delas. E o choro continua sendo livre e democrático, como os corinthianos gostam.

Marcio

Lenço de papel para choro R$ 0,80.
Faixa de Campeão empacada R$ 15,00
Centenário Cem ter Nada NÃO TEM PREÇO
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Mauro Silva

Vi a arbitragem garfar o Vitória na maior cara-dura.
Foram 3 erros absurdos da arbitragem no 1º tempo: impedimento não marcado que viáfara defendeu; gol corintiano em impedimento e a não expulsão do volante corintiano por cometer pênalti.
No 2º tempo, 1 erro: pênalti não marcado quando jogador do Vitória foi empurrado pelo goleiro.
Existe outro lance semelhante ao gol corintiano só que, como seria a favor do Vitória, a arbitragem anulou.
Resultado: 4 erros graves da arbitragem, TODOS a beneficiar o corintians.
E os corintianos ainda reclamam que "foram prejudicados".
Igual a isso, só o zé pedágio.

    Leonardo Câmara

    Não vi o jogo, mas no replay vi o pênalty a favor do vitória. Ficou esquisito mesmo…

    Jairo_Beraldo

    O Simon não ia ser macho para marcar 2 penalties contra o curintia. Faltou-lhe aquilo roxo!

Marcio

Assisti ao jogo e pela primeira vez na vida não sofri com gols marcados contra meu tricolor paulista. E quando terminou o jogo na Bahia comemorei. Não porque era o corinhtians, nem porque o Muricy estava lá ( a gente era feliz E SABIA menos a diretoria incompetente) mas porque o ato mais vil de um jogador de futebol, foi o do Felipe ano passado quando ostensivamente deixou a bola entrar num penalti a favor do Flamengo. Como a dizer: ESTOU ENTREGANDO MESMO SÃO PAULINOS. Não demorou nadinha pra receberem o troco.

Paulo Araújo

O que mais chamou a atenção no jogo de "compadres" foi o fato de os defensores do S. Paulo não marcarem os jogadores adversários. Aliás, o Flu poderia ter ganho do S. Paulo por 8 a 1 caso não encontrasse Rogério Ceni em tarde inspirada, fazendo grandes defesas e gols perdidos por falta de pontaria de seus atacantes.
Pra quem acredita em "marmeladas" e em "Papai Noel", teremos grandes surpresas nesta duas últimas rodadas. O Corinthians goleia o Vasco por 7 a 1 e, pasmem, o Palmeiras, com o time reserva e apenas dois titulares, ganha do Flu por 2 a 1. No máximo, neste jogo, o empate de 1 a 1.
Ver para crer.
.

Pedro Soto

Manchete de hoje no site do jornal argentino Clarín: "Alguma coisa está cheirando mal no futebol brasileiro".

    Jairo_Beraldo

    Será que eles se lembram de 1978, Argentina 7 x 0 Perú? Isso foi cheiroso, decerto!

    Alfredo Bessow

    Entrevistaram o Ricardo Teixeira?

Paulo Sergio

Chora!!! Gambá!!! Viva o Parmera!!!Sou fluminense desde Criançinha!! rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsr

    LuisCPPrudente

    E não é que eu também sou Fluminense desde criancinha! Mas sempre com a camisa do meu Santos Futebol Clube!!!!!

Pedro Soto

O problema, Azenha, é que esses times que não estão disputando nada, como o São Paulo e, quem sabe, o Palmeiras no próximo jogo contra o Fluminense, não estão lá mostrando muito respeito pelo campeonato brasileiro. É uma pena.

Daniel Gomes

Devemos Institucionalizar o "entrega" nos Campeonatos. Acabar com essa hipocrisia. Se o Timão não for Campeão não foi por conta do São Paulo…Foi por incompetência própria.

Time de Homem( no sentido filosófico da palavra) tem que ter peito e admitir…Entregamos!

LULA VESCOVI

A imprensa esportiva trata com muita hipocrisia essas questões.Em certas situações,é gritante que um clube não pode beneficiar um rival,como foi o caso do Gremio no ano passado.Eu,como gremista não perdoaria nem o roupeiro caso o Gremio tivesse ganho do Flamengo.Os jogadores ficariam marcados,o presidente seria impichado.É assim,do contrário é o fim da rivalidade e o fim do futebol.Se o São Paulo entregou,fez o certo.Esse papo das mesas redondas de que isso não deve existir,é conversa de quem,por razões profissionais,tem que manter a pose.Eles são torcedores também,só que tem que ser hipócritas,não nos iludamos.

    Carmen

    Eu não penso como tu…ontem meu time ganhou do Botafogo e ajudou vocês!!!! Quem tem medo do co-irmão na Libertadores?????? nós, colorados, certamente que não…

    LULA VESCOVI

    Cara Carmen,o Gremio não precisa da ajuda de voçes.Vamos ganhar as duas partidas que restam e esperar que a LDU seja campeã da SULAMERICANA.Não esqueçamos que o Felipão é gremista.Abraço.

    Jairo_Beraldo

    Em briga de casal, não se mete a colher!

Luisa

Carta marcada pura.

    Jairo_Beraldo

    Tava carimbada para o curintia, mas desmarcaram de ultima hora…e segura o flamiengo, que a ladeira esta na frente!

Carlos.

Tomaram de quatro e gostaram. Vampeta acertou na mosca quando arranjou aquele apelido para aquela agremiação. No mais, sãopaulinos e palestrinos estão se dando importância demais. O Corinthians perdeu a liderança do campeonato por conta de si mesmo. Será que alguém esperava alguma coisa de sãopaulinos ontem?

Alguém consegue imaginar a gritaria que a mídia e os anti-corinthianos estariam fazendo se o Simon tivesse expulsado de maneira esquisita dois jogadores do Vitória?

O palestra vai colocar um bando de cabeças de bagre pra fazer o papel de bucha de canhão contra o Flu. E se de repente esta molecada tiver mais brios e dignidade do que supõe torcida e diretoria? Como fica?

Além de tudo, o Corinthians está nesta situação porque contrataram um picareta para substituir Mano Menezes e ele conseguiu a proeza de conquistar 3 pontos em 21 que disputou. Bem feito para os santistas que levaram o abacaxi para a vila belmiro. A vitória ou derrota pertencem unicamente ao Corinthians. palestrinos e bambis são coadjuvantes tentando aparecer às nossas custas, só isso.

    Luciane

    Muito bom Carlos. Acho que este foi o comentário mais racional que vi hoje.

    Jairo_Beraldo

    Olha dois ressentidos inrustidos aí….quer lavar a roupa dos adversários e esquecem das suas.

Paulo

Francamente Azenha…que lógica é essa a tua??

Quem não fez a parte dele foi o Sport Club Corinthians-melhor-time-do-universo-da-torcida-diferenciada-que-tem-humilde-sofredora-que-não-se-importa-com-resultados Paulista.
Bastava ganhar um jogo contra o ameaçado Vitória.
Se o SPFC perdesse de 10 e o Corinthians vencesse, estariam liderando o campeonato…Mas…

Livio

Espero que tenha entregado. No ano passado o curintia entregou o jogo pro flamengo. Nada mais justo que o SP devolver na mesma moeda.

Daniel VM

No inicio do 2º tempo o São Paulo empatou, e tentou isso o jogo inteiro…. Muito sangue frio empatar no meio do jogo armado não acha?
O que aconteceu foi que um tem objetivo no campeonato e o outro nao tem mais.

O jogo foi igual a todos…. E olha que sou flamenguista.

    Jairo_Beraldo

    Então segura seu flamiengo, que o Luxa vai derrubar ele como quis fazer com meu galo!

octavio

O jogo tava parelho, mas depois das explusoes nao deu mais para o SPFC…. Nao tem pq chorar…

francisco.latorre

curingada chorando. o de sempre.

nóia barata. pra encobrir a incompetência.

que tal jogar bola?..

o curinguinha esse.. é ruim mesmo. micho. assumam.

..

    Luciane

    Vc só pode falar se torce para o Fluminense, porque na frente do Corinthians só o Flu. E olhe lá, porque pelo que consta o Flu perdeu os 2 confrontos…Se torce para outro ,seu time é pior do que está dizendo do CORINTHIANS. Afinal está abaixo dele na tabela…

    Jairo_Beraldo

    Abaixo deles na "tabela" estão os sopradores de latinha, que são os maiores craques do curintias!

    francisco.latorre

    ruim. micho. e chorão.

    centenário. sem ter nada.

    ..

RODRIGO SÉRVULO

Vi a partida e garanto que não houve entrega. Como São-paulino, acompanho todas as partidas do Trimundial e posso garantir que o resultado ocorreu devido ao mau futebol dos paulistas que perdurou durante toda essa temporada. Se com 11 o time não se encontrou o ano todo, imagine com 9. Em 2010, o time fez apenas duas partidas dignas do bom elenco que possui. Foram aquelas contra o Cruzeiro pela Libertadores. O Tricolor não tomou conhecimento dos mineiros e atropelou.

Saudações Democráticas e Trimundiais.

Daniel

O Corinthians tinha que vencer a equipe do Vitória
Afinal o time do Fluminense ja tem seis pontos garantidos
nessa reta final ( São Paulo e Palmeiras)

jaja

O corinthians sem o apito amigo é outra criança, vai perder o campeonato porque o povo cansou de sacanagem, espero que o Fluminense (pode ser o Cruzeiro em segunda opção) seja campeão e o meu colorado arrebente no mundial trazendo mais um título para o Brasil.

Nelio Schneider

Como diria um certo treinador: um jogo de futebol se ganha, se perde ou se empata. Dependendo do dia, times bons podem perder para times ruins, podem ganhar de times ruins ou podem empatar com times ruins. O resto é interpretação de acordo com a circunstância e o humor do torcedor (e especialmente do humor dos comentaristas esportivos, que vivem de inventar lendas).

    Jairo_Beraldo

    Isso sim, é um comentário isento e racional!

Jasson Andrade

Ví o jogo e cheguei a conclusão que o meu São Paulo entregou a partida. Na Globo, o comentário: Fluminense mais de 15 finalizações. São Paulo uma! Conclusão minha, como são-paulino: um time que deseja ganhar finaliza, como fez o Flu. O São Paulo cozinhou o jogo! Depois das duas expulsões, então… Dois gols do Flu, depois das expulsões: Rogério, melhor jogador em campo, falhou e o Conca, de fora da área, acertou um bolaço e marcou um belo tento. Daí o elástico placar. Quem viu o resultado final, não teve a idéia da entrega do jogo. O Flu que não se iluda com o placar. Tem que jogar mais ou então pegar a moleza que pegou com o São Paulo.

Nelson Marisco

Bem, o que eu acho que foi armação. O São Paulo só faltou falar para o Flu. Como o Flu é um time mediano, ai alguns jogadores resolveram dar um jeito na situação que já estava fiacando preta…
Quanto ao futebol em sí, o que manda são os investidores. O futebol assim como uma grandes quantidade de modalidade esportiva é um grande negócio, quem coloca mais dinheiro leva…
Sendo assim, Flu ou Corint., essa semana está mais para o Flu, quem sabe a semana que vem o Corint., mas parece que o titulo será dado mesmo para o Flu.
Vamos aguardar…

PS: assim como foi o Santos na copa do Brasil e Camp. Paulista.

Do Santista

Nelson Marisco

aurica_sp

Espero que o Palmeiras também seja "GENTIL" com o Fluminense, assim como o São Paulo foi ontem hehehe…

oalfinete

Entregou tanto o Corinthians entregou ano passado para o Flamengo.

Ivonildo Dourado

Não , o São Paulo não entregou o jogo. Na expulsão de Richarlisson, o mesmo saiu xingado o arbrito e sem querer conversa com a imprensa. Com relação ao corinthians , o mesmo voltou a ser beneficiado pela arbitragem no jogo contra o Vitória da Bahia, quando um gol mal unulado do Vitória e um penalty que não foi marcado também , não fosse isso o Corinthians rteria sido derrotado em Salvador.

ratusnatus

A imprensa incentiva isso para vender jornal e ter o que falar.

sergior

Ceni fez uma das maiores defesas do campeonato, em chute de Fred no primeiro tempo. No segundo tempo, após os vinte e oito minutos, com as duas expulsões e a saída de Washington, o Flu massacrou. Dario Conca é o craque do campeonato e poucas vezes, em um nacional, principalmente de pontos corridos, um jogador foi tão decisivo para seu time. Talvez Alex para o Cruzeiro de 2003 ou Tevez no Corinthians de 2005.

Bruno

O Fluminense, até a substituição do tosco Washington, estava dando uma aula de incompetência. O jogo poderia ter sido 20 a 1 se não fossem as chances desperdiçadas.

Quanto ao São Paulo: entregou sim, e agora estamos quites. Ou vocês já esqueceram de como o Corinthians deu o título ao Flamengo ano passado, com direito a goleirinho safado se recusando a ir na bola em cobrança de pênalti?

alcides

Vi o jogo de ontem e aquele do ano passado do Coríntians contra o Flamengo. Foram constrangedores. Era claro o desinteresse em buscar um resultado. O gol do São Paulo foi um acidente. O mesmo acontecerá com o fluminense x palmeiras. Não sei se é possível resolver isso. Talvez seja o caso de preparar diversas opções de tabela e adotar aquela que evite o enfrentamento seguido entre equipes rivais, como esses de fluminense enfrentar São Paulo e Palmeiras, ao mesmo tempo que disputa o título com o corínthians. Nen sei se isso é factível.

Fausto Loureiro

E o meu Colorado, hein? Que exemplo de postura! Não se repetiu a baixaria do maior rival, não entregou o jogo, venceu o jogo, honrou a camiseta, orgulhou a torcida e parte de cabeça erguida para Abu Dabi, representar o Brasil no Mundial Interclubes da FIFA. Numa época de falta de ética, o Colorado deu de goleada!

    vicente

    o sao paulo entregou o jogo que vergonha para o brasil

    Jairo_Beraldo

    Vegonha é o que esse curintias fez ano passado pro flamiengo…resultado- curintias sem título, flamiengo na segundona! A não ser que metam a mão no cruzeiro de novo!

    Sergio F. Castro

    Falou a voz do recalcado…

    Jairo_Beraldo

    Eu, recalcado? Essa é muito boa! Times como flamengo e corinthians, são bajulados dia e noite pela grande mídia..me guio por aí…a grande mídia quando bajula o Serra está errada, mas bajular estes dois malandros do futebol, está certa…ok, vc venceu!

    MirabeauBLeal

    .
    É bom fazer o bem sem olhar a quem.

    Também torço para que o nosso rival, o Atlético Paranaense, vá para Libertadores.
    .

J,C,CAMARGO

LCAZENHA: vá ser cara-de-pau assim lá na PQP!!! O Tricolor não só entregou o jogo, como o entregou devidamente em-
balado, com um belo cartão de Natal! Bambis, Porcos, Peixes-Podres, tudo umal ástima de dar pena!!!

francisco.latorre

tava um a um..

até ficar com nove.

..

a pergunta correta é..

o curintia é ruim mesmo ou entregou o jogo pro vitória?..

só falta..

ser responsável pela incompetência alheia.

..

chora curinguinha.

..

    CC.Brega.mim

    vingança?

    francisco.latorre

    nem.

    ..

    Caio Higa

    Fato! Sou corinthiano e, venhamos e convenhamos, se o Todo Poderoso (curintia o escambal! rs) tivesse se esforçado um pouquinho, os 4 a 1 teria acontecido no Barradão!
    Porém, outro fato é fato, Corinthiano até torce contra outros times para não serem campeões, mas nunca vi torcer contra o próprio time! E nem use o argumento do ano passado, porque não tinha nenhum corinthiano com camisa do Flamengo no Brinco de Ouro! Vai Corinthians!

Edson

Palmeiras vai jogar com o time SUB-17.

Isso não é entregar o jogo, mas sim "valorizar as categorias de base"

Que visão distorcida vocês tem, viu….

João Filho

O Fluminense entrou para jogar uma decisão de campeonato.
O São Paulo, um amistoso.
Só podia dar goleada.
Se as posições dos dois times na tabela fossem invertidas o placar também seria.

paulo nei

O time do São Paulo, tomando de 4 do Fluminense?? Pode jogar mais 10 vezes que jamais esse resultado acontece novamente. Sem dúvidas o time facilitou e muito a empreitada do Fluminense que na semana passada empatou heróicamente em casa com o já rebaixado e medíocre time do Goiás. Mas ao Corinthians faltou competência já nos meses de Setembro e Outubro. Time que pretende grande que quer ser campeão não pode empatar em casa com Ceará e perder para Atlético Goianiense… Aí não tem milagre! O Palmeiras vai pelo mesmo caminho de entregar, só que estão contando com um título que ainda não é deles: A Sulamericana. Mas enfim, importante é não ver o Corinthians campeão. Para isso contamos com a irmandade de Gremistas e Colorados, São Paulinos e Palmeirenses e a maior torcida do Brasil: A Anti-Corinthiana. Mas vamos em frente, segue o jogo. Obs.: Tenho orgulho de ser CORINTHIANO! Ver os rivais de mãos dadas, não tem preço!

    Patrick

    Só para recordar: na Libertadores o São Paulo levou de 3×1 do Fluminense e foi desclassificado. E olha que aquele time do São Paulo sim, jogava alguma coisa.

    Francisco

    Corinthiano, que tal lembrar a entregada do ano passado? 2×0 Flamengo, com direito a goleiro do Timão paradinho no meio do gol na cobrança de pênalti… Isso tudo para prejudicar os mesmos São Paulo e Palmeiras.
    Aqui se faz, aqui se paga.
    Que ironia dos deuses do futebol. No ano seguinte, São Paulo e Palmeiras puderam devolver com a mesmíssima moeda o malfeito corinthiano.
    Esqueceu tão cedo do ano passado?

    paulo nei

    O Corinthians foi incompetente nos momentos decisivos. Não perdeu ontem o campeonato. Não tem que ficar dependendo de ninguém, tem apenas que ter competência e objetividade durante todo o campeonato, coisa que lhe faltou em derrotas e empates com times no mínimo medianos. Ao longo desse campeonato principalmente para os líderes houve muita displicência, loucos para entregarem a ponta da tabela. Tá aí o Gremio que passou boa parte do campeonato pela zona de rebaixamento e agora já está sonhando com vaga na Libertadores. Quanto ao São Paulo ou os demais times que não almejam nada mais no ano, não tem como cobrar empenho, simples assim. Mas sobre o jogo foi aquilo que vimos. Bola prá frente!

    Euripedes Ribeiro

    Será que quando o São Paulo, neste atual brasileirão, levou de 2×0 do Ceará, de 4×2 do Gremio, de 3×0 do Goiás, (o tal fraquinho que empatou com o Fluminense), de 3×1 do Inter e 2×0 do botafogo, também estava entregando o jogo e teve dois expulsos? Um desses expulsos, parece que reconheceu no árbitro, um colega!

Gustavo Ferroni

Vi o jogo. O São Paulo jogava sem fazer esforço (tirando o Rogério Ceni que fez várias defesas difíceis), mas não estava entregando o jogo não. Prova disso é que no início do jogo o Miranda se contundiu por uma dividida feia em que entrou (e não tirou o pé) e que o Flu abriu o placar e o São PAulo empatou. Só que depois do primeiro jogador expulso (justamente diga-se de passagem, o Xandão trocou uma falta por uma chance clara de gol) ficou difícil e só dava Flu. O problema é que com Washington e Fred o Flu só perdia gols, estava um show de horrores. Ai o Richarlyson resolveu dar uma ajudinha. Ele entrou numa dividida e, para mim, ganhou a bola sem falta; o juiz deu fala e o que ele fez?? Xingou o juiz de FDP e mais algumas coisas e foi expulso. Só que nem nervoso ele estava, mal reclamou da expulsão. Ele não continuou com os palavrões e não enrolou na hora de sair de campo. Por sso eu digo, o Richarlyson entregou sim…

manoel

Azenha,
O zagueiro Gum fez um a favor e outro contra.
Até os 20 min do 2º tempo estava 1×1.
O São Paulo criou as condições históricas para a vitória do Flu.
O gol contra foi de lascar.
Daí a importância das expulsões…
Tudo dentro da normalidade.
Sou corintiano.
Este campeonato vai ser decidido só na última rodada.
A emoção está nos tropeços e não nos méritos das equipes.

    LuisCPPrudente

    E quem vai tropeçar vai ser o tal do "Curinthians"!!!

easonnascimento

Não acredito nisso, mesmo não tendo visto o jogo. Os jogadores do São Paulo, merecem credibilidade.
htp://easonfn.wordpress.com

Darlan Reis

O São Paulo não é ruim. Apenas, o Fluminense foi superior.
Que mania achar que os times paulistas perdem mas esquecendo que os outros vencem. Não foi a "derrota" do São Paulo e sim a vitória do Fluminense.
E eu não sou tricolor, sou vascaíno.

    paulo ribeiro

    É isso aí Darlan, acho a mesma coisa, sou Palmerense, o São Paulo não entregou nada, outra coisa foi o jodo dos "Gambá" com o Vitória, o Vitória consegui o empate, e mais aquele impedimento do segundo gol do Vitória tá muito mal "exibido", não é possível que nehuma televisão tem isso gravado….. se gravou, por favor, mostre!

    Luiz Aldo

    Concordo! Duvido que não haja alguém que não possua imagem clara, sem dúvidas, se foi ou não impedimento do jogador do Vitória. Outra coisa que eu queria pontuar é como é engraçada a mídia corintiana, que disse ter sido pênalti aquele lance do Gordo contra o Cruzeiro, agora sobre o lance do Júlio César, goleiro, derrubando o atacante do Vitória (O LANCE FOI IDÊNTICO: SE FIZESSEM FORÇA PARA REPETIR, NÃO SAIRIA TÃO IGUAL!) vir dizer que A JOGADA FOI NORMAL! Vai ser parcial assim lá no caminho do Bom Retiro para Itaquera via Tatuapé!

Sérgio Vianna

Eu assisti ao jogo todo. Ao vivo. Revi os melhores momentos. Mas nunca tive dúvidas.
O São Paulo fingiu que estava em campo. Ao atacar, fazia de tudo para perder a bola. Nunca era incisivo.
O gol do São Paulo, que muitos imaginaram de letra, foi contra, do mesmo zagueiro que marcou primeiro pelo Fluminense.
As defesas do Rogério se não feitas seriam provas cabais de que o jogo estava entregue. Como pedia a torcida do São Paulo antes, durante e depois da partida. E comemorou a cada gol tricolor das laranjeiras. Pura hipocrisia dizer o contrário disso. As expulsões? Ora! As duas foram cavadas. Uma por um agarrão torpe e outra por reclamação excessiva.
Mas que se registre que, o São Paulo, longe da Liberdadores e não correndo riscos, não tinha a menor obrigação de vencer ou de fazer mais do que fez.
E é bobagem dizer-se depois que o São Paulo entregou o título para o Fluminense.
Se for campeão, tanto o Fluminense terá sido merecedor, quanto o Corinthians, que à frente estava na tabela, se não perde para o Vitória seria o campeão com a mesma justeza da empreitada.
Futebol se ganha e se perde no campo. Mas diretamente. Sem essa de coitadinho.

    augustinho

    Sergio, O flu foi melhor. O rogerio fez seu trabalho e bem. O Richarlison, bem ja é a terceira vez que ele é expuso assim nesta temporada prejudicando o time, o cara é assim mesmo.
    O SP é o meu time e não conseguiu vencer, nem sequer armar jogadas razoaveis de ataque contra N INGUEM na
    competiçao, com exceçao de umas cinco partidas. Portanto, nao era contra um Flu melhor e motivadissimo que iria conseguir coisa melhor.
    Entao, serginho, fingir que estava em campo aconteceu em uma vinte partidas em 2010 a esta equipe envelhecida por dentro. Pare de pontificar tua opinão que entregamos o jogo. Se nem se esforçando a 110% tem dado pra que fazer mais? esta fora da capacidade do time.
    Agora, sergio, teu choro de corinthiano, é plenamente livre em uma democracia como a nossa. Isso nao me faz diferença, mas fque diverte, diverte.

    Sérgio Vianna

    Querido Augustinho! Sou BOTAFOGUENSE, há 56 anos.
    E você não deve ter lido com atenção o que escrevi. Apenas uma frase:
    "E é bobagem dizer-se depois que o São Paulo entregou o título para o Fluminense. "
    Abração procê….

Marco Pires

O Palmeiras também vai entregar. Recordar é viver. http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/T

    LuisCPPrudente

    Entrega! Entrega! Entrega!

Alex

Os jogadores do SPFC são profissionais, antes de tudo! Sabem que uma postura de entregar o jogo deporia contra seu futuro profissional, afinal além do Flu há o Cruzeiro como interessado, além do próprio Corinthians (seria impensável serem contratados pelo clube)…mas, por outro lado, quem duvida é louco…

Filipão

O SP nem é ruim nem entregou o jogo, fez a mesma coisa que o Curintia fez com o Flamenngo o ano passado.

Luiz Eduardo

Essa afirmação parece esquecer que numa partida de futebol jogam dois times: ao dizer que o São Paulo perdeu porque entregou o jogo, desaparece com o Fluminense. O São Paulo perdeu, desculpem a obviedade, porque o Flu ganhou. E ganhou merecidamente: jogou melhor, pressionou mais, e não perdeu a cabeça — logo, nem jogadores.

Paulo Morani

O FLU jogou melhor o tempo todo. Na 1ª expulsão se o beuqe não faz a falta o Fred entraria sozinho na cara do Ceni. Depois dessa expulsão, ficou mais fácil, claro. O "curintia" é que é incompetente mesmo!

Diogo

Cara, as duas expulsões do SPFC foram ridículas. Numa o Fred se jogou. Na outra o Richarlison foi na bola!! e tomou vermelho DIRETO!!! Ninguem questiona o Juiz nao?
2 dos gols do Flu ja foram bem no finalzinho da partida com 2 jogadores a menos.
Rogerio Ceni fez no mínimo 3 defezaças!

    Francisco

    O Fred se jogou?
    Diogo, troque de oftalmologista, porque seu grau de miopia deve ter aumentado.
    Ou seria a causa da miopia a paixão pelo Corinthians?

    LuisCPPrudente

    Ninguém quetiona o juiz não?

    Ninguém questiona o Simon em conluio com Altemir Hausmann (Fifa-RS) ou o tal de Brats, pois este trio ou dupla sempre favorecem o "Curinthians", vide a garfada que este trio ou dupla (Simon e Brats) num jogo contra o Santos na Vila Belmiro, onde o gol legítimo do Santos foi deslegitimado e um ilegítimo do "Curinthians" foi legitimado pelo trio de arbitragem.

    Marcellus S.

    O Fred se jogou? Hahaha… ridículo. O Fred foi derrubado quando partia sozinho para ficar cara a cara com o Ceni. O Richarlisson não foi expulso pela falta. Bola?! Que bola?! Ele empurrou o jogador do Flu por trás e nem viu a cor da bola. Ele foi expulso pelos xingamentos ao Heber: "Seu filha da puta, vai tomar no cú!" e "Além de tudo ele é viado!" Francamente… menos… menos…

Pedro

è bamby bem que vc tentou, mas a verdade é que existe um complô nacional para impedir o timão de ser campeão. O Perrela e o Cuca tinham razão , existe um esquema para favorecer o corinthians e este esta sendo executado ao pé da letra. No prôximo domingo teremos a continuação do esquema prô corinthians. Até o ex técnico do SPFC Ricardo Gomes pediu para o time entregar o jogo, que pena!!!!. Crianças do meu Brasil varonil, a corrupção tomou tal proporção neste país que até o esporte mais glorioso, que já foi motivo de orgulho e referência de uma nação hj é um rascunho mal acabado daquilo que um dia foi somente gloria, e vcs amiguinhos, jamais saberão o que era o futebol brasileiro respeitado e temido no mundo inteiro.

    Francisco

    Complô contra o Corinhthias tem uma só causa: revolta por causa das manipulações de resultado em favor do time do amigo do Ricardo Teixeira, André Sanchez.
    Eis a prova: http://www.verdazzo.com.br/dossiegamba2010/

Paulo FLU

E o seu timão não entregou o jogo, no ano passado, para o fla…………………

PAU QUE DÁ EM CHICO, DÁ EM FRANCISCO.

Fernando

Discordo.

O campeonato é de ótimo nível, muito melhor que esses lixos europeus que as ESPNs da vida tentam nos impor.

O Brasileirão é muito bom e ficará ainda melhor com a Rede Record transmitindo.

    Joel Bueno

    É… sem dúvida Grêmio de Prudente x Avaí é um jogaço. Muito melhor do que Arsenal x Chelsea, Milan x Internazionale, Barcelona x Real Madrid…
    Sem tripudiar: Osasuna x Mallorca é mais jogo que a maioria das peladas daqui.

    Renato

    Prefiro ver Osasuna x Mallorca do que Grêmio de Prudente x Avaí.

    Na boa, relações globo e CBF, nunca a record vai conseguir transmitir campeonato brasileiro e copa do mundo.

    Sergio F. Castro

    Este deve ser eleitor de FHC…

A. Elcio

Engraçado..quando os times paulistas dominavam o Campeonato Brasileiro não se falava nessa de entregar jogo pra prejudicar o rival local.

Essa "moda" de comentários começou ano passado, quando o Flamengo, um "intruso não-paulista" ganhou a taça, coisa que só se justificou com a entrega do jogo pelo Corinthians. Do mesmo modo, agora só se justifica o Fluminense ter ganho pq o SP entregou.

Discurso paulista que só enxerga o próprio umbigo e esquece que existe futebol além dos limites da terrinha.

    augustinho

    O Flamengo ganhar foi surpresa positiva da reta final, até para ele,flamengo.
    E discurso paulista, é jogar futebol dentro de campo, é a regra. E nunca vi paulista dizer que CRUZEIRO ou
    INTER nao sejam times de ponta, times pra ganhar. A gente sabe reconhecer um belo time quando ve um…

    Mengo é milagre, porque faz de conta que contrata, faz de conta que compra jogadores, faz de conta que paga…
    desde helais a marcios bragas, é enrolaçao futebol e regatas. Tanto que o Zico, que é de outro nivel, se mandou rapido.
    Como voce quer que os outros nao pensem que o titulo não seja um faz de conta? Teria tudo a ver.
    Mas de vez em quando ate flamengo ganha… Por falar nisso, ja deram algum reconhecimento para o Andrade?

    A. Elcio

    Flamengo 2009 não foi milagre, até pq é time de futebol, esporte q tem o imprevisível como fator essencial. Mas esse imprevisível, no caso do Fla, só contou fora de campo, na organização (ou falta dela), nas contratações, antes da formação do time.
    Já que, no campo, o time já vinha mostrando qualidade superior desde a metade do campeonato, em especial Pet, Adriano, Bruno e Aírton, jogadores com os quais qualquer time do mundo gostaria de contar, em 2009.

    Esse ano, sou Flu, pela descentralização do futebol. Assim como me dá alegria ver o Bahia voltando a serie A.

    Pedro Paulo

    Esse povo aqui é entendido de Globo quando o assunto é política, mas embarca na maior nesse tal de "pontos corridos" e emoção até o fim… Queria ver esse tipo de discussao com um time na oitava de final entregando para outro… Mesmo essas derrapadas" de arbitragem seriam mais raras, por mais decisivas e entre times em situação equilibrada. É claro que ainda teria o entrega antes da definição dos times da oitava mas a consequencia seria minimizada pois não estaria definindo o campeão. Ah sim, vamos ouvir a Globo e compreender friamente que o campeonato se ganhou ou perdeu nas rodadas anteriores e que esses últimos jogos valem tanto quanto os iniciais. Só falta combinar com o torcedor, que vê a emoção aumentar a medida que se aproxima o final do campeonato.

    geraldo de carvalho

    concordo com vc agostinho e lembro q o q sumiu foi o discurso contra os pontos corridos. era mt comum pq os cariocas não acreditavam q podiam ganhar um título dessa forma. na vdd acho q se o fluminense não vencer , esse discurso voltará. o fluminense é um penetra nesse campeonato pois subiu da segunda p a primeira com a ajuda da cbf. no ano passado , aquele jogo contra o palmeiras tb está mal explicado. o gol legal do obina q foi , injustamente, anulado. com o provável título do fluminense, prevejo o 'retorno do triunfalismo'.

    altamir

    Elcio, não me lembro de uma situação em que um time carioca seria campeão brasileiro dependendo de uma vitóroutro carioca… Vc se lembra?
    De resto esta história do ano passado é uma balela. O SP perdeu do Goiás de 4×2! Ele não dependia do Coritnhias! Como agora o Coritnhians não dependia do SP! Mas que o SPO entregou, entregou!

Joao

As duas coisas são verdadeiras.

Armando do Prado

O importante é tirar o curintia (sic) do páreo.

Bernardo F Costa

Eu vi. Acho que não entregou o jogo não, mas obviamente que eles não estão tão motivados assim e o fluminense tem Conca que acabou com o jogo.

Eduardo

Quando o Corintians entregou o jogo para o Flamengo em 2009, evitando que o SPFC fosse pela quarta vez campeão consecutivo do Brasileiro, esse questionamento não existiu.

E se entregou, fez por um motivo maior: agora o Corintians sabe o gosto desse tipo de artifício.

Refresque a memória: http://4c3.de/6S

    Leonardo Câmara

    Prezado Eduardo,

    Concordo que entregou, mas a discussão existiu, sim.

Alê M.

Tricolor entregou! Lógico.

Inclusive, para disfarçar, entregou outras 12 partidas esse ano. E empatou outras 9. Abriu mão da briga pelo título para não dar muito na cara. Por isso, e só por isso, ficou ali na zona morta do Campeonato. Premeditado, visto que ficou ali o Campeonato inteiro!

E o Richarlyson? Para não desconfiarem de sua expulsão, construiu ao longo do ano uma falsa ficha de jogador maluco, com algumas expulsões e uma porrada de amarelo. Tudo, lógico, visando essa entregada histórica.

Sério.
Fluminense, que graças a sua qualidade, brigava pelo título, entrou pra ganhar.
O São Paulo, que graças a sua falta de qualidade, brigava para não perder.

Fluminense começou melhor. Parou no Ceni. Fez um gol, perdeu outro. Tomou o empate. Pressionou e foi pressionado, até os 20etantos do segundo tempo, quando, com DOIS jogadores a mais, fez o segundo, terceiro e quarto gol.

LUCAS PEREIRA

EXCLUSIVO: Diretoria do Palmeiras antecipa escalação do time contra o Fluminense: http://desatualidadescronicas.blogspot.com/2010/1

adairjr1

só quem não viu o jogo pode pensar que o São Paulo entregou. Veja as defesas do Rogério e a disposição de vários jogadores. O Flu jogou bem e até a expulsão estava pau a pau. Depois ficou difícil para o São Paulo.

    Rogerio

    O jogo foi entregue a partir do 2o. tempo, não seria bom entregar de cara.
    Mas faltou "sutileza" depois que abriram a porteira.

    augustinho

    Choro de corintiano é livre. Lenço de papel custa R$ 0,80

    Leider_Lincoln

    Dava para ver a garra, não dava? Decerto se motivaram com um "Temos que ajudar o glorioso time do Parque São Jorge"!
    Ah, por favor. Podem até não ter sido todos, mas uma meia dúzia estava andando em campo. ntregaram bonito. Agora, se você quer ver garra mesmo, vá ver os reservas do time C do Palmeiras contra o Fluminense, esta semana…
    É Fluminense campeão, acabou!

Deixe seu comentário

Leia também