O que importa para a maioria dos eleitores e o que interessa aos jornais

Tempo de leitura: 3 min

por Luiz Carlos Azenha

A distância entre os jornalões brasileiros e a realidade da maioria do povo é imensa. Tão imensa quanto a distância entre o topo da pirâmide social, que se vê representado nos jornais, e a base que não assina nem se interessa pelos veículos da elite (a não ser quando, com dinheiro público, os tucanos promovem assinaturas em massa para ‘formar’ a garotada nas escolas).  No passado os jornalistas eram remediados. Ascendiam socialmente para servir aos Frias, Marinho e Civita. Mas mantinham suas relações de classe. Eram do contra. Brigavam pelo contraditório, inclusive internamente.

Hoje os jornalistas dos jornalões são de classe média. Sentem-se à vontade reproduzindo os mesmos preconceitos de classe e ideológicos dos patrões. Para aprofundar o fosso, depois de 2006 os jornalões promoveram os neocons brasileiros ao status de “intelectuais”, com seu pensamento raso e raciocínio esquemático. Na TV Globo houve, pura e simplesmente, limpeza ideológica.

Ao contrário do que se imagina, isso não melhorou, piorou a capacidade da mídia brasileira de perceber a realidade. Afastou ainda mais as redações das ruas. O exemplo mais caricato do fenômeno se vê na cobertura de manifestações reivindicatórias como algo que atrapalha o trânsito em São Paulo. Ou na avaliação quase unânime dos colunistas de que José Serra seria eleito presidente, era apenas uma questão de tempo, afinal era o mais “preparado”.

Eu já disse, aqui, que a relação do povo brasileiro com a política é de desprezo. O povão não se vê representado mesmo pelos que elege. Isso explica o Tiririca, por exemplo. Portanto, quando aparece alguém que influi diretamente na vida de alguns milhões de brasileiros, ainda que indiretamente,  torna-se o “pai dos pobres”. Aconteceu com Lula.

Não é um fenômeno difícil de perceber, mas o autismo das Organizações Globo, da Folha, do Estadão e da Abril resulta não apenas do preconceito de classe, da falta dos jornalistas remediados nas redações e da promoção dos neocons. É desonestidade intelectual, mesmo, a serviço de uma campanha.

É olhar toda e qualquer notícia sob o pior ângulo para o governo Lula e, por conseguinte, para a candidata Dilma Rousseff.

O curioso é que eles se enganam, acreditam nas próprias manchetes que produzem e depois saem se perguntando: como é que o mais “preparado” não ganha a eleição?

Notem a manchete que o Estadão “achou”, por exemplo, para o recorde de carteiras assinadas na economia brasileira.

É ou não é uma piada?


08/09/2010 – 10h00
Emprego com carteira assinada bate recorde e atinge 60%, estima IBGE

CIRILO JUNIOR
JANAINA LAGE
DO RIO

Na Folha

Apesar da variação recorde no volume de desempregados em 2009, o emprego com carteira assinada segue em alta no país, segundo informações da Pnad 2009 (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), divulgada nesta quarta-feira pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

No ano passado, 483 mil trabalhadores foram formalizados, o que significou alta de 1,5% em relação a 2008. Ao todo, 32,4 milhões de empregados tinham carteira assinada em 2009, 59,6% do total, excluídos os trabalhadores domésticos. O número é recorde.

Outros 28,2% não tinham carteira assinada, e 12,2% eram militares e funcionários públicos.

Se comparado a 2004, o contingente de pessoas empregadas com carteira cresceu 26,6%. No mesmo período, o total de trabalhadores aumentou 16,7%.

A Pnad mostra ainda que 53,5% dos trabalhadores contribuíam para a previdência em 2009. Cinco anos antes, essa proporção era de 46,4%.

O IBGE identificou 7,2 milhões de trabalhadores domésticos no ano passado, acréscimo de 9% frente a 2008. Ao mesmo tempo, o número de trabalhadores da categoria, com carteira assinada, apresentou expansão de 12,4%, ou 221 mil empregados a mais.

De 2004 a 2009, houve aumento de 11,9% no contingente de trabalhadores domésticos. Em igual período, avançou 20% o total de empregados domésticos com carteira.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Messias Macedo

OS ‘VAZAMENTOS’ QUE INTERESSAM AO POVO BRASILEIRO!

Alguns dados comparativos dos governos FHC e Lula.

Geração de empregos:
FHC/Serra = 780 mil x Lula/Dilma = 14 milhões

Salário mínimo:
FHC/Serra = 64 dólares x Lula/Dilma = 290 dólares

Mobilidade social (brasileiros que deixaram a linha da pobreza):
FHC/Serra = 2 milhões x Lula/Dilma = 27 milhões

Risco Brasil:
FHC/Serra = 2.700 pontos x Lula/Dilma = 200 pontos

Dólar:
FHC/Serra = R$ 3,00 x Lula/Dilma = R$ 1,78

Reservas cambiais:
FHC/Serra = menos 185 bilhões de dólares x Lula/Dilma = mais 239 bilhões de dólares

Relação crédito/PIB:
FHC/Serra = 14% x Lula/Dilma = 34%

Inflação:
FHC/Serra =12,5% (2002) x Lula/Dilma = 4,7% (2009)

Produção de automóveis:
FHC/Serra = queda de 20% x Lula/Dilma = aumento de 30%

Taxa de juros:
FHC/Serra = 27% x Lula/Dilma = 10,75%

FONTE: http://www.casacinepoa.com.br/o-blog/jorge-furtad

NOTA: vale a pena ler o texto Dez falsos motivos para não votar na Dilma – escrito por Jorge Furtado
em 25 de julho de 2010

BRASIL NAÇÃO
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

    juarez

    Sera que da para saber quantas operações a policia federal realizou no governo FHC?,e quantas aconteceram no governo do presidente LULA?,Qual tinha o maior e melhor ENGAVETADOR,da pra comparar.

Claudio W.

A matéria nem é tão ruim assim, mas a manchete é descaradamente tendenciosa – qual crise? – parece que a propria alta do desemprego é a crise em si. Eles podiam ter posto a variação percentual (1,2% – de 7,1% para 8,3%), não diz que o Brasil foi um dos países que o indice de desemprego menos aumentou, não, nada disso foram garimpar um índice negativo para criar essa manchete "assustadora". Pra não dizer que é tendencioso, parcial, podemos dizer que é a turma do "copo meio vazio".

Claudio Ribeiro

Aqui no RJ O Carioca já descobriu há muito tempo: O Globo bom é o biscoito de polvilho…
http://palavras-diversas.blogspot.com/2010/09/que

Não é mais preciso uma lupa para ler as entrelinhas de alguns jornalões, é bem explícito…

Miguel Oliveira

Vazamentos de Informações.
No site tijolaço.com, de 08/09/2010, há um vídeo com uma reportagem feita há um ano, em que Serra diz claramente que sabe dos vazamentos de informações, e não demostra a menor preocupação, e muito menos indignação. A reportagem diz também que dados de Lula e de toda a sua família haviam sido vazados.

    Helcid

    Miguel, Esse vídeo é esclarecedor e mostra bem qual é o caráter do "zé" e da imprensa ao tentar inventar um escândalo.

    [youtube pIKDfaN5K5A&feature=related http://www.youtube.com/watch?v=pIKDfaN5K5A&feature=related youtube]

    Baixada Carioca

    E hoje a dona tucana lamenta que Dilma não tenha sido solidária com a filha Veronica Serra pela quebra do sigilo fiscal. Uma sem noção não? Quer que Dilma admita que houve quebra de sigilo quando os dados já divulgados estão na internet para quem desejar ver. E não foram sitios brasileiros que dispuseram os dados na net não.

ruypenalva

Jornal, quero um pra me limpar.

ValmontRS

Fiquei sete dias sem internet em casa. Foi como ficar sete dias fora da realidade, vendo apenas as imagens da matrix criada pelo PiG. Desespero total. Já não consigo viver sem Viomundo.
O fato é que os verdadeiros jornalistas estão tendo uma grande oportunidade diante do espaço deixado pela mídia corporativa tradicional. Afinal, alguém precisa contar a verdade e este artigo de primeira necessidade anda escasso no mercado ultimamente.
A nossa esperança é que essa nova imprensa dita alternativa se consolide e ganhe corpo no Brasil, impulsionada pelo projeto de popularização da banda larga. Isto tem um potencial fantástico.

Iolanda

Agora a nova campanha contra Dilma, a Globo lança descaradamente nos Jornais da TV. E dizem que é "segundo" o IBGE. A mais nova propaganda de Serra é dizer que Dilma quando Ministra, aumentou a energia elétrica durante o apagão. A Globo sempre se refere sobre a filha de Serra como " a vítima". Desse jeito a pesquisa poderá abaixar contra SERRA ou contra Dilma? Fico injuriada com o preconceito dessa mídia e de pessoas que ainda ajudam ferozmente com boatos malidecentes contra Dilma.Agora eles têm um avião que vai de região em região, procurando falhas do governo Lula para mostrar essas falhas como um poderoso meio para acabar com Dilma.

Cícero

Todo império um dia chega ao fim. Nesse sentido, caminha o ‘império dos marinhos’.
Na medida em que o tempo passa, o Mundo evolui, as ciências avançam, as sociedades se transformam, o pensamento coletivo amadurece, modificando usos e costumes, ideologias e crenças, gostos e tendências.
Já faz tempo que a programação da Globo deixou de ser interessante: seus programas tornaram-se obsoletos; suas novelas pornográficas instigam jovens e crianças a um mundo fantasioso e iníquo de profunda decadência moral; seu jornalismo, fajuto e tendencioso, não convence nem mesmo meus netos de 10 e 11 anos de idade. O ‘império dos marinhos’, lamentavelmente, ruma para o fundo do poço… Apenas o ibope acha que não!

    Baixada Carioca

    Ah! Que bom saber disso. Vamos ajudar a dar fim nisso? Não comprem os produtos do PIG.

    JUAREZ

    A PROFECIA DIZ QUE SIM, O IMPÉRIO DOS MALARINHOS,SEGUE O RUMO DE SODOMA E GOMORRA.

Irani

Azenha,

Olha este vídeo do SBT sobre a Receita e o depoimento do Sera.
http://www.youtube.com/watch?v=pIKDfaN5K5A&fe

Antonio

Temos os Blogs como redutos e como condutores de uma mudança inédita no Brasil. Com o "Internet para Todos" a coisa vai ficar pretíssima para o PIG, O negócio é fazermos campanhas para acabarmos com o mal jornalismo.

    Roger

    É justamente por isso a mãe de todas as batalhas!! Se a Dilma ganhar – e vai ganhar – vai ser um horror!! Já pensou, se ao menos 50% dos 80% de satisfeitos com o governo forem ativos na internet como nós??
    A Globo vai pro saco!!!
    E é isso o que vai acontecer!!!!

O_Brasileiro

Você tem toda razão! Como é que escolhem um “preparado” totalmente despreparado para disputar com o presidente mais popular da história quiçá da América Latina???
Hoje eu ouvia o PiG no rádio, e um repórter “tucano” reproduzia uma declaração em que Serra criticava Lula por baixar o nível da campanha! Se isso é o máximo que pode sair da cabeça vazia do Serra, acho que já se pode contar que terá menos de 25% dos votos!
Porque só um candidato muito medíocre poderia não estar liderando essa eleição tendo sido governador de SP, ministro do Planejamento e da Saúde, e ainda tendo todo ao seu lado Folha, Globo, Veja, Estadão, UOL, Terra e outros “piguianos”!
Eu disse medíocre? Desculpem-me (Bonner), eu quis dizer despreparado!
E ainda tem dinheiro, apesar dos 4 milhões que a Procuradoria Eleitoral ignorou! (Caixa-dois tucano, pode!)

P.S.: Se Lula é o pai dos pobres, FHC era o quê? Padrastro?

    Miguel Oliveira

    FHC era o pai dos ricos, inclusive os estrangeiros.

    JUAREZ

    É ISSO MESMO,PAI DOS RICOS,OLHE SÓ O QUE ELES FIZERAM EM SÃO PAULO,DANDO UMA DINHEIRAMA ,PARA OS JORNAIS,FOLHA,ESTADÃO,ÉPOCA,ISTO É,IN-VEJA,E AINDA DÃO NOME A ISSO,CHAMANDDO DE SALA DA LEITURA,NÃO SERIA MELHOR CHAMAR DE SALA DA"FATURA".

Helcid

…apesar do artigo ser muito extenso, leiam. É com tristeza saber que a maioria dos meus conterrâneos ignora o "Macartismo Mineiro": O fator "Andrea Neves"
http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/o-fator-

ACORDA MINAS !!!!!

antonienko

– Hannibal "Serra" Lecter, visivelmente perturbado com seu isolamento partidário estampado nas médias. Brasil!.. deve ser só uma virose indesejavel.
Mas se não for, que surja um "Pedro Collor" logo. Que chance tem alguns a sedimentar de vez o próprio futuro político. É só
não aceitar teste de sanidade.

Sergio

Zé Serra é uma enganação que não passa guela abaixo do povo, por mais que tentem empurrar. Vejam o que aconteceu hoje no tracking IG/Band/Vox: Serra vinha sistematicamente perdendo pontos que iam direto pra Dilma, tudo mais continuava na mesma. Hoje, a Dilma perdeu 2 pontos, 1 para a Marina e outro para…. indecisos (a essa altura!). É, a campanha suja não convence ninguém a votar nele.

É como diz a piada do Simão: "hoje a umidade em São Paulo chegou a 30%, ultrapassando José Serra".

Sagarana

E a Constituição da República, interessa???

Tiago Saldanha

Interessante a questão de alguns órgãos midiáticos mostrarem greve como algo que atrapalhe o trânsito. Aqui em João Pesssoa, de certa maneira, um jornal fez o mesmo, ao ilustrar uma matéria sobre uma greve (dos correios, se não me engano) com uma foto de alguns grevistas fardados jogando dominó. Outro caso foi em uma greve dos bancos, quando uma senhora errou a senha 3x e teve seu cartão bloqueado e TV daqui botou a culpa, claro, na greve.

Vejo esse preconceito aos grevistas, em última análise, como algo que tem uma certa semelhança com a questão do "vc vai votar em uma TERRORISTA????", guardas as devidas proporções, claro. Nossa elite é mesquinha e não está nem aí para reinvidicações de direitos que ela (pensa) não precisar, já vivem num relativo conforto desde a "revolução", justificando assim por que grevista de hj em dia é vagundo e tem que apanhar mesmo da polícia.

Parabéns pelo texto, Azenha, preciso e sóbrio como sempre!

Zarkus Bittencourt

Veja o video motivacional para tentar vencer a Dilma, mas sem sucesso.
Sorry Serra, vc já perdeu.
[youtube -0z6Q5gNH3g http://www.youtube.com/watch?v=-0z6Q5gNH3g youtube]

    Marcos C. Campos

    Sensacional o videozinho !!!

    Marcio Brant

    Eu nunca ri tanto na minha vida, sensacional

Heber Santiago Ayala

Oi. Sou Paraguayo y gosto de informarme sobre todo o que acontece na politica brasileira. E lamentavel asistir a midia se posicionando abertamente contra a candidata da maioria, so pelo eterno preconceito da elite paulista contra todo o que o povo gostar e decidir. A propósito da midia, alguem podería me dizer o que aconteceu com Joelmir Beting, da Band? Será que foi mandado embora tambem por nao deixar de informar sob tudo o que de bom acontece na enonomía brasileira? Ate mais.

Eduardo J.C.Carvalho

Quando o pessoal vai entender "… é a economia, bobão "!

Zarkus Bittencourt

Sorry Serra… Vc já perdeu.
O verdadeiro time do Serra.
[youtube _Fw60JPijSI&feature=player_embedded http://www.youtube.com/watch?v=_Fw60JPijSI&feature=player_embedded youtube]

    Marcos C. Campos

    A Yeda explodindo tudo é demais !!!

Emília

Sabe Azenha, demorou mas o povo começou a perceber que o que aparece na TV não totalmente verdadeiro, principalmente quando o assunto é o governo do Presidente Lula.

Miguel de Cervantes

O PIG acha que olho de leitor e ouvido de telespectador é pinico.
Aliás, a propaganda do candidato deles também acha.
Faz tempo que é assim.

    Jairo_Beraldo

    Pau que nasce torto, até a cinza é torta.

Helcid

O PIG escondeu o mais que pode as imagens dos avanços do país e acharam que isto bastaria …que desinformar tambem é jornalismo…

Ledo engano, bando de neocons! E tomara que este erro custe o fim de dois partidos: o psdb e demo !

que eles caminhem para o fim…. lá no limbo !!

Paulo P

Caro Azenha,
se vc. quer deturpação do real, entre neste site – http://www.ternuma.com.br/

Por essas e outras é que acho, que no desespero, tdo é possivel.

Abraços.

    Marcelo

    Paulo, isto é pior que latrina entupida. Triste é acreditar que militares ainda acreditem que salvaram o Brasil da ameaça comunista e não vêem que lançaram o Brasil sob o julgo do tio sam.

    ValmontRS

    Quem deu o golpe no Brasil foram os americanos. Nossos generais foram meros agentes-capatazes encarregados do trabalho sujo. O Brasil não foi invadido pelas tropas americanas (que já estavam na costa brasileira), porque os nossos prestimosos militares entreguistas se encarregaram de dominar o povo e oferecer na bandeja as cabeças dos que lutaram contra a ditadura odiosa imposta pelo imperialismo yankee. A máquina da Rede Gloebbels tratou da dominação ideológica.
    Hoje, a mesma elite canalha que apoiou a ditadura reclama da criminalidade, da falta de segurança, resultante de décadas de expoliação e miséria impostas ao povo brasileiro por eles mesmos. CANALHAS!

    Gersier

    Alguns são tão idiotas que nunca perceberam que foram usados pela CIA para defender não o Brasil,mas os interesses americanos no "território" e não países soberandos, que Washington considerava ser seu quintal.O vizinhos eram os paises europeus "alinhados" e os não alinhados,inimigos.Coitados,são de dar pena.

    Vera Silva

    Dei uma lida nos titulos: caramba. Dá até medo de ler estas coisas. Só me lembro dos brucutus invadindo a UnB e apontando armas para nós, os alunos.

    realista

    De um BLOG formado por artigos escritos por generais de pijama saudosos dos períodos de ditadura não se poderia esperar coisa diferente…

    Marola1

    É assustador esse site.

keko

http://www.youtube.com/watch?v=gO5v19rq11g

O evangelho segundo Willian Bonner

Wellington Costa

Outro dia, o comentarista economico da Rádio Carioca em SP, entrou depois de uma notícia que expunha o ponto de vista da Receita em relação ao baixo superavit do primeiro semestre "Gastamos mais no primeiro semestre porque iremos arrecadar mais no segundo" afirmou o governo. O comentarista analisa: "Essa lógica e ruim, para isso será preciso aumentar impostos", sem dizer quais. Na sequencia, interpreta os números do IBGE sobre salários: "Esse recorde de carteira e bom sinal, junto com o substancial aumento do poder de compra e com crédito disponível… é um bom momento para o consumo". Oras, o consumo não gera impostos? Eles não prestam atenção nem no que eles falam.

    Emília

    Acho que está mais para não entender o assunto do que por falta de atenção, Wellington. Talvez as duas coisas.

    Baixada Carioca

    Ele fala, ninguém entende nada e ele sai pensando que arrasou.

Josnei Di Carlo

Os jornalões e os jornalistas dos jornalões vivem na distopia que criaram. A manchete do Estadão é um exemplo de distopia.

Me fez lembrar de um causo familiar. Um parente aparece com a mão cortada e conta do ocorrido: "Tava no bar tomando uma cerveja, chega um caboclo e começa a me provocar. Perdi a paciência e dei um tapa no caboclo, que caiu no chão com o rosto cortado. Estava tão nervoso que dei o tapa segurando o copo. Com o caboclo tá tudo bem, mas olha o que o caboclo fez comigo", e mostra o curativo na mão cortada. Em casa, quando queremos dizer que uma pessoa se faz de vítima sendo algoz, falamos: "Ela dá o soco e reclama que levou uma cabeçada na mão".

Maria Stela Cabral

ahahahahahahahahaha!!!!!
Azenha, não consigo parar de rir, parece piada uma matéria dessa

Orlando Bernardes

Esse é o PIG. A conspiração já está no DNA deles. São incapazes de perceber o quão patéticos e desprezados pela opinião popular são. Vivem num mundo de fantasia, acreditando que ainda " fazem cabeças " por aí. Cabeças que estariam pensando do modo como eles quereriam. Fora PIG, vocês já morreram e ainda não se deram conta.

Franco Atirador

SÍNTESE IBGE/PNAD-2009

Trabalho Infantil caiu 20%
Taxa de escolarização cresceu para 97,6%
Taxa de analfabetismo funcional cai 4,1%
Número de casas próprias cresceu 13,4%
Considerando-se apenas o ano de 2009, houve um acréscimo de quase 300 mil imóveis próprios.
Rendimento mensal real de trabalho em elevação
Sobe nº de trabalhadores com carteira assinada
Diminui a concentração de renda
Aumentou o acesso da população a serviços púbicos como:
abastecimento de água por rede geral (de 42,4 milhões em 2004 para 49,5 milhões em 2009)
coleta de lixo (de 43,7 milhões em 2004 para 51,9 milhões em 2009)
iluminação elétrica (de 50,0 milhões em 2004 para 57,9 milhões em 2009)
rede coletora ou fossa séptica ligada à rede coletora de esgoto (de 29,1 milhões em 2004 para 34,6 milhões em 2009)
Universalização de bens de utilidade doméstica:
98,4% das residências possuem FOGÃO e
93,4% das casas têm GELADEIRA.
Cresce o nº de residências com carros e motos:
O número de residências com moto cresceu para 9,5 milhões (16,2% do total)
O número de residências com carro cresceu para 21,9 milhões (37,4% do total).
Outros bens e serviços:
Em 95,7% das casas se encontram aparelhos de TV e em 72%, DVD.
84,5% dos domicílios possuem telefone fixo e/ou celular.
Cresceu para 27,4% o percentual de residências que possuem serviço de internet instalado, em 2009.
No ano passado, também aumentou para 34,7% o percentual de domicílios que tinham computador.
No total, 67,9 milhões de brasileiros (41,7% da população) disseram que acessaram ao serviço da rede mundial, em 2009.
.
E agora, Quadrado Bruxo ?
E AGORA, ZÉ MANÉ ?
.

J ALEXANDRE CIPOLLI

Será que alguem acredita numa imprensa imparcial?
Por tudo isso, é que defendo que a imprensa seja declaradamente parcial. Isto é, diga quem apoia ou que não apoia. Dessa forma acabariamos com a Hipocrisia de uma suposta imprensa imparcial e poderiamos fazer juizo de valores mais claros sobre as informações. Eu não acredito mais na presença de uma imprensa paltada na ética e apenas na arte de informar ou de contar a noticia como ela é. Até porque é dificil uma pessoa conseguir deixar de lado suas opniões na hora de escrever sobre um assunto, por isso, sempre vai haver uma parcialidade na informação, mesmo que sem má fé!

    Baixada Carioca

    Não existe imparcialidade em Comunicação Social. Mas o jornalista não precisa jogar o caráter no lixo para ser a favor ou ser contra. E não se iluda Cipolli. Ninguém deixa de lado suas convicções na hora de escrever qualquer coisa.

keko

O golpe virá por meio da necessidade de levar-se dois documentos.

E a campanha do PT nem informa a população

    victor

    O pau que da em chico da em francisco

cazé

""São Paulo, quarta-feira, 16 de fevereiro de 2000 __COMÉRCIO ILEGAL____Polícia apreende disquetes com dados de 17 milhões de pessoas.__Folha de São Paulo __A Polícia Civil apreendeu disquetes que continham bancos de dados da Receita Federal com informações pessoais (CPF, RG e valor declarado no Imposto de Renda de 99) de 17 milhões de contribuintes e que eram vendidos por R$ 4.000 em São Paulo.__O comércio ilegal também oferecia a listagem dos assinantes da Telefônica em São Paulo (8 milhões) e da Telemar no Rio de Janeiro (3 milhões) por R$ 6.000.__Além dos telefones disponíveis nas listas telefônicas, os disquetes também continham informações reservadas -nome e telefone de usuários que não permitem a divulgação de seus dados, como empresários, políticos, juízes, policiais e artistas.__O material foi apreendido com o vendedor Jefferson Festa Perez, 23. Ele foi liberado e poderá ser indiciado por violação à propriedade intelectual de programas de computador. O vendedor oferecia os disquetes em classificados de jornais. Ele não esclareceu onde obteve os dados.""__ __

Maria Stela Cabral

ahahahahahahahahaha!!!!!
Azenha, não consigo parar de rir, parece piada

luiz

imperdível: teletube tuccano
http://www.youtube.com/watch?v=yNBdEJDaQBw&fe

Remindo Sauim

Me contaram que para entrar nestas empresas é feito um curso que já elimina quem pensa diferente e que o último jornalista que vinha ao trabalho de ônibus se aposentou em 1996.

    Baixada Carioca

    Não sei se é assim, mas não duvido. É importante lembrar que as empresas de Recursos Humanos vasculham a internet para saber da vida dos candidatos. Logo, pelas posições expressas aqui e acolá, certamente o RH não me recomendaria para a velha mídia.

sergio

A postura dos jornalões está alinhada com muita gente que eu conheço, gente que posa de elite por criticar o Lula. Eu até esboço uma comparação. Falar mal do Lula e do pt, para estas pessoas, não precisa ter conteudo, mas é um simbolo de status, como usar uma roupa de marca. É uma grife. Falam bobagens, se auto promovem, tapam o sol com peneira, e acham que isto resolve o problema deles. Também o que é problema para eles? O Brasil? Seus pobres? Ou as suas imagens como individuos ?
Os jornalões estão assim porque atendem a este mercado. A oposição está assim, assim por que tem eleitores que os elegem.
È o mercado,idiota!!!!! ( Estou parodiando e não estou ofendendo ninguém. É apenas a forma mais simples de explicar.)
E tem mais, eu acredito que não mudaram tão cedo… Pelo que temos visto, podemos esperar o contrário?
Melhor para nós que continuaremos faturando as eleições umas atrás das outras.

    victor

    Representam apenas 4% da população

Guilherme Silva

Caro Azenha,

Esta manchete tira conclusões apressadas sobre a elevação da população de desocupados. Vamos a metodologia de captação destas informações adotada pela PNAD para justificar esta conclusão.
A metodologia da PNAD consiste em separar a população em quatro importantes grupos. Em primeiro lugar, devemos identificar quem são as pessoas que dispõem de capacidades físicas suficientes para exercer atividades de trabalho. Depois, dentre estas pessoas, devemos reconhecer aquelas que, por alguma razão justificada, não desejam trabalhar; ou desejam trabalhar, mas não conseguem emprego; e as que já trabalham. O primeiro grupo é denominado População em Idade Ativa (PIA); o segundo grupo é chamado População Inativa (PI); o terceiro, População Desocupada (PD); e o quarto é denominado População Ocupada (PO).
O tamanho dos grupos é determinado por forças distintas que podem, a depender da conjuntura demográfica e socioeconômica, atuar de modo conjunto ou diverso. Neste sentido, é possível que PO e PD aumentem em determinados contextos, sem que isto seja algo surpreendente; e do mesmo modo é possível que PO diminua e PD cresça. O primeiro movimento, mais provável no atual contexto, ocorre quando os indivíduos economicamente inativos (PI) acreditam que as chances de conseguir emprego são melhores. O segundo movimento, este sim, é sintoma de redução do número de postos de trabalho e subsequente desocupação da força de trabalho.
A manchete sonega, portanto, a informação sobre o que ocorreu com a população ocupada e a população inativa entre 2008 e 2009, necessária para se entender o porque a população desocupada aumentou. Além disso, nenhum dos outros dados informados permite sustentar que o número de desocupados aumentou em resposta à crise. Acho que esta reportagem merece o selo "Atenção: o jornalista não entende sobre o que escreve".

    ValmontRS

    O selo correto seria: "ATENÇÃO! ESTE JORNALISTA É UM MANIPULADOR DO PIG!

Hans Bintje

Azenha:

Por que esse tom de lamento?

Eu tenho certeza que ele iria desmontar na primeira mordida da "merenda gourmet" ( http://www.cartacapital.com.br/cultura/vote-em-mi… ) ou no primeiro acorde da cítara indiana do Alberto Marsicano ( http://albertomarsicano.vilabol.uol.com.br/contat… ).

São novos gostos, tons e sabores que estão surgindo e nunca são divulgados pelo PIG.

Francamente, pensei que você iria aproveitar a oportunidade e mostrar esse mundo novo aos leitores. Afinal, seu site se chama "Viomundo", não é?

O apelo do jornalista da Carta Capital capta o espírito deste tempo:

– Por que continuar gastando com carro e televisão? Vamos investir em fogões melhores.

É de lá que surgem as melhores cervejas. Não acredita? Então veja esse vídeo de Leonardo Botto: COMO FAZER CERVEJA NA PANELA – http://www.youtube.com/watch?v=VfEawLu9bhE

Aproveite e verifique o que está acontecendo lá em Minas Gerais ( http://www.cartacapital.com.br/cultura/o-futuro-l… ):

"A tal da nova cozinha brasileira – que anda louca para agregar ao sabor perdido um discurso, um conteúdo repleto de significados que, de preferência, vire notícia, capa de revista – pode e deve olhar com atenção o trabalho desses dois mineiros. Ir para bem longe, para as selvas e densas florestas de nossa enorme pátria é uma alternativa, claro. Mas a tal história da sustentabilidade, que anda amparando o bom discurso de bons chefs, pode ser praticada na esquina, como em Itabirito.

Perto de Belo Horizonte está cheio de bons produtores. Tendo uma Paraopeba por perto, eles sobrevivem. Melhor: podem viver com dignidade e seguindo a vocação que talvez lhes tenha sido presenteada por avós. Clássica 'tragédia' do pequeno produtor: ser obrigado a abrir mão de sua vocação para plantar alguma coisa que todo mundo ao redor irá plantar e vender para uma megacooperativa qualquer."

Isso é ver – e mostrar – o mundo, Viomundo!

Roberto Locatelli

Os jornalecões e a rede Globo estão fora da realidade, vivem num universo paralelo. Por isso acreditaram MESMO que Serra iria ganhar as eleições. E agora não entendem como é que o "mais preparado" sofrerá uma derrota fragorosa. Argumentam que deve ser por causa da popularidade do Lula. Ora, mas porque é que o Lula é o presidente mais popular da História do Brasil? Por que tem a língua presa? Ou por que o Brasil, finalmente, está tendo crescimento com justiça social? O que o Jabor, Miriam, Merval, etc, não percebem é que o eleitor está feliz porque o Brasil, finalmente, decolou. E não há guru indiano que mude isso.

    Jairo_Beraldo

    E também hoje, com a barriga forrada, não mais trocam o voto por um "banquete"…pão com mortadela.

    Gersier

    Ou uma farofada com mais farinha que carne de segunda misturada a muita "muchiba" como acontecia no norte de Minas.

Augusto

Azenha, eu às vezes fico estarrecido com burguesinhos de classe média bem "medinha" mesmo. Eu faço pós-graduação e às vezes eu simplesmente não acredito nas bobagens que eu ouço na sala de aula. Sempre que o tema é político ou de alguma forma a aula acaba tocando em algum tema político, alguns alunos fazem questão de se manifestar com piadinhas e chacotas a respeito do presidente Lula e Dilma Rousseff. Para eles, FHC é um deus… É impressionante! E o pior é que praticamente toda a sala entra na onda. Houve um dia em que a discussão foi sobre o bolsa família. Praticamente todos chamaram os beneficiados de "vagabundos". Esta foi a palavra usada: "vagabundos"

    Emília

    Quando um desses que critica o Bolsa Família conseguir trabalhar sem comer , ai sim, pode chamar de vagabundo. Será que alguém em sã consciência acredita que 120,00 em média dá pra viver a vida vagabundando? Conheço muitas mulheres que recebem o bolsa família e, por conta disso, consegue trabalhar enquanto os filhos estão na escola. Quem fala uma idiotice dessas é porque nunca passou necessidade e/ou não sabe da realidade da vida, Augusto.

    Baixada Carioca

    Ontem tive uma discussão sobre o bolsa família na sala de aula. Tem uma turma que não aceita que alguém seja beneficiário do programa porque seus pais os sustentaram sem a necessidade de um programa assim. Mas a gente tem que mostrar o outro lado. Não podemos nos calar e mostrar o quanto isso está sendo importante para o país.

    No meu bairro, mostrei ao proprietário de uma abatedouro o quanto ele é beneficiário do programa (de forma indireta). Ele, afinal, concluiu que passou a vender mais nos últimos anos. Fui ajudado pelo dono da padaria que mostrou o quanto cresceu nos últimos anos por conta dos programas sociais. Todos eles vendem mais. E por quê? Por que as pessoas mais pobres passaram a ser consumidoras também.

Baixada Carioca

O então deputado (e hoje candidato a presidente)…, que também não tem a menor paciência, tem uma mídia enorme. É uma coisa de São Paulo. Nunca entendi o mistério [dele]…, porque ele pode ser bom informante para os jornais de São Paulo; para os do Rio eu não conheço essa generosidade dele. No entanto, ele é notícia, mas tem uma relação antipática. Reclama de tudo. Faz queixa de qualquer vírgula que não seja simpática […] (Tereza Cruvinel in Liberalquino, 2002: p. 194)

Eles adotam o seguinte princípio jornalístico: todo fato há sempre um lado sombrio a ser explorado. E o fazem com uma precisão cirúrgica, fruto da admoestação adquirida na Academia onde receberam um belo diploma de jornalista.

Fábio Lopes da Silva

Hoje, o Augusto Nunes publicou um post em que um tal de Celso Arnaldo comenta a declarações dadas pela Dilma ontem. O texto em questão, redobrando os preconceitos de costume, visa demonstrar que a candidata petista não teria nada a dizer. O título já diz tudo: '"Surpreendente revelação da doutora em nada:' Hoje é 7 de setembro'". So far, so good. Quem tiver paciência entre, hoje, dia 8, no sítio eletrônico do Serra. Na página inicial, lê-se em letras garrafais: "Feliz 7 de setembro". Entendeu, Sr. Augusto Nunes, por que a Dilma precisa esclarecer (ao menos a certos brasileiros) que 7 de setembro foi ontem?

Gerson Carneiro

O Serra, "experiente", "preparado"; trocou o voto da maioria dos leitores pelo voto do topo da pirâmide social, que se vê representado nos jornais (incluindo os citados jornalistas de classe média. E não são todos, ressalto, há os que lá estão por questões profissionais e não por ideologia).

Não é preciso ser um Engenheiro, tampouco um Jênio, pra perceber que o topo da pirâmide é menos volumoso que a base. Daí é só deduzir aonde tem mais eleitores. O Lula foi sábio nesse fato.

Quanto à manchete que o Estadão “achou”, se pretenderam criar um enigma, criaram apenas para eles próprios, e ficou revelado que estão perdidos. Eu prefiro enigmas inteligentes como a letra "Depois do começo" da banda Legião Urbana.

"E depois do começo o que vier vai começar a ser o fim…. e depois do começo o que vier vai começar a ser o fim… e depois do começo…".

Leider_Lincoln

Inacreditável. Se reunissem Lewis Carroll, George Orwell e Jonathan Swift, no auge de suas loucuras, teriam montado uma matéria deste tipo. Isso não é jornalismo nem mera ficção, é realismo fantástico.

Luis Armidoro

Prezado Azenha e camaradas do blog

O "pensamento" neocon aqui no Brasil consegue ser mais infame, ridículo e raso do que o de sua matriz (os EUA). Além de vomitarem asneiras sem parar nos "jornais", ainda consideram o neo-liberalismo (que está na missa de 7º dia no resto do mundo) a maior construção da humanidade em todos os tempos.

Sérgio Luís

Realmente, a elite nunca ouviu a voz das ruas. Enquanto essas vozes não tinham repercussão, estava tudo muito bem para as classes dominantes! Mas, a partir do momento em que o clamor popular encontrou eco em um governo popular, a coisa complicou para o topo da pirâmide social. Eles não entendem como uma "quebra de sigilo fiscal", se é que houve, não tem importância para o povo. Esquecem que dezenas de milhões de brasileiros nunca tiveram conta em banco, cartão de crédito, imposto de renda, etc. O governo Lula é que trouxe uma nova realidade às pessoas, de poder consumir produtos e serviços que antes eram prvilégios da classe média e alta do país. Esse é o segredo da popularidade de Lula e do PT.

Heber

Vacina contra o engodo… site deveria criar lista de eleitores com número do título, especificando votos.

Só assim poderíamos evitar um novo "proconsult' Última instância da direitona.

Marcia Costa

Viajei este fim de semana para Araxá, onde estive a exatos dois anos. À época o Governo Lula iniciava as obras do Anel Viário de Uberlândia e a reforma e duplicação da BR-050 (PAC). Foi com alegria que passei pelo novo anel viário e por vários trechos da rodovia já recuperados e sem pedágio. As obras continuam e estou certa de que, com o apoio de Dilma, ficará muito melhor sair de Brasília para Araxá. Só lamento pela cidade que é tomada pelo pensamento que você citou em seu artigo. A classe média são caboclos querendo ser ingleses. Também tive que conviver no hotel com uns paulistas do interior que pensavam da mesma forma. Sem preconceitos contra o povo do interior, mas eu não consigo entender como eles não percebem a mudança em nosso país. Meu carro com o adesivo da Dilma e do Agnello era uma afronta para as pessoas, que me olhavam como se eu fosse uma sem terra que ali não devia estar. Entretanto, nas pequenas barraquinhas de artesanato e nos singelos restaurantes de comida típica mineira foi que encontrei a boa gente simples que a faz deste Brasil ser o país mais lindo do mundo.

    Bob

    Márcia, se voce com seu adesivo se sentia um sem terra, então como a Dilma tem todo esse Ibope? Diante dos números das pesquisas era para haver uma sensação diferente. Em tempo, o qual foi o objetivo do comentário "pequenas barraquinhas e singelos restaurantes…" só gente pobre e simples fazem do Brasil o pais mais lindo do mundo? E o eu que não sou pobre onde me encaixo?

    sergio pinto

    Bob (que apelido estranho),

    Por acaso você mora em sumpaulo? Se sim, coloque um adesivo da "terrorista" e dê uma volta por Higienópolis, Itaim Bibi, Jardim Analia Franco e outros lugares frequentados pela "massa cheirosa".
    O ibope da "terrorista" é alto sim; vem da voz das ruas, que há pouco tempo atrás não era ouvida

    eroni spinato

    Deixe de ser cínico você entendeu muito bem!… se encaixa na mala do Serra!…

    Emilio_Matos

    Uai, só você é que pode responder onde você se encaixa. O que você acha de o índice de Gini ainda ser mais de 50? O que você acha de pagar menos porcentagem de sua renda em impostos do que um morador de uma favela? O que você acha de programas de redistribuição direta de renda? O que você acha da educação no nosso país? Quais as prioridades que você listaria para serem resolvidas por uma reforma tributária?

    E aí? Onde você se encaixa?

kalango Bakunin

o PIG está em pânico porque o zé-coiso não vai se eleger
e então o zé-baixaria não poderá comprar assinaturas para todas as escolas públicas, universidades, centros de ensino técnico e bibliotecas de todo o Brasil
quanto então o PIG poderia deixar de vender assinaturas individuais nem colocar suas excrescências nas bancas
aí está uma grande motivo para o PIG espernear e se desesperar dessa maneira

Guto

Falando em jornal, Azenha, lembra que o Serra dava "aulas" para crianças da 4. série quando governador? http://www.youtube.com/watch?v=DJ5UdW8cMmw&fe

Nesse vídeo, a partir de 1min, ele fala para as crianças quão importante é ler jornal diariamente.
No 1:26, aparece o jornal. Nada menos que o JT!
Serra, garoto propadanda!

Paulo Nolasco

Uma crise pode ser vista como um problema, como aconteceu três vezes com FHC, ou pode ser vista como uma oportunidade de crescimento, que foi o caso de Lula, sendo que com FHC o problema, eram números e com Lula, a oportunidade era para pessoas.

Deixe seu comentário

Leia também