VIOMUNDO

Diário da Resistência

Sobre


Opinião do blog

O mundo em rede é instantâneo; o PT, jurássico


04/10/2010 - 20h23

por Luiz Carlos Azenha

Escrevi, muito antes da eleição brasileira, um artigo em que descrevia a campanha eleitoral dos Estados Unidos em 2008 — eu  morava em Washington, então.

Lá, a máquina de moer carne republicana fatiou Barack Obama com o objetivo de atender a preconceitos latentes nos eleitores estadunidenses:

1. Barack Obama, o muçulmano (cujo vice era satanista);

2. Barack Obama, que não nasceu nos Estados Unidos (“o búlgaro”);

3. Barack Obama, associado a um pastor “radical” (lutou contra o regime militar);

4. Barack Obama, o terrorista (recebeu em casa, uma vez, Bill Ayers, que havia integrado um grupo que jogou bombas no Pentágono e no Congresso);

5. Barack Hussein Obama, cujo sobrenome denotava submissão a bin Laden.

6. Barack Obama, que estudou em uma madrassa (a escola religiosa islâmica).

Pouco importava, então, se isso tinha ou não relação com a realidade.

O objetivo, como escrevi, era ter um boato, uma ilação, uma suposição para se encaixar em cada um dos preconceitos já existentes no eleitorado.

Não disseram que Obama era gay, mas disseram que ele apoiava o casamento gay.

Como a campanha de Obama enfrentou a onda de boatos, mentiras, ilações e suposições?

Montou um site na internet exclusivamente dedicado a combater os boatos. Quando o internauta desse um Google atrás da informação, tinha um contraponto à máquina republicana de moer carne.

Além disso, Obama montou uma força-tarefa de militantes virtuais e advogados exclusivamente dedicada a combater os boatos, tentar identificar a origem deles e ingressar na Justiça com as medidas cabíveis.

Por que?

Porque vivemos no mundo da informação instantânea. Porque vivemos no mundo em que aqueles que tem acesso às tecnologias da informação se transformaram em produtores e disseminadores de conteúdo, para o bem e para o mal.

Uma mentira disseminada na internet tem o potencial de se replicar N vezes antes que você seja capaz de articular uma resposta.

No dia do primeiro turno, assisti a um debate inócuo e cheio de lugares-comuns na Globonews. O objetivo do debate era óbvio: dizer que a TV era a grande formadora de opinião e que o papel da internet era ínfimo.

Bobagem. A disseminação de boatos a respeito de Dilma Rousseff pode ter tido um papel central no período que precedeu o primeiro turno.

E o PT com isso? E  a campanha de Dilma Rousseff com isso?

Nada.

O PT e a campanha de Dilma são jurássicos, quando se trata do uso da rede para combater a boataria.

O PT ainda é refém do ciclo de notícias dos jornais diários.

Aliás, o partido é fiador da mídia que investiu na destruição de seus candidatos.

Na campanha atual, de Dilma Rousseff, concedeu privilégios em três oportunidades a um repórter da TV Globo, que fez o perfil que estrelou o Jornal Nacional da véspera da eleição. O acesso a Dilma deu legitimidade ao perfil de Marina Silva, uma superprodução hollywodiana que estrelou o JN de sábado passado, com objetivos óbvios.

Aliás, no comício de encerramento da campanha de Dilma em Porto Alegre, um repórter da revista Veja teve acesso privilegiado ao palco.

Últimas unidades

A mídia descontrolada: Episódios da luta contra o pensamento único
A mídia descontrolada

O livro analisa atuação dos meios de comunicação.

A publicação traz uma coletânea de artigos produzidos por um dos maiores especialistas do Brasil no tema da democratização da comunicação.

Por Laurindo Lalo Leal Filho



354 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

Hermar Pereira

11 de outubro de 2010 às 08h56

Azenha e pensar que no comite central de imprensa da campanha ainda tem figurão acreditando que a boataria fundamentalista não foi determinante para a transferencia dos milhões de votos para a Marina Silva.

Responder

A floridização da eleição brasileira | PavaBlog

11 de outubro de 2010 às 06h02

[…] fiéis se torna um espalhador em potencial dos ataques comandados/estimulados pelos líderes, para espanto dos matutos digitais que são surpreendidos por uma situação que foge ao mundinho esquemático do […]

Responder

Rodolfo Machado

07 de outubro de 2010 às 18h22

Azenha, isto é que é agilidade na internet, de uma olhada neste artigo no Blog do Flavio Gomes, se o PT tivesse esta criatividade e esta agilidade, veja se o carro do artigo não é o Serra escrito.
http://colunistas.ig.com.br/flaviogomes/2010/10/0

Responder

Ajamos, mas como quem planta! | Blog do Atheneu

05 de outubro de 2010 às 22h53

[…] vejo agora que estamos insistindo em alguns deles. O  Azenha, sobre isso, já deu umas dicas AQUI. Mas não custa relembrar a nós mesmos o que temos de fazer e sobretudo, o que não podemos fazer […]

Responder

kali, a negra

05 de outubro de 2010 às 19h25

Tá eu quero a Dilma partindo para cima

Mas powwww

Ela ficou com 47% dos votos.

O Serra teve 32%

O povo está agindo como se fosse o contrário

Pelo amor…

Responder

    @antoniornavarro

    05 de outubro de 2010 às 20h11

    Sem esquecer, companheiro, as abstenções. Minha esposa foi votar e descobriu, somente nesse momento, que havia mudado de escola…

Well Costa

05 de outubro de 2010 às 18h45

Estava conversando hoje a noite com um amigo, ele disse que votou na Marina como um voto de repulsa e indignação ao PT, disse tambem que não votaria no sr. serrote, acredito eu que o PT teve uma grande parcela de culpa na decisão desse pleito de 03 de outubro.
1º Por levar as acusações dos adversarios em banho-maria.
2º Por ter dado corda ao jornalões e a midia em montar barraca em seu quintal, uma vez dentro de sua casa se julga dono, ou seja se falei "seja mentira ou verdade" não retrucou como diz o ditado "quem cala consente", tipo outra "onde a fumaça a fogo", "toda mentira tem um fundo de verdade" e por ai vai.
3º Por ter deixado seus adversarios se fazerem em cima dos seus erros, mesmo sabendo dos erros dos seus adversarios e tendo a coragem de enfreta-los no mesmo campo na mesma moeda. Todos nós sabemos mesmo quem não mora em São Paulo o governo que o sr. serrote fez nesse estado, agora fica o partido a mercê com todo respeito de uma senhora magoada, dispeitada por não ser a escolhida de Lula para sua sucessão, todos nós sabemos quem esta por trás da candidata do PV "PIG", concordo com o Paulo Henrique, quando diz o "(Será que a Marina não se lançou candidata a Presidente porque sabia que seria derrotada para o Senado no Acre ?. E jogou-se no precipício de um degrau mais alto ?). O PV é um partido do tipo “barriga de aluguel” pelo país afora. Une-se ao “primeiro” que aparecer, com entusiasmo febril se o “primeiro” que aparecer surgir do lado direito do espectro político. Especialmente se esse “primeiro” dispuser de recursos fartos para financiar os elevados custos de diversos tipos de campanhas." O Brasil viveu 502 anos "ate a era fhc", com apenas 08 anos se conquistou respeito e atenção pelo mundo afora, resgatamos um dos nosso maiores patrimônio PT-BR, para entregar nas mãos dos gafanhotos, migradores, cortadores e destruidores, será simplesmente 08 anos em vão, daria um doce pra saber o que estaria se passando na cabeça do Presidente Lula logo após a apuração no domingo, para falar a verdade estou com a alma e espirito atribulado, o futuro a Deus pertençe e espero que ele tenha misericordia e compaixão de nós, que não nos abandone nessa hora mais difiçil para nós e nossa familia, meus sinceros apreço a esse blog, boa noite a todos, abraço…Well Costa

Responder

    @antoniornavarro

    05 de outubro de 2010 às 20h13

    E a mídia partiu para o tudo o nada, vamos enfrentá-la. não conheço fulano algum que votou contra o PT pq estava metendo pau na mídia, pelo contrário, todos que conheço falaram: – está tarde!

Marconi Brasil

05 de outubro de 2010 às 18h45

Muita moscas sendo degustadas demais. Atenção PT! Atenção!

Responder

Oliveira B.

05 de outubro de 2010 às 18h30

Concordo, a campanha da Dilma comeu mosca e ficou petrificada nessa onda de boatos. Na última hora todos olhavam para a próxima capa da VEJA temendo mais uma denúncia devastadora mas o ataque veio fulminante pela retaguarda, digo, pela Internet, e ninguém soube fazer nada a não ser uma reunião de cúpula e burocrática com os chefões das Igrejas.
Também nunca entendi a recusa de enfrentar o caso Erenice no horário gratuito e nos debates. O governo demite a ministra e assim admite a culpa mas a campanha finge de morta e deixa o bombardeio midiático correr solto. Absolutamente incompreensível, coisa de marqueteiro que não tem o faro e a garra da política.
Espero que isso mude nesse segundo turno. Ainda dará tempo e fará efeito ? Não sei.

Responder

    AlxMendes

    05 de outubro de 2010 às 22h40

    Coisa do Palocci, o PT "light" queridinho da PiG!

Roberto Ribeiro

05 de outubro de 2010 às 18h10

A "bala de prata" veio do púlpito, João Santana viajou na maionese.

Responder

    AlxMendes

    05 de outubro de 2010 às 22h49

    A bala de prata foi o dataerro dar 55% pro Alckmin e o globope dar 55% pra Dilma. Tentam desmontar o processo no TSE.

    E com os nossos juízes, todo "direitões", todos pensando na aposentadoria para montar uma banca para receber milhões para acertar vitórias em processos, fica difícil haver justiça nesse país. Lula tem que nomear Fausto de Sanctis para o STF! Ou por uma autêntico esquerdista radical.

    E Roriz aperta o TSE contra a parede de pregos!

    São profissionais e o PT tentar ser light foi primário. Fora Palocci !

    O PT tem que obrigar a globobo mostrar todas as pesquisas ou nenhuma.
    Tem que entrar com processo de investigação contra a manipulação em SP no TSE, pois em SP toda a justiça e Ministério Público estão tucanizados 100%! Nenhum processo contra o PSDB avança em SP!

    E o Hélio Bicudo, heim, que papelão deixar-se usar pela PiG! Lamentável!

ratusnatus

05 de outubro de 2010 às 17h16

Afinal de contas, pq o PT ainda baba ovo da Globo?

Para um presidente com 90% de aprovação, o resultado foi pífio. Uma verdadeira desgraça. Uma boa porcaria, para dizer a verdade.

Fica só se defendendo…. agora corre o risco REAL de perder a eleição.
Só se defende, é quem tem rabo preso. Se denúncias são mentirosas, tem que partir pro ataque.
Lembra do Júnior Baiano? Tesoura voadora neles!!!

Responder

Armando do Prado

05 de outubro de 2010 às 17h15

Vamos à politização do debate e nada de aborto e religiosidade, pois esses temas são o que os fascistas querem que discutamos. Não podemos deixar que nos pautem. Temo 17 milhões de votos na frente. Ganhamos. Apenas não no 1º turno. Não dependemos de Marina. Temos que valorizar nossos pp. votos, os que se abstiveram, e brigar pelos votos indecisos, nulos e brancos. Muitos dos votos da Marina virão naturalmente para nós. Avante.

Responder

Gersier

05 de outubro de 2010 às 16h15

Agora à tarde estive em uma consulta médica.Na recepção conversando com um senhor de 72 anos,ele me disse que havia votado na Marina e eu quis saber porque.Mesmo preparado,levei um tremendo susto quando ele me disse que tinha a pretensão de votar na Dilma mas não votou porque ela é a favor de " onde já se viu,homem casar com homem,mulher com mulher" e acrescentou ",que ela é a favor do aborto e disse que nem Jesus Cristo tira a vitória dela".Como na parte da manhã eu havia imprimido o post do PHA sobre o assunto, para deixar no consultório(faço sempre isso),dei uma cópia pra ele e expliquei que tudo isso é mentira do serra que quer enganar pessoas de bom coração como ele.Expliquei a ele que serra quer ganhar a eleição em cima de mentiras e de calúnias.Disse pra ele,se fazem isso pra ganhar uma eleição, essas mentiras.

Responder

    Carlos Ribeiro

    05 de outubro de 2010 às 18h01

    No domingo por volta de meio dia, recebí visita de familiares de minhas esposa. Uma sobrinha dela de 18 anos perguntou em quem eu havia votado, respondí que em Dilma. Ela arregalou os olhos e disse: Tio, você votou em uma terrorista, numa mulher que defende o aborto? Perguntei-lhe de onde tinha tirado tais idéias(recebí pelo menos 10 e-mails do tipo) e ela disse ué, o pau que rola na internet são e-mails desse tipo e foi por isso que votei na Marina.

Marianne

05 de outubro de 2010 às 15h14

Eu acho isso importante e que pode fazer uma diferença sim.
Eu recebo direto emails com boatos sobre a Dilma, sobre o Lula, o filho do Lula…
Sou de São Paulo, aqui muita gente bem informada votou na Marina e agora não sabem em quem votar. Dizem que o Serra e a Dilma são "tudo a mesma m….". São pessoas que são de esquerda em teoria, mas se decepcionaram com casos de corrupção no PT, alardeados pela mídia.
São pessoas que poderiam ser convencidas com os argumentos corretos. Basta mostrar os casos de corrupção no PSDB, mostrar a parcialidade da mídia que temos, comparar o governo do PSDB com o do PT, mostar tudo de bom que tem sido feito, comparar os programas, enfim, mostrar fatos, argumentos, rebater boatos… Acho que dá pra conseguir convencer uma boa porcentagem sim, e acho que nesta situação qualquer 0,01% conta!

Responder

    AlxMendes

    05 de outubro de 2010 às 23h00

    A PRIVATARIA DA TRANSMISSÂO PAULISTA fica escondida até hoje.

    O PSDB entregou a estatal paulista lucrativa (R$500 milhões por ano) , que valia R$1 BILHÃO, por R$755 milhões, sendo que a CTEEP tinha R$620 milhões em caixa! deu para a ESTATAL colombiana ISA por apenas R$1365 milhões o que valia R$1 BILHÃO! Alckmin é ficha sujíssima! Não ficaria no cargo se houvesse justiça no Brasil!

    E concordo na indignação pelo PT, Lula e Dilma babarem ovo na globo. è coisa do Palocci o neoliberal adorado pela PiG.

    Ou os BLOGS do NASSIF, PHA e AZENHA colocam isso no ar ou não venceremos nunca a próxima batalha, de vida ou morte!

    A PiG e o PSDB são profissionais! Pra isso temos que agir como os vietnamitas: derrotar o império com muita luta, sangue e suor de dedos doendo de tanto digitar. Agora os marqueteiros light-palocianos precisam acordar!

    Processo contra o dataerro e globope. O dataerro tem que ser proibido de fazer pesquisa e divulgar qq coisa. Manipularam e venceram a batalha em SP, a Kursk dessa guerra!

    E cuidado com as fraudes nas urnas eletrônicas…

Conceição Lemes

05 de outubro de 2010 às 15h10

Mauro Silva, as ilustrações postadas por vc parecem sair da pena do PIG. Aqui, não há espaço para elas. saudações

Responder

Julio Silveira

05 de outubro de 2010 às 14h36

Caro Azenha, acredito que a base petista é guerreira e muito diferente de boa parte da direção mais propensos a jogo de gabinete. Acho que se vem com generais mandando seus soldados para a guerra sem se arriscar no front.
Perderam a essencia do partido, eu diria que os governos tem feito muito mal ao PT.
Eles ainda não entenderam que são depositários de uma esperança de mudança ansiada pela cidadania a séculos.

Responder

Marcelo

05 de outubro de 2010 às 14h26

Por falar nisso a Folha. com virou mestre em desinformar e depois corrigir. Na Folha.com voce pode ver três títulos diferentes para a mesma notícia. É só conferir na parte inicial da página linkada a seguir em "Leia mais" os três títulos: http://comentarios.folha.com.br/comentarios?comme
Ou seja, a Folha noticia errado ou mente e depois corrige como se nada tivesse acontecido. Segundo a Folha os ajudados pelo tiririca teriam sido, segundo a folha, dois petistas e o delegado Protógenes. Barriga! Otoniel Lima é do PRB e não do PT. Depois de corrigido o erro a intenção de acusar o PT da matéria esvaiu-se totalmente. O próprio novo título ficou sem razão. É assim que eles fazem jornalismo! Só não sei se eles erram ou mentem… Assim foi com o assassinato do Tuma também!

Responder

T.G.Meirelles

05 de outubro de 2010 às 14h26

Há tempos venho dizendo e propondo: É preciso armar o contra-ataque aos e-mails falsos e mentirosos que circulam por aí.
Antes mesmo das eleições, sempre afirmei que seria necessário elaborar um antídoto contra as mentiras sobre o presidente Lula e, como se viu agora, sobre sua candidata. Na minha idéia inicial, pensei em algo como uma seção em um site ou blog que se encarregasse de colecionar esses e-mails, que seriam enviados por internautas colaboradores para, então, rebatê-los com a verdade. Depois pensei em um site próprio para isso. O internauta enviaria o e-mail e, querendo, poderia colaborar no desmentido com documentos, links e opiniões. O site colocaria o produto final à disposição para que fosse copiado por quem recebeu o e-mail falso para que servisse de resposta, devolvendo-o a que lhe repassou. Aleatoriamente, chamei de central de e-mails falsos. O poder do e-mail é inacreditavelmente maior do que se imagina. A ficha falsa da Dilma, A mansão do Lulinha, A matéria contra Dilma em jornais do Canadá, A demissão de Boris Casoy da TV a mando do Lula e outros mais chegam ao povo através de e-mails.
Sugeri isso em diversos blogs e sites. Aqui mesmo no Viomundo, no Cloacanews, no Osamigosdopresidentelula e muitos outros. Ninguém se interessou. Nada contra, afinal não é obrigação de ninguém. Mas a idéia poderia ser repassada a quem se interessasse.
Agora fico sabendo que essa foi uma arma decisiva para a elição do Obama.
Vá ao conversaafiada do PHA e veja você mesmo: http://www.conversaafiada.com.br/politica/2010/10
DESCOBRIRAM A PÓLVORA!!!

Responder

    Bonifa

    05 de outubro de 2010 às 18h22

    Apoiado, Meirelles. Creio que quem vai cuidar da defesa de Dilma na Internet deva entrar o quanto antes em contato com você, que tem grande contribuição a dar nesta guerra eleitoral.

Grigório Cavalcante

05 de outubro de 2010 às 14h16

Azenha, seria importante que o PT e o comando da campanha de Dilma solicitassem investigação quanto à origem destes e-mails. Acredito que a Polícia Federal tem como rastrear de onde partem estes ataques.

Responder

    rita lelis

    05 de outubro de 2010 às 15h28

    grigório, agora é um pouco tarde.
    assim como outras pessoas, mandei os emails para os blogs do pt, para o nassif, pha etc. preocupada com eles.
    a contra-informação foi pífia e demorada. e olha que não entendo nada de mídia, mal sei navegar na web.
    eu me senti uma perfeita idiota, respondendo aos tais email e quando saiu a carta dos pastores, preparei um email dizendo que estava atendendo a pedido do conselho de pastores, divulgando a carta. mandei para todas as pessoas que me repassaram o email, inclusive para os "copiados".
    passei a 5a e 6a feiras só fazendo isso pois o uol só manda de 50 em 50. foi o que pude fazer.
    cheguei a pensar que eu estava delirando. hoje, vejo márcia cavalari, do ibope, dizer que a diferença esteve no voto que se contaminou pelos boatos. vamos ver agora se a onda se estancou.

kali, a negra

05 de outubro de 2010 às 14h09

CHEGA de dilminha paz e amor.

A mulher é uma leoa.

O PT tem de deixar ela partir para cima e jantar o nosferatus

Responder

Brasileiro

05 de outubro de 2010 às 13h57

divulga: EX-Governador do PSDB defende madeireiros e chama ministra de demagoga e mentirosa
http://www.tudorondonia.com/ler.php?id=5393

@Porra_Serra_

Responder

Marinho

05 de outubro de 2010 às 13h53

No final todo mundo quer aparecer bem na Globo!

Responder

Ajamos, mas como quem cuida de flores! | ESTADO ANARQUISTA

05 de outubro de 2010 às 13h53

[…] vejo agora que estamos insistindo em alguns deles. O  Azenha, sobre isso, já deu umas dicas AQUI. Mas não custa relembrar a nós mesmos o que temos de fazer e sobretudo, o que não podemos fazer […]

Responder

Messias Macedo

05 de outubro de 2010 às 13h44

O PRAGMATISMO E A DESPOLITIZAÇÃO DA SOCIEDADE CONDENÁVEIS PRATICADOS PELO PT! ENTENDA!
EPÍLOGO(?!)

Por que Diabos, a campanha do PT, respaldada na fenomenal popularidade do presidente Lula, tem medo de estabelecer uma interlocução séria, democrática, producente, pedagógica e transparente com o povo religioso ou não?!

RESCALDO: ou o PT adota a *tese do **Plínio de Arruda Sampaio ou não terá credibilidade para esperar apoio da verdadeira militância, que só serve para comer poeira e ouvir desaforos!
*destinação de 10% do PIB para a educação pública de qualidade, libertária e revolucionária! Nem 9,8% nem 9,9%! Ainda que a materialização deste processo ocorra progressivamente, contudo durante o primeiro mandato da presidente Dilma Roussef! Ou seja, na campanha para o segundo turno, a candidata Dilma deverá apresentar este plano de meta, enunciando o cronograma, informando as fontes dos recursos e narrando para a sociedade, principalmente para as massas, a importância colossal deste encaminhamento!

**o bom e utópico Plínio de Arruda Sampaio: nasceu homem e cada vez mais se torna um menino!
República de ‘Nois’ Bananas
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Responder

Messias Macedo

05 de outubro de 2010 às 13h43

O PRAGMATISMO E A DESPOLITIZAÇÃO DA SOCIEDADE CONDENÁVEIS PRATICADOS PELO PT! ENTENDA!
PT estuda tirar aborto de programa para estancar queda de Dilma entre religiosos
Folha online
05/10/2010 – 07h45

AGORA, ATENTE PARA UMA ANÁLISE DO JORNALISTA LUIZ CARLOS AZENHA:
… “O ‘melhorismo’ de Lula, na definição de Plínio de Arruda Sampaio, se assenta sobre bases mais frágeis do que se imaginava?…”

DESABAFA MATUTO SUJO ‘BANANIENSE’!

Quer dizer que a campanha do PT irá potencializar a alienação de certos setores da sociedade brasileira?! No segundo turno, a campanha da Dilma Rousseff irá reforçar o anacronismo, a intolerância, a ignorância… Destes mesmos setores?!…

Responder

dos Santos

05 de outubro de 2010 às 13h26

Rapaz eu fiquei chocado quando Lula venceu a eleiçao e foi correndo e sorridente dar entrevista na Globo.Pelo que vc conta Azenha parece que com a Dilma vai acontecer o mesmo, se ela for eleita.Rapaz acho que vou votar em branco.

Responder

    zejustino

    05 de outubro de 2010 às 20h13

    Ou você ainda não entendeu ou está com más intenções com seu comentário. O governo Lula pulverizou as verbas publicitárias e não contempla mais as quadrilhas mafiomidiáticas com a maior parte da verba como faziam os governos anteriores (principalmente os dos tucanos-pefelistas). Aliás, procure saber sôbre a grana que o coiso repassou para as quadrilhas paulistas distribuirem jornais e revistinhas nas escolas. E aproveitaram para distribuir também para a criançada material "didático" com conteúdo pornográfico.

    Na verdade, o Lula morde e depois dá uma abanadinha na mordida acompanhada de um sorrisinho angelical para os facínoras mafiomidiáticos. É por isso que os facínoras vivem a azucrinar o governo. Eles já não recebem mais o JABOUR, digo, JABÁ, que recebiam antes do governo federal entreguista. Agora, recebem tranquilamente o MICHÊ tucano para fazer a contra-propaganda, caluniar, difamar e assassinar reputações conforme as ordens do coiso.

    AlxMendes

    05 de outubro de 2010 às 23h07

    Eu também fiquei chocado.

    Me deu uma raiva tremenda. Deveria ter dado entrevista em todos os demais canais, exceto globo e pro Casoy. No máximo numa coletiva a globo poderia estar!

Messias Macedo

05 de outubro de 2010 às 13h06

O PRAGMATISMO E A DESPOLITIZAÇÃO DA SOCIEDADE CONDENÁVEIS PRATICADOS PELO PT! ENTENDA!
Complemento do texto:
**o bom e utópico Plínio de Arruda Sampaio: nasceu homem e cada vez mais se torna um menino!

BRASIL NAÇÃO – em homenagem ao ínclito brasileiro Plínio de Arruda Sampaio
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Responder

yuri

05 de outubro de 2010 às 13h06

Se o PT mudar o programa do partido, agora -por oportunismo – para aderir a pauta reaça (e disser que é CONTRA a Legalizaçao do Aborto) será o fim do idealismo. J;a vimos o PT se curvar aos poderosos em termos economicos mas aderir a TFP não dá. Aí vou votar no Serra só pra melar tudo mesmo!!! Pelo amor, sejamos coerentes. Fora pragmatismo eleitoral. Já basta ter que engolir o Sarney, Temer, Barbalho, Collor etc. Aí não dá! Vamos defender a bandeiras histórica da Liberdade da mulher sobre seu corpo. Só faltava essa mesmo pra vaca ir pro brejo. Coerência!!!!

Responder

Claudio

05 de outubro de 2010 às 13h05

Azenha,

Os caciques do PT e o Marcelo Branco ficam brincando na twiter ao invés de debater, eu mesmo tentei avisar sobre o movimento nas igrejas, não consegui nada.

O Pessoal da Marina botou pra quebrar.

O resultado tá aí.

Lamentável !!!

O silas ficou batendo naquela tecla anti-petista por semanas e ninguém do PT reagiu.

Detalhe, o vídeo do Pastor Paschoal já tinha 2.000.000 de acessos está em 3.000.000.

Responder

Rogério Leonardo

05 de outubro de 2010 às 13h01

3ª Parte

Em síntese, o PT tem perdido eleições e oportunidades de grandes vitórias por sua própria incompetência em gerir suas campanhas e candidatos, são inúmeros os erros primários cometidos pela direção do partido, pois, em matéria de administração pública, não há como comparar os governos do PSDB com os governos do PT, porém, não é isso que chega aos ouvidos da população em época eleitoral.
Marina Silva foi apenas a escolhida para catalizar os votos perdidos devido a primariedade dos caciques petistas, isso porque José Serra é tão ruim que não seria capaz de fazê-lo.
Digo a todos os que simpatizam com o governo Lula, se fosse Aécio Neves o candidato do PSDB, esta eleição presidencial estaria perdida, pois, ele não tem a rejeição de Serra e é um político muito mais capaz na costura de alianças.
Além disso, é bom que prestem bastante atenção à Minas Gerais, pois Aécio e Anastasia podem ser responsáveis pela virada tucana.
Infelizmente, o fato é que o PT tem perdido para ele mesmo.

Responder

    @liapsicologa

    05 de outubro de 2010 às 15h10

    Eu não poderia colocar melhor do que vc, os erros e o despreparo das campanhas do PT. É de costume do PT ser muito "sincero" e com essa tal sinceridade e, como disse a Dilma, "Não vamos rebaixar o nível" dá-se que, não se combate as acusações e o PT, que poderia ter ganho no primeiro turno está nesssa situação agora.__Que o Brasil é um país católico/evangélico não há dúvida. E o PT não leva isso em consideração. Como é que o brasileiro pode ser politizado se é geralmente um analfabeto funcional e não consegue interpretar o que lê? Se tivemos uma ditadura que se prorroga até hoje com as elites tentando voltar ao passado? Os jovens votaram em Marina porque ela representou (em termos de marketing) o novo, o diferente, o ecologismo, o protesto. Mas entre os jovens ninguém sabia a fundo o que Marina realmente defende e representa

    @liapsicologa

    05 de outubro de 2010 às 16h14

    .__Enfim, o povo conquistou muita coisa no governo Lula, em termos materiais e em poder. Ingrato, desmemoriado, preferiu satanizar o PT e chutar fora suas próprias conquistas. Aqui em SP, a elite que tem poder aquisitivo votou no Alckmin e quem não tinha também. Ouvi muita gente dizer que não conhecia o Mercadante. Votaram no mais conhecido, não importa quem este realmente seja e pretenda.__É necessário que haja muita politização, muita melhora intelectual pra esse povo, que no fundo, é um maria-vai-com-as-outras, ainda.

Rogério Leonardo

05 de outubro de 2010 às 13h00

2ª Parte
A incompetência do comando da campanha presidencial de Dilma Roussef  precisa ser exposta para que se evite uma improvável, mas, factível, virada neste 2º turno.
Vários foram os erros da campanha que devem ser avaliados, e muitos destes erros já haviam sido cometidos anteriormente, porém, foram novamente observados. Vamos a eles:
a) Não é aceitável que no PT e no governo federal, principalmente após o escândalo do mensalão, não haja a preocupação de orientar e monitorar os funcionários do 1º escalão do governo federal para antecipar possíveis condutas que possam ser utilizadas como suporte para o denuncismo eleitoral. O caso Erenice Guerra é emblemático. Por mais que as denúncias tenha sido anabolizadas pelos meios de comunicação, o fato é que seu filho fazia lobby se utilizando do prestígio da Ministra da Casa Civil embaixo do nariz da administração petista. Há neste escândalo um fator que demonstra a extrema incompetência do PT e do governo federal em administrar seus quadros. Em ano eleitoral, qualquer imbecil sabe que não se deveria aceitar a contratação de parentes por funcionários de 1º escalão, e foi exatamente um parente o responsável por municiar a oposição com um duplo escândalo: o nepotismo e a corrupção na Casa Civil;
b) Não se iludam, o Brasil é um país atrasado e conservador, a classe média é hipócrita e limitada intelectualmente. Os meios de comunicação são espelho disso, reproduzem e alimentam a ignorância dos setores conservadores da sociedade. Não é um país onde seja possível, em plena campanha eleitoral, um embate racional e razoável em questões como aborto, casamento entre homossexuais e legalização das drogas. Tais temas podem e devem ser discutidos, mas, nunca em época de eleição, e, se possível, apesar de ser necessária a participação do governo, a discussão nunca deve ser realizada pelos seus protagonistas. A campanha de Dilma foi muito inocente em não monitorar a candidata e traçar um discurso firme e homogêneo sobre tais questões;
c) Lula errou feio ao ir para o enfrentamento contra a mídia em meio à eleição, deveria tê-lo feito ano passado. Deveria ter tomado as providência necessárias para lutar de igual para igual contra o poder destrutivo dos meios de comunicação. Partir para a guerra em plena campanha foi um enorme tiro no pé, pois possibilitou a vitimização da grande mídia;
d) Como publicado pelo Azenha em seu "vi o mundo", o PT não tem uma estrutura eficaz para responder e desmentir os boatos espalhados via internet, não tem meios para identificar as origens e atacar seus difamadores com ações judiciais;
e) Dilma não foi para o enfrentamento com José Serra, talvez convencida por marqueteiros de que, para quem está na frente, não é produtivo contra-atacar. Nada mais falso, você só fica na defensiva se não possuir argumentos sólidos e estiver na frente das pesquisas (caso da primeira eleição de Lula, quando ainda não tinha realizações como governante para mostrar). Ora, se você é candidata do melhor governo das últimas décadas, tem a obrigação de contra-atacar demonstrando o risco que corre o eleitor em votar em uma candidato como José Serra.
f) Por último, se a intenção era fazer uma eleição plebiscitária, seria necessário atacar fortemente a administração paulista, e, não somente o longínquo governo FHC. Com números e dados contundentes seria possível demonstrar ao eleitor paulista o que significa para o seu bolso e o seu bem estar ser governado pelo PSDB por 16 anos. Pelo que vi na campanha presidencial, os pedágios paulistas são irrisórios, a educação é de primeiro mundo, a carga tributária é a menor de todos os estados da federação, a segurança pública é um exemplo, as polícias nunca se enfrentaram quando em greve, o trânsito é o melhor do Brasil e as enchentes são apenas esporádicas e fruto da ira divina.

Responder

    Marcelo de Matos

    05 de outubro de 2010 às 13h17

    Azenha. Sou jejuno em questões de computador. Se o sistema limita o número de caracteres que podemos postar, por que alguns conseguem postar longos textos? Eu pensava que você é que dava uma colher de chá para esses comentáristas. Pelo texto do Rogério, que dei um ligeira lida, acho que você não daria essa colher de chá? Ou estou enganado? Não estou criticando o blog, veja bem. Quero apenas entender e aprender. Obrigado.

    Marina Serette

    05 de outubro de 2010 às 20h14

    Muito bom Rogério, ótima análise, concordo com todas as suas colocações. Acrescento ainda que o PT adota uma postura sempre acuada e amedrontada diante dos enfrentamentos e denúncias.
    Agora por favor vamos fazer análises, identificar os problemas, mas vamos arregaçar as mangas e batalhar para evitar a vitória do Serra. Hoje já é terça -feira chega de chorar oleite derramado. O que podemos fazer para ajudar a campanha da Dilma? Os difamadores e as baixarias sem consistência estão vencendo em todos os portais, Uol, Terra, Ig e nos sites de jornais e revistas. Temos que tirar o pó do nosso "Principe" do Maquiavel da estante e começar a agir, menos pudores e teorias da conspiração e mais objetividade e ação. Que Brasil queremos?

Rogério Leonardo

05 de outubro de 2010 às 12h59

Não é Marina Silva. O PT é o principal responsável por seus reveses eleitorais.
Por mais que se tente creditar a queda no número de votos da candidata Dilma Roussef a uma  suposta busca do eleitor por novidades no espectro eleitoral, no caso, encarnada na candidatura de Marina Silva, é imperioso ao comando da campanha petista fazer uma autocrítica da sua total incompetência para gerir e controlar seus quadros numa disputa de tamanha complexidade como é uma campanha presidencial.
O PT é um partido que, apesar da grande capacidade para enxergar os problemas mais agudos da população e administrar programas e iniciativas para a melhoria do bem estar dos eleitores em geral, não demonstra a mesma competência na hora de capitalizar em cima de suas realizações e de gerenciar seus quadros de forma a evitar municiar seus adversários na disputa eleitoral. O PSDB e demais legendas do espectro conservador são muito mais eficientes em maquiar e dourar números e estatísticas com a finalidade de demonstrar uma suposta competência administrativa, que, se confrontada com a realidade, não se confirma como verdadeira. Além disso, são extremamente ágeis na iniciativa de encobrir os rastros de seus supostos deslizes no trato com a coisa pública.
Prova disso são os 16 (dezesseis) anos em que o PSDB governa São Paulo, mesmo tendo como herança um passivo educacional desastroso, um aparato de segurança pública corrupto e ineficiente e absurdos como o preço dos pedágios nas estradas paulistas. O Paulista é extremamente vilipendiado e maltratado pelas administrações tucanas, mas, incrivelmente, continua "firme e forte" ao lado do Partido da Social Democracia Brasileira, que leva as eleições, quase sempre, em 1º turno.
Por outro lado, o PT fez no governo federal, com todas as ressalvas que possam ser feitas ao governo Lula, a melhor administração dos últimos 40 anos, com resultados concretos que se refletiram no bolso e na autoestima do povo brasileiro, porém, de maneira inexplicável, as realizações de Lula não se refletiram na eleição presidencial do último domingo (pelo menos não na eleição presidencial).
Em qualquer país do mundo em que o regime democrático esteja consolidado (o que creio ser o caso brasileiro), quando um governo consegue unir avanços econômicos e aumento da autoestima de sua população, esses fatores se convertem quase que automaticamente em uma enorme quantidade de votos e em vitórias avassaladoras, aqui, não foi o caso.
Que os simpatizantes do governo federal não se enganem, apesar da grande quantidade de parlamentares eleitos e de algumas vitórias expressivas nos estados, Lula tomou uma surra em Minas Gerais e Santa Catarina, onde fez questão de se expor como messias eleitoral Perdeu ainda em São Paulo, onde era essencial que a campanha fosse ao menos para o 2º turno.

Responder

Cláudio Engelke

05 de outubro de 2010 às 12h59

A melhor defesa é o ataque!

Responder

Marco

05 de outubro de 2010 às 12h22

Eu acho que a internet no Brasil não tem o mesmo poder da Internet nos USA. As respostas aos ataques vindos da imprensa e dos partidos de direita deveriam ter sido respondidos na TV que, queiramos ou não, é o meio mais poderoso de difusão. Isso faltou. A passividade do PT foi total e nem de longe lembrava o PT de outros tempos. Acho que essa passividade contaminou a militância que pouco (ou nada?) ou se engajou na campanha. Não sei se isso foi incompetência ou arrogância de quem pensava que só o apoio de Lula resolvesse a questão. Espero que a direção do partido aprenda com seus erros e faça um segundo turno com vontade de ganhar.

Responder

    paulobueno

    05 de outubro de 2010 às 19h05

    você acha que a internet não tem poder que a internet dos americanos
    você só acha ,porque na verdade ela tem sim tem poder e tem muito
    muitos jovens e adultos não acompanha TV vive plugado na rede o dia inteiro
    hoje no Brasil mais de 60% da população tem acesso a internet
    estes e-mails falsos e os boatos do aborto levou a eleição p/2° turno
    e pode sim mudar a eleição no dia 31/10se o PT ficar quieto.
    acorda PT
    acorda LULA
    acorda marco.

Svibra

05 de outubro de 2010 às 12h16

A campanha de Dilma, salvo pequenos escorregões da própria, esteve perfeita. Todos sabemos o poder da velha mídia, todos sabemos a baixa politização da sociedade brasileira. Estamos querendo construir um Brasil novo. Não concordamos com a baixaria, não vamos estimular nem usar a mesma tática e SOMOS MAIORIA e VAMOS VENCER.

Lula vais ser mais enfático quanto os preconceitos. quanto à manipulação. Vamos ganhar apertado, e daí, não foi sempre assim nestes dois últimos mandatos. Temos o reconhecimento exterior – ainda vamos repetir o que Lula disse quanto ao segundo turno na sua releição: foi providencial, a oposição teve menos votos!!

As diversas alas das igrejas não estão afinadas, o jogo político entre elas também está sendo feito. A reunião de Dilma com os vencedores do primeiro turno, em apoio a sua candidatura, calou muito bem.

Não veje motivos de derrotismo, quando tudo até agora só mostrou ganhos. O primeiro turno dado como favas contadas? Ora, carambolas, isto é um detalhe, dentre tantos outros.

Responder

Marcelo de Matos

05 de outubro de 2010 às 12h11

Não vamos ficar culpando o PT de Minas, o PT de São Paulo, os religiosos, o uso inadequado da internet, etc. Havia a possibilidade de a Dilma ganhar no primeiro turno. Não deu, paciência – é isso que está faltando. Não dá para comparar as eleições ou a conduta da militância dos EUA com a do Brasil. Não quero dizer que somos melhores, mas, diferentes. Não sei como eles conseguem aguentar aquele sistema (esse sim) jurássico de votação. Usamos bem a internet. Parte da blogosfera dedicou-se em tempo integral à campanha; os internautas debateram, opinaram, participaram. Mesmo que a Dilma perca o segundo turno não será o fim do mundo. O mais importante é o debate de idéias, a tentativa de mudar nosso sistema político que, convenhamos, anda mal. É Tiririca, Wagner Montes, Romário, Garotinho e o filho do Ratinho entre os mais votados, enquanto políticos com boas idéias e vontade de mudar, como Heloisa Helena, Luciana Genro e Brizola Neto ficam de fora. Penso até que a luta é mais importante que a vitória. Não adianta ganhar se não pudermos mudar nada.

Responder

    Maria Dirce

    05 de outubro de 2010 às 12h26

    Mas com certeza o Brizola neto a Dilma vai coloca-lo em algum cargo o cara é fera gente boa.A Marina escondida entre as folhagens da floresta enganou bem o povo,E o PT foi devagar quase parando, a Dilma só faltou se vestir de freira de tãooooooooooooo boazinha que ficou nos palcos políticos enqto a maledicência abundantemente crescia nos sites.NãO ADIANTA QUERER FAZER TIPO PRO ELEITOR, SER UMA MULHER SORRIDENTE QUASE ANGELICAL, O POVO GOSTA DE EMBATES, PQ DAI QUE SAEM AS VERDADES!!!!

    Marcelo de Matos

    05 de outubro de 2010 às 13h35

    Já foi o tempo em que o político se mostrava como ele é. Faziam sucesso, antigamente, frases de efeito ditas em palanque: “Enquanto os cães ladram, a caravana passa”; “O preço da liberdade é a eterna vigilância”, etc. Hoje o cenário é montado pelos marqueteiros. Serra e Dilma devem ter contratado um para coordenar suas campanhas – os preços cobrados são equivalentes. O candidato se submete às orientações do marqueteiro, do contrário não contrataria um profissional desses a peso de ouro. Geralmente, querem carta branca para dirigir a campanha. Acho que foi o Duda Mendonça que criou aquele slogan: “O PT só pensa nisso – acabar com a corrupção e melhorar a vida do povo”. Aí apareceu o tal “mensalão” e caíram de pau no PT. Eu pensei que o PT tinha errado em aderir ao moralismo, uma tendência da direita. Depois entendi que aquilo era coisa de marqueteiro. Não sei se é melhor ir para o embate, como você diz. Ciro Gomes atira até na sombra, inclusive fala palavrões de vez em quando. Isso também tem seu lado negativo.

Orsola Ronzoni

05 de outubro de 2010 às 12h00

Por que Lula tão loquaz durante a campanha presidencial permanece mudo e longe dos holofotes da imprensa? Há mais de 48 horas que os reultados foram divulgados e nem um pio do presidente…

Responder

    Maria Dirce

    05 de outubro de 2010 às 12h34

    Orsola

    O lula foi o maior estrategista das montadoras qdo das greves.com certeza esta aprontando alguma,pode crer,

sandro

05 de outubro de 2010 às 11h57

Tenho dito:

– o PT é AMADOR e LEVIANO ao extremo;

– Lula e sua comunicação com o povo é a única chance;

Responder

    william porto

    05 de outubro de 2010 às 13h10

    O PT virou o PTB de Ivete Vargas. Ou de Roberto Jefferson. Acabou aquele partido puro. Só resta Tasso, Lula e uma meia dúzia que, constrangida, não bopta mais a estrelinha no peito. Dulma vai fazer uma faxina no partido, ou descartá-lo para governar sem as surpresas dos aloprados. Além disso são subservientes ao chicote da mídia que bate na bunda deles todo dia. Ah, PT.

iris

05 de outubro de 2010 às 11h55

lula uma vez perdeu porque foi pusilâneme; se esses oligofrênicos que ta orientando dilma não forem substituidos para mais agressividades, vão se ferrar do mesmo.

Responder

Carlos J. R. Araújo

05 de outubro de 2010 às 11h54

O PT, ao que parece e desde sempre, é uma máquina jurássica. Azenha tem razão. A cabeça do PT raciocina como se estivesse em 1917. E derrotar Serra era tão fácil: bastaria desentocar todas as mazelas fiscais, políticas, econômicas e trabalhistas da direitona, principalmente a paulista. Ainda há tempo.

Responder

    José Eduardo

    05 de outubro de 2010 às 13h55

    Não é bem assim. Tudo isso sairia aqui na internet que tem uma entrada ridícula na população. Tudo que o PT fizesse não ia aparecer na mídia e. principalemte. no JN. Aí, dançamos. Infelizmente, temos que reconhecer, se a mídia não quizer, nós podemos ESTREBUCHAR o quanto quizermos, que a população não vai saber.

ruypenalva

05 de outubro de 2010 às 11h52

Serra autorizava abortos quando era Ministro da Saúde – Blog do PHA:
http://www.conversaafiada.com.br/politica/2010/10

Abaixo, alguns trechos da Norma:

“A garantia de atendimento a mulheres que sofreram violência sexual nos serviços de saúde representa, por conseguinte, apenas uma das medidas a serem adotadas com vistas à redução dos agravos decorrentes deste tipo de violência. A oferta desses serviços, entretanto, permite a adolescentes e mulheres o acesso imediato a cuidados de saúde, à prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e à gravidez indesejada.“

“As equipes envolvidas diretamente na assistência deverão receber treinamento sobre o atendimento humanizado às mulheres que poderão ser submetidas à interrupção da gravidez. Os médicos deverão, além disso, ser treinados para a utilização das diferentes técnicas recomendadas para a interrupção da gestação.“

“Esse atendimento deverá ser iniciado por ocasião da primeira consulta, devendo estender-se a todo o período de atendimento à mulher e após a interrupção da gravidez“

“…se a mulher estiver grávida ou suspeitando de gravidez, deve-se identificar claramente a demanda trazida por ela, focalizada nos seguintes aspectos: identificação do desejo de interrupção da gravidez ou não, discussão a respeito dos direitos legais já garantidos à mulher, existência de valores morais e religiosos que possam determinar ou influenciar a decisão da mulher e a discussão de alternativas à interrupção da gravidez, como a entrega da criança para adoção, a realização de pré-natal etc.“

“VI. ATENDIMENTO À MULHER COM GRAVIDEZ DECORRENTE DE ESTUPRO
Esse atendimento deverá ser dado a mulheres que foram estupradas, engravidaram e solicitam a interrupção da gravidez aos serviços públicos de saúde.“

“Procedimentos para a interrupção da gravidez
O procedimento deverá ser diferenciado, de acordo com a idade gestacional.
I. Até 12 semanas, podem ser utilizados, para o esvaziamento da cavidade uterina, os dois métodos identificados a seguir.
1. Dilatação do colo uterino e curetagem
2. Aspiração Manual Intra-Uterina (AMIU)“

Responder

    Maria Dirce

    05 de outubro de 2010 às 12h39

    Então ruy

    a Dilma de vez de ficar fazendo pose da boazinha, ja tinha que ter achado essas publicações e jogado na cara do Serra no debate da Globo preferencialmente, que inclusive os tucanos tiraram o maior sarro dela com as gargalhadas que vcs lembram.Ficar falando o que Lula fez não comove o eleitorado pq ja sabem muitos vivem das mudanças do lula reconhecem profundamente, mas a Dilma que é a dúvida do eleitor.

Eduardo

05 de outubro de 2010 às 11h50

Acho necessário que se desminta os boatos sobre Dilma, pois em uma guerra se atua em todas as frentes. Mas, na minha opinião, agora no segundo turno, no tudo ou nada, Lula e Dilma devem cobrar a gratidão daqueles que melhoraram (muito) de vida em seu governo, principalmente no Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Nordestinos e moradores do norte são mais gratos. Aqui no Mato Grosso do Sul e no interior do Paraná, onde vivo e convivo, vi muitas pessoas, que nos últimos oito anos compraram seu primeiro carro zero, conquistaram a casa própria e viajam de avião Brasil e mundo afora, defendendo vorazmente o Serra e o PSDB.

Essas pessoas, moradoras de cidades médias do interior, enquadradas na faixa etária de 30 a 50 anos, têm acesso à internet, mas dão pouca importância para o que se lê nela. Elas ainda lêem a Veja e assistem ao Jornal Nacional.
O que o PIG fez com essas pessoas foi colocar uma venda nelas, que seguem firmes rumo ao precipício. Internet na casa dessas pessoas, geralmente é consumida de forma mais voraz por seus filhos. Fora que esta classe que melhorou de vida recentemente, passa a pensar como o parente que já era rico antes, ou seja, vira um neoconservador, pensando que tem a vida boa há muito tempo.

Boa parte desta classe média do centro-sul brasileiro crê que sua ascenção social veio apenas por seus próprios méritos e estão perdidas no contexto da política econômica e social. Eles têm seus méritos, mas o governo também os têm. E agora Dilma e Lula devem falar para seu ex-pobres emancipados.

O que a campanha de Dilma tem de fazer é comparar. Lula x FHC. Oito anos de PSDB contra oito anos de PT. Dilma deveria adotar o eficiente bordão: "Não troco o certo pelo duvidoso". Porque assim pensam os conservadores do centro-sul. Eles não querem voltar para o passado, mas ainda não tem a noção de que o governo Lula é um dos responsáveis pela boa vida que eles têm presente.

Responder

    ValmontRS

    05 de outubro de 2010 às 12h22

    Com certeza, Eduardo.

    Os marketeiros de Dilma se concentraram em mostrar as realizações de Lula. É hora de fazer o contraste e mostrar o outro lado da moeda: o arrocho salarial e o desemprego do governo FHC/Serra.

    Aristharco

    05 de outubro de 2010 às 20h29

    O povo que sangue e o dela está escorrendo sem parar e eles continuam socando.
    A melhor defesa é o ataque, portanto, nada de justificativas, ao ataque das falcatruas do Serra com todas as letras e em todas as frentes, não pode deixar o sujeito respirar.

    AlxMendes

    05 de outubro de 2010 às 23h10

    Corretíssimo. É a eleição plebiscito, como Lula queria.

    O problema da Dilma são Palocci, o neoliberal do PT tão amado pela PiG e o meio-neoliberal Pimentel, tb. amado pela PiG !

Marvim Leite

05 de outubro de 2010 às 11h40

Aqui em Campinas já estão querendo ouvir o tal de Andinho sobre a morte do Celso Danie,l é muniçao para o PIG, estão começando a cavar novos escândalos…

Responder

jefferson

05 de outubro de 2010 às 11h26

COERENCIA
Essa palavra tão repetida e tão pouco usada no nosso cotidiano define bem quem somos e para onde vamos. Uma pessoa não é medida somente pelas suas atitudes! As ações tem que ter um ‘cadeamento’, ou seja, tem que ter começo, meio e fim como em uma redação. È por isso que alguma vezes não entendemos um texto ou uma pessoa.
Entendi que um texto que começa com uma acusação faz um juizo de valor que não ajuda muito a reflexão e a tomada de decisão. Aprendi porque errei! Percebi que eu sou um ser humano e meu valor é medido pelas minhas ações. Conclui que uma diplomação não me faz ser “alguem melhor” ou mais “esclarecido”. Muito pelo contrario. Aquele pedaço de papel que algumas vezes usamos para defenir nosso carater é só isso…um pedaço de papel. Eu nasci sem ele e não levarei ele ao meu enterro.
Fiz esse texto para que pudesse entender o que aconteu dia 03 de outubro.
Nesse período recebi diversas manifestações de ódio, acusações e preconceito contra a candidata Dilma Rousseff. Em geral que usa esse tom não tem argumentos ou está indignado com algo. Dilma já foi chamada de terrorista, guerrilheira, lésbica, prostituta entre outros.
Pois bem, dia 03 de outubro nos paulistas elegemos um senador que tem um passado fantástico de luta contra a ditadura. Em entrevista ao jornalista LUIZ MAKLOUF CARVALHO do jornal do Brasil no dia 04-03-1999 Aloysio Nunes Ferreira disse:
"Foi uma expropriação impecável". Uma referencia ao espetacular e bem-sucedido assalto ao trem-pagador Santos-Jundiaí, em 10 de agosto de 1968. "Deu tudo certo porque o Marighela era muito exigente na logística", diz Aloysio Nunes. "O planejamento foi rigoroso, exigiu muitas viagens no trem, e possibilitou uma ação perfeita, sem o disparo de um tiro", lembra. Outro assalto que participou foi o do carro-pagador da Massey Ferguson, em plena Praça Benedito Calixto, no bairro de Pinheiros (Zona Oeste de São Paulo). Aloysio disse a respeito do episódio: "Simulamos uma blitz, com cavalete, guarda fardado e tudo o mais". (Aloysio Nunes era a parte logistica dos assalto).
Qual a diferença entre os eleitores que votaram na Dilma apenas por indicação de Lula e os eleitores do Aloysio que votaram apenas por indicação do Alckmin e Serra?
Agora que voces conhecem o passado comprovado pelo próprio Aloysio (eu particularmente não tenho restrições) e o passado especulativo da Dilma (ela nega participação na luta armada). Quem agora votou no escuro?

Jefferson Milatias

Responder

ValmontRS

05 de outubro de 2010 às 11h25

Não creio que o problema maior esteja APENAS no spam. A campanha intensiva e articulada das igrejas (católica e evangélicas) foi muito mais eficaz no atingimento do público eleitor de Dilma. Este foi o principal fator causador da chamada "onda verde". O spam atingiu mais diretamente o público jovem classe média.

Responder

mariazinha

05 de outubro de 2010 às 11h23

Um texto estupendo, sobre as eleições: http://democraciapolitica.blogspot.com/2010/10/go

Responder

Maria

05 de outubro de 2010 às 11h15

Azenha,
Em maio/10 aconteceu em Brasília o XVI Congresso Eucaristico Nacional, que reuniu em sua missa de encerramento na Esplanada dos Ministérios, 91.000 fiéis católicos de todo o Brasil, que para votar, se pautam nas orientações do site http://www.promotores davida.com.br. Pois bem, acessem o link "A Vida depende do seu voto. Escolha candidatos que são contra o aborto" e vejam com seus próprios olhos a indução ao voto em José Serra, através da nomeação do seu vice como o único candidato a vice-presidente "pró-vida"! Os outros candidatos são contra a vida?

Lista dos Candidatos Pró Vida
UF CARGO

NOME DO CANDIDATO PARTIDO/UF CARGO NÚMERO
ÍNDIO DA COSTA DEM / Vice-Presidente 45

Responder

Leonardo

05 de outubro de 2010 às 11h14

O PT tem que acordar.
Senão vai perder uma eleição que estava ganha.

Responder

Thais Santos

05 de outubro de 2010 às 11h09

Pessoal,

Niterói (RJ) estes boatos estão sendo disseminado em uma onda crescente. " efeito da pedra no lago". No dia 03/10 recebi um email ás 21:30 hs (as urnas sendo apuradas) sobre ritos satânicos praticados em Brasília, Recebo emails apócrifos desde 07/10. Agora foram varios. (04/10) minha irmã professora em S.Gonçalo/RJ de escola pública disse que uma professora estava esbravejando sobre esses temas, rituais satânicos, aborto aos 9 meses etc… Uma amiga ao levar a filha na creche, tinha uma mãe aos berros os mesmos temas. Um amigo ao chegar ao trabalho tinha uma colega aosberros sobre a candidata ser guerrilheira ao ser contestada por ter votado no Gabeira começo a gritar que ela era assassina e soltou o verbo. Vários outros eventos foram relatados. É fato, as pessoas subiram o tom, e ao serem contestada estão partindo para cima. Preocupa. Como reverter isso???? Os que articularam isso, foram à luta no segundo turno. Amigos de outros estados também já reportaram essa investida nesta segunda fase, e agressividade. Hoje é dia 05. Isso é coisa profissional.
T. Santos

Responder

Michel

05 de outubro de 2010 às 11h06

Perfeita análise, Azenha! Tenho cantado essa pedra desde o ano passado, quando comecei a receber spams atacando a Dilma. Pessoalmente, eu conheci muito de perto todo o enredo que chamo de "indústria de boatos" que em 2008 acabou decidindo as eleições numa cidade. O "script" completo está publicado no Portal Nassif:
http://blogln.ning.com/forum/topics/o-poder-da-in

Responder

Marcelo Ramos

05 de outubro de 2010 às 11h05

Será que um dia os jurássicos evoluem?

Responder

Douglas O. Tôrres

05 de outubro de 2010 às 11h04

Asssim como a velha midia e a acssoria de campanha doa Serra jogaram pesado,ja ha sinais de um certo revanchismo,uma certa raiva,de alguns blogs,ja estão colocando discursos do Serra chamando a Marina de Mensaleira,que quando foi ministro da saúde apoiou o aborto.Se antes a gente estava preocupado com o jogo pesado da campanha serrista,este segundo turno ao que parece promete um endurecimento do outro lado,eu não acho que como utilizaram de calunias e boatos a direita,mas daqui para frente todas as falas ,discursos,atos do Serra no pssado e presente vão ganhar dimensõesmaiores.A influencia do lulismo paz e amor esta acabando na rede,resta saber se vai se estender e atingir a campanha da Dilma,"eles cutucaram e a onça acordou".

Responder

rento andretti

05 de outubro de 2010 às 11h02

Vamos imaginar que existe alguem que joga xadrex no PT, ou Aliados, vamos imaginar que para ter um bom governo e um plano de melhorias para o Brasil e isto passa pelo desenvolvimento do pensamento, vamos imaginar que o PT tivesse isto sobre controle, estes acontecidos. Como falou um cara na net, PT votem a tarde de pois da boca de urna do meio dia, qualquer coisa despejamos votos na Marina…( não entendi), mas pensava que houvesse uma baita organização.( macabra) mas organização…Agora como é que quer governar o país se não mostrar organização. Estou realmente esperando uma resposta a altura, senão BRANCO.

Responder

Caetano

05 de outubro de 2010 às 10h55

Não seria essa boataria o trabalho do tal indiano louco que fez parte da campanha do Serra?

Responder

Carla

05 de outubro de 2010 às 10h53

Infelizmente o PT insiste no mesmo erro, achando que facendo "favore" ao inimigo, ele vai ser mais clemente! Aconteceu e ainda acontece com a Globo (eu não consigo perdoar a Marta ter chamado uma avenida com o nome do Marinho: para que?)
acontece com a Falha de Sao Paulo, e agora até com a Veja! É essa convicção de que se você tratar bem o inimigo ele vai se sentire em dever para com você. Já deveriam ter aprendido que não é assim. O Obama, por exemplo, cortou relações com a Fox. Eles continua falando mal dele do mesmo jeito, mas pelo menos ele não dá lenha para jogar na fogueira do inimigo!

Responder

vinicius

05 de outubro de 2010 às 10h51

Calma, gente, vamos com calma!!!!
A Dilma teve uma grande vitória.
Não é fácil lutar contra os adversários políticos e contra a grande imprensa.
Precismos ter calma!!!!
O Presidente Lula já disse que prudência e caldo de galinha não faz mal.

O time do Serra joga sujo, precisamos nos defender, mas não podemos fazer o mesmo que eles.
A Dilma entrar nessa de jogo duro é tudo que eles querem.
O Serra pode fazer porque tem a grande imprensa ao seu lado.

Ter a grande imprensa e o judiciário ao seu lado são as grandes armas do Serra.

Responder

    Antonio Silva

    05 de outubro de 2010 às 12h56

    "O time do Serra joga sujo, precisamos nos defender, mas não podemos fazer o mesmo que eles.
    A Dilma entrar nessa de jogo duro é tudo que eles querem.
    O Serra pode fazer porque tem a grande imprensa ao seu lado.
    Ter a grande imprensa e o judiciário ao seu lado são as grandes armas "
    —————x————–
    Não há justificativa para esta passividade .
    Se a porca mídia e o judiciário estão atuando partidariamente pra favorecer o Serra, que o PT e as organizações sociais (CUT, UNE ….) denunciem esta iniquidade aos organismos estrangeiros ( UNASUL, MERCOSUL, ONU, Comunidade Européia etc …)
    O que não pode acontecer é centenas de milhões de brasileiros ficarem reféns de um grupelho de politiqueiros e barões da mídia .

antonio rodrigues

05 de outubro de 2010 às 10h49

Azenha:
Não entendo sobre internet como você.
Fui jornalista do tempo onde se redigia naquelas maquinas barulhentas de escrever.
Desconfio que no Brasil a internet ainda não tenha a penetração e importância politica que tem nos EUA.
Creio que no dia em que isso acontecer seremos o pais mais forte do mundo.
Contudo concordo com voce que o PT esta meio ultrapassado na sua forma de ação. E sobretudo não deu importância a politização do povo. Achou que o talento do Lula bastava para tudo.

Responder

mariazinha

05 de outubro de 2010 às 10h49

http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com/2010

O que todos precisam é conscientizar-se de que a luta continua. O que o inimigo mais quer é tornar nosso pensamento turvo, diante das dificuldades.
Avante, companheiros!

Responder

    Victor

    05 de outubro de 2010 às 11h07

    Exatamente. Não estou entendendo o debate desanimado. "O PiG é forte, os boatos estão na internet…". Boatos são especulações, e mesmo com todos eles CONTRA a Dilma, ela conseguiu expressiva vantagem. Agora é uma questão de modelos de governo: se a população quer o modelo do PSDB, com extravio do patrimônio público, salário mínimos reduzidos, economia fraca (quebrou só três vezes com o Farol… e o Serra era ministro do Planejamento..), ou se querem o Brasil forte, com economia crescendo, salários altos, programas de transferência de renda (o PSDB chama de bolsa vagabundagem…), valorização na política externa (o embaixador do PSDB tirou os sapatos para entrar nos EUA). Isso não são boatos, são fatos. DILMA LÁ!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Marcelo

05 de outubro de 2010 às 10h42

Agora é hora do PT mostrar que a única base da oposição é a da mentira, do ilusionismo se o eleitor médio brasileiro ´´e tão conservador, é hora de mostrar que QEM MENTE ROUBA E QUEM ROUBA MATA.

Responder

Victor

05 de outubro de 2010 às 10h27

Azenha, não fique procurando justificativas. A eleição foi para o segundo turno porque tinha que ir, assim como em 2002 e em 2006. E nessas ocasiões era o Lula quem disputava, um líder já batido, carismático. A Dilma, desconhecida no meio político, trucidada pela mídia até dizer chega, com boatos falsos e mentirosos, caluniosos, e ainda com uma candidatura oposicionista crescente, obtém 47% dos votos válidos do povo brasileiro, e vocês ficam procurando os erros? Lógico que a campanha do PT precisa de ajustes, mas o resultado de Dilma foi espetacular, tendo em conta essas variantes. Outra coisa: existe muita hipocrisia. De que adianta um mundo verde se as pessoas não tem uma economia estável, não tem bons salários que possam custear uma boa condição de vida? Esse discurso verde é barato, hipócrita. É um discurso golpista com outra cara. ENquanto Marina tava conversando com o James Cameron ou andando de jatinho, o governo Lula aumentava o salário mínimo, entregava casas aos pobres e expandia o bolsa-família. Temos que desmistificar essa história de que o verde é a solução. Solução é dinheiro no bolso, meu amigo. E isso o Lula fez, inclusive em relação à classe média (que hoje é verde).

Responder

Gorbachev

05 de outubro de 2010 às 10h23

Azenha, aqui na PB já se espalhou o boato de que Dilma teria dito que "Nem Deus tomaria essa eleição dela". Já ouvi várias pessoas, principalmente aquelas que não tem acesso a internet, gente das camadas mais populares, comentarem a esse respeito. Uma afirmação desse tipo, disseminada no meio de católicos e evangélicos desinformados e a mercê de pastores ou padres inescrupulosos, causa um estrago na campanha de qualquer candidato. E quando a mídia é tendenciosa, sem compromisso com a verdade, os efeitos podem ser devastadores.

Responder

Lucio

05 de outubro de 2010 às 10h22

Frases interessantes

"Marina conseguiu arrebanhar votos entre segmentos do eleitorado que tradicionalmente não se unem em torno de um único candidato. Esses seriam os evangélicos, os jovens e a elite intelectualizada"

Antônio Testa,cientista político

"perfil do eleitorado de Marina – jovens, eleitores de classe média e alta –, a possibilidade de seu apoio migrar para o tucano são maiores. “Eles transitaram no mesmo eleitorado e isso pode favorecer o Serra”, diz.

Antônio Carlos Peixoto,cientista político

"ex-pobre tende a estar mais preocupado com questões como segurança pública e invasões de terra, e menos preocupado com os outros que continuam pobres"

David Fleischer,cientista político (Antes de 3 de outubro)

"Esse jovem da classe C é que tem que ser conquistado. Ele hoje não quer saber de política. Jovem de nenhuma classe social quer saber de política, a política não conseguiu alcançar o jovem. As pontas não querem saber, nem os jovens, nem os idosos. Então, o caminho é esse jovem de classe media, porque ele quer ser classe B. É ele que vai mudar o perfil da política."

Vivian Chaia, socióloga (antes de outubro)

Responder

Adriana

05 de outubro de 2010 às 10h10

Azenha. O que o blog do Noblat estava fazendo na reunião da DIlma e o PT? E ainda por cima gravando tudo?
Tá no jornal hoje. Inacreditável.

Responder

    Antonio Silva

    05 de outubro de 2010 às 13h54

    Tá uma Zona esta direção do PT .
    Uma vergonha !

bissolijr

05 de outubro de 2010 às 09h55

Esse texto foi ótimo. Esperamos que os responsáveis oficiais pela campanha o leiam. Parece que pelo visto não bastamos (nós, os replicantes dos blogueiros sujos) para combater os boatos. Agora que estamos acordando da ressace que foi este domingo, podemos começar a agir, com mais vigor, com mais foirça para aguentar novamente esta sujeira da velha mídia. Que p.!

Responder

Ariosto

05 de outubro de 2010 às 09h48

Amigos…a IDÉIA do Bolsa Família não importa de quem tenha sido feita. O que LULA fez foi pegar uma boa idéia
e colocá-la em prática. Isto é que importa, o que se espera de um líder…

Responder

Juréia Zaguetto

05 de outubro de 2010 às 09h41

No mais absoluto desespero, pela falta de reação da campanha da Dilma em rebater essa infâmia na internet, fico me perguntando. "Será que lêm estes blogs para saber a sua dimensão ?"
Abs.

Responder

Graça Veiga

05 de outubro de 2010 às 09h33

Isso me irrita profundamente.O PT deu mole!
Tem que ser um trabalho muito bem orquestrado, de profissionais.
Azenha, passa essa ideia para o pessoal do PT.
PRESIDENTE LULA, SOCORRO!!!

Responder

Floriano Júnior

05 de outubro de 2010 às 09h27

Estou recebendo todo o tipo de boatos desde o início das eleições. Resolvi, agora, borbardear a caixa de entrada de e-mails de meus amigos gos as respostas a esses boatoss. Mas concordo com o Azenha, o PT tem que tomar uma atitude e rápido com relação a essa capanha difamatória.

Responder

wille

05 de outubro de 2010 às 09h17

"Dilma não tem proposta" me cansei de ouvir isso de pessoas com quem eu conversei nos dias que antecederam a eleição. As pessoas reclamavam que Dilma apenas falava do que foi feito no governo Lula e não apresentava nada de novo para os próximos quatro anos.

Depois de ler as críticas feitas pelo Azenha, fui visitar os sites da campanha de Dilma e…. não tem programa de governo nestes sites! Vejam vocês mesmos: http://www.dilma13.com.br e http://dilmanarede.com.br

Responder

Mônica Rangel

05 de outubro de 2010 às 09h16

Vc está certíssimo, Azenha! A baixaria foi grande e a tendência é piorar. Vídeos como esse, http://www.youtube.com/watch?v=n9ETHApQXZM que são uma verdadeira "lavagem cerebral" não podem ficar sem resposta. O PT precisa tomar providências urgente!! Se eu chegasse agora no Brasil, não tivesse nenhuma notícia daqui e assistisse a esse vídeo apelativo( tem até criança sendo enterrada viva. O quê que é isso, gente!) eu jamais votaria em ninguém do PT. UM ABSURDO! É lamentável que um pastor com essa visibilidade nacional,se aproveite dessa sua condição e seja tão leviano, tão irresponsável. VAMOS AGIR GENTE! O TERROR PSICOLÓGICO NÃO PODE VENCER A CONFIANÇA.

Responder

    Carlos

    05 de outubro de 2010 às 10h43

    O que o pastor fez é um caso de polícia.

Lucio

05 de outubro de 2010 às 09h10

Outra paulada no PT jurássico:
http://www.youtube.com/watch?v=4vCeoPLLUn8&fe

Quem realmente criou o Bolsa Família?

Após o video da Dilma apoiando o aborto, agora temos esse. A coisa tá ficando complicada…

Responder

    Lucio

    05 de outubro de 2010 às 09h52

    Tem certeza de que os vídeos do Youtube são o real problema?

    Luciana

    05 de outubro de 2010 às 11h56

    Quem realmente criou o "Bolsa Família"??? O governo americano, ao final do crash da bolsa de NY, quando decidiu distribuir dinheiro aos mais necessitados. Deu tão certo que inspirou "Teoria Geral do Joro e da Moeda" de Keynes. E tirou os EUA da crise.

    Ao implantar "bolsa-dinheiro" para os pobres não fizeram mais do que tomar uma medida inteligente: botar grana nas mãos de quem gasta. Aumento do consumo puxa a produção através do efeito multiplicador . O efeito multiplicador de cada 1 real é tão maior quanto mais pobre for a comunidade. Teoria keynesiana pura.

joao luis

05 de outubro de 2010 às 08h54

Dou aula de Jornalismo numa universidade de massa, em SP. Ontem, uma aluna do oitavo semestre cisse que votou no Serra porque essa coisa de a Dilma ser "guerrilheira", de aborto, de casamento gay, havia deixado ela e os colegas da transportadora onde ela trabalha confusos e temerosos.
Acho que isso e só um exemplo do poder de fogo da e-boataria.
abraço

Responder

    Lucio

    05 de outubro de 2010 às 09h20

    Triste retrato do ensino no país. A educação não conseguiu garantir a formação de cidadãos.

    Lucio

    05 de outubro de 2010 às 09h25

    Me impressiona que estejamos discutindoo "perigo" desse tipo de eleitor. Uma vez detectadas as causas e a se confirmarem as suspeitas esses politicos tem uma responsabilidade enorme pela frente.E não me animo.Mesmo com Dilma eleita e tendo maioria.Espero estar enganado.

Luiz Rogerio

05 de outubro de 2010 às 08h53

E tudo isso financiado pelo governo, Petrobras, Banco do Brasil, Caixa, Ministérios diversos… tá tudo lá, só falta estar na mesma página, tipo: Manchete: "DILMA COME CRIANCINHAS…", e lá no rodapé da matéria "Banco do Brasil…, Brasil um país de todos…, Petrobrás (Lubrax…), capitalização da Caixa… etc..

Responder

Carlos.

05 de outubro de 2010 às 08h47

Sabe do que eu me lembrei? Daquele guru indiano, o marajá do spam, que andou por aqui por um tempo contratado pela campanha do serra e foi embora no meio da campanha. Que teria feito aquele guru para valer tanto dinheiro por tão pouco tempo de trabalho?

Responder

    Mônica Rangel

    05 de outubro de 2010 às 09h19

    Carlos, ele foi embora porque o Serra "contratou" a Marina. Foi muito mais eficaz! (Se foi mais barato,não sei…)

    kali, a negra

    05 de outubro de 2010 às 09h26

    Eu achei estranho foi um governador do Pt ser eleito no Acre com tantos votos e ao mesmo tempo ter sido lá o local no qual o Serra teve mais votos(proporcionalmente falando)

    Acho que esse guru fez algumas coisas… bom.. especulação não leva a lugar algum… vamos nos esforçar no segundo turno

    van

    05 de outubro de 2010 às 10h49

    Ontem no CQC , Alberto Goldman disse literalmente que ele já sabia, há um mes que Serra ia pro 2° turno.

    Atenir

    05 de outubro de 2010 às 10h58

    Eu compara o trabalo desse indiano ao cavalo de tróia da antiguidade. O cara é mestre. Fez tudo caladinho, mas muito bem feito e depois foi embora com uma mala de dinheiro.
    E o PT, nada. Parece que está na Suíça. Quanto ao tempo, está na idade média. É uma pena. Oito anos de poder não foram suficientes para aprender as artimanhas da política.
    Tem mudar esses assessores da campanha da Dilma. Isso para ontem.

Cláudio Engelke

05 de outubro de 2010 às 08h29

Pois é. Em vários comentários em n blogs defendí o boicote ao PIG, como forma de deslegitimá-lo. Sei que isso seria complicado. Mas pelo menos que não sejamos sabujos desses grupos que usam concessões do Estado para atender aos seus interesses.

Responder

Roberto Gopmes

05 de outubro de 2010 às 08h27

concordo piamente com tudo que foi escrito, na sexta feira eu já tina sertesa que haveria sehundo turno, sei fiquei louco da vida com a falta de reação do PT, o Serra batia o temppo todo e o PT e Dilma nada, isaso passa a imprensão do velho ditado que quem cala consente. E eu fico angustiado com a siktuação de n~]ao poder faser muita coisa, porque sempre procurei lideres do PT e ninguem nem retornou meus telefonemas e emails.
O PT não precisa air par abriga fatcida com o Serra , precisamos mostrar a imcompetencia do PSDB nos alagamentos, no abafamento das CPis, as declarações do FHC pa liberação da maconha. e por ai vai

Responder

    João

    05 de outubro de 2010 às 09h02

    Isso me deixou doido! Apanhava e não revidava!

    Em 10 min no google encontrei este relatório sobre trabalho que cita a Natura.
    (em http://www.estudosdotrabalho.org)
    A Dilma no debate foi acusada, pela Marina, de que parte dos 14 milhões de empregos criado durante o governo Lula eram informais. Podia ter nocauteado a Marina ali:
    trechos do relatório:

    "a circulação de suas mercadorias é realizada pelo que chamam de "vendedores diretos", ou seja, por uma força de trabalho destituída de qualquer direito trabalhista, tais como salário e jornada definida. Embora estas empresas (Avon e Natura) sejam concorrentes, elas possuem interesses em comum os quais são defendidos por meio da ABEVD, sendo um dos seus principais papéis a constante busca de descontruir ou negar qualquer relação de trabalho entre as empresas e seus vendedores."

    "A construção de uma imagem positiva sobre a exploração de um enorme contingente de força de trabalho que não recebe salário fixo e não tem nenhum acesso a direitos trabalhistas é um esforço constante da Natura. Desse modo, ela procura inverter a real exploração que exerce sobre estas trabalhadoras à medida que trata a venda de seus produtos como um "trabalho social"".

    Dá para ouvir em silêncio tal acusação sendo o vice da acusadora o dono de tal empresa?

    Pedro

    05 de outubro de 2010 às 09h02

    Isso, isso, isso. Tambem passei e passo pela mesma angustia. Tambem tentei contactar. Silencio sepulcral. O PT esta dormindo?!!!!

    Carlos.

    05 de outubro de 2010 às 09h46

    Coloquei na internet, enviei para endereços de e-mail do PT reproduções do tipo de panfletos caluniosos que estavam sendo distribuídos em minha região e, francamente, acho que ninguém deu bola. Isso é pior do que spam, porque panfleto espalhado por aí atinge todo mundo, sem precisar de computador. As calúnias e difamações que rolam na internet são impressas e atingem até quem não acessa internet. Em 1989 nem existia esta internet e mesmo assim as calúnias contra Lula se disseminavam de boca em boca. A internet potencializou isto porque a calúnia que nasce em SP agora chega a Manaus na mesma hora e pode virar um panfletinho.

Antonio Silva

05 de outubro de 2010 às 08h15

Eu já falei aqui no blog e torno a repetir :
O Presidente Lula ou a Dilma tem que colocar o Marco Aurélio Garcia e o Brizola Neto na coordenação de comunicação da campanha e destacar o Marcio Thomaz Bastos para liderar um contigente de uns 20 advogados para o embate com os caluniadores demotucanos (inclusive os da porca mídia) .
É inconcebível assistirmos as concessionárias de rádio e TV´s (CBN, Globo News, Band News, Jovem Pan e Rádio Catedral (Igreja Católica) fazerem campanha diuturnamente contra a Dilma, e não aparecera um (apenas unzinho) dirigente do PT para entrar com ação judicial junto a madame Curô ou TSE .
Presidente Lula, traga o Marco Aurélio Garcia e o Brizola Neto para este embate final .

Responder

laura-bh-mg

05 de outubro de 2010 às 08h07

Marina continua a ser a ""bala de prata"". Não sai dos noticiários. O PIG a dependurou no pescoço da Dilma e vai continuar a fazer isso. Para mim, deixar de fazer esse discursinho de ""doce donzela"" é fundamental. Marina é ambígua na convicção religiosa, no social e no seu programa de ""verdinha"". Já foi desde freira católica a evangélica; de seringueira a usuária de um jato de 50.000.000,00 de dólares para cruzar o Brasil; de afiliada do PT a estrela do PV. Para ela, a Petrobrás oferece o perigo do vazamento do Golfo do México, conforme mostrou em seus debates. É claro que não oferece… É dúbia e o seu repetido enunciado, ""sou a favor da coerência"", não passa de discurso de campanha. O PV, segundo a Wikipédia, inclui em seu programa a ""DESCRIMINILIZAÇÃO DO ABORTO E DAS DROGAS"", só revisto com a candidatura da Marina, para um discurso de PLEBISCITO. Nem essa coerência ela possui. Dizer sim ou não.

Responder

Gerson Carneiro

05 de outubro de 2010 às 08h07

A Rede Globo está tendo orgasmos.
O Serra agora aparece em amplos espaços em seus telejornais.
Ontem no JN o Bonner parabenizou o Serra que falou ao vivo por um minuto e meio.
Agora o PIG se sente o dono da bola. O PT terá que fazer um trabalho muito bem feito.

Responder

NELSON

05 de outubro de 2010 às 08h05

Concordo com o Azenha. Houve uma nítida sub-avaliação do potencial destrutivo da e-boataria. O PT deveria ter seu e-exército – aliás, servi voluntariamente neste front – para defender a verdade, acima mesmo da própria candidatura. Não houve também uma rede para divulgar Alstom e outros mil escândalos de Serra e do Partido que Só Destrói o Brasil.

Responder

    Roberto

    05 de outubro de 2010 às 11h37

    Concordo com o Nelson. A campanha da Dilma não falou do caso Alston, dos baixos salários de professores e policiais, do PCC (o Abadia morando em Alphaville por um ano e meio!), dos 20km de metrô em 16 anos, que o Jatene é que fez os genéricos, enfim, o PT achou que ia "levar no mole" e deu no que deu. E a Dilma precisa ensaiar melhor suas intervenções "finais" em TV e debates, tá muito ruim, tem que falar a linguagem do povão e dizer que ela é Lula e o outro é FHC!!

ebrantino

05 de outubro de 2010 às 07h42

Entre a tese do Azenha e a tese do Bruno Leite (Pt jurássico e Predominancia da midia tradicional para o empate), fico com as duas. Na verdade ainda predo mina no Brasil a informação Tradicional – TV, Rádio, boca a boca – embora eu praticamente só me informe pela Internet. Mas o meu entorno não, informa-se pela TV. O PT em matéria de comunicação é Jurássico. O Getulio, em 1951,52, conseguiu pelo menos montar um jornal diário de alcance nacional. O PCB sempre manteve jornais diários, de alcance nacional, ou redes de jornal. O movimento "o petroleo é nosso" tinha veiculos de ambito nacional. E o pt, o que tem? Só o Lula, falando sozinho. É um milagre que ganhe eleições.Podemos até ganhar em 2010, mas se isto não mudar, e, ao mesmo tempo não convencermos os appatchiks do PT a modernizar sua comunicação, vamos com toda a certeza perder em 2014. Ou alguem pensa que a direitona assessorada pelos americanos vai aceitar a derrota. Uma figa.

Responder

edisilva64

05 de outubro de 2010 às 07h30

Aparentemente o PT ainda não sabe quem é seu inimigo. O Mercadante agradeceu à globo após o debate. É como se ela estivesse fazendo um favor. E todas as vezes em que ele foi massacrado pela rede de tv e seus jornais? E todas as vezes em que a desonestidade intelectual dos "colonistas" atacou o PT de forma desleal e impiedosa? Não digo que deva, em meio à campanha, atacar e dizer o que eles são, mas agradecer? O PT, principalmente o de São Paulo, não pode ver uma câmera da globo na frente que se derrete todo, mesmo sabendo que os fatos serão distorcidos todas as vezes.
Mas eu acho que faltou habilidade na internet e povo na rua. Este ano não vi alegria, não vi bandeiras. Estamos defendendo o melhor governo da história do país. Temos que ter orgulho disto. Quem tem que ter vergonha de dizer em quem vota é o eleitor do Serra. Eles não votam por gostar dele, mas por não gostar do PT.
E desqualificar o eleitor da Marina também não resolve. Não se atrai moscas com fel.

Responder

    Antonio Silva

    05 de outubro de 2010 às 08h49

    O Mercadante tinha mais era que perder mesmo, não dá pra esquecer as birutices dele (e do Supplicy) ao titubear naquele episódio em que demotucanos e a mídia queriam a cabeça do Sarney com o objetivo de destruírem a maioria governista no senado .
    Também foram inesquecíveis os elogíos públicos dele ao "Plano Real do FHC" .
    O Lula e Dilma tem que " diminuirem a bola" das suas lideranças PTucanas .

Messias Macedo

05 de outubro de 2010 às 07h00

AINDA SOBRE ERROS!

… É inconcebível que numa sub-democracia como a nossa – e sob os auspícios de um processo político deteriorado, inclusive pelo poder Judiciário -, a campanha do PT não tenha feito alusão aos alagões, mostrando imagens das catástrofes anunciadas pela incompetência e pelo descaso irresponsável dos governos tucanos, que, reconhecidamente, administram com o olhar preferencial para o Bairro dos Jardins, a Oscar Freire & adjacências…

Messias Franca de Macedo
Feira de Santana, Bahia
República de ‘Nois’ Bananas

Responder

    Roberto

    05 de outubro de 2010 às 11h41

    É isso mesmo!! O PT parece querer concorrer com seu adversário em número de promessas! Se agir assim vai perder, pois o Serra tá prometendo "o mundo"! O que o Serra fez? Apenas criticou tudo que pôde do PT e prometeu até asfaltar a transamazonica! Faltou postura da Dilma nos debates. A Marina não disse "nada com nada" nos debates e se saiu melhor.

Messias Macedo

05 de outubro de 2010 às 06h58

QUEM ERROU TAMBÉM!
EPÍLOGO(?!)

Assistir a um escroque como o INDIOTA do (S)erra achincalhar as biografias dos seus adversários é uma, digamos, anomalia inaceitável! Ou, pelo menos, a campanha da Dilma tem que mostrar os podres desta gente “cheirosa” e infame.
Reitero, este negócio de “etiqueta socialite” é incompatível com o pragmatismo na política de uma sub-democracia!
Traduzindo, tem que haver o enfrentamento renhido: a cada acusação, a imediata e contudente resposta! …
E associar as propostas de governo com o desmascaramento desta gente hipócrita, inescrupulosa e delinquente contumaz!

… Não sendo assim, esqueçam dos verdadeiros militantes, que só servem para comer poeira – e ouvir desaforos!

Messias Franca de Macedo
Feira de Santana, Bahia
República de ‘Nois’ Bananas

Responder

Messias Macedo

05 de outubro de 2010 às 06h57

QUEM ERROU TAMBÉM!

… Quem errou também foi a coordenação da campanha do PT, estilo light numa sub-democracia! (S)erra e o seu INDIOTA bateram no José Dirceu, bateram na Dilma, na Erenice, no filho da Erenice… Para o dileto público – sem discernimento – estas figuras denuncistas seriam, portanto, impolutas [(S)erra e o seu vice, os arauto da moralidade pública (sic)]… E se não houve tempo para as retratações que, agora, permitam que estas pessoas se defendam, inclusive no horário eleitoral! Se não são culpadas por delitos, estas pessoas merecem ter a oportunidade de dialogar com a opinião pública e esclarecer a onda de boatarias e inverdades das quais foram e são vítimas! Se forem culpadas, o partido deverá assumir de forma transparente e publicamente as consequências: que sejam afastadas do partido e exijam-se as devidas punições. Inconcebível é o fato de estas pessoas tornarem-se reféns permanentes destes imorais da DIREITONA!

Responder

Bruno Leite

05 de outubro de 2010 às 05h10

Acho que vocês estão pirando.

O eleitor que se rende ao boato é aquele que vive em busca de um falso motivo para não votar na candidata. Não se confunde com o eleitor da internet, que não é espectador, que busca a informação.

Sim, existe o spam, mas quem na internet só vê e-mail, é espectador do mesmo jeito; para estes, a internet é um complemento da TV. Eles não visitam os sites dos candidatos, não visitam os blogs de autores/jornalistas consagrados, não passam perto de trocar o JN mesmo pelos portais de notícia da grande mídia (G1 e UOL).

Enquanto os boatos zuniam pela internet, a Dilma crescia, apesar deles. A queda começou com os boatos lançados pela imprensa e pela TV (Estado, Folha, O Globo e Rede Globo), como o discurso da mulher do Serra de que Dilma quer matar criancinhas.

Esse é o problema: o contingente de eleitores indecisos ou sem convicção não é alcançado pelos blogs ou sites. Para eles a internet é uma incógnita, a busca pela informação é um mistério distante.

A internet não tem ainda esse poder no Brasil. O Twitter é maciçamente de militantes; o Orkut e o Facebook é compartilhado entre militantes e completos alienados, uma juventude (de 15 a 30 anos) ridiculamente consumista, modista e avessa à política; uma turma que não guarda a menor lembrança do que foi a ditadura ou 89. Fútil, mesmo! Mais preocupada com a marca do tênis, do jeans, da camiseta, do celular e demais acessórios do que com qualquer outra coisa na vida. Vão com a TV, a revista e o jornal.

Foi essa juventude que garantiu o 2º turno. Porque não tivemos a bala-de-prata, tivemos a bala-de-bronze: Marina. É essa juventude que Serra quer alcançar ao ventilar a troca do vice, Índio pelo Gabeira. A própria escolha do Índio como vice visava essa grande fatia idiotizada do eleitorado. Só que o Índio passa longe de ser uma boa marca. Já o Gabeira… (*)

No meu entendimento, um site como o de Obama seria bem-vindo, mas teria efeito bem menor. O internauta alienado é refratário. Só capta na rede o que encontra respaldo na TV.

Dilma esqueceu-se foi de fazer uma contundente "Carta aos Brasileiros" (com outro nome, por favor), a ser impressa em todos os jornais, revistas e circular na TV em horário nobre.

(*) Ninguém especula, por exemplo, se o Gabeira votou no Severino Cavalcanti contra o partido que o elegeu deputado, sob a batuta do FHC. Só se fala de como ele humilhou o infeliz. Sem a informação do voto que elegeu Severino, fica parecendo que o piti de Gabeira foi um legítimo desabafo de um inocente indignado. Com a informação confirmada, no entanto, vira a mais cruel covardia, indigna, mesmo para os baixos padrões do Congresso Nacional. Isso, pra ficar meramente na esfera moralista, sem nem começar a discutir a gravidade dessas atitudes frente às instituições democráticas.
Ninguém fala, também, dos processos criminais contra o Gabeira no STF, pela importação de cannabis, que, dá uma onda verde com essa juventude aí…
Quer saber, se o voto cristão teve tanto peso na eleição como estão dizendo, tomara que Serra troque o vice.

Responder

    Henrique Finco

    05 de outubro de 2010 às 07h06

    Desculpe, mas o Azenha tem razão. E quem não quer que a direita vença, tem que tentar sensibilizar a direção da campanha da Dilma para este fato. Vocês duvidam? Olhem só este e-mail que minha mulher recebeu no dia 4 de outubro, de manhã:

    "Urgente

    Repassando a todos do seu mailing e para que estes repassem a falem com os amigos e familiares de todos os lugares do país.
    VAMOS TODOS PARA A VIRADA!!!!!

    Corrente Geral – Virada contra PT

    ATENÇÃO: Muitos somos!
    Vocês se lembram das DIRETAS JÁ?
    Se lembram da corrente para derrubar a Medida Provisória que criava mais impostos para as empresas de prestação de serviços?
    E da recente corrente da FICHA LIMPA?
    Então? Todos estes FORAM MOVIMENTOS NACIONAIS VITORIOSOS PORQUE NOS EMPENHAMOS TODOS PARA QUE NOSSA VONTADE PREVALECESSE!
    VAMOS DERROTAR A DILMA PESSOAL!
    NÃO VAMOS DEIXAR ESTA PESSOA DECIDIR O FUTURO DE NOSSOS PRÓXIMOS 4 ANOS QUE PODERÃO SIGNIFICAR MUITO NA VIDA DE CADA UM DE NÓS!!!
    PENSEM NISSO E FAÇAM ESTA CORRENTE CONTINUAR, REPASSANDO ESTE EMAIL PARA SEUS AMIGOS E FAMILIARES, PARA QUE A CORRENTE NÃO PARE!
    Importante esclarecimento:
    Se esta mensagem circular de maneira vigorosa, o Jornal Nacional vai ter que enfrentar o Lula e perguntar aquilo que todos nós queremos saber.
    Queremos que Bonner e Fátima façam as perguntas a Lula que o Reinaldo Azevedo sugere para a entrevista do Jornal Nacional:"

    A parte seguinte do texto é recheada de inverdades e acusações (quem quiser ver o texto completo, eu envio, já que aqui no espaço dos comentários ele não cabe.

    anderson

    05 de outubro de 2010 às 10h36

    Bruno, vc botou pra quebrar brother, é exatamente isso!

Cícero

05 de outubro de 2010 às 03h16

Esses 47,6 milhões de votos da Dilma no 1º turno, são votos de eleitores que já se decidiram pela Dilma, são votos consignados pelo eleitorado pro-Dilma; esses eleitores dificilmente mudarão seu voto. Portanto, são votos consolidados. Para ser eleita, a Dilma precisa de mais 4% ou 5% de votos (cerca de 5 milhões). Já o Serra, para vencer, precisaria de mais 18% de votos (cerca de 18,5 milhões). Mesmo que ele consiga o apoio da Marina, será difícil pra ele conseguir cerca de 19 milhões votos a mais em apenas 15 dias (já que a Marina disse ontem que só manifestaria seu apoio daqui a 15 dias).

De qualquer forma, 2º turno é sempre uma nova eleição. O PT agora tem de partir para o tudo ou nada, para o debate ou embate, procurando desmentir e revidar tudo de modo rápido e esclarecedor. E quando falamos em uma contra-ofensiva rápida, queremos dizer na velodicade da Web, instataneamente.

Responder

    joao batista jr

    05 de outubro de 2010 às 07h23

    15 dias? Este seria o jeito Marina de governar? A cada decisão urgente, 15 dias pra pensar? Felizmente ela não conseguiu derrubar o Serra, pois, se fosse ela para o segundo turno os eleitores do Serra, certamente a seguiriam.

Mauro

05 de outubro de 2010 às 02h26

Olha Azenha tentei algumas vezes dizer mais ou menos isso mas nunca fui ouvido. Mandei emails em sites ligados ao PT enviei emails no site do partido mas eles nem lêem. Os sites deles são chatos, verdadeiros monólogos onde só eles tem direito de falar. Eu não entrei mais no site do partido e se você for pegar o número de visitas do site deles vai ver que é irrisório pois quem visita uma vez nunca mais volta. Mas o PT subestimou o poder de dispersão "boca a boca" de uma idéia e perdeu sua capacidade de se comunicar com os jovens que se você for ver estão votando no Serra e na Marina. Política e comunicação são inteligados e o PT vem perdendo seu poder de se comunicar com o povo agora que está no governo. Eles não entenderam que internet é interatividade e se o visitante não tem espaço para debate ou se sente que não está sendo ouvido ele cai para outro site, enfim em termos de internet o PT simplesmente não existe.

Responder

    ValmontRS

    05 de outubro de 2010 às 11h41

    Concordo plenamente.
    O PT "terceirizou" a campanha. Delegou aos marketeiros e deitou na rede.
    Espero que corram atrás agora no 2º turno e assumam uma CAMPANHA DE VERDADE, pois o que vimos até aqui foi muito marketing TRADICIONAL e pouca política (eles parecem nunca ter ouvido falar em viral).

Renato Duarte

05 de outubro de 2010 às 02h25

O seu comentário está aguardando moderação.
5 de outubro de 2010 às 2:20

E-mail que recebi há alguns dias:

“O candidato à presidência José Serra promete um salário mínimo de 600 reais em 2011. A que custo?

O Bolsa Família é um programa social determinado pela renda per capita da família beneficiária. Assim, se uma família com criança tiver uma renda per capita de até 140 reais, ela tem perfil para participar do programa.

Como se calcula a renda per capita?

Divide-se o rendimento total da família pelo número de pessoas na casa. Exemplo: uma família de 4 pessoas com um salário mínimo de 510 reais tem uma renda per capita de 127,5 reais. Então tem perfil para o Bolsa Família.

Porém, parece que a Sra. Mônica Serra não gosta muito de Bolsa Família: “As pessoas não querem mais trabalhar, não querem assinar carteira e estão ensinando isso para os filhos”.

Seu marido José Serra então bolou um plano: estabelecer um salário mínimo de 600 reais.

A ideia é simples: o critério para inclusão de famílias continuará no valor de 140 reais e a família que tinha renda per capita de 127,5 reais, agora terá renda per capita de 150 reais, por isso estará automaticamente FORA DO PROGRAMA.

E assim será com milhões de outras famílias brasileiras.

Este será o primeiro passo para o processo de enxugamento do Programa Bolsa Família, reduzindo-o à dimensão do Bolsa Escola, de Fernando Henrique Cardoso. Também é primeiro passo para o desmonte do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, arduamente conquistado pelo povo brasileiro.

Por isso, no dia 3 de outubro, vote por um Brasil justo e sustentável. Vote Marina 43.

Responder

Paulo Silva

05 de outubro de 2010 às 02h24

O PT apanha por ter cão e por não ter cão. Se o Lula esculhamba a mídia, é um ai jesus! Se trata bem, é um deslumbrado. Gente vamos acordar! Estão armando entregar o Brasil com o voto popular manipulado pela guerra psicológica mais abjeta que já se viu nesse país, tentando por calúnias, difamações e assédios morais acabar com a Dilma e nós vamos ficar procurando culpas e culpados e deixando o circo pegar fogo?
Vamos defender a nossa candidata, exigir que o PT e os partidos aliados ingressem em Juízo contra os órgãos da mídia que caluniam e inventam boatos e escândalos. Vamos denunciar esses "religiosos"que montaram uma máquina de moer a honra da Dilma,prestando-se a inocular veneno nas mentes e corações dos fiéis. Vamos reagir,antes que seja tarde demais.

Responder

    Antonio Silva

    05 de outubro de 2010 às 08h05

    Fala isto ao Presidente do PT, mas fala agora antes dele se distrair acompanhando o jogo do Botafogo .

Wilson Nascimento

05 de outubro de 2010 às 02h07

Perguntar não ofende, ou ofende?

Cadê o livro “Os porões da privataria", cadê?

Cadê vídeo que o FHC afirma ,gaguejando, que ele, pessoalmente, não queria privatizar a Vale quem insistiu e forçou a barra foi Serra.?

Cadê os vídeos das enchentes na grande São Paulo e do jardim Romano?

Cadê os vídeos do confronto entre policiais, civis e militares, na porta do palácio dos Bandeirantes?

Cadê o vídeo que mostra o policia militar, comandada pelo Serra, sentando o porrete nos professores de São Paulo durante a ultima greve da categoria.?

Cadê o vídeo que mostra a invasão da policia militar na sede da reitoria da USP sentando o cacete nos alunos, funcionários e professores da universidade..?

Bom, se eu ficar aqui, cadê,cadê , cadê eu vou longe e vou encher saco.

Sejamos práticos.

Azenha é possível disponibilizar em seu blog esses e outros vídeos?

Disponibilizados os vídeos.

Vamos divulgar e disponibilizar esses outros vídeos em nossas paginas pessoais nas redes sociais.

Vamos parar com a choradeira.

Vamos manda bala neles.

Quem sabe agente acerta uma bala de prata neles também !

Chumbo trocado não dói.

Só que bala de prata é fatal. Abraços

Responder

Marcos AC Lopes

05 de outubro de 2010 às 02h06

Concordo Azenha. O PT às vezes me irrita com essa reverência à imprensa golpista e essa demora para reagir.Precisa mudar urgentemente as suas tácticas, pois do contrário vai deixar o Serra ganhar e as ratazanas tomarem conta do país. Como fazer para que ouçam esse apelo e mudem as suas táticas?

Responder

Antônio Manoel Góes

05 de outubro de 2010 às 02h06

Olá, Azenha! No primeiro semestre de 1989, um estudante de Recife, premiado no concurso 'Jovens Cientistas' da Rede Globo, viajou a São Paulo a fim de oferecer ao 'staff' de Lula um 'software' de sua lavra, específico para sistematizar operações de informática, 'intranet', na campanha eleitoral, engenhoca de última geração sem similar no mercado. Esnobado pela 'inteligentzia' do PT, conquanto petista de carteirinha em Pernambuco, acabou, face a apertura financeira, negociando o invento por expressivo valor compensatório, com o escritório eleitoral de Fernando Collor, no Rio de Janeiro. Fê-lo constrangido, sem alternativa, por extrema necessidade, conforme me asseverou em 1991.
Passados 22 anos, o PT, pelo visto, ainda patina na concepção dinossáurica em tratar a contra-informação, hoje disseminada na instantaneidade das redes virtuais( em cores e formas contundentes de verdade definitiva), como uma questão a ser refutada pela via romântica e medievalesca de um singelo pombo-correio. Escancarado o estrago e sentido o golpe, com inesperada migração de votos para outra freguesia, temos todos de correr atrás para tapar o rombo, sem o qual a fatura já estaria liquidada no primeiro turno. Depreende-se, salvo melhor juízo, que a campanha de Dilma Rousseff, embora 'nota dez' em convincentes documentários televisivos tipo 'show da vida', incorre no preciosismo mastodôntico de subestimar manjadíssimas baixarias gestadas nos subterrâneos da malcheirosa imprensa golpista. Daí não terem cuidado em organizar uma rede de vigilantes internautas, voluntários como os que impediram os vilipêndios republicanos contra Obama, em 2008, nos 'States'. E os temos aqui, com, no mínimo, a mesma competência dos de lá. Só que, a rigor, solenemente 'barrados no baile'.

Responder

Marroni

05 de outubro de 2010 às 01h52

Só no país onde
Prostituta se apaixona,
Traficante é viciado,
gigolô tem ciúme,
acontece de a Dilma lamentar sua vitória,
a Marina comemorar sua derrota e
o Serra gozar com o cacete alheio!
Tenha paciência!!!!

Como disse o çábio Galvão Bueno, depois da derrota, o empate é o pior resultado.
Ou o contrário, ou não!

Perguntem ao Caetano.

Responder

    Fernando Souza Jr.

    05 de outubro de 2010 às 09h17

    Marroni, você fez a melhor definição desse cenário pós primeiro turno. Muito bom. Meu pai, um tucano doente, estava radiante com o desempenho da Marina. Mas a alegria deles via durar pouco.

Mario Jorge Casadas

05 de outubro de 2010 às 01h49

A pior comunicação política do mundo é essa do Partido dos Trabalhadores. Fraca, confusa, submissa.

Azenha, todo mundo sabe disso, mas você foi preciso em mais uma texto esclarecedor.

Os únicos que não sabem são os membros zumbis, arrogantes e preguiçosos da cúpula petista.

O jornalista Carrara completa seu excelente texto com este, falando sobre os erros da campanha. Desse jeito, eles vão entregar tudo o que Lula construiu nas mãos de Serra.
http://pagina13.org.br/?p=4475

Responder

miras

05 de outubro de 2010 às 01h44

na guerra entre blogs X spams sujos e culto religiosos de vespera, a ação "mirian cordeiro" foi imperceptivel, não teve estampido de bala. não pode ser identificada pelas pesquisas, pelo pt e pelos blogueiros, q tavam cantando vitória. foi imperceptivel exceto pela insistente permanencia dos vi9deos de boataria entre os mais vistos do youtube. não tinha nenhum video pró-dilma lah, no 3 de outubro. os blogueiros publicaram desmentidos em seus todo-poderosos blogs, e infelizmente não valeu muito. sinceramente, acho q a tatica do site do obama desfazendo os boatos deve ser uma linha auxilar. a uol estampou um "indio diz que quem vai mandar é o dirceu" em pleno domingo horario de votação. os blogueiros vacinam contra isso, pra quem procura sobre o assunto no google. as faixas mais despolitizadas da população, porém, que têm lah seu perfil no orkut, foram bombardeadas por spams. no brasil, acho, spam se combate com spam. cadê os bancos de dados de mails do pt? pra cada um deles, dois nossos. desmentindo boato por boato ou então alardeando o endereço do tal site. a equipe cyberjuridica do obama, trabalhando 24 hrs localizando os autores dos mails e os interpelando judicialmente, bem, isso eh coisa pra ontem.

Responder

Fabio Martins

05 de outubro de 2010 às 01h34

Mundo instantâneo, PT jurássico! Exemplo de antipoda, no caso da internet, dado por Obama… Chefes da campanha da Dilma e asessores: Ou eles despertam. E acertam estratégia e tática para vencer no segundo turno. Ou disntiguem de modo claro e prático aquilo que tem de ser feito e o modo pelo qual tem de ser feito . Ou… Portanto, é a imperiosa a necessidade do contra-ataque pela internet E com recursos humanos de primeira, idem,item. Aliar as disposições reais dos politicos eleitos pela coligação Governo Lula e Partidos: execelente. Porem, estratégia, tática de Dilma no comunica´-se urge seja revista.E marcante. Para persuadir. Para receber votos. Para ganhar a eleição.

Responder

boniboni

05 de outubro de 2010 às 01h29

Azenha, você foi preciso, acertou em cheio. Espero que o PT acorde e crie um site anti-boatos parecido.

Responder

Ditão

05 de outubro de 2010 às 01h19

Endosso o que disse aqui alguns comentaristas: O PT está no salto alto há algum tempo. Acharam que a eleição tava no papo só com a popularidade do Lula. Enquanto a Dilma dizia que não fará a reforma previdenciária o Serra prometia 10% de reajuste aos aposentados, além de salário mínimo de R$ 600,00. Ora, todos sabem a penúria que vivem os aposentados e a Dilma subestima as reivindicações desse povo. É pedir pra apanhar, né.

Responder

    Baixada Carioca

    05 de outubro de 2010 às 12h18

    Quem pede para apanhar é o Serra. A pergunta é: onde estão os economistas do PT que não orientaram a campanha para responder isso? Não responderam porque dá pra pagar? Se não dá, por que não explicam ao povo? Ora, até o PIG e a turma do PSDemB não acredita nessa possibilidade!…

Carlos A Gomes

05 de outubro de 2010 às 01h16

ENTENDA COMO E POR QUE SERRA AFUNDARIA O BRASIL NA CRISE MUNDIAL
http://www.youtube.com/watch?v=Ig9pE6qwzxw&fe

CIRO GOMES FALA SOBRE COMO FOI O GOVERNO FHC COM SERRA
http://www.youtube.com/watch?v=wZ8DTdVJ-1k

Responder

Luiz Guilherme

05 de outubro de 2010 às 01h10

A Dilma é uma vencedora , mas, poderia ter sido um pouquinho mais e levado de primeira se a campanha tivesse deixado um pouquinho de lado esta ética ao exagero (que chega a ser chata) . tem que responder a altura todos os boatos .. Tem que abrir o jogo esclarecendo a questão de corrupção e o papel das instituições e medidas concretas para a seleção dos quadros visando diminuir a probabilidade de corruptos no governo (já que ninguém tem bola de cristal) etc…

Responder

Meus dois tostões sobre o resultado do 1o. turno « Urbanamente

05 de outubro de 2010 às 01h04

[…] uma sugestão de cara, referente ao uso eficiente, rápido, viral e barato da internet, conforme apontou o Azenha muito bem. – Nós subestimamos um anseio por mudanças que mobiliza uma parte considerável do eleitorado, e […]

Responder

Natale Vanz

05 de outubro de 2010 às 01h03

Talvez seja necessário se verificar, também, o porque de 34,2 milhões de votos nulos, brancos e de abstenções, ou não?

Este número é de 1 milhão de votos a mais do que o obtido pelo segundo classificado.

Responder

Baixada Carioca

05 de outubro de 2010 às 01h01

Azenha, o mapa da Câmara Federal não foi boa para o PT, apesar de ter eleito a maior bancada. Talvez o desempenho dos candidatos a deputados federais expliquem porque Dilma não teve melhor performance no primeiro turno.
Os números crescentes por percentuais: Só o Distrito Federal superou aquela média já conhecida do PT. Paraná e Pernambuco ficaram na média. Todos os outros estados ficaram abaixo da média.

Alagoas, Roraima e Tocantins não elegeram deputado federal (0%)
Maranhão: 1 federal (5,5%)
Goiás: 1 federal (5,88%)
Paraíba: 1 federal (8,33%)
Espírito Santo: 1 federal (10%)
Rio de Janeiro: 5 federais (10,86%)
Amazonas 1 federal (12,5%)
Mato Grosso: 1 federal (12,5%)
Rio Grande do Norte: 1 federal (12,5%)
Rondônia: 1 federal (12,5%)
Sergipe: 1 federal (12,5%)
Minas Gerais: 8 federais (15,09%)
Ceará: 4 federais (18,18%)
Piauí: 2 federais (20%)
Pará: 4 federais (23,52%)
Acre, 2 federais(25%)
Amapá: 2 federais (25%)
Mato Grosso do Sul: 2 federais (25%)
Santa Catarina: 4 federais (25%)
Bahia: 10 federais (25,6%)
Rio Grande do Sul: 8 federais (25,8%)
São Paulo: 16 federais (22,85%)
Paraná: 5 federais (27,77%)
Pernambuco: 4 federais (28,57%)
Distrito Federal: 3 federais (37,5%)

Responder

francisco.latorre

05 de outubro de 2010 às 00h59

não dá pra chutar a globo e a veja.

melhor deixar que desmanchem por si. tá funcionando.

obama chutou a fox sim.

mas a fox é secundária. tipo band ou sbt. outra história.

quanto à rede.. é poraí mesmo.

alô pt.. tem alguém lendo isso?..

..

Responder

Rodrigo Carvalho

05 de outubro de 2010 às 00h58

Temos passado e-mails para várias listas de conhecidos e não conhecidos, mostrando as verdades sobre Serra, e também das mentiras contra Dilma. O PT foi informado por vários e nem devem ter lido, o presidente Lula tem um protocolo, pode-se mandar mensagens a ele, mesmo atarefados um momento alguém lê. O PT tem que montar a equipe de outra forma, como fazer análise política, interpretar maldades. Avisos ocorreram, não é dizer "nós falamos…" o importante é nós faremos e que comece e estamos aqui, dispostos a colaborar no que for necessário.Até na Folha, nos Fóruns a gente entrava, para fazer frente à maioria tucana, Recebo e-mails da executiva do PSDB, , fui nos blogs e sites e vejo o que expõem, o que defendem. Recebi ol gente que mente, e ao receber o e-mail, na hora foi mensagem ao PT, E levaram 1 mês para providências. Achar mentira nos tucanos é fácil, outros fizeram o mesmo e nada, O PT demorou muito a reagir…o PT faz gol de honra e não tenta sequer empatar o jogo. Tem que haver mudança.

Responder

Fabio

05 de outubro de 2010 às 00h58

Estou postando comentários o dia todo, sempre que posso, nos sites de notícia UOL, Terra, etc. Acabei de sair do Terra onde fiquei com nojo e sequer tive coragem de postar. O nome aparece completo e os caras estão pegando pesado contra o PT. O preconceito então nem se fala. O cara fala a favor da Dilma e já vem xingamento. Aliás, na Internet tá difícil. Petista é taxado de burro pra baixo em todos os comentários das notícias. E nordestino já virou xingamento faz tempo. Tenho vergonha de morar em SP com um povinho tão conservador e reacionário. Estão criando uma rede de difamação não só da Dilma e do PT, mas de qualquer um que vota neles. Estão apelando para desclassificar o eleitor da Dilma e não mais somente ela. Aqueles menos seguros de si podem achar que estão na contramão. Isso é perigoso. O proprio Serra esta falando em "juntar as pessoas de bem", como se os que não ficarem com ele fossem do mal. Como se "do mal" não fosse essa aliança do PSDB/DEMo. Todos que postam aqui, postem também nos sites de notícias, várias vezes por dia. Façamos grupos de 10/20, com horários definidos de trabalho e postagem de comentários em sites específicos. Vou ficar de 3 a 4 horas por dia (o que posso) postando comentários no Terra e UOL de hoje até o dia da eleição. Convoco todos a fazerem algo parecido. Precisamos mostrar nossa cara.

Responder

Alfredo Bessow

05 de outubro de 2010 às 00h50

Estimado Azenha,
li seu texto lá no blog do Mirto (Barão de Itararé).
Em verdade, eu disse no Encontro dos Blogueiros e repeti várias vezes no meu blog que o PT – que não é de esquerda – em verdade adora aparecer na Globo, sonha em ser matéria na Veja, tem orgasmos sistêmicos se puder aparecer na Folha. Disse lá e tem gente que achou ruim: o PT na área de comunicação assumiu o jeito tucano de ser. Os dois sofrem do mesmo problema de paulistanismo – uma espécie de UDN do B.
Parabéns!
Tem, horas em que dá vontade de tortcer pela volta do Serra, apenas para ver tantos petistas em suas arrogâncias outra vez andando na chapada. Leia o texto: http://passelivreonline.wordpress.com/2010/09/14/

Responder

    Metheoro

    05 de outubro de 2010 às 01h36

    Não é só isso não….

    É que no PT, e na cabeça de muitos dirigentes, ainda paira aquela idéia setentista e oitentista, que data da revolução cubana e bolchevique (se quiserem ir mais longe) de subverter o sistema aparecendo nele.

    Acham que aparecendo na Veja; No perfil da Globo e no painel da Folha, eles estarão subvertendo o sistema e fazendo ele trabalhar pra eles.. quando na real, isso, no mundo capitalista em que vivemos (POIS É MEUS CAROS, somos todos capitalistas!!!!) não existe!

    Parabéns Azenha, um dos artigos mais lúcidos que ja vi… em todos os blogs progressistas.

Cid

05 de outubro de 2010 às 00h46

Cordanaçao cega,surda e muda.

Responder

    Baixada Carioca

    05 de outubro de 2010 às 12h15

    Tá faltando ombudsman/ombudswoman na campanha?

CLAUDIO LUIZ PESSUTI

05 de outubro de 2010 às 00h35

E os emails sujos do Serra?Dilma fez isso, Dilma e aquilo!E da-lhe filminho, piadinha, historinha, falando mal da Dilma!Quem tem que responder isto e a campanha e nos temos que fazer a replicacao!

Responder

Marcio H Silva

05 de outubro de 2010 às 00h30

Primeiro: Estava verificando todos os votos desde 89. O PSDB nunca passou dos 40 milhões.
Segundo: Li agora no “Vermelho” reportagem que mostra vontade dos tucanos em trocar o Vice. Indio por Gabeira. Seis por meia duzia.
http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_secao=1

Responder

Vitor Ribeiro

05 de outubro de 2010 às 00h29

Conterrâneo, vc foi preciso!
A boataria contra a Dilma é coisa de máquina bem paga e articulada. O PT não sacou que estão minando a Dilma na internet.

Responder

    Fernando Cordeiro

    05 de outubro de 2010 às 00h48

    A Dilma e sua equipe cometeram o erro de substimar a força do voto pentencostal e da CNBB. A Marina Silva entrou nessa eleição com o próposito de ser uma válvula de escape para o eleitor que não suporta o Serra e acabou colhendo o resultado de uma campanha orquestrada por fundamentalistas. O Jogo poderia ter sido virado usando a Internet para desarticular os grupos de jovens evangélicos nas redes sociais usando tão somente a verdade. Marina, que andava com Gabeira, que sequestrou o embaixador americano no Brasil em 1969, que defende a legalização da maconha, o aborto e o casamento gay. O PV não teria como negar. Mas o salto alto de Lady Dilma e Lord Lula não permite isso.

ruypenalva

05 de outubro de 2010 às 00h22

Parece que minhas críticas ao João Santana estão tendo Eco. Já deixei vários recados no site do Partido. Enfim, tão achando o que eu acho. Eu tirava ele se não corrigisse o rumo.

Produtora de marqueteiro faz festa e incomoda campanha do PT
Funcionários da produtora de João Santana organizaram coquetel na sexta-feira, para comemorar fim dos trabalhos no primeiro turno

Andréia Sadi e Ricardo Galhardo, iG São Paulo | 04/10/2010 17:33

A coordenação da campanha de Dilma Rousseff irritou-se com uma festa promovida em Brasília na última sexta-feira pela equipe do marqueteiro João Santana, na antevéspera da eleição presidencial. O coquetel reuniu funcionários da produtora para festejar o fim do período de três meses de trabalho pelo primeiro turno, mas a comemoração foi considerada precipitada por alguns membros da equipe da candidata do PT e passou uma ideia de “salto alto” do próprio staff.

Nos bastidores, coordenadores não escondem a preocupação em traçar novas estratégias neste segundo turno da campanha presidencial, já que admitem terem sido pegos de surpresa. Ontem mesmo, quando a apuração já sinalizava um segundo turno, integrantes do staff de Dilma procuraram a produtora de Santana para conversar sobre a propaganda na TV.

O escritório, no entanto, estava vazio. Uma pessoa próxima ao marqueteiro disse à reportagem que, já que o último programa exibido na TV havia sido na quarta-feira, não havia porque manter o escritório aberto. No entanto, garantiu que a equipe estava toda em “standby”. A festa não teve a participação de políticos nem acompanhantas dos funcionários da produtora.

Petistas querem mudanças no programa na TV. Avaliam que a produção exibida no primeiro turno é impecável do ponto de vista plástico, mas é “olímpica” demais. “Ninguém discorda que as imagens são perfeitas, mas não passa disso. Não oferece um a mais ao telespectador-eleitor, não há discussão de propostas”, criticou um auxiliar da campanha.

Responder

    Mauro

    05 de outubro de 2010 às 01h42

    Se você deixou recados no site então esquece que nem lidos foram, Eles não respondem nem mesmo perguntas sobres os números dos candiatos a deputado que estou espernado até hoje. Eles não tem preocupação em conversar com os eleitores e nem em saber as opiniões de seus eleitores, eles se tornaram um partido de restaurante chic e já não se misturam amis com a ralé.

    Baixada Carioca

    05 de outubro de 2010 às 12h14

    Mas os caras lá tem o direito de festejarem. Afinal, eles deixaram a candidata com 47% dos votos válidos. A candidata é que não ajudou muito. É bom lembrar que marqueteiro indica e o candidato aceita a indicação ou não.

Torquemada

05 de outubro de 2010 às 00h21

Existem tópicos aqui no Azenha que me fazem lembrar daquela máquina, daquela geringonça que aparecia dos desenhos animados de antigamente, onde um cara puxava uma corda, presa numa roldana sustentada por um cavalete da altura de uma porta, e onde a cada puxada de corda uma perna mecânica com uma botina enorme chutava o trazeiro do cara, tanto quanto ele desejasse.

Era, em suma, um aparato básico para o masoquista chutar a própria bunda!

Nunca vi tanto derrotismo, tanta comiseração, tanto xoramingo em troca de nada…
Nada mesmo! Não perdemos a eleição, não perdemos o eleitorado, não perdemos coisíssima nenhuma, sem falar que a campanha do adversário, essa sim, foi errática, incompetente e desastrosa.

En:ão, muita hora nessa calma! Aquilo que o PT não fez e nem estou certo se deveria fazer diretamente, os blogs sujos se incumbiram de fazer, e o fizeram bem feito, até porque desmentidos mais rápidos e eficientes do que o Brizola Neto e os amigos do Presidente Lula fizeram nem sei se seriam necessários.

Responder

João Vítor Leme

05 de outubro de 2010 às 00h14

Azenha, vc já conversou sobre isso com o PT e o pessoal da campanha de Dilma?

Responder

ruypenalva

05 de outubro de 2010 às 00h06

Ciro falou e disse:

Ciro: "Serra controla o PV. A tendência não é de apoio a Dilma"
04 de outubro de 2010 • 21h51 • atualizado às 22h06

Comentários
701

1. Notícia

*
1. Reduzir
2. Normal
3. Aumentar
* Imprimir

Claudio Leal
Direto de Brasília

Um dos protagonistas da pré-campanha presidencial, o deputado federal Ciro Gomes (PSB) participou, na tarde desta segunda-feira (4), do encontro de Dilma Rousseff (PT) com governadores e senadores eleitos em 3 de outubro. Sem palavras dúbias, ele afirma que "Serra tem controle sobre o PV" e a tendência é Marina não apoiar, formalmente, a campanha de Dilma. "Pela sua origem, ele não deve. Digo isso porque já negociei com o PV. Serra controla a burocracia. Eles quiseram me impor (Alfredo) Sirkis para vice. E eu disse: você não tem competência pra ser vice-presidente".

Para Ciro, Dilma precisa "entender esses 20% (de Marina) e falar para eles". "Entender as pessoas, as exigências éticas, a postura ideológica", explica. "Dilma foi a 47% dos votos. Isso é voto pra caramba! E com todo desequilíbrio da imprensa". Ciro esclarece que fala "como cabo eleitoral de Dilma no Ceará".

Adversário do ex-governador de São Paulo, ele critica o discurso "ético" de José Serra. "Na mesa de bar onde eu estiver, Serra jamais será guardião da ética", ataca. Ciro considera a imprensa equivocada ao acusar o PT de "autoritarismo". "Foi um erro. Eu mesmo tenho grandes problemas com a imprensa".

Responder

    Baixada Carioca

    05 de outubro de 2010 às 12h11

    Parece que Ciro sabe do que fala. Lembram que ele disse que se fosse preciso o tucano passava por cima da mãe pra ser eleito?

Augusto

05 de outubro de 2010 às 00h05

É isso o que me irrita no PT. Dilma Rousseff, depois de diversos ataques, de difamações, depois de toda sorte de crimes praticados por um jornal, ainda aceitou escrever um artigo para a Folha de S. Paulo. Por causa disso, quase não votei nela. Às vezes, fico pensando que sou um idiota, porque me preocupo com o país. Acho que é melhor eu ir cuidar só minha vida.

Responder

    Clayton Noleto

    05 de outubro de 2010 às 09h10

    É o mesmo sentimento que me invade de vez em quando, Augusto. Quando acontece isso, lembro-me da frase de Shakespeare: "Com o tempo você aprende que por mais que você se importe algumas pessoas simplesmente não se importam".

CLAUDIO LUIZ PESSUTI

05 de outubro de 2010 às 00h00

Azenha , participo de comentarios em jornal, aqui no Diario do Grande Abc-Santo Andre.Defendo muito a Dilma e o PT, apesar de nao ser filiado ao partido e de nem mesmo votar so nos candidatos do partido, nem sou petista de longa data nada disso.E percebo isso que voce esta dizendo.A gente fica apanhando dos tucanos porque eles entram em grupo, um fazendo escada para o outro.Isto sem contar que o cara posta com nomes diferentes, em sequencia.Eu nao vou fazer isso, mas se tivesse um grupo do PT ou da campanha, e olha que estou em Santo Andre(!!!)entrando e apoiando-se mutuamente, tudo ficaria mais facil.O presidente Lula se fiou demais na propria popularidade.A campanha foi muito sem ataques, muito "filme lindo".Agora, estamos ai, com esta situacao de perder o comando do pais para este Nosferatur Serra!

Responder

Leonardo

04 de outubro de 2010 às 23h59

Mas Azenha…

Responder

Maria Dirce

04 de outubro de 2010 às 23h49

Acontece que esse papel da mocinha boazinha que o papai(lula) esta com ela em todos os lugares, pegou muito mal.Os debates foram terríveis sonolentos, sem propostas concretas, a Dilma não explicou nada, apenas dizia dos feitos do Lula e que iria continuar, um verdadeiro robo,deixaram os marketeiros fazerem um ventríloco e ele s fizeram.Nos comícios o povo gritava Luláaaaaaaaa, ele, Lula precisava erguer o braço da Dilma pra dizer para o povo é ela a candidata.deu tudo errado e na verdade Dilma não quis bater de frente e com a desculpa de não gosto de baixaria, parecia que estava em um convento, e o povo percebeu.Ela tinha que assumir a ex guerrilheira e falar a verdade,e não deixar o povo e os adversários falarem o que bem entendem.O serra ontem no discurso de agradecimento ja disse que não tem cofre fechado, insinuando que ela tem segredos que não quer revelar da época da guerrilha.Enfim tudo errado deu resultados errados tb.

Responder

Baixada Carioca

04 de outubro de 2010 às 23h41

Semana passada, na quinta feira, eu cheguei de uma reunião numa ONG e comentei aqui no sitio (não encontrei para indicar o artigo) que foi uma reunião pesada, com pessoas manifestando votos em Serra e Marina e que seria aquela a primeira reunião que eu não tive certeza de que estavam com Dilma. Foi um indicativo. Essas reuniões vão continuar e elas me são indicativas para as tendências nas cidades de Queimados e Japeri, no Rio de Janeiro. Agora precisamos dos discursos da Dilma para replicar nelas, do contrário, não adianta a gente falar daquilo que ela não fala, porque a candidata é ela. Os eleitores não são bobos e querem ouvir da Dilma compromissos que ela demora muito pra dizer. Vamos ver se essa prorrogação lhe ensina a lidar com o adverso.

Responder

Yara Mastrangelo

04 de outubro de 2010 às 23h38

Ao que me consta a boataria começou lá atrás no início da campanha com a militância petista e aliados espalhando a notícia de que o Serra eleito acabaria com o Bolsa-Família.
Ou acham que o salto de rejeição ao Serra veio de suas concepções heterodoxas quanto à política macro-econômica?

Responder

    Claudio Costa

    05 de outubro de 2010 às 02h24

    Não foi boato. Foram palavras do Sergio Guerra.
    Você esqueceu ou aje com eles?

    Márcio

    05 de outubro de 2010 às 03h23

    Engraçado. Os tucanos (e os seus eleitores) atacam o Bolsa Familia todos os dias ha 8 anos. Serra em SP diminuiu os programas sociais do próprio PSDB. É fofoca dizer que o PSDB pode prejudicar o programa?

Daniel Neto

04 de outubro de 2010 às 23h36

O PT dormiu no ponto, neste e nos outros 7 anos de governo Lula. Quem veio aqui e graças ao Azenha postou links sobre os boatos e os desmentidos foi o Burburinho. Isso era obrigação do PT e da coordenação da campanha.
Não recebi um único e-mail do PT pedindo voto, desmentindo boatos ou coisa do tipo. Nada. Já da oposição, tirando as baixarias, recebi vários, inúmeros.
Quantas vezes alguém do PT veio a público e rebateu com a mesma ênfase uma denúncia falsa ou dossiê fabricado? Uma! A Dilma contra a FSP. De resto? "Ah, tem que ser apurado…", "Ah, precisamos investigar". E nisso perdemos de liquidar a fatura no primeiro turno, e pior, em SP e PR (onde foi outro desastre a campanha do Osmar Dias) perdemos no primeiro turno duas eleições importantíssimas e fáceis de levar pro segundo.
Tomar cuidado, muito cuidado nestes dias, porque ate música evangélica o Serra tá cantando…

Responder

    Paulo Renato

    04 de outubro de 2010 às 23h43

    Concordo totalmente. Além de uma central virtual, o programa na TV deve desmentir esses boatos.

Fernando

04 de outubro de 2010 às 23h36

Continua apenas como ilusão a ideia de que a internet poderia ter alguma influência nas campanhas. A internet está funcionando como sempre funcionou, ou seja, de forma anárquica. Cada autor de blog ou dono de perfil em alguma rede social escreve ou publica o que bem entende, para defender suas ideias e seu candidato, mas as campanhas estão longe desse pessoal. Os sites dos candidatos estão mais interessados em obter o seu e-mail do que propriamente ouvir alguma sugestão.
As campanhas estão encasteladas. Os marqueteiros dominam, se acham donos da verdade e o resultado está aí para que todos vejam:
– Sucessivos erros na campanha de Serra
– Fraco desempenho geral dos candidatos nos debates. As falas iniciais e as de fechamento em geral tem deixado muito a desejar.
– Na campanha em SP para governador, Mercadante demorando séculos para reagir ao "Mercadante faltou"
Agora, experimente mandar uma sugestão para algum site de qualquer candidato. Com sorte, você vai receber uma newsletter.

Estamos ainda engatinhando nesse campo. Quem sabe na próxima.

Responder

    Mauro

    05 de outubro de 2010 às 01h52

    Eu nem isso recebi, e só pedi para me mandarem os números dos candidatos a deputado pelo partido no meu estado. Enfim se eu quiser votar neles que me vire e descubra o que fazer. Reclamei também que no site do PT não há interatividade, é so um lugar onde você pode ler e ficar calado. Enfim os sites do PT e de seus candidatos são um saco.

Alexandre Oliveira

04 de outubro de 2010 às 23h35

Não precisamos combate a baixaria de Zé Trololó, vulgo Zé Alagão, também conhecido como Zé Çerra (O Homem que sabia calcular), com baixaria. Basta rebater e dizer a verdade. Só isto.

Responder

    Jairo_Beraldo

    04 de outubro de 2010 às 23h39

    esta eleição está muito estranha, Oliveira. Tudo que foi feito pelos blogs sujos, foram detonados pela massa cheirosa e limpinha. Eles estão rindo feita hiena neste momento. temos que armar uma boa estrategia.

Antonio Silva

04 de outubro de 2010 às 23h32

Destes 4% de eleitores que negram voitos a Dilma liquidar o pleito no domingo, uma grande parte passeavam pelos blog's sujos pregando o voto em Marina cheio de "boas intenções" .
Eu me envergonharia se tivesse desperdiçado o voto na alaranjada Mariana , sabendo que o nosso Brasil está prestes a ser entregue à apátridas .

Responder

ALEXANDRE BIVAR

04 de outubro de 2010 às 23h29

NÃO É DE HOJE QUE VÁRIOS BLOGUEIROS TEM ALERTADO SOBRE A ESTUPIDEZ E SUICÍDIO POLÍTICO QUE O PT VEIO COMETENDO DURANTE A CAMPANHA. A CANDIDATA FOI VÍTIMA DE UM MASSACRE, NA MÍDIA, E TAMBÉM NO HORÁRIO ELEITORAL POR PARTE DE SERRA. ADOTOU O SILÊNCIO COMO ESTRATÉGIA. PARTE DA CLASSE MÉDIA, PRECONCEITUOSA E IGNORANTE (O QUE BEM A CARACTERIZA) ENTENDEU O SILÊNCIO COMO CONFISSÃO DE CULPA. NÃO BASTASSE DEIXOU DE POLITIZAR A PRÓPRIA POLÍTICA, AO OPTAR EM NÃO DEMONSTRAR AS CONTRADIÇÕES NO DISCURSO SERRISTA E A PRÁTICA GOVERNO-PARTIDÁRIA DO PSDB. ACHOU QUE TOCAR UMA CAMPANHA FOCANDO NO APELO EMOCIONAL, DE UMA CAMPANHA TELEVISIVA VISUALMENTE BELA E FOTOGRÁFICA, ALIADA A TRILHA SONORA MAGNÍFICA FOSSE SUFICIENTE. TENDO-LHES AS ESTATÍSTICAS AMPLAMENTE FAVORÁVEIS, INDEPENDENTEMENTE DE QUAL INSTITUTO SE FALE (IBGE, IPEA, FGV) DEIXOU DE USÁ-LAS E PROCEDER A COMPARAÇÃO COM O GOVERNO ANTERIOR, COMO SE PARTE DO ELEITORADO FOSSE INCAPAZ DE LER GRÁFICOS COMPARATIVOS E NÃO FOI SUFICIENTEMENTE CLARO EM DEMONSTRAR AO ELEITOR QUE A ESCOLHA NÃO É ENTRE DOIS CANDIDATOS, E SIM ENTRE DOIS MODELOS DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO-SOCIAL, TAMPOUCO EM MOSTRAR QUE A LINHA ECONÔMICA DO ATUAL GOVERNO NÃO É A CONTINUAÇÃO DAQUELA IMPLANTADA PELO FHC, JÁ QUE ESTA FOI MARCADA PELO DESEMPREGO, ARROCHO SALARIAL, ESTAGNAÇÃO ECONOMICA, CONCENTRAÇÃO DE RENDA ETC. ENFIM! ESPERO QUE O PARTIDO APRENDA COM OS ERROS E NÃO COMETA NO SEGUNDO TURNO A ESTUPIDEZ QUE O MARCOU NO 1º TURNO.

Responder

    Conceição Lemes

    04 de outubro de 2010 às 23h34

    Alexandre, por favor, letras minúsculas nos próximos comentários. É uma das normas do Viomundo. abs

    Scan

    04 de outubro de 2010 às 23h41

    E mesmo que não fosse norma, você nos toma por cegos? Ou está gritando?
    É extremamente irritante ler coisas em caixa alta.
    Que mania…

    Suzy/Rio de Janeiro

    05 de outubro de 2010 às 00h06

    Eu nem leio. Passo direto.

    J F

    05 de outubro de 2010 às 01h33

    Enquanto o PT ficava se preocupando com os escandalos dos jornais, estes boatos se alastraram entre os evangélicos. não sei o tamanho desse problema e quanto ele pode influenciar, mas é preocupante

    Cilene Pares

    05 de outubro de 2010 às 12h35

    Falou, é isso mesmo. Que tudo isso sirva de experiência para o segundo turno.

Baixada Carioca

04 de outubro de 2010 às 23h25

Acho que Azenha matou a charada. Surfamos nas ondas das pesquisas e achamos que a coisa era uma questão a ser resolvida no dia 3 de outubro. Não foi. O programa da Dilma era uma superprodução, mas quando foi que comparou resultados? No último programa quando ninguém mais aguentava ver esse trololó todo.

Nos debates, reclamei muito, Dilma era muito supliciana. Era uma eternidade pra dizer uma coisa que devia ser dito em 140 caracteres. Tinha que tuitar na TV e estava dando aula de filosofia. Também teve aquela história de responder com muitos dados, o que não interessava ao eleitor. Queremos saber o que ela vai fazer e não o que foi feito no governo Lula. Isso só faz sentido quando ela termina por dizer o que ela vai fazer. Mas, na TV, quando se começa a falar muito em dados, perde-se o tempo para falar o que vai fazer. Isso era lá no final do século XX. Agora a coisa tem de ser rápida e direta. Nada de filosofia.

Reclamamos muito da demora em que o PT tinha para responder alguma acusação. Para desconstruir então, nossa!, uma eternidade. Isso é fatal nessa campanha. Ou aprendemos a fazer modernamente, ou podemos ter uma puta surpresa nesse segundo turno. Eu não estou tranquilo não. Vou pra rua assim que chegar material de campanha por aqui.

Responder

    ValmontRS

    05 de outubro de 2010 às 02h55

    Tem razão, Baixada. Vai exigir muita militância, mas tem que haver organização. Partir na doida não resolve. Os partidos têm que trabalhar rápido neste sentido também.

Ernesto

04 de outubro de 2010 às 23h22

Sem menosprezar o efeito das influências religiosas, entendo que parcela significativa, talvez mesmo a maioria dos votos em Marina Silva, tenha sido oriundo de jovens até 30 anos.

Esse grupo compreende eleitores que desconheceram os governos FHC, e cuja referência é o descrédito absoluto na classe política. Votar na Marina significou um voto de protesto totalmente avesso à ideologia de direita ou esquerda. Marina foi um “avatar”, catalisador desse sentimento.

A internet possui hoje um índice dinâmico entre os jovens. Através do twitter, com mensagens replicadas aos milhares instantaneamente, esse grupo de jovens se manteve mobilizado incessantemente, como está até agora no #marina43. Quem quiser, dê um pulo lá para conferir. Vinte e quatro horas de terminadas as eleições, o grupo está lá, unido e vibrante.

Blogueiros progressistas são chatos demais para essa parcela de eleitores. Trazer seu voto para Dilma talvez seja muito mais difícil do que neutralizar os conservadores religiosos.

Em tempo: estou a caminho dos 60 anos

Responder

Daniel

04 de outubro de 2010 às 23h21

Azenha, é impressão minha ou o Serra usou mensagem subliminar com a cruz cristã hoje no Jornal Nacional? Vê isso:
http://midionauta.blogspot.com/2010/10/cruz-e-esp

Responder

    Jairo_Beraldo

    04 de outubro de 2010 às 23h41

    Não seria de surpreender…ele faz qualquer coisa pelo poder…até fatiar, fritar e comer a propria mãe!

    Felipe

    05 de outubro de 2010 às 01h42

    Uau… Que comentário construtivo

Silvio

04 de outubro de 2010 às 23h18

Eu gostaria de registrar uma idéia pro Azenha (não sei se esta idéia já foi colocada aqui, mas vamo lá) (também não sei se é uma boa idéia)… porque não fazemos uma pesquisa com os nossos amigos que votaram na Marina pra saber quantos vão votar no çerra e quantos vão de Dilma … acho que isso poderia dar uma idéia de quanto estamos caminhando e de quanto agente ainda tem que caminhar … e aí voce gostou dessa idéia? … então vamos colocar a faca no pescoço do Azenha pra ele lançar esta pesquiza!!!! JÁ!!!! …

Responder

paulobueno

04 de outubro de 2010 às 23h17

os blogueiros só pensam no PIG
esqueçam estes caras,pensem agoram em desmentir boatos
e colocar gente nas principais capitais e nas igrejas desmentindo boatos
e acreditem a idéia dos boatos e e-mails falsos foi do GURU da internet,
acorda PT
acorda principalmente a equipe de campanha.

Responder

    Jairo_Beraldo

    04 de outubro de 2010 às 23h43

    Melhor que isso Paulo. Vamos azucrinar os mesmos que nos enviavam os e-mails contra dilma, com correntes de fé e solidariedade.

jbmartins

04 de outubro de 2010 às 23h16

Tem dois caminhos complexos, a gritaria do Pig quanto a "censura", na verdade é o pouco investimento ao PIG, não podemos deixar de dizer que este cordão umbilical que alimenta o PIG não será cortado num passe de magica, acho até que demorara, sabemos da complexidade dos "loby", apoios e etc… assim como na Reforma agraria, agora o que faltou foi mobilização tanto da militancia quanto de uma analize como explica o seu texto, parabens.

Responder

Fabio

04 de outubro de 2010 às 23h15

Caro Azenha,

Obama teve uma campanha dura, conseguiu ganhar por uma onda de insatisfação só comparável ao Brasil de 2002, e começou a afundar na opinião pública muito rápidamente por conta de os republicanos acreditarem em qualquer boato anti-Obama que apareça. Estou aqui nos EUA e vejo o quão ridículo isto tudo é.

Não sei se cabe se espelhar em Obama…

Responder

Leider_Lincoln

04 de outubro de 2010 às 23h14

Me propus a ganhar ao menos um voto por dia. Primeiro dia e promessa cumprida.

Responder

    Jairo_Beraldo

    04 de outubro de 2010 às 23h43

    Agora vamos a luta para eleger IRIS!

    Yara Mastrangelo

    05 de outubro de 2010 às 00h24

    O Ministro da Agricultura do Sarney e Ministro da Justiça do FHC?
    Ok…vamos lá.

    Jairo_Beraldo

    05 de outubro de 2010 às 00h46

    Então vamos eleger Marconi, socio do serra e do fhc..conheçam a historia primeiro, depois critiquem…por isso Dilma ficou para o 2º turno…e se continuarem assim nem se elegerá!

Lucas

04 de outubro de 2010 às 23h12

Falou tudo, Azenha!
Procurei e não encontrei um site onde pudesse "pinçar" propostas de Dilma para divulgar na internet.

Além do mais, realmente, falta uma rede de emails para combater a boataria.

A blogosfera fala pra si própria. Quem lê o Viomundo já é progressista (a maioria sim).

Os emails todos os que tem acesso à internet têm acesso.

É através dos emails que se busca aquele eleitor indeciso.

Devemos passar a usar os emails.

E o PT tem que ter um site oficial para desmentir boatos. O Serra tem um site desses.

Responder

    Mauro

    05 de outubro de 2010 às 02h05

    O PT tem site oficial nacional e sites de diretórios, mas acredite meu velho se você entrar lá você muda de partido, eles não tão nem aí com o que você pensa escrevem o querem e não tem onde você opinar. Tem um lugar onde teoricamente você pode contatar eles, mas eu pedi os números dos candidatos a deputado federal por meu estado e até hoje não recebi resposta. Eles se afastaram do povo, cadê eles? Onde estão os vereaodres do partido que não estão nas ruas? Onde estão os filiados que não participam de movimentos de mosraodres de bairro e outros movimentos sociais importantes? O PT virou partido de restaurante chic depois de oito anos no poder e se afastou do povo.

    Marco

    05 de outubro de 2010 às 12h24

    Eu recebia pelo menos um e-mail por dia com as acusações mais diversas a Dilma. NUNCA recebi um e-mail defendendo a Dilma.

Joel Bueno

04 de outubro de 2010 às 23h11

Não, Azenha, a internet ainda não é isso tudo, pelo menos no Brasil. A rede que disseminou os ataques religiosos à Dilma foi outra: a rede de templos e igrejas.

Responder

    Fernandes

    05 de outubro de 2010 às 01h29

    Correto. Inclusive aqui em Joao Pessoa os comentaristas politicos, professores, historiadores, jornalistaas etc teem essa mesma sua posição.

Hirlan

04 de outubro de 2010 às 23h09

Azenha vc viu já a noticia no Convera Afiada com a foto do FHC votando em branco!!!!
è a prova final que nem FHC acredita no Zé Aborto!
Alías o FhC não foi aquele que dizia que era ateu!!!
Santa Hipocricia!!!
http://www.conversaafiada.com.br/wp-content/plugi
http://arturcut.wordpress.com/2010/10/04/fernando

Responder

Celso Silva

04 de outubro de 2010 às 23h00

Olá Azenha o amadorismo do pessoal do PT assusta,mas tem outra coisa que me intriga,esta campanha difamatória de SEGUIMENTOS RELIGIOSOS parece ser orquestrada PELA CIA E PELOS EEUU.Quem acompanhou os acontecimentos políticos do BRASIL ENTRE 1954 E 1964 sabe muito bem o que estou falando.
Estamos no séculos XXI porém alguns métodos políticos nefandos pouco mudaram em relação ao século passado,em especial o período da chamada guerra fria!

Responder

Salvador J. Ferreira

04 de outubro de 2010 às 22h56

Azenha.
Perfeitas suas colocações.
Agora nos resta enfrentar o Ze gengiva com armas que ele mesmo usou, deixando de lado, claro, as baixarias. Veja que boa arma o you tube nos dá: Vejam o link abaixo.
Vale a pena ver e repassar a tantos quantos blogs for possivel. http://www.youtube.com/watch?v=zUtPZOEo9kg&fe

Responder

    ValmontRS

    05 de outubro de 2010 às 02h44

    A situação é MUITO mais grave do que eu pensava.
    Agora eu percebo que Dilma corre sério risco de perder essa eleição.

AIlton

04 de outubro de 2010 às 22h55

O que o Azenha disse está corretíssimo. Em nenhum momento o PT rebateu as acusações falsas na internet. E adianta a gente alertar sobre o que está acontecendo ou sugerir caminhos porque eles não dão a menor importância. Está sendo impossível comunicar com o pessoal da Dilma, mesmo deixando recado na internet. Como é que eles querem ganhar assim? Se eu deixar um recado no site do Serra, em pouco tempo o pessoal dá retorno.

Responder

José Manoel

04 de outubro de 2010 às 22h55

AZENHA: A MARINA VAI FICAR NEUTRA! ELA NÃO VAI QUERER SE QUEIMAR APOIANDO O ZÉ CAIXÃO!!!! ELA NÃO É BOBA COMO MUITOS PENSAM!!!!

Responder

    Fernandes

    05 de outubro de 2010 às 01h37

    Concordo. Quem votou na Marina é porque não queria votar nem um nem outro. Caso ela apoie o Serra, vai desagradar grande parte dos seus eleitores e com Dilma, a mesma coisa. É melhor para ela não apoiar ninguem, pois assim poderá conservar seu otimo patrimônio eleitoral adquirido nessas eleições.

Armando do Prado

04 de outubro de 2010 às 22h54

Errado. Não perdemos, mas tivemos 47 milhões de votos, o mesmo de Lula em 2006. Não é pouco. Apenas deixamos de levar no 1º turno por incompetência nossa e demora na percepção do problema Erenice. No mais é conversa de analista do Pig.

Responder

Miguel Filho

04 de outubro de 2010 às 22h53

Pessoal, vamos lá. Nunca fui apolitizado, mas agora a conversa e outra, sou pernambucano,sou Lula e Dilma e não abro nem para o trem bala. Comecei a trabalhar, não será muito difícil reverter os evangélicos, achei no site http://www.conamad.com.br uma carta aberta à nação brasileira do Bispo Manoel Ferreira, Presidente do Conselho Nacional de Pastores do Brasil-CNPB, copiei e vou divulgar , temos que reverter esta situação, vamos dar idéias , não vamos ficar lamentando , ganhamos o 1º vamos ganhar o 2º , com Bláblárina ou sem Blábarina, ideias para que possamos reverter a situção. Vamos lá pessoal.

Responder

hirlan

04 de outubro de 2010 às 22h53

Azenha, esse comentário anterior era parte do debate quando Serra atacava marina dizendo que as duas eram iguais.
agora quer o apoio da Marina. Quanta Hipocricia.
aí vai a norma que ele ASSINOU!!!! http://www.cfemea.org.br/pdf/normatecnicams.pdf

Responder

Nelle

04 de outubro de 2010 às 22h50

Azenha concordo com vc,são jurassicos mesmo,afff Até lá na cunidade de apoio ao Lula quando fui falar disso fui taxada de pessimista,enfim agora estão vendo…

Responder

HÉLIO TATTU

04 de outubro de 2010 às 22h49

Azenha;
Caso não tenha lido o que o Luiz Nassif escreveu, segue o link pra você ler e, divulgar, caso ache importante.
Abraços fraternais" http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/o-caso-d

Responder

paulobueno

04 de outubro de 2010 às 22h49

o PSSOAL do PT
é tão JURRASSICO que não entendeu o porque do guru da internet vir ao Brasil e ter cobrado 1 milhão do PSDB para eleger o SERRA ,muitos aqui tiraram um sarro e men deram bola,
mas a verdade é que este camarada mandou o PSDB montar uma equipe de 100 a 200 pessoas só para fazer e-mails contra a DILMA e o PT e soltar boatos nas cidades do interior .
se o PT não acordar
vai perder esta eleição
hoje nas principais capitais do BRASIL todo mundo que tem e-mail já recebeu se não 1 pelo menos 50 e-mails contra a DILMA e o PT .
é um caso serio que alguém precisa tomar alguma atitude urgente,enquanto ainda temos tempo.

Responder

Hirlan

04 de outubro de 2010 às 22h48

Aí vai a norma que o Serra assinou!
Ele sim podemos chamar de Zé Aborto
!! !http://www.youtube.com/watch?v=zUtPZOEo9kg&feature=player_embedded

Responder

Hirlan

04 de outubro de 2010 às 22h46

CORRETO AZENHA !!!
Azenha, o Zé baixaria no Ministério da Saúde baixou uma norma onde apoiava o aborto, além de ensinar a técnica de como proceder o aborto!!!! Um absurdo!!!!!
Será que esses probos religiosos sabem disso?
vamos divulgar já!!!

Responder

Zhungarian

04 de outubro de 2010 às 22h46

Creio que seria interessante que se mudassem as regras desses debates de televisão, de modo a permitir mais interação entre condidatos e também com os jornalistas.

Vejam os últimos debates: Marina podia falar qualquer coisa, Serra podia mentir à vontade, Plínio podia fazer as palhaçadas dele, os três não tinham compromisso com a verdade, mas em aparecer bem na foto.

Já Dilma, ela não foi lá apenas pra fazer promessas, mas para dar conta do que já foi feito. Estava lá pra dizer: vejam o que fizemos, vejam o que podemos ainda fazer.

Com o tempo que cada um tinha pra falar, não dava pra ter qualquer linha razoável de argumentação.

Vejo as pessoas criticando a Dilma pelo simples prazer de criticá-la, como se o Lula fosse um irresponsável e ela uma arrivista.

Ou seja, total inversão de valores.

Fosse o velho Brizola, ele penduraria o FHC no pescoço do Serra com vontade!

Espero que Dilma se lembre de suas origens no PDT e honre a memória de Brizola, colocando Serra e a DIREITA no seu devido lugar.

Responder

Hudson Luiz

04 de outubro de 2010 às 22h44

Azenha ainda estou tentando entender o porque do segundo turno. Caso Erenice, camapanha religiosa anti-Dilma, palanque que se mostrou fraco em Minas, falhas de Dilma nos debates, cansaço da polarização PT – PSDB (nesse caso mMarina se tornou terceira via) ajudam bastante a explicar. Mas também há algo que pouco está sendo dito. O desconforto de antigos militantes do PT em terem de votar numa candidata neofita tanto em eleições quanto no partido, sendo que do lado estavam Marina e Plínio, petistas históricos.

Responder

Raimundo Boaventura

04 de outubro de 2010 às 22h41

Houve de fato um movimento muito bem osquestrado, vindo especialmente do setor religioso, colegas de faculdade , de trabalho, que sabidamente professam de forma mais assertiva sua religião, foram as formiguinhas dessa onda de boatos.

Responder

Antonio Pereira

04 de outubro de 2010 às 22h40

Acredito que é o momento de todas as correntes de esquerda, progressistas e outras que se alinham com as propostas da Dilma unam suas forças para aplicar mais uma derrota no Zé Serra e por tabela em todo o PIG. Concordo com o Azenha, o PT é muito lerdo em suas ações para defender a Dilma, espero que que agora seja mais eficiente nas ações contra o candidato do PIG.

Responder

Rafael

04 de outubro de 2010 às 22h37

Dilma rapidamente percebeu que a grande falha da campanha foi as botarias que não desmentidas. O pior para serra virá agora, frente a frente governo Lula e fhc. Lula vence e Dilma vence.

Responder

Lucas Jerzy Portela

04 de outubro de 2010 às 22h35

Além disso, Obama montou uma força-tarefa de militantes virtuais e advogados exclusivamente dedicada a combater os boatos, tentar identificar a origem deles e ingressar na Justiça com as medidas cabíveis."

Jaques Wagner fez isso – na campanha logo no inicio, e ao longo de todo o governo. Dilma nao deu ouvidos.

alias, é incrivel como Lula ignorou sumariamente tudo que seu melhor estrategista, "o Aecio do PT", disse nos ultimos 2 anos…

narcisismo mata, Presidente!

Responder

Renato Lira

04 de outubro de 2010 às 22h35

Azenha, parece que agora a campanha de Dilma e o PT aprenderm a missão.

Um pouco tarde, não acham?

Mas antes tarde do que nunca.

Responder

Raimundo Boaventura

04 de outubro de 2010 às 22h33

Houve de fato um movimento muito bem osquestrado, vindo especialmente do setor religioso, colegas de faculdade , de trabalho, que sabidamente professam de forma mais assertiva sua religião, foram as formiguinhas dessa onda de boatos.
Na caixa de emails, no celular, no local de trabalho, em ônibus, etc. Enfim, trata-se de coisa muito mais complexa para simples amadores ou cidadãos comuns sem interesses escusos. Em certo momento afimei a um dos formiguinhas: estás sendo usado por interesses que vão além do seu entendimento, serás um instrumento, mesmo que inconsciente, de um golpe que trarás lágrimas no futuro. Ele sorriu e deu de ombros…Até onde veremos tanta manipulação de uma elite ( religiosa, ecônomica, midiática, política ) que se apega ao poder, usando para este fim os mais sórdidos meios?
Estamos em pleno século XXI e eles ainda tentam resgatar a inquisição medieval.
O projeto vitorioso que Dilma representa não quedará por baixarias, seguirá em frente para o bem de TODO O BRASIL.

Responder

paulobueno

04 de outubro de 2010 às 22h32

O PT hoje praticamente acabou se resume basicamente no LULA apenas
e o pior e que o PETISTA ´que tem cargo no governo federal precisa urgentemente descer do "salto alto"
baixar a bola.
a maioria achava que a eleição tava ganha e menosprezaram os e-mails a boataria a questão do aborto.e todo tipo de acusação barata.
gente eleitor é igual ao velhinho aposentado fica lá quetinho o que chega no ouvido deles eles acreditam.
O PT em SP só não levou a eleição pro 2° turno porque simplesmente acabou,não tem mais militância, O MERCADANTE não teve apoio nem estrutural nem financeira,cansei d alertar o pessoal aqui.
hoje ainda recebo mais de 20 e-mails por dia contra o PT,nunca recebi 01 a favor .

LULA faça como o PSDB tem cargo tem que lutar por ele,alem da doação precisa lutar pelos canddidatos do partido em campanhas ,o PT precisa reinventar urgentemente a militância.

Responder

kalango Bakunin

04 de outubro de 2010 às 22h32

ei, pessoal

agora vai ser mais fácil colocar a estaca de madeira no coração do nosferatu

há uma coisa muito importante!

a porcaria da urna é muito difícil

até eu posso ter me empulhado na votação, eu que tenho 3 computadores em casa, sou rato de internet e trabalho com aplicativos brabos

a) o voto para presidente estava lá na rabeira

b) começava com votos para deputados estaduais, passava para federais, senadores e lá no fim estava o de presidente

c) a bosta da urna, quando a gente vota errado, mostra um DISCRETO aviso de voto nulo ou candidato inexistente

d) deveria aparecer uma hecatombe na tela e uma sirene ou coisa parecida e aparecer na tela: VOCÊ CONFIRMA O VOTO NULO?

e) a gente meio distraída aperta o verde ou o branco e ganha um voto nulo de presente pro zezinho

imagine gente sem muita experiência com teclados e computadores

foi uma enormidade a quantidade de votos brancos e nulos!!!!

agora não vai haver mais a parafernália de 4 níveis de votação!!! agora é bola ou búrica

basta o TSE explicar melhor como se usa a urna (já testei na urna virtual e achei um verdadeiro desastre)

e ainda os inimigos dos silvériosdosreis fazerem uma campanha muito forte:

aperte o 13 e depois o VERDE!!!!!!!!!!

e saia para o abraço da torcida

Responder

Renato Lira

04 de outubro de 2010 às 22h31

Continuando.

Tento manter a serenidade diante de tanta estupidez, desinformação, incoerência e interesse pessoal.

Mas uma coisa não dá pra aceitar: a abjeta hipocrisia da mídia.

Acabo de ver um espetáculo deprimente de demagogia e de cinismo do senhor Juca Kfouri na ESPN.

Este senhor, agora pouco, para defender Zico, condenou as acusações sem prova, as calúnias contra o ex-jogador e sua família, disse que "não vivemos em um mundo decente, pois tem gente que não tá nem aí pra verdade, acusa você de coisas absurdas e você tem que provar que a mentira é mentira. Isso é inaceitável", disse Juca Kfouri.

Mas não nem cinco minutos se passaram e Kfouri passou a malhar o PT e o Netinho, vítimas de armações sórdidas da mídia e dos demotucanos paulistas.

Vale lembrar que Juca usou seu blog para acusar o Aécio de agredir uma namorada, bem à encomenda de Serra naquele momento de disputa interna no PSDB. E também que Juca é useiro e vezeiro em endossar acusações sem provas da mídia.

É muita hipocrisia. Haja paciência.

Responder

Carlos Henrique

04 de outubro de 2010 às 22h27

Concordo com você que o PT deveria reforçar sua "reação digital", só que no Brasil(ONDE O ACESSO À WEB É MUITO MENOR QUE NOS EUA)isso não basta. É preciso usar o horário eleitoral, na companhia de religiosos(padres e pastores), para desmentir esses boatos. E ISSO DEVE SER FEITO POR DILMA DESDE O PRIMEIRO DIA DE CAMPANHA, O QUAL DEVERÁ CONTAR SEMPRE COM A PARTIPAÇÃO DE LULA, QUE DEVE APRESENTAR NÃO APENAS SEU APÔIO À CANDIDATA, MAS A CONFIRMAÇÃO SOBRE A RELIGIOSIDADE DE DILMA : NINGUÉM, NEM A DIREITA, NUNCA QUESTIONOU A RELIGIOSIDADE DE LULA! POR ISSO QUE AS DECLARAÇÕES DE LULA, COM SEU JEITO ESPECIAL DE ATINGIR O POVÃO, SERÃO IMPORTANTÍSSIMAS. Fora isso, é essencial que o PT monte um exército jurídico para contra-atacar e destruir os boatos virtuais de Serra(ou ao menos enfraquecê-los, punindo seus responsáveis). Como também TEM QUE PARAR DE VALORIZAR A MÍDIA CONSERVADORA, QUE DEVE SER ATACADA NO HORÁRIO ELEITORAL, COM O PARTIDO MOSTRANDO CLARAMENTE O PARTIDARISMO DOS BARÕES DA IMPRENSA EM FAVOR DE SERRA.

Responder

    ValmontRS

    05 de outubro de 2010 às 01h19

    Confirmar religiosidade??? Que absurdo é esse, rapah?
    Quer dizer que, para provar que Dilma não é gay, vão filmá-la transando?
    Krak! Religiosidade é questão de foro íntimo. Nada a ver.
    Tem que defender a liberdade de culto, respeitar todas as religiões e ponto final.
    Achei uma hipocrisia colocar Dilma dando graças a Deus no JN hoje. Que marketada burra!
    Vai ter efeito inverso, mais uma artificialidade.

Rafael O Silva

04 de outubro de 2010 às 22h26

E detalhe…sinto pelas falas hoje que esse se rá uma arma na campanha! Vejo todo comentarem isso. Acho que acordaram para vida…Isso sim! E tem mais, ontem falou com padilha pelo twitter e falei isso..hoje qdo dilma deu entrevista ela atentou contra isso. Sinais, sinais…

Responder

Rafael O Silva

04 de outubro de 2010 às 22h25

o andre vargas postou ess post no twtter dele. será um sinal????

Responder

Pedro Soto

04 de outubro de 2010 às 22h22

Prezado Azenha
Acho que agora é hora de olhar pra frente e mirar no dia 31 de outubro.
Por exemplo: estimular o Vox Populi a fazer pesquisas freqüentes e precisas para combater a enxurrada de manipulações do Datafolha e Ibope que certamente virão por aí.

Responder

rita

04 de outubro de 2010 às 22h13

o que me deixou triste foi o que aconteceu em sp. candidatos com problemas foram na tv, fizeram campanha, e tudo mais. para só depois da eleiçoes, na hora da apuração dos votos, o eleitor fica sabendo da impugnação. isso é de doer. acompanhei todo o processo eleitoral na web. nenhuma linha sobre o assunto. o quanto isso prejudicou a candidatura do pt em sampa? eis a questão. estou indignada até agora. apoiar um candidato é bom, com espirito civico melhor ainda. mas o leitor da web quer ser informado. nas proximas eleiçoes, lembrem-se que existem eleiçoes estaduais, não só a federal…

Responder

    Jairo_Beraldo

    04 de outubro de 2010 às 22h48

    Voce falou uma grande verdade, Rita. Acabei por votar em um cadidato a senador, e nem sabia que estava com problemas no TSE/TRE. E o colega Leider, pelo que vi, votou nele também…Adib Elias(PMDB)151.

    ValmontRS

    05 de outubro de 2010 às 01h11

    Essa perseguição que estão movendo contra Tiririca, na verdade, tem outro alvo: o Protógenes, que foi içado pela coligação.

    A candidatura de Tiririca foi homologada normalmente. Agora, fizeram uma alegação absurda para "rever" a homologação na justiça eleitoral!

    Isto é um desrespeito aos eleitores.

Renato Lira

04 de outubro de 2010 às 22h11

Pessoal , estou tentando manter a serenidade.

Não por culpa da eleição. Acho que Dilma vence.

O problema é ter que aguentar estas canalhices, essas baixarias, por mais 3 semanas.

Não só por causa dos caluniadores pilantras, mas dos manés que repetem feito papagaio sem nem saber que é verdade. Gente que se acha "inteligentchhh"…

Gente que, quando se vê desmentido e sem mais nenhum argumento, vai pro manjado "vamo mudá di assunto". Aí eu pergunto, por que, perdeu o prumo?

Hoje dois já tentaram vir com essa conversinha. Que fique claro, não parte de mim, parte dos desinformados. Aí eles se perdem, pois não sabem discutir e ficam emburrados. Bom que uns mais lúcidos,que votaram em Marina, já disseram que votam em Dilma, pois "detestam o Serra". Dá pra entender?

Responder

    rita

    04 de outubro de 2010 às 22h39

    esse é o meu maior medo agora. o que acontecerá? qual será o escandalo que a velha midia vai criar e o leitor, telespectador e eleitor ficará cismado? será essa a bala de prata que falta? ai meu deuses do olimpo, estou cega!

    Baixada Carioca

    04 de outubro de 2010 às 23h26

    Eu também achava que Dilma levava no primeiro turno. Aliás, no meu trabalho foi uma segundo de velório. Um baixo astral dos diabos! Eu não estou tranquilo.

Almeida Bispo

04 de outubro de 2010 às 22h11

Arretado, Azenha!
É impressionante como tem figurão petista correndo atrás de um naco de tempo no PIG, cujas participações são usadas contra eles depois. É impressionante como a centralidade numa campanha perdida em São Paulo – por o PT de São Paulo ser o que mais acredita na mídia jurássica – levou Lula a se descuidar do resto. Enquanto isso a rede bomba. Esse pessoal não conhece o real significado da palavra interação, é o que parece. A direita, como os letais vírus, é quem mais rapidamente se adapta ao meio. De uma forma ou de outra.
Vê se agora a turma da discussão acorda para a celeridade que o mundo exige!

Responder

Roderick

04 de outubro de 2010 às 22h10

O PT demorou a reagir contra a difamação, agora terá que correr atrás do prejuizo. O PT insistiu em comicios para a militancia, isso não ganha mais eleição. Achar que estes comicios passariam no JN é inocencia. As lideranças da situação (com excesão do Lula) não apareceram no horário eleitoral. Aonde estavam lideres populares como José Alencar, Patrus e outros? Aonde estavam os lideres religiosos que estavam com Dilma? O programa ficou repetitivo em cima da idéia da continuidade, faltou as comparações mais incisivas com o governo passado, isto é, associar Serra com FHC é fundamental. Apanhar calado não dá, tem que haver reação imediata, usar as armas deles, o spam para se defender e fazer comparações, por mais que isso não seja muito ético.

Responder

    Jairo_Beraldo

    04 de outubro de 2010 às 22h50

    Comícios como Lula fez, surtem efeito sim, Roderick. Mas também tem que ter suporte na rede. Em blogs, algumas pessoas ficam mais criticando e tentando intimidar, que lutar pela candidatura de sua preferencia.

J F

04 de outubro de 2010 às 22h10

Pior é que já pode ter se formado um PRÉ-conceito na mente dos eleitores evangélicos de Marina. Esses boatos religiosos foram um duro golpe na campanha de Dilma. Agora o PT vai ter que analizar o quanto os votos evangélicos podem decidir uma eleição.

Responder

    Baixada Carioca

    04 de outubro de 2010 às 23h28

    Dizem, não vi, que tem vídeos de depoimentos de líderes evangélicos em apoio à Dilma. Se não foi ao ar no primeiro turno, espero que o "santo" marqueteiro coloque os vídeos em inserções durante a programação normal no rádio e na tv. Acho que dá pra desconstruir, mas depende lá, do tal João, marqueteiro da Dilma.

    ValmontRS

    05 de outubro de 2010 às 01h01

    Enquanto não houver medidas de impacto eficazes para combater os boatos, a mentira continuará fermentando e se espalhando cada vez mais. Os danos progridem exponencialmente. É como incêndio se alastrando.

Fefeo

04 de outubro de 2010 às 22h09

Não tiro uma letra desta análise.

Responder

VLO

04 de outubro de 2010 às 22h08

O filho de 10 anos da namorada de meu irmão, acredita que Dilma assaltava bancos, matava pessoas e outras coisas mais. Tudo isso é insuflado em sua cabecinha por uma mãe reacionária, retrógrada, que tem preconceito contra Lula e o PT, apesar de ter nascido no Ceará. Essa moça é tão tola que faz questão de ter os filhos na Europa, apesar de não ter o qualquer parentesco com algum europeu, só para que eles tenham nacionalidade européia. Para se ter uma idéia do tipo de pessoa que compõe esse eleitorado anti-Lula.

Responder

Renan

04 de outubro de 2010 às 22h08

Azenha, só para constar: foi criado um blog que diz sobre os boatos.
http://www.sejaditaverdade.net/

Responder

    Carlos A Gomes

    04 de outubro de 2010 às 22h35

    Parabéns pela criação do blog. Acho que seria interessante fazer ele aparecer com facilidade no mecanismo de busca do google. Vamos espalhar o endereço do blog.

    Azenha, que tal criar um link desse blog com destaque aqui no viomundo?

    ValmontRS

    05 de outubro de 2010 às 00h56

    Mas seria melhor ter uma página EXCLUSIVA para combater o spam calunioso.
    E que o PT crie equipes especialmente para rastrear e processar os autores das calúnias.
    A simples veiculação de mensagens, na TV e no rádio, advertindo sobre a responsabilização penal e cível pode ter um efeito inibidor sobre boa parte dos spammers.

    J F

    05 de outubro de 2010 às 02h06

    Sim e botaram propagando negativa contra a Marina. É tiro no pé!!!!!!!!!!!!! Nosso adversario e Serra e não Marina

Avani Souza Silva

04 de outubro de 2010 às 22h05

Azenha, você está coberto de razão, o PT tem que fazer algo. Mas nós também temos que fazer algo: temos que tomar de assalto as saídas de todos os metrôs de São Paulo com documento bom, esclarecedor, documento de campanha, e partir para o corpo-a-corpo, tentar derrotar Serra aqui, no quintal dele. Não tenho a menor dúvida de que os radicais chics que votaram na Marina – saída à francesa – vão descarregar votos no Serra. Precisamos nos rearticular como militância.

Responder

El Cid

04 de outubro de 2010 às 22h04

esta parte do filme "Matrix" dá um recado para muitas pessoas que se acomodam e não tomam posição diante do conhecimento… têm medo do "algo novo"

… e nem questionam os fatos que são colocados como MENTIRA !!

acomodam-se na sua "ignorância"…

[youtube njUeLnn-EYI http://www.youtube.com/watch?v=njUeLnn-EYI youtube]

Responder

J F

04 de outubro de 2010 às 22h03

"O objetivo, como escrevi, era ter um boato, uma ilação, uma suposição para se encaixar em cada um dos preconceitos já existentes no eleitorado."

perfeito azenha, só isso explica pq em 15/09 Dilma tinha 57% dos votos válidos e ontem teve 47%. Marina tinha 12% em 15/09 e fechou com 19%. E isso contrariando todas as pesquisas é muito grave. Agora lidar com religião é como pisar em ovos.

Responder

    Jairo_Beraldo

    04 de outubro de 2010 às 22h52

    Mas isso sempre foi levantado aqui. E a maioria dos comentaristas se voltavam contra quem criticava os religiosos. Essa máfia é terrorista e ama o ouro.

    Baixada Carioca

    04 de outubro de 2010 às 23h30

    Mas cá pra nós, Dilma não foi bem nos debates. Se os outros não foram bons, Dilma também não mostrou ao que veio. Portanto…

cesar

04 de outubro de 2010 às 22h03

Concordo com vc Azenha.Faça chegar ao pessoal da campanha do PT, esses comentários.Precisamos ser pro ativos.

Responder

Heberval Dias

04 de outubro de 2010 às 22h02

CAro Azenha vocês esta coberto de razão, eu não sou militante nem afiliado a nenhum partido, mas os ideais da campanha do Lula/Dilma me conforta e vou defende-los, sei que sou uma gota no oceano mas farei minha parte por minha conta e risco.
Companheiros, para vencer no segundo turno precisamos ser fortes e cautelosos, estou criando junto com três amigos meus, pois somos especialistas em segurança da informação, uma força-tarefa contra os emails sujos que possam afetar a Dilma. Caso alguém receba algum email falso difamando a candidata, por favor encaminhe para o email ([email protected]) precisamos desta informação para executar o rastreamento e encontrar a fonte da sujeira. Conto com a colaboração de todos.
[batalha do dia 04/04]

Responder

    Scan

    04 de outubro de 2010 às 23h53

    Anotado aqui Heberval.
    Obrigado e bom trabalho.
    Um abraço

Clovis

04 de outubro de 2010 às 22h01

Estamos falando de seres humanos adultos, se esses seres humanos são idiotas, não é culpa de quem quer fazer algo de verdade por esse país, se esses idiotas não tem capacidade de enxergar um palmo à sua frente, então que sejam escravos desses pastores de merda, que no final de suas bravatas vai para casa feliz contar suas sujas moedas. A Dilma tem que fazer o seu papel, esses idiotas já sabem o que aconteceu com o Lula por várias eleições. Será que o exemplo do Lula não serviu para nada?

Responder

    Baixada Carioca

    04 de outubro de 2010 às 23h31

    É Clovis. São idiotas, mas precisamos dos votos deles e temos que fazê-los enxergar a verdade. O problema é como.

rita

04 de outubro de 2010 às 22h01

apenas uma constatação: estamos no brasil. a internet aqui ainda não tem o mesmo poder que tem nos estados unidos. aqui um escandalo na tv é tão batido que para o telespectador acaba sendo verdade. são muitos desses casos e o brasileiro ainda está refém das tv, a tv tem poder de cobertura muito maior aqui…

Responder

    Jairo_Beraldo

    04 de outubro de 2010 às 22h54

    Rita, se assim fosse, Dilma não ficaria a 3,2% de ser eleita. A máfia religiosa, que ama o ouro, esta sim, mudou o rumo das coisas! E foi avisado neste espaço. Lembra do post do Frei Boff?

Quintela

04 de outubro de 2010 às 22h01

ACORDA DILMA!!!!!
ACORDA PT!!!!!
ACORDA LULA!!!!!!
Quem tirou os votos da Dilma não foram os escândalos de Erenice Guerra.. foram os boatos religiosos!!!!

Responder

Bonifa

04 de outubro de 2010 às 22h00

A bala de prata era realmente a Marina. Lembro-me da famosa reunião que ela teve com os filhos do Roberto Marinho antes da campanha. Lembro-me de que passaram-se dias sendo mostrado na Globo o país devastado pelas queimadas, parecia até que todo o país era uma única fogueira, enquanto a Marina, com expressão grave, apresentava causas e soluções para as queimadas. Só faltava mesmo a infiltração dos dois boatos fatais: o de que a Dilma havia desdenhado do poder de Cristo e o de que era favorável ao aborto. Uniram para a disseminação destes boatos todas as forças, espalharam falsos pastores com cartazes à porta das igrejas, adentraram Serra em cultos de forma íntima, infiltraram-se por toda a igreja católica. Alguns blogs detectaram estes movimentos, mas as atenções gerais estavam voltadas para os ataques mais óbvios, perpetrados pela imprensa. Enquanto espalhavam seu veneno, preparavam Marina para ser o receptáculo do fruto de suas manobras. A Marina, sendo ambientalista e tendo um passado de esquerda, estava destinada a receber mais ou menos a mesma votação de Heloísa Helena, a votação da juventude que não consegue distinguir diferenças entre as duas forças políticas que estão medindo forças, e volta mais ou menos irresponsavelmente, pensando em salvar o planeta e outras coisas impalpáveis. O plus religioso da Marina é que resultou no precioso segundo turno para as forças do atraso. E que a Marina estava desde o início nos planos deles para engambelarem os eleitores, não resta dúvida. E talvez ela mesma soubesse disso desde o início.

Responder

    Baixada Carioca

    04 de outubro de 2010 às 23h31

    Concordo Bonifa. O PIG soube usar a Marina.

ruypenalva

04 de outubro de 2010 às 21h57

Se permanecer esse programa televisivo anódino, apolítico, despolitizado, desgrudado da realidade política real, Dilma poderá perder preciosos pontos e ainda levar a pecha de ser corrupta e a favor do aborto. A grande falha do programa de Dilma foi não defendê-la, deixar colar todo tipo de coisas na figura dela, fazer que não era com ela as denúncias. Quem já viu! Péssimo. Ou João Santana recebe assessoria de políticos e libera os intelectuais e estetas da equipe dele ou Serra com todo programa televiso feio vai tirando pontos de Dilma. Pelo amor de Deus, eleitor gosta do bateu levou. Manda João Santana parar de ler Kali Yuga e filósofos franceses decadentes, filosofia perene ou não. Política é mais embaixo. É chute nos quimbas. Política é tchaca tchaca na buchaca, avisa isso pro Risério também, manda ele parar de viajar na maionese de Merleau Ponty e se focar mais em Stalin, Trotsky, Lênin e de quebra em Tiririca. Ai cebola, o tempero de…

Responder

Débora

04 de outubro de 2010 às 21h56

Concordo com a análise sobre a internet.
Uma outra sugestão para alavancar a campanha da Dilma, seria incluir uma proposta simples, porém de grande impacto para a população, como o Lula fez com o Fome Zero. Acho que a Dilma deveria incluir algum programa relacionado à proteção ambiental, que é um assunto de grande importância e não pode continuar sendo ignorado "sistematicamente" por ela…

Responder

Eduardo Lima

04 de outubro de 2010 às 21h55

É verdade mesmo, nem no programa eleitoral o PT desmentia os boatos de Serra. Em 2002 foi diferente o Serra colocava uma coisa o PT desmentia. Exemplo: regina duarte apareceu dizendo ter medo de Lula, no outro programa apareceu a irmã de regina duarte que também é atriz dizendo que ia votar no lula. Este ano o PT cochilou no ponto. Acreditou que já estava ganho, até o Lula acreditou nisso. Até agora tinha previsto todos os passos da oposição. Até agora…

Responder

    Jairo_Beraldo

    04 de outubro de 2010 às 22h56

    Desta vez foi diferente de 2006. A mídia se comportou na reta final e os candidatos Serra e Marina agrediram.

messias

04 de outubro de 2010 às 21h53

Então tá combinado
Vamos para a guerra, usando as mesmas armas que a direita usa. Não vamos ser " politicamente " éticos e nem corretos.
Vamos criar a central de boatos e mentiras para usá-las contra quem não vale um tostão. Temos pessoas inteligentes para isso, talvez com maior capacidade de criar, apesar de não termos o "instinto selvagem" que os caracteriza. Não quero isso para meu filho, nem para os filhos de gente de bem deste País.
Começei hoje e espero ser seguido por todos que desejam um País livre e democrático!

Abs

Responder

    Baixada Carioca

    04 de outubro de 2010 às 23h32

    Mas eles tem o PIG messias. Nós apenas a Blogosfera e não queremos jogar fora a credibilidade que ela já construiu.

    edisilva64

    05 de outubro de 2010 às 07h33

    Acho que você não entendeu a proposta. Não li todos os comentários, mas o post fala em contra atacar as mentiras com a verdade e não em criar mentiras contra o adversário. Não precisa de mentiras para vencer o Serra. Rle não resiste a 1 minuto de verdades.

Jorge Zimbábue

04 de outubro de 2010 às 21h53

Azenha, vc é 100%. Tem toda razão.
Tive oportunidade de constatar na fila de votação, pessoas que votariam em Dilma, trocar o voto pela Marina, em função da boataria cibernética: as mentiras sobre Dilma, que não mereceu o tratamento que vc alinhou aqui. Eu alerto mais: o perigo de golpe é iminente no segundo turno. Todo cuidado é pouco. Atenção na urna eletronica, com votos brancos e nulos acima de 25%e onde Dilma é favorita… Desmitir na rede toda e qualquer onda de boataria, ainda que tardia e partir pro ataque. A Dilma deve acertar a jugular deles: privativistas, entreguistas, dilapidadores do patrimônio público, querem entregar o pré-sal para Exxon e Shell, a pior educação pública no maior estado da federação, a cratera superfaturada do metro paulista, e por ai vai… Eles não têm programa de governo, são lobos em pele de cordeiro. O PT e a Campanha da Dilma não devem permitir o PIG transmudar a Dilma para lobo e o Zé Mentira em cordeirinho….

Responder

Luiz Fernando

04 de outubro de 2010 às 21h53

Os Deputados do PT adoram aparecer na Veja e na Globo e congêneres. Tem um setor que influencia muito na campanha que ligado aos Abramos que falou no domingo que o blogosfera tem a influência mínima. O vídeo em que a Dilma é acusada de ser favorável ao aborto é uma trucagem grosseira, diz-ser uma entrevista na Istoé, mas em abaixo outra nome de outra publicação, é claramente a junção de dois cenários diferentes com efeitos sonoros e gráficos com intenção de confundir quem está vendo. Dilma diz claramente o pensa sobre o aborto e não tem nada de "a favor" tem que identificar quem aquela "repórter" loura que entrevista, ela parece bastante esquisita. Quando ela responde aparecem os efeitos sonoros para confundir a pessoas e a induzir as pessoas a acreditarem depois nas legendas que aparecem com sugestões sórdidas. Nossa isso é tão fácil de achar o IP. Por não seguir e acionar essa gente judicialmente, se estiverem ligadas a alguma instituição religiosa, é pior ainda. Existem pessoas destacadas para espalhar esse boato também nas escolas, cursinhos e igrejas evangélicas – existem milhares no Brasil- e católicas. Uma parente minha num desses cursinhos viu o professor espalhar esse boato, recomendando não votar na Dilma, a aluna protestou e falou que ia votar assim mesmo na Dilma. Azenha você tá certo.

Responder

Marcio Hideo Mino

04 de outubro de 2010 às 21h53

Segundo o SERRA do PSDB/DEM, somente as pessoas que votaram nele "são do bem". Como se fosse dono de toda virtude e paladino da moral e dos bons costumes. Pois bem, pessoas "do mal", como eu e mais 45,5 milhões de brasileiros não suportam este tipo de ofensa e jogo sujo praticado por tal político e vamos mostrar quem está certo. Se ser "do mal" é defender a inclusão social, o desenvolvimento responsável deste país, a liberdade de opção, um Estado Social de Direito, a defesa do patrimônio público, respeitar a auto-determinação dos povos, a soberania da mulher pelo seu corpo, o reconhecimento que existe amor e respeito por trás de uma união homoafetiva, o PROUNI, o Bolsa Família, que então, o mal vença esse tal "bem" do arrogante José Serra do PSDB. A partir de hoje me comprometo em defender ainda mais a minha candidata e os ideais em torno de um país solidário, humano e soberano.
Dilma 13, voto com respeito, consciência e dignidade.
Marcio Mino, Advogado

Responder

malu

04 de outubro de 2010 às 21h52

Ainda estou desanimada. Preferia que a Marina vestisse vermelho, fica bem melhor do que verde em pele morena…

Responder

    Jairo_Beraldo

    04 de outubro de 2010 às 22h57

    Marina não vai fazer diferença alguma neste segundo turno. Haverá muito mais abstenções e votos brancos/nulos que transferencia.

carmen silvia

04 de outubro de 2010 às 21h50

Concordo com você Azenha,acho que o PT (e olha que sou petista deste 87)tem que chegar ao séc.XXI,mas não podemos esquecer a força dos "púlpitos",teremos que pensar uma estratégia pra combater essa gente em seus ninhos.Quando fui votar um garoto comentava que votou em Marina pois na igreja dele disseram que a Dilma era a favor de casamento de "boiola"e a favor do aborto.Pastores e padres progressistas tem que entrar nessa campanha.Já comentei aqui uma vez o poder de cooptação que tem essa donos de púlpitos mal formados,esse é um terreno pantanoso que temos que entrar de qualquer geito.

Responder

    José Manoel

    04 de outubro de 2010 às 22h58

    o PRESIDENTE DA CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS BISPOS DA ASSEMBLÉIA DE DEUS LANÇOU NOTA APOIANDO A DILMA! TODO MUNDO VIU! NÃO É POR AÍ QUE A DILMA NÃO VAI SE DAR MAL! ELE ESTÁ BEM ESCUDADA POR ALGUMAS LIDERANÇAS EVANGÉLICAS.

Gerson Carneiro

04 de outubro de 2010 às 21h49

Mas não há nada perdido.
A Dilma precisa apenas alcançar mais 5% do eleitorado (um pouco dos votos da Marina e um pouco dos votos do Plínio). E quem votou no Plínio tende a votar em Dilma no 2º turno. Então está fácil pra Dilma conseguir.
Só se fizer uma besteira muito grande. Acho que não fará.

O que precisa agora é Dilma não se mostrar desanimada, abatida, e a Marta precisa se conter. Hoje a Marta já deu uma declaração, toda sorridente, "vamos para o 2º turno e vamos ganhar". Também não é assim.

Responder

    Jairo_Beraldo

    04 de outubro de 2010 às 23h00

    "…….e vamos ganhar". Uma colega da faculdade zombou de mim hoje sobre isso…"o seu Lula dava como ganha a eleição…e agora?" Me calei…melhor….não provocar seria uma boa estrategia.

    Baixada Carioca

    04 de outubro de 2010 às 23h34

    Que já eram dela e que ela perdeu Gerson. Não será tão fácil assim. Ela terá que provar que merece reaver os votos perdidos. Nós apenas replicamos essa prova ao eleitor. Se ela não fizer isso, não teremos como reverter.

Eridan

04 de outubro de 2010 às 21h48

É o que sempre digo: o PT está achando que Lula não é presidente, e sim Deus!! Acorda, campanha da Dilma e Dilma, vocês estão sempre a um passo atrás desses tucanalhas, e, como disse o Azenha, um passo na internet pode equivaler a anos luz! Acorda, ou tudo que o Brasil conquistou estará condenado!!

Responder

Fernando Pian

04 de outubro de 2010 às 21h45

Análise perfeita Azenha. Basta ver nosso desânimo no Twitter, enquanto a Campanha de Marina deslanchava 3TTrs. Sobrou soberba em tudo isso e não ignorância de como fazer.
Abs a todos ,

Responder

pereira

04 de outubro de 2010 às 21h44

Quem tem cópia da normativa do serra sobre o aborto, favor colocar neste blog, porque eu mesmo vou fazer xerox e destribuir entre os religiosos, quem tiver pode colocar.

Responder

    Duarte

    04 de outubro de 2010 às 22h26

    Norma Técnica “PREVENÇÃO E TRATAMENTO DOS AGRAVOS RESULTANTES DA VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA MULHERES E ADOLESCENTES”, assinada por José Serra, em 1998, quando Ministro da Saúde.
    http://www.cfemea.org.br/pdf/normatecnicams.pdf

    Abaixo, alguns trechos da Norma:

    “A garantia de atendimento a mulheres que sofreram violência sexual nos serviços de saúde representa, por conseguinte, apenas uma das medidas a serem adotadas com vistas à redução dos agravos decorrentes deste tipo de violência. A oferta desses serviços, entretanto, permite a adolescentes e mulheres o acesso imediato a cuidados de saúde, à prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e à gravidez indesejada.“

    “As equipes envolvidas diretamente na assistência deverão receber treinamento sobre o atendimento humanizado às mulheres que poderão ser submetidas à interrupção da gravidez. Os médicos deverão, além disso, ser treinados para a utilização das diferentes técnicas recomendadas para a interrupção da gestação.“

    “Esse atendimento deverá ser iniciado por ocasião da primeira consulta, devendo estender-se a todo o período de atendimento à mulher e após a interrupção da gravidez“

    “…se a mulher estiver grávida ou suspeitando de gravidez, deve-se identificar claramente a demanda trazida por ela, focalizada nos seguintes aspectos: identificação do desejo de interrupção da gravidez ou não, discussão a respeito dos direitos legais já garantidos à mulher, existência de valores morais e religiosos que possam determinar ou influenciar a decisão da mulher e a discussão de alternativas à interrupção da gravidez, como a entrega da criança para adoção, a realização de pré-natal etc.“

    “VI. ATENDIMENTO À MULHER COM GRAVIDEZ DECORRENTE DE ESTUPRO
    Esse atendimento deverá ser dado a mulheres que foram estupradas, engravidaram e solicitam a interrupção da gravidez aos serviços públicos de saúde.“

    “Procedimentos para a interrupção da gravidez
    O procedimento deverá ser diferenciado, de acordo com a idade gestacional.
    I. Até 12 semanas, podem ser utilizados, para o esvaziamento da cavidade uterina, os dois métodos identificados a seguir.

    1. Dilatação do colo uterino e curetagem

    2. Aspiração Manual Intra-Uterina (AMIU)“

    Vivi

    04 de outubro de 2010 às 22h34

    1. A íntegra da norma pode ser lida aqui: http://www.cfemea.org.br/pdf/normatecnicams.pdf

    2. O José do Pulo: o salto triplo do Ministro José Serra
    (prática do aborto pelo SUS)

    Elaborado em 05.2000.

    Luiz Carlos Lodi da Cruz

    Sacerdote. Presidente do Pró-Vida de Anápolis. Advogado. Estudante de Licenciatura em Bioética no Pontifício Ateneu Regina Apostolorum – Roma

    Em 29 de maio de 1999 falecia o grande atleta brasileiro João Carlos de Oliveira, recordista mundial do salto triplo, conhecido como "João do Pulo". No ano anterior, porém, mais precisamente em 9 de novembro de 1998, um outro brasileiro, desta vez um José, dava um salto triplo muito maior, sem precedentes na história brasileira. Tratava-se da Norma Técnica intitulada "Prevenção e Tratamento dos Agravos Resultantes da Violência Sexual contra Mulheres e Adolescentes", que era assinada pelo Ministro da Saúde José Serra. Com uma só canetada, o Ministro satisfazia a um antigo sonho dos abortistas: autorizar os hospitais públicos a matar criancinhas geradas em um estupro.

    A ansiedade dos grupos pró-morte era grande. Desde 1991 tramitava pela Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 20/91, de autoria dos deputados Eduardo Jorge (PT/SP) e da então deputada Sandra Starling (PT/MG), que pretendia obrigar o Sistema Único de Saúde (SUS) a praticar aborto nos dois casos não punidos pelo Código Penal. Logo eles viram, porém, que a oposição era grande, e que dificilmente o projeto se tornaria lei. Apelaram então para um atalho: a caneta do Ministro da Saúde. Atropelando o Congresso Nacional e violando o Direito positivo brasileiro, a referida "Norma Técnica", como por um passe de mágica, autorizou e instruiu os hospitais do SUS a fazerem aborto em crianças de até cinco meses de vida, com a condição de terem sido geradas em um estupro.

    Com o objetivo de protestar contra a Norma, eu e mais dois Bispos (Dom Raymundo Damasceno, secretário geral da CNBB e Dom João Bosco Oliver, bispo de Patos de Minas) no dia 21 de março de 2000, estivemos no gabinete do Ministro da Saúde. Ouvimos dele as seguintes palavras: "Eu sou contra o aborto, mas… (cuidado com este "mas"!) eu não posso me furtar a oferecer a uma adolescente estuprada o aborto a que ela tem direito (sic!) e assim, vê-la morrer em um aborto feito em fundo de quintal". Parece que o Ministro não entendia (e ainda não entende) o salto triplo de sua "Norma Técnica". Vejamos com detalhes essa façanha olímpica:
    http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=985

    Alice Matos

    04 de outubro de 2010 às 22h55

    É só entrar no Site do Ministério da Saúde, chama-se 1. Norma Técnica “Prevenção e Tratamento dos Agravos Resultantes da Violência Sexual contra Mulheres e Meninas (1998)/Ministro da Saúde: José Serra e coordenadora da Área Técnica de Saúde da Mulher: a médica e feminista Tânia Lago.
    Retirado do artigo: Repressão policial, ideológica e política contra o aborto no Brasil, de Fátima Oliveira http://www.ipas.org.br/arquivos/10anos/Oliveira2004.pdf

    Jairo_Beraldo

    04 de outubro de 2010 às 23h08

    Pereira,
    pegue este link e está lá o que busca
    http://taiguaraonline.blogspot.com/2010/07/jose-s

pereira

04 de outubro de 2010 às 21h40

o jn eu vou assistir junto com o da Record, para eu mesmo montar estratégia de defesa na rua, como o PT não faz. Azenha parabéns pela rportagem de hoje.

Responder

pereira

04 de outubro de 2010 às 21h38

Azenha uma única fala, hoje conversei com vários jovens eleitores da marina, e o que eles falaam foi isso a falta da Dilma na internet pelo menos dando resposta há as acusações, eles falaram que provavelmente vão anular o voto no segundo turna para Dilma ótimo porque se Dilma repitir a votação que teve e 6 dos eleitores da marina anularem o voto Dilma estara eleita, e a ir eu insistir no voto pela democracia olhasse o governo Lula com um todo para o povo brasileiro, mas o que ele quexou fou isso que você falou. O PT necessita mudar sua cúpula de comando esta velha.

Responder

Rodrigo Carvalho

04 de outubro de 2010 às 21h32

Além dos e-mails, da imprensa inescrupulosa, os vídeos no Youtube…parte do povo está com ódio da Dilma…indignado. Como o PT não percebeu isso? Como a equipe da propaganda do programa eleitoral continuou no mesmo passo? Eu passei e-mails ao PT, ao protocolo do Presidente, foram vários, alertando que da forma que as coisas estavam indo haveria segundo turno, dei sugestões, e creio que muitso fizeram o mesmo, mas o MARASMO predominou., . Se o vice é de outro partido apresente mais detalhe, , chamando a militância deles..Devolvam a o Serra o que ele fez. .Mas deixaram um estrago que não sei a possibilidade de volta. Serra é sujo , basta lembrar 2002 Lannus, vejam como ele faz agora…defesa é atacar.

Responder

Bizzi

04 de outubro de 2010 às 21h28

Concordo no todo o argumento do Azenha. Se não fosse isso a "Cretina Lobo" não teria dito que a Dilma teria que ser mais "maleável" com os "jornalistas".
E digo mais, no "vale tudo eleitoral" assim como no vale tudo do esporte, quando vc parte para o ataque vc não para até o oponente entrara em knock down. Lula atacou a imprensa mas recuou e recebeu um contra golpe, deu autorização aos jornais a continuarem com a campanha de difamação passando-lhes o cheque em branco da liberdade de imprensa.

Responder

paulobueno

04 de outubro de 2010 às 21h27

será que alguém da campanha da DILMA lê estes postes ?
se não lê alguém precisa entrar em contato com este pesoal urgente.
LULA pelo amor de DEUS nomeia algu´m para fazer e-mails contra o SERRA/FHC ainda hoje
como fez o PSDB e faça comparações entre os governos e insista que na era FHC tinhamos mais de 50% de desemprego e que familias viviam de latinhas de aluminio.

gente pelo amor de Deus sejam mais agil,olhem o que está acontecendo ao redor .
reuna os 3 principais lideres de igreja evangelicas,catolicas ou faça uma carta as igrejas e diga que a DILMA não aopia o aborto são boatos
acorda PT

Responder

Jaime Silva

04 de outubro de 2010 às 21h27

Tudo bem Azenha, concordo com vc.
Mas sempre soube, inclusive pelos blogs que apóiam o PT, que o partido tinha justamente contratado os caras da campanha do Obama para comandar a área de internet da Dilma. Pelo visto, alguém mentiu nessa história toda ou os caras que vieram para o Brasil são genéricos.
Na verdade, confiei muito no trabalho do Marcelo Branco (acho que é esse o nome) no início da campanha, incluindo ao alertar aquela publicidade de 45 anos da Globo, mas no decorrer do processo eleitoral acho que ele não teve a mínima competência para criar vacinas contra essa boataria que inundou a rede. Estamos pagando caro pelo amadorismo.

Responder

tonypoeta

04 de outubro de 2010 às 21h26

Azenha, quero acrescentar que cada povo tem um padrão e boatos e agressões. No caso tivemos não um boato mas uma verdadeira guerra religiosa, importada, pois não é feitio do brasileiro fachas contra aborto antes de debates, pregação em igrejas católicas e evangelicas contra a candidata favorável ao aborto. O aborto no Brasil, é vergonha, nunca houve este debate nestes termos no país. A sintonia Marina ironisando Dilma no debate, Serra lendo a Biblia no programa político e as igrejas unidas difamando, parece coisa de EUA, será que foi o guru do Serra? Mas voce Azenha que morou lá pode falar se não é parecido? Quanto ao PT acho que eles de tão atônitos com a baixaria inédita, não encontraram antidoto.

Responder

Rodrigo Carvalho

04 de outubro de 2010 às 21h23

Azenha, vc. tocou em ponto crucial. O PT dorme em berço esplêndido, se esqueçe que têm adversários maquiavélicos, sem escrúpulos, falta ação ao PT, maldade, falta o "mau" do PT, alguém que tente raciocinar como o adversário ou ao menos próximo, para anular, prever e devolver as agressões, mentiras. Passei mensagens ao PT, o PSDB criou o gente que mente na internet, o PT custou a intervir, . Em um país que tem essa elite, o troco tem que chegar neles. Falaram da Dilma? Façam o mesmo com o Serra. Minha esposa é pedagoga e professora de ensino fundamental de rede municipal, hoje alunas dela, evangélicas disseram que detestam a Dilma porque ela irá acabar com as igrejas evangélicas. O PT é inerte, fica esperando a banda passar e toma. Jurássico mesmo! Por qual motivo não puserama foto do Serra batendo martelo na privatização? As polícias deles se atracando? As enchentes…chega , o PT tem que acordar.

Responder

El Cid

04 de outubro de 2010 às 21h23

Resposta do Pastor Paulo Kazão do Ministério Internacional Graça Sobre Graça, sobre as posições anti petistas de direita retrógrada do Pastor Paschoal Piragine.

[youtube vYSFFGN5GO0&feature=related http://www.youtube.com/watch?v=vYSFFGN5GO0&feature=related youtube]

Responder

    layla azevedo lauar

    04 de outubro de 2010 às 23h22

    eu que hoje acordei amaldiçoando todos os bispos, os padres e os pastores (e tb os ecochatos),…adorei as falas deste pastor Paulo Kazão!

luiz

04 de outubro de 2010 às 21h20

O PT do "andar de cima" mistura a arrogância e a bossalidade do republicanismo burguês (pura teoria), dos arroubos liberais ingênuos e sinceros, da falta de iniciatia que dê segurança à militância partidária, sindical e social que lhe sustenta. Não se trata de baixar o nível, mas aprofundar as diferenças de projeto.
Neste primeiro turno, essa militância foi "desconvidada" a integrar, como sujeito político, os destinos da mobilização.
Numa campanha despolitizada e "desprogramatizada" isso poderia ser fatal. Não foi. Mas poderia.
Porém, há tempo para implementar o plano B: o ingresso dessa militância social, não como objeto de comício, mas como sujeito de influência e decisão.
A polarização deve ser clara: ou a tentativa de reciclagem do neoliberalismo que levou o mundo à bancarrota em 2008, ou o aprofundamento das políticas de distribuição de renda (sobretudo via a criação de empregos), do investimento em infra-estrutura, tudo isso desaguando em mais segurança, mais saúde e mais educação.

Responder

Paulo Kautscher

04 de outubro de 2010 às 21h18

Além disso, Obama montou uma força-tarefa de militantes virtuais e advogados exclusivamente dedicada a combater os boatos, tentar identificar a origem deles e ingressar na Justiça com as medidas cabíveis.

Ingressar na Justiça (burguesa) aqui em Tubiacanga é brincadeira.

Responder

paulobueno

04 de outubro de 2010 às 21h17

CONCORDO COM VOCÊ__enquanto todo mundo tava em campanha a DILMA aconpanhava o NASCIMENTO E O BATISMO do neto__enquanto eram divulgados e-mails falsos na internet ninguém apareceu no horario eleitoral para desmentir__O tema ABORTO foi instantaneamente divulgado nas igrejas catolicas e evangelicas e ninguém apareceu __para dizer a verdade ou divulgar uma nota as igrejas __onde eu moro em SP as igrejas divulgavam videos de ABORTO e diziam claramnete para não votar na DILMA que ela é a favor do aborto.
é incrivel como o PSDB sabe usar a maquina publica e a informação e o PT não sabe
O PSDB tem gente nomeada pelo governador de SP somente para fazer e-mails contra o PT e soltar na rede todo dia
enquanto o PT no governo federal não tem ninguém
são um bando de incompetentes,lentos e atrasados.
e corre um risco enorme de perder estas eleições

Responder

Fátima Oliveira

04 de outubro de 2010 às 21h16

O artigo é sobre a eleição de Severino Cavalcanti à presidência da Câmara:
Há um fator que os analistas da política, o governo Lula, o PT e os partidos de esquerda mais alinhados ao governo (PCdoB e PSB) olvidaram, a força das idéias fundamentalistas (…) Cometeram um erro crasso. E há motivos para tanto, pois consideram os direitos sexuais e os direitos reprodutivos como “questões culturais” menores, sem peso político, embora o atual presidente da República tenha sido nocauteado em sua primeira campanha à presidência pela temática do aborto (“Caso Miriam”) e se comente, à boca miúda, que a primeira delação oficial da Guerrilha do Araguaia foi feita por um casal, que foi preso pela Ditadura, quando fugia da guerrilha, por ter recusado a interromper uma gravidez. Pode até ser mais uma “lenda da guerrilha”, mas ela é tida como verdadeira por muita gente (SOS! Quem souber detalhes da história, por favor, torne-a mais pública).
"Aguarde mais peripécias de um sobrevivente das Torres Gêmeas" (Fátima Oliveira, 2005)

Responder

coyotte

04 de outubro de 2010 às 21h15

Com certeza.
Fui votar no domingo e passei na casa de minha mãe.
Perguntei em quem ela havia votado:
– Serra
Perguntei o porque.
– Ouvi dizer que a Dilma participou de um atentado a bomba na decada de 60 e matou um jovem…

Com certeza o PT tem que acordar, Lula é o cara para o resto do mundo, mas estamos no Brasil e sabemos a midia que temos.

Responder

Vieira

04 de outubro de 2010 às 21h14

Azenha, você está coberto de razão.

Responder

robledo

04 de outubro de 2010 às 21h11

Concordo plenamente com vc Azenha. O PT nestes últimos dias antes da eleição do dia 31, tem que montar uma base para desmontar todos os boatos que sejam colocados na rede ou nos jornais, baseados principalmente no vitorioso blog da Petrobrás que não leva desaforo pra casa. Bateu levou na mesma hora. Tem que pedir direito de resposta nos jornais do quarteto fantástico e jogar na net todos os boatos que foram jogados contra a candidata Dilma. Se eles forem esperar pelos jornalões, estarão com a corda no pescoço.

Responder

Lucio

04 de outubro de 2010 às 21h10

Deixando de lado as pesquisas,convenhamos que todas as teorias apontavam para um vitória tranquila de Dilma. Helio Costa , que não se pode dizer dele um político inexperiente disse "Basta ligar o piloto automático".
Quem afinal não cria ou tendia a crer que o bem estar produzido pelo governo não daria a Dilma a vitória no primeiro turno? A blindagem automática seria consequência.Não foi. Compreender os motivos pelos quais isso aconteceu é fundamental.Saber que peso teve cada fator envolvido é tão importante quanto.Desconfio que não será tão simples chegar ao que interessa para o futuro que vem vindo.Está logo ali.

Responder

    Lucio

    04 de outubro de 2010 às 21h12

    Aliás,por falar em conclusões: Ninguém acredita que o PSDB faz um governo digno de 16 anos no poder no estado de São Paulo. Não é?

    Jairo_Beraldo

    04 de outubro de 2010 às 21h22

    As boas intenções têm sido a ruína do mundo. As únicas pessoas que realizaram qualquer coisa foram as que não tiveram intenção alguma.(Oscar Wilde)

    Lucio

    04 de outubro de 2010 às 21h58

    Aliás, explicar ? Marina do modo fácil e conveniente.

    Lucio

    04 de outubro de 2010 às 21h54

    Li um artigo "Internet e aborto superam o bolso", do Estado de São Paulo. Mais uma tentativa de explicar Marina do modo fácil : A Internet e a igreja.Foi isso e pronto. Eu discordo. Mas no final saberemos a resposta. Se realmente a igreja e a internet foram capazes do feito Dilma tem um sério problema pela frente.Afinal o voto com o perfil desse eleitor que na teoria deveria ser bem informado e pouco sujeito a vídeos apócrifos de internet ,é de de difícil reversão. Do mesmo modo , o voto com o perfil do eleitor religioso fundamentalista não se consegue mudar da "noite para o dia".

    Lucio

    04 de outubro de 2010 às 22h09

    Enquanto isso quem criou e alimentou Marina agora poderá usar seus eleitores do mesmo modo.Marina acabou agora poderá começar a segunda parte.

    Lucio

    04 de outubro de 2010 às 22h15

    Tenho se sensação que não chegou, talvez excesso de acesso ao site.Então vou postar novamente :
    Li um artigo "Internet e aborto superam o bolso", do Estado de São Paulo. Mais uma tentativa de explicar Marina do modo fácil : A Internet e a igreja.Foi isso e pronto. Eu discordo. Mas no final saberemos a resposta. Se realmente a igreja e a internet foram capazes do feito Dilma tem um sério problema pela frente.Afinal o voto com o perfil desse eleitor que na teoria deveria ser bem informado e pouco sujeito a vídeos apócrifos de internet ,é de de difícil reversão. Do mesmo modo , o voto com o perfil do eleitor religioso fundamentalista não se consegue mudar da "noite para o dia". Aliás, "explicar Marina do modo fácil" e conveniente no caso.

    Baixada Carioca

    04 de outubro de 2010 às 23h36

    Taí, uma pesquisa qualitativa pode apontar isso. Será que eles consideram importante saber porque o eleitor migrou para a ecotucana?

Frugalista

04 de outubro de 2010 às 21h10

Hum…mas esse boatos sobre o Obama partiram da internet e de tabloides como o National Inquirer, sem expressao e credibilidade na sociedade americana. O grosso da imprensa norte-americana e liberal e apoiou Obama. A excecao foi a Fox e agregados. Tanto que os conservdores estao sempre acusando a imprensa americana de "liberal bias," isto e, a tendenciosade para o liberalismo democrata (em oposicao ao conservadorismo republicano) Dai que nao da pra comparar. E ate covardia. No Brasil, a grande imprensa e inimiga do PT. Mas que deve ser montada uma estrategia pra combater os boatos, isso e verdade.

Responder

Fátima Oliveira

04 de outubro de 2010 às 21h10

Olá Azenha, tenho nítido na memória o seu artigo sobre "Como a campanha de Obama enfrentou a onda de boatos, mentiras, ilações e suposições?"
O PT foi avisadíssimo do que fazer. Pior, sabia o que fazer. Mas não deu pelota!
O aborto? Ora o aborto sempre esteve no olho do furacão dos processos políticos nacionais, mas os políticos profissionais fazem de conta que não sabem. Tanto que não se preparam para enfrentá-lo. Já escrevi sobre o assunto, mas essa gente sequer chegou ao tempo do lápis e do papel: "Aguarde mais peripécias de um sobrevivente das Torres Gêmeas" (Fátima Oliveira, 2005)

Responder

O_Brasileiro

04 de outubro de 2010 às 21h04

O grande paradoxo: Lula e o PT tiraram o Brasil da pobreza, tornaram o país a 8ª economia mundial, e tem gente que quer dar o poder ao PSDB, que afundou o país na pobreza!
Só preconceito de classe e fanatismo religioso para explicar isso!

Responder

antonienko

04 de outubro de 2010 às 21h03

Foram as abstenções….Foram as abstenções….Foram as abstenções….Foram as abstenções….Foram as abstenções….Foram as abstenções….Foram as abstenções….Foram as abstenções….Foram as abstenções….Foram as abstenções….Foram as abstenções….Foram as abstenções….Foram as abstenções….

Responder

Pedro

04 de outubro de 2010 às 21h03

CADE O FIGTH THE SMEARS DA DILMA?!
http://fightthesmears.com/

Desculpem as maiúsculas é que venho falando disso desde O PRIMEIRO DIA da campanha! Dilma, me chama pra coordenar o seu FIGTH THE SMEARS, faço de graça, a preço de ocasião

Responder

Donizeti - SP

04 de outubro de 2010 às 21h02

Mudaram o slogan da campanha do tucano Serra, tiraram " o Brasil pode mais " e vai entrar " SERRA É DO BEM ".

Imaginem quem " SERÁ DO MAL " nessa propaganda maniqueista e subliminar que os tucanos e a midia tucana repetirá " ad nauseam " nas próximas 3 semanas de campanha eleitoral: DILMA ROUSSEF.

Vão tentar aproveitar o bombardeio de boatos que já espalharam sobre a Dilma como: Dilma quer matar as criancinhas; nem Jesus Cristo ganha da Dilma; Dilma a terrorista; Dilma é a favor do aborto,; Dilma é contra religião, etc.

Se a direção do PT e da campanha da Dilma não prepararem o contra-veneno rápido, vão perder uma eleição ganha.

Responder

Paulo

04 de outubro de 2010 às 21h01

Agora há pouco, em um chat do UOL, um indivíduo com nick eleições 2010 ficava lançando as seguintes mensagens: VEJAM O VÍDEO DE DILMA NA NET, ELA É ASSASSINA. É coisa que me cheira a robô. Inicialmente, achei que poderia se tratar de boatos sobre aborto. Ou pode ser que seja uma forma de dizer que matou alguém quando era guerrilheira. O fato é que vão pegar pesado neste segundo turno.

Responder

Davi Neves

04 de outubro de 2010 às 21h01

Pra ganhar no segundo turno temos que pregar três coisas … me escutem desta vez.

1 – Marina era do PT e pensa como o PT, quem votou em Marina deveria votar em Dilma porque o projeto dela é mais semelhante com o da Dilma … pra conquistar a classe média "intelectual" que votou em Dilma.

2 – Mostrar que Serra é a favor do aborto e que ele ja autorizou um … bla bla bla … e que o Indio é contra esmola, contra a caridade, como prega as religiões … bla bla bla … lembando que na falta do Serra vem o Indio aterrorizar a caridade.

3 – Comparar os governos FHC vs Lula … ou seja pendurar o FHC no pescoço do Serra e o Lula no da Dilma.

E que a militância trabalhe muito mais desta vez … principalmente em MG … em que cidades (BH, Boa Esperança, Alfenas, etc) cujo PT foi majoritário pra deputado, mas perdeu pra presidente … ??? não dá pra entender!

Responder

José Eduardo

04 de outubro de 2010 às 21h00

Enquanto por aqui criticamos pesadamente a postura hipocrisia dos grandes canais de mídia, por sua falta de coerência em assumir a postura de defensor deste ou daquele candidato. O PT se faz de bobo ou de ingênuo acreditando que dar "acessos" a eles da mídia golpista vai melhorar alguma coisa. Enquanto isso na internet…nada ou quase nada…parece que o PT de vanguarda do passado… envelheceu e entrou na era da internet via PC com editor de texto e planilha de excell. Mas o que mais incomoda é que a pouco tempo na época dos ataques a Petrobrás foi criado o blog da empresa que era atualizado quase instantâneamente a cada nova crítica ou suposta denúncia. E agora nas eleições…deixaram a pancada e as ofensas correrem soltas..Urge alguém do PT corrigir isso….Para ontem….

Responder

Margem de Erro » Blog Archive » Queda de Dilma: as explicações possíveis III

04 de outubro de 2010 às 21h00

[…] O mundo em rede é instantâneo; o PT, jurássico […]

Responder

Pojuca

04 de outubro de 2010 às 21h00

Azenha, mostra isso para a turma do Pt, o pessoal que faz a campanha da Dilma. Vamos ver se eles aprendem.

Responder

Alexandre

04 de outubro de 2010 às 20h59

O PT se fiou na Blogosfera acreditando que 4 blogueiros poderiam segurar tudo. A campanha eletronica da Dilma é de doer. Só não é pior do que a o Serra.

Responder

Jairo

04 de outubro de 2010 às 20h59

Assino embaixo! Ou a campanha da Dilma se revoluciona para enfrentar este segundo turno, ou, seremos surpreendidos novamente! Posto que o que havia a ser dito em termos de programa de governo e, pelo que parece, o povo não esteve nem aí pro blá, blá, blá, está na hora da campanha utilizar o horário eleitoral na TV e no rádio, onde atingirá o maior número possível de eleitores para detonar todos os boatos e futricas que virão.

Responder

Lucio

04 de outubro de 2010 às 20h56

O Brasil tem uma história tão complexa e particularidades tão exclusivas que jamais será fácil chegar a conclusões.Aqui um cientista político tem mais trabalho. rsrs

Responder

Gerson Carneiro

04 de outubro de 2010 às 20h54

Sobra para nós eleitores o papel de defender, de desmentir, de combater, de se estressar, de nos perguntar por que a campanha da Dilma não abordou determinados assuntos evidentes nos embates com o Serra e com a Marina (e não abordará agora apenas com o Serra)… é o que eu disse outro dia aqui: o PT vacila demais. A gente tenta, vota, e torce, torce muito… mas depois de certa fronteira, é com o partido e com os políticos dele.

Um exemplo de vacilo: a atuação do PT quanto à questão da exigência dos dois documentos para votação. Quase mela.

Coisa simples que faria uma enorme diferença, não tem. Como por exemplo um canal de comunicação direta com os eleitores. Cansei de escrever no blog e no twitter da Dilma, e nunca tive um retorno. Nem um "obrigado, isto é uma mensagem automática".

Responder

Alder L. e Silva

04 de outubro de 2010 às 20h54

Azenha, durante os últimos três meses eu venho tentando alertar o PT e a campanha da Dilma, sobre a necessidade de responder e mostrar com dados e números que esse governo não é um governo de bandidos, complacente com a corrupção e com a bandalheira, como mostrava a campanha do Serra. Ma o PT e muito menos a campanha da Dilma não se manifestava, deixando a impressão para boa parte da população que era aquilo mesmo que a campanha do Serra dizia, já que, quem cala consente. Não tenho a menor dúvida que essa associação da Dilma/PT com a corrupção, com os desmandos no governo, foi uma das principais causas da não eleição da Dilma no primeiro turno. Para a população, de um lado tem um homem que "oferece a população sua experiência, suas realizações e sua VIDA LIMPA". E do outro uma candidata acumpliciada com todo tipo de maracutaias. De um lado o Serra, quase "santo", e do outro Dilma e o PT, os "demônios".
Se o PT quiser ganhar essa eleição no segundo turno, vai ter de rever toda sua estratégia , principalmente no horário eleitora e na Internet.

Responder

Alicio

04 de outubro de 2010 às 20h51

Mesmo sendo cristão (novo Testamento), ainda assim, às vezes, acho válido o "olho por olho, dente por dente" ( Antigo Testamento, judaico). Acorda PT. Vamos triturá-los.

Responder

Erick

04 de outubro de 2010 às 20h50

Vc tá correto em sua análise. Falta profissionalizar a campanha na blindagem de uma imagem com o método bateu-levou, com direito a processo difamatório e tudo. A esperi6encia do Obama é interessante, pois tem smilitudes com nosso caso: acusação de apoio ao aborto, fazer pouco de Jesus, assaltante de banco, sequestradora, e toda a lenga-lenga neo-udenista. Tá na hora de aprender com o caso do Obama. Valeu!. Erick.

Responder

Marcos V. Alves

04 de outubro de 2010 às 20h50

Azenha,

Ótimo artigo. No nosso caso, no entanto, seria o caso de apenas montar um site para combater a boataria? Eu acho que não seria tão eficiente quanto inserir uma secão no programa eleitoral, como já vi sugerido em algum lugar (provavelmente aqui, são demasiadas fontes…), que desmentisse a boataria. Uma forca-tarefa de "sabujos internéticos" também é uma ótima idéia, mas os desmentidos têm que ser levados ao povo pelos meios que mais os atingem: TV e rádio. Propagandas pagas, se possível e legal, além da secão do programa eleitoral – e tudo com muito bom humor, quase fazendo pouco caso dos boatos. Internet é importante, mas não sei até que ponto influi tanto nas opiniões do perfil de eleitor que o JR Toledo diz ter sido o principal responsável pela virada de Marina, no Estadão: o de eleitoras mulheres, de baixa renda e evangélicas.

Responder

Carlos

04 de outubro de 2010 às 20h46

Não apenas isso. Como empregado de uma empresa pública digo-lhe: NUNCA, nos 8 (oito) anos nos notaram, viram, negociaram, ou qualquer coisa. O desprezo sempre foi a tonica. Fazer o que? Se achavam os únicos? Que não apareceriam outros? Soberba? Vejam o caso dos empregados do BB. Greve na semana da eleição… O motivo: NÃO negociam. Nada às propostas (as mesmas de 8 anos…). Perseguem, mentem, destroem, como fizeram o PSDB-DEM. Perdem apoio, credibilidade. As empresas estão mais ricas, lucros enormes, e seus empregados piores que 8 anos atrás. 8 anos… Fazer o que? Cegueira que (não acredito, pois arrogancia é sua tonica) talves acabe. Quem viver verá…

Responder

Fernando

04 de outubro de 2010 às 20h44

Pode até ser em parte correta a análise. Mas acho que toda essa ressaca vem por realmente ter se acreditado na possibilidade de 1 só turno. Pesquisas não substituem o voto, mas mesmo elas demonstravam que o 2o turno era muito provável. Só uma análise pela metade para crer que indecisos assim permanecerão até o fim, eque Marina não tinha um grande potencial de crescimento na última semana. Para mim, o 2o turno era óbvio desde o início. Considero uma conquista Dilma ter tido 47% dos votos, nunca tendo disputado uma eleição e tendo partido de menos de 2% nas pesquisas, na mesma época em que Serra apontava cerca de 40%.

Responder

José Luiz

04 de outubro de 2010 às 20h44

Concordo com você, Azenha. jurássicos e soberbos. Assim é o pessoal do PT em relação à campanha. O perfil negativo de dilma foi formado na web, por meio de vários e-mails disparados. Os contra-ataques partiam da iniciativa própria de militantes. Eu mesmo cansei de responder quase que instantaneamente a vários e-mails tucanos. Mas estrutura assim, rudimentar, tem limite. O mesmo posso dizer da campanha de Mercadante, auqela que quase não existiu., a não ser na TV. E, ainda assim, martelar as avaliações automáticas incessantemente cansou até os correligionários. A campanha de Mercadante foi típica de quem não conhece a realidade do Estado, não vai ao lugares públicos, não sabe o que o povo sofre (nem eles, é preciso alguém para lhes dizer). E Temos aí mais 8 anos de PSDB em São Paulo. Coroem Alkimin de vez, pelo menos não preciso ficar estressado a cada 4 anos.

Responder

José de Queiroz

04 de outubro de 2010 às 20h41

Tenho certeza que a principal causa da eleição ter sido levada para o segundo turno, foram esses boatos disseminados pela Internet. O que afirma que Dilma disse que nem Jesus Cristo impediria sua vitória no 1º turno e o que informa um envolvimento homossexual dela, causaram um estrago terrível junto a eleitores.
Aqui em João Pessoa muitas pessoas falam sobre os conteúdos deles, alguns indignados. Muitos votos de Dilma migraram para Marina por causa disso.

Ou o PT resolve combater isso de frente ou a vaca poderá ír para o brejo.

Responder

Roberto

04 de outubro de 2010 às 20h40

Excelente texto Azenha. Muito oportuno. Vamos começar a combater os boatos lembrando dos reias encândalos da era FHC.
Acessem: http://www.consciencia.net/corrupcao/documentos/f

"Quem não conhece a história está condenado a repetir os erros no presente"

Vamos evitar repetir essa terrível história.

Divulguem se acharem importante.

Responder

lázaro

04 de outubro de 2010 às 20h39

Azenha,gosto muito dos teus comentários…..estou desde de ontem sem dormir direito…uma ressaca daquelas…..durante este mês não vou assistir a programação da Rede Globo,pois,sei,que vai ser muito dificil….Graças a Deus,q tem vc,o Nassif,o PHA,nosso querido deputado Brizola(que por sinal ele não foi eleito pra deputado federal,é importante o apoio a ele,pois,ele é um dos homens de carater em nosso país) e oRodrigo Vianna,para deixar a gente sempre a par das coisas,com visões ponderadas,às vezes o PHA,exagera um pouco….kkkk.

Responder

Lucio

04 de outubro de 2010 às 20h39

OBS: Não estou dizendo que não concordo sobre o atraso do PT.

Responder

Lucio

04 de outubro de 2010 às 20h37

Não apostaria tanto nisso. Ainda acho que a TV teve papel fundamental e maior que a internet.Um site montado por um candidato nos EUA é diferente de um montado no Brasil.Como estamos todos tentando compreender a não vitoria de Dilma no primeiro turno, tudo é válido.

Responder

Fernando Souza Jr.

04 de outubro de 2010 às 20h35

Lamentável Azenha, lamentável essas informações. . .
O problema é que o governo dá muito crédito (e verba) para a grande mídia. E esta, só tem um objetivo: detonar qualquer um que seja do PT ou aliado. Mas vamos dar uma olhada nos cordenadores da campanha da Dilma? Palocci (o "fiador", segundo a Folha o define) e José Eduardo Cardozo. Isso já diz tudo. . .

Responder

    kimparanoid

    04 de outubro de 2010 às 21h21

    Realmente. Além disso, demorou para as estatais deixarem de anunciar em veículos do PiG.


Deixe uma resposta

Apoie o VIOMUNDO - Crowdfunding
Loja
Compre aqui
A mídia descontrolada

O livro analisa atuação dos meios de comunicação e traz uma coletânea de artigos produzidos por um dos maiores especialistas do Brasil no tema da democratização da comunicação.