Nelson Jobim, entre Lula e Dilma

Tempo de leitura: 2 min

da Rede Brasil Atual:

Alvo de todas as atenções por conta da polêmica amplificada nos últimos dias pela grande imprensa após ter declarado voto no tucano José Serra nas últimas eleições presidenciais, o ministro Jobim não tocou no assunto, mas teve em Lula um defensor. Na saída da palestra, quando indagado se o episódio causaria mal-estar entre o ministro e a presidente Dilma Rousseff, Lula retrucou: “E quem disse que a gente tem que governar só com quem vota na gente? Um presidente tem que governar com os melhores. A gente não pode fazer política achando que quem não votou na gente é pior do que quem votou”.

Provocado por jornalistas que perguntaram se o apoio a Jobim poderia contrariar a presidenta Dilma, que estaria incomodada com o ministro da Defesa, Lula respondeu com uma crítica à oposição: “Antes das eleições, diziam que a Dilma era um poste, não tinha experiência, não fazia política, etc. Depois que ela ganhou, eles se autodeterminaram amigos dela. E eu, inimigo. É claro que eu e Dilma somos diferentes, mas vocês sabem onde nós somos iguais? Somos iguais na afinidade ideológica e no compromisso programático com o desenvolvimento do nosso país. Não adianta tentarem criar intriga entre nós, porque no dia em que eu tiver uma divergência com a Dilma, ela estará certa”.

Da Folha de S. Paulo:

A presidente Dilma Rousseff constrangeu ontem o ministro da Defesa, Nelson Jobim, ao tratá-lo de forma protocolar durante evento oficial no Palácio do Planalto.

Ela avalia a possibilidade de demiti-lo da pasta após Jobim declarar publicamente à Folha e ao UOL ter votado no tucano José Serra na eleição presidencial de 2010.

Dilma ficou irritada com a declaração. Cogitou demitir Jobim, mas preferiu não fazer isso já. No governo avalia-se que, se o ministro tivesse pedido demissão, ela teria aceito na hora.

Ontem, em um evento no Planalto, Dilma tratou o auxiliar com frieza ostensiva. Não o citou no discurso, como é praxe. O cumprimento entre ambos foi protocolar.

PS do Viomundo: A declaração de voto de Jobim significa que ele abraçou um projeto perdedor. E, como perdedor, deve ficar fora do governo. Dilma deve demitir Nelson Jobim. Nem tão cedo que pareça vingança, nem tão distante que pareça covardia.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

francisco.latorre

'Dilma deve demitir Nelson Jobim. Nem tão cedo que pareça vingança, nem tão distante que pareça covardia.'

profeta.

..

Diogo

Ex-ministro das Relações exteriores como novo ministro da defesa….. Eu gostaria de saber quais serão as medidas estratégicas do homem que alinhou o Brasil com Hugo Chávez, Daniel Ortega, Manuel Zelaya, os irmãos Castro, Rafael Correa e Evo Morales????? A política externa brasileira com esse cara foi um ridículo sem fim…. Agora vai fazer cagada nas forças armadas!!!!

Ivone

Rá- Ré- Rí- Ró- RUAAAAAAAAAAAAAaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!

Morvan

Boa noite.

Azenha e demais blogueiros “sujos”, aguardemos o desenrolar desta novela rocambole, nesta semana iniciando, pois o PT, reunido, fez hoje (31/07) uma leitura da situação do Jobim e avalia as perdas e os ganhos da demissão do pat… digo, do Ministro. Considero que o pessoal do Partido dos Trabalhadores tá ponderando errado a questão, pois a demissão deste quinta coluna e a manutenção da vaga para o PMDB não parecem excludentes, como parecem pensar o próprio PT e o mentor da divisão entre este e o PMDB (alguém citou “Padim Cerra”?).

Veja mais em:

“PT reage a Jobim e vê ação para afastar PMDB de Dilma” —> elo de acesso: http://ultimosegundo.ig.com.br/politica/pt+reage+

Morvan, Usuário Linux #433640.

Carlos Cruz

Uma das heranças negras e inexplicaveis do governo Lula. Outras são a perseguição ao Dep. Protogenes, a intervenção na ABIN, na PF, e a tentativa de destruição das operações Satiagraha e Castelo de Areia. Necessitamos, urgentemente, de modificaçãoes na Lei Penal brasileira. Nossa lei é antiquada, ineficiente, desatualizada. De 1940 até hoje o Brasil mudou, e ela praticamente permanece a mesma. Os crimes de "colarinho branco", "financeiros", são praticamente intocaveis. Quer matar? Seja reu primario! As policias ainda trabalham como a 30 anos, as leis processuais admitem varias formas de protelações, os tribunais não funcionam na velocidade e tempo necessarios a sociedade, que permanece refem dos que agem fora da lei. A questão é legislativa e, indiretamente, politica. Quem se aventura?

nelson freitas

Ter traíra ao lado é a pior coisa que existe, por isso acredito que Dilma deve demitir esse verme do Jobim o mais rápido possível. Se Dilma não demitir Jobim, demonstrará frouxidão, será qualquer outra coisa menos Dilma.

claudio zani

Inimigo a gente mantém embaixo do nossos olhos. A presença dele
lá é mais segura do que gerar instabilidade com mudanças que
possam desagradar os gorilas. Aliás, que credibilidade podem ter
esses gorilas encalacrados até as raízes dos cabelos em
maracutaias, vide as últimas notícias sobre o envolvimento de
vários generais em corrupção no ministério dos transportes.
Deixa esse vende-pátria lá, contanto que o Genoino esteja
bem perto, no calcanhar dele. Enquanto ele dá esse tipo de
declaração, é a sua própria credibilidade que
está se deteriorando. Se ele caír, cai de podre, o que já está, percebe-se
O Governo tem o apoio do povo. Que apoio o
JohnBin tem? Estão certos os nossos dois presidentes.

pperez

Putz! a gente morre de carinho pelo Lula, mas daí ele dizer que manter o Johnbim no governo Dilma é porque ele é um dos melhores, cabe indagar mas em que?
Lula deveria explicar melhor em que o Johnbim extrapola os conceitos medianos de lealdade,competencia e respeito para continuar na tropa da elite do governo da presidenta.
Para mim acho que ele é um baita de um traíra e como tal, está igualzinho a bola na marca do penalty.

Gláucio

Uma das funções de um Ministro da Defesa é guardar sigilo de situações que possam promover problemas para a Segurança Nacional. Por outro lado, o voto nas eleições para a escolha dos dirigentes municipais, estaduais e federais é, também, secreto e, por não dizer, sigiloso. Se o JOBIM declarou seu voto em público, ele quebrou o sigilo de sua ação, tendo como agravante o fato de ter traído o Governo no qual trabalhava. Se ele foi capaz disso, não seria capaz, também, de trair a Pátria à qual serve, passando informações sigilosas das nossas Forças Armadas a países que se interessam em conhecer melhor as nossas fragilidades? TENHO CERTEZA QUE SIM. Dilma, ponha esse traíra fora de sua lagoa!

Toni Silva

Acredito que a presidente Dilma está adotando algum critério que desconhecemos,, para depois mandá-lo embora; todavia Jobim é "cara de pau". Depois desta declaração Jobim deveria era entregar o cargo! Essa declaração do ministro Jobim foi considero como atitude desmerecendo o governo. Jobim não tem mais ambiente para continuar no governo.

paullus

Dilma, esse cara é traidor…Gelo nele !!! até que peça para sair do governo.

Heitor Rodrigues

O Ministro Nélson Jobim carece do que falta a todos os tucanos. Humildade! Autoproclamados deuses, ostentam arrogância sem fim. Jobim parece estar se confrontando com seus próprios limites. Esgotada a sua atividade política, poderia sair de cena pela porta da frente, mas isso seria pedir muito a um tucano. Vai sair mesmo assim, só que pela porta dos fundos.

Lucas

"A declaração de voto de Jobim significa que ele abraçou um projeto perdedor. E, como perdedor, deve ficar fora do governo. Dilma deve demitir Nelson Jobim. Nem tão cedo que pareça vingança, nem tão distante que pareça covardia."

Eu não acho que a Dilma deva demitir o Jobim porque ele votou no Serra. Acho que ela deve demitir o Jobim porque ele é o direitista mais reacionário de todos os ministros da Dilma (e isso é bastante, já que os outros não são nem de longe modelos progressistas). E no lugar dele, deve botar alguém que saiba colocar os generais nos lugares deles, e que apoie o fim da anistia aos torturadores.

Sergio

Dilma fez uma deferência à Lula aceitando esse mequetrefe do Jobim, mas não adianta, ele insiste em afrontar a presidente! É hora de Dilma mostrar a força de seu mandato e mandar esse traidor da Pátria para o inferno, de preferência em um jato F-5 sucateado…

Fernando

Não entendo a surpresa com o Jobim ter votado no Serra.

Surpresa foi o Lula ter convidado esse tucano pra ser ministro.

hylnard

Já passou do aceitável.
Fora, Jonhbin!

Morvan

Boa noite.
Vi as declarações de Lula, sempre muito lúcidas. Infelizmente, nem todas as tomadas de decisões o foram: quando era para garantir a "governabilidade", o grande timoneiro algumas vezes recuou mais do que aquele ponto em que a maioria de nós, penso, recuaria. Não há explicação lógica para remover do Ministério da Defesa um patriota como o Ministro Waldir Pires e colocar em seu lugar um apátrida, ou pior, um verdadeiro "quinta coluna".
Continuo a considerar que a história deste país deve ser aberta. Discutida com todos nós. Seja o que for que obriga o Brasil a ter como Ministro da Defesa um traidor, um ser humano que não nutre o menor respeito pelo seu país, ao contrário, trabalha, sem fazer questão de qualquer discrição, por outro país, seja lá qual o for, não poderia jamais nos representar. Sem essa de governabilidade, por favor…

Morvan, Usuário Linux #433640.

gilberto silva

Jonh Bin,
"Nunca se queixe, nunca se explique, nunca se desculpe, aja ou saia, faça ou vá embora"
Este é meu recado para você…tomara que seu sucessor use estas palavras no discurso de posse
e lhe de o troco que vc merece por ter ofendido o Valdir Pires.

Moacir Moreira

O Lula precisa decidir se apóia a Dilma ou se apóia a ditadura.

Já não basta termos o desprazer de ver o companheiro abraçado ao Maluf nas campanhas eleitorais?

Paulo

Dá a impressão que o Serra é o coronel e o Jobim seu subordinado. É como se num romançe, na hora h do vamos ver, um dos amantes declarar amar outrem. A bem da verdade, os dois já dividiram um apartamento.

    Marcio H Silva

    Estas Elites gostam de ser subordinadas. Não é o que o wikileaks mostrou?

Marc

Jobim esta em sintonia com o PIG, provavelmente estão preparando um novo "caos aereo" e a senha será a saída de Jobin.

Marcílio

Olá, Azanha
Desculpe-me o fora de pauta, mas o fato é irresistível.
Primeiro o aético neves se escusou do teste do bafômetro numa blitz no Rio. Agora, o sobrinho do aético quis dar carteirada para furar a fila de travessia da balsa Santos-Guarujá. E ainda agrediram os agentes da cet. http://www.tvtribuna.com/videos/?video=9832

Marcio H Silva

Gosto do LULA voto nele e no PT desde que o partido foi criado. Mas não entendo certas posições do Lula ao apoiar este Ministro entreguista da nação. Onde Lula viu que ele é o melhor? Qual a estratégia do Lula e Dilma ao mentê-lo após a definição das eleições? Porque Lula na sexta feira no RJ afagou tanto cabral? e inclusive, segundo a midia local, incentivou-o a gastar mesmo e bastante com publicidade? Conheço a ideologia do Lula, e garanto que não é mesma de Cabral. O PT nunca foi forte no RJ e desta forma nunca será. Terão que mudar o rumo da estratégia em 360º.

Sandra

Admiro demais o ex-presidente Lula e sua maneira magnânima de fazer política.
Mas, neste caso, concordo com o 'PS do Viomundo'. Que enjoamento desse ministro!!!

João Carlos

Já passou da hora da Presidente usar sua autoridade e demitir este ministro desleal, deselegante e fofoqueiro.

Elias SP SP

Nelson Jobim dá entrevista à Folha de SP na terça, 26/07/2011 e na segunda, 01/08/2011 será o entrevistado no Roda Viva da TV Cultura SP. Em menos de uma semana virou a estrela em dois indefectíveis órgãos da direita paulista. Uma venda casada que só engana desatentos leitores e espectadores que consomem esses dois produtos. Força, Dilma!

    Antonio

    Nelson Jobim é um estúpido ou jogou para ser demitido? O que tem por trás da disenteria mental e verbal do Ministro?

    gilberto silva

    RODA MORTA..por favor corrija seu texto.

    João PR

    O PIG tem que "cacifar" os seus.

    Veremos mais Johnbin nos veículos do PIG, basta esperar para ver.

Fabio_Passos

Este nelson jobim envergonha as Forças Armadas e o Brasil.
O quanto antes sair… melhor.

operantelivre

Jobim não declarou novidade alguma. O que fez foi um insulto para justificar sua saída. Coisa feia.
Muito provavelmente já estava com movimentos limitados, e, na iminência da saída, queria um fato para chamar de motivo.

A entrada do Genoino na Defesa foi um sinal claro de que Dilma monitorava a Defesa e já deixou o John de sobreaviso.

SILOÉ -RJ

No governo da Dilma o Jobim não fede e nem cheira Prá sair do ostracismo e aparecer na mídia, ele tem que criar factóide, e isso, malandro como é, ele sabe fazer muito bem.

Armando do Prado

Simplesmente, despeitado, pois o homem de Dilma na defesa é José Genoíno, também bastante respeitado entre os militares.

José Bsb

As declarações do (ainda) ministro da defesa não passam de provocação barata. Sabe que virou um aspone e nada mais justifica a permanência no cargo. Sua demissão é questão de dias. A intenção, porém, é sair como vítima da "intransigência", "autoritarismo" e "truculência" da presidente. É manchete anunciada.

Luiz Soares

Os governos Lula e Dilma são diferentes. Evidente. Por que deveriam ser iguais? O Jobim, num determinado momento foi peça importante no governo Lula. Contudo, tenho certeza, Lula sempre soube quem era Jobim. Como ele se comportou dentro do que Lula programou, o barco foi seguindo… Agora, A Presidente Dilma, diante do gesto afrontoso do Ministro Jobim, pode, se assim quiser, substituí-lo por quebra de fidúcia. Justificativa legítima existe. Impossível a convivência numa administração com alguém que diz apoiar o adversário. Qual o compromisso de Jobim com o governo Dilma?

Rasec

Segundo a IstoÉ, ele só sai quando instalar a Comissão da Verdade (risos)…
Que a DIlma não o demitirá porque sabe que ele é assim mesmo!

O_Brasileiro

Penso que seja mais relevante considerar a postura rebelde do ainda ministro do que seu, para a maioria dos brasileiros, equivocado voto.
Mas o PT que não se engane, a pasta da Defesa é a mais estratégica de todas para ficar nas mãos de uma pessoa que disse que fraudou a Constituição. É na Defesa onde realmente se faz um planejamento da defesa das riquezas do país, já que o ministério da Justiça parece ser inepto nesse ponto, e também é responsável por vultuosos investimentos em material bélico, que podem facilmente ir parar nas mãos de multinacionais sem qualquer compromisso em transferir tecnologia para o país.
Minimizar as coisas pode ter efeitos nefastos no futuro…

    yuri

    Eu gostaria muitoooooo de saber em QUAL PONTO o ministério da justica NÃO é inepto.

paulo chacon

Quem votou no zé "esgoto"serra não é confiável. Merece ser chutado para fora do governo. Dilma não titubeie. Este indivíduo é um cancer dentro do seu governo. É preciso extirpá-lo urgentemente para que ele não contamine todo o governo.

miguel grazziotin

Brilhante o P.S.
Apoio total

Leonardo

Por que o Lula defende o Jobim?

    Charles Santana

    Porque o Lula é igual à Regina Duarte: ele tem medo!

    O melhor presidente de todo o mundo, sem dúvidas. Mas um medroso (alguns diriam "estrategista") quando o assunto é "coligações".

    Coragem, Dilma!

    Samira

    Dívida, Leonardo.
    Jobim foi um que segurou as pontas quando estourou o mensalão e Lula esteve por um triz.

El Cid

Aparentemente O Jobim tem dito impropérios para constranger a Dilma diante do PIG, que deve estar só esperando que ela o demita para dizer que ela é “vingativa”, que o demitiu porque ele votou no Padim Pade Cerra, e outras idiotices mais. Ele sabe que irá cair, mas quer, num último movimento, que o PIG a desconstrua de alguma forma. É esperar pra ver…

    Rafael

    Sim, é isso mesmo o que está acontecendo. Mas então como sair desta sinuca, mais um tempo e ele fala uma merda e volta aos holofotes…

    Marcio H Silva

    Cair atirando, já que tá congelado a alguns meses. Com isto dá uma ajudinha a oposição. Entendo. Só não entendo Lula continuar apoiando-o. O que será que tem por trás disto? qual segredo de estado que Lula não pode divulgar?

    João PR

    Acho que a Dilma não deve demitir o Johnbin. Deve, sim, tirar poder do mesmo até que o sujeito peça para sair.
    Dilma é muito inteligente, e não demitiria o "sinistro da defesa" agora, pois o mesmo sairia de vítima.

patrick

Garibaldi também votou em Serra, mas é sonso o suficiente para não declarar publicamente.

    yuri

    Então são a maioria parece: Johnbin-Garibaldo-Patriot-ZéDantasCardozo-MoringueiraFranco-Passos-…OHHH ministeriozinho podre esse de Dilma viu…

Mersonico

Isso é desafio ou, em liguagem militar, quebra da hierarquia!

luiz pinheiro

Pelo jeito, o Jobim vai sair mesmo. Em cada declaração sua, parece pedir isso pra Dilma – ou desafiá-la a tanto.
Cabe destacar que esse episódio nos propiciou, de bom, mais uma aula de alta política do ex-presidente Lula.
"Nunca me preocupei em perguntar aos meus amigos em quem votam, o Jobim não foi convidado para o meu governo por causa do voto dele, mas pelo projeto que tinha para o ministerio da Defesa. Um homem da competência do Jobim tinha condições de construir um Ministério da Defesa, de aprovar o plano estratégico da Defesa, e acho que isso foi feito. Tem gente que votou no Serra e hoje gosta de mim, pode ter gente que votou em mim e hoje gosta do Serra. A gente não pode fazer política achando que quem não votou na gente é pior do que quem votou".
Lula é mesmo um extraordinário estadista.
E, na sequencia, diz, com todas as letras, que a candidata do PT em 2014 será a Dilma – a não ser que ela não queira.
Espero que ela queira, e estou pronto para votar nela de novo. Estou certo que ela saberá designar os ministros conforme o momento histórico e a necessidade do país.

Zé Fake

PS do Viomundo: A declaração de voto de Jobim significa que ele abraçou um projeto perdedor. E, como perdedor, deve ficar fora do governo. Dilma deve demitir Nelson Jobim. Nem tão cedo que pareça vingança, nem tão distante que pareça covardia.

Esse "deve" aí ficou ambíguo…Ela "vai" demitir o Jobim, ou "deveria" demitir o Jobim ?

Que o Jobim faz tudo o que pode para constranger o governo não é novidade. Agora, o problema é o "caos aéreo"…A Dilma precisa ter um plano B para lutar contra o "caos aéreo" após demitir o Jobim, especialmente porque aos poucos a Copa e as Olimpíadas estão chegando…

    Armando do Prado

    Nenhuma coisa, nem outra, pois jobim já está como um zumbi. O homem de Dilma na defesa é José Genoíno.

    FrancoAtirador

    .
    .
    Perfeito o "PS do Viomundo".

    Depois dessa indiscrição acintosa e em momento propício,

    DILMA "TEM O DEVER DE" DEMITIR NELSON JOBIM.

    Aliás, esse sujeito nunca haveria de estar no Governo.

    Pois foi o principal responsável por encravar a Comissão da Verdade,

    como representante cruel, que é, de torturadores assassinos.
    .
    .

Deixe seu comentário

Leia também